Vous êtes sur la page 1sur 12

HUMBERTO PEREZ

humbertoperez2007@hotmail.com

TREINADOR DE FUTEBOL

Estudo sobre a

Formao e Exerccio da Profisso


Em

Argentina, Blgica, Chile, Espanha, Frana, Inglaterra, Itlia, Portugal, Suissa e Brasil.

EDUCADOR ou TREINADOR?

2009
1

Apresentao

Brasil a fora em cidades grandes, pequenas e mdias existem histrias de craques locais que, se tivessem alguma chance em seu tempo, certamente, teriam feito sucesso em algum clube grande. o que se ouve por onde se passa. Hoje, proliferam escolinhas de futebol, dirigidas por voluntrios, ex-atletas, pessoas com alguma passagem pelo futebol contratadas ou no por Prefeituras Municipais a realizar importante trabalho de oferecer ocupao para toda uma gerao que a lei no permite mais que trabalhe e s estude. trabalho de grande alcance social e importante que continue a ser feito, pois, dessa forma muitos garotos no ficaro merc de propostas outras para suas vidas, que poderiam lev-los por caminhos tortuosos e muitas vezes trgicos. A grande maioria dessas pessoas, que se prope a tirar essas crianas das ruas, no possui formao alguma, seu conhecimento prtico e intuitivo e trabalham muito mais por amor e paixo pelo futebol. A sociedade deveria buscar meios de oferecer o conhecimento mnimo necessrio para que essas pessoas possam melhorar a qualidade de seu trabalho, oferecendo-lhes a oportunidade de profissionalizao. Assim, o conhecimento, tambm no futebol, passaria a ser mais um instrumento de incluso e no de excluso social do trabalho" como querem alguns. O presente estudo busca levantar questes sobre a formao e exerccio da profisso de Treinador em outros pases e tambm os modelos existentes no Brasil como tambm aborda o latente conflito entre os Treinadores de Futebol e o Sistema CONFEF/Crefs (Conselho Federal de Educao Fsica/Conselhos Regionais de Educao Fsica).

HUMBERTO PEREZ

1. Objetivo Pesquisar os vrios modelos de formao e exerccio da profisso de Treinador de Futebol de alguns pases e comparar com os modelos e propostas de formao existentes no Brasil. 2. Justificativa No Brasil, o exerccio da profisso de Treinador de Futebol tem gerado tenso e conflito entre a categoria atravs de suas entidades, Associaes e Sindicatos e o Sistema CONFEF/CREFS Conselho Federal de Educao Fsica/Conselhos Regionais de Educao Fsica. A pesquisa se justifica na medida em que busca reunir informaes que venham trazer mais esclarecimentos sobre a questo. 3. Metodologia Pesquisa realizada via internet em sites das Escolas de Treinadores dos pases pesquisados e no Brasil. 4. Formao e exerccio da profisso de Treinador de Futebol em outros pases Nos pases pesquisados a tradio de escolas de formao de treinadores de longa data. Na Frana, por exemplo, a primeira escola reconhecida data de 1929 e o modelo de cursos foi unificado em 1942. Nos demais pases, a grande maioria tem de trinta a quarenta anos de experincia. Nesses pases, qualquer pessoa que queira exercer a profisso de Treinador de Futebol tem que fazer o curso prprio, mesmo os portadores de diploma de Educao Fsica. Os cursos so para o exerccio, exclusivo, da profisso de Treinador de Futebol. Argentina - Asociacin de Tcnicos del Ftbol Argentino www.atfa.com.ar/cursos.htm Blgica - Union Royale Belge ds Socits de Footbal-Association www.footbel.com/fr/trainers/opleidinger_trainers.html Chile - Instituto Nacional del Ftbol, Deporte e Actividad Fsica www.inaf.cl www.inaf.cl/admission2.html www.inaf.cl/carreras.html Espanha - Real Federacin Espaola de Ftbol www.comiteentrenadoresfef.com www.anef.es/ www.tecnicosfutbol.com/ www.entrenadoresdefutbol.com/documentos/nivel1.doc www.sitioespana.com/deportes/futbol/entrenadores.htm Frana - UNECATEF (Sindicato) www.unecatef.fr/le%20metierdeutraineur.htm Inglaterra - The Footbal Association of The England www.thefa.com/ Itlia - Federazione Italiana Giuoco Clcio www.settoretecnico.figc.o/scuola-allenatori Portugal - Associao Nacional de Treinadores de Futebol www.antf.pt/ Suissa - Association Suisse de Football www.footbal.ch/sfv/fr/entr_forma_fr.aspx.

4.1. Das Exigncias Idade: 18 anos completos. Escolaridade: Segundo Grau completo com exceo da Argentina que exige apenas o primeiro grau para ingresso na Escola de Treinadores. 4.2. Dos Prazos de Durao Os cursos pesquisados apresentam vrios prazos de durao, de quatro meses a um ms como em Portugal; um ano e meio dividido em trs nveis na Espanha; dois anos, em dois nveis, na Argentina e at seis anos, com seis diferentes nveis na Frana. No entanto a maioria tem carga horria prxima das 200 h/aula. 4.3. Dos Nveis Os treinadores so classificados por nvel de atuao e vo desde educador esportivo at treinador de equipe profissional sem a obrigatoriedade de fazer todos os nveis, mas at o que desejar exercer. Em alguns pases existem at seis nveis (Frana). 4.4. Exemplo 4.4.1 Espanha Nvel 1 Treinador de Categorias de Base. Nvel 2 Treinador de Equipes Profissionais Regionais e da Terceira Diviso Nacional. Nvel 2 Treinador de Equipes Profissionais da Segunda e Primeira Diviso. 4.4.2 Argentina Nvel 1 Treinador de Escolinhas e de Categorias de Base dos Clubes. Nvel 2 Treinador de Equipes Profissionais. 4.5. UEFA A UEFA oferece cursos, em nvel avanados, para Treinadores Profissionais, obrigatrios para aqueles que vo treinar e dirigir equipes em suas competies, e oferecidos em cada pas. Curso UEFA B para disputa da Copa da UEFA. Curso UEFA A para disputa da Liga dos Campees. 4.6. Das Entidades Representativas Os Treinadores de Futebol, nestes pases, em virtude do poder de homologar contratos filiamse apenas s entidades da categoria, Associaes e Sindicatos. Nenhum outro registro profissional exigido. 5. Formao e exerccio da profisso de Treinador de Futebol no Brasil No Brasil, alm dos cursos de graduao em Educao Fsica, vrios cursos so realizados, por sindicatos, clubes e escolas, com durao de cinco a seis dias, de dois a trs meses. A ABTF - Associao Brasileira de Treinadores de Futebol, o Instituto Brasileiro de Gesto e Marketing da cidade de Recife, o Instituto Wanderley Luxemburgo, os Sindicato dos Treinadores Profissionais do Rio de Janeiro e de So Paulo e diversas outras entidades vem realizando cursos pas a fora. ABTF - Associao Brasileira de Treinadores de Futebol www.abtf.org.br/cursos.html. IBGM Instituto Brasileiro de Gesto e Marketing www.ibgm.org/servlets/treinador_2008/

IWL - Instituto Wanderley Luxemburgo www.iwl.com.br/nosso_timeiwl.html SINTREFUTRJ Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado do Rio de Janeiro http://www.sintrefutrj.com.br/ SITREFESP Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de So Paulo http://www.sitrefesp.org/ Existem atualmente dois projetos de Curso Tecnolgico de Treinador de Futebol em vias de serem oferecidos, da UniverCidade do Rio de Janeiro e da Universidade de Guarulhos. UniverCidade Rio de Janeiro http://www.univercidade.edu/uc/cursos/graduacao/treinfut/index_treinfut.asp UnG - UNIVERSIDADE DE GUARULHOS http://www.ung.br/novo/noticias_ver.php?noticiaID=863 6. Da competncia do Treinador de Futebol Compete ao Treinador de Futebol treinar e orientar atletas de futebol profissional ou amador, ministrando-lhes as tcnicas e regras de futebol, com o objetivo de assegurar-lhes conhecimentos tcnicos e tticos necessrios para a prtica desse esporte em situao de treinos e jogos amistosos e de competies. 7. Da Comisso Tcnica A Comisso Tcnica Bsica formada por profissionais de diversas reas: Treinador e Auxiliar, Treinador de Goleiros, Preparador Fsico, Mdico, Massagista e Roupeiro. Os clubes com mais recursos contratam outros profissionais como: Assistente Social, Fisiologista, Nutricionista, Psiclogo e outros. 8. Da Legislao Esportiva 8.1. Da Profisso de Treinador de Futebol A profisso de Treinador de Futebol no Brasil foi reconhecida atravs da Lei 8650 de 22.04.1993 e em seu pargrafo 3 define:
Artigo 3 - O exerccio da profisso de Treinador Profissional de Futebol ficar assegurado, preferencialmente: I ao portador de diploma expedido por Escolas de Educao Fsica ou entidades anlogas, reconhecidas na forma da Lei; II aos profissionais que, at a data do incio da vigncia desta lei, hajam, comprovadamente, exercido cargos ou funes de treinador de futebol por prazo no inferior a seis meses, como empregado ou autnomo, em clubes ou associais filiadas s Ligas ou Federaes, em todo o territrio nacional.

8.2. Do Sistema CONFEF/CREFS Conselho Federal de Educao Fsica/Conselhos Regionais de Educao Fsica. O Sistema CONFEF/CREFS foi criado pela Lei 9696 de 01.09.1998 e seu artigo 1 diz:
Artigo 1 - O exerccio das atividades de Educao Fsica e a designao de Profissional de Educao Fsica prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educao Fsica.

8.3 Do entendimento de Revogao entre as Leis. A Lei 9696/98 (lei geral) no revogou a Lei 8650/93 (lei especfica) conforme demonstrado a seguir: De acordo com o 1 do Artigo 2 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro (DL 4657/42):
1 A lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declare, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que trata a lei anterior.

A Lei 9696/98 no contm declarao expressa de revogao da Lei 8650/93. (vide tambm o disposto no Artigo 9 da Lei Complementar 107/2001). No existe incompatibilidade, pois no h conflito ou sobreposio entre as leis uma vez que tratam de matrias distintas: A Lei 8650/93:
Dispe sobre as relaes de trabalho do Treinador Profissional de Futebol e d outras providncias

A Lei 9696/98:
Dispe sobre a regulamentao da Profisso de Educao Fsica e criao do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educao Fsica.

Alm de tratarem de matrias distintas, a Lei 9696/98 no regula inteiramente, em nenhum de seus artigos, a matria de que trata a Lei 8650/93. Observa-se tambm que, o artigo 3 da Lei 9696/98:
Art. 3 Compete ao Profissional de Educao Fsica coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar servios de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes tcnicos, cientficos e pedaggicos, todos nas reas de atividades fsicas e do desporto.

Ao listar as competncias do Profissional de Educao Fsica, aquilo que prprio da categoria, o Artigo 3 artigo de disposies especiais e dessa forma tambm no revoga a Lei 8650/93 de acordo com 2 do Artigo 2 do DL 4657/42 que define:
2 A lei nova, que estabelea disposies gerais ou especiais a par das j existentes, no revoga nem modifica a lei anterior.

Vale ressaltar ainda que, a Lei 9696/98 foi aprovada pelo Congresso Nacional e publicada no DOU n. 168 de 02/09/98 sem artigo com a expresso:
Revogam-se as disposies em contrrio

No permite assim, nem mesmo qualquer entendimento de possvel revogao implcita ou indireta. Uma vez que, somente uma lei revoga outra lei e a partir da constatao de que no houve revogao, resolues baixadas pelo Sistema CONFEF/CREFS (Conselho Federal de Educao Fsica/Conselhos Regionais de Educao Fsica), que instituam quaisquer obrigatoriedades tais como: registro, penalidades (multas aplicveis a pessoas e empregadores), em relao profisso de Treinador de Futebol, so atos nulos de origem. Este entendimento permite concluir que no existe qualquer relao jurdica entre a Profisso de Treinador de Futebol e o Conselho Regional de Educao Fsica, portanto, Treinador de Futebol no profisso exclusiva de portador de diploma de Educao

Fsica e consequentemente no pode ser obrigado a obter registro junto ao Sistema CONFEF/CREFS para exercer a profisso. 8.4 Treinadores x Cref (casos concretos) Sebastio do Socorro Arajo de Oliveira, Dentinho, Tcnico da equipe Junior da Portuguesa de Desportos, impedido de trabalhar por fiscal do Cref em partida da Copa So Paulo de Futebol Junior de 2004. http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=31023 http://resistenciacoral.blogspot.com/2008/01/sindicato-consegue-proibio-para-fiscais.html http://www.sitrefesp.org/Noticias/treinadoreslivres.htm Carlos Henrique Pedroso, o Mosca, Treinador do Mixto de Cuiab, Mato Grosso, impedido de trabalhar por fiscal do Cref no primeiro minuto do jogo contra o FAST (AM) em 14.06.2006 em partida realizada pelo Campeonato Brasileiro da srie C. http://www.esportes.mt.gov.br/html/noticia.php?codigoNoticia=514&f_assunto=0&f_grupo=&f_d ata= Z do Carmo, Treinador do Santa Cruz Futebol Clube do Recife, Pernambuco, ameaado pelo Cref. http://blogextracampo.wordpress.com/2008/01/09/tecnicos-x-cref/ Roberto Fernandes, Treinador do Clube Nutico Capibaribe do Recife, Pernambuco, ameaado pelo Cref. http://www.meusport.com/forum/showthread.php?p=375091 http://blogdotimba.blogspot.com/2008/02/roberto-fernandes-irritado-com-cref.html http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Nautico/0,,MUL306271-4285,00.html https://seguro.lancenet.com.br/noticias/08-02-20/240813.stm?roberto-fernandes-sera-notificado Liminar concedida pela Dr. Silvia Melo da Mata da 8 Vara Cvel da Justia Federal em So Paulo a favor do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional de So Paulo em resposta (Ao Ordinria de n. 2008.61.00.02109-4) na qual reconhece a inexistncia de relao jurdica entre o CREF e a profisso de Treinador de Futebol. http://www.ibgm.org/servlets/treinador_2008/downloads/decisao_treinador.pdf

9. Do conflito entre Treinadores de Futebol e o Sistema CONFEF/CREFS O conflito existe porque o Sistema CONFEF/CREFS tem entendimento de que, treinar futebol, Atividade de Educao Fsica, sujeito s suas normas e resolues e de que o Treinador de Futebol Profissional tem, obrigatoriamente, que obter registro junto ao Sistema para exercer a profisso. Ameaa com autuao, multa aos Clubes e at mesmo possvel pedido de priso em nome de um suposto exerccio ilegal da profisso a todos os Treinadores de Futebol que no aceitarem se enquadrar em seu entendimento. No entanto o Artigo 3 da Lei 8650/93 define como preferencialmente o exerccio da profisso por portadores de diploma de Educao Fsica e isso no significa exclusividade. O Brasil o nico pas que concedeu direito ao portador do diploma de Educao Fsica de exercer a profisso de Treinador de Futebol Profissional. Nos demais pases, o portador do diploma tem que fazer curso prprio de Treinador para exercer a profisso. No entanto, ao se examinar a grade curricular e ementa das disciplinas do Curso de Educao Fsica, o direito concedido pelo inciso I do Artigo 3 da Lei 8650 , no mnimo, questionvel.

10. Da Grade Curricular do Curso de Educao Fsica A grade curricular do Curso de Educao Fsica da Escola de Educao Fsica e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais deixa dvidas se o conhecimento oferecido suficiente para boa e ideal formao do Treinador de Futebol Profissional a ponto de justificar a simples excluso de outros que queiram exercer a profisso. UFMG Escola de Educao Fsica e Terapia Ocupacional http://www.eef.ufmg.br/graduacao/edfisica/gradecuref.html http://www.eef.ufmg.br/graduacao/edfisica/ementas.htm A nica disciplina especfica oferecida em carter optativo Ensino do Futebol com carga horria de 30 horas em apenas um dos perodos em todo o curso. Outras disciplinas como a Teoria e Prtica dos Esportes (60h); Teoria do Treinamento (45h); Treinamento Esportivo I (60h) e II (60h); Pedagogia do Esporte (30h) e Sociologia do Esporte (30) abordam o futebol em seus contedos, mas no so especficas desse esporte. Pela ementa das demais disciplinas, por exemplo, a Cinesiologia que o estudo dos movimentos humanos e das estruturas anatmicas envolvidas nestes movimentos, ou seja, conhecimentos bsicos de mecnica, cintica e cinemtica corporal, articulaes (anatomia) do corpo humano, mobilidade e possibilidades dos movimentos, pode-se afirmar que so conhecimentos extremamente importantes para profissionais da sade, mdicos, fisiologistas, preparadores fsicos, mas no to importantes para o Treinador de Futebol a ponto de, o no conhecimento dos mesmos, torn-lo incapaz para o exerccio da profisso. Somando-se a carga horria da nica disciplina especfica e das outras que abordam o futebol em seus contedos temos um total de 315 horas. Talvez seja essa a razo pela qual, em outros pases, o portador do diploma de Educao Fsica considerado Educador Esportivo e no tem o direito, automtico, de exercer a profisso sem antes fazer curso de Treinador de Futebol.

11. Do conhecimento necessrio para o exerccio da profisso 11.1 Do conhecimento bsico So conhecimentos bsicos necessrios: Administrao do Esporte, Arbitragem, tica Profissional, Histria do Futebol, Legislao (Direito Esportivo), Medicina Esportiva, Nutrio, Preparao Fsica, Psicologia do Esporte e Relaes Humanas. 11.2 Do conhecimento especfico So conhecimentos especficos necessrios: Anlise de Jogo, Comunicao (Preleo e orientao em situao de treino e de jogo), Metodologia de Treinamento Tcnico (Fundamentos), Metodologia de Treinamento Ttico, Regras do Futebol, Sistemas de Jogo (Tticas e Estratgias, Histria e Evoluo), Treinamento de Goleiros. 12. Da Capacitao Profissional Cursos de Capacitao Profissional de Treinador de Futebol, de acordo com o Artigo 41 da Lei 9.394/96, com carga horria de 200 a 300 horas, assim distribuda: 30% das horas para conhecimento bsico em seminrios, palestras, oficinas e 70% horas dedicados ao conhecimento especfico, teoria e prtica de treinamentos tcnicos e tticos, seriam suficientes para formar um bom profissional. Tais cursos poderiam ser oferecidos em todo o territrio nacional e dessa forma o conhecimento melhoraria a qualidade do trabalho de muitos.

Alm do mais, os cursos de graduao esto nas capitais ou nas regies mais ricas do pas, portanto, se prevalecer a simples excluso social do trabalho em favor dos portadores de diploma de Educao Fsica, as regies mais distantes e mais pobres ficaro de fora, mas certamente continuaro a praticar o futebol. 13. Consideraes Finais O futebol paixo que move multides e milhes. Todos que participam dessa intrincada engrenagem, dirigentes, funcionrios, comisso tcnica e atletas tem seu papel e seu lugar na histria do esporte. Nos ltimos anos o Treinador de Futebol ganhou exagerada importncia e despertado muitos sentimentos dbios principalmente daqueles que, na comisso tcnica, no ocupam o papel principal de destaque. Talvez isso explique porque os profissionais de educao fsica (preparadores fsicos), do papel de subordinados nas comisses tcnicas querem tanto subordinar os Treinadores de Futebol s suas normas e resolues. A Lei 8.650/93 no foi amplamente discutida com a categoria, mas elaborada por um pequeno grupo sob forte influncia de profissionais da Educao Fsica, e no criou qualquer exclusividade nem qualquer tipo de penalidade aplicvel. O Sistema CONFEF/CREFS, no tem poderes para revogar a Lei 8650/93 atravs de normas e resolues, e transformar o Treinador de Futebol em mera funo dentro de um conceito mais amplo chamado Profissional de Educao Fsica. Caso prevalea o entendimento do Sistema CONFEF/CREFS, a profisso ficar disposio do portador de diploma de Educao Fsica mesmo que este no queira, no goste e no se interesse por futebol, enquanto aqueles que queiram ser apenas Treinadores de Futebol, sem a obrigatoriedade de estudar vrios contedos no especficos ao exerccio da profisso, ficaro impedidos. Alm do mais, o conflito resultante da idia restritiva quando ao exerccio da profisso no resolver os graves problemas que envolvem o futebol brasileiro com gesto amadora, uso poltico do futebol, ms condies de trabalho e principalmente os baixos salrios. Os argumentos acadmicos, sem apresentar qualquer resultado de pesquisa cientfica que os comprove, servem para encobrir o real objetivo que fazer da profisso reserva de mercado para portadores de diploma de Educao Fsica. Ex-atletas, professores, delegado de polcia, radialistas, passaram ao longo da histria, a exercer a profisso e conquistado importantes ttulos para seus clubes e para o Brasil. Dizer que, a partir de agora, somente os Profissionais de Educao Fsica tem conhecimento, capacidade e qualidade para exercer a profisso, negar ou mesmo desrespeitar a histria e sugerir que todas as conquistas anteriores foram obra do acaso ou pura sorte. Muitos projetos esportivos, em pequenas cidades, so patrocinados por Prefeituras e microempresrios. So de grande alcance social ao dar ocupao para jovens e adolescentes e nesses projetos a maioria dos Treinadores de Futebol recebem salrio mnimo ou um pouco mais. A simples demisso (excluso social do trabalho) trar, certamente, grandes prejuzos pessoais e sociedade. O ideal que, cursos de capacitao sejam oferecidos a todos ou ento se nova lei vier a ser discutida e aprovada: que respeite as diferenas e possibilidades regionais e a paixo do brasileiro pelo futebol, que estimule transformao da realidade do futebol brasileiro com educao e conhecimento a disposio de todos, que defina como livre o direito ao exerccio da profisso, e, principalmente, que haja ampla e democrtica discusso com participao dos maiores interessados: Os Treinadores de Futebol.

ANEXOS Lei n. 8.650 de 22 de abril de 1.993 Dispe sobre as relaes de trabalho do Treinador Profissional de Futebol e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 A associao desportiva ou clube de futebol considerado empregador quando, mediante qualquer modalidade de remunerao, utiliza os servios de Treinador Profissional de Futebol, na forma definida nesta lei. Art. 2 O Treinador Profissional de Futebol considerado empregado quando especificamente contratado por clube de futebol ou associao desportiva, com finalidade de treinar atletas de futebol profissional ou amador, ministrando-lhes tcnicas e regras de futebol, com o objetivo de assegurar-lhes conhecimentos tticos e tcnicos suficientes para a prtica desse esporte. Art. 3 O exerccio preferencialmente: da profisso de Treinador Profissional de Futebol ficar assegurado,

I - aos portadores de diploma expedido por Escolas de Educao Fsica ou entidades anlogas, reconhecidas na forma da lei; II - aos profissionais que, at a data do incio da vigncia desta lei, hajam, comprovadamente, exercido cargos ou funes de treinador de futebol por prazo no inferior a seis meses, como empregado ou autnomo, em clubes ou associaes filiadas s Ligas ou Federaes, em todo o territrio nacional. Art. 4 So direitos do Treinador Profissional de Futebol: I - ampla e total liberdade na orientao tcnica e ttica da equipe de futebol; II - apoio e assistncia moral e material assegurada pelo empregador, para que possa bem desempenhar suas atividades; III - exigir do empregador o cumprimento das determinaes dos rgos desportivos atinentes ao futebol profissional. Art. 5 So deveres do Treinador Profissional de Futebol: I - zelar pela disciplina dos atletas sob sua orientao, acatando e fazendo acatar as determinaes dos rgos tcnicos do empregador; II - manter sigilo profissional. Art. 6 Na anotao do contrato de trabalho na Carteira Profissional dever, obrigatoriamente, constar: I - o prazo de vigncia, em nenhuma hiptese, poder ser superior a dois anos; II - o salrio, as gratificaes, os prmios, as bonificaes, o valor das luvas, caso ajustadas, bem como a forma, tempo e lugar de pagamento. Pargrafo nico. O contrato de trabalho ser registrado, no prazo improrrogvel de dez dias, no Conselho Regional de Desportos e na Federao ou Liga qual o clube ou associao for filiado. Art. 7 Aplicam-se ao Treinador Profissional de Futebol as legislaes do trabalho e da previdncia social, ressalvadas as incompatibilidades com as disposies desta lei. Art. 8 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 9 Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 22 de abril de 1993; 172 da Independncia e 105 da Repblica. PRESIDENTE DA REPBLICA - ITAMAR FRANCO DOU de 23/04/1993.

10

Lei n. 9.696 de 1 de setembro de 1998. Dispe sobre a regulamentao da Profisso de Educao Fsica e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educao Fsica. PRESIDENTE DA REPBLICA: Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1o O exerccio das atividades de Educao Fsica e a designao de Profissional de Educao Fsica prerrogativa dos profissionais regularmente registrados nos Conselhos Regionais de Educao Fsica. Art. 2o Apenas sero inscritos nos quadros dos Conselhos Regionais de Educao Fsica os seguintes profissionais: I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educao Fsica, oficialmente autorizado ou reconhecido; II - os possuidores de diploma em Educao Fsica expedido por instituio de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislao em vigor; III - os que, at a data do incio da vigncia desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades prprias dos Profissionais de Educao Fsica, nos termos a serem estabelecidos pelo Conselho Federal de Educao Fsica. Art. 3o Compete ao Profissional de Educao Fsica coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar servios de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes tcnicos, cientficos e pedaggicos, todos nas reas de atividades fsicas e do desporto. Art. 4o So criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educao Fsica. Art. 5o Os primeiros membros efetivos e suplentes do Conselho Federal de Educao Fsica sero eleitos para um mandato tampo de dois anos, em reunio das associaes representativas de Profissionais de Educao Fsica, criadas nos termos da Constituio Federal, com personalidade jurdica prpria, e das instituies superiores de ensino de Educao Fsica, oficialmente autorizadas ou reconhecidas, que sero convocadas pela Federao Brasileira das Associaes dos Profissionais de Educao Fsica - FBAPEF, no prazo de at noventa dias aps a promulgao desta Lei. Art. 6o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 1 de setembro de 1998; 177o da Independncia e 110o da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Edward Amadeo Este texto no substitui o publicado no D.O.U. n. 168 de 02.09.1998

http://www.confef.org.br/extra/juris/mostra_lei.asp?ID=38

11

HUMBERTO PEREZ E-mail: humbertoperez2007@hotmail.com Nasceu em Mantena, Minas Gerais, graduado em Letras pela PUC/MG, com vrios cursos de Treinador de Futebol tendo trabalhado em Belo Horizonte na Escolinha de Futebol Te Pego no P, bairro Joo Pinheiro e no Centro de Formao de Atletas de Mantena, Minas Gerais. Cursos de Futebol 1999: Curso de Treinador Tcnico de Futebol Sindbol, MG; 2000: III Cursos de Capacitao Bsica em Futebol UFMG/EEFTO; 2002: Curso de Treinamento de Instrutores das Franquias Cruzeiro Esporte Clube; 2005: Curso: Evoluo Ttica e Estratgias de Jogo com Carlos Alberto Parreira EBF/UNOPAR; - Curso: O Executivo do Futebol com Amrico Faria EBF/UNOPAR; 2006: Curso: Futebol da formao ao sucesso profissional com Emerson vila Escola de Esportes esporte & Movimento; 2008: Curso de Formao para Treinadores Centro de Treinamento das Categorias de Base do Cruzeiro Esporte Clube; 2009: Curso Pr-Temporada de Futebol Instituto Wanderley Luxemburgo; - Curso com o Treinador Ari Grecco.

12

Vous aimerez peut-être aussi