Vous êtes sur la page 1sur 3

Palestra-Oficina Tecnologia e Aprendizagem - UFRGSWeb Trabalho desenvolvido para a apresentao na XVIII Feira de Iniciao Cientfica UFRGS/outubro de 2009.

. Categoria Estande/Modalidade Educao Distncia/ Orientadora: Professora Luciane Magalhes Corte Real Datas: 23/07/09 e 24/07/09 Manh e Tarde Pblico Alvo: Professores do Ensino Fundamental Objetivo: Familiarizar os professores com o ambiente virtual, para que o usem como ferramenta na construo de aprendizagens colaborativa. Palestra/Introduo: No mundo atual, o uso das tecnologias tm sido cada vez mais presente e necessrio no dia a dia de todos ns. So diversos os sentimentos que a presena desses instrumentos causam na vida das pessoas. Tecnologia!?! Qual desses sentimentos combina com o seu... Expectativa? Empolgao? Temor? Desconfiana? Impotncia? Para uns gera empolgao, uma nova expectativa, novas possibilidades... Para outros, insegurana, desconfiana, medo. Em relao ao segundo grupo, observamos ser muito comum esses sentimentos entre os professores que no dominam as novas tecnologias, eles revelam uma sensao de impotncia diante de seus alunos; uma gerao que apesar de apresentar muitas carncias, parece vir dotada de habilidades especiais para gerenciar os mais diversos instrumentos tecnolgicos. Se faz necessrio uma ruptura dessa barreira, principalmente por parte dos professores que se identificam com esse grupo, pois as tecnologias devem ser aceitas como algo que desencadeia novos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia mais uma ferramenta de trabalho em sala de aula, agregada aos contedos torna-se uma oportunidade a mais no ato de aprender. Precisamos encarar as novas tecnologias como mais uma pea do quebra-cabea que compe a estrutura da vida no mundo atual e na histria da humanidade. Como parte de um processo que compe a grande escola da vida, precisamos estar abertos para esse novo conhecimento, pois viver um eterno ato de aprender. (Professora Verenilce Severiano Mancio - 23/07/09) Oficina/Introduo: Dvidas... O que Pbworks? O que so ambientes de aprendizagem? O que web 2.0?

Pbworks uma ferramenta eletrnica de fcil uso para a construo de pginas na web, ela permite que mltiplos usurios editem, alterem seu contedo e armazenem arquivos atravs de um sistema de trabalho colaborativo. Segundo Piaget (XXXX) Ambientes de aprendizagem so espaos desenvolvidos para estimular a interao entre os sujeitos na construo de aprendizagens. Embora o conceito seja anterior a popularizao da internet, foi por meio de sua facilidade em permitir a formao de redes sociais que o conceito passou a descrever no s os ambientes de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, mas tambm as novas formas de interao virtual e as novas posturas adotadas por professores e alunos na utilizao das tecnologias. Web 2.0 o conceito usado por usurios e desenvolvedores para a segunda gerao da web que envolve comunidades e servios como wikis, redes sociais e tecnologia da informao; um ambiente de interao com inmeras linguagens e motivaes. Descrio da oficina: O 1 mdulo da oficina apresentou aos professores o Pbworks da escola. Foram relatadas as experincias de vrios professores no uso dos espaos virtuais com seus alunos e a explorao desses espaos foi livre. Experincias: Professora Ana Lcia Hagemann pgina de Cincias; Professor Leonardo Ferreira A. pgina de Geografia; Professora Mary Carmen S. Fischer pgina de Histria; Professora Verenilce Mancia pgina da turma 42; Professora Mara Tavares pgina da turma 32; Professora Silvia da Rocha Andrade Blog de Lngua Portuguesa da Escola. Os professores que desenvolveram trabalhos com suas turmas no Pbworks explicaram para os colegas as diferentes categorias em que as aprendizagens so apresentadas nos diferentes ambientes criados, as categorias podem ser instrucional, colaborativa ou demonstrativa. No 2 mdulo, aps a navegao pelas pginas da Revista Nova Escola, de junho de 2009, Um guia sobre o uso de tecnologia em sala de aula, os professores receberam passaporte para entrada no Pbworks da escola. Eles foram convidados a criar suas prprias pginas, sozinhos ou em duplas. As pginas criadas pelos professores deveriam conter: identificao, um resumo da sua disciplina e um pequeno planejamento com o uso da tecnologia em conjunto com seu campo de saber. Receberam tambm informaes sobre as funcionalidades dessa ferramenta e orientaes de como criar classrooms, salas de aula virtuais. No 3 e ltimo mdulo da oficina, os professores retomaram seus planejamentos, indicando, dentro do grupo, qual a categoria de apresentao da aprendizagem que desenvolveram, fizeram comentrios nas pginas dos colegas e conversaram no chat da escola. Os objetivos da oficina foram atingidos: Os professores deixaram o medo de lado, usaram as TIC no planejamento de uma atividade, ainda que fictcia, para ser desenvolvida com seus alunos usando as ferramentas tecnolgicas oferecidas pela escola.

Segundo Richard Bach, um teste para saber se terminamos : (...) se est vivo, no terminou (MANCIO, 2009).

Vous aimerez peut-être aussi