Vous êtes sur la page 1sur 18

CORPO, ALMA E PAIXES Professora Claudia Murta

INTRODUO A humanizao de corpo e alma Em sua obra Discurso do Mtodo, Ren Descartes opera a separao das substncias. O procedimento visava elaborar um mtodo de pesquisa a partir do qual construiria suas investigaes acerca do conhecimento. Quando formula seu pensamento, Descartes inicialmente coloca de lado as questes que lhe possam gerar dvidas, a fim de se fundar em uma certeza. Do mesmo modo procedeu em relao ao homem. Concluiu que a garantia de sua existncia era o fato de pensar todas essas coisas. Dessa forma, a alma era uma certeza, pois poderia ser enunciada com segurana; o corpo, por sua vez, apresentava-se permeado por incertezas. Segundo Descartes, a alma, pela qual sou o que sou, inteiramente distinta do corpo e, mesmo, que mais fcil de conhecer do que ele (Descartes, 1996:92). Nesse sentido, a metafsica cartesiana se debrua nas questes da alma, dando-lhe destaque. Mas seria o ser humano cartesiano reduzido subjetividade? A separao psicofsica, no pensamento cartesiano definitivamente no se caracteriza pela negao da dimenso corporal. O homem s pode ser concebido como um composto de corpo e alma, como esboa em Meditaes Metafsicas. Na meditao segunda, questiona: Mas o que sou eu, portanto? Uma coisa que pensa. Que uma coisa que pensa? uma coisa que duvida, que concebe, que afirma, que nega, que quer, que no quer, que imagina tambm e que sente (Descartes, 1996:92).
1

No final de sua vida, Descartes escreve um tratado que vem amarrar de vez a coexistncia das substncias res cogitans e da res extensa. O filsofo traz, na obra As Paixes da Alma, a concepo de paixes como via de unio de corpo e alma. Na perspectiva da referida obra, pode-se afirmar que a paixo o ponto de interseco entre alma e corpo, uma vez que constitui o produto resultante da interao entre as duas substncias componentes do homem:
No notamos que haja algum sujeito que atue mais imediatamente contra nossa alma do que o corpo ao qual est unida, e que, por conseguinte, devemos pensar que aquilo que nela uma paixo comumente nele uma ao. (Descartes, 1996:134)

Posteriormente, ao discorrer sobre as funes que, pelas paixes, so desempenhadas, Ren Descartes reafirma sua tese inicial, acima apresentada. Para isso, tenta tornar evidente que a paixo tem como sua principal consequncia o trabalho de induzir a alma, de incitar o direcionamento de sua ateno, voltando-a para os efeitos causados pelos afetos no corpo:
o principal efeito de todas as paixes nos homens que incitam e dispem a sua alma a querer coisas para as quais elas lhes preparam os corpos; de sorte que o sentimento de medo incita a fugir, o da audcia a querer combater e assim por diante. (Descartes, 1996:155)

Esta uma ateno que no fica restrita mera percepo: a alma de fato com-padece. Percebe-se, portanto, que a paixo no somente uma funo volitiva da alma, mas possui sua gnese na interconexo existente entre esta e o corpo. Em outras palavras, a paixo uma caracterstica particular do homem cartesiano, uma vez que este s pode ser concebido como um composto corpo-alma. A concepo de sujeito delineada por Descartes elucida um homem que est inserido no mundo e que duplo, agente e paciente das relaes com o meio. O indivduo somente pensa a partir dessa
2

interao, visto que percebe e sofre influncias de suas percepes. Buscando definir as paixes, Descartes assim se manifesta:
parece-me que podemos em geral defini-las [as paixes] por percepes, ou sentimentos, ou emoes da alma, que referimos particularmente a ela, e que so causadas, mantidas e fortalecidas por algum movimento dos espritos. (Descartes, 1996:147)

Nem pura extenso, nem pura conscincia; as percepes da alma permitem a unio das substncias.

As paixes, sentimentos ou afetos formam, na teoria cartesiana, o elo que permite a unio das duas substncias distintas: corpo e alma.

DESENVOLVIMENTO

Corpo e Alma Descartes inicia seu tratado As paixes da Alma, no Artigo 1, com a afirmao de que
no h nada que mostre melhor o quanto so defeituosas as cincias que recebemos dos Antigos do que o que eles escreveram sobre as paixes. (...) por isso que aqui serei obrigado a escrever da mesma forma que se estivesse tratando de uma matria que nunca algum antes de mim houvesse abordado (DESCARTES, (2005[1649]), p. 27).

Esse carter inaugural da proposio cartesiana das paixes recebe inmeros comentrios, dentre os quais o de Denis Kambouchner, em seu livro O homem das paixes. Para ele, a grande novidade cartesiana no tratamento das paixes consiste em consider-las a partir da
3

distino substancial entre corpo e alma. originalidade cartesiana segue a problemtica do tratamento das paixes em relao distino e unio de corpo e alma. Quando apresenta As paixes da alma, Descartes assegura que no existe melhor caminho para chegar ao conhecimento de nossas paixes do que examinar a diferena que h entre a alma e o corpo, a fim de saber a qual dos dois se deve atribuir cada uma das funes existentes em ns(DESCARTES, 1979a). Em suas Meditaes Metafsicas, ele deixa claro que corpo e alma so essencialmente distintos, embora, quando esto de fato unidos, continuem irredutveis em suas naturezas distintas. Nesse caso, para Descartes, a natureza humana composta de duas naturezas distintas: a natureza da alma e a natureza do corpo. Assim, mesmo que as paixes surjam da unio entre a alma e o corpo, deve-se pensar seus efeitos tendo sempre em vista que se trata da unio de duas naturezas distintas.

Substncia Corpo

Substncia Alma

Paixes Substncia Corpo U Substncia Alma

Qual a concepo cartesiana de corpo e alma?

A fisiologia mecanicista Na primeira parte do Tratado, Descartes apresenta o estudo das paixes a partir da fisiologia, mas deixando clara a diferena entre as
4

paixes da alma e as paixes do corpo. Sua proposta no de trabalhar com as paixes do corpo, mas sim, como aponta o ttulo do Tratado, com As Paixes da Alma. Assim, as paixes do corpo ficam restritas ao campo da fisiologia e as paixes da alma se estendem ao campo do pensamento. Que as paixes so, para Descartes, pensamentos, no h dvida, pois elas so da alma. Contudo, as paixes so pensamentos que indicam a unio ntima entre corpo e alma. Tendo em vista a incerteza da elaborao do conhecimento no campo das paixes, Descartes prope examin-las a partir da distino entre aquilo que na paixo da ordem do corpo e aquilo que na paixo da ordem da alma. A paixo tudo o que, na alma, tem a prpria alma como causa e o corpo como referncia, ou seja, s a alma pode sentir; segundo Descartes, o principal efeito de todas as paixes nos homens que incitam e dispem a sua alma a querer coisas para as quais elas lhes preparam os corpos (DESCARTES, (2005[1649]), p. 56). Nessa definio, a paixo aparece como ndice da unio ntima entre a alma e o corpo na medida em que a alma pode vir a querer o que cada corpo foi preparado pelas prprias paixes para oferecer. A concepo cartesiana de organismo inscreve-se no quadro da filosofia mecanicista, que tem como postulado fundamental a interpretao da natureza em termos de matria e movimento. Nesse sentido, Descartes rompe com a tradio aristotlica. Ele no mais considera as capacidades da alma vegetativa, sensitiva, de pensamento e de movimento como responsveis por toda a ordenao e atividade da vida. No seu entender, a base de todas as funes do corpo est na disposio dos rgos, da matria. Ele se prope a descrever as menores partes; descrio que se voltar para os movimentos que delas dependem. Assim, as explicaes cartesianas sobre as funes do organismo tomam por base a fsica como forma de eliminar da fisiologia todo
5

recurso a propriedades e qualidades ocultas. Nos textos que se voltam para o estudo dos seres vivos, as partculas nomeadas espritos animais esto na base de todo o processo de locomoo e de percepo do homem: elas so produzidas no crebro e da vo para os nervos, possibilitando tanto a locomoo como a sensao. Se a fsica deve ser pensada de outra maneira que no a veiculada pela escolstica, a fisiologia tambm deve seguir o mesmo caminho. Afinal, os corpos, a includos os seres vivos, passam a receber uma explicao que recusa qualquer interveno de fora interna ou externa. Tudo se reduz a partculas em movimento, quantitativamente diferentes, que se chocam e esto na base do funcionamento do organismo.

A concepo cartesiana de corpo segue a fsica de seu tempo: o universo mecnico. - Como Descartes compreende as paixes? - Qual a diferena entre paixes do corpo e paixes da alma? - De que forma Descartes rompe com a tradio aristotlica? - Qual a novidade na abordagem cartesiana de corpo e alma? - O que so os espritos animais?

A natureza composta do ser humano


6

Descartes no deixa de considerar a natureza composta do homem. Na Meditao sexta, ao recuperar o valor das informaes provenientes das sensaes, Descartes no mais indica, mas passa a trabalhar com a noo de unio substancial entre o corpo e a alma. Essa recuperao construda a partir da considerao de graus de certeza dos sentidos. A Meditao sexta desenvolve, em sua maior parte, questes concernentes s sensaes, na abordagem da unio entre corpo e alma. As sensaes vinculadas a uma patologia aparecem como exemplos mais apropriados no tratamento da natureza humana: sentimento de dor, iluso dos amputados, hidropisia. Cada um desses exemplos remete natureza composta do homem, indicando que ela pode tanto nos informar de forma adequada nossa conservao como pode nos enganar. As sensaes so tomadas como constataes da unio: elas servem como provas no decorrer dessa Meditao. O mecanicismo encontra os seus limites a partir da referncia unio entre corpo e alma. Nesse ambiente de interao, o esquema mecnico ser enriquecido pela considerao das idias fornecidas alma pelas sensaes. A Meditao sexta afirma que as impresses sensoriais concentram-se em um ponto do crebro. Ora, As paixes da Alma mostraro que nesse ponto que a alma exerce suas funes. Apesar de estar unida a todo o corpo, a alma se encontra mais intimamente ligada a ele por meio de um ponto em particular: a glndula pineal. A unificao das impresses sensoriais que se d nessa glndula atua sobre a alma. A impresso da figura est na base de nossos sentimentos, que tambm so explicados por meio de movimentos dos espritos animais. Assim, os sentimentos esto relacionados a fluxo de lquidos e espritos animais, que provocam alteraes fisiolgicas. Descartes considera o caminho que vai do corpo alma ao examinar, por exemplo, a possibilidade de a tristeza originar-se de um mal-estar. Alm desse caminho, considera ainda a possibilidade inversa, ou seja, quando a tristeza provoca distrbios orgnicos. Enfim, para ele um
7

desajuste no corpo humano deve considerar no apenas o ponto de vista de seu mecanismo, mas tambm o fato de que est ligado a uma alma.

Limites do mecanicismo cartesiano: O ser humano composto de corpo e alma; Nem pura fisiologia; Nem pura subjetividade.

A moral das paixes Carole Talon-Hugon, em seu livro As paixes sonhadas pela razo, questiona se Descartes realmente alcana seu intento de propor uma maneira diferenciada de abordagem das paixes. Para essa autora, Descartes questiona e rompe com a doxa em curso, contudo essa doxa constituda por uma rede complexa de heranas, e isso no significa que ele no tenha absorvido nada das doutrinas do passado; ele absorve, mas transforma essas heranas, de tal modo que elas se tornam irreconhecveis. Alm disso, para essa autora, na terceira parte do Tratado das Paixes, Descartes retoma a moralidade antiga, e o discurso fisiologista apresentado na primeira parte do Tratado no se sustenta sem uma teorizao moral.

O discurso cartesiano sobre as paixes no se concentra na fisiologia mecanicista; sustenta-se em uma moral provisria. Os comentadores citados so unnimes em afirmar que, mesmo tentando se distanciar de um discurso moral sobre as paixes, Descartes no conseguiu o seu intento; e, nesse sentido, tambm no conseguiu levar avante a proposta de apresentar as paixes no campo exclusivo da fisiologia. Assim, para esses comentadores, o Tratado das Paixes estaria inserido no campo de um tratamento moral sobre o tema das paixes. Como afirma Guroult, esse o drama da moral cartesiana, uma doutrina provisria que se anuncia definitiva, mas que se acreditava dever ser provisria (GUEROULT, 1968, t II, p. 239). Segundo essa anlise, a moral provisria, anunciada no Discurso do Mtodo, torna-se mais e mais definitiva desde o Tratado das Paixes. No contexto em que se aponta para o tratamento moral oferecido por Descartes ao tema das paixes, uma implicao possvel para o tratamento das paixes um afastamento das respostas mecanicistas do campo das relaes entre corpo e alma. Sendo o Tratado um texto tardio dentro da obra cartesiana, a causa de sua elaborao muito relevante para o entendimento desse texto como um discurso moral. Uma reflexo sobre a emergncia da questo das paixes na correspondncia de Descartes com a Princesa Elisabeth (1643-1649) se apresenta como uma chave de leitura desse processo.

A tristeza da Princesa Elisabeth As Paixes da Alma o ltimo texto publicado por Descartes em 1649 e foi escrito na tentativa de responder s questes da Princesa Elisabeth. Em meio s suas correspondncias, Descartes escreve, em carta datada de 18 de maio de 1645, que a causa dos problemas de
9

sade da princesa est na alma e que a causa mais comum da febre lenta [que lhe aflige] a tristeza. Aps esse diagnstico, Descartes se dispe a trat-la como um mdico de almas. Carole Talon-Hugon explicita que Descartes no se prope a tratar da tristeza como fariam o mdico ou o psiclogo, mas sua proposta de tratar a tristeza (TALON-HUGON, 2002, p.91) elaborando um Tratado das Paixes. Para essa comentadora, Descartes aborda o tema das paixes suscitado pela tristeza da Princesa sob um ngulo exclusivamente moral. Descartes indica Princesa que pela fora da virtude que ela deve tornar a alma contente e, desse modo, ele recorre tica estica, sugerindo princesa a leitura do livro de Sneca, De Beata Vita. A proposta da moral estica de dominar as paixes ou mesmo erradicar as paixes. Nessa perspectiva, as paixes so erros de julgamentos ligados a uma tenso insuficiente da alma. Assim, Descartes tenta integrar a moral estica para tratar a tristeza, paixo qual a princesa encontra-se submetida. Em carta de 04 de agosto de 1645, ele escreve que a maior felicidade do homem depende do uso reto da razo. De acordo com o comentrio de Mme. Rodis-Lewis sobre A moral de Descartes, a moral mais perfeita, enquanto ela pressupe o saber acabado, pode ser apenas um ideal [por isso Descartes prescreve uma moral provisria]; e os conselhos prticos oferecidos Elisabeth, aplicveis no imediato, guardam certos elementos caractersticos dessa moral imperfeita que podemos seguir apenas por proviso enquanto no sabemos nada de melhor (RODIS-LEWIS, p.119). Para Descartes, o uso reto da razo no significa, como para Sneca, eliminar as paixes, mas, sim, bem utiliz-las. Nesse sentido, como comenta Mme. Rodis-Lewis, a felicidade a ser atingida, para Descartes, se estabelece no contentamento humano do bom uso das paixes. Contudo, diante dos reveses dos acontecimentos reais, tornar a alma contente no se faz to facilmente assim. Por mais que tentasse se
10

livrar da tristeza a partir da moral estica, que repousa sobre a afirmao da liberdade da vontade, a Princesa no obteve sucesso. Nesse contexto, Descartes percebe que a fora da alma, por si s, no basta para dominar as paixes. Desse modo, a questo para a qual ele se sente obrigado a procurar uma resposta a de saber como possvel, se no vencer as paixes, pelo menos no sofrer com elas.

A moral provisria A causa da dificuldade ou mesmo impossibilidade de a razo conseguir o domnio sobre as paixes est na definio das paixes como elemento que permite a unio do corpo e da alma. Por mais que as paixes sejam da alma, elas esto intimamente ligadas ao corpo e, por esse mesmo motivo, o controle das paixes no da ordem da vontade. A alma no tem acesso direto ao corpo, nem pode excitar diretamente as paixes. Tendo em vista a aliana de corpo e alma presente nas paixes e, uma vez que a alma de natureza distinta do corpo, o objetivo de tentar atingir diretamente a paixo pela vontade no vivel. A vontade pode at atingir o corpo, no caso, por exemplo, da clera, pela vontade de controlar a mo para que essa no responda ao estmulo de bater, contudo a vontade nada pode contra a paixo que acompanhada pela emoo que a fortalece. De acordo com Descartes, de todas as espcies de pensamentos que ela [a alma] pode ter, no h outros que a agitem e a abalem to fortemente como essas paixes (DESCARTES, (2005[1649]), p. 48). Destacamos nesse trecho o fato de Descartes considerar as paixes como pensamentos. As paixes so pensamentos por serem da alma, tendo em vista que, para Descartes, nada decorrente da alma seno pensamentos. O fato de as paixes da alma serem apresentadas como pensamentos dificulta o entendimento da unio corpo e alma que ela
11

representa. Segundo Denis Kambouchner, em seu livro O homem das paixes:


A unio cartesiana, que no poderia ser propriamente acidental, e deve, ao contrrio, ser dita verdadeiramente substancial, no se trata, nem de uma perfeita unidade, nas condies da qual a distino real perder todo sentido, nem a uma simples reunio, mesmo que fosse das mais sofisticadas em seu regime. (...) Deixando alma, de um lado, e ao corpo, de outro lado, certa independncia recproca, a unio cartesiana deve consistir em um jogo de interaes, atitudes imediatas e em princpio presentes, cujo efeito ser essa presena to imediata da alma no corpo, e do corpo na alma, pela qual Descartes fala de mistura (permixtio). De todo modo, essas interaes sobre as quais repousam toda experincia de unio devem a cada vez se efetuar segundo um processo. Da a insistente questo: como seu princpio pode ser concebido? Como poderemos explicar que a alma, coisa incorporal e inextensa, possa causar no corpo certos movimentos, e que o corpo, que apenas uma organizao (mquina) de partes mveis e figuradas, possa por alguns de seus movimentos excitar na alma pensamentos percepes, sentimentos ou emoes? (pp. 34-35)

As questes de Kambouchner so de valor inestimvel para o tratamento do tema da unio de corpo e alma no pensamento de Descartes. Como possvel abordar a influncia da alma sobre o corpo, ou mesmo, do corpo sobre a alma? Onde se encontram os elementos de interao? Como se d essa unio?

-Como se d a unio de corpo e alma promovida pela paixo? - Por que no conseguimos dominar as paixes?

12

A paixo como percepo Essa forma de pensamento, que a paixo, indica a unio ntima entre corpo e alma. Desse modo, um pensamento livre como a vontade no excita diretamente uma paixo, pois um pensamento livre no afeta um corpo. A paixo, no sentido estrito, apresentada por Descartes como um sentimento que surge de uma reao corporal causada pela percepo de algo. A percepo o elemento instaurador de uma paixo. Do artigo 17 ao artigo 26 de seu texto, antes de apresentar a definio de As Paixes da Alma, Descartes estabelece as espcies de percepes que se encontram em ns (art. 17), percepes estas que so as paixes. Seguindo a concepo cartesiana, no existe possibilidade de haver uma paixo sem percepo. Paixes, nesse sentido, so percepes. Para Descartes, as Paixes, alm de percepes, so pensamentos: fcil compreender que nada resta em ns que devssemos atribuir nossa alma a no ser nossos pensamentos, os quais so principalmente de dois gneros, a saber: uns so as aes da alma, os outros so suas paixes (art. 17). As paixes so pensamentos que testemunham a unio ntima entre corpo e alma pelo fato de serem percepes. O pensamento, quando no uma paixo , uma vontade ou ao da alma. Uma vontade pode ser uma ao que comea na alma e termina na alma, como pode ser, tambm, uma ao que comea na alma e termina no corpo. Uma ao do primeiro tipo um pensamento puro, j uma ao do segundo tipo , por exemplo, uma vontade de caminhar e a sua ao efetiva.
13

A paixo como pensamento

No sentido geral, uma paixo uma percepo que, por sua vez, pode ser causada pela alma, tal como na percepo dos objetos inteligveis, como tambm, nesse sentido geral, a paixo pode ser uma percepo causada pelo corpo. Quando essa percepo causada pelo corpo tem sua origem no curso habitual e fortuito dos espritos animais que, na linguagem cartesiana, seriam equivalentes aos nossos atuais neuromediadores, essa percepo, seja relacionada com os objetos externos, seja relacionada com o corpo, , segundo Descartes, sempre sonho ou devaneio. De outro modo, quando essa percepo causada pelo corpo tem sua origem na ao dos nervos, seja relacionada com
14

objetos externos, tais como a luz de uma tocha, ou com o corpo, tal como a dor, uma sensao.

Para Descartes, uma paixo no sentido estrito uma percepo causada pelo corpo por meio de uma agitao particular dos espritos animais, mas que se relaciona apenas com a alma, manifestando -se como sentimentos de medo e clera, entre outros, que so as paixes abordadas no tratado. Tendo explicitado as diferenas entre paixes em geral e no sentido estrito, Descartes pode oferecer a definio geral das paixes da alma como: percepes, ou sentimentos, ou emoes da alma, que relacionamos especificamente com ela e que so causadas, alimentadas e fortalecidas por algum movimento dos espritos (art. 27). A verdadeira unio de corpo e alma se manifesta nas paixes que dependem de algum movimento particular dos espritos. Os espritos animais so, na teoria cartesiana, os elementos materiais, cuja movimentao permite alma sentir a paixo. Segundo Descartes,
h uma razo particular que impede a alma de poder alterar ou estancar rapidamente suas paixes, a qual me deu motivo de por mais acima, em sua definio, que elas no so apenas causadas, mas tambm mantidas e fortalecidas por algum movimento particular dos espritos. Esta razo que elas so quase todas acompanhadas de alguma emoo (DESCARTES, (2005[1649]), p.60).

Dessa passagem pode-se extrair uma diferenciao entre as emoes e as paixes. So as emoes que sustentam e fortalecem as paixes inscritas no movimento particular do automatismo circular dos espritos. A paixo causada por um caminho especfico de um circuito neuronal. Ela se instala desde que esse circuito foi percorrido uma primeira vez, e se mantm e se fortalece a partir da repetio desse circuito, que tem como consequncia manifestaes corporais.
15

Essa a razo pela qual uma paixo pode ser muito mais impositiva que a vontade, pois o corpo j foi preparado pela prpria paixo para reagir, de tal modo que outra reao mesma situao pode se apresentar de modo secundrio. No artigo 107, Descartes enuncia que: entre nossa alma e nosso corpo h tal ligao que, depois de termos unido uma vez alguma ao corporal com algum pensamento, posteriormente um dos dois no se apresenta a ns sem que o outro tambm se apresente . Assim, uma ao corporal, tal como o tremor, pode indicar a presena de uma paixo. Contudo essas aes corporais podem dar a conhecer as paixes, como tambm podem servir para dissimul-las. No entanto, elas ainda permanecem como sinais. Por mais que, na definio geral de paixo oferecida no artigo 27, Descartes sustente que as paixes so percepes, ou sentimentos, ou emoes da alma, no artigo 49, ele apresenta a emoo apenas acompanhando a paixo. Se a emoo pode acompanhar a paixo, esse fato a retira da categoria de sinnimo de uma paixo. A partir da definio do artigo 46, podemos perceber que a emoo caracteriza a parte material da paixo. - Como possvel estabelecer relao entre paixes, percepes e pensamentos? - Qual a diferena entre paixes e emoes?

A emoo como um problema moral O problema moral gerado pelo fato de as paixes no se submeterem vontade se relaciona emoo, que acompanha a paixo e movimenta todo o corpo. Esse movimento gera sensaes, tais como taquicardia,
16

enrubecimento, empalidecimento, entre outras. Essas sensaes corporais geram prazer e desprazer. O prazer e o desprazer gerados pela paixo impedem que a vontade livre de emoo possa dominar uma paixo. Em sua introduo ao texto do tratado, Pascale DArcy aponta para o fracasso da empreitada cartesiana em responder princesa sobre a medida da irracionalidade das paixes. Segundo essa comentadora, o essencial do tratado consiste em por em evidncia que h nas paixes uma dimenso se no sempre obscura, pelo menos incontrolvel (DARCY, 2005, p.70). No seu entender: a honestidade de Descartes est em no ter se refugiado atrs de um sistema j pronto e de ter, se no explicitado, pelo menos posto em cena a impossibilidade de pretender ao mesmo tempo fazer a pergunta e obter a resposta (p. 84) Faz-se necessrio lembrar que o termo paixo recorrente de uma tradio moralista da qual, mesmo sem querer e mesmo sem produzir um tratado moral definitivo sobre o assunto, Descartes participante.

LEITURAS RECOMENDADAS
BROCHARD, V. Descartes Stocien (contribuition lhistoire de philosophie cartesienne) . In : tudes de philosophie ancienne et de philosophie moderne. Paris: Vrin. 1954. DAMSIO, A. O erro de Descartes : emoo, razo e crebro humano. So Paulo : Companhia das Letras. 1996. DESCARTES, R. [1649]. As Paixes da Alma: introduo, notas, bibliografia e cronologia por Pascale DArcy. 2 ed. So Paulo: Martins Fontes. 2005. __________. Carta a Elisabeth de 18 de agosto de 1645. So Paulo: Abril Cultural. (1979a).

17

__________. Carta a Chanut de 01 de fevereiro de 1647. So Paulo: Abril Cultural. (1979b). __________. Discurso do Mtodo. So Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleo Os Pensadores).

___________. Meditaes Metafsicas. So Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleo Os Pensadores). FREUD, S. (1915) O Inconsciente. In: Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago Editora. v. XIV, 2006. __________. (1926) Inibio, Sintoma e Ansiedade. In: Edio Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Imago Editora. v. XX, 2006. GUEROULT, M. Descartes selon lordre ds raisons, Tome II: lme et le corps. Paris: Aubier. 1968. KAMBOUCHNER, D. Lhomme des passions : comentaires sur Descartes, Tome I. Paris : Albin Michel, 1995. LACAN, J. Le Sminaire : Livre VIII Le Transfert. Paris: Seuil. 1960-61. __________. Le Sminaire : livre XX Encore. Paris: Seuil. 1975. LAURENT, E. Lost in cognition : Psychanalyse et sciences cognitives. Paris : Editions Ccile Dfaut. 2008. MILLER, J.-A. A Propsito dos Afetos na Experincia Analtica. In: As Paixes do Ser: Amor, dio e Ignorncia. Rio de Janeiro: Contra Capa. 1998. __________. Biologia Lacaniana. In: Opo Lacaniana 41 (Dezembro). 2004. TALON-HUGON, C. Les Passions reves para la raison: essai sur la thorie ds passions de Descartes et quelques-uns de ss contemporains. Paris: Vrin. 2002.

18

Vous aimerez peut-être aussi