Vous êtes sur la page 1sur 2

1

Alcides, advogado de longa data, resolve realizar concurso para o Ministrio Pblico, vindo a ser aprovado em primeiro lugar. Aps os trmites legais, designada data para a sua posse, circunstncia que acarreta seu requerimento para suspender sua inscrio nos quadros da OAB, o que vem a ser indeferido. No caso em comento, em relao a Alcides, configura-se situao de cancelamento da inscrio por assuno de cargo (A) incompatvel. (B) suspenso da inscrio at a aposentadoria do membro do Ministrio Pblico. (C) suspeio enquanto permanecer no cargo. incompatibilidade, podendo atuar, como advogado, (D) em determinadas situaes.

4
Manoel, empresrio, promove ao de separao judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violaes aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas filhas do casal. Anexa documento comprovando que sua esposa deixara as menores em casa para comparecer a festas em locais distantes, o que lhes causou riscos sade fsica e mental. Apesar de as normas sobre o tema determinarem o sigilo, o processo tramita como se fosse pblico. O advogado do autor comunica o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivo que chefia o cartrio judicial. Baldados foram os seus esforos. Em relao ao caso acima, luz das normas estatutrias, correto afirmar que a publicidade do processo constitui mera (A) irregularidade, infensa a medidas de qualquer naipe. (B) o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento de lei. (C) a reclamao deve ser escrita. (D) no pode reclamar para outra autoridade, j tendo apresentado a primeira ao juiz da causa.

2
Na Secretaria Municipal de Fazenda, tramita procedimento administrativo relacionado imposio do IPTU em determinada rea urbana. O proprietrio do imvel contrata o advogado Juliano para solucionar a questo. Portando mandato extrajudicial, o advogado dirige-se ao local e, em face dos seus conhecimentos pessoais, obtm o ingresso no recinto da secretaria e recebe as informaes pertinentes, apresentando, por petio, os esclarecimentos necessrios. Em um dos dias em que atuava profissionalmente, viu-se interpelado por um dos chefes de seo, que questionou sua permanncia no local, proibida por atos regulamentares. Diante disso, correto afirmar que (A) as caractersticas especiais dos rgos fazendrios limitam os direitos dos advogados. (B) o ingresso em quaisquer recintos de reparties pblicas, no exerccio da profisso, direito dos advogados. a questo em tela est vinculada proteo do sigilo (C) profissional. (D) o advogado no pode ter acesso a procedimentos administrativos, salvo com autorizao da autoridade competente.

5
A Administrao Pblica, por meio de determinado rgo, promove processo administrativo de natureza disciplinar em face do servidor pblico Francisco. O servidor contrata o advogado Scrates para defend-lo. Munido do instrumento de mandato, Scrates requer vista dos autos do processo administrativo e posteriores intimaes. O requerimento foi indeferido pela desnecessidade de advogado atuar no referido processo. Com base no relatado acima, luz das normas estatutrias, correto afirmar que (A) o advogado no tem direito de atuar em processo administrativo. (B) a atuao do advogado obrigatria nos processos administrativos. o direito de vista aplicvel ao processo (C) administrativo. (D) nos processos disciplinares, a regra a da presena do advogado.

3
A empresa Frios e Gelados S.A. promove ao de responsabilidade civil em face da empresa Calor e Chaud Ltda. No curso do processo, surge deciso judicial, atacada por recurso apresentado pelo representante judicial da empresa autora, o advogado Lcio. Tal recurso no tem previso legal de sustentao oral. Apesar disso, o advogado comparece sesso de julgamento e requer ao tribunal o tempo necessrio para a sustentao referida. Nos termos das normas estatutrias, correto afirmar que direito do advogado a sustentao oral em todos os (A) recursos. (B) o direito sustentao oral est vinculado sua previsibilidade recursal. (C) a sustentao oral depender do relator do recurso. (D) o direito sustentao oral ser por trinta minutos.

6
Jos foi condenado criminalmente, com sentena transitada em julgado, e, paralelamente, punido tambm em processo disciplinar perante a OAB em funo dos mesmos atos que resultaram naquela condenao criminal. Nos termos das normas estatutrias, correto afirmar que a reabilitao administrativa independe da criminal. (A) (B) ambas as reabilitaes podem tramitar paralelamente. (C) a reabilitao administrativa pressuposto da criminal. (D) pressuposto da reabilitao OAB o deferimento da criminal.

V EXAME DE ORDEM UNIFICADO TIPO 1 BRANCO


Pgina 3

7
Conceio promove ao possessria em face de vrios rus que ocuparam imvel sem construo, de sua propriedade, em rea urbana. Houve a designao de audincia de conciliao, com a presena dos rus e dos seus advogados. Na audincia, visando organizar o ato, o magistrado proibiu que os advogados se mantivessem de p, bem como sassem do local durante a sua realizao. Com base no que dispe o Estatuto da Advocacia e as leis regentes, correto afirmar que o advogado deve permanecer sentado na sala de (A) audincias at o final do ato. (B) caso o advogado necessite retirar-se do local, deve postular licena autoridade. o advogado pode permanecer sentado ou de p nos (C) recintos do Poder Judicirio. (D) pode permanecer de p, caso autorizado pela autoridade competente.

10
O advogado Antnio convocado para prestar depoimento como testemunha em ao em que um dos seus clientes parte. Inquirido pelo magistrado, passa a tecer consideraes sobre fatos apresentados pelo seu cliente durante as consultas profissionais, mesmo sobre estratgias que havia sugerido para a defesa do seu cliente. No omitiu quaisquer informaes. Posteriormente audincia, foi notificado da abertura de processo disciplinar pelo depoimento prestado. Em relao ao caso acima, com base nas normas estatutrias, correto afirmar que no caso em tela, houve justa causa, capaz de permitir a (A) revelao de dados sigilosos. inquirido pelo magistrado, o advogado no pode se (B) escusar de depor e prestar informaes. (C) a quebra do sigilo profissional, ainda que judicialmente, como no caso, infrao disciplinar. (D) o sigilo profissional uma faculdade do advogado.

8
No julgamento da ao envolvendo Manoel e Joaquim, o relator do processo assacou diversas acusaes contra os representantes judiciais das partes, inclusive relacionadas litigncia de m-f. Os advogados requereram a palavra, que foi indeferida, sendo retirados do recinto por servidores do Tribunal. Requereram, ento, as medidas prprias OAB. Com base nesse cenrio, luz das regras estatutrias, correto afirmar que (A) inexistem medidas administrativas a realizar no mbito da OAB. (B) esses litgios devem ser resolvidos no mbito do processo judicial. (C) a separao entre a atividade do juiz e a do advogado bloqueia a atividade da OAB. (D) situao tpica de desagravo pela atuao profissional dos advogados.

11
Tcio advogado regularmente inscrito nos quadros da OAB e conhecido pela energia e vivacidade com que defende a pretenso dos seus clientes. Atuando em defesa de um dos seus clientes, exalta-se em audincia, mas mantm, apesar disso, a cortesia com o magistrado presidente do ato e com o advogado da parte contrria. Mesmo assim, sofreu representao perante o rgo disciplinar da OAB. Em relao a tais fatos, correto afirmar que a atuao de Tcio desborda os limites normais do (A) exerccio da advocacia. (B) inexistindo atividade injuriosa, os atos do advogado so imunes ao controle disciplinar. (C) a defesa do cliente deve ser pautada pelo dirigente da audincia, o magistrado. no processo judicial, os atos do advogado constituem (D) mnus privado.

9
Ademir, formado em Jornalismo e Direito e exercendo ambas as profisses, publica, em seu espao jornalstico, alegaes forenses por ele apresentadas em juzo. Instado por outros profissionais do Direito a tambm apresentar os trabalhos dos colegas, Ademir alega que o espao exclusivamente dedicado divulgao dos seus prprios trabalhos forenses. Com base no relatado, luz das normas estatutrias, correto afirmar que a divulgao promovida por Ademir perfeitamente justificvel, por ser pertinente a outra (A) profisso. (B) justificado pelo interesse jornalstico dos trabalhos forenses. (C) punvel, por caracterizar infrao disciplinar. (D) equiparado a ato educacional permitido.

12
Crsio procurado por cliente que j possui advogado constitudo nos autos. Prontamente recusa a atuao at que seu cliente apresente a quitao dos honorrios acordados e proceda revogao dos poderes que foram conferidos para o exerccio do mandato. Aps cumpridas essas formalidades, comprovadas documentalmente, Crsio apresenta sua procurao nos autos e requer o prosseguimento do processo. luz das normas aplicveis, correto afirmar que (A) a revogao do mandato exime o cliente do pagamento de honorrios acordados. (B) permite-se o ingresso do advogado no processo mesmo que atuando outro, sem sua cincia. (C) o advogado deve, antes de assumir mandato, procurar a cincia e autorizao do antecessor. (D) a verba de sucumbncia deixa de ser devida aps a revogao do mandato pelo cliente.

V EXAME DE ORDEM UNIFICADO TIPO 1 BRANCO


Pgina 4

Vous aimerez peut-être aussi