Vous êtes sur la page 1sur 5

Meditao Taoista

O primeiro passo na nossa prtica do Tai Chi Chuan a meditao em p. Meditar imergir na suavidade da inteligncia universal e haurir o elixir da sabedoria no grande suprimento do Criador do Universo. ssim! a meditao "a# parte da sa$de e a nossa condio de sa$de nos inspira a meditao. Meditar entrar em harmonia com o Universo e! onde no h harmonia no pode haver sa$de. %ara isto! desligue o seu pensamento de todos os seus problemas e bus&ue a serenidade conveniente ao momento e respire esses "luidos &ue se avolumam em torno de voc! cheios de magnetismo superior! &ue eles lhe colocaro em plena sintonia com a mec'nica universal e os seus (rgos obedecero o ritmo da nature#a. )a din'mica de sua meditao! inicie por "a#er o abrao universal! saudando a Me )ature#a. %ara melhorar a sua estabilidade! "aa a abertura lateral dos ps relativa * largura de seus ombros. +n&uanto estiver inalando! mentali#e uma energia magntica saindo do centro da Terra e penetrando por seus ps! passando pelo interior de seu corpo e saindo por sua cabea pelo cha,ra coronrio. +m ato cont-nuo! exalando mentali#e uma energia c(smica penetrando por seu cha,ra coronrio e! igualmente! percorrendo todo o seu corpo e saindo pelas solas de seus ps. companhando o movimento natural da respirao! levante a ponta da l-ngua tocando o cu da boca en&uanto estiver inalando. exalando deixe a l-ngua voltar * sua posio normal. saliva &ue sedimentar! deve ser ingerida para harmoni#ar a "lora intestinal. %ara evitar a evaso de seus pensamentos! procure curvar levemente os /oelhos! isto a/udar a concentrar o seu pensamento.

Tao Yin
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Tao Yin (chins: ; pinyin: doyn) um rmo chins associado !s pr" icas de medi a#$o de origem %ao&s a desenvolvida na 'hina. (s e ipo de medi a#$o am)m conhecido como Sentar na Calma. O concei o de Wu Wei, n$o*a#$o, um dos princ&pios )"sicos para a reali+a#$o no %ao ,in.

ndice
-esconder.
/ %radu#$o li eral 0 1is 2ria 3 O 4egredo da 5lor de Ouro 6 O re orno ! Origem 7 O %ao ,in e as ou ras pr" icas chinesas para a sa8de 9 4emelhan#as com os princ&pios :en ; <er am)m = >iga#?es e@ ernas A Bi)liograCia

Traduo literal
O signiCicado li eral dos ideogramas Due comp?e es a palavra :

* guiar, liderar, condu+ir * admi ir, pu@ar, assimilar

Os dois ermos, Econdu+irE e EassimilarE, es a)elecem uma rela#$o ,in ,ang de a#$o e n$o*a#$o, indicando o princ&pio de aprendi+ado do na ural a ser seguido na pr" ica.

Histria
%eve sua origem e Coi desenvolvido desde uma poca desconhecida da pr*his 2ria chinesa, alve+ a par ir de dan#as ri)ais e de pr" icas @amFnicas. 1" reCerncias ! sua pr" ica an eriores a 7GG a.'.. 1" indica#?es de Due Coi sis ema i+ado pelos ao&s as no Her&odo dos Ieinos 'om)a en es (6G3 * 00/ a.'.) J pra icado ainda hoKe em monas rios chineses %ao&s as como os das Lon anhas Wudang como m odo para assegurar a sa8de e cul ivar o esp&ri o. O %ao ,in am)m ensinado a ualmen e so) o nome do de EMaoyin ,angsheng NongE na Oniversidade de (duca#$o 5&sica de BeiKing. 4ua pr" ica por ve+es associada aos reinamen os de Digong, especiCicamen e ! variedade conhecida como neigong, sendo mui as ve+es pra icado associado !s ar es marciais chinesas in ernas como o %ai 'hi 'huan. Pa radi#$o ao&s a h" um eDuil&)rio complemen ar ,in ,ang en re medi ar e se movimen ar com suavidade. (s a medi a#$o considerada na 'hina uma pr" ica de na ure+a espiri ual Due pode ser pra icada com legi imidade an o den ro do con e@ o da CilosoCia de vida ao&s a (%ao 'hia) Duan o na religi$o ao&s a (%ao 'hiao). (n re os maiores divulgadores des a pr" ica no Brasil no sculo QQ podem ser ci ados o Les re >iu Hai >in, represen an e de diversas linhagens ao&s as radicionais (n$o religiosas), o Les re 'han >au %ing Due alm de divulgar o Wing 'hun Ruen no pa&s

am)m ensinou v"rias cnicas ao&s as e 'hSan )udis as, e o Les re Wu Tyh 'herng, represen an e pioneiro da religi$o ao&s a no Brasil.

O Segredo da Flor de Ouro

%ao&s a Ereunindo a >u+E, ilus ra#$o do livro O Segredo da Flor de Ouro.

Iepresen a#$o do ECe o imor alE U lei ura de livros como O Segredo da Flor de Ouro pode ser omado como uma lei ura inicial para conhecer o %ao ,in, mas o verdadeiro conhecimen o de %ao ,in se adDuire a ravs da pr" ica e da convivncia com Duem o pra ica, n$o da lei ura de manuais ou de livros e2ricos. 'omo coloca o %ao %e 'hing em seu primeiro cap& ulo, "o Tao verdadeiro no pode ser nomeado". (ncon ramos nes e livro ilus ra#?es Due podem ser omadas como me "Coras das diversas e apas da reali+a#$o da pr" ica. Oma des as represen a#?es dos es "gios da reali+a#$o espiri ual a ravs da medi a#$o apresen a o medi an e gerando um Ce o imor al den ro de si, conce)endo um novo corpo de energia.

O retorno Origem

O va+io original d" origem ao %ai 'hi, Due se diCerencia em ,in ,ang, Due d$o origem ! rela#$o dos cinco elemen os, Due geram as de+ mil coisas 4egundo a cosmologia radicional chinesa, o va+io original d" origem ao %ai 'hi, Due se diCerencia em ,in ,ang, Due d$o origem ! rela#$o dos cinco elemen os, Due geram as de+ mil coisas (de+ mil m para os chineses o sen ido de inCinidade). O processo da medi a#$o %ao ,in se d" no sen ido con r"rio, das de+ mil coisas re ornar ! rela#$o dos cinco elemen os, recuperando o eDuil&)rio de ,in ,ang re ornar ao %ai 'hi, da& vol ando a se in egrar ao va+io original, ! origem da e@is ncia. U )ase para a reali+a#$o des e processo o con a o cons an e e na ural (seguindo os princ&pios do Wu Wei) do pra ican e com seu Man ian, campo de cul ivo de sua energia vi al. Hr" icas como o 'hi Rung, :han :huang e o %ai 'hi 'huan podem au@iliar o pra ican e a e@erci ar es e con a o e compreender como man *lo em seu co idiano. 4egundo a ransmiss$o do Les re >iu Hai >in, o reinamen o da serenidade d" acesso ! possi)ilidade de renova#$o da energia vi al a ravs das pr" icas ao&s as. Po ar igo "O Portal da Quietude" o Les re Wu Tyh 'herng e@plica Due " exatamente atravs do processo de repouso que se retorna rai!." (pu)licado no "ornal Tao do Tao#smo n. /;, link nas Ep"ginas e@ ernasE). 'onCorme o ar igo "$edita%o e quietude", pu)licado no mesmo Kornal edi ado pela 4ociedade %ao&s a do Brasil: "O primeiro e&eito da medita%o a extin%o da percep%o do corpo &#sico' em seguida penetra(se num est)gio em que tudo energia' e nossa consci*ncia torna(se o pr+prio campo energtico' e por ,ltimo atingimos o estado de extrema quietude que est) por tr)s da energia-"

O Tao Yin e as outras prticas chinesas para a sade


O %ao ,in am)m descri o como um e@erc&cio psicoCisiol2gico de in egra#$o en re men e e corpo. Hrocurando o eDuil&)rio en re movimen o e serenidade, as pr" icas de %ao ,in cos umam ser associadas a cnicas de gin"s ica e de au o*massagem. Miversos es udiosos consideram es e conhecimen o a origem de odas as demais Cormas de e@erc&cios radicionais chineses para a sa8de. 4egundo seus pra ican es, es es reinamen os visam deso)s ruir os meridianos, possi)ili ando a regulagem do Clu@o do sangue e da energia. 4eu o)Ke ivo nu rir o corpo e a men e, aliviar a Cadiga e a ansiedade, prevenindo deseDuil&)rios da sa8de e possi)ili ando o desenvolvimen o espiri ual.

Semelhanas com os princpios en


Pa 'hina houve uma in egra#$o en re pr" icas Budis as e %ao&s as Due resul ou no Budismo 'han, Due preserva v"rias cnicas de medi a#$o semelhan es !s ao&s as.O :en Budismo nasceu no Tap$o, em como origem o Budismo 'han, assim am)m h" semelhan#as en re as pr" icas de %ao ,in e algumas de suas pr" icas e princ&pios e2ricos.Ussim, alguns das pr" icas de %ao ,in chegaram inicialmen e ao ociden e a ravs do Tap$o. Us cnicas de au o*massagem associadas ao Mo*in s$o um e@emplo.

!i"liogra#ia
Ma >iu. Tai C.i C.uan e $edita%o. Hensamen o*'O>%IVQ, /A=A. M(4H(OQ, 'a herine. Tratado de /lquimia e $edicina Tao#sta ( 0.ao 1ic.en. Ladrid ((spanha): Liraguano, /A=6 TOPN, '.N. e WV>1(>L, Iichard. O Segredo da Flor de Ouro. He r2polis: <o+es, /A=6 LUP%UR '1VU, / 2nergia Curativa atravs do Tao. Hensamen o*'O>%IVQ, /A=;. LUP%UR '1VU, Tao 3in ( 2xerc#cios para revitali!a%o' sa,de' longevidade. Hensamen o* 'O>%IVQ, 0GG3. LV,ORV, Lokusen * / 4outrina da Flor de Ouro * 4$o Haulo: Hensamen o, /AA3

ASSOCIAO TAO GONG QUAN

Vous aimerez peut-être aussi