Vous êtes sur la page 1sur 2

FoTogrAfia

O Buraco do Diafragma
por Armando Vernaglia Junior

Muitas vezes leio em revistas especializadas em fotografia, a afirmao de que ao utilizarmos pequenas aberturas de diafragma (f16, f22, f32 etc.) teremos imagens mais ntidas, e sempre que leio isso penso no quo desinformados ficam os leitores. Conceitos so misturados e quem sofre o fotgrafo iniciante, que ficar decepcionado com a qualidade de suas fotos. Vamos separar trs conceitos: nitidez, definio e profundidade de campo. Para o primeiro, podemos buscar no dicionrio, onde consta que ntido algo claro, lmpido, em que h clareza e inteligibilidade. Para definio, um dos significados encontrados no dicionrio aurlio : qualidade duma viso ou fotografia em que os detalhes so ntidos e os contrastes marcados. Juntando os conceitos de nitidez e definio, temos que uma foto cujo motivo fotografado est facilmente identificado, bem delineado, com qualidade de imagem e contraste pode ser chamada de uma foto ntida e bem definida. Em profundidade de campo, o dicionrio no ir ajudar, mas pode-se dizer que o termo referese a reas, frente e atrs do motivo fotografado, que apresentam foco aceitvel, quanto mais extensa a rea aparentemente focada maior a profundidade de campo, quanto mais estreita, ento menor a profundidade de campo. Esta uma propriedade fsica da fotografia decorrente do diafragma, quanto maior for a abertura do diafragma (f4, f2.8, f2.0 etc.), ou seja, um maior espao por onde passa luz, menor a profundidade de campo (rea focada curta), e quanto menor for a abertura do diafragma (f16, f22, f32) maior a profundidade de campo (rea focada ampla). E aqui est o ponto crucial. Os conceitos de nitidez e/ou definio no se confundem com o de profundidade de campo, ao contrrio, quanto maior a profundidade de campo, obtida atravs de um diafragma muito fechado, pior ser a nitidez e a definio. Para quem est acostumado a ouvir a mesma ladainha de fechar o diafragma sempre, isso pode parecer estranho, mas um fato comprovado at pelos fabricantes de lentes. Isso se deve a um fenmeno fsico chamado difrao da luz, esse fenmeno nada mais do que um desvio na trajetria dos raios de luz ao passar por um orifcio muito pequeno, como o diafragma quando este est muito fechado. Os raios que atravessam muito prximos borda do diafragma sofrem a difrao (o desvio) e iro parar no filme ou sensor digital de forma desordenada, causando uma perda na qualidade da imagem, embora a profundidade de campo aumente, a nitidez cai. Por outro lado, tambm por motivos fsicos, as objetivas tambm perdem qualidade em suas aberturas mximas (as de menor profundidade de campo). O que fazer ento? Se fechamos o diafragma perdemos qualidade, se abrimos perdemos qualidade e tambm profundidade de campo, qual a soluo?

A resposta para isso est no fato de que cada objetiva apresenta um ponto ideal para seu desempenho, em geral, este ponto est entre 2 pontos mais fechado que a abertura mxima e 2 pontos mais aberto que a mnima. Vamos exemplificar: Numa lente cuja abertura mxima f2.8 e a mnima f32 teremos a seguinte escala de aberturas, considerando apenas os pontos de luz cheios e no os meios pontos e teros de ponto: f2.8, f4.0, f5.6, f8.0, f11, f16, f22 e f32. Ignorando os dois pontos mais abertos e os dois mais fechados, teremos que o desempenho ideal dessa lente estar entre f5.6 e f16, especialmente as aberturas centrais, f8,0 e f11. Logicamente isso no invalida a existncia de lentes com grande aberturas (as famosas e caras lentes com aberturas iguais ou maiores que f2.8) e nem as aberturas pequenas, como f32, apenas indica que o melhor desempenho optico da objetiva ser nas aberturas intermedirias. Em lugares com pouca luz, como fotografia noturna e em ambientes fechados como ginsios de esporte, shows musicais e teatro por exemplo, tornam necessrias as lentes claras de grande abertura, pois sem ela a fotografia seria impossvel, mesmo que em detrimento de qualidade e profundidade de campo, assim como em algumas reas da fotografia, como a macro por exemplo, freqentemente temos que utilizar aberturas pequenas como f32 ou at f45 para conseguir obter a imagem desejada, mesmo que isso acarrete uma perda de qualidade. bom dizer que essa perda de nitidez com aberturas pequenas ocorre mais nas bordas da imagem que em seu centro, assim sendo, podemos utilizar pequenas aberturas para obter melhor profundidade tendo mnimas perdas de qualidade visvel posicionando o objeto fotografado mais prximo do meio da rea da foto e no nas bordas. O importante saber quando e como utilizar cada uma das aberturas presentes escala de aberturas do diafragma de sua lente, conseguindo desta forma tirar proveito dos benefcios e tambm dos pontos fracos de seu equipamento.

Armando Vernaglia Junior fotgrafo profissional, atua na rea de fotografia publicitria e de natureza, e vez por outra tenta entender fsica... raramente com sucesso.

Vous aimerez peut-être aussi