Vous êtes sur la page 1sur 90

UFRRJ

INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS


PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA - PPHR

DISSERTAO

O FANTASMA DE MAQUIAVEL:
Antimaquiavelismo e razo de Estado no pensamento poltico ibrico do sculo XVII

Bruno Silva de Souza

2011

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA - PPPHR

O FANTASMA DE MAQUIAVEL:
Antimaquiavelismo e razo de Estado no pensamento poltico ibrico do sculo XVII.

BRUNO SILVA DE SOUZA

Sob a Orientao do Professor Dr. Ricardo de Oliveira

Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Histria, no Programa de Ps-Graduao em Histria PPHR, rea de Concentrao em Estado e Relaes de Poder.

Seropdica, RJ Maio de 2011

ii

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM HISTRIA - PPHR

BRUNO SILVA DE SOUZA

Dissertao submetida como requisito parcial para obteno do grau de Mestre em Histria, no Programa de Ps-Graduao em Histria, rea de Concentrao em Estado e Relaes de Poder.

DISSERTAO APROVADA EM 01 /06/2011

______________________________________________ Prof. Dr. Ricardo de Oliveira (UFRRJ) (Orientador)

_____________________________________________ Prof. Dr. Carlos Ziller Camenietzki. (UFRJ)

_____________________________________________ Prof.a Dra. Margareth de Almeida Gonalves (UFRRJ)

SUPLENTES _____________________________________________ Prof. Dr. Jos Nicolao Julio (UFRRJ)

____________________________________________ Profa. Dra. Beatriz Cato Cruz Santos (UFRJ)

iii

DEDICATRIA
Este trabalho dedicado aos meus pais e minha namorada, Daniela, entusiastas inveterados do que quer que eu faa.

iv

AGRADECIMENTOS
Estes agradecimentos foram as ltimas linhas redigidas neste trabalho, quando j me encontrava em um estado de quase esgotamento: resultado das incontveis horas de sono perdido (jamais voltaro!), trocadas por madrugadas inteiras na frente de uma tela de computador, custa de litros de caf. Todavia, este , para mim, o momento mais gratificante de todos, porque alm de experimentar a boa sensao da tarefa cumprida, tenho a imensa satisfao de poder agradecer a tantos que me apoiaram. E no estou falando apenas dos dois ltimos anos, porque, em que pese ao fato de ser este um trabalho de histria, no h precauo metodolgica capaz de me fazer evitar a suave teleologia de encarar estas pginas como o resultado de, pelo menos, seis anos! assim que agradeo a Deus por toda a trajetria. Aos professores que contriburam para minha formao, meus sinceros agradecimentos. Dentre estes, uma meno especial ao professor Manoel Motta, com quem mantive sempre uma tima convivncia; professora Margareth de Almeida Gonalves, responsvel pelo meu ingresso no universo das pesquisas acadmicas e grande motivadora da minha continuidade no mundo acadmico, tambm registro meus agradecimentos. Ao professor Ricardo de Oliveira, amigo pessoal, professor e orientador nos ltimos quatro anos, minha gratido. Estendo estes agradecimentos aos demais professores da graduao, em especial aos professores Adriana Barreto e Lus Edmundo, bem como a todos os professores com quem mantive contato j na ps-graduao: Surama Conde, Miriam Coser, Beatriz Cato e, pelo PPGHIS, Carlos Ziller. Nada teria valido a pena se que teria sido possvel! sem o apoio total que sempre recebi da minha famlia, traduzido pelo entusiasmo e admirao de minha me, o companheirismo de meu pai e o carinho da minha irm. Os meus amigos todos (isto , todos os seis ou sete) foram mais que fundamentais nesses ltimos anos: Fabiano Bastos (Bil), Fbio Balbino (Fabinho) e Walter Andrade, amigos que fiz na minha passagem pela faculdade, sendo que este ltimo foi ainda companheiro de pesquisa. Agradeo aos meus amigos da poca do segundo grau: Pedro Henrique (Intil) e a inoxidvel dupla formada por Dian Medina e Thiago Barros (amigos de tantos anos, salvadores de tantas fossas!); o casal (hoje distante) Marie e Petchuchio (tambm este do segundo grau) me apoiou bastante nestes ltimos dois anos (ou nestes primeiros dois anos vivendo fora de casa). Minha namorada, Daniela, teve infinitas oportunidades de exercer a virtude da pacincia nestes ltimos tempos. No por acaso, o trabalho segue dedicado a ela. Agradeo a Capes pelo financiamento estudantil concedido. Paro por aqui, ou do contrrio estes agradecimentos tomariam o corpo de um novo captulo, pois reconheo que Nunca Retribuirei Totalmente.

RESUMO

SOUZA, Bruno Silva de. O FANTASMA DE MAQUIAVEL: antimaquiavelismo e razo de Estado no pensamento poltico ibrico do sculo XVII. 2011. 128 p. Dissertao (Mestrado em Histria). Instituto de Cincias Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropdica, RJ, 2011.

Esta trabalho pretende refletir sobre as formulaes ibricas concernentes ao poder rgio, enfatizando a inadequao da noo de Absolutismo para caracterizar a questo do poder no Antigo Regime ibrico. Partindo da anlise da doutrina da buena razn de Estado , formulao alternativa e oposta ao pensamento de Maquiavel, procura-se apontar os elementos de limitao do exerccio da soberania rgia, especialmente o papel da religio catlica no pensamento poltico ibrico do sculo XVII. Palavras-chave: Absolutismo, razo de Estado, pensamento poltico.

vi

ABSTRACT SOUZA, Bruno Silva de. THE MACHIAVELLIS GHOST: antimachiavellism and reason of State in the iberian political thought 17th century. 2011. 128 p. Thesis (MA in History). Institute of Humanities and Social Sciences. Federal Rural University of Rio de Janeiro, Seropdica, 2011. This study aims to reflect about the Iberians formulations concerning the royal power, stressing the unsuitable nature of the absolutism notion to characterize the question of power in the Iberian ancin rgime. Starting from the analysis of the good reason of State doctrine, an alternative formulation against the Machiavellian thought, we intends to point the elements that restrains the sovereignty exercises for the King, especially the role played by the catholic religion in the Iberian political thought in 17 th century. Key words: Absolutism, reason of State, political thought

vii

SUMRIO

INTRODUO I. ASPECTOS DA LITERATURA POLTICA IBRICA DOS SCULOS XVI E XVII. I.1 - O aristotelismo na linguagem e na literatura poltica da Pennsula Ibrica dos sculos XVI e XVII I.2 - A literatura especular na Pennsula Ibrica.

01 06 06 17

II. BUENA OU VERDADERA RAZN DE ESTADO NA PENNSULA IBRICA DO SCULO XVII. II.1 - A Razo de Estado como um problema historiogrfico. II.2 - A guerra contra a maldade: as alternativas ibricas ao problema da razo Estado no sculo XVII.

24 24 29

III. A RAZO DE RELIGIO, A RAZO DE ESTADO E OS LIMITES DO PODER REAL. III.1 - Tacitismo e realismo poltico. III.2 - A boa e verdadeira razo de Estado. III.3 - Diego Enrquez de Villegas a religio como base e o atuante papel da providncia divina. III.4 - Sebastio Csar de Menezes: os alicerces da razo de Estado. III.5 - A justia como fundamento: Antonio de Sousa de Macedo e sua Armonia Poltica. CONCLUSO

40 40 43 45 52 64

74

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

77

viii

INTRODUO
Ento, a Pennsula Ibrica moveu-se um pouco mais, um metro, dois metros, a experimentar as foras. As cordas que serviam de testemunhos, lanadas de bordo a bordo, tal qual os bombeiros fazem nas paredes que apresentam rachas e ameaam desabar, rebentaram como simples cordis, algumas mais slidas arrancaram pela raiz as rvores e os postes a que estavam atadas. Houve depois uma pausa, sentiu-se passar nos ares um grande sopro, como a primeira respirao profunda de quem acorda, e a massa de pedra e terra, coberta de cidades, aldeias, rios, bosques, fbricas, matos bravios, campos cultivados, com a gente e os seus animais, comeou a mover-se, barca que se afasta do porto e aponta ao mar outra vez desconhecido. (Jos Saramago A jangada de pedra) (...) Para mim, de todas as burrices a maior suspirar pela Europa. A Europa uma cidade muito velha onde s fazem caso de dinheiro e tem umas atrizes de pernas adjetivas que passam a perna na gente. O francs, o italiano, o judeu falam uma lngua de farrapos. Aqui ao menos a gente sabe que tudo uma canalha s, l o seu jornal, mete a lngua no governo, queixa-se da vida (a vida est to cara) e no fim d certo. (...) (Carlos Drummond de Andrade Explicao)

Os textos que encabeam esta introduo foram escritos por dois mestres da lngua portuguesa: Jos Saramago, romancista, poeta e dramaturgo portugus e Carlos Drummond de Andrade, poeta, cronista e expoente mximo da literatura modernista brasileira; ambos infelizmente j falecidos. Os dois trechos selecionados, com serem criaes literrias, portanto mais livres e alimentadas pela imaginao criativa de seus autores, delimitam os extremos que um trabalho de histria como o que ora apresentamos sobre pensamento poltico deve, a principio, evitar. No primeiro trecho, a imaginao do romancista portugus opera a separao entre a Pennsula Ibrica e o restante da Europa. As terras peninsulares compem, isoladamente, uma unidade independente do continente: a Ibria desanexada. No segundo trecho, o eu lrico elabora uma viso acerca da Europa de todo estrangeira. Uma identidade pela diferena, um outro que se coloca em posio de alteridade: a Europa uma cidade. No nosso caso, nem se aconselha tomar a Pennsula Ibrica como uma verdadeira jangada de pedra isolada do resto da Europa, nem, tampouco, imaginar que a Europa constitua um bloco homogneo como uma cidade, passvel de uma identidade geral. Ao acentuar as peculiaridades atinentes ao pensamento poltico ibrico procuramos antes renunciar a uma abordagem generalizante do pensamento poltico europeu do que propor uma separao estrita entre Pennsula Ibrica e o restante da Europa, cuja unidade, por principio, recusamos. Desde que uma srie de estudos transformou o curso do debate internacional acerca da formao do Estado Moderno, a partir dos anos 1980, toda uma historiografia vem se 1

debruando sobre o processo de formao do que ainda se denomina, talvez na falta de um nome mais adequado, Estado moderno. Estas pesquisas vem chamando ateno para as prticas governativas, sobretudo de Espanha e Portugal, seja em seus prprios reinos, seja na vastido de domnios que compuseram os imprios espanhol e portugus. Procurando questionar a lgica estatal de explicao do Antigo Regime (ponto a ser discutido no captulo II), tais pesquisas fizeram notar que a noo de absolutismo j no goza de insuspeitada credibilidade quando se trata de denominar a natureza e o exerccio do poder caractersticos do que se conhece por Antigo Regime. Carlos Garriga chama ateno para uma historiografia que tm buscado uma redefinio do significado de absolutismo: no mais significando a criao, seno a capacidade de cumprimento do direito; i.e., a capacidade de governar fazendo-se cumprir as decises; absolutismo no mais a capacidade legislativa. 1 Alm disso, ainda que aceitemos o conceito sob sua nova formulao, necessrio considerarmos a ideia do absolutismo mais como uma tendncia (programa) do que como realidade verificvel. 2 o que, j em 1978, sugeria Martim Albuquerque em seu Jean Bodin na Pennsula Ibrica .3 Ao comentar as interpretaes disponveis sobre a obra de Bodin, Martim Albuquerque observava que, em definitivo, resultou vitoriosa a tendncia absolutista de Bodin, esclarecendo em seguida o motivo pelo qual classificava como uma tendncia o absolutismo presente no autor angevino: E dizemos tendncia porque a designao absolutismo (ou monarquia absoluta) aplicada ao sculo XVI europeu representa nomenclatura infeliz; pelo menos, ambgua.4 Ora, no apenas acreditamos que tal designao constitui um empecilho compreenso mais abrangente da organizao poltica vigente no sculo XVI, como afirmamos que a anlise do pensamento poltico do sculo seguinte, no universo ibrico, coloca srios obstculos designao absolutismo. Outros autores j manifestaram suas dvidas quanto teoria clssica do poder absoluto nas monarquias modernas. J. Vicens Vives, por exemplo, atribui o nascimento de tal imagem do poder a uma falta de precauo metodolgica, pois, segundo ele, da apologia do prncipe ao ordenamento institucional do Estado e desse ordenamento simples prtica de governo havia, no entanto, um abismo. Sendo assim, prossegue, essa teoria provocou erros graves, como o de qualificar de absoluto um poder, apenas na base da teoria de alguns literatos...5 Hagen Schulze, por sua vez, afirma que a pretenso ao sistema absoluto pela parte das monarquias da Europa nunca pde realizar-se inteiramente; o compromisso permanente com a nobreza limitava qualquer poder estatal e colocava-o em questo.6 assim que, partindo do estudo das prticas referentes aos diversos cargos administrativos comuns ao Antigo Regime, considerando as lgicas de autonomia dos poderes locais, bem como dos agentes reais, trabalhos como os de John Elliot (para o caso espanhol) e Antonio Manuel Hespanha (para o caso portugus), para citar apenas dois exemplos representativos, forneceram contribuies significativas para uma contestao da referida noo de absolutismo.

GARRIGA, Carlos. Orden jurdico y poder en el Antiguo Rgimen. Istor. Revista de Historia Internacional, CIDE, Mxico, Ao IV, nmero 16, primavera, 2004: 13-44 [pp. 1-21 na verso consultada], p.19. Disponvel em: http://www.istor.cide.edu/archivos/num_16/dossier1.pdf 2 Carlos Garriga, Op. cit., p. 19. 3 ALBUQUERQUE, Martim. Jean Bodin na Pennsula Ibrica. Ensaio de histria da ideias polticas e de direito pblico. Paris: Fundao Calouste Gulbenkian/Centro Cultural Portugus, 1978. 4 Idem, p. 56. 5 VIVES, J. Vicens. A Estrutura administrativa estadual nos sculos XVI-XVII. In: HESPANHA, Antonio Manuel. Poder e Instituies na Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1984. (pp. 201-230), p. 206. 6 SCHULZE, Hagen. Estado e Nao na histria da Europa. Lisboa: Editoria Presena, 1997, p. 152.

Na esteira destes debates, alguns historiadores brasileiros tambm vm se dedicando a estudar o que entendem ser as prticas de governana e a organizao social postas em funcionamento no universo luso-brasileiro. Trabalhos como os de Joo Fragoso, Antnio Carlos Juc e Maria Fernanda Bicalho, para citarmos uma coletnea recentemente publicada pela FGV7, tm insistido para o fato de que a anlise destas prticas governativas ajudam a revelar algumas dificuldades criadas pelo conceito de absolutismo: Nestas ltimas discusses, como se sabe, foi colocada em dvida a clssica noo de um absolutismo ceifando o poder das comunidades e dos grupos sociais.8 No obstante, necessrio apontar que, se por um lado, a anlise das prticas de governo no mundo ibrico questiona a validade da chave interpretativa representada pela ideia de um poder absoluto, por outro lado ela (a anlise) no chega a revelar uma ordem poltica de todo diversa do que se apresenta em parte das obras componentes da literatura poltica ibrica. Com efeito, em grande parte desta literatura, a ideia de que o poder dos reis um poder absoluto no apenas no aparece formulada, como em alguns casos diretamente combatida. Nesse sentido, a anlise da cultura poltica ibrica levada a cabo por esta historiografia das prticas de governo pode e deve compreender, tambm, os discursos polticos. Dentro de uma determinada cultura poltica este conceito to divulgado e ainda no totalmente preciso9 , os discursos polticos contribuem para a construo e/ou estruturao de uma determinada viso de mundo, viso esta que ajuda a modelar as estratgias e aes polticas dos diversos atores sociais. Ao lanarmos mo da noo de discurso poltico situamo-nos ao lado dos autores da chamada escola do discurso poltico, ou escola de Cambridge, cujas principais referncias, para ns, so os nomes de Quentin Skinner e John Pocock. Dentre as contribuies terico-metodolgicas fornecidas pela escola de Cambridge, certamente as noes de linguagem e de discurso so centrais para nossa reflexo. Conforme esclarece John Pocock, o campo de estudos da histria do pensamento poltico constitudo por atos de discurso em suas diversas possibilidades: orais, manuscritos ou, o que nos interesse mais de perto, impressos. Para Pocock, a linguagem poltica corresponde ao contexto primrio para a produo de um discurso poltico, uma vez que: Para cada coisa a ser dita, escrita ou impressa deve haver uma linguagem na qual ela possa ser expressa. A linguagem determina o que nela pode ser dito, mas ela pode ser modificada pelo que nela dito.10 Na interao entre a linguagem (langue) e o discurso (parole), continua o autor, existe toda uma histria que se forma.11 Anthony Pagden, na introduo para o livro The languages of political theory in earlymodern Europe, refere-se as quatro principais linguagens identificveis no pensamento poltico da Europa moderna. Diz ele:
7

AZEVEDO, Ceclia et al. (orgs.) Cultura poltica, memria e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. Cf. pp 315-374.
8

FRAGOSO, Joo. A reforma monetria, o rapto de noivas e o escravo cabra Jos Batista: notas sobre hierarquias sociais costumeiras na monarquia pluricontinental lusa (sculos XVII e XVIII). In: AZEVEDO, Ceclia et al. Op. cit,. p. 315. 9 ngela de Castro Gomes aborda a questo das dificuldades para se encontrar uma definio geral e satisfatria para a noo de cultura poltica. Para ela, contudo, e tomando como base os trabalhos de Serge Bernstein e Jean Franois Sirinelli, pode-se dizer que as culturas polticas articulam, de maneira mais ou menos tensa, idias, valores, crenas, smbolos, ritos, mitos ideologias [sic], vocabulrio etc.: GOMES, ngela de Castro. Histria, historiografia e cultura poltica no Brasil: algumas reflexes. In: SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria F.; GOUVA, Maria de F. S. (Orgs.). Culturas polticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2005, p.32. 10 POCOCK, John G. A. Linguagens do iderio poltico. MICELI, Srgio (org.). Trad.: Fbio Fernandez. So Paulo: Edusp, 2003, p. 64. 11 Idem, ibidem.

[the] most easily identificable languages of the political theory in use in early-modern Europe. They are: the language of the law of nature and what has come to be called political Aristotelianism; the language of classical republicanism; the language of political economy; and the language of science of politics.12

Entretanto, adverte Pagden, perfeitamente possvel a existncia de textos poliglotas e de autores que utilizam o vocabulrio ou idioma de uma linguagem especfica para dizerem algo em outra. nesta dinmica, fazendo a associao com Pocock (que, alis, autor de um dos captulos do volume), que ocorrem as transformaes dialticas de uma linguagem:
Nor do we believe that languages, discourses, are self-limiting. An author may employ the idiom or the vocabularies of one language while speaking predominantly in another. He or she may also combine different languages within the same text. Nor, of course, do languages remain unchanging over time.13

com base nessas reflexes que acreditamos, contrariamente ao que afirmam alguns estudiosos do pensamento poltico moderno inclusive no mbito do universo ibrico , que a doutrina da razo de Estado, conquanto apresente um universo lingustico prprio e estratgias argumentativas especficas, no operou, no que diz respeito formulao ibrica da boa ou verdadeira razo de Estado, a substituio de uma linguagem poltica predominantemente aristotlica; para ser mais exato, neotomista. Um exemplo destas abordagens que acusam a substituio do aristotelismo pode ser encontrado em Javier Gil Pujol, para quem a afirmao da expresso razo de Estado denotava a crise do aristotelismo poltico, uma vez que seguindo claramente a direo apontada por Maurizio Viroli a poltica deixava de significar uma arte de governar a sociedade com justia e razo e passava a significar, sob a noo de razo de Estado, um modo de preservar o poder do soberano.14 Nossa convico sobre permanncia do aristotelismo como linguagem predominante no pensamento poltico ibrico fundamenta-se no fato de que a razo de Estado, em sua verso catlica e ibrica, no instaurava, ou no buscava instaurar uma ordem em que o exerccio do poder por parte dos soberanos pudesse correr por fora da observncia da moral tradicional catlica. Alm disso, os autores considerados neste estudo tambm enfatizavam que a justia constitua um dos fundamentos do Estado e de sua conservao, como se ter oportunidade de acompanhar no captulo III deste trabalho. A presente dissertao est organizada em trs captulos. O primeiro dos quais, intitulado Aspectos da Literatura Poltica Ibrica dos sculos XVI e XVII, fornece os elementos gerais que podem caracterizar o que, neste trabalho, chamamos de Literatura poltica ibrica. Pareceu-nos necessrio definir o que entendemos por esta noo, apontando
12

PAGDEN, Anthony. Introductions. In: PAGDEN, Anthony (org.). The languages of political theory in early-modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, p. 3. 13 Idem, p. 2. 14 Cf. PUJOL, Xavier Gil. La razn de Estado en la Espaa de la contrarreforma. Usos y razones de la poltica. In: S. R. Rufino et alli. La razn de Estado en la Espaa Moderna. Valencia: Publicaciones de la real sociedad economica del pas, 2000, pp.355-374, p. 7. Para uma apreciao da interpretao de Murizio Viroli, para quem a razo de Estado constitui uma novidade e uma inovao da linguagem poltica moderna, conferir o presente trabalho, captulo II, pp. 40-41.

inclusive os motivos que nos levaram a considerar o universo ibrico de maneira mais geral, no se fixando no caso portugus ou no caso espanhol, razo pela qual apresentamos alguns pontos para a discusso da questo identitria no Antigo Regime. De fato, acreditamos haver uma unidade relativa aos temas e formas discursivas do pensamento poltico ibrico entre os sculos XVI e XVII. No se trata, evidentemente, de sustentar uma separao radical entre a Pennsula e o continente europeu, mas de chamar a ateno para as peculiaridades do caso ibrico. Por fim, analisamos o gnero poltico-literrio de onde provinha grande parte dos textos concernentes ao exerccio do poder real: os Espelhos de Prncipes. No segundo captulo, Buena ou verdadera razn de Estado na Pennsula Ibrica do sculo XVII, analisamos a questo da razo de Estado em suas dimenses histricas e historiogrficas. Alm de discutirmos as principais linhas argumentativas oferecidas pela historiografia especializada, tambm consideramos a forma pela qual o problema da razo de Estado foi sendo percebido e reconstrudo simultaneamente pelos autores ibricos entre o final do sculo XVI e meados do sculo XVII. Aqui analisamos o combate empreendido contra o que se considerava ser o ncleo das teses herticas de Maquiavel e do grupo dos polticos por ele encabeado: a utilizao da religio para fins de dominao poltica; isto , a transformao da religio em mero Instrumentum Regni. Veremos, tambm, como a elaborao deste discurso antimaquiavelista esteve relacionada com o problema da tolerncia religiosa observado, sobretudo, na Frana, e de cujas premissas o grupo dos autores da boa razo de Estado, em Portugal como na Espanha, era profundo opositor. Por fim, no ltimo dos captulos, A razo de Religio, a razo de Estado e os limites do poder real, debruamo-nos sobre as obras selecionadas para nossa anlise, e aqui cabem algumas consideraes iniciais relativas seleo realizada. Ao todo, foram analisadas dez obras, sendo algumas de autores j bastante conhecidos (Pedro de Rivadeneira, Pedro Barbosa Homem e Cludio Clemente), outras, de nomes relativamente conhecidos (Sebastio Csar de Menezes, Antonio de Sousa de Macedo) e outras trs de um autor praticamente desconhecido: Diego Enrquez de Villegas. Completam o quadro de fontes os expoentes mais consagrados da razo de Estado em sua verso catlica (Giovanni Botero) e em sua verso mais clssica, contra a qual se opunham os autores catlicos: Nicolau Maquiavel.15 Procuramos analisar o maior nmero possvel de autores no intervalo sempre pequeno em que a pesquisa foi realizada, levando em considerao autores j estudados pela literatura especializada no tema, estabelecendo o dilogo com os autores menos estudados ou o caso de Villegas ainda praticamente ignorados. O captulo discute mais profundamente o contedo da doutrina da boa razo de Estado, apontando o que acreditamos serem fatores de limitao do exerccio do poder rgio, e que fundamentam nossa ressalva noo de absolutismo no mundo ibrico do Antigo Regime. A demonstrao de tais fatores e a formulao de tal ressalva constituem o objetivo central deste trabalho. Tambm analisamos a forma pela qual esses autores catlicos, ao combaterem as mpias formulaes da razo de Estado derivada de Maquiavel, deram espao ao componente realista da reflexo em torno do exerccio do poder. Veremos, assim, como trataram a questo da simulao e sobre quais bases fundamentavam a noo de boa razo de Estado, bem como qual a importncia concediam religio catlica e quais eram as consequncias esperadas para os reis que restitussem providencia divina o papel que o grande rival florentino atribura fortuna no governo das coisas desse mundo.

15

Para informaes sobre os ttulos das referidas obras, conferir a listagem de fontes nas referncias bibliogrficas desta dissertao. Informaes biogrficas sobre os autores sero fornecidas em momento mais oportuno, no decorrer do texto.

CAPTULO I ASPECTOS DA LITERATURA POLTICA IBRICA DOS SCULOS XVI E XVII.


I. 1 - O aristotelismo na linguagem e na literatura poltica da Pennsula Ibrica dos sculos XVI e XVII. A primeira coisa a se dizer sobre a literatura poltica surgida na Pennsula Ibrica durante o Antigo Regime, notadamente no perodo que nos interessa, que, a rigor, ela no existe. Somos ns, historiadores, quem lhe damos existncia e sentido. De fato, o que existe, falando concretamente, um grande nmero de obras escritas por diversos autores e que tratam, por sua vez, de uma quantidade variada de temticas. O olhar do pesquisador que pode, ou no, identificar ali, no meio destes muitos livros escritos e publicados, procedimentos comuns, linguagens similares, noes compartilhadas pelos diversos autores (portugueses e espanhis) e determinar: trata-se de um conjunto relativamente homogneo e que pode ser agrupado em torno do conceito de literatura poltica ibrica. Desde j se coloca a seguinte questo, que pode ser formulada, pensamos, de trs maneiras distintas: por que ibrica? Ou, o que pode nos levar ao mesmo ponto, por que no portuguesa e espanhola? Ou, ainda, por que no catlica? A resposta a estas trs questes ou, antes, a esta mesma questo formulada de trs diferentes maneiras no nos ocupar por muito tempo. No entanto, por breve que seja, necessria alguma considerao a respeito desta questo, digamos, identitria. Ocupemo-nos, pois, da problemtica em torno do que poderamos denominar por identidade ibrica. O problema da interseco de matrizes identitrias que caracterizava o universo do Antigo Regime portugus foi tratado pelos autores Antnio Manuel Hespanha e Ana Cristina Nogueira da Silva. 16 O texto em questo, apesar de se concentrar na anlise de Portugal, lana luz sobre a questo das identidades tambm para a Espanha relativamente ao mesmo perodo. Sendo assim, dizem os autores, J veremos, na verdade, que os Portugueses no eram apenas isso; que eram tambm (e sobretudo) catlicos, que eram (muito menos) europeus, que eram hispnicos... e, se podemos falar de uma identidade portuguesa, continuam os autores, ...eram portugueses de uma maneira muito menos ntida e unidimensional do que o que hoje supomos..17 Portanto, acima de qualquer identidade geogrfica, pairava uma unidade religiosa. Antes de ser um europeu, antes de viver numa regio especfica da Europa (no caso, a Pennsula Ibrica), antes de pertencer a um determinado reino dentro desta regio, eram catlicos. Contudo, no podemos falar em termos de literatura poltica catlica. Para faz-lo, deveramos abranger, alm da Pennsula Ibrica, tambm a Itlia e todas as demais regies europeias onde a f catlica era dominante. Por outro lado, a identidade hispnica (o que equivale dizer ibrica) 18 muito forte. O sentimento de tal identidade, diro os autores, era muito mais forte do que o sentimento de identidade europeia. Aquele sentimento preparara e sustentara, no plano poltico, a monarquia dual concretizada com a Unio Ibrica (15801640), no plano jurdico, fornecia a justificao para a aplicao do direito castelhano em Portugal, no plano cultural, explicava o bilinguismo, que consistia basicamente na utilizao,

16

HESPANHA, Antnio Manuel; SILVA, Ana Cristina Nogueira da. A identidade portuguesa In: MATTOSO, Jos (dir.). Histria de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1992. pp. 19-37. 17 HESPANHA, Antnio Manuel; SILVA, Ana Cristina Nogueira da. Op. cit., p. 19. 18 O termo faz meno antiga regio da Hispnia, que corresponde Pennsula Ibrica.

na corte portuguesa e demais crculos letrados de Portugal, do idioma castelhano conjuntamente com o portugus.19 O fenmeno do bilinguismo foi mais detalhadamente estudado pela historiadora portuguesa Ana Isabel Buescu.20 Segundo a autora, tal fenmeno foi observado no sculo XVI. Ocorre que, para alm das consideraes literrias e de estilo, a opo pelo uso do idioma castelhano por parte de autores portugueses podia, sobretudo a partir e durante a monarquia dual, estar carregada de um significado poltico: a adeso ao domnio filipino. Contudo, lembra-nos Buescu, no se pode estabelecer um paralelismo rgido entre a opo lingustica e a lgica das fidelidades polticas. Em alguns casos, nos dir a autora, essa bipolaridade lingstica no seno a manifestao, mais ou menos ambgua, mais ou menos oportuna, conforme os casos, de um dado cultural enraizado.21 Assim, no de se admirar que numa coletnea de textos intitulada La razn de Estado en Espana: Siglos XVI XVII22 aparea o nome de Pedro Barbosa Homem, autor portugus que publicou em Coimbra, utilizando o idioma castelhano, um livro intitulado Discursos de la juridica e verdadera razn de Estado (1626), oferecido ao rei da Espanha, Felipe IV, ento tambm rei de Portugal, devido a Unio Ibrica. Seu autor justifica a opo pelo idioma castelhano nos seguintes termos:
Fue la primera [causa], que estes discursos se compusieron, para ofrecerle (como realmente se ofrecen) a la Magestad del Rey de Espaa nuestro seor, con fin, y intencion principal, de que si acaso huviesse en ellos algun tan felice advertimiento, que le pudiesse ser de util servicio, le hallasse su Majestad (y muchos de sus mas allegados ministros) en el propio lenguaje, que en efecto le es materno, sin serle necesario violentar la pronunciacion, la inteligencia con otro, que aunque sabido, no le es todavia t propio, ni tan cotidianamente usado[] Y pues no puede dudarse, que siendo nuestro Romance en las naciones estrangeras entendido, y hablado de muy pocos: por el contrario el Castellano lo es de casi todos.23

Ou seja, justifica-se a utilizao do castelhano tanto pelo fato do livro ser oferecido a Felipe IV, quanto pelo fato, talvez mais relevante, do alcance do idioma castelhano ser inquestionavelmente mais amplo do que o idioma portugus. Tambm no livro de Jos A. Fernndez-Santamara24, destinado a discutir a questo da razo de Estado na Espanha do perodo barroco, a obra de Pedro Barbosa Homem recebe ateno especial, tendo um tpico destinado exclusivamente anlise de seu contedo. evidente que a Unio Ibrica um fator da maior relevncia, mas certamente no luz
19 20

HESPANHA, Antnio Manuel; SILVA, Ana Cristina Nogueira da. Op. cit., p. 24. BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder: ensaios de histria cultural (sculos XV-XVII). Lisboa: Edies Cosmos, 2000. 21 BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder... Op. cit., p. 60. 22 Trata-se do livro La razn de Estado en Espana: Siglos XVI XVII (Antologa de textos). Seleccin y edicin de VEGAS, Jess Castillo et ali. Madri: Tecnos, 1998. 23 HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos de la verdade y juridica razon de Estado, Prologo, o apologa al Lector. O ttulo integral da obra : Discursos de la verdadera y jurdica razn de Estado, formados sobre la vida y acciones del Rey Don Juan II. Coimbra: Nicolao Carvalho, 1629 (daqui em diante citada apenas como Discursos). No h indicao de pginas ou folhas no prlogo da edio consultada. A passagem reproduzida encontra-se, contudo, nas folhas 5 e 6, que contm o seguinte ttulo, seguido de uma pequena exposio do contedo a ser tratado: Prologo, o apologia al Lector. Apuntanse las razones que han movido al Autor, sacar luz esta obra, antes en Romance Castellano, que en su propio lenguaje Portugues. Procuramos, na medida do possvel, manter a grafia original de todas as fontes consultadas, apenas efetuando a modernizao dos caracteres sempre que se verificou necessrio e sempre a benefcio da clareza. 24 FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Razon de Estado y Poltica en el Pensamiento Espaol del Barroco (1595-1640). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1986, pp. 18-29.

apenas de uma aliana poltica que o fato se explica. Alm do mais, como j foi mencionado, a prpria Unio Ibrica encontrava, por sua vez, uma justificao na proximidade cultural dos dois reinos. Para Buescu, o bilinguismo constitui um dos sinais mais evidentes da proximidade cultural entre os dois reinos peninsulares no sculo XVI.25 Isto , no se trata de uma proximidade cultural sustentada pelo fenmeno do bilinguismo. o bilinguismo que deve ser entendido como sinal dessa proximidade. claro, portanto, que no o fato do livro de Barbosa Homem para citar apenas este exemplo estar escrito em castelhano que justifica sua incluso no universo da literatura poltica espanhola do sculo XVII. Para alm da questo lingustica, ou passando exatamente atravs dela, est toda uma proximidade cultural, identitria e poltica. Da mesma forma, talvez no fizesse sentido incluir uma obra de um autor portugus ao universo espanhol levando em considerao apenas o fato do reino de Portugal ter estado sob o domnio da coroa de Castela. Se assim fosse, uma boa parte da literatura poltica europeia, em um momento ou outro da dominao imperial espanhola, deveria ser considerada como tambm sendo espanhola, o que no se verifica. Ao confrontarmos o universo do Antigo Regime com o mundo contemporneo, no qual o pensamento em termos de identidade nacional gravita em torno do conceito de nao, ... em que a imagem de identidade tnica, territorial e poltica se combina com um sentido de exclusivismo, que implica a impossibilidade da coexistncia conflitual com identidades mais ou menos abrangentes..., coloca-se em relevo o fato de que, nas sociedades daquele universo, em que no estava estabelecido o imaginrio do Estado-nao, ... identidades de mbitos e hierarquias diversos coexistiam... no imaginrio social, tal como, no imaginrio poltico, coexistiam vinculaes de diferentes hierarquias.26 No que se refere ao caso de que nos ocupamos, podemos afirmar que a matriz ibrica constitua uma dessas identidades possveis. Isto , uma das mais relevantes. Desse modo, a proximidade lingustico-cultural entre os dois reinos um dos fatores de aproximao da literatura poltica produzida por cada um deles. Evidentemente, outros aspectos concorrem para esta proximidade. Entre eles, dois so particularmente importantes, e sobre eles que nossa anlise passa a incidir: a linguagem do aristotelismo poltico e o paradigma corporativista. Costuma-se atribuir a Francisco de Vitria (?-1546)27 o papel de principal responsvel pelo ressurgimento, no mundo hispnico, da influncia da obra de So Toms de Aquino (1225 1274), que levou a cabo a conciliao do pensamento filosfico aristotlico com a mundiviso crist medieval.28 Nos vinte anos que precedem a morte deste filsofo medieval, o conjunto da obra de Aristteles passou a ser ensinado e discutido dentro das principais universidades da Europa. Temos aqui o surgimento do que se convencionou denominar de Primeira Escolstica. necessrio sublinhar que esta corrente filosfica no se resumia ao nome de So Toms de Aquino. O mrito pela redescoberta da obra de Aristteles deve ser creditado ao oriente islmico medieval. Foi atravs das tradues feitas pelos filsofos rabes (Avicena, Alfarabi, Averris) que o ocidente medieval tomou contato com a obra de Aristteles. Por este papel fundamental desempenhado pelos rabes na cultura do mundo medieval, Alexandre Koyr os qualifica como mestres e educadores do Ocidente latino.29 O
25 26

BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder Op. cit., p. 51. HESPANHA, Antnio Manuel; SILVA, Ana Cristina Nogueira da. Op. cit., p. 20. 27 A data exata do nascimento de Vitria parece no ser exatamente determinada. Assim, enquanto Richard Morse (vide nota seguinte) aponta o ano de 1492, Quentin Skinner aponta o de 1485. Preferimos, portanto, apontar unicamente a data de seu falecimento, uma vez que esta consensual entre os autores consultados. 28 MORSE, Richard. Espelho de Prspero: cultura e idias nas Amricas. Traduo de Paulo Neves. So Paulo: Companhia das Letras, 1988, p. 41.; SKINNER, Quentin. As Fundaes do Pensamento Poltico Moderno. Traduo de Renato Janine Ribeiro e Laura Teixeira Motta. Reviso tcnica de Renato Janine Ribeiro. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. 4a reimpresso: 2003, p. 414-5. 29 KOYR, Alexandre. Estudos da histria do pensamento cientfico. Traduo e reviso tcnica de Marcio Ramalho. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitria, 1982, p. 23.

autor faz questo de frisar as duas palavras em destaque, mestres e educadores, para rebater uma interpretao frequente, segundo a qual os rabes teriam desempenhado o papel de intermedirios entre o mundo grego e o mundo latino. Pois, continua o autor,
...se as primeiras tradues de obras filosficas e cientficas gregas para o latim foram feitas, no diretamente do grego, mas atravs do rabe, isso no ocorreu somente porque no havia ou ainda no h ningum, no Ocidente, que soubesse grego, mas tambm e talvez principalmente porque no havia ningum capaz de compreender livros to difceis como a Fsica ou a Metafsica de Aristteles, ou o Almagesto, de Ptolomeu, e porque, sem a ajuda de Alfarabi, de Avicena ou de Averris, os latinos nunca teriam tido acesso a tais obras. que no basta saber grego para compreender Aristteles ou Plato eis a um erro freqente entre os fillogos clssicos ; preciso, alm disso, saber filosofia.30

No ocidente medieval, a partir do sculo XIII, a obra de Aristteles constitua uma das duas vias para se falar de tica e poltica, sendo estes dois termos (tica e poltica), inclusive, ttulos de duas de suas principais obras, talvez aquelas que mais interesse despertaram na intelectualidade medieval.31 Segundo Richard Tuck, o discurso das universidades no baixo medievo era baseado, acima de tudo, na tica e Poltica de Aristteles, traduzidas para o latim por Roberto Grosseteste (tradutor da tica) e Guilherme de Moerbeke (tradutor da Poltica). De acordo com Michel Senellart, a maior parte dos tratados cientficos de Aristteles j eram, antes de 1200, acessveis em latim. No incio do sculo XIII, foram dados a conhecer os livros II e III da tica a Nicmaco, sendo seguidos pelo livro primeiro em que, alis, se encontra o tratamento que o filsofo d questo da relao entre a moral e a poltica. O conjunto total da tica, diz Senellart, foi conhecido por volta de 1240-1244. J a Poltica traduzida por Guilherme de Moerbeke (William de Moerbeke, na forma inglesa) por volta de 1260, por insistncia do prprio So Toms de Aquino.32 A estes trabalhos, novamente segundo Richard Tuck, somava-se a Summa Teolgica de So Toms de Aquino. Posteriormente, boa parte da obra de Aristteles seria alvo de novas tradues que lograriam aproximar a linguagem aristotlica daquela que gozava de prestgio muito mais antigo entre os intelectuais medievais, uma vez que os textos que a compunham no necessitavam de traduo alguma, mas eram lidos no original: a linguagem do moralismo romano de Quintiliano, Sneca e, sobretudo, Ccero.33 Destaca-se, entre tais tradues, aquelas efetuadas por Leonardo Bruni, que, segundo informa Tuck, baseou-se nos textos gregos, traduzindo-os para o latim. Bruni traduziu a tica entre 1416 e 1419 e a Poltica em 1437. J no sculo XVI, o filsofo grego continuava a ser vertido para um latim que se pretendia o mais prximo possvel do de Ccero. Assim, em 1542, Joachim Prion, da Universidade de Paris, comeava a traduo da tica. Denys Lambin publicou, alguns anos depois, uma verso melhorada das tradues da tica e da Poltica realizadas por Prion. Evidentemente, nos lembra Richard Tuck, tais tradues facilitaram aos jesutas, mais habituados ao estilo ciceroniano, o entendimento dos textos de Aristteles:

30 31

KOYR, Alexandre. Op.cit., p. 24. TUCK, Richard. Philosophy and Government, 1572-1651 (Ideas in Context) Nova York: Cambridge University Press, 1993. p. 6. 32 SENELLART, Michel. As artes de governar: do regimen medieval ao conceito de governo. Trad.: Paulo Neves. So Paulo: Ed. 34, 2006, p. 170. 33 A retrica romana constitua, alias, a segunda via para um tratamento das questes relativas tica e poltica, segundo informa Richard Tuck. Idem, ibidem.

The fact that Prion and others made Aristotle legible for a Ciceronian was a great service to these Jesuits, for (as we shall see later) it was a combination of Cicero and Aristotle upon wich they founded their intellectual machine Aristotle was to be read in a Ciceronian form; thus Antonio Possevino, in his guide to the literature prescribed by the Ratio studiorum, urged students to read the Lambin translation in preference to all others.34

Podemos nos perguntar sobre o significado desta verdadeira converso (para alm da mera traduo) do pensamento do filsofo grego, empreendida pelos esforos de alguns filsofos da medievalidade. E aqui necessrio voltarmos ao sculo XIII. Embora no constitua objetivo principal analisar pormenorizadamente o contedo filosfico deste aristotelismo medieval, tanto no ocidente quanto no oriente, vale destacar que, a principio, a filosofia aristotlica mal se prestava noo de um Deus, fosse cristo ou islmico, que, alm de ser entendido como nico, era tambm entendido com criador. o caso, por exemplo, da doutrina aristotlica da eternidade do mundo. Ela marca uma crise no que Kantorowicz chamou de abordagem humana do tempo35, rompendo, desta forma, com a tradicional interpretao de Santo Agostinho, para quem a noo de tempo (tempus) significava, essencialmente, a fragilidade do mundo e de todas as coisas a ele pertencentes, ao contrrio da noo de Eternidade: ... enquanto a Eternidade de Deus era concebida como um Agora-eSempre sem Tempo, o Tempo fugidio mostrava a fraqueza do momento evanescente.36 Coube aos averrostas a tarefa da crtica mais contundente do ensinamento agostiniano relativo ao Tempo e a Eternidade:
Nas longas listas de errores condemnati que as autoridades da Igreja elaboraram para dominar a praga averrosta, o princpio da eternidade do mundo desempenhava um papel importante. A igreja proclamava como erro sustentar que o movimento no tinha comeo, que o Tempo era eterno, o cu no fora criado, no haveria ressurreio dos mortos, a corrupo e gerao seguiam-se uma outra sucessivamente sem comeo nem fim; que no havia essa coisa de primeiro homem, e muitas mximas similares ou relacionadas. Todos esses erros, em sua condenao, apontavam na mesma direo: afirmavam que no havia nem Criao nem ltimo Dia; que, pela corrupo e gerao, as disposies do mundo poderiam alterar-se mas que o prprio mundo presente era permanente pelas leis da natureza e que o Tempo era infinito, um continuum de momentos sucessivos desenrolando-se perpetuamente para diante, do interminvel ao interminvel.37

A doutrina aristotlica, dessa forma, apontava para uma continuidade incriada e infinita do mundo.38 Alexandre Koyr recorda, em uma anlise sucinta e esclarecedora do aristotelismo e do platonismo medievais, que, devido a essa incompatibilidade entre a filosofia aristotlica e a f religiosa em um Deus uno e demiurgo, a fsica do filsofo grego foi, j em 1210 portanto, bastante tempo antes de sua cristianizao por Toms de Aquino alvo da proibio

34 35

TUCK, Richard. Op. cit., p. 18. KANTOROWICZ, Ernst H. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia poltica medieval. Traduo de Cid Knipel Moreira. So Paulo: Cia das Letras, 1998, p. 171. 36 Idem, p. 172. curioso observar que, ainda hoje, a noo de temporal presta-se ao papel de anttese da noo de espiritual. 37 Idem, ibidem. 38 Idem, p. 171.

10

eclesistica. O que comprova, alis, diz Koyr, que seus escritos j eram conhecidos h um tempo considervel. 39 Talvez tenha sido bem por isso, isto , por esta incompatibilidade inicial com as verdades doutrinais da f crist, que o aristotelismo teve que penetrar na filosofia medieval por meio das universidades40, ao contrrio da doutrina neoplatnica, que gozava de grande longevidade na igreja medieval. O neoplatonismo no desaparece com a ascenso do aristotelismo em pleno sculo XIII. Assim, diz Koyr:
...atravs dos escritos neoplatnicos, atravs de Ccero, Bocio, Ibn Gabirol (Avicebron) e, sobretudo e antes de tudo, atravs da obra grandiosa e magnfica de Santo Agostinho, subsistem certos temas, certas doutrinas e certas atitudes que, sem dvida transportadas e transformadas pelo contexto religiosos em que se inserem, persistem e nos permitem falar de um platonismo medieval. E at mesmo afirmar que esse platonismo no desapareceu com a chegada triunfal de Aristteles s Escolas. De fato, o maior dos aristotlicos cristos, So Toms, e o maior dos platnicos, So Boaventura, so exatamente contemporneos.41

importante apontar que o processo de teologizao da obra de Aristteles, conquanto tenha logrado xito definitivo com a interpretao crist de So Toms, j havia sido iniciado no oriente, com a obra de Avicena. 42 Conforme referimos anteriormente, embora a primeira escolstica crist ocidental remeta, quase que imediatamente, ao nome de So Toms de Aquino, contava ainda com outros nomes, tais como So Alberto Magno (mestre de So Toms de Aquino), Sigrio Brabante. Entretanto, foi precisamente o tomismo que forneceu as bases da Segunda Escolstica, ou neotomismo, de que a literatura ibrica, nos alvores do pensamento poltico moderno, est repleta de influncias. A trajetria do tomismo, desde seu percurso da Universidade de Paris (onde estudou e lecionou So Toms) at a Universidade de Sorbone, em associao com as correntes de tradio conciliarista43; e da at seu estabelecimento e assuno hegemnica na Pennsula Ibrica em pleno sculo XVI, notadamente na Espanha, a partir de Vitria e seus discpulos, apresentada de maneira algo sistemtica pelo historiador ingls Quentin Skinner, naquela que , talvez, sua obra mais conhecida: As fundaes do pensamento poltico moderno . Skinner dedica a parte cinco de seu livro a discutir a questo do constitucionalismo, tal como fora desenvolvido nas correntes mais radicais da Idade Mdia, e finaliza abordando a recepo e transformao desse constitucionalismo na poca da Contra-Reforma.
39

KOYR, Alexandre. Op. cit. , p 34. Para uma anlise detalhada da importncia da traduo da Poltica, conferir RUBINSTEIN, Nicolai. The history of word politicus in early-modern Europe. In: PAGDEN, Anthony R. The languages of political theory in early-modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, pp. 41-56. 40 Morse observa que o conjunto da obra de Aristteles era ensinado livremente em Oxford, o que novamente ajuda a constatar o conhecimento da obra do filsofo j antes de sua converso por So Toms de Aquino. MORSE, Richard. Op. cit., p. 32. 41 KOYR, Alexandre. Op. cit., p. 28. 42 Idem, p. 35. 43 Em linhas gerais, o conciliarismo pode ser definido como uma doutrina que, surgida em fins da Idade Mdia inicialmente para se pensar a relao da Igreja Catlica com a autoridade papal, teve em Jean Gerson o grande responsvel pela generalizao e extenso de suas premissas bsicas para o entendimento do universo poltico como um todo. Para Gerson, o supremo poder governante estaria localizado, no mbito da Igreja, no conclio geral formado pela assembleia representativa dos fiis. Quentin Skinner observa que, de acordo com Gerson, as caractersticas jurdicas presentes na Igreja Catlica devem ser simtricas quelas encontradas em toda e qualquer sociedade dita perfeita. Sendo assim, mesmo numa repblica secular, a suprema autoridade legislativa deveria localizar-se nas mos de uma assembleia que pudesse ser representativa de todos os cidados. Cf. SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 393-402.

11

A tese do conciliarismo de Gerson revivida em pleno sculo XVI na Universidade de Sorbone. Os responsveis por este ressurgimento so John Mair (1467-1550) e seus discpulos.44 Ao discutirem a respeito da localizao do poder em uma repblica, os sorbonistas defendiam que nenhum governante poderia ser considerado maior do que o conjunto daqueles que o denominou como chefe. Sendo assim, os sorbonistas contrapunhamse diametralmente tese tomista segundo a qual todo governante deve estar acima da comunidade por ele governada.45 Todavia, estes dois grupos no esto to distantes como possa parecer. Ambos derivam suas anlises da interpretao, em ltima instncia, da obra de Aristteles, pois tanto Mair quanto seu discpulo Almain (outro sorbonista) so herdeiros da primeira escolstica, tal como foi elaborada por Guilherme de Occam. Mais do que isso: comum aos dois grupos a noo, importantssima, de que a repblica no se origina de Deus, como defendiam os agostinianos, mas fruto da obra dos seres humanos que, em uma etapa pr-poltica, decidiram pr fim s suas liberdades individuais, delegando, dentre eles, um responsvel pelo governo de toda a comunidade. No mximo, defendia-se a tese de que Deus dera aos homens a capacidade de criar as repblicas. Assim, em ltima anlise, pode-se dizer que a repblica concedida por Deus, mas de forma indireta, por intermdio dos homens. Ambos, Mair e Almain, inscrevem a repblica na ordem natural. Trata-se de um dos fundamentos da doutrina do jusnaturalismo de Hugo Grotius, de Samuel Pufendorf e mesmo do de Thomas Hobbes. Mas qual a linha que liga Francisco de Vitria aos autores sorbonistas defensores de teses to potencialmente revolucionrias, originadas da leitura da escolstica de Occam e do conciliarismo de Gerson? Ocorre que John Mair foi mestre de Pierre Crockaert (1450 1574), que estudava e lecionava as teses occamista e gersoniana na Universidade de Paris, tal como aprendera com Mair. Entretanto, nos diz Skinner, parece ter havido uma reviravolta em seus interesses em 1503. Crockaert abandona a leitura de Occam, volta-se para o estudo do tomismo e ingressa na ordem dominicana, de que o prprio So Toms de Aquino fora membro. Transfere-se ento para o Colgio de Saint-Jacques. Em 1509, passa a dar aulas sobre a obra principal de So Toms de Aquino, a Suma Teolgica. Em 1512 publica um comentrio sobre a ltima parte desta obra, em colaborao com seu discpulo, o dominicano Francisco de Vitria.46 Desse tmido incio em Paris, dir Skinner, emergiu a grande retomada quinhentista do tomismo.47 Em 1523, Vitria retorna Espanha e, passados trs anos, assume a primeira ctedra de teologia na Universidade de Salamanca. Quando de sua morte, vrios ex-alunos seus (quase trinta, diz Skinner), lecionavam em diversas universidades espanholas. Dentre os mais destacados encontram-se os nomes de Diego de Covarrubias, Melchior Cano e, sobretudo, Domingo de Soto, o mestre de Surez.48 curioso observar que, embora tenha sido pelas penas dominicanas que o neotomismo penetrasse no mundo catlico europeu, so os jesutas, os grandes rivais dos dominicanos, quem do continuidade difuso do tomismo, tanto no mundo hispnico quanto na Itlia e na Frana.49 Na Espanha, em fins da dcada de 1540, os jesutas j tinham conseguido estabelecer nada menos do que oito faculdades em universidades espanholas. Por aqui, diz Skinner, inicia-se ...o processo pelo qual conseguiram retirar dos dominicanos o controle intelectual das universidades espanholas. No caso espanhol, os principais nomes dentre os jesutas difusores do tomismo so: Luis de Molina (1535-1600) e Francisco Surez (15481617). Ambos iniciaram seus estudos na Universidade de Salamanca. Porm, como a
44 45

SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 397. Idem, p. 398. 46 Idem, p. 414. 47 Idem, ibidem. 48 Cf. SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 415; MORSE, Richard. Op. cit., p. 41. 49 SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 416.

12

Companhia de Jesus ainda no se encontrasse plenamente estabelecida na Espanha, foram ocupar ctedras nas universidades portuguesas. Molina transferiu-se para vora, ao passo que Surez, espcie de rival de Molina, ocupou a ctedra de teologia em Coimbra.50 Esta virada neotomista na Espanha explica-se, para alm dos percursos destas lideranas intelectuais, pela sua particular situao no mundo moderno. Richard Morse observa que a filosofia tomista, com os retoques de que foi alvo pelos neotomistas, enquadrava-se perfeitamente nas exigncias filosficas colocadas para a Espanha da Contrareforma:
...podemos afirmar aqui simplesmente que a virada espanhola para o tomismo no sculo XVI isto , para uma viso do mundo do sculo XIII que s havia ganho (sic) adeses dispersas nos trs sculos intermedirios explica-se precisamente pela modernidade da situao histrica da Espanha, ou seja, pela exigncia de conciliar uma racionalidade para um Estado moderno com as reivindicaes de uma ordem ecumnica mundial, ou de adaptar os requisitos da vida crist tarefa de incorporar povos no cristos civilizao europia.51

Feitas estas observaes sobre o trajeto percorrido pela influncia aristotlica, desde a primeira Escolstica at o neotomismo, cabem algumas consideraes sobre o contedo de tal doutrina. importante mencionar que se trata da interpretao e leitura crists da obra de Aristteles, uma vez que o aristotelismo medieval, do qual deriva o neotomismo dos sculos XVI e XVVI, no o de Aristteles, tal como lembra Koyr:
J afirmei que o platonismo da Idade Mdia, ou seja, o platonismo de um Santo Agostinho, de um Roger Bacon ou de um So Boaventura, no era, uma vez que muito lhe falta para isso, o platonismo de Plato. Da mesma forma, o aristotelismo, mesmo o de um Averris e, a fortiori, o de um Avicena ou, para s falar dos filsofos da Idade Mdia ocidental, o aristotelismo de um So Alberto Magno, de Santo Toms ou de Sigrio Brabante, no era, tampouco, o de Aristteles.52

Pois bem: como podemos definir, em linhas gerais, o significado da filosofia aristotlica, tal como esta foi pensada e interpretada pelos neotomistas no mundo ibrico? Para respondermos a tal questionamento, ou antes, para apenas esboarmos um dos caminhos possveis para sua resposta, podemos considerar a questo, fundamental no pensamento contrarreformista ibrico, do combate as ideias de Lutero. Entretanto, gostaramos de chamar a ateno para a teoria luterana da origem das repblicas. Lutero utilizava uma noo agostiniana da natureza humana, segundo a qual o homem uma criatura necessariamente decada devido ao pecado original. Assim, para Lutero, o homem marcado por uma inata falta de justia. No se encontraria, na natureza humana, qualquer elemento de graa interior.53 Skinner nota que, da forma como Lutero concebe a relao de Deus com os homens, a proposta tomista de se fundamentar a conduta poltica no direito natural era seriamente perturbada:
Os reformadores haviam sustentado que os homens, com sua natureza decada, no podiam ter a esperana de compreender a vontade do Deus
50 51

SKINNER, Quentin. Op. cit., 416. MORSE, Richard. Op. cit., pp. 41-42. 52 KOYR, Alexandre. Op. cit., p. 34. 53 Idem, p. 418.

13

Absconditus e, desse modo, de organizar suas vidas como um reflexo da justia divina. Assim, concluram que as autoridades constitudas deveriam ter sido diretamente ordenadas por Deus sobre os homens, a fim de sanar essas deficincias morais. Era essa doutrina, perceberam os tomistas, que acima de tudo precisavam contestar.54

bem verdade que alguns ecos dessa sombria noo agostiniana relativa natureza humana ainda podiam reverberar no discurso neotomista. Segundo Michel Senellart, no ocidente medieval, a partir da redescoberta de Aristteles, observa-se a passagem de uma ...teologia do governo, determinada pela dialtica da queda e da graa, a uma anlise da funo diretiva em termos de finalidades humanas....55 Todavia, ao abordar a questo da ruptura do tomismo com o agostinismo, ressalta um aspecto de sobrevivncia de algumas noes relativas a esta ltima correntefilosfica. Dir o autor:
Ruptura, certamente, no no sentido de uma rejeio que abandonaria todo um passado de erro tais acontecimentos no podem se reproduzir no seio de uma racionalidade teolgica mas, antes no sentido de um desprendimento em relao aos eixos convencionais de referncia, de uma brusca mudana de nvel. Ruptura, se preferirem, em termos de deslizamento de terreno, que desloca, desvia, provoca desmoronamentos, e no em termos de fratura, que separa e subverte.56

O que no se admitia, fundamentalmente, era a ideia de uma inata falta de justia no homem. Para os neotomistas a natureza humana, mesmo corrompida, era perfectvel, isto , havia a possibilidade de se reparar as ms inclinaes advindas da queda. Neste sentido, o historiador espanhol Jos Antonio Maravall, discorrendo sobre a questo, ressaltara j faz algum tempo que, na base do agostinismo poltico, os reinos teriam nascido da violncia e do mal. Seria necessrio ... que Santo Toms llegara a estabelecer el plano de la moral natural para que la sociedad humana, basada en la naturaleza social del hombre, volviese a concebirse como un bien.57 Maravall prossegue, ao comentar a fora da concepo aristotlica sobre a sociedade e os homens, afirmando que, no que respeita literatura poltica espanhola do sculo XVI,
...la idea de la propulsin natural del hombre a la sociedad es general [] Pero la propulsin natural a la sociedad puede ser o para evitar un mal o para conseguir un bien. Los autores del siglo XVI responden, en gran parte, a lo primero, mientras que los del siglo XVII, en general, interpretan la sociabilidad en el segundo sentido.58

A questo da natural inclinao do homem a uma vida social (e a subsequente explicao da origem e funo da repblica) um dos temas chaves do pensamento poltico aristotlico das duas escolsticas. Poderamos encerrar este tpico respondendo seguinte pergunta sntese: o que define, em linhas gerais, a concepo aristotlica (tomista e neotomista) da sociedade? Em suma, os tomistas consideravam que a condio natural da humanidade envolveria uma comunidade natural (zoon politikon ) e seria governada sob os princpios da lei da natureza. Toda esta tradio pesava sobre os autores ibricos do sculo
54 55

SKINNER, Quentin. Op. cit., pp. 417-8. SENELLART, Michel. Op. cit., p. 169. 56 Idem, p. 171. 57 MARAVALL, Jos Antonio. Teoria espaola del Estado en el siglo XVII. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1995, p. 132. 58 Idem, p. 133.

14

XVII. Trata-se, portanto, de uma permanncia dos fundamentos aristotlico-tomistas do pensamento poltico.59 Por outro lado, profundamente relacionada com esta concepo naturalista da sociedade, a ideia da repblica como um corpo mstico tambm era amplamente partilhada pelos autores neotomista. Para Antnio Manuel Hespanha, tanto em Portugal quanto em Espanha e Itlia, o pensamento poltico corporativo da segunda escolstica gozou de longa sobrevivncia, chegando a ser predominante at meados do sculo XVII.60 Como tantas outras vezes j ocorrera na histria do pensamento poltico, sobretudo na passagem do baixo medievo modernidade, a noo de corpo mstico uma clara transferncia, para o mundo secular, de elementos do pensamento religioso. Apesar do parentesco com as ideias do apstolo Paulo, a expresso corpus mysticum fora cunhada muitos sculos depois. De fato, o apstolo apresentara o conceito de igreja como corpus Christi61, isto , o corpo de Cristo. Segundo nos informa Ernst Kantorowicz, a expresso corpus mysticum ganhou proeminncia na poca carolngia, associada controvrsia da Eucaristia 62, passando a designar, posteriormente, a Igreja como um corpo poltico63 e, por transferncia, qualquer corpo poltico.64 Um dos responsveis, seno pelo novo uso do conceito por parte dos prprios religiosos, pelo menos pelo estabelecimento do contedo sociolgico do conceito (pensando a Igreja como um fenmeno social) a partir do sculo XIII foi So Toms de Aquino. Contudo, observa Kantorowicz, ainda aqui se guardava o conceito para a dimenso sacramental. Posteriormente, Toms de Aquino cunharia a expresso persona mystica, deixando aberto o campo para a desvinculao da noo sacramental, sugerida pela palavra corpo (que remetia ao sacrifcio) e abrindo possibilidades para uma utilizao mais jurdica da noo em questo. No obstante, a metfora antropomrfica j se prestava a uma utilizao no sacramental, e mesmo secular, por parte de alguns autores. assim que, para mencionar um exemplo mais clssico, Joo de Salisbury (1115/1120-1180) comparava, em seu Politicraticus (1159), a repblica ao organismo do corpo humano.65 Joo de Salisbury, diz Michel Senellart, ...ser o primeiro publicista no sculo XII a comparar o Estado com um organismo vivo....66 A fora de tal comparao na literatura poltica ibrica moderna bastante clara. Assim, podemos encontrar referncias mais gerais e resumidas, como a do autor portugus Diego Enrquez de Villegas:
En los miembros del cuerpo humano, exemplar de un Imperio, si todo el cuerpo fuera odo, faltarian todos los de ms sentidos; y sucederia lo mismo,

59

Maravall, tratando especficamente do universo espanhol, aponta o seguinte em relao esta literatura: ...nuestros escritores del siglo XVII, sobre el firme fundamento de la tradicin y en relacin con las circunstancias de la poca, conciben la sociedad poltica como un ente natural y, por tanto, dotada, como todo ser, de una unidad, lograda por la ordenacin de sus miembros al bien comn, a cuyo efecto est en ella comprendido un poder que deriva de Dios y cuya forma es creada e constituida por la comunidad. MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., pp. 149-150. [grifos nossos]. 60 XAVIER, ngela Barreto & HESPANHA, Antnio Manuel. A representao da Sociedade e do Poder. In: MATTOSO, Jos (dir.) & HESPANHA, Antnio Manuel (coord.). Histria de Portugal. O Antigo Regime (1620-1807), Lisboa, Editorial Estampa, 1993. p. 127. 61 A metfora de so Paulo encontrada, entre outras passagens, em 1Cor 6, 15; 12, 12.27; Ef 4, 4.16.25 e 5, 30. (o primeiro nmero aps a abreviatura do nome indica o captulo, ao passo que os nmeros seguintes indicam os versculos). 62 KANTOROWICZ, Ernst H. Op. cit., p. 127. 63 Idem, pp. 129-130. 64 Idem, p. 133. 65 Idem, p. 129. 66 SENELLART, Michel. Op. cit., p. 146.

15

si todo el cuerpo fuesse Vista, Olfato, Tacto, o Gusto.Cada Astro en el cielo tiene su oficio de luz, unos presiden al dia, otros a la noche presiden.67

Ana Isabel Buescu demonstra o quo a fundo alguns escritores levavam a analogia entre o corpo e a repblica:
O Libro Segdo dl Espejo del Perfecto Principe Christiano prope-se descrever a organizao desta repblica. O ponto de partida a analogia entre o corpo humano e o corpo social segundo uma formulao bastante prxima do codificado no Politicraticus (1159) de Joo de Salisbria, texto geralmente considerado fundador da verso secularizada da metfora orgnica. Esta analogia, plenamente consagrada na poca medieval, surge como metfora central na representao da ordem da repblica no discurso poltico quinhentista e seiscentista, nomeadamente no mundo hispnico. Remetendo para a famosa epstola de Plutarco a Trajano, autoridade invocada por Salisbria para legitimar a metfora orgnica da organizao da repblica, [Francisco de] Monon identifica sucessivamente as diferentes partes do corpo animado da repblica: a cabea , naturalmente, o soberano; o corao, os magistrados; os olhos, orelhas e lnguas so os juzes e governadores das cidades e provncias; as mos, por seu turno, so os oficiais da casa real e os cortesos; as costas e o ventre so os oficiais encarregados da fazenda do prncipe; os ps, os lavradores, oficiais e gente popular.68

Uma vez traado este breve panorama relativo ao desenvolvimento da ideia corporativa da sociedade, vejamos mais de perto quais eram suas caractersticas e consequncias. Primeiro ponto importante: numa sociedade concebida como imagem do corpo humano, naturalmente, a ordenao que lhe diz respeito est dada de antemo. Nem mesmo o rei, dir Maravall, tem a prerrogativa de alter-la:
El orden de la sociedad est dado de antemano. Del orden de los cielos, tal como la filosofa natural aristotlica, cristianizada por el tomismo, lo concibe, se saca el de la sociedad () El orden est sobre el poder, y slo cuando ste as lo reconoce es propiamente poder poltico y no slo fuerza material. Los decretos de Prncipe lo mantienen y aun, si se quiere, lo actualizan. Perlo el orden social como tal existe antes de la norma real; el Rey y la regla son elementos suyos.69

Consequncia geral deste pressuposto: tal ordenao no pode ser alterada. Estabelece-se, desta forma, uma viso hierrquica da sociedade. Da mesma forma que, no corpo humano, cada membro ocupa uma posio naturalmente determinada, na repblica pensada em termos antropomrficos, cada membro do corpo social ocupa uma posio tambm naturalmente determinada. Como fcil supor a partir da frmula do rex caput, o rei a cabea de tal corpo poltico.70
67

VILLEGAS, Diego Enrquez. Leer sin libro. Direcciones acertadas para el govierno thico, econmico y poltico. Dirigido al Senor Principe D. Pedro el Felice..., Lisboa, Antnio Craesbeeck de Mello, 1672, p. 62. 68 BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Prncipe. Discurso Normativo e Representao (1525-49). Lisboa: Edies Cosmos, 1996, p. 199. 69 MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., p. 123. 70 OLIVEIRA, Ricardo de. Amor, amizade e valimento na linguagem cortes do Antigo Regime. In: Revista Tempo. Rio de Janeiro. N21 (2007), pp. 97-121. p. 105.

16

Segundo ponto importante: apesar de tal rigidez da ordenao social caracterstica, alis, das sociedades do Antigo Regime o exerccio do poder segundo o paradigma corporativista implicava a ideia de um poder partilhado, ligada ideia de ...indispensabilidade de todos os rgos da sociedade... e, por conseguinte, ligada tambm ideia ...da impossibilidade de um poder poltico simples, puro, no compartilhado. To monstruoso como um corpo que se reduzisse cabea, seria uma sociedade, em que todo o poder estivesse concentrado no soberano.71 Analisando as decorrncias jurdicas e institucionais advindas de tal entendimento de sociedade (e poder), ngela Barreto e Antnio Manuel Hespanha afirmam que a concepo corporativa, com sua referncia a uma ordem natural de governo e aos deveres rgios da decorrentes, introduzia importantes limitaes ao poder real....72 Podemos dizer que, alm de considerarem que a sociedade a condio natural da humanidade, bem como que a lei natural o fundamento de tal sociedade, os tomistas partilhavam da ideia de que a organizao dessa mesma sociedade apresentava uma similitude com o corpo humano. Tal viso, j o dissemos, era predominante ainda na literatura poltica ibrica do sculo XVII, entendendo por sculo XVII o mesmo que Jos Antnio Maraval, isto , um conceito histrico, uma poca que se inicia nos ltimos anos do sculo anterior e, seguramente, ultrapassa a fronteira de 1700.73 I. 2 A literatura especular na Pennsula Ibrica. Aps termos analisado brevemente o aristotelismo poltico linguagem predominante na Pennsula Ibrica passaremos a nos deter sobre a questo dos Espelhos de Prncipes, gnero abundante da literatura de que tratamos. A literatura poltica produzida na Pennsula Ibrica durante os sculos XVI e XVII forneceu um leque sobremaneira extenso de livros destinados quase sempre educao dos prncipes. Estes livros, chamados de Espelhos de Prncipes, constituam-se importantes agentes propagadores de normas prescritivas de conduta deste seleto pblico, ao qual se inclua toda a aristocracia que tinha acesso aos livros. Tais obras ultrapassavam, portanto, o universo das bibliotecas rgias, como bem observou a historiadora Ana Isabel Buescu.74 Os Espelhos de Prncipes tratam de temas variados, passando da questo da formao do prncipe infante a dos atributos rgios cujos governantes devem possuir, abordando vrios aspectos pertinentes do pensamento poltico da poca, tais como: a relao da f com a poltica, a questo das guerras, os conselhos e a escolha dos conselheiros, a questo do valimento, favoritismo ou privana75, etc. Ana Isabel Buescu considera que os espelhos tambm atuaram
71 72

XAVIER, ngela Barreto & HESPANHA, Antnio Manuel. Op. cit., p. 123. Idem, p. 129. 73 poca que empieza en los ltimos aos de la centuria anterior, desde el momento en que la entrada de la obra de Bodino obliga a nuestros pensadores a hacerse cuestin de ella y en que la de Juan Botero plantea el grave problema de insertar la idea de una razn de Estado en el pensamiento poltico cristiano. Y como muchas de las creencias del siglo XVII traspasan, entre nosotros, la frontera de 1700 MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., p. 13. 74 BUESCU, Ana Isabel. Memria e poder Op. cit., p. 81. 75 Sobre a questo dos validos no Antigo Regime conferir: OLIVEIRA Ricardo de. O Melhor Amigo do Rei. A imagem da perfeita privanza na Monarquia Hispnica do sculo XVII. In: HISTRIA, So Paulo, 28 (1): 2009. pp. 653-696. __________________. Amor, amizade e valimento na linguagem cortes do Antigo regime in: Tempo vol.11, n.21, Niteri Junho 2006, pp. l09-l32. __________________. Valimento, privana e favoritismo: aspectos da teoria e cultura poltica do Antigo Regime. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 25, n 50, pp. 217-238 2005. __________________. Pela graa do Rei: Um estudo sobre o valimento no Antigo Regime ibrico, O caso de Alexandre Gusmo. Tese de doutorado, PPGHIS/IFCS, UFRJ, 2004.

17

em um processo de civilizao, numa clara aluso as obras do socilogo Norbert Elias.76 Houve, segundo ela, uma apropriao aristocrtica destas obras - originariamente destinadas realeza77 - uma vez que tal literatura, para alm da representao ideal do prncipe, veiculava prticas sociais e cdigos de conduta que se generalizavam a toda nobreza cortes (j que o prncipe tambm pertencia ao circulo dos nobres, ainda que em posio proeminente). Falando de uma forma geral, os Espelhos so obras que tm, como principal caracterstica, uma funo pedaggica destinada ao prncipe em particular e a nobreza em geral. Trata-se de uma literatura repleta de ensinamentos polticos e morais. De qualquer forma, e apesar de toda a definio que se seguir, devemos evitar uma separao muito rgida entre o gnero especular e outras formas de textos componentes do universo poltico-literrio que est sendo considerado neste captulo. Como veremos, os Espelhos de Prncipes passaram por importantes transformaes a partir do sculo XVI, que dizem respeito fundamentalmente ao contedo mais pragmtico dos ensinamentos polticos contidos nestas obras. Sendo assim, por mais que tentemos fornecer uma definio precisa daquele gnero, necessrio considerar, sempre, o entrecruzamento entre os diferentes tipos de obras que compem aquele universo poltico literrio. possvel encontrarmos autores que escreveram tanto obras do gnero especular, quanto tratados moralizantes e de finalidade edificante, como define o historiador portugus Pedro Cardim. Este historiador, ao apresentar uma breve lista dos principais autores (dentro do universo portugus) seiscentistas de tratados do tipo moralizante, menciona o nome de Diogo Henrique de Vilhegas (ou Diego Enrquez de Villegas), autor citado anteriormente. A obra que Cardim aponta como tratado moralizante justamente Leer sin libro . Ora, esta obra de Villegas tanto dedicada aos fins morais apontados por Cardim quanto questo da conservao do Estado, tema recorrente na literatura poltica ibrica do sculo XVII (ainda que este no seja o principal objetivo da obra). Tal fato demonstra o quanto as dimenses morais e prticas se entrecruzam chegando, em alguns casos, a se confundirem em tal literatura.78 No obstante, para alm desta dimenso educativa, de acordo com Buescu, o gnero em questo constituiu um dos locais estratgicos de afirmao e propaganda da instituio monrquica.79 No que respeita s suas razes, a literatura especular remonta a uma tradio clssica, mas afirmou-se definitivamente no medievo.80 Sem nos determos muito na questo da designao Espelho, vale reproduzir as palavras de Michel Senellart, que explica que a adoo do termo Espelho, bem como sua primeira ocorrncia na literatura poltica, deu-se no fim do sculo XII, quando apareceu o primeiro tratado sobre o governo do prncipe contendo em seu ttulo a palavra Espelho (Speculum). Trata-se da obra Speculum regale, de Godofredo de Viterbo (1180/1183). Segundo Senellart, havia um grande nmero de obras do mesmo tipo, mas com ttulos diferentes. No obstante, a historiografia, desde W. Berges adotou o hbito de designar pelo nome genrico de Frtenspiegel, isto , Espelhos de Prncipes, todos os escritos pertencentes ao gnero da parentica rgia. 81 Por outro lado, o mesmo Michel Senellart afirma
76

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2 Vols., 1993. _____. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. 77 BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder Op. cit., pp. 80-1. 78 CARDIM, Pedro. Religio e Ordem Social. Em torno dos fundamentos catlicos do sistema poltico do Antigo Regime. In: Revista de Histria das Idias. Coimbra: Instituto de Histria e Teoria das Idias, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, v.22, 2001, pp. 133-74. p. 147. 79 BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Prncipe... Op. cit., p. 17. 80 __________. Memria e Poder Op. cit., 69. 81 SENELLART, Michel. Op. cit., p. 49. Sobre o significado de parentica o autor explica, duas pginas antes, na nota de rodap nmero 2: A parentica, ou parnese (do grego parainesis: exortao, encorajamento), designa um gnero de discurso que exorta s aes virtuosas.

18

adiante que a obra De Clementia, de Sneca constitui talvez a origem da expresso espelho do prncipe.82 Dentre os nomes que ocuparam lugar proeminente nesta tradio, destacam-se Santo Toms de Aquino e Egdio Romano, que escreveram os mais significativos specula principis, no sculo XIII, ambos, curiosamente, com o mesmo ttulo: De Regimine Principum83, sendo que o de autoria de Egdio Romano, escrito em 128784, desempenhou papel mais determinante no processo de afirmao do prprio gnero.85 A obra de Egdio Romano conheceu, de sua publicao at o incio de sculo XVII, uma fortuna sem igual entre os demais Espelhos de Prncipes. Ao referir-se a este texto, Michel Senellart aponta que o De Regimine Principum de Egdio Romano no somente uma obra cuja extenso considervel se comparada aos demais specula como tambm conheceu um sucesso sem equivalncia nos demais exemplares do gnero. Objeto de numerosas tradues, difuses manuscritas e vrias edies, o De Regimine Principum imps um modelo que certos autores ainda reproduzem no sculo XVII.86 esta obra que fixa, por vrios sculos, a estrutura, as regras e as convenes a partir das quais os demais livros desta literatura destinada aos prncipes iro se desenvolver. Trata-se, portanto, de uma das principais obras do gnero especular. Sua importncia para o desenvolvimento da tradio dos Espelhos de Prncipes um consenso na historiografia que trata do tema. Adeline Rucquoi e Hugo O. Bizzarri, analisando as matrizes ocidentais e orientais conformativas do gnero poltico-literrio em questo, afirmam o seguinte:
El gnero de los "espejos de prncipes" ha tenido, en la Pennsula Ibrica, un desarrollo constante y continuo. La necesidad de formacin del prncipe, y de los miembros de la alta nobleza en general, origin la elaboracin de tratados que, si bien no han tenido por lo general influencia en el resto de Europa, no por ello han posedo caractersticas menos especficas. Entre los siglos XII y XIV, el proceso que dio origen a una serie de tratados relativos a la educacin del prncipe se desarroll en medio de la confrontacin de formas orientales y occidentales y, en el curso de la segunda mitad del siglo XIII, innumerables obras didcticas y moralizantes, atribuidas a filsofos o a sabios, fueron de hecho traducciones o adaptaciones de formas llegadas de Oriente.87

82 83

SENELLART, Michel. Op. cit., p. 52. Michel Senellart explica que o De Regimine Principum atribudo a So Toms de Aquino , na verdade, uma obra parcialmente apcrifa. Com efeito, So Toms de Aquino escreveu um texto intitulado De Regno, composto de 20 captulos e que, no incio do sculo XIV, recebeu o acrscimo de mais 62 captulos escritos por Ptolomeu de Lucques, discpulo de Toms. Cf. SENELLART, Michel. Op. cit., pp. 170-4. 84 A data de publicao do livro de Egdio Romano , para Ana Isabel Buescu, 1287 (BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Prncipe... Op. cit., p. 19). Michel Senellart (SENELLART, Michel. Op. cit., pp. 193-4) afirma que o livro foi composto entre 1277- 1279. Sobre os problemas inerentes datao dos Espelhos medievais em Castela, Adeline Rucquoi e Hugo O. Bizarri afirmam o seguinte: Uno de los problemas que presenta una historia del gnero de los espejos de prncipes en Castilla en el siglo XIII es el de la datacin de las obras, problema que remite directamente al estudio de la evolucin del gnero. Los tratados contienen raramente una alusin a su fecha de composicin, lo que hace difcil toda datacin precisa... RUCQUOI, Adeline e BIZZARRI, Hugo O. Los Espejos de Prncipes en Castilla: entre Oriente y Occidente. Cuad. Hist. Esp. [online]. ene./dic. 2005, vol.79 [citado 20 Abril 2008], pp.7-30. Disponivel em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S0325-11952005000100001&script=sci_arttext. [sem indicao de nmero de pgina] 85 Assim, diz Ana Isabel Buescu, No conjunto destas obras que convergem para a constituio do gnero na poca medieval, duas em particular se singularizam o De Regimine Principum de So Toms de Aquino e a obra do mesmo nome de Egdio Romano, com especial destaque para esta ltima, que viria a contituir-se como verdadeiro modelo destes tratados normativos BUESCU, Ana Isabel. Imagens do prncipe... Op. cit., p. 36. 86 SENELLART, Michel. Op. cit., p. 194. 87 RUCQUOI, Adeline e BIZZARRI, Hugo O. Op. cit . [sem indicao de nmero de pgina]

19

Segundo estes dois autores, o livro Secretum secretorum, cuja autoria foi atribuda, durante muito tempo, a Aristteles, constituiu o principal modelo de espelho de prncipes, sendo substitudo pelo De Regimine Principum de Egdio Romano, a partir do final do sculo XIII. No que diz respeito Espanha, diro os dois autores, havia a tradio visigtica do sculo VII, quando textos conciliares e cdigos jurdicos traziam definies sobre as qualidades e virtudes que os monarcas deveriam possuir: Es as como el Liber Iudicum, promulgado en el ao 654, se abre con una exhortacin relativa al buen rey, que debe reinar piadosamente y con misericordia, y poseer dos virtudes: la justicia y la verdad.88 Alm desta tradio, somada ao peso de toda a tradio clssica vinda de autores como Aristteles, Sneca e Xenofonte, os escritores do sculo XVII tinham como importante referncia o seguinte ttulo: Educacin del Prncipe Cristiano, obra de Erasmo de Rotterdam, escrita no comeo do sculo XVI, e oferecida a Carlos V.89 Podemos notar que o desenvolvimento do gnero est profundamente associado influncia do aristotelismo, uma vez que os principais exemplares para sua fixao no ocidente medieval foram compostos por nomes diretamente envolvidos na Primeira Escolstica: So Toms de Aquino e seu discpulo, Egdio Romano. Ana Isabel Buescu, ao se referir a importncia dos exemplares escritos por cada um dos autores, remete a esta associao com o aristotelismo poltico medieval:
A importncia decisiva de que se revestem radica na consagrao da matriz aristotlica na reflexo sobre o rei, o poder e o governo da repblica, feio tornada sistematicamente explcita na obra de So Toms, e que preside tambm ao De Regimine Principum do seu discpulo Egdio Romano.90

Seguindo este raciocnio, Buescu associa a menor expresso do gnero na Inglaterra ao ... indiscutivelmente menor peso da tradio aristotlica na cultura inglesa....91 Entretanto, no devemos nos esquecer que, de acordo com Richard Morse, o conjunto da obra de Aristteles fosse ensinado em Oxford antes da cristianizao do filsofo por So Toms de Aquino.92 Os Espelhos de Prncipes inscrevem-se em um universo literrio maior, do qual tambm so constitutivos os tratados teolgicos, jurdicos, filosficos e demais espcies de texto. O que h de particularmente interessante no gnero especular que, a despeito da publicao e circulao dO Prncipe, de Maquiavel, por grande parte da Europa (inclusive na Pennsula Ibrica) as funes do governo real no excluem, para o mundo ibrico, a observao dos preceitos cristos (catlicos, propriamente ditos), mas antes, tal observao condio necessria para um bom governo. Ou seja, o que vemos traado nas linhas destas obras o ideal de um prncipe cristo. Assim nos diz Maravall: Y sobre todas ellas, morales e intelectuales, le son necesarias al Prncipe las virtudes teologales93, isto , faz-se necessrio ao Prncipe o conhecimento das coisas de Deus, esta sua principal virtude. Com efeito, Pedro Cardim demonstra como a f catlica constitui elemento indispensvel para qualquer reflexo acerca da dinmica poltica do mundo moderno. Segundo ele:
...o estudo da dinmica poltica da poca moderna obriga a considerar, sempre, os seus fundamentos catlicos, pois ao olvidar essa dimenso religiosa do poltico corre-se o risco de passar ao largo daquele que era um

88 89

RUCQUOI, Adeline e BIZZARRI, Hugo O. Op. cit . [sem indicao de nmero de pgina]. RTTERDAM, Erasmo. Educacin del Prncipe Cristiano. (1. edio 1517 ). Madrid: Tecnos, 2003. 90 BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Prncipe... Op. cit., p. 36. 91 Idem, p. 39. 92 Vide nota 39. 93 MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., p. 269.

20

dos elementos mais estruturantes do quadro constitucional que perdurou at o sculo de Setecentos.94

Ao referir-se aos Epelhos de Principes e outras obras de carter similar, Cardim reitera este lugar privilegiado ocupado pelo elemento religioso. Lugar este, nos dir o autor, situado ao lado do universo poltico, inclusive se interpenetrando:
Nas obras que continham conselhos e advertncias para o prncipe, por exemplo, ao aludirem s expectativas que os vassalos tinham a respeito da aco que deveria ser desempenhada pelo monarca, os seus autores reflectem um entendimento da realeza onde o religioso e o poltico surgem lado a lado, chegando mesmo a interpenetrar-se.95

O tema da religio um elemento constante. Trata-se, lembraro seus autores, de proteger a f catlica, principalmente em um tempo em que as heresias crists ameaam se espalhar pela Europa. A questo da relao entre a cruz e a coroa remete-nos, quase diretamente, ao nome de Maquiavel. Ana Isabel Buescu, procurando indicar as principais referncias para o estudo da problemtica dos espelhos de prncipe no cenrio europeu, destaca, ao referir-se ao mundo moderno, os trabalhos de Allan Gilbert96 e de Felix Gilbert97, nos quais, segundo Buescu, h uma anlise da obra O Prncipe de Maquiavel em que se busca entend-la a partir de uma lgica de continuidade com a tradio dos espelhos, e no sob o ponto de vista das rupturas que esta obra teria introduzido no pensamento poltico moderno. Esta maneira de se entender o relacionamento entre a vasta literatura especular no mundo moderno e a inquietante obra de Nicolau Maquiavel tambm compartilhada por Michel Senellart, para quem O Prncipe teria cumprido no o papel de texto fundador de uma cincia nascente, mas sim obra de articulao entre a literatura especular e os manuais de Estado.98 Uma modificao importante decorrente da relao-combate entre os Espelhos de Prncipes e o autor florentino est ocorrendo em tal literatura. Assim, de acordo com Jos Antonio Maravall, estas obras possuem, no novo cenrio em que se apresentam, uma finalidade decididamente prtica: No se trata de imaginar una poltica que de tan perfecta no tenga utilidad ninguna .99 A educao poltica deve estar, nos escritores em questo, voltada para ao. No de se admirar, portanto, o recorrente emprego de mximas que ensinam, de forma breve e adaptada, como se deve agir em determinadas situaes. este carter pragmtico que possibilita, de acordo com Maravall, uma diferenciao entre os espelhos do sculo XVII e a abundante literatura sobre os temas De ptima Repblica e De ptimo Prncipe100, nos quais inexiste esta dimenso prtica. Tal pragmatismo, curiosamente, parece derivar do combate empreendido, pelos pensadores catlicos, constante figura de Nicolau Maquiavel, tambm ele pragmtico; defensor, porm, de um pragmatismo amoral:
O pensamento poltico catlico que se hegemonizou na Pennsula Ibrica no perodo, ao condenar o pragmatismo amoral derivado das formulaes de Maquiavel, fez com que surgisse uma espcie de pragmatismo catlico, que
94 95

CARDIM, Pedro. Op. cit., p. 136. Idem. p. 146. 96 GILBERT, Allan. Machiavellis Prince and its Forerunners. The Prince as Typical Book de Regimine Principum, Apud in: BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder Op. cit., pg. 74. 97 FELIX, Gilbert, The Humanist Concept of the Prince and The Prince of Machiavelli, Apud in: BUESCU, Ana Isabel. Memria e Poder Op. cit., p. 74. 98 SENELLART, Michel. Op. cit., pp. 48-9. 99 MARAVALL, Jos Antnio. Op. cit., p. 32. 100 Idem, Ibidem.

21

deveria estar atento aos condicionalismos do momento. Esta concepo teve no chamado tacitismo, muito divulgado em Portugal e na Espanha atravs de Justo Lipsio, sobretudo na obra Policorum [sic] sive civilis doctrinae libri sex, qui ad principatum maxime spectant, publicada pela primeira vez em 1589, uma de suas formulaes mais importantes. Com este mesmo sentido, a obra de Giovanni Botero, Della Ragione di Stato, publicada na Itlia no mesmo ano, amplamente divulgada no mundo ibrico, foi tambm importante na divulgao do que estamos chamando de pragmatismo catlico.101

Esta anlise referente dimenso prtica da literatura de que tratamos aqui tambm aparece considerada por Antonio Feros.102 No primeiro captulo de El Duque de Lerma. Realeza y Privanza en la Espaa de Felipe III, intitulado La educacin de un Rey, Feros aponta o momento no qual, segundo ele, operou-se uma transformao importante no que diz respeito ao contedo dos livros componentes da literatura poltica do Antigo Regime, notadamente na Pennsula Ibrica:
Pero en las ltimas dcadas del siglo XVI, tanto en Espaa como en otras monarquias europeas... se usa, se propaga, transita y provoca choques una expresin y unas teorias: ragiones di stato... Aunque, como el mismo Bartolom de Clavero nos ha recordado, sin apartase completamente de las tradiciones polticas arriba resumidas, estos autores se planteaban responder a determinadas necessidades y concretos intereses desde presupuesto ideolgicos distintos.103

nesse contexto de combate ao maquiavelismo, com a entrada em cena da doutrina da razo de Estado catolicamente definida, seja por Giovanni Botero, seja por aqueles diretamente influenciados por sua obra, que os autores de Espelhos de Prncipes iro se debruar sobre esta temtica fundamental do pensamento poltico moderno europeu. Com estes apontamentos cremos que resta mais claro ao que estamos nos referindo quando dizemos, no mbito deste trabalho, literatura poltica ibrica do sculo XVII. Evidentemente, estamos muito longe de uma definio que d conta da totalidade de tal literatura. Nada dissemos a respeito dos outros gneros poltico-literrios, como tambm no nos detivemos nas outras influncias que se faziam presente aos autores ibricos do sculo XVII. Nossa anlise optou, pois, por uma seleo que pode ser expressa da seguinte maneira: a influncia mais fundamental e determinante (basicamente o pano de fundo de tal literatura), o gnero poltico-literrio de importncia considervel, de onde provm a maior parte das fontes que utilizaremos no presente estudo. A partir do captulo seguinte abandonaremos estas discusses relativas ao panorama geral da literatura poltica ibrica do perodo aqui analisado, bem como as questes relativas

101 102

OLIVEIRA, Ricardo de. Amor, Amizade e Valimento... Op. cit., p. 106. FEROS, A. El Duque de Lerma. Realeza y Privanza en la Espaa de Felipe III. Madrid: Marcial Pons, 2002. 103 Idem, pp. 53-4. O que aparece entre aspas corresponde as citaes que o autor faz da obra de Bartolom de Clavero: CLAVERO, Bartolom. Razn de estado, razn de individuo, razn de historia. Apud in: FEROS, Antonio. Idem, ibidem.

22

ao gnero poltico literrio". 104 Passaremos a nos deter com exclusividade nas questes de contedo dessa literatura, composta, em sua maioria, por Espelhos de Prncipes. Mais especificamente, analisaremos o problema da razo de Estado, tal como aparece formulado nas obras dos autores estudados. Antes, porm, cabem algumas consideraes historiogrficas relativas construo do problema razo de Estado. o que segue, de imediato, no segundo captulo desta dissertao.

104

Termo evidentemente emprestado e que constitui um caso confesso de anacronismo, mas que talvez encontre, seno absolvio, ao menos uma justificativa plausvel na inexistncia de uma terminologia mais adequada ou consagrada para se referir ao conjunto das obras escritas antes da elaborao da moderna noo de literatura.

23

CAPTULO II
BUENA OU VERDADERA RAZN DE ESTADO NA PENNSULA IBRICA DO SCULO XVII. O problema de que nos ocupamos neste captulo pode ser sinteticamente definido com a seguinte pergunta: como os autores ibricos do sculo XVII buscaram combater os ensinamentos e influncias derivadas das formulaes de Nicolau Maquiavel? O problema nos remete diretamente doutrina da razo de Estado catolicamente elaborada pelos autores em questo, levando-nos a analisar mais precisamente o contedo de tal doutrina, isto , seus pontos centrais, nos quais se defende uma posio oposta quela preconizada por Maquiavel. Em uma palavra: trata-se da anlise do antimaquiavelismo ibrico. Buscaremos, a princpio, apontar os principais pontos da discusso historiogrfica sobre o tema, desde uma perspectiva mais geral. Num segundo momento, verificaremos como alguns autores ibricos empreendiam este combate direto s teses de Maquiavel e apontavam para questes relativas limitao do exerccio do poder por parte dos monarcas. II. 1 A Razo de Estado como um problema historiogrfico. O tema da razo de Estado, conquanto tenha merecido, j em 1860, uma obra dedicada a sua anlise histrica por G. Ferrari105, conheceu sua formulao mais clssica e ainda frequentemente acionada em uma obra dos anos vinte do sculo passado: Die Idee der Staatsrson in der neueren Geschichte (Berlin, Oldenbourg: 1924), de autoria de Friedrich Meinecke, publicada pela primeira vez em 1924. Uma primeira edio da verso em italiano surgiu em 1942, sendo que a edio inglesa apareceu em 1957 e a edio francesa, em 1973.106 O livro foi traduzido para o espanhol em 1952, sendo reimpresso em 1983107, edio que utilizamos. Partindo do ponto de vista de que a razo de Estado constitui a condio da poltica, isto , a dimenso inescapvel de sua teoria e ao, Meinecke sustenta que tal problemtica, alm de constituir uma espcie de patrimnio comum europeu, fez-se presente desde a antiguidade. Muito embora o autor reconhea que, como princpio e ideia, a razo de Estado surgiu com o fortalecimento do Estado108 na modernidade, no deixa de sustentar que o prprio Estado edifica-se na disputa caracterstica da histria humana entre cratos e ethos; isto , entre el obrar movido por el afn de poder y el obrar llevado por la responsabilidad tica 109, considerando, por fim, que precisamente a razo de Estado quem constitui a ponte entre os dois extremos na vida poltica. O autor pe-se a identificar, na antiguidade e no medievo, os autores nos quais algumas noes ainda que no elaboradas da razo de Estado podem ser apreendidas. No nos interessa refazer o percurso realizado por Meinecke. Gostaramos, ao revs, de chamar a ateno para outro fato de maior relevncia: trata-se de que o autor prope uma anlise na qual a razo de Estado est inscrita na continuidade do pensamento poltico. necessrio
105 106

FERRARI, G. Histoire de la raison dtat. Paris, 1860. Edio italiana: L'idea di ragion di Stato nella storia moderna. Firenze: Valecchi, 1942; Edio inglesa: Machiavellism: The Doctrine of Raison dEtat and its Place in Modern History. London: Routledge and Kegan Paul, 1957; Edio francesa: LIde de la raison dtat dans lhistoire des temps modernes. Genebra: Droz, 1973 107 MEINECKE, Friedrich. La idea de Razn de Estado en la Edad Moderna Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1983. 108 Idem, p. 27. 109 Idem, p 7.

24

sublinharmos este ponto para dar prosseguimento a esta breve introduo historiografia sobre o tema. E isto por um motivo bem simples: situar a obra de Meinecke em relao s de outros autores que buscaram uma anlise diferente da questo. Tal , por exemplo, o caso de Jose Fernndez-Santamara110 e de Maurizio Viroli111, autores que visualizaram na razo de Estado algo como a caracterstica do pensamento poltico de uma poca. O primeiro, de forma sistemtica, buscou analisar como a literatura espanhola do barroco refletiu sobre a questo desde uma perspectiva de combate ao que seus autores consideravam como uma razo de Estado mpia, prfida ou tirnica associada ao nome de Maquiavel, enquanto o segundo, com uma viso mais abrangente, centrou-se na anlise das transformaes por que a linguagem da poltica passou desde sua formulao em meados do sculo XIII, associada tradio das virtudes polticas, do aristotelismo e do direito romano at final do sculo XVI, quando uma linguagem prpria da razo de Estado, a partir daquilo que o autor chama de uma arte de estado formulada por alguns autores italianos como Guicciardini e Maquiavel, j est afirmada. A magnitude de tal transformao, no entender de Maurizio Viroli, permite ao historiador falar em uma verdadeira revoluo da poltica. 112 Pois bem: feitas estas consideraes mais gerais em torno da literatura que tratou do tema da razo de Estado cabe entrarmos definitivamente na anlise do que seja a razo de Estado. Uma boa forma de iniciarmos a tarefa, conforme pensamos, fornecendo algumas das definies dadas tanto pelos escritores do sculo XVII113, como pela historiografia especializada. Antes de entrarmos em definies mais gerais, contudo, prestemos ateno no termo razo de Estado. De incio, a palavra Estado (escrita quase sempre com maiscula: razn de Estado , raison dtat, reason of State, Staatsrson , ragion di Stato) sugere o Estado como realidade que aos poucos foi se afirmando. Desde j se coloca a seguinte pergunta: estariam os autores de que nos ocupamos empregando a palavra Estado para designar a mesma instituio poltica que ns hoje conhecemos por este nome? Para responder a esta questo devemos, ainda que brevemente, determo-nos sobre o significado do conceito. Em um texto esclarecedor acerca do paradigma estatalista e de suas implicaes para um conhecimento mais efetivo da configurao social do Antigo Regime, Carlos Garriga debateu alguns dos pontos que, nos ltimos tempos, vm marcando presena na agenda de discusses de uma historiografia voltada para a questo do Estado. Assim, o autor discute o carter artificial desta entidade, isto , os motivos e o processo pelos quais a historiografia liberal, comprometida com a construo das nacionalidades no sculo XIX e no incio do XX, deu forma e acabamento ao Estados nacionais. Segundo Garriga, para se criar um efeito de obedincia consentida como resposta ao problema de se conseguir que uma maioria aceite ser governada por uma minoria (questo das mais problemticas), a histria (enquanto disciplina) apresentou o Estado como soluo. Atravs de um processo de naturalizao da ideia estatal, construiu-se o Estado no passado, para que sua existncia efetiva no mundo
110

FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Razon de Estado y Poltica en el Pensamiento Espaol del Barroco (1595-1640). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1986. 111 VIROLI, Maurizio. From politics to reason of State: the acquisition and transformation of the language of politics 1250 1600. (Ideas in Context) New York: Cambridge University Press, 2005. 112 VIROLI, Maurizio. Op. cit., p. 1. 113 Cremos que seja oportuno reproduzir a advertncia que figura no prlogo do livro de Jos Antonio Maravall Advirtamos expresamente que el concepto siglo XVII en nuestro estdio es, ms que un concepto meramente cronolgico, un concepto histrico, es decir, significa una poca, diferenciada de las dems en el sistema de creencias; poca que empieza en los ltimos aos de la centuria anterior, desde el momento en que la entrada de la obra de Bodino obliga a nuestros pensadores a hacerse cuestin de ella y en que la de Juan Botero plantea el grave problema de insertar la idea de una razn de Estado en el pensamiento poltico cristiano. Y como muchas de las creencias del siglo XVII traspasan, entre nosotros, la frontera de 1700 MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., p.13.

25

contemporneo fosse, alm de aceitvel, apresentada como resultado natural oriundo do nico (ou melhor) modo de associao conhecido pelos homens civilizados.114 A partir de Otto Brunner, nos diz Garriga, ocorre a dissoluo da ideia de Estado Medieval, tal como defendido pela historiografia oitocentista. Ou seja, o Estado no , desde ento, algo que sempre tenha existido. Pelo contrrio, ele marcaria a entrada do mundo (pelo menos o ocidental) na modernidade.115 No preciso regressar muito para se encontrar formulaes que visualizavam a presena do Estado, ainda que forma no desenvolvida, no incio da modernidade, e mesmo no medievo. Roger Chartier, por exemplo, em um texto originalmente apresentado no colquio Cultura e ideologia na gnese do Estado moderno, realizado em Roma no ano de 1985, fornece uma definio de Estado apoiado, sobretudo, em Marc Bloch e Norbert Elias. Existem dois aspectos, dir Chartier, que talvez caracterizem a modernidade do Estado na Europa ocidental, no momento em que ocorre, progressivamente, uma diferenciao com relao aos Estados feudais, retomando a expresso utilizada por Marc Bloch: ... parece ser possvel propor uma definio mnima do Estado moderno: a instaurao progressiva da fiscalidade pblica e de uma ordem garantida pelo poder de comando do soberano.116 O Estado, como Weber o definiu, resultaria de um processo de concentrao de poder poltico, propiciado pela progressiva monopolizao dos meios necessrios a esta empresa: armas e tributos. Sem adentrarmos demasiadamente na questo, destaquemos que, na esteira da chamada crise do Estado, uma renovada historiografia jurdica tm formulado algumas crticas profundas lgica estatal de explicao do Antigo Regime. Assim sendo, trabalhos como os de Antonio Manuel Hespanha e Bartolom Clavero, para citar dois dos mais conhecidos e influentes, tm contribudo para enfatizar as caractersticas estruturais da sociedade moderna, revelando a inadequao do modelo estatal para se referir ao universo do perodo em questo.117 Para Bartolom Clavero, a lgica estatal presente na explicao da configurao poltica prpria ao Antigo Regime pode denunciar aquilo que o autor chama, ao comentar a interpretao histrica de Maravall, de residuo de la composicin anacronicamente nacionalista....118 Trata-se da estreita vinculao sugerida por Garriga: lgica estatal de explicao e processo de construo da nao e da nacionalidade. Clavero ainda ressalta que, a despeito das crticas que ao seu tempo eram formuladas noo de Estado Moderno, tal conceito gozava de uma invejvel vitalidade dentro da historiografia: La historiografa de la Edad Moderna sigue por regla general desarrollndose sin mayores dificultades bajo supuestos estatales aun cuando puede ir al tiempo desvelando una realidad poltica que evidentemente los desborda .119 A ponto de no ser possvel enxergar, continua o autor, el momento en el que, sin reconocimiento de servicios prestados, reciba su merecida jubilacin el concepto de Estado moderno.120 Antonio Manuel Hespanha, por sua vez, afirma que a novidade do Estado, isto , aquilo que se pretende ser o aparecimento do Estado pode, na verdade, resultar menos duma efectiva mutao substancial das formas polticas do que duma projeco sobre as realidades institucionais e polticas dos scs. XVII e XVIII de conceitos e realidades

114 115

GARRIGA, Carlos. Op. cit., p. 1. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990. pp. 215-216. 116 GARRIGA, Carlos. Op. cit., pp. 3-4. 117 Idem, p. 5. 118 CLAVERO, Bartolom. Institucion poltica y derecho: acerca del concepto historiografico de Estado moderno. In: Revista de Esludios Polticos (Nueva poca). Nm. 19, Enero-Febrero 1981, [pp. 43-57], p. 51. 119 Idem, p. 54. 120 Idem, p. 55.

26

posteriores.121 a partir desse pressuposto que o autor realiza a reviso do debate marxista relativamente ao carter, ou natureza do Estado Absolutista: capitalista ou feudal? No pretendemos retraar o debate polmica j esfriada entre Maurice Dobb e Paul Sweezy, ou a contribuio de H. K. Takahashi (o que, de alguma forma, foi realizado no texto de Hespanha), mas interessa-nos sublinhar, contudo, que para Hespanha, o debate conduzia-se no plano da grande teoria derivada (talvez de forma no autorizada, sugere o autor) dos escritos de Karl Marx. Mas a histrica concreta, lembrava Hespanha, no se faz, no entanto, antepondo esquemas terico-dedutivos investigao emprica. Essa no pelo menos a lio dos clssicos do marxismo que denunciavam com vigor essa forma apriorsrica de reconstruir o passado.122 A confirmao ou refutao das teses apresentadas pelos contendores deveria dirigir as pesquisas histricas justamente para a realidade jurdica e institucional do Antigo regime afim de decidir, no mbito do debate, qual a correta caracterizao do Estados europeus dos sculos XVI-XVIII (objeto de interesse do debate marxista). justamente nesse ponto que Hespanha parece sugerir uma denominao alternativa ao conceito de Estado (pelo menos no que diz respeito ao perodo em debate): Constituies jurdico-polticas.123 Contudo, e abandonando um pouco o campo da historiografia, necessrio apontar para o fato de que alguns autores podiam empregar a palavra Estado para se referirem ordem poltica que vigia ento. Assim, Cludio Clemente, escrevendo no sculo XVII, apontar que a traduo que seus contemporneos davam ao termo Politia ou Republica era, precisamente Estado (cf. infra, pp. 59-60). A questo, segundo nos parece, aponta para uma noo ainda no enraizada e que podia compartir vrios significados, ao contrrio do que acontecer no mundo contemporneo. De todo modo, permanece vlida a precauo em benefcio da melhor compreenso histrica das sociedades de Antigo Regime: levar em considerao que, a despeito da ocorrncia de um ou mais fatores estatizantes das configuraes polticas da idade moderna, o Estado, tal como definido no mundo contemporneo, permanece sendo uma noo que no pode ser transportada para um universo em que ela ainda no se encaixava. Uma vez discutido o problema do Estado enquanto inveno historiogrfica necessrio voltar questo formulada anteriormente: o que os autores da poca queriam dizer quando utilizavam o termo Estado? Uma anlise da definio contida em um dos mais conhecidos dicionrios da poca parece-nos bastante til. Eis o que registra o Tesoro de la lengua castellana, o espaola , composto por Sebastian de Covarrubias:
()En la republica ay diversos estados, unos seglares, y otros eclesiasticos y destos, unos Clerigos, y otros Religiosos. En la Republica, unos cavalleros, otros ciudadanos: unos oficiales, otros labradores, &c. Cada uno en su estado y modo de vivir tiene orden, y limite. En otra manera se toma por el gobierno de la persona Real , y de su Reyno, para su conservacion, reputacion, y aumento. Materia de estado, todo lo que pertenece al dicho gobierno.124

121

HESPANHA, Antonio Manuel. O Estado absoluto. Problemas de interpretao histrica. Coimbra, 1979 (Separata do nmero especial do Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Jos Joaquim Teixeira Ribeiro), pp. 6-7. 122 Idem, p. 19. 123 Idem, p. 21. 124 COVARRUBIAS y OROZCO, Sebastian. Tesoro de la lengua castellana, o espaola. Madrid, impresso de Luis Sanches, 1611, fol. 382. [grifos nossos]. Daqui em diante citada apenas como Tesoro. necessrio acrescentar que a referncia original aqui utilizada indica a folha, no a pgina em que se encontra a citao. No original, apenas a frente de cada folha numerada.

27

Observe-se que a definio fornecida por Covarrubias registra significados diferentes para o vocbulo: ora mais aproximado do original latino status (equivalente noo medieval de estamento), ora referindo-se diretamente ao governo exercido pelo rei. Esta ltima definio a que mais se aproxima da prpria definio de razo de Estado. O italiano Giovanni Botero, que considerado o primeiro autor a empregar de forma sistemtica o termo razo de Estado (que inclusive figura no ttulo de sua obra), abre o primeiro dos dez livros da sua Da razo de Estado , de 1589, com o seguinte captulo: O que a Razo de Estado. Eis a definio que apresenta: Estado um domnio firme sobre povos e Razo de Estado o conhecimento de meios adequados a fundar, conservar e ampliar um Domnio deste gnero.125 Os dois autores utilizam o termo Estado em uma acepo poltica anloga: referindo-se ao governo do rei; inscrevendo-o, portanto, numa lgica ainda privada, o que no significa que uma reflexo sobre o bem comum esteja ausente da obra dos autores da razo de Estado, tal como veremos mais adiante. Por sua vez, a palavra razo tambm muito significativa. Ela sugere a afirmao de uma racionalidade prpria ao mundo poltico moderno. necessrio esclarecer um pouco a questo em torno da relao razo/racionalidade, tal como aparece nas formulaes de Foucault, pois so a elas que nos referimos aqui. Primeiramente, convm destacar que Michel Foucault utiliza o termo razo com referncia repartio razo/desrazo, que ocupa o centro da cultura ocidental. Enquanto o Logos grego no possui um conceito antittico, a razo, tal como entendida aqui, no existe sem sua negao. Pois bem: Foucault buscou realizar uma anlise histrica do momento preciso da cultura ocidental em que a razo procurou apoderar-se da desrazo e faz-la confessar sua verdade oculta. Este momento tomou a forma da racionalidade, e Michel Foucault buscou compreender sua aplicao em diferentes campos (loucura, doena, economia poltica, etc.). A cesura razo/no-razo, que tomou a forma de uma hegemonia da racionalidade, teve lugar na idade clssica: sculo XVII. Esta racionalidade, por sua vez, assumiu diferentes faces, entre as quais destacamos a de Estado, que conheceu nas doutrinas de razo de Estado um dos locais estratgicos de sua formulao126:
...o que surpreendente que a racionalidade do poder do Estado era pensada perfeitamente consciente de sua singularidade... Ela foi formulada, em particular, em dois corpos de doutrina: a razo de Estado e a teoria da polcia. Essas duas expresses logo adquiriram sentidos restritos e pejorativos, eu sei. Mas, durante alguns 150 ou 200 anos que a formao dos Estados modernos durou, elas guardaram um sentido bem mais amplo do que hoje. 127

Na ocasio, Michel Foucault deteve-se na anlise da doutrina da polcia, apenas ressaltando alguns aspectos da doutrina da razo de Estado. necessrio, todavia, fornecer uma definio geral da doutrina da razo de Estado. As palavras iniciais de Meinecke fornecem-nos esta definio: Razn de Estado es la mxima del obrar poltico, la ley motora del Estado. La razn de Estado dice al poltico lo que tiene que hacer, a fin de mantener al Estado sano y robusto .128 Fernndez-Santamara define quais
125

BOTERO, Joo. Da Razo de Estado. Coordenao e Introduo de Lus Reis Torgal. Traduo de Raffaela Longobardi Ralha. Srie Histria Moderna e Contempornea: 9. Coimbra: Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1992, p 5. 126 REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. So Carlos: Claraluz, 2005, p. 72. 127 FOUCAULT, Michel. Omnes et singulatim: uma Crtica da Razo Poltica. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Michel Foucault. Estratgia, poder e saber. Trad. Vera Lcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. Coleo Ditos e Escritos, v. 4. pp. 372-3. 128 MEINECKE Friedrich. Op.cit., p. 3.

28

so os principais objetivos da doutrina: ...os temas da conservao e aumento do reino so os objetivos eternos da razo de Estado na Espanha.129 Podemos acrescentar que estes objetivos colocam-se onde quer que se aplique a doutrina. So, se podemos dizer assim, inerentes sua prpria lgica. Outro aspecto que temos que ressaltar refere-se s origens do termo. Javier Pea Echeverra afirma que o termo es de origen italiano, y aparece definido y tematizado por primera vez en el libro de Giovanni Botero Della ragion di Stato (1589), pero era usado con frecuencia en el lenguaje ordinario ya mucho antes....130 Um dos primeiros pensadores polticos a utilizar frmula da razo de Estado, segundo informam Quentin Skinner e Friedrich Meinecke, foi o italiano Francesco Guicciardini (1483-1540).131 Tratava-se de uma passagem do segundo livro do Dialogo del reggimento de Firenze, composto entre 1523 e 1527. Na ocasio, Guicciardini aconselhava a matana de todos os prisioneiros oriundos de Pisa, no sentido de debilitar aquela cidade: Per quando io ho detto di ammazzare o tenere prigionieri e' pisani, non ho forse parlato cristianamente, ma ho parlato secondo la ragione ed uso degli stati.132 Como vemos, tanto a origem quanto a sistematizao do termo no se deram na Pennsula Ibrica (muito embora Botero escrevesse em uma Itlia dominada pela Espanha). Tambm no se deveu aos espanhis a criao da ideia de uma boa ou verdadeira razo de Estado, apesar de o tema ter conhecido grande fortuna na literatura poltica espanhola. A definio nestes termos j se encontrava no prprio Botero. Isto , aquele que considerado um dos primeiros a utilizar o termo de forma sistemtica (j que Guicciardini no chegou a sistematizar uma definio do que fosse a razo de Estado) j o colocava em oposio a uma outra doutrina. Assim sendo, Botero e os demais que depois dele falaram em boa ou verdadeira razo de Estado associaram o pensamento de Maquiavel e os demais polticos133 a uma razo de Estado prfida, tirnica, etc.

II. 2 A guerra contra a maldade: as alternativas ibricas ao problema da razo Estado no sculo XVII Em seu Estudio Preliminar para uma antologia de textos de autores que escreveram sobre a razo de Estado na Espanha dos sculos XVI e XVII, Javier Pea Echeverra assinala a publicao de vrias obras, em Espanha e outros pases da Europa (particularmente na Itlia) que podem ser agrupadas, segundo ele, em torno deste conceito, que o autor define da seguinte forma: Tiene que ver con la aplicacin responsable de un conjunto de conocimientos, medios, y reglas racionales al servicio del objetivo considerado prioritario, de la conservacin del Estado.134 Ao referir-se as correntes que compem a literatura poltica da razn de Estado , o autor afirma existir algumas divergncias entre os especialistas no que diz respeito as tendncias que podem ser observadas. No entanto, Echeverra acredita haver certo consenso em agrup-las em trs linhas bsicas. Assim, dir o autor, temos o grupo dos eticistas ou tradicionalistas: Situados en una perspectiva declaradamente antimaquiavlica, reivindican una buena razn de Estado, opuesta a la de Maquiavelo , os
129 130

FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., p. 20. ECHEVERRA, Javier Pea. Estudio preliminar. In: La razn de Estado en Espana: Siglos XVI XVII (Antologa de textos). Op. cit., 14. 131 SKINNER, Quentin. Op. cit. p. 267; MEINECKE, Friedrich. Op. cit., p. 48. n. 23. 132 GUICCIARDINI, Francesco. Dialogo del reggimento di Firenze. Disponvel em formato XML em: http://www.bibliotecaitaliana.it/xtf/view?docId=bibit000096/bibit000096.xml. Acessado em 06/04/2011. 133 Para uma anlise do significado pejorativo com o qual a noo de poltico era entendida na poca, cf. infra , p. 56 e segs. 134 ECHEVERRA, Javier Pea. Op cit., p. IX.

29

tacitistas, caracterizados por uma atitude mais realista que elude la confrontacon con la ortodoxia, y tiende a una relativa autonomizacin de la poltica. Es propia de esta corriente la bsqueda de una ciencia o saber racional de la poltica, sobre la base de la experiencia histrica e, por fim, os autores da tendncia intermediria, que tratan de reconocer una cierta autonoma de lo poltico, pero con sujecin a los lmites de la ortodoxia.135 Por sua vez, Fernndez-Santamara prefere dividir o grupo em duas correntes principais: a dos eticistas e a dos realistas:
...mientras los eticistas machaconamente insisten en subordinar la poltica a una tica de orientacin religiosa, los realistas calladamente encaminan sus esfuerzos hacia lo que la realidad exige. Los primeros elaboran su cristiana razn de Estado aquellos, al menos, que no llegan al extremo de condenar a la razn de Estado en trminos absolutos en base a una ofensiva sin piedad contra Maquiavelo y el maquiavelismo. Los segundos, por el contrrio, dejan que el tema del maquiavelismo pase discretamente a segundo plano... Ya hemos apuntado que la diferencia entre eticista y realista no debe ser exagerada. Ambos comparten una preocupacin comn, el maquiavelismo, y un objetivo idntico: la formulacin de una razn de Estado cristiana y efectiva.136

Tal classificao, parece-nos, arbitrria (como frecuentemente ocorre com as classificaes), e faz parecerem inclassificveis ou confusos os autores que eventualmente apresentam um tratamento que oscila entre o realismo e o eticismos (como o caso de Diego Enrquez de Villegas, de quem nos ocuparemos no terceiro captulo). De qualquer forma, consenso entre a historiografia prpria ao tema o fato de que, na Pennsula Ibrica, especialmente na Espanha, desenvolveu-se uma extensa produo de livros cujo objetivo era atacar as formulaes de Maquiavel, propondo uma razo de Estado afinada com os preceitos da f e igreja catlicas. Quentin Skinner demonstra que o combate empreendido pelos autores do mundo ibrico ao maquiavelismo est profundamente associado com o pensamento contrarreformista, que rapidamente associou o nome do florentino ao do autor da principal heresia a ser combatida pelo movimento da Contrareforma: Lutero. A razo para tal associao, conforme nos diz Skinner, est no fato de que tanto um como outro autor, ainda que animados por motivos diferentes, empenhavam-se em rejeitar a ideia de lei natural, vista pelos contrarreformistas como base moral adequada para a vida poltica.137 Outro fator de aproximao que o pensamento poltico do sculo XVII viu entre Lutero e Maquiavel refere-se s revelaes feitas, tanto por um quanto pelo outro, em seus respectivos campos. O problema tem ligao direta com a questo dos arcana imperii138: tema contnuo na literatura poltica do barroco espanhol. De acordo com Fernndez-Santamara, Maquiavel era condenado por haver posto a poltica disposio de todos, tal como Lutero o fizera em relao aos mistrios da religio, oferecendo-os aos leigos e seculares.139 Estes esclarecimentos ajudam a entender como a doutrina de Maquiavel revestiu-se, em especial na Espanha, de um carter profundamente hertico. Sendo assim, no chega a admirar que O Prncipe s viesse a conhecer uma edio impressa na Espanha no sculo XIX. De qualquer forma, diz Fernndez-Santamara, o pensamento de Maquiavel circulou entre os letrados espanhis por intermdio de tradues manuscritas, bem como a partir da leitura de
135 136

ECHEVERRA, Javier Pea. Op cit., pp. XXX-XXXI. FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., pp. 15-16. 137 SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 421. 138 Para um estudo detalhado do surgimento do conceito, sua ligao com o universo religioso e demais questes pertinentes, conferir: SENELLART, Michel. Op. cit., pp. 263-296. 139 FERNADEZ-SANTAMARIA, Jose A. Op. cit., p. 168.

30

exemplares italianos, sendo que a primeira obra do autor florentino a entrar na Espanha foi a sua Arte da Guerra. Contudo, a data de chegada de Maquiavel Espanha incerta, sendo provvel que O Prncipe fosse conhecido pelos espanhis mesmo antes de sua publicao, em 1531, e que tenha sido consultado, depois, na edio original italiana.140 A definio de Botero reproduzida anteriormente sinaliza de imediato para a questo dos meios adequados a um determinado fim, seja ele a fundao, a conservao ou a ampliao do Estado. A discusso aponta, como sugerem as duas palavras destacadas, para uma preocupao comum a Nicolau Maquiavel: como o prncipe deve agir, o que ele deve saber e fazer, para manter o seu domnio? Tambm em Botero, como esclarece a continuao do trecho citado, a questo da conservao a que merece mais destaque: Na verdade, embora, falando em absoluto, ela [a razo de Estado] abranja as trs partes supracitadas, parece contudo dizer mais estritamente respeito conservao do que s outras....141 No h duvidas de que Botero tivesse em mente O Prncipe de Maquiavel quando comeou a escrever sua obra. Na dedicatria ao arcebispo de Salisburgo o autor afirma que o tema da razo de Estado era comumente mencionado nas cortes que ele visitou. Os nomes mais citados eram os de Maquiavel e Cornlio Tcito. Assim, nos diz Botero, a reao de indignao provocada pelos dois autores o que lhe faz escrever sobre razo de Estado:
Mas o que suscitava em mim no tanto admirao quanto indignao era ver que uma maneira to brbara de governo gozava de tanto crdito que era descaradamente contraposta lei de Deus, a ponto de se dizer que algumas coisas so lcitas por Razo de Estado e outras por conscincia... tive muitas vezes inteno de escrever acerca das corrupes introduzidas por estes Autores nos governos e nos conselhos dos Prncipes...142

A um s tempo o autor reconhecia que o tema da razo de Estado era j bastante difundido e afirmava, conforme j notou Richard Tuck, querer corrigir Maquiavel e Tcito luz do cristianismo.143 Muito embora a literatura especializada no seja unnime em integrar Maquiavel doutrina da razo de Estado144, Giovanni Botero afirma claramente a existncia de um vnculo entre aquele autor e esta doutrina. Ao assim proceder, coloca-se em oposio ao secretrio florentino e busca a elaborao de uma doutrina da razo de Estado associada com as verdades da f catlica, em que a poltica e a moral crist no se encontrem divorciadas. Tem-se aqui a afirmao de uma literatura catlica e antimaquiavelista, conquanto os primeiros detratores de Maquiavel se encontrem j em meados do sculo XVI e, sobretudo, a partir de 1576, quando Innocent Gentillet publica seu Anti-Machiavel, sendo que j em 1540 o portugus Jernimo de Osrio criticava o autor florentino em um livro chamado

140 141

FERNADEZ-SANTAMARIA, Jose A. Op. cit., p. 11. BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 5. 142 Idem, p. 2. 143 TUCK, Richard. Op. cit., p. 66. 144 Considerando apenas as obras de anlise da razo de Estado, e no a vasta literatura sobre o pensamento de Maquiavel, podemos ter um exemplo dos diferentes pontos de vista sobre o tema em Friedrich Meinecke (Op. cit.), para quem Maquiavel constitui o ponto mximo da formulao da doutrina da razo de Estado, tambm em Maurizio Viroli, que sustenta que Maquiavel localiza-se no ponto de passagem entre a arte do estado e a razo de Estado, afirmando ainda que, uma vez considerada a obra do autor como um todo, o secretrio florentino surge mais apropriadamente como defensor da poltica enquanto arte da repblica, no como pai espiritual da razo de Estado (VIROLI, Maurizio. Op. cit., p. 9). Por fim, para mencionarmos apenas mais um exemplo, Michel Foucault afirma que o objeto de Maquiavel diferente do objeto dos autores da razo de Estado (FOUCAULT, Michel. Omnes et Singulatim: uma crtica da Razo Poltica. In: MOTTA, Manoel Barros da (org.). Op. cit., pp. 375-6), uma vez que, segundo Foucault, para Maquiavel o que interessa o fortalecimento do lao entre o prncipe e o Estado, e no o fortalecimento do prprio Estado.

31

De nobilitate christiana.145 com a obra de Botero, entretanto, que o tema do antimaquiavelismo adentra as preocupaes dos autores espanhis, dando incio a uma literatura relativamente vasta sobre a boa ou verdadeira razo de Estado na Pennsula Ibrica, sobre a qual o presente trabalho passa a se concentrar daqui em diante. A primeira observao a ser feita sobre o antimaquiavelismo que, de maneira geral, a expresso pode induzir a uma simplificao da questo, uma vez que faz referncia somente ao nome de Maquiavel. Na verdade, o combate exercido contra o autor de O Prncipe era, ao mesmo tempo, um combate a vrios autores considerados como Polticos, termo que, na altura, era rodeado de conotaes pejorativas. Jose A. Fernndez-Santamara explica que o vocbulo poltico, era usado frequentemente para identificar, ...o bien al terico de la poltica que marca el paso maquiavlico, o bien al prncipe que, influido y enseado por aqul, pratica la mala poltica.146 Para a sedimentao deste contedo pejorativo na Pennsula Ibrica, um papel importante foi desempenhado pela controversa questo da tolerncia religiosa na Frana. Com efeito, os autores jesutas (ordem proeminente no campo do que vimos chamando de literatura poltica ibrica do perodo) no podiam admitir o que se conhecia por soluo politique para a questo do conflito religioso francs. Jos Maria Iurritegui Rodrguez, num estudo contextualizado da obra de Pedro de Rivadeneira, em especial El Prncipe Cristiano147, esclarece a questo. Segundo o autor, na fronteira de 1590 a questo da tolerncia confessional surge na Frana como elemento pacificador fundamental em um reino varrido pelos conflitos entre protestantes e catlicos. Aqui se afirmar, ainda de acordo com Rodrguez, a compreenso do problema francs em termos de Estado, no de religio. 148 A certeza que sustentava essa viso politique residia no entendimento de que somente sobre as coordenadas da paz civil seria possvel o estabelecimento da paz religiosa, e no o contrrio. Retira-se da religio a capacidade de garantir e sustentar a sade da repblica. este discurso poltico, estranho e oposto tradio do direito natural e de sua derivao da vontade divina (tal como entendiam os autores de que nos ocupamos neste estudo) que precisava ser combatido, pois que ele remetia a uma separao entre religio e repblica, conferindo autonomia a esta ltima. Para Rodrguez, o discurso politique defendia que a salvaguarda da paz civil estabelecia-se em preceitos legislativos em vez de religiosos.149 Talvez seja o caso de reconhecer a proeminncia de preceitos governativos em vez de legislativos, uma vez que se trata da afirmao de uma razo de Estado que os autores ibricos chamariam de mpia, na qual cabe inclusive a derrogao de determinadas leis em determinadas situaes de ameaa ao edifcio do governo, tal como analisaremos mais frente. De todo modo, parece-nos muito acertada a maneira como o autor estabelece a ligao entre o surgimento de uma corrente da literatura poltica ibrica e as questes que cobravam importncia no cenrio europeu. Com este esforo de contextualizao, bem ao gosto dos autores da escola do discurso de Cambridge 150, torna-se mais claro quais eram os desafios,
145

FERNNDEZ-SANTAMARA, Jos A. Op. cit., p. 11. Fernndez-Santamara parece referir-se dcada de publicao do livro, uma vez que Javier Pea Echeverra aponta a data de 1543 como sendo aquela em que se publicou, em Lisboa, a referida obra. ECHEVERRA, Javier Pea. Estudio preliminar. In: ECHEVERRA, Javier Pea, et ali. (ed.). Op. cit., p. XX. 146 Idem, p. 47. 147 Tratado de la Religin y virtudes que debe tener el Prncipe Cristiano para gobernar y conservar sus Estados, contra lo que Nicols Machavelo, y los Polticos de ese tiempo ensean. Publicado em Madri, no ano de 1595. 148 RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. L a gracia y la repblica. El lenguaje poltico de la teologa catlica y el Prncipe Cristiano de Pedro de Ribadeneyra. (Etudios de la UNED) Madrid: UNED, 1998, p. 216. 149 Idem, p. 240. 150 Uma breve leitura da introduo do livro de Rodrguez j suficiente para esclarecer o quanto o autor opera na grade terico-metodolgica de Quentin Skinner e J. G. A. Pocock.

32

quais as intenes que moviam estes autores que combatiam o grupo dos polticos. E com o mais conhecido entre eles que damos sequncia nossa anlise. Antes, contudo, algumas consideraes historiogrficas acerca da corrente antimaquiavelista. O historiador ingls Richard Tuck sugere que os primeiros autores a atacarem, dentro da Europa Catlica, a poltica dos maquiavelistas foram os telogos Johan Vermeulen (Molanus) e Johan Lens (Lensaeus), ambos de Louvain. Segundo Tuck, a teologia de Louvain era, nos anos de 1580, uma espcie de precursora da teologia que os jesutas iriam desenvolver um pouco mais tarde. Segundo o autor, a denncia que Johan Vermeulen e Johan Len fizeram de Maquiavel se parece, em muito, com aquelas desenvolvidas por Rivadeneira e Possevino, ambos jesutas e talvez os dois principais detratores de Maquiavel.151 Aparentemente, o professor Richard Tuck ignora a existncia do livro de autoria do bispo portugus Jernimo Osrio: De Nobilitate Christiana, publicado, como vimos, na dcada de 1540. Segundo Martim Albuquerque, Foi dos arraiais da Teologia que partiu a grande crtica inicial [em Portugal] a de Jernimo Osrio.152 O autor esclarece que tal crtica situou-se precisa e significativamente no campo estrito da Religio.153 Esta circunscrio ao domnio estrito da religio talvez impossibilitasse a tentativa de incluir o bispo portugus ao grupo dos chamados antimaquiavelistas, sobretudo se adotssemos o posicionamento de Robert Bireley, para quem o referido grupo somente englobaria aqueles autores que, para alm da crtica e denncia de Maquiavel, tivessem apresentado uma proposta alternativa de organizao do governo e administrao do Estado.154 Entretanto, no s resulta suspeita e talvez infrutfera a tentativa de separao das esferas poltica e religiosa para a anlise da cultura poltica do mundo moderno, como tambm grande parte da historiografia consultada aceita o fato de que Jernimo Osrio (e isto reconhecido pelo prprio Robert Bireley155) foi uma espcie de precursor dos antimaquiavelistas.156 Talvez seja o caso de reproduzir as palavras de Martim Albuquerque, que esto no livro j anteriormnete referido: Jean Bodin na Pennsula Ibrica. Muito acertadamente, parece-nos, o professor Albuquerque considera o seguinte:
151

The first people in Catholic Europe to attack the new politica of the Machiavellinas, as they termed them, were a couple of theologians at Louvain, Johan Vermeulen (Molanus) and Johan Lens (Lensaeus). Vermeulen o autor de Libri quinque (Cologne, 1584) e Lens escreveu o ensaio De his qui politici vulgo vocantur para seu livro De libertate Christiana (1590). TUCK, Richard. Op. cit., p. 131. 152 ALBUQUERQUE, Martim de. A Sombra de Maquiavel e a tica Tradicional Portuguesa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Instituto Histrico Infante Dom Henrique, 1974, p. 69. 153 Idem, ibidem. 154 Cf. MANDARANO, Luiz Gustavo. Segredos do Prncipe Ou Jernimo Osrio e de como reagiu o mundo catlico da Ibria s idias de Nicolau Maquiavel. (Sculos XVI e XVII). Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria, Instituto de Cincias Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008, p. 12. 155 Idem, p. 55. 156 FERNNDEZ-SANTAMARA, Jos A. Op. cit., p. 11. H, sobre este ponto, um certo desacordo entre os autores consultados. Para Fernandez-Santamara, o cardeal Pole teria inaugurado o campo da crtica expressa a Maquiavel, tendo publicado seu Apologia Reginaldi Poli ad Carolum V Caesarum super quator libris a se scriptis. De unitate Ecclesiae (1538 1539) Idem, ibidem. n. 2. Para Luiz Gustavo Mandarano (que no consultou o livro de Fernndez-Santamara, ao que consta) Mesmo os ataques de Pole e Politi se deram depois deste de Osrio. Sendo assim, de Portugal surgiu a primeira crtica veemente aos escritos de Maquiavel. MANDARANO, Luiz Gustavo. Op. cit., p. 66. Quentin Skinner, por sua vez, informa que a obra do cardeal Reginald Pole veio lume em 1539: SKINNER, Quentin. Op. cit., p. 269. Vincius Orlando de Carvalho Dantas, em uma dissertao recentemente defendida, afirma que a obra de Pole foi publicada em 1538: DANTAS, Vincius O. de Carvalho. O Conde de Castelo Melhor: valimento e razes de Estado no Portugal seiscentista (164-1667). Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, 2009. p. 70. De todo modo, Jernimo Osrio ainda pode ser considerado o primeiro ibrico a denunciar abertamente o autor florentino, o que nos faz discordar nesse ponto de Richard Tuck, que tambm desconsiderou, ao menos na obra consultada, a existncia das crticas de Reginald Pole.

33

Acima de tudo importa para a Histria no tanto a originalidade, como o sucesso, o impacto real, de um autor. Do prisma do estudioso das Teorias, das Doutrinas e das Ideias Polticas, como do Direito Pblico e at da Cultura em geral, mais do que pensou ou inovou determinado escritor, conta a forma como os outros o encararam, aquilo que os outros nele descobriram e aquilo que ele influiu nos outros.157

assim que, ao nos determos, por pouco que seja, na questo do estabelecimento exato das datas e dos nomes em torno das elaboraes antimaquiavelistas, o fazemos em benefcio to somente da informao acurada, bem como para tentar evitar qualquer espcie de injustia histrica. Passemos ento anlise do contedo deste discurso antimaquiavelista. Partiremos, conforme anteriormente assinalamos, com Pedro de Rivadeneira (1526 1611), padre natural de Toledo, membro da Companhia de Jesus e principal colaborador de seu fundador, Igncio de Loyola (tendo inclusive escrito sua biografia158) e autor do Tratado de la Religin y virtudes que debe tener el Prncipe Christiano para gobernar y conservar sus Estados, contra lo que Nicols Machavelo, y los Polticos de ese tiempo ensean , publicado em Madri, no ano de 1595159, obra que conheceu considervel notoriedade, haja vista as variadas tradues de que foi objeto ainda em vida de seu autor.160 Rivadeneira queixava-se de seu prprio tempo, quando as perniciosas doutrinas de Maquiavel e dos demais polticos eram seguidas por tantos nobres letrados. Na dedicatria Al Christiano y piadoso Lector o autor faz o seguinte comentrio:
Desventurados son estos nuestros tiempos, y grande nuestros pecados, pues asi han provocado contra nos la ira del Sr.; , que permita que hombres en sangre tan Ilustres, y tenidos en la doctrina por letrados; en la prudencia por cuerdos; en la apariencia exterior, por modestos y pacficos, sigan un hombre tan desvariado impo, como Machavelo, y tomen por reglas sus preceptos, y los de hombres tan impos y necios como l, para regir y conservar los Estados, que da el mismo Dios, y guarda Dios, y sin Dios no se puede conservar. Y Digo que toman por regla lo que escriben otros autores semejantes Machavelo, porque tienen por orculo lo que Cornelio Tcito, Historiador Gentil, escribi en sus Anales del gobierno de Tiberio Cesar; y alaban y magnifican lo que Juan Bodno, Jurisconsulto, y Monsieur de La Ne, Soldado, y otro Plesis Morno, todos tres Autores Franceses, en nuestros dias de esa materia han enseado. 161

157 158

ALBUQUERQUE, Martim. Op.cit., p.71. Vida de P. Ignacio de Loyola, fundador de la Religin de la Compaia de Iesus, Madrid, Alonso Gmez, 1583. 159 Daqui em diante citado apenas como Principe Christiano. As folhas em que se encontram as citaes tero especificao, sempre que se tratar de folhas com anverso numerado e verso sem numerao. 160 J em 1598, trs anos aps sua primeira edio, era publicada a traduo italiano sob o seguinte ttulo: Trattato della Religione e Virtuti che deve tener il Principe Christiano per conservare i sui Stati. Contro quel che Nicolo Macchiavelli, dannato autore, e i Politici (cs indegnamente chiamati) diquesto tempo empiamente insegnano. Scritto per il P. Pietro Ribadeneyra della Compagnia di Giesu. E dalla lingua Spagnuola nella Italiana tradotto per Scipione Metelli de Castelnuovo, publicada em Gnova por Gioseffo Pavoni. Detalhe para a ressalva entre parnteses sobre o termo Politici, pois esta observao seria repetida por outros autores que escreveram sobre o tema. Em 1603 era publicada a verso em latim: Princeps Christianus, adversus Nicolaum Machiavellum ceterosque hujus temporis polticos a P. Petro Ribadeneyra, nuper hispanic nunc latine a P. Joanne Orane, Antuerpiae, J. Trognaesium. A verso francesa, publicada em 1610 ficou com o seguinte ttulo: Trait de la religion que doit suivre le prince chrestien, et ds vertus quil doit avoir pour bien gouverner & conserver son Estat, contre la doctrine de Nicolas Machiavel et des politiques de nostre temps. Ecrit par le P. Pierre de Ribadeneyra et traduit par el P. Antoine Balinghem de la mesme Compagnie, Douay, Ien Bogart. 161 RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christiano, pp. V-VI.

34

Na sequncia, Rivadeneira passa a demonstrar porque considera um disparate que os verdadeiros cristos sigam os conselhos dos autores que figuram na lista que ele prope:
Pero para mostrar el disparate de los que, siendo Christianos toman por guas de este camino hombres tan ciegos y descaminados como stos; basta decir que Cornelio Tcito fue Gentil, Idlatra, y enemigo de Christo nuestro Redentor qu dir del Seor de Lane y de Plesis Morno, sino que el uno fue Hereje Calvinista y el otro lo es, y ambos Polticos, ambos enemigos de Jesu-Christo, en la vida y en la doctrina, en lo que hicieron y ensearon? Qu de las Obras de Juan Bodno, que andan en manos de los hombres de Estado, y son ledas con mucha curiosidad no mirando que estn sembradas de tantas opiniones falsas y errores162

Estes autores pertencem, portanto, ao grupo dos polticos. Mas necessrio fixarmonos um pouco mais na anlise do significado que esta palavra havia adquirido entre os sculos XVI e XVII. Conforme nos lembra Nicolai Rubinstein, a apario do vocbulo poltico no pensamento poltico ocidental est associada traduo da Poltica de Aristteles, realizada por Guilherme de Moerbeck no sculo XIII.163 No intervalo de tempo entre a apario da traduo de Aristteles por Moerbeck e o final do sculo XVI a palavra sofreu uma modificao profunda, sendo utilizada menos para designar uma forma de governo com base no respeito s leis e mais para nomear o grupo de autores que, como Maquiavel (no entender de seus opositores catlicos), defendiam vises estritamente pragmticas para o relacionamento entre religio (catlica) e poltica. Entretanto, diz Maurizio Viroli, mesmo antes do ressurgimento aristotlico associado difuso da traduo latina da Poltica, a tradio ciceroniana j fornecia elementos para uma linguagem da poltica.164 De todo modo, deveu-se referida traduo a incorporao do vocbulo poltico na linguagem do pensamento poltico ocidental a partir daquele momento. Segundo Viroli, a medida que o sculo XVI ia chegando ao fim, a linguagem da poltica como filosofia civil isto , a poltica como a cincia de governar de acordo com a razo e a justia, na definio de Brunetto Latini165 - foi gradualmente dando lugar para a concepo da poltica como razo de Estado, quando a linguagem da arte do Estado entrou nos livros de aconselhamento rgio (os Espelhos de Prncipes).166 No sculo XVII, a diferenciao entre esta razo de Estado e a poltica tal como fora classicamente definida estava praticamente desaparecendo, ao ponto das duas noes (poltica e razo de Estado) terem se tornado quase sinnimas. Uma vez que a poltica via-se identificada com a arte de preservao do poder de um homem ou um grupo, diz Viroli, j no era possvel que seu significado mais recuado (mais nobre das cincias) fosse mantido.167 Michel Foucault tambm lembrava que a expresso era sempre empregada pejorativamente: Os polticos so uma seita, isto , uma coisa que exala ou roa a heresia.168 Foucault parte da anlise de um livro do jesuta Cludio Clemente (1596 1642): trata-se de El Machiabelismo degollado por la cristiana abidura de Espana y de Austria169, que teve sua
162 163

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christiano, pp. VI-VII RUBINSTEIN, Nicolai. The history of word politicus in early-modern Europe. In: Anthony Pagden. The languages of political theory in early-modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1990, pp. 45-56. 164 VIROLI, Maurzio. Op. cit., p. 6. 165 Idem, pp. 26-27. 166 Idem, p. 238. 167 Idem, p. 238. 168 FOUCAULT, Michel. Segurana, terrtorio, populao... Op. cit., p, 328. 169 Utilizo a verso de 1637: Cludio Clemente. El Machiabelismo Degollado por la Christiana Sabiduria de Espaa, y de ustria. Discurso Christiano Politico a la Catolica Magestad de Philipo IV. Rey de las Espaas.

35

primeira edio latina publicada em 1628, sendo publicada em espanhol em 1637. Seu autor se questiona sobre a melhor maneira de definir o conjunto de dogmas e seitas prprias deste grupo de polticos:
Llamarela Polithesmo, culto de muchos dioses? Acertadamente; porque a todas las cosas reverencia el Politico, como si fueran Dioses, solamente por razon de Estado. Llamarela Athesmo, secta sin Dios? con mucha razon: porque a quien quisieres reverenciara el Politico, a quien quisieres dexar de reverenciar, solamente por razon de Estado: tiene variedad de colores, variedad de pareceres, y mas mudanas que un Proteo. Llamarela Politiolatra? Lindamente, que al justo? porque si alguna cosa venera el Politico, aun cuando carece de toda pia adoracion, ofrece divina honra a no se que deidad, que sea Diosa, sea Dios, los Griegos la llamaron POLITIA, los Romanos REPUBLICA, y IMPERIO; y los de nuestros tiempos ESTADO.170

A percepo da mudana de significado do termo poltica h pouco mencionada aparece formulada em alguns desses autores catlicos do sculo XVII. Neste sentido, o prprio Cludio Clemente anotara o seguinte:
Es el poltico, si se atiende al primer origen de esta palabra, un nombre y exercicio lleno de dignidad y honra: pero aora mudado el orden e inteligencia de las cosas, y de las palabras, est lleno de impiedad, y abundante de maldades; porque significa una secta de hombres, que por resguardar aumentar el estado civil, afirman con desahogo, que es licita toda injusticia: y afirman impiamente, que se ha de tomar, dejar la religin, se ha de dilatar, estrechar, se ha de mudar, bolver y rebolver, y aun ponerla debajo de sus sacrlegas plantas como le viniese mejor a la Repblica o a sus particulares intentos.171

Mais ou menos na mesma data, Pedro Barbosa Homem, jurista portugus e autor de Discursos de la jurdica y verdadera razn de Estado172, faz consideraes similares s de Cludio Clemente no tocante modificao do termo:
...la original significacin del vocablo; (pues esse mas suena en bien que en mal; a respeto de ser cpuesto de la palabra, policia, que no significa mas que govierno de Republica, con indiferencia de bueno o malo: y segun uso antiquissimo, hasta cerca de nuestros tiempos, aun sonaba mas en govierno racionable, y alumbrado; a distinci del barbarico, que en aquella simple indiferencia) mas porque, aunque todo esto segn etimologia, y uso antiguo sea verdad, todavia despues desde no muchos aos a nuestros dias, un uso que podemos llamar contrario al antiguo, lo bolvio todo al rebes; dando ocasi a esto una secta de hbres, o ya herejes, o a lo menos nada buenos

Alcal, 1637. Antonio Vzques, impressor da Universidade de Alcal. A referncia a obra ser feita, daqui em diante, apenas como El Machiabelismo. 170 CLEMENTE, Cludio. El Machiabelismo, p. 2. 171 Idem, p. 3. 172 Sobre a data de publicao da referida obra, a literatura consultada mostra-se reticente, preferindo apontar o ano de 1627 como data provvel (Cf. FERNNDEZ-SANTAMARA, Jos A. Op. cit., p. 19 e ECHEVERRA et ali., Op. cit., p. 179). A edio que utilizo felizmente traz informaes suficientes sobre a questo: Impresso en Coimbra com todas las licencias necessarias En la imprenta de Nicolas Carvallo, impressor del Rey. 1629.

36

cristianos: que haziendo particular ciencia, y escuela de la humana policia: vinier a cobrar por ello ttulo de politicos173

Mas o principal combate empreendido , sem dvida, aquele contra Nicolau Maquiavel. Pedro de Rivadeneira inicia a dedicatria de seu livro inventariando os prfidos ensinamentos contidos no pensamento daquele autor:
Nicols Machavelo fue hombre que se dio mucho al estdio de la Polica y gobierno de la Repblica, y de aquella que comunmente llamam razon de Estado Pero como l era hombre impo, y sin Dios, as su doctrina (como agua derivada de fuente inficionada) es turbia y ponzoosa, y propia para atosigar los que bebieren de ella. Porque tomando por fundamento, que el blanco que siempre debe mirar el Prncipe, es la conservacion de su Estado, y que para este fin se ha de servir de cualesquiera medios, malos buenos, justos injustos, que le puedan aprovechar; pone entre estos medios el de nuestra santa Religin, y ensea que el Principe no debe tener mas cuenta con ella de lo que conviene su Estado. Y que para conservale, debe algunas veces mostrarse piadoso, aunque no lo sea Porque, dems de hablar baxamente de la Iglesia Catlica Romana, y atribuir las leyes y victorias de Moysn, no Dios que le guiaba, sino su valor y poder; y la felicidad del hombre, al caso y la fortuna, y no Religin y la virtud: ensea, que el Prncipe debe creer mas s, que ningn sbio consejo; y que no hay otra causa justa para hacer guerra, sino la que parece al Principe que le es conveniente necesaria: y que para cortar toda esperanza de paz, debe hacer notables injurias y agravios sus enemigos: y que para destruir alguna Ciudad Provincia sin guerra, no hay tal como sembrarla de pecados y vicios: y que se debe persuadir, que las injurias pasadas jams se olvidan, por muchos beneficios que se hagan al que las recibi. Que se debe imitar algn Tirano valeroso en el gobierno, y desear ser mas temido, que amado y otras cosas semejantes estas174

Optamos por reproduzir esta citao relativamente grande porque ela fornece bem o tom das crticas dirigidas pelos autores catlicos a Maquiavel. Rivadeneira chega a afirmar que o secretrio florentino e os demais polticos so mais perigosos do que os hereges:
Los hereges, con ser centellas del Infierno, y enemigos de toda Religion, profesan alguna Religion; y entre los muchos errores que ensean, mezclan algunas verdades. Los polticos y discpulos de Machavelo no tienen Religion alguna, ni hacen diferencia que la Religion sea falsa verdadera, sino si es aproposito para su razon de Estado. Y as, los herejes quitan parte de la religin, y los polticos, toda la religin. Los Hereges son enemigos descubiertos de la Iglesia Catlica, y como de tales nos podemos guardar: mas los Polticos son amigos fingidos, y enemigos verdaderos y domsticos, que con beso de falsa paz matan como Judas; y vestidos de piel de Oveja, despedazan como Lobos el ganado del Seor; y con nombre y mscara de Catlicos, arrancan, destruyen y arrunan la F Catlica. La voz, es voz de Jacob; y las manos, son manos de Esa. O locos y desvariados los que se dejan arrebatar de esta corriente, y llegan un punto de tan estremada miseria y ceguedad, que vienen negar (sino con sus palabras, con sus

173 174

HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos, fol. 2v. RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christiano, pp. I-III.

37

consejos y vanas razones de Estado) que no hay Dios, y que no tiene providencia de los Estados! 175

Que os autores catlicos da Pennsula Ibrica buscaram combater os ensinamentos de Maquiavel e dos demais polticos um fato que os exemplos citados, que so altamente representativos de toda uma vasta literatura, a esta altura j tero evidenciado. Tambm pudemos perceber qual ter sido o principal motivo desta ofensiva. Chegamos, contudo, a uma questo fundamental para nossa investigao: de que maneira estes autores empreenderam o combate antimaquiavelista? E aqui que entramos definitivamente na anlise da doutrina da buena ou verdadera razn de Estado. preciso notar, mais uma vez, que a sistematizao da razo de Estado no plano terico, em finais do sculo XVI com Botero, organizou-se em torno do combate ao que se entendia como uma razo de Estado mpia e tirnica, associada principalmente aos nomes de Maquiavel e Tcito. De fato, Echeverra chama nossa ateno para este carter reativo da razo de Estado surgida na contrarreforma176, e Martim Albuquerque nos diz que em Portugal a razo de Estado, entendida como triunfo do supremo intresse, era geralmente repudiada, e quando se empregava tal expresso em geral se buscava suaviz-la com a fixao de fronteiras divinas e humanas. 177 Isto : a razo de Estado, tal como aparece em sua formulao terica mais apurada, j se apresenta como boa ou verdadeira razo de Estado. Por outro lado, possvel falarmos, talvez, em uma contrarrazo de Estado, se entendemos por razo de Estado aquelas mximas e ensinamentos contra os quais os autores catlicos, sobretudo na Pennsula Ibrica, iro se opor. Rivadeneira definir com as seguintes palavras esta diviso entre boa e m razo de Estado:
Y porque ninguno piense que yo desecho toda la razon de Estado (como si no huviese ninguna), y las reglas de prudencia, con que despues de Dios se fundan, acreditan, gobiernan y conservan los Estados: ante todas cosas digo, que hay razon de Estado... Pero que esta razon de Estado, no es una sola, sino dos: una, falsa y aparente; otra, slida y verdadera: una, engaosa y diablica; otra cierta y divina: una, que del Estado hace Religin; otra, que de la Religion hace Estado: una, enseada de los Polticos, y fundada en vana prudencia, y en humanos y ruines medios; otra, enseada de Dios, que estriva en el mismo Dios, y en los medios que l, con su paternal providencia, descubre los Prncipes, y les da fuerza para usar bien de ellos, como Seor de todos los Estados.178

Pedro Barbosa Homem sistematiza ainda mais a diviso binria entre a boa e a m razo de Estado (que o autor chama de rgia e tirnica, respectivamente). Partindo de uma definio geral do que seja a doutrina da razo de Estado, Barbosa Homem apresentar as seguintes divises:
SEA el primer presuppuesto, que la razon de Estado en comn, su puede diffinir que es una doctrina especial, que por medio de varias reglas haze diestro a un Principe o para mantener en su propia persona los Estados que posee, o para conservar en los mismos Estados la forma, y grandeza original que tienen, o para con nuevos augmentos illustrar, o acrecentar la antigua masa de que ellos se forman.

175 176

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christiano, pp. IV-V. ECHEVERRA, Javier Pea. Op. cit., p. XVIII. 177 ALBUQUERQUE, Martim de. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 1. Coimbra: INCM, 1983, p. 197. 178 RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christiano. pp. IX-X.

38

De la cual diffinicion se saca la primera divisin la una se llama conservativa la otra se llama aquisitiva () De mas de esta primera division ay otra que respeta las essenciales, que tambien son dos: es a saber la materia, y la forma, de que generalmente se compone toda cosa. Y para nuestro intento, la parte material se puede dezir que es el Estado; la formal, la razon que sobre el cae Por lo cual viene aqui en cierta manera la razon a hazer con el Estado aquel officio que el arte de la Medicina haze con el cuerpo humano Tercera division se podra aun hazer de la misma razon de Estado en comn Civil, militar, Regia, y tirnica: de las quales las dos primeras respetan a la materia en que se debe emplear la practica, o execucion de la razon de Estado; las otras dos la justicia, o injusticia de la intencion, y obras del Principe, que a la razon de Estado ponen en practica. A la Regia suelen varios Autores sealar por otros ttulos, porque ya la llaman Christiana, ya Catolica, ya justa, ya humana, ya legitima, y otros semejantes nombres... A la tirnica dan tambien otros diversos nombres que a respecto contrario de la Regia, tocan a la irreligi, o a la injusticia.179

O desafio ao qual os autores catlicos tiveram que responder traduziu-se na necessidade de conjugar uma f consoante com os dogmas do catolicismo em um momento de tenso dentro da prpria cristandade, por um lado, com o reconhecimento de uma lgica que fizesse alguma concesso ao pragmatismo poltico, por outro. A soluo encontrada, salienta Echeverra, foi a de apelar para uma outra razo de Estado, isto , para uma boa razo de Estado180; uma verdadeira razo de Estado que no postulasse, por princpio, o divrcio entre a moralidade religiosa e o agir poltico. Devemos, portanto, assinalar que a literatura da razo de Estado antimaquiavelista (ou boa razo de Estado, razo de Estado catlica, etc.) no constitui um gnero puramente negativo de discurso. Pelo contrrio, Michel Foucault j demonstrou que esta literatura era dotada de sua positividade; que ela buscou opor ao sistema maquiaveliano de um prncipe em relao de exterioridade com o principado e que por consequncia dessa mesma exterioridade buscar por todos os meios o reforo de seu domnio constantemente ameaado quer interna, quer externamente ela buscou, enfim, definir toda uma arte de governar: governar a si mesmo (o governo tico), governar a casa ou famlia (governo econmico) e governar, por fim, a repblica (governo poltico).181 A formulao das mximas do governo cristo, a construo de um prncipe ideal a partir da discusso das qualidades necessrias ao bom monarca, a diferenciao entre o governo poltico e o governo tirnico com base na administrao da justia, a questo dos conselheiros rgios e sua importncia para o bom governo e, principalmente, a defesa da superioridade da religio em relao poltica so os tpicos mais abundantes desta literatura.

179 180

HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos, fos. 1v, 2f e 2v. ECHEVERRA, Javier Pea. Op. cit., p. XXV. 181 FOUCAULT, Michel. Segurana, terrtorio, populao... Op. cit., pp. 121-123.

39

CAPTULO III A RAZO DE RELIGIO, A RAZO DE ESTADO E OS LIMITES DO PODER REAL. III. 1 Tacitismo e realismo poltico. Vimos observando at aqui que o combate aos polticos e razo de Estado derivada de suas formulaes, no entender dos autores ibricos, pautou-se fortemente pela afirmao da primazia da religio verdadeira: a catlica. Com efeito, podemos observar que a tnica das crticas do autor que pode ser considerado como um dos mais contumazes crticos de Maquiavel e dos polticos, o padre Pedro de Rivadeneira, passava necessariamente pela defesa do papel basilar jogado pela religio catlica no que diz respeito ao problema que, na poca, se apresentava como desafio aos pensadores polticos: a permanncia da repblica no tempo.182 Sendo mais direto: a conservao da repblica. Entretanto, lembremos que a pena de Rivadeneira fora, em grande medida, acionada pelo estado de tenso em que vivia a igreja catlica em face do surgimento e crescimento das heresias crists. assim que, conforme nos lembra Jos Mara Iurritegui Rodriguez, talvez faa sentido falarmos em uma razo de Religio. Isto , tratava-se, sobretudo, de preservar a religio catlica, defender sua integridade e primazia em face das seitas protestantes. Com base nisso, uma srie de escritos surgiro e se apresentaro como combatentes do maquiavelismo, j que este preconizava uma utilizao pragmtica da religio, qualquer que fosse ela, bem como defendia que o cristianismo teria aniquilado a fora do Imprio Romano, somando-se, assim, ao rol de causas que explicavam o declnio do Imprio Universal. Vale reproduzir novamente o trecho em que Rivadeneira, ao analisar as duas formas de razo de Estado, torna claro o papel fundamental da religio para a razo de Estado verdadeira: Pero que esta razon de Estado, no es una sola, sino dos: una, falsa y aparente; otra, slida y verdadera: una, engaosa y diablica; otra cierta y divina: una, que del Estado hace Religin; otra, que de la Religion hace Estado.183 Fazer da Religio, Estado: a razo de Estado ensina os meios para conservar e ampliar os Estados; uma vez que se substitui o Estado pela Religio, uma vez que a conservao daquele o resultado (e s pode ser o resultado) da conservao desta, ento podemos falar de uma razo de Religio:
Si una razn de estado poltica se articulaba como paradigma conservativo ante el evidente riesgo de destruccin del orden civil republicano, a ello opona el jesuita una razn de religin que salvaguardase la integridad de la Iglesia catlico-romana. Estado, segn se deca, era la Religin.184

O desafio maquiaveliano impunha, ao menos aos escritores catlicos, a tarefa urgente de defenderem sua religio. No obstante, para um grupo de escritores identificados como realistas, no era possvel desconsiderar o sedutor realismo poltico acionado pelo secretrio florentino. neste sentido que o combate antimaquiavelista veio acompanhado de certo enriquecimento poltico dessa razo de religio pela considerao catolicamente temperada da razo de Estado : ...se poda concebir como factible e imprescindible dotar aquel canon confesionalizado con una tcnica ms propiamente gubernativa, enriquecer una razn de religin... con una inteligencia poltica....185
182 183

RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit., p. 320. RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, p. X. 184 RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit., p. 354. 185 Idem, p. 133.

40

Esta necessidade de enriquecimento poltico do discurso confessional um dos fatores que explicam a aceitao da retomada de Tcito pelos pensadores catlicos, ainda que sua utilizao obedecesse a certos procedimentos de suavizao, um certo uso tcito de Tcito, se quisermos ceder ao trocadilho, tais como omisso de referncias diretas ao autor, muito embora houvesse, no universo de que tratamos, autores que recorressem diretamente ao historiador latino, sobretudo na segunda metade do sculo XVII. 186 No obstante o fato de que muitos autores jesutas, tais como Rivadeneira, fossem crticos declarados daquele historiador, certo que a influncia do chamado tacitismo se fez sentir com fora considervel na Pennsula Ibrica. O tacitismo um tema fundamental do pensamento poltico moderno. Para sua anlise no universo ibrico, os trabalhos de Jos Antnio Maravall e Tierno Galvn, ambos tendo publicado originalmente seus principais estudos na dcada de 40187, constituem referncia importante. H uma tese de doutoramento defendida em 2001 na Faculdade de direito da Universidade Complutense de Madri em que sua autora, Mara Teresa Cid Vzquez, ao debater as principais interpretaes sobre o tacitismo ibrico, faz referncia a estes e outros autores. A referida tese, conquanto seja objeto de gravssimas crticas quanto originalidade argumentativa188, serve como referncia para mapear algumas questes relativas ao tacitismo, tais como as vias de penetrao de Tcito na Espanha, seus tradutores e comentaristas etc. Segundo a autora, a recepo de Tcito na Espanha tardia, e conheceu quatro vias de penetrao: Italiana, francesa, flamenga ou lipsiana e alem, das quais a penltima foi a mais importante. Houve, na Espanha, duas fases de recepo de Tcito: sculos XV e XVII, sendo que a primeira edio completa de Tcito do sculo XVIII. A primeira traduo em castelhano publicada na Espanha data de 1613: Manuel Sueyro, Las obras de C. Cornelio Tcito, traducidas de latn en castellano (Amberes, 1613) sendo seguida pela de Baltasar lamos de Barrientos, Tcito espaol ilustrado con aforismos (Madrid, 1614).189 Fernandez-Santamara, que, como j vimos, divide o grupo dos autores da verdadeira razo de Estado em eticistas e realistas190, discorda de determinada viso - correspondente interpretao de Maravall e Tierno Galvn, no entender de Mara Teresa Cid Vzquez191 - que
186

o caso, por exemplo, de Juan Alfonso Rodrguez de Lancina, que publicou seus Comentario polticos a los Anales de Cayo Vero Cornelio Tcito em Madri, no ano de 1687. 187 H toda uma srie de estudos de Maravall, mas um viso geral de sua obra pode ser recolhida do livro que vimos citando nesta dissertao. Relativamente a Tierno Galvn, sua tese de doutoramento um dos trabalhos mais conhecidos: TIERNO GALVN, E., El tacitismo en las doctrinas polticas del Siglo de Oro espaol, publicado pela primeira vez em Anales de la Univ. de Murcia (Curso 1947-1948), pp. 895-988. Reeditado em Escritos (1950-1960), Madrid, Tecnos, 1971. 188 VZQUEZ, Mara Teresa Cid. TACITISMO Y RAZN DE ESTADO EN LOS COMENTARIOS POLTICOS DE JUAN ALFONSO DE LANCINA. Tese de doutoramento apresentada Faculdade de direito da Universidade Complutense de Madri, 2001. 189 Para uma viso detalhada do percurso de Tcito na Espanha, bem como para um detalhamento maior destas tradues, cf. VZQUEZ, Mara Op. cit., pp. 08-35. 190 FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., pp. 15-16. 191 VZQUEZ, Mara Op. cit., p. 70: Fernndez-Santamara se aparta de la interpretacin que han dado del tacitismo espaol Maravall y Tierno Galvn. En su opinin, es discutible considerar a los tacitistas espaoles como maquiavelistas encubiertos Maravall afirma no ter encontrado jamais algum autor espanhol que possa ser enquadrado no grupo de autores que chegaram a aceitar cruamente a separao denunciada como maquiavlica: separao entre Estado e f. Segundo ele, entretanto, os mais prximos desta tendncia so os tacitistas seculares, entre eles lamos de Barrientos e Juan Afonso de Lancina. A interpretao de Maravall neste ponto um pouco confusa, j que, ao comentar dos autores que tentaram se servir de Tcito para introduzir, de maneira encoberta, o maquiavelismo, Maravall no fornece nenhum nome de autor ibrico. O autor chega a afirmar que a assimilao de Tcito pelos escritores da Espanha do XVII obedecia a um critrio instrumental, no mais das vezes destinado a combate antimaquiaveliano: Tcito es, sencillamente, la razn natural, inqueriendo con aguda inteligencia en la realidad poltica. No est en l la revelacin, pero s la razn con tal precisin en s, que puede recogerse de l, como Santo Toms la recogi de Aristteles, para ser anulada con la f. Y de desta manera, la assimilacin de Tcito va a hacer un gran servicio a los antimaquiavelista.

41

qualifica os autores tacitistas (que pertencem ao grupo dos realistas, para FernandezSantamara) como maquiavelistas:
A mi parecer, esta actitud ha distorsionado seriamente nuestro conocimiento del pensamiento poltico de los espaoles durante la primera mitad del seiscientos, pues lo cierto es que para los realistas el cristianismo es un factor poltico tan fuerte como la praxis de Maquiavelo.192

certo, segundo Fernndez-Santamara, que mesmo os mais realistas no estariam dispostos a negociar o papel fundamental desempenhado pela religio catlica. Mas essa retomada de Tcito tambm se deu no mbito de um deslocamento na linguagem do humanismo ciceroniano rumo a um novo humanismo dos tacitistas193, deslocamento este observado sobretudo a partir da publicao das Polticas de Justo Lipsio.194 Richard Tuck demonstra que, no incio do sculo XVII, os jesutas buscaram hostilizar esta onda tacitista, em parte porque ela rivalizava com as noes j assentadas de um humanismo ciceroniano com o qual a intelectualidade catlica j se encontrava habituada195, em parte porque o tacitismo fornecia o embasamento do grupo dos polticos frequentemente denunciados pelos autores catlicos: a transformao da religio em mero Instrumentum Regni. Havia, segundo Tuck, duas formas disponveis de relacionamento com este novo humanismo por parte daqueles simpatizavam com o aristotelismo ortodoxo ou com os valores do humanismo ciceroniano: inserir a novidade num discurso pautado na tradio, dissolvendo assim sua carga negativa, ou denunci-lo como incompatvel com os valores estabelecidos pelos humanistas que o antecederam. Este ltimo caminho foi seguido pelos jesutas espanhis, sobretudo pelo mais paradigmtico deles: Rivadeneira.196 necessrio, contudo, matizar esta diviso excessivamente rgida, pois, conforme adverte Javier Pea Echeverra197, a literatura mais comprometida com o realismo poltico na Espanha era composta, tambm, de obras escritas, em alguns casos, por clrigos. Por sua vez, Fernndez-Santamara nos lembra que no devemos estabelecer com rigidez uma linha de separao entre eticistas e realistas, porquanto ambas tendncias compartem interesses comuns: o combate ao maquiavelismo e a formulao de uma razo de Estado afinada com os preceitos catlicos, muito embora o prprio autor afirme que, ao se transitar da anlise de uma tendncia outra, passa-se, gradativamente, de uma viso algo simplista e ingnua da razo

Porque de l se tomar lo necesario y no ms, y se estar en condiciones de entender los fenmenos polticos naturales y en ptima situacin , por conseguinte, para rechazar el erro y la malignidade de Maquiavleo MARAVALL, Jos Antonio. Op. cti. pp. 380-1. Mas ainda, Maravall comenta em nota a intepretao de Toffanin (TOFFANIN, G., Machiavelli e el Tacitismo [La politica storica al tempo della Controriforma], Padova, 1921) segundo a qual o maquiavelismo encoberto considerado como trao geral de todos os autores que se serviram de Tcito. Maravall qualifica tal interpretao como exagerada. Cf. MARAVALL, Jos Antonio. Op. cit., p. 377-8. 192 FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., p. 16 193 TUCK, Richard. Op. cit., p.120. 194 Politicorum sive civilis doctrinae libri sex, qui ad principatum maxime spectant (1589). Richard Tuck nos lembra, entretanto, que j durante a dcada de 1570 este novo humanismo surge com fora considervel, substituindo, em grande parte, Ccero por Tcito. E, alm de Justo Lipsio na Holanda, Michel de Montaigne na Frana outra figura central deste novo humanismo. TUCK, Richard. Op. cit., pp. 39-44. Para consideraes mais detidas sobre as obras destes dois autores, conferir o prprio TUCK, Richard. Op. cit., pp. 45-64. Para uma anlise de alguns aspectos do pensamento de Montaigne, cf. CARDOSO, Srgio. Uma f, um rei, uma lei: a crise da razo poltica na Frana das Guerras de Religio. In: NOVAES, Adauto (org.) A crise da razo. So Paulo/ Braslia, DF/Rio de Janeiro: Cia das Letras/Minc/Funart, 2006. pp. 173-193. 195 Vide captulo I desta dissertao. 196 RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit., p. 134. 197 ECHEVERRA, Javier Pea. Op. cit., p. XXIX.

42

de Estado para uma especulao de maior alcance no campo da poltica.198 Ademais, o prprio Richard Tuck discute o caso de Juan de Mariana, autor jesuta da passagem do sculo XVI ao XVII e que, em que pese ao fato de pertencer a Cia de Jesus, aproximava-se fortemente dos escritores tacitistas.199 III. 2 - A boa e verdadeira razo de Estado. correto afirmar que os autores da chamada corrente eticista (mas no s eles, convm lembrar) insistiram em combater os perigos do maquiavelismo baseando a razo de Estado na defesa inconteste da primazia da religio catlica frente aos interesses da poltica, e procuraram reestabelecer, no plano discursivo dessa razo de Estado corrigida, a ao da providncia divina no governo do mundo o que, entendiam, o maquiavelismo buscava negar. Por meio deste verdadeiro combate pela religio estes autores catlicos contriburam para a explicitao de uma cultura poltica em que a concepo dominante de poder era fundamentalmente teocntrica. Um entendimento, dir Martim Albuquerque, de que tudo decorre da providncia divina, qual encontram-se subordinadas todas as leis da Terra: o universo humano um universo moral e a tica poltica inseparvel da moral crist.200 A subordinao da poltica religio, temos afirmado, constitua um dos princpios de limitao do poder rgio desta cultura poltica. Outro importante princpio limitador dizia respeito exatamente observncia da justia (inclusive no que diz respeito religio) por parte do rei. bem verdade que o tema da obedincia da justia pelo rei no marcou presena na generalidade das obras do perodo em questo como ocorreu com o tema da religio , mas mereceu a ateno (em maior ou menor profundidade) de alguns autores que escreveram sobre a verdadeira razo de Estado. neles, portanto, que vamos nos concentrar daqui em diante. Alguns dos nomes j apareceram nas pginas anteriores, tendo sido deixado para um momento mais oportuno uma apresentao mais formal e anlise mais detalhada dos escritos que produziram. O momento precisamente este. A boa ou verdadeira razo de Estado procura no apenas ensinar como um prncipe cristo dever se portar, em relao religio catlica e em relao ao governo da repblica, mas persegue objetivos mais especficos. No combate aos autores considerados como polticos Maquiavel frente deles est em jogo a refutao de teses virtualmente perigosas igreja catlica e, no entender dos elaboradores dessa boa razo de Estado, daninhas tambm paz das repblicas. assim que a refutao da sada politique, defensora de uma ordem pluriconfessional, isto , da tolerncia religiosa, bem como a refutao do papel de relevo emprestado por Maquiavel fortuna sero dois objetivos fundamentais perseguidos pelos defensores dessa boa razo de Estado. No primeiro caso o da tolerncia religiosa tratou-se de combater no tanto a Maquiavel, mas aos politiques franceses j listados pelos autores eticistas: Bodin, La Noue, Du Plessis-Mornay.201 Mais uma vez, Rivadeneira quem melhor encarnar esta tarefa. Tendo como base a obra do antimaquiavelista e jesuta italiano Antonio Possevino, a quem segue de perto202, o jesuta espanhol se empenhar em demonstrar quo grandes poderiam ser os males advindos da adoo do que estamos chamando de sada politique para a paz civil: a liberdade de conscincia sustentada pela tolerncia religiosa. assim que, no captulo XXIX do libro I de las virtudes del prncipe christiano intitulado Los castigos que nuestro Seorda los Prncipes y Republicas contaminadas de heregia, Rivadeneira afirmar o seguinte:
198 199

FERNNDEZ-SANTAMARA. Op. cit. , pp. 15-16. Cf. TUCK, Richard. Op. cit., pp. 79-80. 200 ALBUQUERQUE, Martim de. A Sombra de Maquiavel... Op. cit., p 69. 201 RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit. pp. 352-3. 202 Inclusive copiando-o, segundo: cf. TUCK, Richard. Op. cit., p. 135.

43

Siendo pues tan detestable maldad delante del Seor el permitir las heregias, o no quitar los estorvos, para que los Reynos le sirvan Las historias estan llenas de exemplos de los Principes, que por ser hereges fueron gravissimamente castigados de Dios, y privados de sus estados y seorios acabaran miserablemente sus dias203

O prncipe cristo que quiser evitar que lhe sobrevenham estes castigos, frutos da ira de Deus, no deve jamais permitir, continua Rivadeneira, ...que haya en sus reinos libertad de conciencia si quiere no perdelos y cumplir con las obligaciones de Principe Christiano....204 Citaes de carter semelhante a esta que acaba de se reproduzir abundam no tratado de Rivadeneira. Em especial no libro primero, mas em toda a obra de maneira geral, o autor est preocupado com o perigo de uma ordem civil que Jos Mara Rodrguez qualifica de aconfessional, permevel implantao de mais de uma igreja. 205 A estratgia utilizada por Rivadeneira para persuadir o prncipe cristo de que a permissividade religiosa altamente prejudicial aos intentos de conservao dos Estados consiste em desacreditar a falsa razo de Estado dos polticos, demonstrando que as monarquias que adotaram semelhante receita encontravam-se em estado de desgraa e guerras civis, sobretudo a Frana. no captulo XXVII do libro primero, cujo ttulo (Que las heregias son causa de revoluciones y perdimientos de estados) j se afigura bastante revelador do contedo, que o padre jesuta detm-se na anlise da questo:
MUY verdadera y gravssima es aquella sentencia de S. Gregorio, que la conservacin de la Republica civil pende de la paz de la IglesiaDe la deslealtad pues y desobediencia nascen las rebeliones ctra los Principes, los alborotos y divisiones delos Reynos, y el incendio y assolamiento delas Republicas Pero que es menester provar esta verdad c autoridades de santos, razones, sino leer las historias antigas y abrir los ojos para csiderar, por una parte la paz y quietud de que al presente goz los Reynos y Republicas que h tenido la mano fuerte para castigar a los hereges: y por otra los daos que la dissimulaci de los Principes en negocio de Religi ha causado en el mundo, y los Reynos y Provincias que est perdidas y arruinadas por esta mezcla, y cfusi de religiones? No quiero hablar de las calamidades de Alemania la alta y baja, ni contar aqu la miseria de Bohemia, Polonia, Trsilvania, Hungria, Inglaterra, Escocia y las demas Provincias septentrionales inficionadas de esta pestilencia: bolvamos solamente los ojos al Reyno de Francia, que c aver sido Cristianssimo, poderossimo, y obedientissimo a su Rey, todo el tiempo que se cserv entero y puro en la F Catolica: despues que por nuestros peccados se abrio en la puerta a la heregia, y por la via del govierno y desta raz de estado se permitio a los hereges predicar y hazer los exercicios de su falsa religi, est destruydo c t lastimoso incendio , como vemos y lloramos.206

Tpico comum nos livros da razo de Estado catlica, a advertncia sobre o perigo das novidades para a segurana da repblica, que Botero discutir em termos prticos no que diz respeito s leis e costumes, engloba tambm a questo das novidades no campo da religio.
203 204

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 193-194. Idem, p. 198. 205 RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit., p. 326. 206 RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 180-184. Jos Mara Iurritegui Rodriguez faz meno a uma parte desta citao e indica, lapso evidente, as pginas 82-84. RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. Op. cit., p. 328. n. 177.

44

Eis, por exemplo, a advertncia de Sebastio Csar de Menezes, autor portugus de que nos ocuparemos mais detidamente adiante: A causa mais perigosa, ser deixar-se entrar de movimentos, ou novidades que toquem religio.207 O autor, a exemplo de Rivadeneira, tambm faz referncia ao caso da Frana, que era, j o dissemos, exemplar para os autores da verdadeira razo de Estado:
3. A guerra civil, no antigo estado da Monarquia, sempre nasce ou da fraqueza , ou da pouca idade do Prncipe, ou de sua incapacidade... 5. O remdio consiste principalmente em vigiar duas coisas, o estado da Religio, e a qualidade, e natureza de seus principais vassalos; porque se na Religio se admite novidade, em continente arrebenta um seminrio de tumultos civis... 7. Contende o estado com seu Prncipe, por justo sentimento em um s caso, e quando deixada a verdadeira Religio, se precipita em introduzir seitas falsas; porquanto a obrigao que o homem tem a Deus, aperta muito mais, que qualquer outro vnculo natural, legal, ou voluntrio... 9. A guerra civil de Frana no tempo de Henrique IV, nasceu das novidades que quis introduzir contra a Religio, e se fez a liga Catlica; sendo que os Franceses adoram ao seu Rei; porm a f, e Religio, esto sempre diante de tudo.208

Se o italiano Giovanni Botero afirmava que No h atitude mais odiosa por parte dos governos do que alterar as coisas a que a antiguidade tinha dado reputao209, os autores ibricos iro aplicar a lgica ao terreno religioso, e insistiro no dever do prncipe cristo de combater estas heresias, odiosas aos olhos de Deus e perniciosas sade das repblicas. Tal combate, como comprovam as duas citaes anteriores, no era preconizado apenas pelos autores eticistas, j que talvez possamos incluir o nome de Sebastio Csar de Menezes entre o grupo intermedirio entre os eticistas e os realistas. Mesmo em autor tacitista, egresso do universo militar, possvel recolhermos advertncias do mesmo tipo. o caso de Diego Enrquez de Villegas III. 3 - Diego Enrquez de Villegas a religio como base e o atuante papel da providncia divina. Pouco se sabe sobre a vida de Diego Enrquez de Villegas. Devido inexistncia de biografias ou outras fontes do gnero, as informaes sobre a vida deste autor so muito resumidas. Recentemente, porm, um artigo de Flix Diaz Moreno intitulado Don Diego Enrquez de Villegas en el solar de Marte. Rasguear con la espada en el siglo XVII, dedicado anlise da produo de Villegas sobre as questes de engenharia e arquitetura militares, lanou luzes novas sobre a biografia deste autor. De acordo com Moreno as primeiras notcias sobre ele apareceram na Bibliotheca Hispana Nova, de Nicols Antonio.210 As informaes resumiam-se a mencionar a origem lisboeta de Villegas, o desempenho de alguns cargos e uma breve lista de seus escritos. Na monumental Biblioteca Lusitana211, o Pe. Diogo Barbosa
207 208

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma poltica. (1a edio: 1649). Lisboa: Edies Gama, 1945. p. 111. Idem, pp. 89-91. 209 BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 54. 210 MORENO, Felix Diaz. Don Diego Enrquez de Villegas en el solar de Marte. Rasguear con la espada en el siglo XVII. In: Anales de Historia del Arte 2005, 15, 197-218. p. 198. 211 MACHADO, Pe. Diogo Barbosa. BIBLIOTECA LUSITANA. Histrica, Critica, e Cronolgica na qual se compreende a noticia dos autores portugueses, e das obras, que compuseram desde o tempo da promulgao da lei da graa ate o tempo presente. Oferecida a Augusta Majestade D. Joo V. Lisboa Occidental: Officina de Antonio Isidoro da Fonseca, Vol. I., 1741. pp. 659-660.

45

Machado informa, por sua vez, que Villegas (ou Vilhegas, de acordo com a grafia no idioma portugus) nasceu em Lisboa, em data no precisa. Cavaleiro e comendador na Ordem De Cristo e vassalo de Felipe IV, monarca espanhol. Faleceu em Portugal no dia 14 de Outubro de 1671, sendo sepultado no convento de San Eloy. Os dados biogrficos existentes na Biblioteca Lusitana, ainda assim, so muito escassos. O artigo de Moreno traz, na parte de anexos, uma transcrio de um memorial escrito por Villegas, e que se encontra na Biblioteca Nacional de Madrid, em que aparecem listados os servios prestados pelo autor sua Majestade. A partir deste memorial podemos ter acesso a uma srie de informaes muito teis para avanarmos, por pouco que seja, no conhecimento sobre a vida do autor. O que motivou Villegas a redigir este memorial foi o desejo de ser declarado natural de Castela, para poder gozar dos benefcios dos nascidos na corte:
Parece que en justicia, y en razon de Estado, queda V.S. obligado a condigna remuneracion, y no permitir carezca de Reyno en que sea natural, para gozar en el de los honores, oficios, y puestos que podia obtener en aquel que dex por seguir las vanderas de su Magestad, y servir a estos Reynos con particular credi-to: La satisfacion que se pretende a perdida que se tuuo por no faltar a la fideli-dad, siendo del genero mismo, facilita alcanarla. (...) Auiendo seruido a su Magestad, y estos Reynos con la persona en la guerra, hasta perder, sino la vida, la salud, con la hazienda menospreciando [fol. 209][el 208 es una hoja aadida] toda, de que era heredero en Portugal: y con las medi-taciones del ingenio en lo Militar, y Politico, calidades que parece le habilitan para que V.S. le haga natural destos Reynos, aun en caso que huuiese acordado no conceder semejante gracia a ningun Estrangero, si es que se puede dar este nombre a Vasallos Espaoles que voluntariamente se desnaturalizaron de sus patrias por ostentar finez, y lealtad:212

A darmos crditos s informaes que nos fornece em seu prprio memorial, Diego Enrquez de Villegas comeou a prestar os seus servios militares coroa espanhola no ano de 1615, ainda em solo portugus, transferindo-se para a corte de Castela no ano de 1635.
en razon de aver servido a su Magestad en la Guerra desde el ao 1615 hasta el de 1644 en las ocasiones, y partes, que constan por papeles que ofrece presentar: y siendo natural de la ciudad de Lisboa, Reyno de Portugal, y teniendo guerra en diferentes partes de sus Conquistas, y Colonias (estando a la obediencia de su Magestad) y teniendo Armada naual, en que podia emplearse; dex de continuar la guerra por aquella Corona, y vino en el ao de 1635 a ser-vir a su Magestad, y a estos Reynos;213

A anlise que Diego Enriquez de Villegas empreende sobre a obrigao do rei de combater as heresias encontra-se numa obra publicada postumamente, Advertencias eruditas para prncipes y ministros214, que foi escrita em 1641. Trata-se de uma obra pequena (cinquenta e duas pginas), organizada em duzentos e setenta e quatro pargrafos nos quais o autor oferece suas advertncias, tratando de vrios assuntos relativos prtica do governo.

212

VILLEGAS, Diego Enriquez de. MEMORIAL DE DON DIEGO ENRIQUEZ DE VILLEGAS CON HOJA DE SERVICIO A DON JUAN DE MENDOZA, REY DE ARMAS DE FELIPE IV Y CARLOS II. Biblioteca Nacional de Madrid. Ms 11757. fols. 207-209. Apud in: MORENO, Felix Diaz. Op. cit., p 212. 213 VILLEGAS, Diego Enriquez de. Apud in: MORENO, Felix Diaz. Op. cit., p 212. 214 Daqui em diante citado apenas como Advertencias.

46

Apareceu publicada no Semanario Erudito, tomo XXXIV, publicado no ano de 1790215, e est localizada entre as pginas 252-304 do Semanario. Villegas tambm compartilhava com Botero o entendimento de que as novidades, sejam quais forem, tm um poder de corroso da ordem estabelecida, e que o prncipe deveria, sempre que possvel, evitar a inovao:
260 conservar la forma del Gobierno antiguo es acertado consejo, y lo contrario peligroso, porque no hay novedad que no lo sea. Asi le parecia aquel gran Capitan y Consejero de los Lacedemonios Alcibades. 261 Las rdenes ya publicadas no inove el Prncipe sin grandes causas; pero quales lo sern tanto, que importen mas que el menosprecio que se sigue de tener al Prncipe por facil, y de poca perseverancia? Al Emperador Augusto Cesar le pareci asi, y decia al Senado, que mirasen mucho sus decretos y disposiciones antes de publicarlas, que despues no habia lugar enmienda. 262 No solo en las cosas grandes rehuse el Prncipe innovar contra las costumbres recibidas, pero en las muy pequeas, y crea que lo antiguo fue lo mas acertado, y que la mudanza es de bueno malo.216

No seria diferente no campo religioso. O autor, tal como Rivadeneira e outros j haviam feito, recomendava ao Prncipe empenho mximo em combater as heresias crists, a mais destrutiva das novidades:
22. Hacer el Prncipe, que en su Estado se tenga y guarde la verdadera, sola y una Religion es oficio suyo, y el consentir variedad de sectas con nombre de Religion, perdicion de los Reynos. Palabras son de Mecenas dichas Augusto y referidas por Dion Casio, y certificada verdad con los sucesos. Sehacholen turco con disimulacion de santidad puso peligro los turcos, y al fin se qued con buena parte del Asia. 23. Castigue el Prncipe con rigor los inventores de falsas sects, hereges enemigos de la Religion, que no hubo nacion, que contra los que Ia violasen , no tuviese penas. Seneca lo dice ; y el Rey D. Fernando el VI. de Castilla cuidaba tanto del castigo de los hereges, que ayudaba el trayendo por su persona lea, con. que los quemasen.217

Vale ressaltar que Villegas autor abertamente tacitista, para quem o historiador romano constitua fonte das mais essenciais, conforme o prprio autor expressa na introduo de suas Advertencias, ao analisar a importncia devida aos historiadores em seu texto:
De Los latinos el primero es Cornelio Tacito, aunque no en la suavidad del decir, en el decir con mas brevedad, advirtiendo las causas de los afectos, escudriando y descubriendo con malicia lo mas secreto de los nimos, enseando quanto
215

Parece que Fernndez-Santamara confundiu-se na hora de fornecer a referncia a este texto de Villegas, j que informa que ele se encontra no Semanario Erudito de Don Antonio Valladares, volume XXXIV, publicado em 1788, em Madri por Bls Roman. Na verso que consultamos, contudo, obtemos as seguintes referncias: SEMANARIO ERUDITO, QUE COMPREHENDE VARIAS OBRAS INEDITAS, CRITICAS, MORALES, INSTRUCTIVAS, POLTICAS, HISTRICAS, SATRICAS, Y JOCOSAS DE NUESTROS MEJORES AUTORES ANTIGUOS Y MODERNOS. DALAS A LUZ DON ANTONIO VALLADARES DE SOTOMAYOR. TOMO XXXIV. CON PRIVILEGIO REAL. MADRID: M.DCC.XC. POR DON ANTONIO ESPINOSA. Para conferir a referncia fornecida por Fernndez-Santamara, cf. FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., p. 280. 216 VILLEGAS, Diego Enrquez de. Advertencias, p. 302. 217 Idem, p. 264.

47

las costumbres y prudencia, es necesario, y por esto es de quien mas nos hemos valido, no solo en los exemplos, pero aun en las doctrinas, estimando las palabras aun de la narracion. por sentencias.218

Chamamos ateno para este fato para ilustrarmos uma vez mais a variedade de posicionamento dos autores ibricos em relao figura de Tcito, bem como para reiterar a advertncia outrora assinalada; qual seja: a dificuldade de estabelecimento de uma separao rgida entre as tendncias eticista e realista. Voltando a falar da oposio aos autores polticos, claro que havia outra forma, mais indireta, porm mais recorrente, de se realizar o referido combate: acentuar o papel exclusivo da f catlica para a felicidade e conservao da repblica. Neste ponto, os autores catlicos buscam dirigir as crticas principalmente ao secretrio florentino. Se pudermos pensar na imagem platnica da repblica como uma nave, possvel afirmarmos que a tarefa dos autores ibricos consistia precisamente em retomar para Deus o controle da nave, reiterando o papel fundamental da providncia divina no que tange ao mundo poltico, destituindo de importncia fortuna pag evocada pelo autor de O Prncipe. Encontramos em outra obra de Villegas, El Principe en la Idea, publicado em 1656, e destinado a Felipe IV, da Espanha, um tratamento especfico sobre o papel da providncia. Essa obra encontra sua justificativa, no entender de seu autor, nos seguintes termos:
Y QUE EL CIELO ECHE BENDICION A LAS DICHAS DE TANTO MONARCA/ Y TODO SUCEDA A DESEOS DE SUS ANSIAS LAS DE UN LEAL VASSALO GUIAN SU PLUMA, YA QUE enfermedades adquiridas en Militares empleos, embotaron los filos a su ESPADA, A TRIBUTAR OFICIOSO, EN CUERPO ESCRITO, DESVELOS ESTUDIOSOS, POR RECONOCIMIENTO DE SUS OBLIGACIONES; REDITUANDO HUMILDE LO POSSIBLE EN SU CORTA CAPACIDAD:219

Ou seja, Villegas o escreve para que sua obrigao para com o monarca seja cumprida, uma vez que aquele encontra-se impossibilitado de realizar sua antiga funo pelos motivos que ele mesmo expe. Primeiramente, trata-se de uma obra cujos principais intentos so: indicar os melhores procedimentos a serem tomados pelo Prncipe, bem como tratar da formao ideal deste mesmo prncipe. Villegas oferece uma espcie de resenha nas primeiras folhas do livro, informando ao leitor as qualidades do livro e o que ele poder encontrar no corpo da obra, bem como quais foram os procedimentos tcnicos tomados pelo autor:
EL PRINCIPE EN LA IDEA CONTIENE SU EDUCACION, DESDE LACUNA, HASTA EMPUAR EL CETRO. INSINUANDO LAS Calidades, que deven concurrir en el sujeto, que se elige para ser Ama: por no mirarse, ha sucedido, degenerar los hijos de los Padres. DEMOSTRANDO LAS Prendas relevantes, que se desean en la persona, de que se fia el preheminete puesto de Ayo. SE PROCEDE EN LA Forma, que deve tener en la educacion. REFIRIENDO Necessitar de Maestros: quales deven ser; y de cada uno, el empleo. EXPONIENDO Artes, y ciencias, que deve un Principe saber. TAMBIEN, QUE Exercicios, y divertimientos conviene eligir; sin deslizes de la autoridad suprema. AFIANZANDO Todo lo que se propone, discursa, refiere, insinua, y dize. CON Lugares; de las Divinas, y Humanas letras. ENTRETEGIDOS En el contexto de la Narrativa, en idioma Castellano; y por numeros, a la margen producidos; segun el lenguaje, en que cada uno, se escrive. OFRECIENDO Al Theologo, al Filosofo, al
218 219

VILLEGAS, Diego Enrquez de. Advertencias, p. 257. VILLEGAS, Diego Enrquez de. El Principe en la idea (sem indicao de nmero de folha)

48

Mathematico, al Orador, al Docto, al Historiador, al Militar, al Politico, al Estudioso, al Entendido UN JARDIN DE VARIAS NOTICIAS COGIDAS, EN Las mismas fuentes, a que cada uno, la meditacion drige, para ilustrar sus escritos; Y CON VERDAD, En las citas; que registrar puede el curioso; para satisfacion del juyzio FIRMES BASAS, SOBRE QUE SE Erige, la Construccion, deste Cuerpo escrito/ A QUE DA VIDA, LA RAZON DE ESTADO, Y MAXIMAS POLITICAS; DE Cuya observancia, se demuestran efetos sucedidos; sino para la imitacion, para el simil, aviso, escarmiento; y desvio, de lo nocivo EXEMPLIFICANDO CON Sucessos de toda edad: vistiendo la Narracion de sentencias, y aforismos HABLANDO Igualmente, la Metafora, que las palabras, que el concepto exprimem. SACANDO POR DEMOSTRACION DE LA RAZON, EL FRUTO QUE Assegura, de Morales virtudes el exercicio; para el Sequito. Y DANOS De los vicios; para el desvio CONOCIMIENTO EN QUE CONSISTE LA Inmortal gloria del Principe; Felicidad la Republica; Afluencia, a los Subditos.220

As referncias ao nome de Maquiavel aparecem, via de regra, associadas ao posicionamento deste em relao religio verdadeira, buscando acentuar a importncia e primazia da observncia dos ditames da f catlica:
Erradamente aconsej Machavelo [sic], que se avia de desear, pareciesse religiosamente virtuoso el Principe, aunque no lo fuesse: error! Aviendo infinita distancia del ser, a parecer: Sin Dios, toda prudencia humana desvaria; todo aliento, desmaya; toda arte, falta: estar descubierto los coraones, mal podrian prevalecer engaos: fabricas que levant la sobervia, la ambici, la vanidad, la arrogancia, la hipocresia, facilmente cayeron; tenian los fundamentos en el ayre (...) Quien desea luzes, repare en la tinieblas: atienda a ser, y parecer juntamente...221

Dentre as inmeras passagens em que o autor expressa sua compreenso de que a submisso da poltica aos ditames da f catlica 222 o fundamento da conservao dos reinos (e no demais lembrar que a questo da conservao constitui um dos objetivos eternos da razo de Estado), Villegas diz:
...por ningun modo implica ser buen Politico, siendo buen Catolico; antes para ser buen Politico, es preciso ser buen Catolico(...) no surtir efeto el desvelo de la centinela, para assegurar de su presa la Plaa; de expugnacion la Ciudad; de invasi al Reyno; de perdida al Estado; si Dios no guarda la Plaa, Ciudad, Reyno, y Estado.223

Para Villegas, dentre todas as coisas de que o homem necessita, deve-se buscar primeiro as divinas. Em outras palavras, deve-se colocar Deus na direo de tudo, buscar as coisas que a Ele se referem, que o sucesso, dir mais uma vez o autor, vir como resultado direto da prpria ao providencial de Deus:

220 221

VILLEGAS, Diego Enrquez de. El Principe en la idea (sem indicao de nmero de folha) Idem, pp. 81-83. 222 Uma das Ethologias da obra tem o seguinte ttulo, que evidencia a postura assumida pelo autor: Ethologia 12. Felicidades Proceden, de la observancia de la ley Evangelica Romana.[folha 102] 223 Idem, pp. 220-221.

49

Nunca falt lo humano, a quien primero busc llo divino. Seguro tiene el acierto, quien mira Dios en la direcci de sus obras: quien se arma del cumplimiento de la divina ley, en todo conflito se halla vencedor...224

No obstante, neste ponto cabe uma referencia a Rivadeneira, pois a providncia divina tambm foi apresentada pelo jesuta como o elemento principal da conservao dos Estados. O autor jesuta no concede fortuna e a virt , portanto, o papel que lhes cabiam na argumentao do rival Maquiavel:
y para deshazer las maraas delos Politicos, que de tal suerte ensean a governar los estados, como si el Seor no tuviesse providencia dellos, y el mundo se governasse a caso, o c sola la malicia y astucia humana.Y los malos Principes que siguen esta perversa dotrina, como no conocen Dios por padre, no tienen en el la cfia que deve tener los buenos hijos, y por esso buscan otros medios para 1a cservaci de sus estados, injustos, y desproporcionados, y juzgan que Dios les faltara o, que no les dara lo que dessean, o que se le dara tarde, y escassamente, y no a la medida de su codicia, y que mas breve y cumplidamente lo podr alcar por otros medios humanos fundados en fu prudencia y industria. Pero el Principe Christiano que esta persuadido de la Magestad inmensa del Seor, y del servicio y reverencia que se le deve, y de la providencia c que el rige y administra los Imperios, y conserva los Reynos y seorios, tomando de su parte los medios justos y licitos, y colgado desta providencia del Seor fiase de sus promesas, y descsa debaxo de su proteci porque sabe que todos los estados son suyos, y que el los da, y el los conserva, y que sin el ninguna sabidura ni potencia humana los puede cserva.225

Para Rivadeneira, o fato de Maquiavel ter afirmado (em seu Discurso sobre a primeira dcada de Tito Lvio) que a religio catlica foi responsvel pelo enfraquecimento do povo romano s podia ser explicado pela errnea concepo do florentino, segundo a qual o mundo era governado pelo acaso, sem a participao e domnio da vontade divina:
LA peor cosa que dize Machiavelo de la fortaleza, es que se contiene en sus postreras palabras. Que esta manera de bivir que nos ensen nuestra santa Religi, ha enfraquecido y debilitado el mundo, y dadole como saco a los hombres malvados, para que sin resistencia y con seguridad pueden del a su voluntad. Con las quales palabras d a entender que las cosas deste mundo succeden a caso; y que el que mas puede esse haze lo que quiere sin resitencia; como si Dios no tuviesse providencia de las cosas humanas, ni diesse ni quitasse los Reynos y estados a su voluntad.226

Claro est para Rivadeneira que, em um mundo governado pela providncia divina, o prncipe que buscar a conservao de seu Estado agindo contra a verdadeira religio est destinado a encontrar antes sua destruio do que a conservao almejada. nisto, conclui o padre, que reside um dos principais enganos do ensinamento de Maquiavel:

224 225

VILLEGAS, Diego Enrquez de. El Principe en la idea, p. 122. RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 54-55. 226 Idem, p. 512. Esta pgina est erradamente numerada como 412 no original consultado, j que se encontra entre as pginas 511 e 513 do mesmo documento. Tal advertncia no aparece no livro de Jos Mara Rodriguez, que utiliza a mesma passagem e referencia como p. 412. Cf. RODRIGUEZ, Jos Mara Iurritegui. Op. cit., p. 323, n. 69.

50

Ante todas cosas crean e tengan por cosa sin duda y averiguada, que no hay veneno, ni peste mas perniciosa para sus estados que lo que este hombre malvado y necio les ensea, y que por ninguna va se pierden ms fcilmente los estados, que haciendo ctra la F contra la caridad, ctra la humanidad, y ctra la Religin, y que para conservalos no solamente no estan obligados los Principes a hazer ctra estas virtudes (como el dice), antes lo est a abraarlas y guardalas verdadera y no fingidamente: porque assi tendrn de su parte Dios, que es el seor de todos los estados, y el que los da y conserva, y quita quien es servido Y lo que dice este malo y perverso maestro no es otra cosa sino, negar que hay Dios, que no tiene providencia de los Reynos como sino tuviesse parte en el estado Dios, ni fuesse el que solo le da y le cserva.227

Cludio Clemente, outro jesuta cuja obra se inscreve dentro do antimaquiavelismo radicalizado, tambm denunciava nos polticos de seu tempo a mesma tentativa de retirar de Deus o governo do mundo. Segundo ele, a maioria destes polticos acreditavam em Deus, (apesar de Clemente duvidar da sinceridade desta crena) mas reduziam a religio a mero instrumentum regni, quando ela deveria ser entendida (e o era para os autores catlicos de que tratamos) antes como fundamentum republicae:
Los mas de los polticos creen que ai Dios (ellos mismos lo confiesan, si lo sienten as y les sale del coraon, ellos solo lo saben) y dizen muy a menudo, que el culto de la religin, y observancia de la piedad son utilissimos medios para contener al pueblo, y tenerle a ray:; pero que los Principes no se han de atarear a essas observcias, antes muchas vezes, si es que quieren mirar por el bien de su Estado, han de posponer la Religion a las razones de politicas, y que la entereza y majestad de los Reynos estriba en los consejos y prudencia de los hombres, y no en la prudencia y socorro de Dios, con que tantas vezes les quiebran la cabeza los superticiosos. Qu otra cosa nos dizen en esto, sino que quieren dividir el mundo, y reservar para Dios solamente el govierno de los cielos, y alarse ellos en todo con el de la Tierra Vengamos pues a razones, Machiavelo, Tu dizes, que en la conservaci y aumento del Imperio se ha de hacer mas caso de la industria y solicitud humana, que en las inspiraciones y direccion divina228

No admira que Cludio Clemente tenha chegado as mesmas concluses do padre Rivadeneira. A matriz discursiva empregada por Rivadeneira atingiu sucesso considervel, como j tivemos oportunidade de apontar. Podemos ter certeza de que Clemente teve contato no apenas com a obra de Rivadeneira, como certo tambm que ele lia os demais autores do chamado antimaquiavelismo. O prprio autor quem nos informa:
Yo con grande gusto empear mi discurso en favor de la causa de la religin, y de la mas excelente Governadora de los Reynos, que es la Sabiduria y Prudencia Christiana, contra la astuta y depravada prudencia de Machiavelo, y todos los demas engaadores, y errados Maestros de formar Republicas. Con todo esso fuera para m cosa de mucho mas gusto oir en esta parte a los Ambrosios, Synesios, Bernardos, Thomasses, Avilas, Baronios, Belarminos, Possevinos, Bozios, Boteros, Ribadeneyras, Marianas, Mrquez, Scribanios, Menochios, Contzenios Todos estos

227 228

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 285-286. CLEMENTE, Cludio. El Machiabelismo, pp. 35-36.

51

ilustres varones insignes en la Erudicion divina y humana, y de aventajada capacidad y juizio229

Tanto Rivadeneira, quanto Villegas, Clemente e Sebastio Csar de Menezes (os primeiros com maior afinco, o ltimo com maior brevidade) empenharam-se em descortinar a obra de Maquiavel, e em por em claro as consequncias da argumentao do secretrio Florentino. Tratava-se, lembra Jose Mara Rodrguez, de inverter o giro maquiavlico, recobrando para a providncia divina o papel que Maquiavel havia confiscado e entregue Fortuna.230 Alm disso, buscava-se substituir a virt preconizada pelo autor florentino pela afirmao da primazia de umas virtudes teologais: f, caridade e esperana. assim que no lugar do binmio maquiaveliano fortuna/virt surgir, no discurso catlico, o binmio da boa razo de Estado: providncia/virtudes crists. Quanto a isto, as palavras de Villegas fornecem uma boa apreciao do valor atribudo pelos autores catlicos ao papel da providncia e das virtudes catlicas:
...desde el infante primero, que plant en su coraon la observancia de los preceptos divinos, profundando rayzes la F; la caridad; el zelo de la Religion Catolica, y su obseruancia induce a tener esperanas de fructificar con acierto sus politicas deliberaciones; y coronar en todas campaas, las militares execuciones, con prodigiosos vencimientos: no, en razon de la propria fuera; mas del celestial socorro...231

A equao apresentada por ele (para continuarmos na metfora matemtica) bastante simples: a observancia das virtudes teologais (e ele cita duas delas: f e caridade) somada ao cuidado dispensado religio catlica fornece, como resultado, o socorro divino para as tarefas (inclusive as militares) relativas ao governo da repblica. III. 4 - Sebastio Csar de Menezes: os alicerces da razo de Estado. O portugus Sebastio Csar de Menezes, oriundo de famlia distinta, nasceu em Lisboa em data incerta. Doutorou-se em Cnones na Universidade de Coimbra no ano de 1623, e a partir de 1626 desempenhou o cargo de comissrio do Santo Ofcio. Nos dez anos que se seguiro (1627-37) as notcias acerca da trajetria de Sebastio Csar de Menezes tornam-se rarefeitas, e apenas algumas informaes sobre sua atividade literria, em especial no campo da poesia, so referidas por Rodrigues Cavalheiro, autor do texto de introduo e apresentao da obra de Menezes, presente na edio que consultamos.232 A partir de 1637 tem incio sua carreira poltica, com a nomeao para o Conselho de El-Rei, Felipe IV. Sua trajetria poltica marcada por diversos acidentes, que o conduziriam, diz Martim Albuquerque, Dos conselhos rgios priso. Da priso ao governo. Do governo ao exlio.233 Falece em 1672.
229 230

CLEMENTE, Cludio. El Machiabelismo, p. 5. RODRIGUEZ, Jos Mara Iurritegui. Op. cit., p. 352. 231 VILLEGAS, Diego Enrquez de. El Principe en la idea, p. 102. 232 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma poltica. (1a edio: 1649). Lisboa: Edies Gama, 1945.
233

ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Coimbra: INCM, 2000, p. 371. n. 69. Para um maior detalhamento da biografia de Sebastio Csar de Menezes, conferir o texto introdutrio de Rodriguez Cavalheiro, bem como o prprio texto de Martim Albuquerque, em especial a nota de rodap nmero 69, de considervel extenso e informaes suficientes.

52

Conforme dissemos anteriormente, a atribuio da Suma Poltica a Sebastio Csar de Menezes guarda bastante controvrsias, como no seria diferente relativamente a outras obras atribudas (com justia ou no) ao mesmo autor.234 Mas o primeiro problema relativo Suma Poltica diz respeito existncia de duas edies em portugus de que foi objeto a obra: 1649 e 1650.235 Existem diferenas significativas em termos de organizao textual entre as duas verses, muito embora as ideias apresentadas ao prncipe Dom Teodsio no tenham sido alvo de maiores alteraes.236 Para alm dessas duas verses, a obra conheceu uma edio latina em 1650 e duas verses manuscritas, uma na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e outra na Biblioteca Pblica Municipal de vora (entre 1630-1660), sendo que esta ltima apresenta um texto menos desenvolvido do que nas verses impressas. 237 Voltemos, entretanto, as duas verses portuguesas impressas. O professor Martim Albuquerque, analisando as diferenas formais e textuais existentes entre as duas edies, informa que na edio de 1649 Sebastio Csar registra que tirou a Suma da lngua Latina, para que todos a entendo238, ao passo que na edio de 1650 o autor afirma o seguinte: ste papel, tirei da lio poltica, ou para melhor dizer, dos exemplos que vejo, e dos ditames que aprendo de Vossa Alteza....239 A questo que se coloca, dir Martim Albuquerque, refere-se a um problema de autoria: de onde a primeira verso teria sido extrada, j que se admite que foi tirada da lngua latina? Eis a concluso de Martin Albuquerque:
Nas palavras a D. Rodrigo de Meneses com que abre a edio de 1649, diz o editor que aquele papel ( a Summa), havia sido oferecido pelo bispo eleito de Coimbra ao prncipe reduzindo muito a pouco, para que lido no cansasse, e breve se no imprimisse . Temos, portanto, de acordo com o prprio editor, que se tratava de uma condensao com intuitos prticos e imediatos. Por outro lado, Sebastio Csar reconhece, num primeiro momento, que tal condensao fora levado a cabo a partir do latim... A isto acresce que se torna possvel estabelecer o liame da Summa com determinado texto latino, mas atravs de traduo e comentrio espanhol. Sebastio Csar... plagiou a esmo Lorenzo Ramrez Prado, que, por sua vez, havia transposto lngua espanhola e anotado parte do Thesuarus politicorum aphorismorum de Chockier ou Coquier, patrcio de Lige e amigo de Justo Lipsio.240

Seria o caso de nos perguntarmos, dada a quantidade de problemas de ordem tica envolvendo a autoria da obra que se aceita ser de Sebastio Csar de Menezes, se conviria para nossa anlise da razo de Estado incluir a dita obra, sobretudo analisando-a como obra
234 235

ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2, Op. cit., p. 372. Sobre a qual se baseou a edio moderna que consultamos, a julgar pela reproduo do frontispcio da obra, indicando se tratar da edio de 1650, bem como pela constatao de que o texto corresponde ltima verso, de acordo com o cotejamento entre as duas edies realizado por Martim Albuquerque. 236 ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Op. cit., p. 379. 237 Idem, p. 414. Este manuscrito aparece transcrito como apndice documental no final do texto de Martim Albuquerque. 238 Idem, p. 380. Na verso manuscrita que aparece transcrita no apndice, o mesmo trecho aparece assim escrito: Esta suma poltica tirei da Lingua Latina e Italiana pera que todos a entendam e os melhores a pratiquem. Idem, Apndice Documental, p. 423. 239 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 6. 240 ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Op. cit., p. 381. As partes traduzidas so, conforme informam os autores da coletnea de textos sobre a razo de Estado na Espanha: doze captulos do livro III de Juan Chockier, deixando de fora do projeto inicial que era o de traduzir e comentar as partes III e IV do Thesaurus... os nove captulos restantes do livro III, bem como todo o livro IV. Acresce, ainda, que os captulos oitavo e dcimo do livro III no so objetos de comentrio algum por parte de Lorenzo Ramrez Prado, que se limitou a simplesmente traduzi-los. Cf. ECHEVERRA, Javier Pea, et ali Op. cit., p. 150.

53

do referido autor. Ocorre que, tal como o prprio professor Albuquerque sugere ao analisar uma outra suspeita de apropriao indbita de autoria por parte de Sebastio Csar de Menezes, O furto literrio (se houve) indica uma preferncia e a fraude equivale, assim, a uma adoo.241 No parece, sob a luz de tal razo, problemtica a anlise da Suma Poltica associada ao nome que veio a se consagrar, de forma justa ou no, como seu autor. Vejamos, pois, qual o tratamento dado por Sebastio Csar razo de Estado, bem como qual o papel que ocupa a a fora normativa das leis. A Suma Poltica, obra notvel pelo carter sucinto da linguagem em que foi composta, principia (se excetuarmos a carta em que se oferece a obra ao prncipe) com uma definio da razo de Estado em que esta apresentada como uma arte, uma arte a ser aplicada no continuum aristotlico: governo tico, governo econmico e governo poltico:
A Razo de Estado , uma arte: e como quer que trs sejam as coisas que se governam; convm a saber: o homem, a famlia, e a cidade; necessriamente h-de haver trs artes de governar. Com a primeira, se governa cada um a si mesmo; com a segunda, se governa a famlia; com a terceira se governa a Repblica. Quando cada um se governa a si mesmo, se d a tica; quando a famlia, a Econmica; quando a Repblica, ou Reino, a Poltica. As duas primeiras, se ocupam em coisas particulares, e domsticas; a terceira, nas coisas pblicas, e comuns. Porm tdas se respeitam, e unem com o mesmo vnculo; o homem se ordena para a famlia; a famlia consta de muitos homens, a Repblica, de muitas famlias. Subordinam-se entre si estas artes, de modo que a tica se requere para a Econmica, a Econmica para a Poltica. A poltica a mais nobre das trs, e nela se incluem as duas; divide-se em Monarquia, Aristocracia e Democracia. Quando a Repblica se governa por uma s cabea, se chama Monarquia; quando por muitas Nobres, e ilustres, se chama Aristocracia; quando por muitas populares, se chama Democracia. A razo, e a experincia antepem o govrno Monrquico aos demais. Desta tratamos, e de instruir, um Prncipe. Tda a mquina da razo de Estado, estriba em trs fundamentos principais: conselho, fras, e Reputao; e stes mesmos so as partes essenciais que formam um Prncipe. O conselho aquele lume da razo que mostra ao Prncipe os instrumentos de Reinar. Aprovao que o entendimento faz do que lhe parece mais conveniente para o fim que se pretende. As fras so aquelas cinco condies que quando se juntam, fazem um Prncipe poderoso; e consistem em ter o seu estado fiel; grande; Unido; armado, e rico. A reputao, aquela fama de ilustre que se estende pelos estados alheios, da eficaz opinio, que todos concebem do conselho e fras do Prncipe. 242

Para alm dessa exposio esquematizada de certos traos da viso aristotlica da poltica, o trecho relativamente longo que reproduzimos (que no parecer longo frente maioria dos demais autores de que nos ocupamos, levando em conta que esta a introduo completa da obra) chama ateno pela definio de um esquema triplo de bases sobre as quais a razo de Estado estaria assentada. Destas trs, exatamente na ltima que o autor discutir a
241 242

ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Op. cit., p. 375. MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 6-7.

54

posio da justia no governo dos reis, e defender um esquema que segue de perto o discurso de Botero e, conseguintemente, se afasta das formulaes de Maquiavel. Nas duas primeiras partes de seu tratado (cada parte correspondendo a uma base da razo de Estado), contudo, o autor tratar de temas pertinentes discusso sobre a razo de Estado antimaquiavelista. Faamos, portanto, um percurso geral pela obra, prestando ateno especial ao ltimo dos pontos. O primeiro fundamento da razo de Estado em Sebastio Csar de Menezes o conselho. O autor divide este primeiro fundamento em duas partes: conselho interno e conselho externo:
O primeiro fundamento da razo de estado, o conselho, o qual se deve considerar de duas maneiras para o govrno monrquico, cuja cabea o Prncipe; interno, ou externo. O interno, aqule que nasce no peito do Prncipe de sua inteligncia, e prprio juzo; o externo, o que lhe do as pessoas, que por opinio de sua prudncia, e capacidade, so escolhidos para conselheiros.243

Na primeira modalidade de conselho o autor discutir um tema importante relativo ao debate da razo de Estado: a experincia. Para Csar de Menezes o conselho interno, que nada mais do que a capacidade individual do prncipe, emana de trs fontes: natureza, criao e experincia. A primeira das trs, que o autor considera mais importante, diz respeito constituio natural do prncipe, e tem, para ns, um interesse menor, j que onde se discutir noes relativas forma pela qual se constitua os quatro diferentes tipos de temperamento (sanguneo, melanclico, fleumtico e colrico), apontando qual dos quatro era propcio a formar melhores prncipes. As outras duas fontes do conselho interno so caracterizadas por serem qualidades adquiridas. O autor transita de forma muito breve pela questo da criao, apenas listando quais os conhecimentos que o prncipe deve buscar adquirir, bem como a qualidade desejada naqueles que participam da instruo rgia. A terceira fonte (experincia) interessa-nos mais, pois alm de ser este um tema de grande importncia no debate da razo de Estado catlica244 aqui que o autor acionar um esquema que j havia sido sistematizado por Botero e seguido por vrios autores da razo de Estado. Com efeito, Giovanni Botero, ao discutir o valor da Prudncia e as formas de se alcan-la no segundo dos dez livros que compe seu Da razo de Estado, destacar que a experincia a me da prudncia, e pode ser adquirida de duas formas: direta ou indiretamente:
...a experincia de duas espcies, porque ou adquirida directamente por ns, ou adquirida por meio de outros. A primeira inevitavelmente muito limitada, quer pelos lugares, quer pelo tempo, j que uma pessoa no pode estar em muitos lugares nem ter prtica de muitas coisas, mas deve contudo esforar-se para tirar o sumo da prudncia do que v e ouve. A outra de duas espcies, porque se pode aprender ou dos vivos ou dos mortos. A primeira, embora no muito grande no que diz respeito ao tempo, pode todavia abranger muitssimos lugares... Mas campo muito maior de aprendizagem o que nos oferecem os mortos com as histrias escritas por eles, porque estas abrangem toda a vida do mundo e todas as partes deles; e, na verdade, a histria o mais belo teatro
243 244

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 9. Fernndez-Santamara dedica todo um captulo de seu livro a debater a questo da experincia, chamando a ateno para a importncia da medicina no estabelecimento da noo de experincia. Para maiores esclarecimentos sobre a questo, conferir: FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., pp. 121-160.

55

que se possa imaginar. Ali, custa de outros, o homem aprende o que conveniente para si... Ali se descortinam os princpios, os meios e os fins, e as razes do crescimento e da runa dos Estados.245

Essa distino entre as duas formas de experincia aparece retomada por Menezes, que comea considerando a importncia da experincia para os governos, e que avana nas subdivises realizadas por Botero.
Sem ela [a experincia], nem na paz se pode governar, nem na guerra se pode acertar; porque se no entende o corpo do Estado, nem se sabem as enfermidades que padece, para a seu tempo se aplicarem as medicinas, que lhe so necessrias (...) De dois modos se pode considerar a experincia; uma fz a idade do mundo, e tira suas regras dos sucessos que acontecem pelo contnuo movimento das coisas humanas; a outra faz qualquer homem particular pelo curso de sua vida. Esta segunda, considerada sem companhia da primeira, to breve, e impedida, que nunca se viu que s com sua luz chegasse a grau excelente nas aces civis; porque a vida breve, e a experincia pede anos largos. A experincia particular s por si, costuma de ordinrio ser danosa a seu dono, e perigosa ao pblico dos estados (...) A experincia que faz prudentes, composta de ambos. A que chamamos da idade do mundo, se divide em trs partes; a primeira ensina ao homem o govrno de si mesmo, a que chamamos tica, no princpio desta suma; a segunda o ensina na aces civis que a Poltica; e a terceira reduz, e recopila debaixo de nome de histria os sucessos particulares dignos de memria, acomodados ao govrno comum poltico, e particular Econmico.246

Neste cenrio em que a experincia ocupa papel to importante, tambm a histria ser exaltada enquanto cincia fundamental, pois ela que, em grande parte, fornece os elementos necessrios formao da experincia, calibre das aes para qualquer governante:
Os conhecimentos dos sucessos que as histrias referem, ajuda muito a regular o presente, e a prever o futuro, efeito principal da prudncia, a qual como nasceu da observao de casos particulares, cresce com razes mais slidas no sujeito que tiver mais larga, e copiosa experincia dles, com a lio da histria: uma opinio de muitos reduzida a mua [sic] s; Compndio da sabedoria para consultar, e acordar as coisas maduramente. A sabedoria, fundamento do govrno, nasce dos preceitos dos autores, e dos exemplos; que fazem a imitao excelente mostra da Poltica.247

claro que o entendimento de que a histria constitui fonte imprescindvel de conhecimentos prticos no campo da poltica compartilhado por quase todos os escritores polticos248, sobretudo por aqueles diretamente interessados na questo da razo de Estado.
245 246

BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 40. MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 17-19. 247 Idem, p. 19. 248 Fernndez-Santamara analisa o caso de Lpez de Vega, para quem a histria possua um carter muito relativo: Lpez de Vega, hombre convencido de que el valor de la historia es muy relativo, centra su crtica sobre el aspecto ms vulgar de ella, los ejemplos. Cierto, stos pueden muy bien ser importantes para los espritus ordinrios, pero a los entendimientos libres, claros, regulados por la razn, de qu eficacia pueden

56

Para Javier Pea Echeverra, o recurso argumentao no campo da histria corresponde a uma dvida da literatura antimaquiavlica para com o prprio Maquiavel. O autor entende, assim como Jos Mara Rodriguez249, que o combate antimaquiavlico necessitou ser travado na mesma perspectiva pragmtica do autor de O Prncipe. Assim, diz Echeverra, os antimaquiavelista trataro de demonstrar no tanto a bondade e correo da tica poltica crist, como sua eficcia superior. Para tanto, a argumentao se dar no mesmo campo que o adversrio: o da histria.250 Sebastio Csar de Menezes, contudo, discorda levemente de Botero no que diz respeito ao valor devido experincia advinda dos mortos (histria), bem como quela advinda dos vivos (conselho). Se para Botero certo que campo muito maior de aprendizagem o que nos oferecem os mortos com as histrias escritas, tal como aparece transcrito pouco acima, para Menezes, todavia, deve-se dar maior relevo experincia que se adquire com os conselhos:
Que se os mortos, ensinam com o que escrevem, os vivos, ainda so melhores mestres, pelo que explicam, e declaram a quem os ouve, e lhe pregunta. stes so os sujeitos a quem os Prncipes ho-de estimar.251

O restante da argumentao de Menezes nesta primeira parte da obra refere-se fundamentalmente s qualidades que o conselheiro deve apresentar, bem como a forma como o prncipe deve se comportar em relao ao conselho (se ser bom ter muitos ou poucos conselheiros, se bom para o prncipe possuir validos, etc...), temas que, embora sejam importantes e tenham merecido estudos especficos por parte de alguns historiadores, interessa pouco nossa proposta.252 A segunda parte do tratado de Menezes aborda a questo da fora, segundo fundamento da razo de Estado. Aqui o autor se concentrar principalmente na questo da fora militar e boa administrao da guerra, j que, como no deixar de lembrar, uma parte das coisas relativas conservao e aumento dos reinos compete aos prncipes. No se deve esperar tudo da divina providncia:

ser los casos, elecciones y hechos ajenos? Cuanto ms que puede haber tantos accidentes que alteren y hagan diversas las mismas ocasiones y as nunca el tal ejemplo ser persuasivo, ni podr servir de regla cierta para gobernar-se en casos semejantes; porque fuera deque sern rarsimas las veces que la razn los iguale enteramente, aun cuando en todo se conformem, no es infalible la consecuencia de una a otro para los sucesos vemos cada da proceder de los mismos principios, y por intervencin de los mismos medios, diferentes fines . FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Op. cit., p. 179. n. 28. Chegam a ser surpreendentes tais consideraes em uma obra do incio do sculo XVII (a citao foi retirada de um livro de Lpez de Vega cuja primeira edio data de 1612, conforme informa Maravall, sendo que a edio consultada por Fernndez Santamara data de 1641: Herclito y Demcrito de nuestro siglo. Descrbise su legtimo filsofo. Discursos morales sobre tres materias: la Nobleza, la Riqueza y las Letras, Madrid, Diego Daz de la Carrera, 1641. A referncia completa da obra foi buscada em MARAVALL, Jos Antnio. Op. cit., p. 17) 249 Para Jos Mara Rodriguez, a utilizao do mtodo retrico de Maquiavel contra o prprio consistia na ... captura de mximas polticas de la filosofa clsica y del flujo de la historia republicana de Roma y su respaldo con ejemplos concretos que demuestran su operatividad RODRGUEZ, Jos Mara Iurritegui. Op. cit., p. 332. 250 ECHEVERRA, Javier Pea. Estudio preliminar. In: La razn de Estado en Espana: Siglos XVI XVII (Antologa de textos). Op. cit., XXXII-XXXIII. 251 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 21-22. 252 Sobre o valimento, ou favoritismo (que inclusive retomado de forma mais efetiva por Csar de Menezes na parte III de seu tratado), remetemos, alm dos trabalhos de Ricardo de Oliveira anteriormente citados, ao captulo VII do livro de Maraval: Teoria del Consejo. Los ministros y secretrios. La figura del Valido. In: MARAVALL, Jos Antnio. Op. cit., pp 275-359.

57

4. Certa a perda, quando se pretende milagre no que naturalmente se pode obrar; porque no empenha Deus sua potncia, para abonar nossa remisso. 5. O que importa, merecer os milagres pelas obras, e no os esperar pela remisso; porque na primeira aco, obrigamos a Deus; na segunda, a mesma confiana nos castiga.253

Entretanto, o autor inicia o tratamento da questo da fora apontando os cinco fundamentos que formam, conjuntamente, este segundo pilar da razo de Estado: Ter o Estado fiel, grande, unido, armado, e rico.254 De incio, o autor j defende a tese de que o Prncipe deve ser amado para que o Estado lhe seja fiel: causa, da primeira, o bom govrno, generosidade, e clemncia do Prncipe.255 J no final da obra, o autor retorna questo da clemncia, reiterando a ideia de que a posse dessa virtude principesca256 faz com que o prncipe seja amado, o que melhor do que ser temido:
...o que souber ajuntar a clemncia com a Majestade, o que mais soube. Esta virtude tem a vantagem de ser amado a ser temido; e importa ser Rei de vassalos contentes, e senhor de seus coraes (...) Da clemncia, nasce o amor, da crueldade, o medo; procure o Prncipe conservar-se nesta virtude, se quere conservar-se em ser Prncipe.257

Os outros quatro fundamentos da fora de um Estado conquistam-se, segundo Menezes, da maneira que segue. Para ter o Estado grande so necessrios ...o nimo do Prncipe, valor dos vassalos, e aplicao das armas; para ter o Estado unido, ...o cuidado do Prncipe, o amor dos sditos, a aliana dos estranhos...; para t-lo armado, ...a percia da disciplina militar, provimento de armas, e cabedal de despesas...; finalmente, para ter o Estado rico, ...a liberdade de comrcio, moderao nos gastos, e nos tributos.258 O autor no se detm a analisar todos estes elementos apenas enumerados. Pelo contrrio, ele tornar a subdividi-los e introduzir uma quebra na ordenao argumentativa por ele mesmo proposta, como j disse Martim Albuquerque259:
5. Todos stes instrumentos se vm a reduzir a quatro espcies. A primeira, a inteligncia de penetrar a natureza dos vassalos; a segunda, as ordens de
253 254

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 76. Idem, p. 65. 255 Idem, pp. 65-66. 256 O entendimento da poca usava dividir as virtudes em algumas categorias. Assim, nos diz Ricardo de Oliveira, esse entendimento fundamentava-se na autoridade advinda da leitura dos filsofos clssicos, bem como na autoridade oriunda da Bblia e da filosofia medieval crist: Como sabido, Plato estabeleceu as quatro virtudes cardinais: prudncia, justia, fortaleza e temperana. No obstante, segundo Aristteles, a virtude um hbito, uma busca pelo justo meio, uma qualidade que depende de nossa vontade, consistindo neste meio que faz relao conosco e que est regulado pela razo na forma em que o regularia o verdadeiro sbio. A virtude era o que caracterizava o homem. O filsofo, por sua vez, distinguira as virtudes em ticas (morais): liberalidade e moderao; e dianoticas (intelectuais): sabedoria, inteligncia e prudncia. Ccero, no principio da obra De Officis, adicionou outras pensadas como propriamente principescas, como honestidade e honra e, como falamos, Sneca introduziu a virtude da constncia como forma de se atingir uma conduta reta e feliz. A essas, o cristianismo medieval, atravs das obras de Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino, adicionou as chamadas virtudes essencialmente crists: f, caridade e esperana... OLIVEIRA Ricardo de. O Melhor Amigo do Rei... Op. cit., p. 688, n. 12. necessrio acrescentar a este esquema a virtude da clemncia, que compe o rol de virtudes principescas e que, como lembra Quentin Skinner, remetia os autores de Espelhos de Prncipes ao debate clssico: se, para um prncipe, era melhor buscar ser temido ou amado. Cf. SKINNER, Quentin. Op. cit., pp. 143-148. 257 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 150-151. 258 Idem, p. 60. 259 ALBUQUERQUE, Martim. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Op. cit., p. 380, n. 81.

58

fundar a milcia; a terceira, as primeiras aces do Prncipe, quando entra a governar seu estado; a quarta, a administrao da justia. 6. As duas primeiras, pertencem ao segundo fundamento da razo de estado; as outras duas, ao terceiro fundamento que adiante havemos de tratar.260

Desta forma, a segunda parte da obra se concentrar na anlise dos assuntos militares e blicos261, sendo que o incio desta parte consta de uma breve considerao sobre um ponto importante do entendimento poltico da poca: a natureza dos vassalos e a importncia de seu conhecimento para o bom governo262, primeira exigncia para se manter o Estado fiel no entender do autor, tal como se demonstrou anteriormente. Giovanni Botero j havia dedicado uma pequena parte de seu tratado a semelhantes consideraes. Para Botero, ... coisa alguma mais necessria para o bom governo do que conhecer a natureza, os engenhos e as inclinaes dos sditos (porque a partir disso se deve estabelecer a forma de governo)....263 As concluses de Sebastio Csar de Menezes no se distanciam das palavras de Botero, j que o primeiro, com base numa metfora um tanto rude, prope que:
13. Por excelente que seja o cavaleiro, no pode determinar que modo de freio seja acomodado para um cavalo, se primeiro lhe no conhecer seu natural e suas qualidades. 14. O Prncipe no pode dar leis a seus vassalos, se primeiro no tiver notcia de sua natureza e afectos particulares, que entre les costumam a ser mais intensos e eficazes.264
260 261

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 67. A parte II da obra, composta por cinco captulos, destina os ltimos trs a questes desta ordem: Da disciplina militar, Da arte de administrar a guerra e Da diferena de guerras. 262 tentador (e talvez precipitado) enxergar aqui uma formulao inicial do problema que Michel Foucault abordar em seu curso Segurana, Territrio, Populao, apontando como no sculo XVIII, a partir das anlises dos fisiocratas e, de uma forma geral, dos economistas daquele sculo se afirmar um entendimento da populao que j no corresponde uma coleo de sditos de direito, de vontades submetidas ao soberano. A partir de ento, nos diz Foucault, a populao vai ser considerada um conjunto de processos que preciso administrar no que tm de natural e a partir do que tm de natural.... Primeiramente, a populao, tal como problematizada no pensamento, mas [tambm] na prtica governamental do sculo XVIII, no a simples soma de indivduos que habita um territrio. Tampouco resultado apenas da vontade deles se reproduzirem. Tampouco o vis--vis de uma vontade soberana que pode ou favorec-la ou esbo-la. Na verdade, a populao no um dado primeiro, ela est na dependncia de toda uma srie de variveis. A populao varia com o clima. (...) A populao um dado que depende de toda uma srie de variveis que fazem que ela no possa ser transparente ao do soberano, ou ainda, que a relao entre a populao e o soberano no possa ser simplesmente da ordem da obedincia ou da recusa da obedincia, da obedincia ou da revolta. Na verdade, as variveis de que depende a populao fazem que ela escape consideravelmente da ao voluntarista e direta do soberano na forma da lei. FOUCAULT, Michel. Op. cit., pp. 92-93 (os colchetes correspondem ao texto originalmente consultado. Os grifos sublinhados so nossos). O que nos permite distinguir a diferena entre as noes advindas com o aparecimento desta nova tecnologia de governo encorpado na economia poltica e estudadas por Foucault e as noes elaboradas por esses autores que vimos estudando , talvez, o fato de que, para os economistas e fisiocratas, a populao dotada de certa historicidade, e varia dentro de si prpria conforme se modifiquem ...o entorno material... a intensidade do comrcio e da atividade circulao das riquezas. Varia, claro, de acordo com as leis a que submetida... Varia tambm com os hbitos das pessoas... A populao varia com os valores morais ou religiosos que so reconhecidos a este ou aquele tipo de conduta... Idem, ibidem. Para os autores que estudamos, inversamente, parece no existir essa historicidade, essa dinmica dentro da populao (palavra que, inclusive, no aparece registrada por Covarrubias). Esta-se no campo da imobilidade e do determinismo. De toda forma, seria necessrio proceder a uma pesquisa para comprovar a hiptese aqui apenas sugerida. Ainda assim, o princpio de que a lei precisa seguir o carter daqueles aos quais submeter guarda semelhanas nos dois casos. 263 BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 41. 264 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 69.

59

Novamente como Botero, para quem as naturezas e inclinaes das pessoas variam em funo dos ... lugares, [d]a idade, [d]a fortuna e [d]a educao.265, e que se limita a tecer comentrios acerca do lugar, Sebastio Csar de Menezes dir o seguinte:
9. A experincia tem mostrado que, por fra oculta do Cu, que em diversos climas influi diversas propriedades, no somente so diferentes entre si algumas naes, mas muitas vezes de contrrios costumes, pelas inclinaes que nles imprime to prprias e to particulares. 10. E a criao prpria da regio, costuma ser de tanta eficcia que efectivamente muda o estilo da natureza universal.266

A anlise que Menezes realiza das peculiaridades dos povos de cada regio , de resto, parecido com o que diz Botero, e, embora constitua uma curiosidade, no possui importncia significativa para nosso estudo.267 Detenhamo-nos, a partir de agora, na anlise do terceiro e ltimo fundamento da razo de Estado segundo Sebastio Csar de Menezes: a reputao. Neste ponto, reservou para a terceira parte de seu tratado o debate de algumas questes importantes relativas razo de Estado catlica e sua situao de contrariedade com as formulaes oriundas de Maquiavel. Tais so: o debate sobre a dissimulao, a questo da justia, o valimento, alm de outras questes j apresentadas de maneira no pontual na anlise que vimos realizando da obra.268 O autor inicia suas consideraes sobre a reputao do prncipe lembrando que ela consiste basicamente em duas coisas: ... na opinio do seu conselho, e no valor das suas armas.269 Assim sendo, considera que as primeiras aes do prncipe quando entra a governar so de suma importncia:
O primeiro instrumento de reinar, para a reputao, so aquelas aces, que no princpio do seu governo, mais convm ao Prncipe, e que por sua novidade, sero mais notadas, e daro ocasio a vrios prognsticos da futura condio de seu talento.270

265 266

BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 40. MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 68. 267 Sendo assim , a ttulo de curiosidade que transcrevemos as palavras de Sebastio Csar de Menezes a esse respeito. Diz-nos o autor: 2. Quem quisesse governar os asiticos, com leis diferentes daquelas que se usam no Imprio Turco, fundaria um estado de vida incerta; porquanto por influncia do Cu, ou por criao, ou por ambas as coisas consta de gente naturalmente servil, a quem no s se acomoda, mas sumamente necessrio o tal governo. 3. Pelo contrrio, quem quisesse fazer as mesmas leis em alguns estados da Europa, arruinaria brevemente o Prncipe e o seu Reino. 4. Setentrionais menos remotos, so animosos, sinceros; acordam maduramente, constantes em suas deliberaes. 5. Os meridionais, astutos, acautelados e maliciosos, mais prontos ao artifcio que resistncia, sujeitos ao agravo da tirania, poderosa com os fracos, e dbil com os poderosos. Por serem mui especulativos, se entregam religio, e superstio, inventores da Astrologia, e Magia. 6. Os intermdios, participam dos extremos, so compostos, temperados, e prudentes; aborrecem a astcia, e razo; e como Mestres das artes e polcia, entenderam em paz, e em guerra, seus limites. 7. Os ltimos, e mais prximos ao clima Setentrional, e meio-dia, pouco discursivos: uns com o frio abundam fleuma, que os embaraa; outros afogados do calor, os detm a melancolia. 8. Em Portugal, o clima por temperado, inclina aos naturais, justia, valor, constncia e brio; e imprimem-se nles facilmente as regras da doutrina, e os preceitos da prudncia. Culpam-nos de soberbos, s por lhe negarem o que tem de briosos, e ch inveja emulao com que cada um quere adiantar. (MENEZES, Suma Poltica, pp. 71, 72 e 73). Para conferir as palavras de Botero sobre o assunto: BOTERO, Da razo de Estado, pp. 41, 42 e 43. 268 Lembremos que, conforme j sugerido anteriormente, a organizao argumentativa pretendia pelo autor no foi perfeitamente seguida no desenvolvimento do texto. 269 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 97. 270 Idem, ibidem.

60

Mas de que maneira o prncipe pode acertar nas suas primeiras aes, e que objetivos elas devero perseguir? o que o autor se pe a responder mais a frente:
Duas coisas deve considerar o Prncipe para acrto de suas aces; o bom govrno de seus vassalos, e o cuidado com que se deve aplicar ao honesto, e til da Repblica. Ambas consistem em livrar da opresso, e calamidade a Repblica, manter em felicidade seus vassalos, e estender os limites de seus estados. 271

A preocupao com o bom governo um tpico constante no discurso de Sebastio Csar de Menezes; tambm aqui se coloca a mesma questo. Nesta altura o autor recorre metfora pastoral, analisada com profundidade por Michel Foucault.272 Uma das caractersticas do pastor, lembra Foucault, a ideia de infinita aplicao e zelo, pois que o bem do pastor consiste no bem das ovelhas, e tanto ele ser considerado melhor quanto mais suas ovelhas estiveram em boas condies, a salvo dos perigos; enfim, bem pastoreadas.273 A imagem recolhida por Menezes:
O Prncipe, semelhante ao pastor na providncia, e vigilncia de guardar suas ovelhas, e de as conservar com utilidade: porque ento trata mais de si, quando mais trata da felicidade dos sbditos. As majestades, recebem a soberania de seu sagrado nascimento, os cetros da providncia divina, mas a grandeza de seus vassalos. Os Prncipes que quiserem ser os mais florescentes do mundo, procurem que seus vassalos sejam os mais florescentes dle.274

Mas que o prncipe no pode se descuidar de si no que diz respeito sua prpria reputao, claro est para Menezes. Assim sendo, e um pouco ao contrrio (ou para alm) de pastorear suas ovelhas, preciso lhes fornecer uma imagem condizente com a posio soberana que ocupam. H uma preocupao, pois, com a opinio dos sditos. E para garantir que sejam as melhores possveis, o prncipe deve se comportar de maneira adequada com a religio (catlica), bem como ser prudente nas suas aes e valoroso nas questes militares: As aces do Prncipe, que costumam causar opinio, so as que tm fra de o manifestar, Religioso nas coisas divinas, prudente nas humanas, valoroso nas militares. 275 A reputao de religioso a mais importante para o autor, que chega a afirmar que ...parece que tdas as outras virtudes de necessidade a acompanham.276 Contrariamente ao que defendia Maquiavel, para os autores catlicos no bastava a aparentar possuir as qualidades, mas possu-las verdadeiramente. Tanto mais no que diz respeito religio: Podem-se julgar por imortais os alicerces que comearam da Religio, fundados sbre a pedra da verdade, e no sbre a areia do artifcio277. A partir daqui o autor entra em um campo polmico do debate: exceo dos assuntos religiosos, ser permitido ao prncipe o recurso dissimulao como estratgia de governo? Neste ponto o autor introduz uma diferenciao entre as formas e objetivos da dissimulao. Semelhantes consideraes foram feitas por Rivadeneira, que procurou diferenciar a simulao da dissimulao (o que no foi feito por Menezes, que apenas se vale da palavra dissimulao). No temos motivo para pensar, portanto, que a
271 272

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 99. FOUCAULT, Michel. Op. cit. 273 Cf. Idem, pp 169-173. 274 MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 99-100. 275 Idem, p. 100. 276 Idem, p. 101. 277 Idem, p. 102.

61

concesso que Menezes faz ao prncipe o possa qualificar de maquiavelista encoberto, j que o tema foi tratado tambm por um dos mais conhecidos antimaquiavelista e eticistas da literatura poltica ibrica. bem verdade que o tratamento de Rivadeneira mais completo e detalhado, mas conduz necessariamente ao mesmo entendimento. Comparem-se os dois textos. Rivadeneira, que vinha em captulos anteriores de seu Principe Christiano procedendo a denncia das intenes destrutivas de Maquiavel ao aconselhar a mentira (Que las virtudes del Principe Christiano devem ser verdaderas virtudes, y no fingidas, como ensea Machiavelo - captulo II do livro II; Que Machiavelo pretende que el Principe se hypocrita: y quanto aborrece Dios la hypocresia captulo III do livro II) apresenta, no captulo seguinte (Las falsas razones que traen los politicos para persuadir esta hypocresia, y se se puede tolerar alguna simulacion en el Principe Christiano captulo IV do livro II) a seguinte concluso:
No es mentira el callar y guardar en sus consejos y acciones grandissimo secreto (como en el gobierno de los Estados se deve hazer) aunque del secreto tomen coaci algunos para engaarse, haziendo varios e vanos discursos. Tpoco es mentira, sino prudencia el disimular muchas cosas, y passar el Principe por ellas, y hazer que no las ve, puesto caso que esta disimulacion engendre en los animos de los otros alguna falsedad y engao Ni menos es mentira recatarse el Principe, y mirar bien lo que cree, y a quien cree, por aver tan pocos de quien fiarse, aunque con su rostro y semblante no de entender que no se fia de todos. Porque si mostrasse desconfiana seria muy perjudicial para el estado y t gran falta es no creer nadie, como creer a todos, como dize Seneca. Assi mismo no es mentira (qudo la necesidad utilidade grande lo pide) decir algunas palabras verdaderas en un sentido, aunque crea el que las dize, que el que las oye por ser equivocas las podra tomar en diferente sentido. Y lo que digo de las palabras se puede tambiem decir de las obras (especialmente en tiempo de guerra) ay necesidad que se hagan con tal maa y artificio, que el enemigo pueda entender otra cosa diversa, y aun contrario de lo que se pretende hazer. Porque esto no es mentir, sino hazer las cosas con prudencia para el bien de la Republica. Y como dize el Doctor Navarro, ay dos artes de simular y disimular, la una de los que sin causa, ni provecho mienten y fingen que ay lo que no ay, que no ay lo que ay. La otra de los que sin mal engao, y sin mentira d entender una cosa por otra con prudencia, qudo lo pide la necesidad, utilidad. Pero en qualquiera simulacin, disimulacin que el Principe Christiano usare, est siempre, como (diximos) muy en los estribos, y sobre si, para no dexarse llevar de la dotrina pestifera de Machiavelo, y quebrtar la ley de Dios, y su Religin.278

Portanto, segundo Rivadeneira, ao prncipe cristo licito utilizar de simulao, que no tem a participao da mentira mas que, ainda assim, permite certo fingimento por parte do prncipe. O autor encerra a discusso fazendo uma considerao sobre a dose permitida da simulao:
Y para poner fin a esta materia de la simulaci del Principe, digo, que assi como de la Bivora se cpone la Triaca, que es medicina ctra la poa de la misma Bivora, pero para que aproveche es menester que sea poca la cantidad, y que vaya corregida y preparada c otros medicamentos
278

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 288-290.

62

saludables: assi desta simulaci, y ficci artificiosa se debe usar solamente qudo lo pide la necesidad: y que sea poca la cantidad, y con su dssa y tassa, y condicionada con las leyes de la Christidad y prudencia.279

De maneira semelhante, Sebastio Csar de Menezes concluir que a dissimulao , em si, algo negativo. E que o prncipe cristo at pode utilizar-se da dissimulao desde que seja por obra de prudncia e que no tenha, como fim ltimo, a mentira:
A fico, prejudicial a tdas as condies de govrno, e ocasiona ter-se por obra de prudncia, proceder com o Prncipe com os mesmos enganos, com que procura contentar , e entreter a outros. Em qualquer homem, aborrecida a dissimulao, e no Prncipe ainda mais abominada (...) O artifcio (no falando na Religio)n talvez pode ser instrumento necessrio para as condies de reinar: mas quanto ajuda reduzido alguma vez a acto de prudncia; tanto, e muito mais destri, feito hbito de astcia. Dissimular por recato, prudncia: ter o mesmo semblante nas coisas adversas, e felizes, por conservar umas, e dar passo noutras, constncia e moderao... Porm, a dissimulao, no h-de ser, para enganar, e fingir, que a mentira opem-se ao que esta no entendimento como verdadeiro, e no se pode simular sem ofensa sua; que a doblez do corao, forma a mentira. lcito o calar, encobrir, e mostrar no haver entendido as coisas, dissimulando o que delas se alcana, por guardar segrdo, no fim que se pretende.280

Passemos, por fim, questo da justia. Nosso autor defende a ideia de que a administrao da justia constitui um dos mais aptos instrumentos para da razo de Estado: A Administrao da justia, por ser um dos fins principais dos vassalos, a deve estimar o Prncipe pelo mais apto instrumento para a conservao, aumento e reputao do estado.281 Novamente apresenta-se o vassalo como fundamento do reino, e especialmente com base na estima que os vassalos fazem da justia que os prncipes devem ter ateno especial com ela. Trata-se, entretanto, de uma noo de justia mais ampla do que o direito positivo e que se estende para a forma como o prncipe deve proceder nas diferentes esferas de seu governo. Assim, diz-nos o autor, a justia se divide em trs espcies: comutativa, distributiva e punitiva:
A Comutativa ocupa-se em exercitar comutaes e aces externas, de dar e receber. A Distributiva distribui os bens comuns, como so dignidades, ofcio e semelhantes coisas entre as partes e membros da Repblica, pelos mais benemritos. A Punitiva, aquela que castiga os delitos e enganos que se cometem na Repblica. Para a Comutativa, deve atender o Prncipe a boa eleio de ministros, e vigiar sempre com cuidado seus procedimentos, para que sem queixa dos vassalos, se d a cada um o que for seu. Para a Distributiva, se requerem no Prncipe trs qualidades: generosidade, prudncia e igualdade.
279 280

RIVADENEIRA, Pedro de. Principe Christitano, pp. 91-92. MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 103-104. 281 Idem, p. 121.

63

E Punitiva como menos nobre, se deve aplicar o Prncipe com ateno menos cuidadosa e com mais clemncia que rigor.282

Da primeira forma de justia, Sebastio Csar de Menezes se concentrar na questo da privana (valimento), assunto a que j fizemos meno e indicamos referncias anteriormente. Registre-se, entretanto, que Menezes parece ter do valimento uma viso negativa, j que para ele Pela privana se deixa inadvertidamente enredar o Prncipe de enganos e artifcios, mais e menos perigosos, segundo so os espritos do privado.283 Alm disso, ... o que tira de si a grandeza de reinar, para pr em um vassalo, que nasceu para servir, ofende sua opinio, limita sua grandeza, e mostra-se incapaz dela, com runa do estado.284 Sobre a justia distributiva, o autor chamar ateno para o problema dos tributos, defendendo que o prncipe tem obrigao ... de ajustar a contribuio com a possibilidade dos vassalos e com a sua necessidade.285 Trata tambm da questo dos privilgios dos nobres, no sentido de que a administrao desta justia engloba a manuteno destes privilgios: Tambm se entende debaixo da administrao distributiva a imunidade dos privilgios, que para perptuo testemunho de merecimentos, reconhecidos do Prncipe, se concederam aos povos.286 Quanto ltima modalidade da justia, as ideias defendidas pelo autor j foram anteriormente apresentadas, e diz respeito importncia que Sebastio Csar de Menezes concedia clemncia como tempero do castigo, ocasio em que se discutiu, tal como apontado anteriormente, sobre se melhor para o prncipe ser temido ou amado tpico comum desta literatura antimaquiavelista. Tratamento mais profundo da justia e sua posio dentro da razo de Estado oferecido por outro escritor portugus: Antonio de Sousa de Macedo, autor da Armonia Poltica, sobre a qual passamos a nos deter daqui em diante. III. 5 - A justia como fundamento: Antonio de Sousa de Macedo e sua Armonia Poltica. Antonio de Sousa de Macedo, jurista e diplomata portugus, o autor de uma obra intitulada Armonia Politica dos documentos divinos com as convenincias de Estado, livro publicado pela primeira vez em 1651, na Holanda, mas que teve uma segunda edio em Coimbra no ano de 1737, na oficina de Antonio Simoens Ferreyra (edio que estamos utilizando).287 Vincius Orlando de Carvalho Dantas informa que o autor ocupou os cargos de Conselheiro da Fazenda288 e secretrio de Estado.289 A obra, em si mesmo um elogio da justia, traz vrias passagens em que aparece defendida a ideia de que a justia o fundamento do Estado e da razo de Estado deduzida das leis de Deus290. De acordo com Antonio de Sousa de Macedo, Deus, enquanto monarca supremo, fundou o mundo e deu-lhe leis eternas de funcionamento; Macedo traa a linha da continuidade desta monarquia divina com as repblicas temporais. Tambm estas devem estar regidas pelas leis deduzidas daquela:
282 283

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, pp. 121-122 Idem, p. 127. 284 Idem, p. 133. 285 Idem, p. 138. 286 Idem, p. 154. 287 Daqui em diante mencionada como Armonia. 288 DANTAS, Vincius Orlando de Carvalho. Op. cit., p. 160. 289 Idem, p. 216. n. 6. 290 Conforme nos lembra Kantorowicz, deriva de Aristteles, mais precisamente de uma passagem da tica a Nicmaco, a noo de que a justia constitui uma espcie de substrato de todas as demais virtudes. A tica foi comentada por So Toms de Aquino, que expressou da seguinte maneira tal compreenso: in ipsa iustitia simul comprehenditut omnis virtus. Apud in: KANTOROWICZ, Ernst. H. Op. cit., p. 352, n. 61.

64

He Deos Monarcha Supremo, fundou a Monarchia do Mundo, deulhe leys no principio dictadas pelo discurso natural, depois escritas em Moyses, ultimamente reformadas no Evangelho; fora feytas com mayor providencia, tiradas da raza mais certa, reduzidas a regras immudaveis, e todas encaminhadas na s eterna vida, mas tambem temporal conservao, e amplificaa desta Republica, a qual na poderia subsistir sem as virtudes, que o Divino Legislador encommenda, nem com os vcios, que elle prohybe.291

A repblica, portanto, possui sua base na observncia das leis naturais ditadas por Deus, e na lei do direito que delas deriva. Todavia, Macedo nos diz que seu assunto no diz respeito ao governo segundo a lei divina, uma vez que, tal como considera o autor, Muytos Escritores mostrra j, que o governo conforme, ou contrario ley Divina [alem do que grangea para a alma] provoca sobre o temporal dos Estado, o favor, ou a ira do Ceo....292 Em sua Armonia Politica, diz-nos Antonio de Sousa de Macedo,
[seu] assumpto ser mais sensivel aos que governa, propondo argumentos da terra, que so mais visiveis, e representando a conservaa, ou a ruina, consequencia de seus procedimentos por via ordinaria, sem recorrer em particular primeyra causa...293

A inteno do autor de abstrair-se da religio no de todo levada a cabo, uma vez que para ele a justia se divide em trs partes, sobre as quais ele se detm nas trs partes que compem seu livro:
Considerase a justia. I. Para com Deos. II. Para consigo mesmo. III. Para com o prximo. Que sa os tres principaes objectos das acoens humanas.294

Assim, embora o autor s dedique anlise desta primeira parte seis das setenta e trs pginas que compreendem da introduo s palavras finais da concluso, alguns dos temas fundamentais da literatura antimaquiavelista no que diz respeito religio mereceram algum tratamento. Macedo inicia considerando quais os meios a serem utilizados pelo prncipe para que este seja reconhecido como religioso, primeiro fundamento da reputao de um monarca. Em referncia indireta ao tema maquiaveliano da virtuosidade fingida, o autor considera que,
... sendo proprio da grande fortuna do Principe na ter qualidades escondidas: he logo o meyo certo para se mostrar Religioso, ser o que deseja parecer; e meyo mais suave; porque mais facil he ser bom; que parecello, pois o ser depende da verdade...295

Conforme se disse anteriormente, a questo pragmtica ser, em muitos casos, levada em considerao pelos opositores de Maquiavel, inclusive no plano religioso. Macedo apresenta, neste sentido, quais seriam as quatro consequncias utilssimas da reputao de religioso:
291 292

MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 6. Idem, p. 6. 293 Idem, pp. 6-7. 294 Idem, p. 7. 295 Idem, p. 9.

65

7 Primeyra; excelencia grande para ser bem quisto; porque na h cousa, que o faa ta illustre como a Religia (...) 9 Segunda; valor para emprender o necessario; porque naturalmente he mais confiado quem cuida que ter o favor do Ceo (...) 11 Terceyra; authoridade para ser obedecido; porque os subditos nem se persuadem que mandar injustamente quem he Religioso, nem se atrevem contra aquelle, que entendem que tem por si a Deos (...) 13 Quarta consequencia, he dar bom exemplo aos Vassallos para lhe serem fieis; porque sendo certo, que o obrar dos Principes he preceyto para os sbditos, na ha ta efficaz meyo para os persuadir fidelidade, como verem que elle a guarda a seu superior. Como ensinar, que se obedea aos Principes, quem na obedece a quem fez os Principes.296

O tema das heresias tambm se faz presente na breve argumentao do autor, que menciona o Tribunal da Inquisio em Portugal, defendendo seu papel fundamental na salvaguarda da pureza da religio catlica, bem como afirma o compromisso do prncipe com o favorecimento desta instituio: ... todas as Provincias em que elle falta, se vem arruinadas, ou contaminadas na f; favorecello he sustentalla, e conservar o Estado....297 Tratava-se no tanto da ameaa do judasmo:
... principalmente em respeytos das heresias do Norte mais inquietas, e contagiosas, que s por medo deste Tribunal Santo se refrea de nos commetter, e sa peste da vida civil, ainda no temporal, porque causa divisoens, que sa desolaa dos Reynos, e profesa novidades no governo, e total extinco dos Reys. S a Religia Catlica manda, que se lhes obedea pontualmente.298

Todavia, o prncipe que deseja conservar seu Estado deve, alm de respeitar e fazer respeitar a lei de Deus, tambm administrar a lei naquilo que ela tem de mais temporal. assim que, para o autor, ...ajunta aquellas leys premio, e pena, pedras fundamentaes do Estado, pois os bons Respublicos [que o sustenta] se fazem com a esperana da recompensa, ou com o temor do castigo.299 Isto , o prmio e o castigo se apresentam tambm como fundamento do Estado, semelhantemente ao que Botero havia dito em relao reputao, j que o autor piemonts havia apontado a reputao como um instrumento mais til conservao dos Estados do que o amor:
... [o amor] contenta-se mesmo com uma virtude mediana ao passo que a reputao no pra a no ser atingindo a excelncia. Portanto, quando a bondade e a perfeio dum homem excedem o vulgar e chegam a certo grau de proeminncia, embora ele tenha tendncia, pela sua natureza, a ser amado, por ser bom, esse sentimento de amor que provoca fica contudo quase ofuscado pela excelncia, pois quem a possui no gera tanto um sentimento de amor como de estima. E se esta estima for fundamentada na religio e na piedade, diz-se reverncia; se nas artes polticas e militares, chama-se reputao. De modo que as coisas aptas a fazer com que um Prncipe seja amado na sua maneira de governar, so tambm adequadas a

296 297

MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, pp. 9-10. Idem, p. 10. 298 Idem, pp. 10-11. 299 Idem, p. 6.

66

que granjeie reputao, desde que essas coisas atinjam certa excelncia quase divina. O que provoca mais o amor do que a Justia?300

Macedo, por sua vez, abordar a questo dos prmios e castigos na terceira parte de seu tratado. Antes, contudo, o autor dedica-se a analisar a importncia da justia do prncipe para consigo mesmo, onde tem papel fundamental a reputao. Para Macedo, o prncipe deve buscar possuir boa reputao por motivos que dizem respeito a si, aos outros e prpria virtude:
... sendo o homem nascido para sociedade, se contentandose com o testemunho de sua consciencia, despresar o commum, ser injusto comsigo, privandose da honra devida ao virtuoso: com o proximo, negandolhe o bom exemplo: e com a virtude, tirandolhe o meyo de se communicar.301

Para o autor, a reputao no prncipe vem acompanhada de trs importantes consequncias: A primeyra, que seu exemplo regular os sbditos (...) A segunda, que qual for a Reputao, tal ser a authoridade (...) A terceyra, que conforme Reputao lhe deferira os estrangeyros....302 Portanto, necessrio todo um cuidado com a reputao, j que ela se coloca como um dos fundamentos do Estado. Por uma linha direta, a reputao influi no comportamento dos sditos, dos quais tambm depende a solidez do Estado: ... e assim he o mesmo desprezar a Reputao, que destruir os sbditos, e arruinar o Estado.303 A argumentao de Antonio de Sousa de Macedo atinge a extremos que dificilmente seriam tolerados por autores eticistas, mormente comprometidos com um discurso religioso. claro que no chega a retirar da divina providncia o papel que lhe cabe no discurso catlico da verdadeira razo de Estado. Entretanto, por mais que a reputao do prncipe advenha em maior parte da qualidade verdadeira e reconhecida de religioso, Macedo, ao se referir restaurao do reino de Portugal (que ele reconhece ter sido no s justa, como milagrosa), defender que as maiores seguranas para o prncipe advm da reputao, no dos milagres:
A Restituia de V.A. Real a este Reyno foy na s justa, mas tambem milagrosa; com tudo, mayor segurana ter V.A. Real na reputao de suas acoens, que nas maravilhas com que o vimos favorecido do Ceo. Saul advertio, que poderia mais por David os applausos do Povo, que por elle a eleya de Deos. O mesmo Christo cuidadoso de sua fama perguntava aos Discpulos, que opinia tinha os homens delle.304

Assim, a segurana do prncipe aparece vinculada a meios terrenos. Se isso no nos autoriza a falar em um relativo desprezo pela ao da providncia divina o que, at o momento, jamais pudemos encontrar nas pginas conhecidas desta literatura da verdadeira razo de Estado temos razo em enxergar, nas palavras de Macedo, um tom acentuadamente realista, o que nos fornece, inclusive, uma boa pista para o caso de termos que enquadr-lo (palavra infeliz) numa das correntes sugeridas por parte da historiografia sobre a boa ou verdadeira razo de Estado. Outra questo importante na discusso sobre a reputao refere-se verdade: Junto da boa fama ponha a Verdade, porque se seguem della os mesmos effeytos.305 O autor trata
300 301

BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 16. MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 14. 302 Idem, p. 15. 303 Idem, p. 17. 304 Idem, p. 18. 305 Idem, p. 19.

67

aqui do tema da dissimulao, to caro aos autores catlicos na hora de diferenciar uma certa prudncia catolicamente autorizada da astcia e malcia caractersticas de Maquiavel. J vimos qual a posio de Sebastio Csar de Menezes e o quanto ela se aproxima da formulao de Rivadeneira. Poderamos nos referir ao que aparece defendido por Pedro Barbosa Homem, autor com quem Antonio de Sousa de Macedo mantm um estreito dilogo relativamente a esta questo. Concedamos, pois, espao a este dilogo. Pedro Barbosa Homem chega mincia de diferenciar as diversas formas de mentira. Tratava-se de fornecer uma justificativa para a dissimulao como instrumento de governo do prncipe. Este autor, buscando manter-se to distante quanto possvel de uma posio maquiavlica e, ao mesmo tempo, procurando realizar alguma concesso ao pragmatismo autorizado pelo pensamento catlico, prope uma diferenciao entre as diferentes formas de mentira:
preguntar alguno, que si (conforme la verdadera razn de Estado) la mentira y el engao, no pueden, ni deven en caso alguno usarse: de que suerte podr la simulacin aver lugar; pues sin ella, no es posible reduzirse al acto practico la tacita fomentacion, ni aun en aquellos terminos, en que aqu la damos por licita, y buena. En lo qual digo, que dos maneras ay de mentir: una por palabra, otra por obra. La mentira de palabra, contiene tres especies: una se llama yocosa: otra oficiosa: otra perniciosa. La primea, como no incluye en si essencialmente otra cosa mas, que mera burla: raramente, nunca avendr, que en los Principes pueda hazer alguna figura considerable para lo que toca razon de Estado La segunda se dize, quando la mentira no solo no haze dao nayde, mas della se sigue alguna utilidad al que la dize, a otro. La tercera es propiamente, quando con dao considerable, ajeno, propio, se dize la mentira. Y estas dos ultimas, son las que algunas vezes, pueden entrar en consideracin de Estado: y desso ha nacido, que dellas compusiesse Machavelo, las principales conclusiones de sus politicos documentos.306

O que distingue as mentiras entre si so as ferramentas, se quisermos chamar assim (isto , a palavra ou a obra) e as intenes com as quais algum utiliza tais ferramentas. So distines importantes, pois com base nelas que o autor resolver o aparente paradoxo em que se encontrava: aceitar a dissimulao como instrumento legtimo e s vezes indispensvel e, ao mesmo tempo, condenar a mentira, que a princpio fornece os elementos da mesma dissimulao. Ento, a primeira operao realizada por Barbosa Homem foi esta diferenciao inicial: uma mentira sem grandes prejuzos morais (jocosa), uma mentira ao menos parcialmente justificvel (oficiosa) e uma mentira essencialmente prejudicial, como j o informa o nome (perniciosa). claro que, em si, toda mentira fruto da maldade, dir o autor; mas j a Barbosa Homem faz uma primeira concesso: a mentira oficiosa um pecado venal, perdovel. Mais do que isso, o autor admite que, algumas vezes, o prncipe pode cair em alguma mentira oficiosa por motivo de alguma razo de Estado:
Mas la verdade es, que la oficiosa, nunca ya mas por utilidades grandes, pequeas, que della se sigan, puede dexar de ser a lo menos pecado venial, por ser de suyo obra intrinsecamente mala: y, assi, ni aun por salvar el mundo todo, quedaria licito el uso della Pero como no es mas, que venial, si caso el Principe cayesse en ella por alguna razon de Estado, podriamos decir, que assi como antes de averla dicho, seria imperfecion de conciencia aconsejarsela, assi despues seria dureza, y austeridad, el mucho
306

HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos, fos. 264v-265f.

68

reprehendersela; pues por esso se llama culpa venial, para que luego se le d la venia.307

O passo seguinte na argumentao de Barbosa Homem consiste em diferenciar a mentira do engano. Para tanto, o autor partir da seguinte questo: permitido ao prncipe, de alguma forma, seno o mentir, ao menos o enganar com as palavras? Mais uma vez Barbosa Homem prope uma classificao entre as diferentes formas de engano, para depois demonstrar no que diferem as duas noes: engano e mentira. A exemplo do que acontece com a mentira, tambm o engano pode ser dividido em dois grupos maiores: o engano por palavra e o engano por obra. No primeiro caso, temos o bom e o mau engano:
Digo lo primero, que no assi: como toda la mentira es mala es malo todo el engao: porque antes el engao en comun, se divide en malo, y bueno. Y el malo se llama propiamente fraude: el bueno se puede llamar virtuosa astucia. Digo lo segundo, que el mentir, y el engaar, son terminos entre si realmente distintos: porque ni es verdad decir que todo aquel que miente engaa, ni que todo aquel que engaa miente Y el engaa sin mentir, quando con palabras equivocas, ambiguas, ou amphibologicas, diziendo en la realidad una cosa, se haze por la superficie dellas entender otra.308

Barbosa Homem admite que, uma vez suposta esta diferenciao que ele apresenta, por mais que seja verdade que ao prncipe no lcito utilizar-se de mentiras no governo, se pueden todavia dar casos, en que licitamente pueda enganar.309 O autor vai recolher na histria sagrada do Antigo Testamento exemplos que ilustram como, em alguns casos, homens tementes a Deus (entre os quais, Abrao e Jac) utilizaram-se do artifcio do engano por palavras para atingir a fins justificveis:
Tambien sirve el exemplo de Abraan, quando por escusar el peligro, que temia, dixo al Rey de Egipto, que su muger era su hermana, callando ser su muger: y engaando al tyrano con la propia verdad, solo con callar parte della: porque en la realidad Sara con ser su muger, tambien era su hermana, por parte de su padre tambien para lo mismo se suele trar el exemplo de Jacob, quando por alcanar la bendicion de su padre Isac, le dixo, que era Esau: en lo qual la amphibologia, equivocacion, tambien le escuso de la mentira: porque nombrandose por Esau, para con la apariencia de las palabras engaar su padre, dentro en su pecho entendio lo que dezia, no por la realidad de la persona, pues era ya otra diferente; mas por la equivalencia, y capacidad del sugeto, que para la materia que alli se tratava, en efecto contenia en si la persona de Esau: por quanto por la compra, que de antes le avia hecho de la primogenitura, en el efecto era el Esau, quien se devia la bendicion, como lo declar varones doctissimos, y santissimos.310

Os exemplos, retirados de fontes to legtimas como sejam as histrias contidas na bblia, servem para reiterar a autorizao que, no entender de Barbosa Homem, se devia aos prncipes em matria de utilizao do engano para fins de governo. Mas outra condio deveria ser satisfeita para que o prncipe pudesse se utilizar deste instrumento: Y la circunstancia precisa, que para justificarlo, siempre deve concurrir es, que da parte del
307 308

HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos, fol. 265f. Idem, fol. 266f-266v. 309 Idem, fol. 266v. 310 Idem, fos. 266v-267f.

69

enganado, sea en aquella materia injusto el proceder. De suerte, que essa injusticia, le quite el derecho, por aversele de dezir la verdad limpia de todo engao .311 Por fim, no segundo grupo de enganos, que o autor chama de enganos por obra, temos o bom engano, que aquele que, diferente da dissimulao, chama-se simulao. A simulao, para Barbosa Homem, consiste toda en el arteficio, c que siendo una la cosa, que se haze, se muestra la vista, al odo, y ser otra diferente.312 Barbosa Homem diferencia, a exemplo do que Rivadeneira havia feito, as palavras simulao e dissimulao, muito embora faa um uso algo confuso dos termos, j que inicia reconhecendo a licitude do recurso dissimulao e s posteriormente estabelece a diferena entre as duas noes, deixando claro que ao prncipe licito utilizar-se da simulao, que uma espcie de engano benfico. Trata-se no apenas de um recurso autorizado, como foi utilizado pelo prprio Deus, conforme argumentar o autor, comentando a respeito da encarnao de Cristo:
y por lo que toca exemplos, ninguno ay, ni pudo aver, que mejor probasse la bondade, y aun la necesidad deste genero de engao bueno, que el que suele traerse de la inefable simulacin con que el proprio Dios debaxo de la forma de pecador, que mostrava la vista, encubrio un tiempo la realidad de su divina essencia.313

O exemplo recolhido por Barbosa Homem arremata o argumento que vem sustentando nesta discusso um tanto longa e detalhada sobre a simulao e seu lugar na poltica derivada da boa razo de Estado. Para resumir o percurso argumentativo de Barbosa Homem podemos estabelecer trs pontos principais: 1) nem toda mentira igual em sua forma e gravidade moral; 2) mentira no sinnimo de engano, 3) existem enganos que podem ser praticados sem o prejuzo da moral catlica: a simulao. Com base nisso, finaliza Barbosa Homem:
Supuest pues, que tan licita, tan util, y vezes tan necessaria, es esta suerte de engao... que del se puede servir el Principe por razon de Estado en qualquiera materia tocante su conservacin, y en las demas, siendo el negocio tal, que ni la naturalza del, ni los medios, ni el fin, repugnen a la justicia.314

E Antonio de Sousa de Macedo, como se posiciona em relao a esta questo? O autor no chega a um detalhamento comparvel com o de Barbosa Homem, dedicando poucas linhas ao tema da dissimulao (que ele, a exemplo de Sebastio Csar de Menezes, no chega a diferenciar da simulao) e sobre a possibilidade do prncipe dela se utilizar. Mas as concluses de Macedo no divergem das dos outros autores. Para ele necessrio que a dissimulao seja limitada: He verdade, que a dissimulaa se deve limitar....315 Macedo tratava como fato j estabelecido e bem conhecido por todos de sua poca que ningum devia dizer tudo o que sente: creyo que todos sabem, que nem devem dizer tudo o que sentem, nem mais do que sentem, pois no primeyro ha imprudencia, no segundo malicia.316 Estas palavras se aproximam do que j transcrevemos de Sebastio Csar de Menezes, ou seja, que era lcito ... o calar, encobrir, e mostrar no haver entendido as coisas, dissimulando o que delas se

311 312

HOMEM, Pedro Barbosa. Discursos, fol. 267f. Idem, fol. 268v. 313 Idem, ibidem. 314 Idem, fol. 269f. 315 MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 18. 316 Idem, p. 19.

70

alcana, por guardar segrdo, no fim que se pretende.317 Semelhante conselho fornecido por Antonio de Sousa de Macedo, quando se refere reputao que o prncipe deve ter e manter entre os estrangeiros:
Recebendose agravos, examinemse as foras; se se pode tomar satisfaa, justifiquemse as armas, precedendo bons termos... Sendo a fora inferior, he intil com elles a raza; menos prejudica dissimular, que na vingar o que se mostra sentir; o primeyro se attribue a remissa, que talvez se poder espertar: o segundo a impossibilidade, que d segurana a atrevimentos.318

No se alonga mais do que isso o autor da Armonia Poltica. Com efeito, o tema da verdade na obra de Macedo vai se concentrar naquilo que ele entendia ser o limite da dissimulao permitida: o cumprimento das promessas: Trato da infallibilidade das promessas fazendo mercs, ou celebrando contratos....319 Tal cumprimento estendia-se tambm questo financeira e ao pagamento das dvidas contradas: A impossiveis ninguem he obrigado; mas quem na pode pagar tudo junto, deve ir pagando aos credores mais antigos; todos assim se contentara, vendo que o que se dilata na tira.320 No entendimento de Macedo, a verdade o que assemelha os homens a Deus, e ela est na base da durao dos imprios. preciso que o prncipe a observe mesmo nas coisas pequenas, e se afaste de eventuais conselhos para que falte com a verdade e no cumpra a palavra empenhada:
Mayor dano faz ao Principe o Ministro, que lhe persuade faltar palavra, ainda em materia leve, que o inimigo, que lle destrue hum exercito, postoque grande; pois este na lhe tira os meyos de se refazer; aquelle sim, privandoo da nica joya, que pudera empenhar. O que eterniza os Imperios, he cumprir as promessas: o que faz os homens semelhantes a Deos, he tratar a Verdade.321

A verdade e a reputao, portanto, so elementos centrais da justia que o prncipe deve ter consigo. A terceira e ltima parte do tratado de Macedo dedicada anlise da justia para com o prximo, que a terceira parte em que se divide a justia. A questo ocupa a maior parte do tratado, compreendendo as cinquenta e seis pginas restantes. Dispensamonos de discutir todas as questes que o autor apresenta, pois uma grande parte da argumentao faz eco ao que j foi apresentado por Sebastio Csar de Menezes, sobretudo no que se refere questo da justia distributiva, da moderao das penas pela clemncia, bem como no que diz respeito eleio de bons ministros. Entretanto, nesta parte que Antonio de Sousa de Macedo apresentar suas ideias relativas ao limite do poder pelas leis, bem como preconizar uma liberdade para os juristas, que so aqueles aos quais compete, no entender do autor, a gesto da justia no sentido do direito positivo. A justia para com o prximo compreende tanto a aquisio de novos Estados quanto a administrao dos domnios j adquiridos. A historiografia assinala que a razo de Estado catlica essencialmente conservativa322, noo que o prprio Botero j havia expressado
317 318

MENEZES, Sebastio Csar de. Suma Poltica, p. 104. MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 17. 319 Idem, p. 19. 320 Idem, ibidem. 321 Idem, p. 20. 322 Assim, por exemplo, Jos Mara Iurritegui Rodriguez fala em paradigma conservativo de la razn de estado (RODRGUEZ, Jos Mara Iurritegui. Op. cit., p. 163) e Martim de Albuquerque assinala que, se Maquiavel (sobretudo em O Prncipe) fez a exposio da poltica da aquisio, Botero, inversamente, faz da poltica a arte de conservar. ALBUQUERQUE, Martim de. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Op. cit., p.

71

quando definiu os objetivos da razo de Estado.323 O autor da Armonia Politica tambm discutir se a aquisio de novos Estados deve ser um objetivo do prncipe, bem como qual a justia que deve presidir as conquistas relativas expanso. Para Macedo, no mais das vezes as conquistas so injustas, razo pela qual o prncipe deve procurar conquistar apenas o que for justo:
So he nosso o que possuimos com Justia, e assim s isso se sustenta, o sangue, e p das batalhas na faz alicerces para Monarquias, mas ss conclusoens do direyto. Na se diga a V. A. Real, que s quem acquire se faz grande, mayor se faz quem conserva: mais se deve cuidar da felicidade, que do acrescentamento do Imperio; o titulo de pay da Patria nunca se alcanou pela amplificar, mas pela defender. O acquirir s vezes he fortuna: o conservar sempre he prudencia... as conquistas pela mayor parte sa injustas: a defensa ordinariamente he licita; e s no licito tem a gloria bom fundamento.324

A possibilidade de novas conquistas considerada pelo autor, contanto que seja amparada pela justia da causa. J anteriormente, ao tratar da justia necessria para com Deus, Macedo afirmava que o reinado posto a servio de Deus possua trs efeitos: Primeyro, tratar s da utilidade do povo... Segundo effeyto he, acquirir Dominios s para dilatar o Evangelho... Terceyro effeito se v em que o possuir Estados, seja na s para conservar os bens das Igrejas, mas tambem para os aumentar....325 Mas de que forma se pode administrar a justia nos Estados conquistados? Antonio de Sousa de Macedo realiza uma verdadeira defesa da justia, e sustenta que necessrio que os juizes tenham liberdade para que se mantenha o direito em segurana: Consiste pois a segurana do direyto na independncia do Juiz.326 Os juizes so elementos fundamentais (e vale lembrar que o autor era jurista) na administrao da justia, e compete ao prncipe proteg-los: ... a administraa da Justia est no Juiz: a proteca do Juiz pertence ao Principe; e assim se lhes falta com ella, conspira contra os miserveis....327 Macedo afirma que o prncipe no deve sequer se ocupar demasiadamente das matrias de justia, deixando aos juizes e tribunais de justia seu conhecimento: He outro meyo, Deyxar ordinariamente aos Juizes, e Tribunaes da Justia o conhecimento das matrias, que lhes pertencem por seus Regimentos... Ao Principe na toca julgar, mas constituir quem julgue....328 Toda a discusso sobre a clemncia e o tempero do rigor fica deslocada para os casos mais particulares de excesso: ... se talvez hum excesso obriga a diligencia particular, faa-se pelos meyos ordinrios....329 De forma geral a Armonia Politica, se desejarmos fornecer uma definio geral de seu contedo, defende a ideia de que a justia o fundamento do Estado e da razo de Estado:
Hum Estado na he outra cousa, sena huma sociedade de hum Rey [que he a Monarquia] ou de principaes [que he a Aristocratia] ou de toda a multido [que he a Democratia] esta sociedade est fundada sobre a Unia: a Unia sobre a Obediencia: a Obediencia sobre as Leys: as Leys sobre a Justia; pelo que tirada a Justia cahem as Leys: cahidas as Leys, falta a
400. Talvez seja um exagero traar este paralelo entre Maquiavel e Botero, tendo em vista que o autor de O prncipe tambm buscava ensinar ao prncipe novo de que forma poderia conservar seu estado. 323 Cf. BOTERO, Joo. Da razo de Estado, p. 5. 324 MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 24. 325 Idem, p. 12. 326 Idem, p. 25. 327 Idem, ibidem. 328 Idem, p. 26. 329 Idem, ibidem.

72

Obediencia: faltando a Obediencia, se destrue a Unia: destruhida a Unia, acaba-se a sociedade; levanta-se inimizades, sedioens, e contendas.330

Note-se que o autor adverte para as consequncias que podem afetar diretamente a paz no reino e a estabilidade social. Pode-se inferir daqui uma noo de limitao do poder do prncipe pela justia. Entretanto, o autor fala mais a frente sobre a questo dos limites do poder de forma mais clara, o que vem a dirimir quaisquer dvidas sobre sua posio:
... os limites do poder sa muy differentes dos da raza: na s se hade attentar o que se pde, sena o que se deve... Reynar verdadeyramente, na he fazer o que se quer, mas o que se deve... considre , que a Republica na he sua, mas elle della (...) O poder na he titulo para mandar, he s ministro da Justia: esteja em balana igual a Soberana do Principe, com o direyto dos Vassallos... o poder menos absoluto he o mais duravel.331

assim que, conforme se buscou demonstrar neste captulo, os autores ibricos, por particulares que fossem suas vises em determinadas questes, buscaram elaborar, seguindo o caminho de Botero, uma razo de Estado que fosse afinada com a moral catlica e, ao mesmo tempo, capaz de fazer frente ao que se considerava ser uma razo de Estado tirnica, imoral, ateia: a razo de Estado formulada por Maquiavel e demais integrantes do mal afamado grupo dos polticos. Ao acentuarem a primazia da religio catlica, a posio central ocupada pela providncia divina na ordem poltica do mundo e a necessidade da adequao do governo rgio e de suas ferramentas s normas da justia, os autores ibricos contriburam para elaborao de uma doutrina poltica em que o poder monrquico aparece no entrecruzamento de alguns princpios de limitao. O rei reina, governa, mas no apenas de acordo com sua vontade.

330 331

MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia, p. 26. Idem, pp. 56-57.

73

CONCLUSO No texto que chega agora s consideraes finais procuramos analisar o pensamento poltico moderno atravs de uma srie de recortes a que o ttulo j fazia claras referncias: a doutrina da boa razo de Estado na Pennsula Ibrica, particularmente entre o final do sculo XVI e meados do sculo XVII. Mas o que, por enquanto, carece de maiores explicaes, precisamente o incio do ttulo escolhido para esta dissertao: O fantasma de Maquiavel. De carter bastante dramtico, a imagem no poderia ser mais apropriada. verdade que o clssico livro de Martim Albuquerque A sombra de Maquiavel apresenta um ttulo semelhante.332 Contudo, imaginamos que a imagem metafrica do fantasma traduz de forma mais exata a atitude dos autores ibricos (catlicos) em relao aos escritos de Maquiavel: tratava-se de invocar o autor florentino para, em seguida, realizar a denncia (ou, talvez, o esconjuro) das ideias no apenas equivocadas, mas potencialmente perigosas, atribudas a ele. Fazia-se necessrio resguardar a posio da Igreja Catlica num mundo onde a cristandade (do ponto de vista catlico, naturalmente) j havia sofrido sua primeira agresso: as reformas protestantes. Ao retomarem um discurso to potencialmente destrutivo quanto o de Maquiavel, os autores ibricos cumpriam risca o modelo discursivo escolstico: enunciao e subseqente refutao de opinies errneas, tal como certa vez definiu Carlo Ginzburg.333 Esse ataque foi mais forte e mais direto precisamente no recorte temporal que estamos considerando no presente estudo, a partir da proibio geral das obras de Maquiavel no segundo volume do ndice espanhol, publicado em 1584 pelo Cardeal Quiroga.334 Portanto, Maquiavel era visto como um fantasma, um demnio, uma ameaa cristandade e Igreja Catlica. Cumpria, pois, traz-lo para dentro do discurso. Razo pela qual se concede, de forma indireta e atravs do filtro de uma leitura basicamente jesutica, a palavra aquele a quem a prpria Igreja buscara condenar ao silncio pstumo. Ao afirmarmos que a leitura da razo de Estado realizada pelos autores ibricos era basicamente jesuta estamos levando em considerao que, no plano do discurso antimaquiavelista, as duas principais obras, de certa forma paradigmticas, so, evidentemente, A razo de Estado de Botero (autor de formao jesutica e antigo membro da Companhia de Jesus) e o Tratado de la Religin y Virtudes que debe tener el Prncipe Cristiano, do padre jesuita Pedro de Rivadeneira. claro que se pode argumentar que os autores catlicos simplesmente no puderam ignorar uma abordagem to nova e sedutora da poltica e do exerccio do poder (e sabemos o quo longe podem chegar essas interpretaes a respeito do pensamento do secretrio florentino).335 Se fosse esse o caso, seria de esperar que simplesmente elaborassem
332

Curiosamente, somente depois de decidido o titulo para o ento projeto de mestrado (que apresentava algumas diferenas com o ttulo da dissertao, mas que mantinha em comum o incio: O fantasma de Maquiavel) que fui tomar conhecimento do livro do professor Martim Albuquerque. 333 GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. (Trad.: Maria Betnia Amoroso). So Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 106. 334 De acordo com Elena Cantarino Suer, o ndice espanhol surgido em 1559 no incorporou explicitamente a condenao do conjunto da obra de Maquiavel sentenciada em 1559 pelo Papa Paulo IV (mais tarde confirmada pelo Conclio de Trento e, finalmente, em 1564, includa no Index librorum prohibitorum. A partir desse momento, diz a autora, la reaccin de nuestros tratadistas rechazando su doctrina no se hizo esperar, y durante el ltimo decenio del siglo XVI y la primera mitad del siglo XVII no dejaron de sucederse los escritos en contra de sus enseanzas. SUER, Elena Cantarino. Tratadistas poltico-morales de los siglos XVI y XVII (Apuntes sobre el estado actual de la investigacin). In: El Basilisco, nmero 21, abril-junio 1996. [formato html], n. 2. Disponvel em: http://filosofia.org/rev/bas/bas22102.htm 335 Apenas para registrarmos um exemplo, sublinhe-se que recentemente, e num artigo algo problemtico, Felipe Gimnez Prez acreditou encontrar, nos escritos de Maquiavel, a antecipao das crticas que, no sculo XIX, Nietzsche direcionaria moral: Es ms, Maquiavelo adopta una actitud ante la religin y ante la moral que

74

uma doutrina alternativa ao maquiavelismo e deixassem o nome do autor passar para um segundo plano, abandonado nas pginas do Index romano. No foi, todavia, o que ocorreu. E assim que os autores estudados aqui faro referncia figura de Maquiavel, seja no prprio ttulo da obra (como o caso de Pedro de Rivadeneira e Cludio Clemente), seja com referncias textuais diretas (Diego Enrquez de Villegas, Sebastio Csar de Menezes, Pedro Barbosa Homem), seja, por fim, de maneira indireta, recolocando questes consagradas por Maquiavel. A partir de ento, reafirmamos, cumpria realizar o esconjuro das ideias do autor florentino. Talvez possamos utilizar ainda uma metfora arquitetnica para explicar o que, efetivamente, os autores ibricos estavam fazendo (ou procurando fazer) quando invocavam o fantasma de Maquiavel. Tudo se passava como se o pensamento de Maquiavel e do grupo de polticos por ele encabeado constitusse um edifcio de onde partiam ameaas Igreja Catlica e organizao poltica por ela justificada. A tarefa dos antimaquiavelistas consistia, primeiramente, em fornecer uma planta ( bem verdade que bastante simplificada) de tal edifcio para que, a partir de ento, pudessem iniciar a demolio do mesmo e, por fim, erguer um outro edifcio, melhor e mais consoante com os dogmas do catolicismo. Em tal reconstruo, todavia, eventualmente algumas pedras podiam ser reaproveitadas (seria a corrente tacitista e mesmo alguns autores eticistas). De qualquer forma, ainda que utilizando matria prima diversa (a moral religiosa), estes autores construiam o novo edifcio sobre os escombros da construo maquiaveliana. Estavam, podemos dizer, utilizando o mesmo terreno: o do pragmatismo. O resultado final, contudo, era precisamente diferente: ao descartarem a razo de Estado que se atribua a Maquiavel, os autores ibricos puseram no lugar a doutrina da boa razo de Estado, cuja pedra angular traduzia-se na primazia da religio frente s convenincias polticas, ainda que, para isso, precisassem dotar (e dotaram) o discurso religioso com um componente pragmtico. Naturalmente, o respeito ao status da Igreja Catlica vinha acompanhado pelo interesse na manuteno da ordem vigente; uma ordem da qual fazia parte, harmoniosamente, uma variedade de privilgios, costumes e leis. E vimos como o respeito justia, que em muitos casos significava a manuteno dos privilgios e ordenamento social, era pea fundamental desta doutrina da boa razo de Estado. Esta relao com a justia, conforme tivemos oportunidade de destacar na parte final do terceiro captulo, constitua uma das bases da boa razo de Estado, justamente com a defesa do comprometimento do governante com a religio catlica. Essas duas bases principais nos permitem diferenciar esta razo de Estado catlica daquela outra, que os autores estudados iro denunciar como sendo herana e obra de Maquiavel. Eis o motivo porque acreditamos que, no pensamento poltico ibrico, o discurso relativo razo de Estado no significou uma ruptura com a linguagem aristotlica. A arquitetura do discurso antimaquiaveliano obedecia, como afirmamos acima, a uma ordenao prpria da escolstica. Alm disso, os livros em que se tratava da boa razo de Estado eram, em sua maioria, Espelhos de Prncipes: gnero que, conforme vimos no primeiro captulo, foi fixado pelos exemplares da tradio tomista (sobretudo de So Toms de Aquino e de seu discpulo, Egdio Romano). Por fim, o tema da justia e a questo da limitao do poder real remetem profundamente tradio do aristotelismo poltico. Tradio esta que, na Pennsula Ibrica, fazia-se presente de maneira significativa.

anticipa la crtica nietzscheana de la religin y la moral por considerarlas antivitales, decadentes, propias de impotentes. A fin de cuentas, la virt de Maquiavelo no deja de recordarnos la moral de los seores de Nietzsche. Paganismo, atesmo, por ah se mueve el pensamiento de Maquiavelo. PREZ, Felipe Gimnez. La razn de Estado en Maquiavelo y en el antimaquiavelismo espaol y particularmente en Quevedo. In: Basilisco, nmero 13, marzo, 1996. [formato html]. Disponvel em: http://www.nodulo.org/ec/2003/n013p19.htm

75

Encerramos este trabalho reafirmando nossa hiptese central: em uma cultura em que o religioso ocupa papel de centralidade at mesmo numa das doutrinas mais comprometidas com a racionalidade poltica, tal como buscamos demonstar no decorrer deste estudo, a ideia de um poder e vontades reais absolutos precisa ser questionada, tendo em vista os limites ticos e morais colocados pelo discurso religioso frente ao exerccio do poder por parte dos monarcas ibricos da poca moderna. Se verdade que a metfora do corpo mstico servia como representao poltica do Antigo Regime ibrico, no menos verdade que este corpo no se resumia sua cabea: o rei.

76

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FONTES PRIMRIAS:

BOTERO, Joo. Da Razo de Estado. Coordenao e Introduo de Lus Reis Torgal. Traduo de Raffaela Longobardi Ralha. Srie Histria Moderna e Contempornea: 9. Coimbra: Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1992. CLEMENTE, Cludio. El maquiavelismo degollado por la cristiana sabidura de Espana y de ustria. Discurso Cristiano-politico. Alcal: Antonio Vzquez, 1637. Crasbeeck, 1645. COVARRUBIAS HOROZCO, Sebastian de. Tesoro de la lengua Castellana o Espaola. (1 edio 1611). Barcelona: Editorial Alta, 1998. (Fac-smile da edio de 1611). GUICCIARDINI, Francesco. Dialogo del reggimento di Firenze. Disponvel em formato XML em: http://www.bibliotecaitaliana.it/xtf/view?docId=bibit000096/bibit000096.xml. Acessado em 06/04/2011. HOMEM, Pedro Barbosa. Discurso de la verdadera y jurdica razn de Estado, formados sobre la vida y acciones del Rey Don Juan II. Coimbra: Nicolao Carvalho, 1629. MACEDO, Antonio de Sousa de. Armonia Politica dos documentos divinos com as conveniencias de Estado: Exemplar de Principes no governo dos gloriosissimos Reys de Portugal. Coimbra: Antonio Simoens Ferreyra, 1737. (1a edio de 1651, Aya, Holanda). MACHADO, Pe. Diogo Barbosa. BIBLIOTECA LUSITANA. Histrica, Critica, e Cronolgica na qual se compreende a noticia dos autores portugueses, e das obras, que compuseram desde o tempo da promulgao da lei da graa ate o tempo presente. Oferecida a Augusta Majestade D. Joo V. Lisboa Occidental: Officina de Antonio Isidoro da Fonseca, Vol. I., 1741. MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. Traduo de Pietro Nasseti. So Paulo: Editora Martin Claret, 2003. MENEZES, Sebastio Csar de. Suma poltica. (1a edio: 1649). Lisboa: Edies Gama, 1945. RIVADENEIRA, P. Pedro de. Tratado de la Religin y Virtudes que debe tener el Principe Cristiano para gobernar y conservar sus Estados. Contra lo que Nicolas Maquiavelo y los polticos de este tiempo ensean. Madrid: P. Madrigal, 1595. RTTERDAM, Erasmo. Educacin del Prncipe Cristiano. (1. edio 1517 ). Madrid: Tecnos, 2003. VILLEGAS, Diego Enrquez de. El Prncipe en la Idea. Madrid, Imprensa Real, 1656. 77

_____. Leer sin libro. Direcciones acertadas para el govierno thico, econmico y poltico. Dirigido al Senor Principe D. Pedro el Felice..., Lisboa, Antnio Craesbeeck de Mello, 1672. ____. Advertencias eruditas para prncipes y ministros (1641). En Antonio Valladares, Semanario Erudito (Madrid, Blas Romn, 1788), vol. XXXIV.

BIBLIOGRAFIA SECUNDRIA: ALBALADEJO, Pablo Fernndez. Fragmentos de Monarquia. Madrid: Alianza Editorial, 1992. ALBUQUERQUE, Martim de. A Sombra de Maquiavel e a tica Tradicional Portuguesa. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Instituto Histrico Infante Dom Henrique, 1974. ________________________. Jean Bodin na Pennsula Ibrica. Ensaio de histria da ideias polticas e de direito pblico. Paris: Fundao Calouste Gulbenkian/Centro Cultural Portugus, 1978. ________________________. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 1. Coimbra: INCM, 1983. ________________________. Estudos de cultura portuguesa. Vol. 2. Coimbra: INCM, 2000. ARTOLA, Miguel (dir.). Historia de Espaa. Madrid: Alianza, Vols. III e IV, 1996. AZEVEDO, Ceclia et al. (orgs.) Cultura poltica, memria e historiografia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. BLOCH, Marc. Apologia da Histria ou o Ofcio de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. BRADING, David. Orbe Indiano. De la Monarquia Catlica a la Republica Criolla, 14921867. Mxico, FCE, 1992. _____. La Monarquia Universal. In: ANNINO, Antonio, GUERRA, Franois-Xavier (Coord.). Inventando la Nacion. Iberoamrica. Siglo XIX. Mxico: FCE, 2003. pp. 15-46. BIRELEY, Robert. The Refashioning of Catholicism, 1450-1700. A reassessment of Counter Reformation. The Catholic University of American Press, Washington D.C: 1999. BUESCU, Ana Isabel. Imagens do Prncipe. Discurso Normativo e Representao (1525-49). Lisboa: Edies Cosmos, 1996. _________________. Memria e Poder: ensaios de histria cultural (sculos XV-XVII). Lisboa: Edies Csmos, 2000. CARDIM, Pedro. Religio e Ordem Social. Em torno dos fundamentos catlicos do sistema poltico do Antigo Regime. In: Revista de Histria da Idias.Coimbra: Instituto de Histria e Teoria das Idias, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, v.22, 2001, pp.133-74.

78

CASSIRER, Ernst. Ensaio Sobre o Homem: introduo a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Martins Fontes, 1994. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990. CLAVERO, Bartolom. Razn de Estado, Razn de Individuo, Razn de Historia . Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1991. ___________________. Institucion poltica y derecho: acerca del concepto historiografico de Estado moderno. In: Revista de Esludios Polticos (Nueva poca). Nm. 19, EneroFebrero 1981, [pp. 43-57]. DANTAS, Vincius O. de Carvalho. O Conde de Castelo Melhor: valimento e razes de Estado no Portugal seiscentista (164-1667). Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Histria da Universidade Federal Fluminense, 2009. ECHEVERRA, Javier Pea. Estudio preliminar. In: La razn de Estado en Espana: Siglos XVI XVII (Antologa de textos). Seleccin y edicin de VEGAS, Jess Castillo et ali. Madri: Tecnos, 1998. ELLIOTT, John. Espaa Imperial. Barcelona: Editorial Vicens Vives, 1985. ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2 Vols., 1993. _____________. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. FERNNDEZ-SANTAMARA, Jose A. Razon de Estado y Poltica en el Pensamiento Espaol del Barroco (1595-1640). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1986. FEROS, A. El Duque de Lerma. Realeza y Privanza en la Espaa de Felipe III. Madrid: Marcial Pons, 2002. FERREIRA, Marieta Moraes. A NOVA "VELHA HISTRIA": O RETORNO DA HISTRIA POLITICA. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n . 10, 1992, p. 265-271. FOUCAULT, Michel. Estratgia, poder e saber (org. e seleo de textos de Manoel Barros da Motta). Trad. Vera Lcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003. Coleo Ditos e Escritos, v. 4. __________________. Segurana, territrio, populao: curso dado no Collge de France (1977-1978) / Michel Foucault; edio estabelecida por Michel Senellart sob a direo de Franois Ewald e Alessandro Fontana; trad. Eduardo Brando; reviso da traduo: Claudia Berliner. So Paulo: Martins Fontes, 2008. (Coleo Tpicos) GOMES, ngela de Castro. Histria, historiografia e cultura poltica no Brasil: algumas reflexes. In: SOIHET, Rachel; BICALHO, Maria F.; GOUVA, Maria de F. S. (Orgs.). Culturas polticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. pp 21-43. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. (Trad.: Maria Betnia Amoroso). So Paulo: Companhia das Letras, 2006.

79

HARTOG, Franois. A arte da narrativa histrica. In: BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique. Passados recompostos. RJ, Ed. UFRJ, 1998. HESPANHA, Antnio Manuel; SILVA, Ana Cristina Nogueira da. A identidade portuguesa In: MATTOSO, Jos (dir.). Histria de Portugal. Lisboa: Editorial Estampa, 1992. HESPANHA, Antonio Manuel. O Estado absoluto. Problemas de interpretao histrica. Coimbra, 1979 (Separata do nmero especial do Boletim da Faculdade de Direito de Coimbra Estudos em Homenagem ao Prof. Doutor Jos Joaquim Teixeira Ribeiro) _________________________. Poder e Instituies na Europa do Antigo Regime. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1984. (pp. 201-230). _________________________. La Gracia del Derecho. Economa de la cultura de la Edad Moderna. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1993. _________________________. (coord.). Histria de Portugal. Vol. 4. O Antigo Regime. Lisboa, Ed. Estampa, 1993. _________________________. Cultura Jurdica Europia. Sntese de um Milnio. 3 ed. Lisboa: Frum da Histria: 2003. KANTOROWICZ, Ernst H. Os dois corpos do rei: um estudo sobre teologia poltica medieval. Trad. Cid Knipel Moreira. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. KOYR, Alexandre. Estudos da histria do pensamento cientfico. Traduo e reviso tcnica de Marcio Ramalho. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitria, 1982. LYNCH, John. La Espaa bajo los Austrias. Barcelona: Editorial Pennsula, 2 Vols., 1975. MANDARANO, Luiz Gustavo. Segredos do Prncipe Ou Jernimo Osrio e de como reagiu o mundo catlico da Ibria s idias de Nicolau Maquiavel. (Sculos XVI e XVII). Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria, Instituto de Cincias Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2008. MARAVALL, Jos Antnio. Teoria espaola del Estado en el siglo XVII. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1995. MEINECKE Friedrich. La idea de Razn de Estado en la Edad Moderna Madrid: Centro de Estdios Constitucionales, 1983. MORENO, Felix Diaz. Don Diego Enrquez de Villegas en el solar de Marte. Rasguear con la espada en el siglo XVII. In: Anales de Historia del Arte 2005 , 15, 197-218. MORSE, Richard. Espelho de Prspero: cultura e idias nas Amricas. Traduo de Paulo Neves. Sao Paulo: Companhia das Letras, 1988. NOVAES, Adauto (org.) A crise da razo. So Paulo/ Braslia, DF/Rio de Janeiro: Cia das Letras/Minc/Funart, 2006. 80

OLIVEIRA Ricardo de. O Melhor Amigo do Rei. A imagem da perfeita privanza na Monarquia Hispnica do sculo XVII. In: HISTRIA, So Paulo, 28 (1): 2009. pp. 653-696. __________________. Amor, amizade e valimento na linguagem cortes do Antigo regime in: Tempo vol.11, n.21, Niteri Junho 2006, pp.l09-l32. __________________. Valimento, privana e favoritismo: aspectos da teoria e cultura poltica do Antigo Regime. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 25, n 50, pp. 217238 2005. __________________. Pela graa do Rei: Um estudo sobre o valimento no Antigo Regime ibrico, O caso de Alexandre Gusmo. Tese de doutorado, PPGH/IFCS, UFRJ, 2004 PAGDEN, Anthony R (org.). The languages of political theory in early-modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. _____. Seores de Todo el Mundo. Ideologias del imprio en Espaa, Inglaterra y Francia (en los siglos XVI, XVII y XVIII). Barcelona: Pennsula, 1997. PREZ, Felipe Gimnez. La razn de Estado en Maquiavelo y en el antimaquiavelismo espaol y particularmente en Quevedo. In: Basilisco, nmero 13, marzo, 1996. [formato html]. Disponvel em: http://www.nodulo.org/ec/2003/n013p19.htm POCOCK, John G. A. Linguagens do iderio poltico. MICELI, Srgio (org.). Trad.: Fbio Fernandez. So Paulo: Edusp, 2003. PUJOL, Xavier Gil. La razn de Estado en la Espaa de la contrarreforma. Usos y razones de la poltica. In: S. R. Rufino et alli. La razn de Estado en la Espaia Moderna. Valencia: Publicaciones de la real sociedad economica del pas, 2000, pp.355-374. RMOND, Ren (org.). Por uma histria poltica. Rio de Janeiro: FGV, 2003. 2 ed. RODRGUEZ, Jos Maria Iurritegui. La gracia y la repblica. El lenguaje poltico de la teologa catlica y el Prncipe Cristiano de Pedro de Ribadeneyra. (Etudios de la UNED) Madrid: UNED, 1998. RUCQUOI, Adeline e BIZZARRI, Hugo O. Los Espejos de Prncipes en Castilla: entre Oriente y Occidente. Cuad. Hist. Esp. [online]. ene./dic. 2005, vol.79 [citado 20 Abril 2008], p.7-30. Disponvel em: ttp://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S032511952005000100001&script=sci_arttext SANI, Giacomo. Cultura Poltica. In: BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, e PASQUINO, Gianfranco (org). Dicionrio de poltica . Braslia, 1998. SENELLART, Michel. As Artes de Governar. So Paulo: Ed. 34, 2006. SCHULZE, Hagen. Estado e Nao na histria da Europa. Lisboa: Editoria Presena, 1997. SKINNER, Quentin. As Fundaes do Pensamento Poltico Moderno. So Paulo: Cia. das Letras, 1994.

81

SUER, Elena Cantarino. Tratadistas poltico-morales de los siglos XVI y XVII (Apuntes sobre el estado actual de la investigacin). In: El Basilisco, nmero 21, abril-junio 1996. [formato html], n. 2. Disponvel em: http://filosofia.org/rev/bas/bas22102.htm TIERNO GALVN, E., El tacitismo en las doctrinas polticas del Siglo de Oro espaol, publicado pela primeira vez em Anales de la Univ. de Murcia (Curso 1947-1948), pp. 895988. Reeditado em Escritos (1950-1960), Madrid, Tecnos, 1971. TUCK, Richard. Philosophy and Government, 1572-1651 (Ideas in Context) New York: Cambridge University Press, 1993. VZQUEZ, Mara Teresa Cid. Tacitismo Y Razn De Estado En Los Comentarios Polticos De Juan Alfonso De Lancina. Tese de doutoramento apresentada Faculdade de direito da Universidade Complutense de Madri, 2001. VIROLI, Maurizio. From politics to reason of state: the acquisition and transformation of the language of politics 1250-1600. (Ideas in Context) New York: Cambridge University Press, 2005. VIVES, J. Vicens. Histria de Espaa y Amrica. Barcelona: Libros Vicens, Vols, II e III, 1979.

82

Vous aimerez peut-être aussi