Vous êtes sur la page 1sur 30

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

ndice
ndice ....................................................................................................................................................1 Exerccio 1 ....................................................................................................................................2 Exerccio 2 ....................................................................................................................................6 Exerccio 3 ....................................................................................................................................9 Exerccio 4 ................................................................................................................................. 12 Exerccio 5 ................................................................................................................................. 15 Exerccio 5 ................................................................................................................................. 18 Exerccio 6 ................................................................................................................................. 21 Exerccio 7 ................................................................................................................................. 23 Exerccio 8 ................................................................................................................................. 25 Exerccio 9 ................................................................................................................................. 28

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao Exerccio 1


1. Abra o Microsoft Word e digite o seguinte texto:

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Darwin em cabo verde Tnhamos lanado ferro no Porto da Praia, uma cidadezinha da ilha de Santiago, no arquiplago de Cabo verde. O Sr. Darwin disse que a ilha tinha sido expelida do mar por um vulco. Talvez esperssemos ver grandes florestas cobrindo as montanhas at ao cume. No era este o caso, todavia. Havia reas enormes de lava vulcnica negra que, muitos anos atrs, fora expelida do topo da montanha. Agora, a ilha era fria e sem vida e pouca coisa crescia nela. O Sr. Darwin e dois oficiais alugaram cavalos e embrenharam-se um pouco no interior. chegada, j a hora tardia, relatou tudo o que lhe tinha acontecido. -Sabes, Jorge, que a populao nativa nos contou que j no chove h mais de um ano? No entanto existem vales escavados na lava, o que certamente acontece aps os aguaceiros ocasionais, quando a gua se precipita do cume das montanhas para o mar. Presentemente, os arbustos secos destes vales no tm folhas. espantoso como a natureza consegue sobreviver nestas condies to secas e quentes. No outro lado da ilha, na aldeia de S. Domingos o cenrio muda notoriamente e belo de verdade. Chegmos num dia festivo em que a populao negra activa cantava e danava. Um pequeno ribeiro cristalino atravessa a aldeia e as plantas crescem nas imediaes. Tudo vioso e verde. Aproveitei a oportunidade para examinar a lava vulcnica. Que maravilha poder observ-la aqui, no stio a que pertence! Tomei vrias notas para o meu livro. Mais tarde vou escrever sobre o assunto aos meus amigos de Inglaterra, E agora, Jorge, aqui est a minha maior descoberta. - Sr. Darwin, o que que o senhor meteu aqui dentro? O Sr. Darwin, soltou uma gargalhada sonora. - um animal delicioso. Chama-se polvo! 2. Guarde o documento com o nome Cabo verde na pasta Exerccios Word.

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

3. Formate o 1. pargrafo com o tipo de letra Garamond, tamanho 16, alinhamento justificado, cor vermelha e com sublinhado duplo. 4. Formate o 2., 3. e 4. pargrafo com o tipo de letra Arial Narrow, tamanho 16, alinhamento esquerda e cor verde, com um avano da esquerda de 0.75 cm. 5. Formate o 5. pargrafo com o tipo de letra Book Antiqua, tamanho 17, Alinhamento centrado e cor azul. 6. Formate o 6., 7. e 8. pargrafo com o tipo de letra Courier New, tamanho 16, alinhamento centrado e cor laranja. 7. O ttulo deve ser tamanho 22, letra maiscula, alinhamento centrado e cor cinzenta a 50 % 8. Localiza e substitua a palavra expelida por sacudida e esta deve ter cor azul, sublinhado duplo de cor vermelha e um estilo de superior linha. 9. Capitule a primeira letra do primeiro e segundo pargrafo do texto. 10. Guarde o ficheiro com o nome Ilhas dentro da pasta Exerccios do Word

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

DARWIN EM CABO VERDE

nhamos lanado ferro no Porto da Praia, uma cidadezinha da ilha de Santiago, no arquiplago de Cabo verde. O Sr. Darwin disse que a ilha tinha sido sacudida do mar por um vulco. Talvez esperssemos ver grandes florestas cobrindo as montanhas at ao cume. No era este o caso todavia. Havia reas enormes de lava vulcnica negra que, muitos anos atrs, fora sacudida do topo da montanha. Agora, a ilha era fria e sem vida e pouca coisa crescia nela. O Sr. Darwin e dois oficiais alugaram cavalos e embrenharam-se um pouco no interior. Chegada, j a hora tardia, relatou tudo o que lhe tinha acontecido. -Sabes, Jorge, que a populao nativa nos contou que j no chove h mais de um ano? No entanto existem vales escavados na lava, o que certamente acontece aps os aguaceiros ocasionais, quando a gua se precipita do cume das montanhas para o mar. Presentemente, os arbustos secos destes vales no tm folhas. espantoso como a natureza consegue sobreviver nestas condies to secas e quentes. No outro lado da ilha, na aldeia de S. Domingos o cenrio muda notoriamente e belo de verdade.

Chegmos num dia festivo em que a populao negra activa cantava e danava. Um pequeno ribeiro cristalino atravessa a aldeia e as plantas crescem nas imediaes. Tudo vioso e verde. Aproveitei a oportunidade para examinar a lava vulcnica. Que maravilha poder observ-la aqui, no stio a que pertence! Tomei vrias notas para o meu livro. Mais tarde vou escrever sobre o assunto aos meus amigos de Inglaterra. E agora, Jorge, aqui est a minha maior descoberta.
-Sr. Darwin, o que que o senhor meteu aqui dentro? O Sr. Darwin, soltou uma gargalhada sonora. - um animal delicioso. Chama-se polvo!

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao Exerccio 2


1. 2.

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Abra o documento Cabo Verde, na pasta do Exerccios do Word. Configura as margens da pgina com os seguintes Valores:

Margem superior: 3cm Margem inferior: 3cm Margem direita: 2,5cm Margem esquerda: 2,5cm Cabealho: 1,5cm Rodap: 1,8cm

3. No cabealho digite Cabo Verde, com o tipo de letra Garamond, tamanho14, a negrito, centrado e cor verde. 4. No rodap insira a hora esquerda e o nmero da pgina direita, com o tipo de letra Garamond, tamanho 10, a negrito e cor verde. 5. Formate o ttulo do texto com o tipo de letra Book Antiqua, tamanho 20, maisculas, negrito e alinhamento centrado. 6. Aplique ao ttulo um limite duplo com sombra e preenchimento verde-plido. 7. Formate o restante texto com o tipo de letra Garamond, tamanho 12.5 alinhamento justificado e cor verde-marinho. 8. Aplique um sublinhado s palavras ao ltimo pargrafo. 9. Aplique ao texto um espaamento entre linhas 1,5 e de 3pt antes de cada pargrafo. 10. Aplique ao texto um avano de 1 cm primeira linha dos pargrafos. 11. Aplique ao texto um avano de 1cm esquerda e direita dos pargrafos. 12. Insira relativamente ao ttulo do texto, a seguinte nota de rodap: Peter Ward, As aventuras de Darwin, Col. Ssamo, Ed.Teorema, 1988 13. Formate o rodap com o tipo de letra Calisto MT, Tamanho 9, itlico e negrito. 14. Aplique ao 3. pargrafo um preenchimento verde plido e um limite duplo. 15. Guarde o documento com o nome Verde Cabo na pasta Exerccios Word.

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

DARWIN EM CABO VERDE1


Tnhamos lanado ferro no Porto da Praia, uma cidadezinha da ilha de Santiago, no arquiplago de Cabo verde. O Sr. Darwin disse que a ilha tinha sido expelida do mar por um vulco. Talvez esperssemos ver grandes florestas cobrindo as montanhas at ao cume. No era este o caso todavia. Havia reas enormes de lava vulcnica negra que, muitos anos atrs, fora expelida do topo da montanha. Agora, a ilha era fria e sem vida e pouca coisa crescia nela. O Sr. Darwin e dois oficiais alugaram cavalos e embrenharam-se um pouco no interior. Chegada, j a hora tardia, relatou tudo o que lhe tinha acontecido. -Sabes, Jorge, que a populao nativa nos contou que j no chove h mais de um ano? No entanto existem vales escavados na lava, o que certamente acontece aps os aguaceiros ocasionais, quando a gua se precipita do cume das montanhas para o mar. Presentemente, os arbustos secos destes vales no tm folhas. espantoso como a natureza consegue sobreviver nestas condies to secas e quentes. No outro lado da ilha, na aldeia de S. Domingos o cenrio muda notoriamente e belo de verdade. Chegmos num dia festivo em que a populao negra activa cantava e danava. Um pequeno ribeiro cristalino atravessa a aldeia e as plantas crescem nas imediaes. Tudo vioso e verde. Aproveitei a oportunidade para examinar a lava vulcnica. Que maravilha poder observ-la aqui, no stio a que pertence! Tomei vrias notas para o meu livro. Mais tarde vou escrever sobre o assunto aos meus amigos de Inglaterra. E agora, Jorge, aqui est a minha maior descoberta. - Sr. Darwin, o que que o senhor meteu aqui dentro? O Sr. Darwin, soltou uma gargalhada sonora. - um animal delicioso. Chama-se Polvo!

Peter Ward, As aventuras de Darwin, Col, Ssamos, Ed Teorema, 1988

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Exerccio 3
1. Abra o Microsoft Word e efectue os passos que se seguem para produzir o documento da pgina seguinte. 2. Digite o texto seguinte com os respectivos Smbolos:

O meu no nenhuma . No anda que nem um , mas confortvel como uma. Apesar de no exigir muita leva-me de para a nos dias de trabalho ou para a aos fins-de-semana. Mas o que eu mais gostava de fazer com ele era dar uma volta ao .
3. 4. 5. Formate o texto anterior com o tipo de letra Matura MT Script Capitals, tamanho 18 Insira o seguinte limite de pgina .

Utilizando o tipo de letra Viner Hand ITC, tamanho 66 e negrito, insira um WordArt com o seguinte Texto.

6. 7. 8.

Coloque o WordArt anterior acima do texto Defina o texto que digitou no ponto 2 Como Texto automtico com o nome Texto com smbolos. Insira as seguintes formas automticas e formate-as de acordo com o exemplo:

O Sol est Radiante

9.

Insira no fim do documento o texto automtico Texto com smbolos.

Formador: Rui Pereira

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

10. Guarde o documento com o nome Texto com Smbolos na pasta Exerccios Word. 11. Efectue as alteraes ao documento a seu gosto 12. Guarde o documento com o nome Texto alterado na pasta Exerccios do Word.

Formador: Rui Pereira

10

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

O meu no nenhuma . No anda que um , mas confortvel como uma. Apesar de no exigir muita leva-me de para o nos dias de trabalho ou para a aos fins-de-semana. Mas o que eu mais gostava de fazer com ele era dar uma volta ao .
O Sol est Radiante

O meu no nenhuma . No anda que um , mas confortvel como uma. Apesar de no exigir muita leva-me de para o nos dias de trabalho ou para a aos fins-de-semana. Mas o que eu mais gostava de fazer com ele era dar uma volta ao .

Formador: Rui Pereira

11

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Exerccio 4
1. Abra o Microsoft Word e digite o seguinte Texto

Histria do Burro de Lgua e Meia Era uma vez um burro, verdadeiramente cor de burro a fugir, rijo de cascos, fino de orelhas, boa boca, com uma malha arruada na testa que lembrava o malmequer e a estrela-do-mar. O dono, moleiro exacto na maquia, trazia-o muito bem tratado, pois no havia melhor para carregar as taleigas, com ele no meio das taleigas, e tropicar lesto como se no levasse mais do que penas em cima do lombo, o meritrio e guapo burrico tinha, porm, um defeito, um enorme defeito. No era teimoso como o burro, o que estava na ordem natural das coisas, nem como dois burros, nem ainda como dez, mas como cem burros a um tempo. Quando porfiasse meter por determinado caminho no havia vozes, ralhos, arrocho que fossem capazes de o fazer desistir do seu burrical intento. Ora nas abas da mui antiga vila de Valena, beira do rio Minho, o que se chama beirinha, possua o moleiro um campo para onde costumava soltar o jerico a pastar. A erva era tenra, bem medrada e verde verdinha; crescia onde devia crescer e tambm nas margens, to rente gua, que a corrente a afagava e anediava como a cabeleira desatada. O jumento, que era guloso, olhava para essas touceiras meio aquticas, morto por lhes chegar o dente. Mas sempre que ia a estender para l o pescoo, o moleiro, como se no fizesse outra coisa seno estar a vigi-lo, com a mo em cutelo dava-lhe nas orelhas para trs, e l escapavam as ricas ervas! Havia, certo, o seu perigo em colh-las. O terreno era traioeiro. Mas deix-lo! Embora timorato por ndole, no nadando melhor que um prego, cada vez se sentia mais tentado pelo fruto proibido. S de olhar para l, crescia-lhe gua na boca, de noite sonhava e via-se atolado na delcia de manducar tripa forra a erva excelente.

Aquilino Ribeiro

2. Formate o texto com o tipo de letra Garamond, tamanho 13 e alinhamento Justificado. 3. Formate tambm o ttulo com o tipo de letra Garamond, tamanho 16, maisculas pequenas, negrito, com sombra e centrada. 4. Aplique ao texto um avano de 1 cm primeira linha dos pargrafos.

Formador: Rui Pereira

12

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

5. Aplique ao texto um espaamento de 6 pto antes de cada pargrafo. 6. Formate o texto com duas colunas e com uma linha entre elas. 7. Aplique um sublinhado s palavras ltima frase do primeiro pargrafo. 8. Coloque o nome do autor, Aquilino Ribeiro, em itlico e alinhado direita. 9. Capitule a primeira letra do documento 10. Insira uma imagem do ClipArt relacionada com o texto e coloque-a entre as duas colonas. 11. Formate o ttulo de acordo com o apresentado no documento da pgina seguinte. 12. Aplique ao ttulo um espaamento entre caracteres expandido de 1,5 pto 13. Aplique a palavra taleigas o efeito superior linha 14. Aplique a palavra touceiras o efeito inferior linha 15. Guarde o documento com nome terra na pasta Exerccios Word.

HISTRIA DO BURRO COM RABO DE LGUA E MEIA


ra uma vez um burro, verdadeiramente cor de burro a fugir, rijo de cascos, fino de orelhas, boa boca, com uma malha arruada na testa que lembrava o malmequer e a estrela-do-mar. O dono, moleiro exacto na maquia, trazia-o muito bem tratado, pois no havia melhor para carregar as taleigas, com ele no meio das taleigas, e tropicar lesto como se no levasse mais do que penas em cima do lombo, o meritrio e guapo burrico tinha, porm, um defeito, um enorme defeito. No era teimoso como o burro, o que estava na ordem natural das coisas, nem como dois burros, nem ainda como dez, mas como cem burros a um tempo. Quando porfiasse meter por determinado caminho no havia vozes,

ralhos, arrocho que fossem capazes de o fazer desistir do seu burrical intento. Ora nas abas da mui antiga vila de Valena, beira do rio Minho, o que se chama beirinha, possua o moleiro um campo para onde costumava soltar o jerico a pastar. A erva era tenra, bem medrada e verde verdinha; crescia onde devia crescer e tambm nas margens, to rente gua, que a corrente a afagava e anediava como a cabeleira desatada. O jumento, que era guloso, olhava para essas touceiras meio aquticas, morto por lhes chegar o dente. Mas sempre que ia a estender para l o pescoo, o moleiro, como se no fizesse outra coisa seno estar a vigi-lo, com a mo em cutelo dava-lhe nas orelhas para trs, e l escapavam as ricas ervas! Havia, certo, o seu perigo em colh-las. O

Formador: Rui Pereira

13

Word Iniciao
terreno era traioeiro. Mas deix-lo! Embora timorato por ndole, no nadando melhor que um prego, cada vez se sentia mais tentado pelo fruto

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

proibido. S de olhar para l, crescia-lhe gua na boca, de noite sonhava e via-se atolado na delcia de manducar tripa forra a erva excelente. Aquilino Ribeiro

Formador: Rui Pereira

14

Word Iniciao Exerccio 5

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

1. Abra o Microsoft Word e efectue os passos para produzir o documento da pgina seguinte. 2. Defina as marcas das tabulaes com valores de 0 cm com alinhamento esquerda, 6cm com um alinhamento ao centro e 13 cm com um alinhamento direita 3. Formate o ttulo, Peixes Tropicais, com o tipo de letra Batang, Tamanho 14, maisculas, com sombra, negrito e centrado. 4. Digite e formate o texto seguinte com o tipo de letra Batang, Tamanho 12. Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso Non-preto Tetra-santa Filomena Piranha Colisa

5. Formate o texto anterior com um espao de 6 pto antes dos pargrafos. 6. Formate o ttulo, Tamanho dos Peixes Tropicais, com o tipo de letra Garamond, tamanho 15, maisculas, com sombra, negrito e alinhamento esquerda. 7. Digite e formate o texto Tamanho dos Peixes Tropicais com o tipo de letra Garamond, tamanho 13 e aplique-lhe uma tabulao esquerda em 2 cm com preenchimento nenhum e ao centro em 8 cm com preenchimento 2.

Non ............................................ 3cm Tetra-cardinal .............................. 4cm Non-preto .................................. 4cm Tetra-limo .................................. 5cm Olho-de-fogo .............................. 4cm Tetra-santa Filomena ................. 5cm Tetra-diamante ............................ 6cm Tetra-imperador ......................... 6cm Piranha ........................................ 30cm Tetra-do-congo ........................... 7cm Peixe-paraso .............................. 10cm Colisa............................................ 6cm
8. Formate o texto anterior com um espaamento entre linhas de 1,5 linhas. Insira um limite de pgina a sua escolha.

Formador: Rui Pereira

15

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

9. Guarde o documento com o nome Tabulaes na pasta Exerccios Word.

Formador: Rui Pereira

16

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

PEIXES TROPICAIS
Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso Non-preto Tetra-santa Filomena Piranha Colisa

TAMANHO DOS PEIXES TROPICAIS


Non ............................................ 3cm Tetra-cardinal .............................. 4cm Non-preto .................................. 4cm Tetra-limo .................................. 5cm Olho-de-fogo .............................. 4cm Tetra-santa Filomena ................. 5cm Tetra-diamante ............................ 6cm Tetra-imperador ......................... 6cm Piranha ........................................ 30cm Tetra-do-congo ........................... 7cm Peixe-paraso .............................. 10cm Colisa............................................ 6cm

Formador: Rui Pereira

17

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Exerccio 6
1. Abra o Word e configure as margens da seguinte forma: Margem Superior: 3,1 cm Margem Inferior: 3,6 cm Margem Margem 2. Construa a seguinte JOGO Tomb Raider Apocalipse Creatures Estratgia Simulao TIPO Aventura Esquerda: 2,9 cm Direita: 2,4 cm tabela:

3. Transforme a tabela que acabou de construir de acordo com os seguintes dados:

Ttulo - letras maisculas, Arial, tamanho 11, vermelho, negrito, alinha ao centro, sombreado amarelo. Texto - Arial, tamanho 11, alinhar ao centro Largura das linhas-1,5cm Largura das Limite exterior vermelha. Tomb Raider Apocalipse Aventura JOGO TIPO colunas-6cm linha dupla, largura 11/2 cor

Estratgia

Formador: Rui Pereira

18

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Creatures

Simulao

Formador: Rui Pereira

19

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

4. No mesmo documento crie a seguinte tabela.

Componentes do fumo tabaco Nicotina

Atacam

Podem Provocar

Corao Digesto Circulao Defesas naturais

Doenas cardacas lceras no estmago Doenas circulares Doenas respiratrias Cancro

Carcinognios

Boca, garganta e pulmes

Agentes irritantes Monxido de Carbono

Vias respiratrias Reduo de Oxignio no sangue

Bronquite Leses no feto em grvidas

5. Coloque uma formatao automtica da tabela sua escolha. 6. Guarde o documento com o nome Tabulaes 2 na pasta Exerccios do Word.

Formador: Rui Pereira

20

Word Iniciao Exerccio 7

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

1. Abra o Microsoft Word e digite o seguinte texto com marcas. Tipos de tcnicas comerciais Comercio e Distribuio Organizao de Empresas Atendimento e Vendas Operaes de Caixa Equipamento e Tecnologia Aprovisionamento e Logstica Reposio 2. Copie o texto anterior e altere as marcas para numerao. Tipos de tcnicas comerciais 1. Comercio e Distribuio 2. Organizao de Empresas 3. Atendimento e Vendas 4. Operaes de Caixa 5. Equipamento e Tecnologia 6. Aprovisionamento e Logstica 7. Reposio 3. Digite o seguinte texto com numerao destacada

1. Tipo de tcnicos comerciais 1.1. Comrcio e Distribuio 1.1.1.Sector Grossista 1.1.2.Sector Retalhista 1.2. Organizao de empresas 1.2.1.Evoluo das Organizaes 1.2.2.Revoluo Tecnolgica 1.3. Atendimento e Vendas 1.3.1.Escuta Activa 1.3.2.Comunicao no-verbal 1.3.3.Boa Comunicao 1.4. Operaes de Caixa

Formador: Rui Pereira

21

Word Iniciao
1.4.1.Registo de Valores 1.4.2.Tipologia de Pagamento

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

4. Copie a lista anterior personalize-a tal como apresentada a seguir I Tipo de tcnicos comerciais I#1 Comrcio e Distribuio I.1.a.Sector Grossista I.1.b.Sector Retalhista I#2 Organizao de empresas I.2.a.Evoluo das Organizaes I.2.b.Revoluo Tecnolgica I#3 Atendimento e Vendas I.3.a.Escuta Activa I.3.b.Comunicao no-verbal I.3.c.Boa Comunicao I#4 Operaes de Caixa I.4.a.Registo de Valores I.4.b.Tipologia de Pagamento 5. Guarde o documento com o nome Marcas e Numerao. 6. Formate os ttulos, tipos de tcnicas comerciais, com o tipo de letra Gigi, tamanho 34, alinhamento centrado, com sombra, negrito, itlico e cor vermelha. 7. Formate os restantes textos com o tipo de letra Papyrus, tamanho 13 e cor azul-escura. 8. Aplique aos textos um espaamento entre linhas de exactamente 24 pto. 9. Coloque por detrs do texto uma imagem relacionada com o mesmo e formate-a com marca de gua. 10. Utilizando um texto automtico, pagine o documento no rodap. 11. Copie o primeiro texto e altere a numerao decimal para romana. 12. Guarde as alteraes feitas no documento.

Formador: Rui Pereira

22

Word Iniciao Exerccio 8


1. Abra o Word e digite o seguinte texto com marcas Tipos de peixes tropicais Belontedeos Caracdeos Carpas vivparas Cicldeos Ciprindeos Cobdeos Peixes-gato

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

As marcas devem ter a posio de 1cm enquanto que a posio do texto deve ser 1,5cm. 2. Copie o texto anterior e altere as marcas para numerao. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Belontedeos Caracdeos Carpas vivparas Cicldeos Ciprindeos Cobdeos Peixes-gato

3. Digite o seguinte texto com numerao destacada 1. Tipos de peixes tropicais 1.1. Belontedeos 1.1.1. Peixe-paraso 1.1.2. Colisa 1.2. Carpas vivparas 1.2.1. Molinsia 1.2.2. Molinsia-negra 1.3. Cicldeos 1.3.1. Escalar 1.3.2. scar 1.3.3. Acar-azul 1.4. Ciprindeos 1.4.1. Barbo-tigre 1.4.2. Barbo-titeia

Formador: Rui Pereira

23

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

4. Copie a lista anterior e personalize-a tal como apresentada a seguir. I. Tipos de peixes tropicais I.@1. Belontedeos I.1.a.Peixe-paraso I.1.b.Colisa I.@2. Carpas vivparas I.2.a.Molinsia I.2.b.Molinsia-negra I.@3. Cicldeos I.3.a.Escalar I.3.b.scar I.3.c.Acar-azul I.@4. Ciprindeos I.4.a.Barbo-tigre I.4.b.Barbo-titeia 5. Formate os ttulos, tipos de peixes tropicais, com o tipo de letra Lucida Console, tamanho 34, alinhamento centrado, negrito, itlico e cor vermelha. 6. Formate os restantes textos com tipo de letra Arial Black, tamanho 13 e cor azul-escuro. 7. Aplique os textos um espaamento entre linhas de exactamente 24 pto. 8. Utilizando um texto automtico, pagine o documento no rodap. 9. Guarde o documento com o nome Exerccio 8 na sua pasta.

Formador: Rui Pereira

24

Word Iniciao Exerccio 8

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Abre o Microsoft Word e nele o ficheiro Word Formate-o tendo em conta o contedo das chamadas nesta ficha:

1. Objectivos: marcas Criar marcas com o Word muito fcil. Basta formatar o pargrafo escolhendo a respectiva opo. E o resultado est vista! Sempre que abrimos novo pargrafo A marca aparece automaticamente. A no ser que se desactive o formato Nessa altura, as marcas desaparecem Mais simples e difcil!!! Marca: Tipo de letra: Wingdings, tamanho 12, itlico e cor verde Efeito do texto : letreiro luminoso Marca: Tipo de letra: Wingdings, tamanho 11, negrito e cor azul Marca: (Imagem)

2. Objectivos: numerao

Criar numerao automtica trivial. Vejamos: Formato do nmero: 1) Estilo do nmero: 1,2,3 Tipo de letra: Comic Sans Ms, tamanho 10, negrito, itlico e cor vermelho escuro.

1) 2) 3) a. b. c.

Para criar uma numerao simples, Basta escolher a opo de formatao numerada; E podemos personalizar a numerao! Podemos tambm reiniciar a numerao Inclusive com novo formato, Que pode ter aspecto interessante.

Formato do nmero: . Estilo do nmero: a,b,c, Tipo de letra: Book Antiqua, tamanho 11, negrito e cor azul

Formador: Rui Pereira

25

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

3. Objectivos: numerao destacada

Para situaes mais complexas, podemos Utilizar a numerao destacada.


1. Num primeiro nvel, 2. Temos , por exemplo, este formato; i) Num segundo nvel, ii)O formato muda! E continua, se necessrio Podemos avanar para um sub-nvel, Ou recuar iii)Para um nvel iv)Ou dois, acima 3. Podemos recomear no primeiro nvel.

Nvel 1 Formato do nmero: . Estilo do nmero: 1,2,3, Tipo de letra: Arial, tamanho 10, negrito e cor roxo Nvel 2 Formato do nmero: ) Estilo do nmero: i,ii,i, Tipo de letra: Courier New, tamanho 10, negrito e cor azul. Nvel 3 Marca: Tipo de letra: wingdings, tamanho 10 e cor vermelha

1.

E podemos mesmo reiniciar a numerao


1.1.

Eis o segundo nvel,


1.1.1.Terceiro 1.1.2.etc.

,etc.

1.2.

Voltando atrs,

2.

Sempre que necessrio.


2.1.

E tudo!

Nvel 1 Formato do nmero: . Estilo do nmero: 1,2,3, Tipo de letra: Book Antiqua, tamanho 9, negrito e cor azul Nvel 2 Formato do nmero: . Estilo do nmero: 1,2,3, Nmero do nvel anterior: nvel 1 Tipo de letra: Comic Sans Ms, tamanho 8, negrito e cor azul. Nvel 3 Formato do nmero: . Estilo do nmero: 1,2,3, Nmero do nvel anterior: nvel 1 e nvel2 Tipo de letra: Arial, tamanho 9, negrito e cor azul

Formador: Rui Pereira

26

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Formador: Rui Pereira

27

Word Iniciao Exerccio 9


1. Crie a seguinte tabela

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

Notas Disciplinas Portugus Matemtica Ingls 1. Teste 15 12 16 2. Teste 12 11 14

2. Insira uma linha tabela entre as disciplinas de Matemtica e Ingls e digite os seguintes Dados: Filosofia 10,13. 3. Insira uma coluna direita da coluna do 2. Teste e digite os seguintes dados: 3. Teste 11, 15, 12, 15. 4. Formate a tabela anterior tal como apresentada na figura seguinte:

NOTAS

Testes Disciplinas Portugus Matemtica Filosofia Ingls

1. Teste

2. Teste

3. Teste

15 12 10 16

12 11 13 14

11 15 12 15

Formador: Rui Pereira

28

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

5. Copie da ficha 4 o seguinte Texto:

PEIXES TROPICAIS
Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso Non-preto Tetra-santa Filomena Piranha Colisa

6. Copie e converta o texto anterior em tabela, separando-o por tabulaes

Non Tetra-limo Tetra-diamante Tetra-do-congo

Tetra-cardinal Olho-de-fogo Tetra-imperador Peixe-paraso

Non-preto Tetra-santa Filomena Piranha Colisa

7. Ordene de forma descendente os dados da tabela. 8. Copie da ficha a seguinte tabela:

Notas Disciplinas Portugus Matemtica Ingls 1. Teste 15 12 16 2. Teste 12 11 14

Formador: Rui Pereira

29

Word Iniciao

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO Entidade coordenadora: Centro de formao profissional de Viseu

9. Copie e converta a tabela anterior em texto, separando-o em tabulaes. Notas Disciplinas Portugus Matemtica Ingls 1. Teste .................................... 2. Teste 15 .............................................. 12 12 .............................................. 11 16 .............................................. 14

10. Formate a tabela constituda no ponto 6 com limites e sombreado a seu gosto. 11. Formate a tabela constituda no exerccio 9 com uma formatao automtica a seu gosto. 12. Transforme o ttulo Peixes tropicais em WordArt. 13. Guarde o documento com o nome Converter texto e tabela na pasta Exerccios Word

Formador: Rui Pereira

30

Vous aimerez peut-être aussi