Vous êtes sur la page 1sur 3

1 conceito geral de candidase

A espcie mais comum do fungo cndida a espcie Candida albicans, considerado um membro normal da flora gastrointestinal e geniturinrio dos humanos. A maioria das pessoas so colonizadas por cndida e nenhum sintoma apresentam. Porm qualquer desequilbrio na flora local ou no estado imunolgico do paciente pode levar a esse fungo a se proliferar e invadir tecidos, causando assim a candidase. Portanto ter cndida diferente de ter candidase, a doena causada pelo fungo cndida. At 50% das pessoas saudveis tem o fungo cndida na cavidade oral.

2Tipos de candidiase + agentes etiolgicos


Tipos: Candidase oral e genital Agente etiolgico: Candida albicans, Candida tropicalis e outras espcies de Candida. A Candida albicans causa a maioria das infeces. As cndidas so leveduras ovais com cerca de 5 micrmetros que se multiplicam assexuadamente por germinao. Por vezes existem simultaneamente formas de miclios tpicos com hifas, ou pseudomiclios, que so formas coloniais sem hifas verdadeiras.

3Especificar: Candidase Oral


A candidase causada por formas de um fungo chamado Candida. Uma pequena quantidade desses fungos vive na sua boca a maior parte do tempo. Geralmente ela controlada pelo sistema imunolgico e outros tipos de germes que tambm vivem normalmente na boca. Porm, quando o sistema imunolgico est enfraquecido, o fungo pode crescer, provocando feridas (leses) na boca e na lngua. Os seguintes fatores podem aumentar as chances de contrair candidase:

Tomar medicamentos esteroides Ter AIDS ou uma infeco por HIV Receber quimioterapia para cncer ou drogas para suprimir o sistema imunolgico depois de um transplante de rgo Ser muito idoso ou muito jovem Estar com a sade debilitada A candidase comum em bebs. Ela no considerada anormal em bebs a menos que dure mais do que duas semanas.

4Transmisso
Por meio de contato com mucosas e secrees em pele de portadores ou doentes. A transmisso vertical pode ocorrer durante o parto normal. Pode ocorrer disseminao endgena.

5 Patologia

6Diagnostico
Alm do aspecto clinico, visualizao de leveduras e pseudo-hifas em exame microscpico de esfregao da leso, preparado com hidrxido de potssio a 10%. As culturas permitem a identificao da espcie.

7Tratamento
O tratamento das infeces sistmicas pode ser realizado com medicaes endovenosas ou orais com antifngicos como anfotericina B, caspofunginaou com derivados de azol, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infeces superficiais feito pela aplicao de antimicticos tpicos comonistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.

8 Medidas de preveno.
Procure alimentar-se equilibradamente e levar vida saudvel; * Evite o consumo de bebidas alcolicas e no fume; * Use camisinha em todas as relaes sexuais;

http://drauziovarella.com.br/sexualidade/candidiase/ http://www.implantes.odo.br/candidiase-oral/ http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1736/candidiase.htm?_mobile=off http://www.minhavida.com.br/saude/temas/candidiase http://patologianaenfermagem.blogspot.com.br/2009/09/candidiase.html

Vous aimerez peut-être aussi