Vous êtes sur la page 1sur 7

Anotaes do Aluno

uvb

Aula N 13 Flexibilidades Logsticas


Objetivo da Aula
O objetivo desta aula fazer com que voc tenha acesso a mais esta moderna ferramenta que tem sido utilizada com o propsito de aumentar a competitividade das organizaes: as Flexibilidades Logsticas.

Introduo
Na aula anterior, estudamos os conceitos principais sobre o Controle de Estoques, sua importncia, algumas tcnicas utilizadas e o conceito JustIn-Time, importado, diretamente, das linhas de produo japonesas. Nesta aula, voc ter a oportunidade de conhecer o moderno conceito das Flexibilidades Logsticas como estratgia de ganho de competitividade neste mercado to globalizado.

Empresas concorrentes, muitas vezes, encontram-se em patamares praticamente iguais em relao qualidade, ao preo, propaganda, distribuio, entre outras. Desse modo, torna-se necessria a adoo de novas estratgias, capazes de fazer com que a empresa se destaque e conquiste seu lugar ao sol,ou seja, o corao de seus clientes.
Faculdade On-Line UVB

Logstica e Distribuio

Segundo Slack (2002), existem cinco estratgias que as organizaes podem utilizar para competir por meio da Logstica. Essas estratgias geram vantagens capazes de fazer a diferena.

78

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

1. Estratgias para o Incremento da Vantagem Competitiva

Anotaes do Aluno

uvb
As cinco maneiras de se competir por meio da logstica, tal como descreve Slack, so: qualidade, velocidade, tempestividade, custo e as exibilidades.

2. A Vantagem da Qualidade
A Vantagem da qualidade consiste em se realizar processos em toda a cadeia de suprimentos para que o produto faa o que deve fazer. Em todo o processo, deve ser mantido um padro de qualidade capaz de fazer com que o produto nal atenda s expectativas daquele que ser um potencial comprador: o cliente. Seja ele, nal ou intermedirio, sempre deve ter suas expectativas e necessidades atendidas, e a qualidade o aspecto mais visvel do sucesso da cadeia de suprimento, sendo considerada do ponto de vista do cliente. Indisponibilidade do produto no mercado, defeitos e entregas com atraso so exemplos de sintomas da falta de qualidade na cadeia de suprimento de uma organizao.

3. A vantagem da Velocidade
Imagine que voc est para adquirir um determinado produto pela internet. Diversos sites, com a mesma credibilidade, vendem o mesmo produto, com o mesmo preo e o mesmo frete. Navegando, voc detecta algo que acaba sendo crucial para que voc chegue a uma deciso nal: o tempo de entrega, ou seja, quanto tempo levar para que o produto chegue a suas mos, depois de a compra ser concretizada. A vantagem da velocidade pode ser decisria no processo de compra. Inclusive, a velocidade gera valor para quem a adota como estratgia. Um apartamento na planta sempre custa menos do que um j pronto. O custo do tempo de espera mais o risco envolvido na transao so cruciais nessa relao. Um apartamento pronto atende a uma necessidade imediata e minimiza os riscos. Por isso, vale mais. Produtos de uso imediato, como

Faculdade On-Line UVB

79

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb
pasta de dentes, devem ter tempo zero de espera. Devem estar disponveis nas prateleiras de qualquer supermercado. Voc compraria uma pasta de dentes pela internet? Isso s aconteceria se fosse um creme dental muito especializado, como para um tratamento especco. Creio que essas ilustraes foram sucientes para voc compreender o poder da velocidade. Voc j havia parado para pensar nisso?

4. A Vantagem da Tempestividade
A tempestividade trata de disponibilizar o produto ou servio no momento exato em que o cliente necessita e na qualidade prometida. Representa o cumprimento do que foi prometido ao cliente, no que diz respeito disponibilidade e qualidade. A tempestividade agrega valor ao produto e faz com que ele possa ter um valor de mercado superior, porm aceito pelos clientes. Um bom exemplo so os postos de convenincia. Voltando do trabalho, tarde da noite, voc lembra que deveria comprar um litro de leite para ser consumido em sua casa. Ainda existem alguns mercados abertos, mas o tal posto de convenincia ca bem na rua, no caminho de sua casa. Mesmo custando cerca de 25% (hiptese) a mais, voc acaba comprando l mesmo. A tempestividade dessa loja foi crucial em sua deciso de compra.

5. A Vantagem do Custo Logstica e Distribuio


A vantagem de custo pode ser obtida quando um produto tem seu preo nal baixo (competitivo), quando este tem as margens de lucro altas ou quando ambos ocorrem em conjunto.Trata-se da ecincia do produto. Como exemplo, podemos citar os produtos que levam as marcas dos supermercados que os comercializam. So produzidos em fbricas que, muitas vezes, no investem em divulgao e ainda no so conhecidas, mas que, por usarem o nome e a marca do mercado que as vendem, ganham credibilidade e competitividade.

Faculdade On-Line UVB

80

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Anotaes do Aluno

uvb
A vantagem de custo pode ser obtida, tambm, por meio do esforo colaborativo na cadeia de suprimentos.

6. A Vantagem da Flexibilidade
Consiste na capacidade de se modicar o que j est feito ou realizado (planejado). Pode ser dividida, basicamente, em: a. Flexibilidade de Produto: mede a rapidez com que um novo produto pode ser lanado; b. Flexibilidade de MIX: mede o tempo que leva para trocar, entre diferentes produtos, uma determinada variedade; c. Flexibilidade de Volume: mede o tempo que leva para responder a aumentos ou diminuies da demanda geral; d. Flexibilidade de Entrega: mede a capacidade de se modicar as entregas, aumentando-as ou retendo-as.

7. Flexibilidade de Produto
A exibilidade de produto resulta da capacidade de a empresa reagir diante da necessidade de se lanar um produto no mercado. Um bom exemplo foi o que ocorreu com as fbricas de discos de vinil. Com a progressiva substituio do vinil pelo CD, as fbricas tiveram que se adequar a essa nova tecnologia. Aquelas que no conseguiram fazer isso a tempo, iniciaram um processo de falncia desastroso. Cada vez que uma empresa lana um produto no mercado, as suas concorrentes devem reagir, imediatamente, para que continuem a ser competitivas. O conceito de benchmarking parte desse pressuposto. As boas idias devem ser copiadas, porm a liderana de mercado, geralmente, est nas mos daqueles que geram as idias inovadoras primeiro. Os que copiam sempre estaro um passo atrs. Produtos que so lanados por meio de idias exclusivas, em princpio,

Faculdade On-Line UVB

81

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb
sero mais lucrativos do que os produtos copiados apenas. Ainda assim, os copiados so necessrios para que a empresa possa continuar competindo no mercado. A exibilidade de produto, tanto indito como copiado, garante isso.

8. Flexibilidade de Mix
A Flexibilidade de mix obtida quando a empresa capaz de, em uma gama de diversos produtos que desempenham a mesma funo, escolher os mais adequados s suas necessidades imediatas. Isso ocorre, por exemplo, com um supermercado que vende diversos tipos de tinturas para cabelo. A compra e a disponibilidade desses produtos nas prateleiras pode e deve variar em razo do que os clientes esto buscando, dos preos dos fornecedores, da divulgao feita por eles, dos lanamentos feitos no mercado, entre outros.

9. Flexibilidade de Volume
Ocorre quando, em razo da demanda, uma empresa consegue responder, em termos de produo, s necessidades de seus clientes. Imagine que, no inverno, faa um calor imprevisto e que uma empresa fabricante de sorvetes, produtora das maiores quantidades apenas no vero, no se preparou para eventuais surpresas. Desse modo, no reagiu s necessidades de sua demanda e apenas seus concorrentes, mais preparados, abocanharam essa fatia de mercado. Empresas capazes de responder, no que se refere a

10. Flexibilidade de Entrega


Ocorre quando a empresa, por algum motivo estratgico, altera seu
Faculdade On-Line UVB

Logstica e Distribuio

volume produzido, a demandas surpresas, podem ser agraciadas, tambm, com lucros surpresas. Para isso, as empresas devem estar preparadas para suportarem esse aumento de demandas com estratgias, tais como: contratao de pessoal extra, terceirizao de algumas de suas atividades, entre outras.

82

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Anotaes do Aluno

uvb
planejamento em relao entrega de itens j produzidos. Imagine que uma fbrica de jornais planejou entregar em bancas de diversos bairros. De madrugada, surge uma notcia relacionada a um desses bairros de grande interesse para esta comunidade, mas que, para outros bairros, no ter muito relevncia. Desse modo, a empresa poder atrasar um pouco sua entrega de jornais, intencionalmente, naquele bairro, at que a matria de grande interesse para aquela comunidade tenha sido inserida. A entrega nos outros bairros poder ser antecipada para facilitar a distribuio no bairro em questo.

Sntese
Nesta aula, voc aprendeu um pouco mais sobre as Flexibilidades Logsticas e sua importncia como estratgia para que se obtenha uma maior competitividade. Na prxima aula, estudaremos sobre a Cadeia de Valor, uma viso sistmica relativa ao sucesso do processo logstico de uma organizao. At l!

Referncias Bsicas
BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial. So Paulo: Atlas, 1993. NOVAES, Antonio Galvo N. ; ALVARENGA, Antonio Carlos. Logstica Aplicada: suprimento e distribuio fsica. So Paulo: Pioneira, 1994. VALENTE, M. G. Gerenciamento de transportes e frotas. So Paulo: Pioneira, 1997.

Referncias Complementares
CHING, Hong Yuh. Gesto de estoques na cadeia de logstica integrada. So Paulo: Atlas, 2001. Dias, Marco Aurlio P. Transportes e distribuio fsica. So Paulo: Atlas,
Faculdade On-Line UVB

83

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Logstica e Distribuio

Anotaes do Aluno

uvb
1987. SLACK, Nigel. Vantagem Competitiva em Manufatura. So Paulo: Atlas, 2002.

Faculdade On-Line UVB

84

Aula 13 - Flexibilidades Logsticas

Logstica e Distribuio

Vous aimerez peut-être aussi