Vous êtes sur la page 1sur 19

A GEOMETRIA DA PTICA GEOMTRICA E DA PTICA FSICA Aline Cristyna Santos Gonzaga

RESUMO Licencianda em Matemtica Universidade Catlica de Braslia

Nesse artigo ser apontado matemtica, mais especificamente a parte de geometria, que se oculta na demonstrao dos fenmenos da ptica. Comprovarei os conceitos bsicos da ptica: leis de reflexo e refrao da luz pelo Princpio de Huygens e pelo Princpio de Fermat com o auxlio dos conhecimentos da geometria. E que possvel mostrar atravs da geometria a diferena de formao de imagens entre os diferentes tipos de espelhos e lentes. Palavras-chaves: reflexo, refrao, geometria, espelhos.

1. INTRODUO Desde Antiguidade o comportamento da luz tem gerado imensa curiosidade no homem, esse atravs do tempo tem procurado saber sua origem e sua conduta. A ptica a parte da Fsica onde se estuda o comportamento da luz. Uma caracterstica interessante que a ptica pode ser abordada em dois pontos de vista: a) ptica fsica ou ondulatria - estuda a natureza da luz, considerando a propagao da luz em forma de ondas. b) ptica geomtrica - estuda a trajetria da propagao da luz, considerando-a como um feixe. Nesse texto ser focalizado a ptica Geomtrica fundamentada na ptica Fsica que desenvolvida atravs de conceitos geomtricos, onde poderemos descrever matematicamente a luz em sua propagao no meio. E analisaremos o fenmeno luminoso sem saber a sua natureza. Com a descoberta do comportamento da luz o homem percebeu que a ptica poderia ser aplicada de diversas formas podendo ser construdo diferentes instrumentos pticos. Com a reflexo e refrao foi possvel a construo de instrumentos pticos de grande utilidade: telescpios, microscpios e sistemas de lentes altamente modernos (cmeras, projetores etc.). A ptica tem sido uma ferramenta essencial em algumas cincias, como na rea de sade, Ela no foi desenvolvida apenas para montar binculos de bolso ou cmeras de uma nica lente. A parte mdica e biolgica no teria se desenvolvido tanto, se no tivesse como auxiliar o microscpio. De fato, seguramente podemos dizer que a to conhecida tecnologia da medicina moderna e imunolgica simplesmente no existiria se no tivesse sido inventados instrumentos pticos potentes (Mckelvey e Grotch, 1981). A fibra tica tambm outra aplicao da reflexo alm de ser usada para diversos instrumentos mdico-cirrgicos, usada na telefonia, pois funciona como guia de ondas para a luz, que permite transmiti-la a grandes distncias com perdas extremamente pequenas. O nosso conhecimento dos astros, do Sol, dos planetas, do universo tem sido alcanado com o uso dos telescpios astronmicos. O campo de pesquisa na rea de ptica ainda muito ativo.

1.1. Retrospectiva Histrica A luz uma forma de energia que se propaga em meios materiais e no vcuo, com velocidades diferentes e ela se propaga por meio de linha reta (ptica geomtrica), e isso nos leva para o estudo da geometria como ferramenta de estudo da propagao da luz em um certo meio. A geometria um dos ramos da matemtica j era desenvolvida por civilizaes antigas (egpcias e babilnicas), atravs de algumas pessoas essa cincia foi anunciada ao mundo grego, alguns deles foram os matemticos e filsofos gregos Tales de Mileto (624 a.C. a 546 a.C.) e Anaximandro (610 a.C. a 546 a.C.). Entre esses tambm estava Pitgoras (582 a.C. a 497 a.C.) que contribuiu tanto para a geometria como para a difuso (uma parte da ptica). O fenmeno luminoso foi motivo de estudo de vrios curiosos, desde os tempos antigos os gregos j conheciam os fenmenos pticos, como reflexo e refrao, os romanos tambm j conheciam a ptica apesar desses povos no entenderem muito bem esses fenmenos. A refrao no vidro j era usada nos tempos medievais para corrigir problemas de viso. Que se tem notcia o primeiro a pensar no comportamento da luz foi o filsofo grego Aristteles (384-322 a.C) que determinava que a luz era uma onda (defendia a teoria ondulatria, propagao por meio de ondas) e que a velocidade da luz era infinita. Ao contrrio do filsofo grego Empclodes que acreditava que a luz era um feixe de luz contnuo e finito. Segundo os historiadores gregos, foi o matemtico e engenheiro grego Arquimedes (287 a.C a 212 a.C) que defendeu a cidade de Siracusa utilizando espelhos ardentes, ou seja, dispositivos capazes de criar incndios com concentrao de raios solares. O espelho esfrico foi estudado pelo matemtico grego Euclides (325 a.C a 265 a.C) em sua obra Catroptics, em 285 a. C, antes de Arquimedes. O nome de Euclides esta ligado com a geometria, quando postulou a propagao em linha reta dos raios de luz, ele permitiu que a ptica fosse uma simples diviso da geometria. Claudius Ptolomeu (85 a 165 d.C.) construiu uma tabela com os ngulos de incidncia e refrao, seu trabalho um dos poucos experimentos da poca, mas os ngulos encontrados por ele estavam apenas corretamente aproximados. A idia de que a luz se propaga por meio de linha reta tambm foi defendida pelo fsico e matemtico iraquiano Abu- Ali Al-Hasan Ibn Al-Haytham (Al-Hazen) (965 a1038). Ele que introduziu o termo raio de luz por ter provado diversos fenmenos pticos, melhorou as leis de reflexo e refrao desenvolvidas por Ptolomeu, corrigiu as tabelas de ngulos de incidncia e refrao tambm elaborada por Ptolomeu e introduziu que os ngulos de incidncia, reflexo e refrao esto no mesmo plano, o plano de incidncia. Em 1604, Kepler afirma sobre a intensidade que a luz decai com o inverso do quadrado da distncia ao centro luminoso e apresenta uma lei de refrao aprimorada em relao a idia de que o ngulo de incidncia proporcional ao ngulo de refrao (embora no seja aceita hoje), cita Andr Koch Torres Assis tradutor do Livro ptica de Isaac Newton.

Entre 1621 e 1625, Willebrord Snell (1591-1626) professor em Leyden descobre experimentalmente a lei correta da refrao, sendo considerado um dos momentos mais importantes da ptica. Foi Snell que abriu a s portas para a ptica aplicada contempornea. Em 1637 e 1638 Descartes publica o livro Discours de la Mthodei (Discurso do Mtodo) onde escreve sobre ptica e apresenta pela primeira vez a forma correta da lei da refrao em funo de seno (ele no cita o trabalho de Snell). Isaac Newton era apaixonado pela ptica, foi sobre ela que ele escreveu seu primeiro e seu ltimo livro (1704). Newton se inspirou nos trabalhos de Ren Descartes para desenvolver seu trabalho, embora mais tarde tivesse discordado de algumas de suas idias. 2. PRINCPIOS BSICOS A ptica geomtrica pode ser estudada atravs da Teoria Corpuscular defendida por Newton (onde a luz formada por corpsculos - partcula pequenssima dos corpos, tomo, molcula) ou pela Teoria Ondulatria onde Christiaan Huygens diz que a luz se propaga por meio de ondas. 2.1. Princpio de Huygens Numa onda, temos de examinar a propagao da fase da onda, que define suas cristas e vales. Uma frente de onda (3 dimenses uma superfcie) o lugar geomtrico de pontos que tm a mesma fase, por exemplo, pertencem todos na mesma crista de onda. (Nussenzveig, 1998 p.19) O matemtico, astrnomo e fsico holands Christiaan Huygens (1629-1695) publicou um trabalho Trait de la Lumire (Tratado da Luz) em 1690, escrito nove anos antes, onde pela primeira vez enunciou um princpio que ficou conhecido como Princpio de Huygens: Cada ponto de uma frente de onda primria constitui uma fonte para ondas esfricas secundrias, e a posio da frente de onda primria num instante posterior determinada pelo envolvente de todas estas ondas secundrias (Hechet, 2002) Essa afirmao pode ser visualizada na figura abaixo onde a onda de luz primria se desenvolve formando uma prxima onda, ou seja, uma onda secundria.

Figura 01 Princpio de Huygens. (Tipler,1995)

Huygens melhorou a proposta de Hooke da teoria ondulatria, s que seu princpio ainda precisava ser modificado, pois ainda no estava completo. No sculo XIX Fresnel alterou o Princpio de Huygens adicionando o processo de interferncia de ondas. Kirchhoff demonstrou que o Princpio de Huygens-Fresnel derivava diretamente da equao da onda, mostrando que esse princpio possui fundamentos matemticos. Posteriormente mostrou-se que as leis do eletromagnetismo de Maxwell levam equao de onda, chegando-se, dessa forma aos princpios fsicos fundamentais na explicao de fenmenos pticos. Atravs do Princpio de Huygens podemos afirmar, quando uma frente de onda se encontra com uma barreira, essa frente de onda forma outras ondas de formato circular como mostra a Figura 02.

Figura 02 - Gerao de ondas secundrias ao passar por uma fenda. (Nussenzveig, 1998)

2.2. Princpio de Fermat Hiro de Alexandria (150 a.C a 250 d.C) afirmou que a luz quando se propaga entre dois pontos A e B, escolhe o caminho mais curto. Essa observao ficou conhecida como princpio varicional. Esse princpio ficou esquecido por muitos anos at que o matemtico e cientista francs Pierre de Fermat (1601-1665) em 1657 reformulou esse princpio: A trajetria seguida por um raio luminoso entre dois pontos aquela que percorrida no menor intervalo de tempo possvel. Princpio do Tempo Mnimo (Hechet, 2002) Mas nem sempre o caminho que a luz percorre o mnimo, existem algumas excees que o percurso da luz pode ser o mximo. A forma mais completa do Princpio de Fermat : A trajetria da luz, ao passar de um ponto para outro, tal que o tempo do percurso estacionrio em relao a variaes na trajetria. (Tipler, 1995) O Princpio de Fermat pode ser descrito pela seguinte integral, que descreve o tempo que a luz descreve para percorrer um determinado caminho, est em funo do ndice de refrao:

t=

n ds = A c
B

ds estacionrio (mnimo) A v
B

Onde: s - caminho que passa de A at B c - velocidade da luz no vcuo (constante) ds - diferencial da funo comprimento de linha v - velocidade da luz no meio n - indice de refrao: relao entre a velocidade da luz no vcuo e no meio como veremos no item 2.5. t tempo A integral que descreve o Principio de Fermat desenvolvida pela definio de integral, a soma de todos os tempos que a luz demora para passar do ponto A at o ponto B (pois a velocidade pode ser diferente em cada espao do meio). Por exemplo, se o ar estiver mido a velocidade da luz pode ser diferente em cada espao do ar, assim alterando o tempo de seu percurso. Pode-se demonstrar a lei de Femat a partir do princpio de Huygens, justificando-a portanto, a partir de leis mais fundamentais. 2.3. ptica Geomtrica A ptica geomtrica considera a luz formada de raios de luz como cita Ramalho: raios de luz so linhas orientadas que representam graficamente a direo e o sentido de propagao da luz (Ramalho et al.1990). Depois perceberam que a luz se comporta ora por raios ora por ondas. O conjunto de raios de luz se denomina como um feixe de luz. Este pode ser convergente, divergente ou paralelo. A ptica geomtrica se apia em trs princpios: 1. Princpio da propagao retilnea da luz: Nos meios homogneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. 2. Princpio da reversibilidade dos raios de luz: A trajetria seguida pela luz independe do sentido de percurso. 3. Princpio da independncia dos raios de luz: quando raios se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se o outros no existisse. A ptica geomtrica muito til em situaes que o aspecto ondulatrio da luz no importante, sendo ela um caso particular do princpio de Huygens, quando a largura do feixe de luz muito maior que o comprimento da onda. 2.4. Reflexo Quando um feixe de luz se propaga e colide com uma barreira (um objeto qualquer), esse feixe desviado. A situao descreve a reflexo da luz como mostra a Figura 03. A reflexo acontece no limite de dois meios, por exemplo, ar-vidro, ar-gua entre outros.

O raio da luz quando atinge a superfcie forma um ngulo com a normal da superfcie esse ngulo se nomeia de ngulo de incidncia. Mas esse raio de luz tocando na superfcie ele volta para o 1 meio formando outro ngulo com a mesma normal que o ngulo de reflexo. Sendo i = r , ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo (Lei da Reflexo).

os ngulos Figura 03 - No meio 1 podemos observar o raio sendo refletido e formando com a normal n
de incidncia e reflexo, sendo 1 = 1 . E no meio 2 o raio refratado e o ngulo de refrao 2 em (Nussenzveig, 1998) relao a normal n
'

O primeiro a descrever a Lei da reflexo foi Euclides em seu Livro Catptrica, onde usou seu Elementos, livros que colocou todas as propriedades da geometria.

Figura 04 - Modelo Geomtrico de Huygens para demonstrao da igualdade entre ngulos incidentes e refletidos. (Mckelvey e Grotch, 1981)

Podemos deduzir geometricamente com facilidade a lei de reflexo atravs do Princpio de Huygens (como j vimos ele considera a luz como uma onda). De acordo com a Figura 04 podemos considerar o segmento AA como uma frente de onda, essa que percorre uma distncia at chegar a GG. Quando essa frente de onda toca no espelho, ela se reflete formando o

segmento AA, a seguir se converte no segmento BB acontecendo esse mesmo processo ad infinitum, ou seja, infinitamente. Percebemos que foram formados dois tringulos retngulos: APG e AQG, onde o ngulo o ngulo de incidncia e o ngulo de reflexo. A onda incidente viaja uma distncia PG e quando ela refletida atravs pelo espelho, so produzidas novas ondas que caminham uma distncia AQ essa que igual a PG. Sendo essas distncias iguais podemos afirmar que, no tringulo APG o sen = PG AG e no tringulo AQG o sen = AQ AG . Logo:
sen = sen

(2.4.1) (2.4.2)

Onde podemos certificar que:

Logo o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo.

Figura 05 - Modelo de Fermat (a) Rota possvel de raio de luz de A at B, (b) A trajetria do raio satisfazendo o Princpio de Tempo Mnimo de Fermat. (Mckelvey e Grotch, 1981)

Atravs da Figura 05 podemos observar que a luz no leva o percurso mnimo para chegar a determinado ponto e sim o tempo mnimo. Usando a frmula de velocidade:

v=

s , onde v: velocidade, s: espao percorrido e t: tempo. t

Conforme a Figura 05, temos que s = AP + PB e v = c (velocidade da luz), depois aplicando teorema de Pitgoras encontramos que AP = x 2 + h 2 e que PB= (d x) 2 + h'2 .
t= AP + PB = c x 2 + h 2 + ( d x ) 2 + h' 2 c

ou ct = x 2 + h 2 + (d x)2 + h'2

(2.4.3)

Calculamos a derivada da equao (2.4.3) e igualamos a zero, pois o tempo mnimo.

dt = dx

x x +h
2 2

dx ( d x ) 2 + h '2

=0

(2.4.4)

Ento:

x2 (d x) 2 = x 2 + h 2 ( d x ) 2 + h'2
Assim encontramos que:

ou x 2 (d x) 2 + x 2 h'2 = x 2 (d x) 2 + h 2 (d x) 2

(2.4.5)

dx x = h' h

(2.4.6)

Sendo que se olharmos para os tringulos da Figura 05, perceberemos que: x dx = tg e = tg ' h h'

(2.4.7)

Substitudo as expresses (2.4.7) na equao (2.4.6), Podemos concluir que o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo, igualmente ns havamos encontrado na expresso (2.4.2):

'=

(2.4.8)

Se a reflexo acontece em uma superfcie plana e lisa, a reflexo especular, na qual a igualdade acima se aplica. Ou pode ser reflexo difusa quando a reflexo ocorre em uma superfcie rugosa, sendo que os raios s voltam para o meio quando refletidos diversas vezes na superfcie, refletindo em ngulos diferentes do ngulo de incidncia. A reflexo especular e a reflexo difusa so os extremos da reflexo, a luz geralmente se reflete de forma intermediria. 2.5. Refrao Os raios de luz que atingem a superfcie no se refletem totalmente, uma parte refletida e a outra penetra no segundo meio. Esse processo chamado de refrao, conforme a Figura 03. Quando o raio refratado ele altera a direo e a velocidade da propagao do raio, isso caracterizado pelo ndice de refrao n, cada material possui um ndice de refrao diferente.
n= c v

(2.5.1)

n ndice de refrao c velocidade da luz no vcuo v velocidade da luz no meio.

A 1 lei da Refrao cita: que o ngulo incidente, o ngulo refratado e a normal esto no mesmo plano.

A 2 Lei da Refrao dada pela seguinte equao: ni sen i = nt sen t . Essa lei pode ser encontrada atravs do Princpio de Huygens-Fresnel ou Fermat. Demonstrao da 2 Lei da refrao pelo Princpio de Huygens retirada do livro Fsica para engenheiros e cientistas, de Tipler:

Figura 06 - Modelo geomtrico de Huygens para a demonstrao da Refrao (Tipler, 1995)

De acordo com a Figura 06 o segmento AP uma frente de onda que viaja no meio 1 e quando colide na barreira refratado no meio 2 que se transforma na frente de onda representada pelo segmento BB, que podemos observar os tringulos retngulos APB e ABB onde tem a hipotenusa como lado de ambos os tringulos, podemos afirmar que os ngulos seguintes so idnticos: 1 = 1 e 2 = 2 . Pelo seguinte motivo, vamos observar a figura abaixo:

Figura 07 - Tringulo construdo atravs do Software Cabri-Gomtre II

Ao alongarmos o segmento AP, ele se interceder com a normal, vamos chamar esse ponto da interseco de N. Como o segmento NB a normal, sendo perpendicular ao segmento AB, logo e N so temos que o tringulo ABN retngulo no vrtice B. Ento os ngulos A +N = 90 . Se traarmos a altura do tringulo ABN em relao ao complementares, ou seja, A lado NA, dividiremos esse tringulo em dois outros tringulos retngulos ABP e PBN. Se o complementar de A , no tringulo PBN o ngulo ser o complementar de B . Assim ngulo N podemos afirmar que 1 = 1 . Assim poderemos pelo mesmo processo afirmar a igualdade dos

2 = 2 pelo tringulo formado no meio 2, segundo a Figura 07.

Aplicando a relao matemtica de seno:


sen =

co h

(2.5.2)

Sendo: - um dos ngulos agudos do tringulo retngulo co - cateto oposto h - hipotenusa Usando a relao de seno da expresso matemtica (2.5.2) para o ngulo vt vt vt sen1 = 1 AB = 1 = 1 AB sen1 sen1 E fazemos o mesmo processo para o ngulo vt sen2 = 2 AB

1 , obtemos:
(2.5.3)

2 , encontramos:
AB = v2t vt = 2 sen2 sen 2
(2.5.4)

Sendo a hipotenusa pertencente a ambos os tringulos, conforme as expresses (2.5.3) e (2.5.4) podendo afirmar que:

sen 1 sen 2 = v1 v2

(2.5.5)

Usando a frmula (2.5.1) acharemos que: v1 = de Snell:

c c e v2 = , assim obtemos a Lei da Refrao n1 n2

n1 sen1 = n 2 sen 2

(2.5.6)

A lei da refrao, tambm conhecida como Lei de Snell, pois ele um filsofo natural foi o primeiro a apresent-la, esta encontrada atravs de experimentos em 1621. Alguns anos depois Ren Descartes tambm encontrou a mesma por clculos matemticos, independente do experimento de Snell. Depois Newton tambm conseguiu deduzi-la. Como nos mostra a Figura 08 possvel encontrar a mesma equao de Snell atravs do princpio de Fermat.

10

Figura 08 - Geometria para o clculo da deduo de Snell pelo Principio do Tempo Mnimo de Fermat. (Tipler, 1995)

Assim como fizemos no caso de reflexo, usando novamente a frmula da velocidade encontramos (s que nesse caso a velocidade dos meios diferente): L L L L nL n L (2.5.7) t= 1+ 2 = 1 + 2 = 1 1+ 2 2 c c v1 v 2 c c n1 n2 Aplicando o teorema de Pitgoras nos tringulos formados na Figura 08, achamos as expresses abaixo: 2 2 2 L1 = a 2 + x 2 e L2 (2.5.8) 2 = b + (d x) Como o tempo tem que ser o mnimo a derivadas tem que ser igualadas a zero. dt =0 dx Derivando a expresso (2.5.8), temos:
dL dL dt 1 = n1 1 + n2 2 dx c dx dx

(2.5.9)

Encontramos a seguinte equao:


n1

dL1 dL + n2 2 = 0 dx dx

(2.5.10)

Assim:
2 L1

dL dL1 x = 2 x ou 1 = dx dx L1

(2.5.11)

Logo podemos afirmar que:

11

dL1 = sen 1 dx

(2.5.12)

Substituindo as equaes, deparamos: dL2 dL dx 2 L2 2 = 2(d x )( 1) ou = = sen 2 dx dx L2 Devemos fazer o processo acima para a derivada de L1 e L2 , para se obter: n1 sen1 + n2 ( sen 2 ) = 0

(2.5.13)

(2.5.14)

Novamente mostramos a Lei de Snell j demonstrada pela equao (2.5.6), agora pelo princpio de Fermat: n1 sen1 = n2 sen 2 (2.5.15) Como vimos tem a reflexo especular, reflexo difusa e refrao, quando o raio de luz toca a fronteira entre os meios tambm ocorre outro fenmeno a absoro (o 2 meio absorve o raio, acontecendo o aquecimento). Esses fenmenos ocorrem simultaneamente, dependendo do meio algum(s) podem ocorrer de forma mais acentuada.
3. ESPELHOS

A reflexo especular predominante quando o meio 2 opaco e a superfcie de separao polida. Nessas condies a superfcie denominada de espelho ou superfcie refletora. os espelhos podem ser planos ou curvos (esfricos, parablicos, etc.)(Ramalho et al., 1990). Um espelho pode ser simplesmente um pedao de vidros ou uma superfcie metlica polida.
3.1. Espelhos Planos

Os espelhos planos so aqueles que no possuem nenhum ngulo de inclinao e todas as imagens produzidas por ele so iguais ao objeto. Vamos observar geometricamente na Figura 09, dos analisando os raios que se iniciam no ponto A e chegam aos pontos B e B: o ngulo D tringulos ADB e BDC reto e os ngulos ABD e DBC so congruentes pela Lei de Reflexo. Sendo o lado DB pertencente aos dois tringulos, conseqentemente os lados AD e DC tm a mesma medida. Podemos afirmar que o objeto e imagem esto a mesma distncia do espelho plano, de lados opostos e que ambos possuem a mesma dimenso.

12

Figura 09 - Imagem formada no espelho plano (Mundim, 2000)

3.2. Espelhos Esfricos

Um espelho esfrico uma calota esfrica onde uma de suas superfcies refletora, Figura 10. Ele pode ser cncavo quando a superfcie refletora a interna, ou convexo quando superfcie externa a refletora. Como afirma Ramalho em seu livro Quando um plano corta uma superfcie esfrica, dividem em duas partes denominadas calotas esfricas (Ramalho et al., 1990).

Figura 10 - Calota esfrica, espelhos cncavo e convexo. (Ferraz Netto)

Na figura 11 podemos observar os elementos do espelho esfrico: C - centro de curvatura (centro da esfera que foi retirado o espelho) V - vrtice do espelho Eixo principal do espelho - reta que passa por CV R - raio de curvatura do espelho (raio da esfera que originou o espelho) F - foco do espelho (se localiza no ponto mdio do raio)

13

Figura 11 - Elementos do espelho esfrico: a) cncavo; b) convexo. (Usp)

A formao de imagem no espelho esfrico depende da posio que o objeto esteja, se o objeto estiver entre centro de curvatura e foco, se estar sobre o centro entre outras posies, isso implicar que a nossa imagem estar do mesmo tamanho que o objeto, menor ou at mesmo invertida. O espelho esfrico uma aproximao do espelho parablico. No entanto: (...) o espelho esfrico no forma uma imagem perfeita de um objeto puntiforme P: raios incidentes com diferentes inclinaes cruzam o eixo em pontos Q diferentes aps a reflexo. Dizemos que h aberrao esfrica. (Nussenzveig, 1998 p.19) Mas, claro que a aberrao esfrica mais ou menos desprezvel somente quando apenas os raios para os quais o ngulo na Figura 12 pequeno puderem penetrar na superfcie refringente. No entanto, quando os raios para os quase este ngulo for grande puderem entrar, a aberrao esfrica se tornar grande o bastante para aviltar seriamente a nitidez da imagem formada. (Mckelvey e Grotch, 1981).

Figura 12: Geometria de refrao em uma superfcie refringente esfrica. (Mckelvey e Grotch, 1981)

Os elementos da Figura 12 so:

14

r raio de curvatura n e n ndices de refrao dos meios, n>n O posio do objeto O posio da imagem OQ raio incidente v e v velocidade da luz nos meios R centro da superfcie Q ponto onde acontece a refrao

Q aproximao do ponto Q, se a distncia for pequena RQ normal a superfcie esfrica h altura do vrtice at o ponto Q - ngulo de incidncia - ngulo de refrao

Se o for pequeno, fcil que os ngulos , , e devem ser ngulos pequenos. h (Mckelvey e Grotch, 1981). Os resultados sero bons se h < r, j que a tg = . Esse exemplo r no real, mas considerado o mais simples de compreender a formao de imagem e de entender a aberrao de um espelho esfrico por possuir uma geometria fcil de se entender.
3.3. Espelhos Parablicos

Dados um ponto F e uma reta d, pertencentes a um plano , com F d, seja p a distncia entre F e d. Parbola o conjunto dos pontos de que esto mesma distncia de F e de d. Parbola = {P PF = Pd}. (Iezzi, 1993) de acordo com a Figura 13.

Figura 13 - Definio de Parbola (Iezzi, 1993)

Sendo: F - foco d diretriz p parmetro V - vrtice Reta VF eixo de simetria

Pela definio temos: VF = VV PF = PP QF = QQ RF = RR SF = SS

Os espelhos parablicos so bastante usados na construo de telescpios, no objetivo de obter uma imagem perfeita, nos faris de carro. E tambm muito utilizado nas antenas parablicas para se ter uma boa transmisso de sinais, pois h a necessidade de.captar esses sinais e envi-los

15

sem a perda de sua intensidade, isso possvel quando a antena tem forma de uma parbola de revoluo, pois os sinais fracos que so captados de uma imensa rea, chegam a antena de maneira paralela e so concentrados no centro dessa para serem propagados de uma maneira que sejam amplificados. Quando esses sinais so refletidos em um ponto de uma superfcie, tudo se passa como se estivessem sendo refletidos em um plano tangente superfcie nesse ponto, de acordo com a famosa lei da Fsica: o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo. (Santos e Bonfim, 2005). Podemos demonstrar geometricamente a propriedade aonde todos os raios chegam paralelos a qualquer ponto da parbola se converge para o foco. Mas primeiro iremos mostrar que a reta t tangente parbola. Vamos considerar um ponto P qualquer da parbola com foco F, diretriz d e uma reta t que bissetriz do ngulo FPD, como nos mostra a Figura 14.

Figura 14: Geometria para provar a reta tangente t no ponto P da parbola (Santos e Bonfim, 2005).

Sendo PF=PD no tringulo PFD, a reta t alm de bissetriz tambm altura, mediana e mediatriz do lado FD. Pegaremos Q, um ponto qualquer da reta t, mas Q P. Se D uma projeo de Q sobre a diretriz d, poderemos afirmar que: QF=QD > QD. Logo Q um ponto exterior parbola. Assim P pertence a t e a parbola, so exteriores todos os outros pontos pertencentes a reta t. Ento afirmamos que a reta t tangente a parbola no ponto P. Observe a Figura 15, se prolongarmos o segmento DP, encontraremos a semi-reta PY. Sabemos que a tangente no ponto P bissetriz do ngulo FPD, ento PY e PF fazem ngulos congruentes com a tangente. Assim todo sinal recebido na direo do eixo da parbola se converge para o foco depois da reflexo.

16

Figura 15: Com a lei da reflexo que ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo, possvel mostrar uma propriedade importante da parbola. (Santos e Bonfim, 2005)

O nico espelho capaz de refletir raios paralelos e concentr-los em um nico ponto aquele de formato parablico. Esse ponto de concentrao de raios vai ser o foco da parbola, onde as retas paralelas ao seu eixo de simetria vo passar pelo foco ou aqueles que chegarem ao seu foco vo se dirigir de modo paralelo ao eixo de simetria.
4. LENTES

As primeiras lentes foram construdas na antiguidade, quando o homem comeou a trabalhar com o vidro. Diferente dos espelhos, a lente uma pea onde ambas as superfcies so refletoras. De acordo com a Figura 16 temos seis tipos de lente.

Figura 16 - Tipos de lentes (a) Biconvexa, (b) Plano-convexa, (c) Cncavo-convexa, (d) Bicncava, (e) Plano-cncava, (f) Convexo-cncava. (Nussenzveig, 1998)

As lentes convergentes ou positivas so mais espessas no centro e diminui o raio de curvatura das ondas incidentes. E as lentes divergentes ou negativas seu centro mais fino e aumentam o raio de curvatura dos raios facilitando a divergncia. As imagens formadas pelas lentes acontecem por meio de refrao nas superfcies, superfcies que geralmente so esfricas. Apesar de que as aplicaes especiais so usadas s lentes anesfricas (no-esfricas), conforme Mckelvey e Grotch (1981). O motivo pelo qual as lentes esfricas so mais usadas devido ao seu baixo custo de fabricao, as aberraes produzidas por elas podem ser reduzidas ou at mesmo eliminadas dependendo da combinao de lentes esfricas e formam imagens adequadas

17

Lentes que nem so planas e nem esfricas, podem ser denominadas como asfricas, as imagens produzidas por elas so de alta qualidade e de fcil compreenso, mas sua desvantagem que elas so difceis de fabricar com a preciso necessria. Por isso o uso maior das lentes esfricas, apesar de que as lentes asfricas so produzidas conforme a necessidade de perfeio de imagens. A primeira lente asfrica produzida em grande quantidade aconteceu no ano de 1982 para serem colocadas em mquinas fotogrficas da Kodak, descreve Hecht (2002). O autor Hecht tambm cita que com os equipamentos mais recentes controlados por computadores pode se fabricar lentes asfricas com aberraes relativas. Essas lentes podem ser encontradas feitas de vidro ou plstico, em diversos instrumentos telescpios, mquinas fotogrficas, projetores e em sistemas de reconhecimento.
5. CONSIDERAES FINAIS

Nesse trabalho observamos que a geometria uma pea fundamental para a demonstrao dos fenmenos pticos, ou seja, a matemtica tem que andar ao lado da fsica para haver um crescimento da comprovao de acontecimentos fsicos que ocorrem em nosso redor. A ptica geomtrica ao tratar de raios que se propaga em linha e desviam-se por ngulos bem definidos, representa um campo em que as leis da geometria podem ser aplicadas diretamente, levando as muitas concluses fsicas importantes. O princpio de Fermat requer a aplicao conjunta de conceitos de geometria e clculo e o princpio de Huygens precisa de observaes baseados em conceitos geomtricos para ser demonstrado. Apesar de ter mostrado a representao geomtrica e a demonstrao das leis de reflexo e de refrao, possvel tambm comprovar atravs dos conceitos geomtricos a formao de imagens nos diferentes tipos de espelhos (planos, esfricos, parablicos, hiperblicos, elpticos, etc) ou lentes, mas esse artigo muito limitado para a comprovao de todos esses fatos. Espero fazer uma continuao desse assunto visando a matemtica como uma indispensvel ferramenta de comprovao. Ento podemos perceber que h a necessidade de conhecer os fundamentos geomtricos e representar geometricamente os conceitos fsicos para que sejam confirmados esses fenmenos.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARTHEM, Ricardo. Temas Atuais de Fsica: A luz. 1 ed. So Paulo: Editora Livraria da Fsica Sociedade Brasileira de Fsica, 2005. 114p. BASSALO, Jos Maria Filardo. A Crnica da tica Clssica. Disponvel em <http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/033/artpdf/a3.pdf>. Acesso em: 05 de set. 2006. ESPELHOS Planos. In: WIKIPDIA: a enciclopdia livre. Wikimedia, 2006. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Espelhos_planos>. Acesso em: 13 nov. 2006 FERRAZ NETTO, Luiz. ptica Geomtrica: Parte 3 - Espelhos Esfricos. Disponvel em <http://www.feiradeciencias.com.br/sala09/09_OG03.asp>. Acesso em: 13 de nov. 2006.

18

HECHT, Eugene. ptica. 2. ed Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2002. 790 p IEZZI, Gelson. Fundamentos da Matemtica Elementar 7. 4 ed. So Paulo: Atual Editora, 1993. 7 v. MCKELVEY, John P; GROTCH, Howard. Fsica. 1 ed. So Paulo: Harper e Row do Brasil, 1981. 4 v. MUNDIM, Kleber C. Aula 13. Disponvel em <http://www.unb.br/iq/kleber/EaD/Fisica-4/Aulas/Aula-13/aula13.html> . Acesso em: 13 de nov. 2006 NEWTON, Isaac; ASSIS, Andr Koch Torres (Trad.). ptica. So Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de So Paulo, 1996. 293 p. NUSSENZVEIG, H. Moyss. Curso de Fsica Bsica 4. 1 ed. So Paulo: Editora Edgard Blcher, 1998. 4v RAMALHO JNIOR, Francisco; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antonio de Toledo. Os Fundamentos da Fsica. 5. ed. So Paulo: Moderna, 1991. v Reflexo em espelhos esfricos: Fundamentos Tericos. Disponvel em: <http://educar.sc.usp.br/otica/esferico.htm>. Acesso em: 24 de out. 2006. TIPLER, Paul Allen. Fsica para cientistas e engenheiros. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. 4 v. SANTOS, Patrcia Borges dos; BONFIM, Lcia Resende Pereira. Estudo sobre as Propriedades Geomtricas das Cnicas e suas Aplicaes. Abril de 2005. Nmero 14. Uberlndia: 2005. Disponvel em: < http://www.famat.ufu.br/revista/revistaabril2005/artigos/ArtigoPatriciaLucia.pdf>. Acesso em: 11 de out. 2006. Aline Cristyna Santos Gonzaga (alinecristyna@gmail.com) Curso de Matemtica, Universidade Catlica de Braslia. EPCT QS 07 Lote 01 guas Claras Taguatinga CEP: 72966-700

19

Vous aimerez peut-être aussi