Vous êtes sur la page 1sur 4

O que a mente?

A mente humana o maior mistrio de todos os mistrios. O filsofo Arthur Schopenhauer j dizia que a questo da mente o grande n do mundo. Na psicologia e na filosofia encontram-se muitas definies e vises sobre o que sejam os processos mentais, mas sejam quais forem as definies, o entendimento da natureza da mente continua sendo um grande desafio para a maioria dos estudiosos do assunto. Dentro de uma leitura mais prtica e simples, a mente tudo o que processa informaes. Sendo assim, o computador tem mente, as clulas possuem mente, as partculas subatmicas possuem mente, a Terra possui uma mente planetria e todo o universo, desde o micro at o macro, possui uma mente csmica. A mente uma propriedade universal. Na filosofia isso denominado mentalismo. Alm da mente, tudo tem vida! Essa idia conhecida como animismo, pois a palavra anima quer dizer alma ou o que anima e d a vida. O que difere a mente da ameba da mente de um ser humano o seu grau de complexidade e organizao. Muitos confundem a mente (ferramenta evolutiva) com a alma (eu individualizado em evoluo) e ainda a alma com o Esprito (Self Espiritual). A alma uma expresso particularizada, no plano da existncia, do Esprito Universal Csmico. Essa expresso evolutiva pode acontecer em mltiplas dimenses do espao-tempo. A alma utiliza a mente para processar informaes, metabolizar experincias e elaborar emoes dando sentidos e significados aos fatos e acontecimentos da existncia. O Esprito o profundo mistrio que toca a nossa identidade csmica e divina. Um profundo enigma que transcende todas as compreenses lgicas, religiosas, cientficas e filosficas, algo a ser vivido internamente no corao. A mente uma ferramenta maravilhosa da alma na sua caminhada evolutiva, um instrumento ainda pouco conhecido pela maioria dos seres humanos. A natureza nos deu um instrumento fantstico e de extrema utilidade, mas no nos deu o manual de instruo de como us-lo.

Alguns exploradores da mente investigaram as suas propriedades, dinmicas, estruturas e estados, deixando alguns conhecimentos muito importantes que influenciaram filosofias, psicologias e religies. O conhecimento pleno de como funciona a mente talvez seja algo impossvel pela via da prpria mente. Como podem os olhos ter a viso de si mesmos? Sendo possvel o conhecimento pleno da mente, ele ter que ser feito por outras vias, quem sabe pela via da contemplao espiritual. S a alma capaz de ver a mente e s o Esprito capaz de compreender a alma. Mas muitos sbios e mestres disseram que o conhecimento do uso dos potenciais mentais pode ser bastante possvel. A grande questo que pode aqui ser colocada a seguinte: ser possvel gerenciar a mente sem o pleno conhecimento da sua natureza e dos seus mais profundos mistrios? A resposta que muitos mestres deram a essa pergunta foi um sim! O homem no precisa conhecer todos os mistrios da sua mente para bem us-la, da mesma forma que um telespectador no precisa ter conhecimento em eletrnica para ligar e desligar uma televiso ou mudar os seus canais para assistir a um determinado programa. Mas um mnimo de informao necessrio para que se faa uso consciente e positivo de todas as capacidades que a televiso tem e pode oferecer. O conhecimento da natureza da mente tarefa que exige treinamento mental profundo, disciplinado e isso tarefa para muito poucos, mas o conhecimento de como a mente pode ser operada possvel para a grande maioria das pessoas. Portanto, h uma distino entre o conhecimento da natureza da mente e o conhecimento do gerenciamento da mente. Muitos podem operar uma televiso, mas poucos podem compreender a fsica da eletrnica envolvida nos seus processos. Um motorista de carro consegue dirigir um veculo mesmo no conhecendo a as leis da mecnica. Para tirar a carta, um motorista tem que ter apenas um conhecimento prtico e tcnico de como dirigir um carro. O mesmo acontece com a questo da mente. O problema que o carro da mente est sendo dirigido por pessoas que ainda no tiraram a carta de habilitao mental e por isso, as trombadas, acidentes e atropelos so muitos. Ainda, muitos dirigem esse carro embriagados pelas ideologias e iluses que nada mais so do que falsos mapas e roteiros rodovirios.

O gerenciamento da mente pode ser feito por todos aqueles que passam pela autoescola de pilotagem mental ou quem sabe, um MBA em gesto da mente. A metfora aqui utilizada serve apenas para esclarecer que o conhecimento da mecnica da mente no to importante para a sua pilotagem. A busca da compreenso de como a mente funciona na sua essncia cabe aos psiclogos, msticos e cientistas da informao. O mais importante o aprendizado de como usar essa incrvel ferramenta de maneira lcida e criativa. Segundo a psicologia convencional, a mente tem trs dimenses bsicas em seu aspecto estrutural: os nveis consciente, subconsciente e inconsciente. A mente consciente aquela que capta e processa as informaes internas e externas de maneira consciente. Os papis que desempenhamos socialmente, as responsabilidades profissionais e familiares e o gerenciamento das demandas existenciais so tarefas do departamento consciente. A mente subconsciente funciona como depsito de todas as informaes que podem ser usadas pelo eu no seu processo de vida e nas adaptaes e confrontos que precisa fazer a todo o momento em seu dia a dia. um banco de dados disponvel que pode ajudar o eu no seu viver dirio. A mente inconsciente aquela que trabalha fora do nvel consciente. Ela processa as informaes sem o conhecimento consciente direto do ego ou do eu. As trs mentes armazenam e processam informaes variadas tanto do mundo interior quanto do mundo exterior. As lembranas e memrias que todos ns temos so informaes e experincias guardadas e armazenadas nos nveis subconsciente e inconsciente que ganharam conscincia. O gerenciamento da mente significa administrar todas essas informaes de maneira criativa e consciente.

Vous aimerez peut-être aussi