Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRINGULO MINEIRO

Aluno: Welinton Tolentino Pacheco. Mat: 201320390. Curso: Fsica. Disciplina: Histria da Educao.

A primeira Repblica e a Crise da Educao Elitista

1.

Centralizao do poder pelo coronelismo, pela poltica dos governadores e

pela alternncia de presidentes caf com leite. Eleio somente para maiores de 21 anos e do sexo masculino, fraudes eleitorais. Frustrao na convivncia social pela no participao no poder da classe mdia e baixa. Dependncia do caf e dos mercados internacionais e dependncia cultural dos modelos europeus.

2.

Primeiramente os intelectuais revoltados com a alienao ao modelo cultural

europeu se revoltaram, e na semana da arte moderna de 1922 propuseram uma cultura autenticamente brasileira. E a frustrao desencadeou a revoluo de 1930, que mesmo havendo algumas falhas frustrantes, houve melhorias no trabalho e no campo educacional. 3. So os princpios: gratuidade e obrigatoriedade no ensino de 1 grau, direito

educao, liberdade de ensino, obrigao do estado e da famlia no tocante educao e ensino religioso. Tais princpios foram inovadores, embora, o Marqus de Pombal j houvesse inserido a responsabilidade do estado na educao, como j vimos, por vrios motivos, as ideias de Pombal na prtica no se efetivaram. Os princpios acima inseridos na constituio foram passos importantssimos na histria educacional do pas. Embora, no foram seguidos plenamente como inscritos na constituio. No entanto, a implantao da gratuidade, do direito educao foram alicerces para mudanas no plano educacional do Brasil.

4.

No foram. A dimenso continental do pas pode ter sido obstculo para que

todos os habitantes do pas tivessem acesso aos princpios educacionais. Mas no somente isso. A gratuidade e obrigatoriedade no ensino de 1 grau foram muito prejudicados na dcada de instaurao e prevalece nos dias de hoje. Embora, haja um maior acesso s escolas, observamos que nem todos tem condio de permanecer na sala de aula. Hoje o pas tem um ensino primrio e secundrio que no do base para os alunos adentrarem e permanecerem no ensino superior. Nesse raciocnio, a classe baixa ainda prejudicada em demasia. Todavia, se compararmos nossa situao atual, observamos que mesmo tendo enormes lacunas, vemos melhorias significativas no campo educacional brasileiro, que nesse campo, historicamente ainda jovem. 5. O sistema federal era responsvel pela formao da elite, atravs dos cursos

secundrio e superior, e os estados eram responsveis pelo ensino primrio e profissional, que eram dirigidos para as classes populares. 6. Era dirigido pelo governo federal para preparar a eleita para o curso superior.

Os estabelecimentos deviam seguir as regras impostas pelo governo. A legislao sobre o ensino era feito pelo poder executivo e no pelo legislativo. Os estabelecimentos estaduais que seguissem as regras do governo federal poderiam se equiparar ao Colgio Dom Pedro II e poderiam seus alunos terem acesso as cursos superiores. 7. Em caso geral, exceto reforma de 1911, todos os objetivos eram a

preparao do aluno para os cursos superiores, o ensino secundrio existia em funo do curso superior. 8. Manteve as mesmas caractersticas do imprio. Poucas escolas superiores e subordinadas legislao federal, predominando o ensino

isoladas,

profissionalizante. 9. Propunha-se um sistema nacional de educao com nfase na educao

bsica e ensino primrio em substituio ao modelo existente que privilegiava a elite. Queriam um ensino articulado do ensino primrio ao ensino superior.

10.

A fundao da Associao Brasileira de Educao (ABE) em 1924, o inqurito sobre a educao promovido pelo Jornal O Estado de So Paulo, e as reformas educacionais realizadas por vrios Estados durante a dcada de 1920.

11.

Quanto extenso, pretendia-se tornar a escola acessvel populao em idade de frequent-la. E quanto a articulao, pretendia-se integrar todas as instituies escolares do Distrito Federal num plano nico e sistemtico de educao de educao pblica.

12.

Os meios urbano, rural e martimo no Distrito Federal. O meio urbano teria a escola primria, tendo oficinas e pequenas indstrias, a zona rural contaria com campos de experincias agrcolas e a zona martima as atividades seriam centralizadas em museus e oficinas de aparelhos de pesca. As ideias modernas de educao, segundo Azevedo eram: escola nica, escola do trabalho e escola-comunidade.

13.

A escola clssica apresenta hipertrofia da atividade do professor, obrigao de estudar, professor como mero repetidor, mtodos, programas e horrios rgidos, depresso do aluno, apelo ao futuro, trabalhos forados... A escola nova apresentou iniciativa do aluno para aprender, valoriza as tendncias espontneas da criana, os professores no so meros repetidores, orientam e coordenam, programas e horrios maleveis, essencialmente educativa, estando mais prxima do meio natural de vida. Infelizmente, o nosso modelo atual ainda tem predominncia da escola clssica, principalmente nos ensinos primrio e secundrio, as tendncias para a escola nova so poucas e isoladas.

Vous aimerez peut-être aussi