Vous êtes sur la page 1sur 20

Organizao da Produo

ESTUDO DE TEMPOS E MTODOS

Jorge Muniz
J. Muniz

2011

Estudo de Tempos e Mtodos


Definio
o estudo sistemtico dos sistemas de trabalho

Objetivos
Desenvolver um sistema e mtodo que se adqe melhor as necessidades do processo; Padronizar esse sistema e mtodo; Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operao especfica; Orientar o treinamento do trabalhador no mtodo proposto;
J. Muniz

Estudo de Tempos e Mtodos


Estudo de Trabalho: Determina o tempo-padro para executar uma tarefa especfica (estudo de tempos) Estudo de Tempos e Mtodos Estudo do Mtodo: Registro e anlise para encontrar o melhor mtodo de se executar um tarefa (estudo de movimentos)

J. Muniz

Histrico do Estudo de Tempos e Mtodos


Taylor Estudo de Tempos Estudo de Tempos e Mtodos Casal Gilbreth Estudo de Movimentos Sinnimos: -Engenharia de Mtodos -Estudo de Tempos e Movimentos -Projeto do Trabalho Organizao e Mtodos (O&M)

1900
J. Muniz

1930

1980 1990
4

Taylor Estudo de Tempos


1881 incio do trabalho de Taylor na Midvale Steel Company:
Taylor (ainda no engenheiro) comeou a medir o trabalho:
Qual a melhor maneira de se executar uma tarefa? Qual deveria ser a tarefa diria de um operrio? Como eliminar os desperdcios do esforo humano?

1895 Publicao do livro Sistema de gratificao por pea; 1896 Ingressou na Bethlehen Steel Works onde racionalizou o trabalho permitindo que apenas 1 operrio fizesse o trabalho de 4.
J. Muniz 5

Taylor Estudo de Tempos


1910 Nacionalmente famoso:
Quando um grupo de estradas de ferro solicitou ao governo federal americano para aumentar os preos das passagens, A resposta foi NO; Com a sugesto de que o grupo ferrovirio poderia economizar muito mais do que iria ganhar com o aumento solicitado, desde de que utilizasse os mtodos de um gnio da Filadlfia chamado Frederick Taylor; Pai da Administrao Cintifica.
J. Muniz 6

Gilbreth Estudo dos Movimentos


1885 Frank B. Glibreth se emprega numa empreiteira de construo civil:
Identificou que diferentes pedreiros possuam diferentes mtodos de trabalho, causa da diferena em produtividade; Comeou a tirar fotografias dos trabalhadores e com base nelas a melhorar os mtodos de trabalho;

1912 Apresentou o Estudo de Micromovimentos:


Estudo dos elementos fundamentais por meio da cmera cinematogrfica e a indicao dos intervalos de tempo.

J. Muniz

Gilbreth Estudo dos Movimentos


Frank Gilbreth acompanhou Taylor em seus trabalhos para aumentar a produtividade das empresas.

Frank e Lilian Gilbreth (1916-1917): Estudo da fadiga humana E=p/r Onde: E= eficincia; p= produtos resultantes r= recursos utilizados
J. Muniz 8

Gilbreth Estudo dos Movimentos


Para reduzir a fadiga Gilbreth props princpios de economia de movimentos classificados em trs grupos:
Relativos ao uso do corpo humano; Relativos ao arranjo material do local de trabalho; Relativos ao desempenho das ferramentas e do equipamento.

J. Muniz

Gilbreth Estudo dos Movimentos


A finalidade do estudo dos movimentos:
Evitar movimentos inteis na execuo de uma tarefa; Execuo econmica dos movimentos teis do ponto de vista fisiolgico; Dar aos movimentos uma seqncia apropriada.

J. Muniz

10

Gilbreth Estudo dos Movimentos


Frank e Llian Gilbreth formaram o casal pioneiro no uso do estudo de tempos e movimentos para melhorar a eficincia do trabalhador e na profisso de consultores
Como eles convenceram a comunidade acadmica para que o estudo dos movimentos tornasse cincia? Abotoar o colete e ajustar a gravata

J. Muniz

11

Ao longo dos anos algumas dimenses e preocupaes tm sido adcionadas no projeto do trabalho.

J. Muniz

Trabalho Flexvel Trabalho de equipe Empowerment Abordagem comportamental Ergonomia 1970 Administrao 1950 cintfica Diviso do 1900 trabalho Antes de 1900
J. Muniz 13

2000 1980

Estudo de Tempos
O que ?
Determinao do intervalo de tempo que uma pessoa qualificada, devidamente treinada, e com experincia, deveria gastar para executar uma tarefa ou operao especfica, trabalhando dentro de um ritmo normal.

J. Muniz

14

Finalidades do Estudo de Tempos

Estabelecer padres de produo; Fornecer dados para determinao de custos; Fornecer dados para balanceamento de linhas de produo.

J. Muniz

15

Mtodos de desenvolvimento dos tempos padres

Cronometragem Tempos Sintticos Amostragem do Trabalho

J. Muniz

16

Equipamentos para o Estudo de Tempos

Cronmetro de hora centesimal Filmadora Folha de observao Prancheta para observaes

J. Muniz

17

Determinao do tempo padro de uma operao


Etapas:
Diviso da operao em elementos; Determinao do nmero de ciclos a serem cronometrados; Avaliao da velocidade do operador; Determinao das tolerncias; Atendimento s necessidades pessoais; Alvio da fadiga; Determinao do tempo padro.
J. Muniz 18

Video Camiseta

J. Muniz

19

Diviso da Operao em Elementos


So as partes em que a operao pode ser dividida. Tem a finalidade de verificar o mtodo de trabalho e deve ser compatvel com a obteno de uma medida precisa. Tomar o cuidado de no dividir a operao em um nmero excessivo de elementos.

J. Muniz

20

Vous aimerez peut-être aussi