Vous êtes sur la page 1sur 22

A Importncia do Controle Interno no mbito Municipal

Sistema de Controle Interno na Administrao Pblica

Aspectos Prticos

Legais,

Conceituais

Processo de Implementao do Sistema de Controle Interno

Conhecimento da base legal; Institucionalizao da funo; Identificao do profissional adequado, para responder pela coordenao do Controle Interno; Superao de barreiras.

CONCEITOS BSICOS Controle


Qualquer atividade de verificao sistemtica de um registro, exercida de forma permanente ou peridica, consubstanciada em documento ou outro meio, que expresse uma ao, uma situao, um resultado, etc., com o objetivo de verificar se existe conformidade com o padro estabelecido, ou com o resultado esperado, ou ainda, com o que determinam a legislao e as normas.

Controles Internos
Controles executados pelas diversas unidades da estrutura organizacional.

CONCEITOS BSICOS
Sistema de controle interno
Conjunto de normas, atividades, procedimentos, mtodos, rotinas, bem como de unidades da estrutura organizacional da Administrao Pblica municipal com atuao articulada, visando o controle interno da gesto administrativa.

rgo central de controle interno


Unidade administrativa integrante do sistema de controle interno da Administrao Pblica municipal, incumbida da coordenao do sistema, do planejamento, da normatizao, da execuo e do controle das atividades relacionadas ao controle interno, bem como do apoio s atividades de controle externo exercidas pelo Tribunal.

NATUREZA DOS CONTROLES INTERNOS


Controles Formais
Projetados para assegurar a observncia legislao e s normas disciplinares numa organizao estatal.

Controles Substantivos
Projetados para garantir a eficincia e eficcia na aplicao dos recursos, em termos quantitativos e qualitativos.

NATUREZA DOS CONTROLES INTERNOS


Controles Preventivos ou Prvios
Projetados para evitar a ocorrncia desperdcios ou irregularidades. de erros,

Controles Detectivos ou Concomitantes


Projetados para detectar erros, desperdcios ou irregularidades no momento em que ocorrem, permitindo medidas tempestivas de correo.

Controles Corretivos ou Posteriores


Projetados para detectar erros, desperdcios ou irregularidades aps a ocorrncia, permitindo aes corretivas posteriores.

PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTROLES INTERNOS

Controles Internos Contbeis Controles Internos Financeiros Controles Internos Oramentrios Controles Internos Administrativos Controles Internos Operacionais

TIPOS DE CONTROLES

Controle Externo
Exercido pelos Tribunais de Contas.

Controle Interno
Exercido pela prpria administrao.

FINALIDADE E IMPORTNCIA DO CONTROLE INTERNO

A finalidade do controle interno est prevista no art. 74 da Constituio Federal e no art. 90 da Constituio do Estado da Bahia. Sua importncia est em fazer com que o administrador aja de acordo com os princpios da boa administrao a fim de atender aos interesses da coletividade.

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO


Constituio Federal de 1988 Art. 70. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas, ser exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO


Constituio Federal de 1988
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual; II comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como, da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio;

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

IV apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional.


1 Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria.

ART. 74 DA C0NSTITUIO FEDERAL


TCM 4.EXPECTTIVAS COM A IMPLANTAO DA NOVA Cumprimento das Metas Previstas no Plano Plurianual METODOLOGIA DE CONTROLE EXTERNO
1 - Avaliar Execuo Dos Programas de Governo

2 - Comprovar a Legalidade SISTEMA DE CONTROLE INTERNO Eficincia Gesto

Oramentria Financeira

Adm. Direta

3- Avaliar Resultados
Eficcia

Patrimonial
Rec. Humanos

Adm. Indireta

Operaes de Crdito Avais 4 - Controlar Garantias Direitos e Haveres do Municpio


14 5 - Apoiar o Controle Externo no exerccio de sua misso institucional 14

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

Lei de Responsabilidade Fiscal


Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizaro o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com nfase no que se refere a: I atingimento das metas estabelecidas na LDO;

II limites e condies para realizao de operaes de crdito;


III medidas adotadas para retorno das despesas de pessoal ao respectivo limite;

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

IV providncias tomadas para reconduo dos montantes das dvidas consolidada e mobiliria ao respectivo limite; V destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos; VI cumprimento dos limites dos gastos totais do Legislativo.

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

A Resoluo n 1120/2005, contm orientao do Tribunal de Contas dos Municpios do Estado da Bahia sobre a organizao do Sistema de Controle Interno. A organizao do sistema se subordinar legislao especfica do ente federado; este poder estrutur-la da maneira que seja adequada a execuo de suas atividades.

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO REAS DE ATUAO BASE LEGAL
Regularidade dos registros contbeis e da Lei n. 4.320/64, arts. 83, 85 e 101. elaborao do Balano Anual
Acompanhamento dos limites constitucionais Constituio Federal, arts. 212 e 77 (ADCT). para aplicaes de recursos da educao e na sade. Observncia aos limites de gastos com Lei Complementar n 101/00, art. 20 pessoal. Encaminhamento mensal de dados e Resoluo TCM n 1282/2009 informaes da execuo oramentria por via informatizada ao sistema SIGA do Tribunal de Contas dos Municpios. Acompanhamento da arrecadao e despesas, ao fim de cada bimestre, verificar o cumprimento das metas necessidade da limitao de empenho informao dos atos editados autoridade para esse fim. das Lei Complementar n. 101/00, art. 9 para e a com pela

BASE LEGAL PARA A IMPLEMENTAO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

REAS DE ATUAO

BASE LEGAL 4.

Audincias pblicas para avaliar as metas do Lei Complementar n. 101/00, art 9, ltimo quadrimestre e para a elaborao do planejamento PPA, LDO e LOA

Avaliao do cumprimento das metas do Constituio Federal, art. 74, I, e Constituio PPA, LDO e dos programas de governo. Estadual, art. 62, I. Consideraes sobre a regularidade dos atos Constituio Federal, art. 74, II e IV, e e dos procedimentos realizados pela Constituio Estadual, art. 90,I. Administrao Pblica do Municpio. Acompanhamento da realizao de Constituio Estadual, art. 90, III e Lei operaes de crdito e conformao s Complementar n. 101/00, arts. 32 a 40. normas e limites legais

ASPECTOS POLMICOS DA IMPLANTAO DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO (barreiras)

A vontade da Alta Administrao e o entendimento dos benefcios de um controle interno eficiente;

A questo controlado);

cultural

(ningum

gosta

de

ser

A independncia necessria para o exerccio da funo; A ausncia de parmetros para avaliao da eficincia administrativa.

IMPORTNCIA E VANTAGENS DA IMPLANTAO DO SISTEMA DE CI NOS MUNICPIOS Maior tranquilidade aos administradores e funcionrios; Contribui para o atingimento de resultados; Oportuniza a otimizao das rotinas internas (aumento da eficcia); Possibilita a identificao de pontos cruciais e de prioridades; Diminui o risco de restries por parte do Tribunal de Contas; (Controle Externo) Reduz a improvisao e reflete na qualidade e excelncia da gesto.

www.tcm.ba.gov.br

A verdadeira democracia tem de oferecer a todos o direito de saber ler e escrever, pensar, questionar e escolher.
LYA LUFT

Obrigado

Vous aimerez peut-être aussi