Vous êtes sur la page 1sur 3

Questes Comentadas

CESPE 2013 BACEN No que se refere administrao de materiais, julgue os itens a seguir. 101. Qualidade do material, quantidade necessria, prazo de entrega, preo e condies de pagamento so pr-requisitos da administrao de materiais para abastecer, continuamente, determinada empresa com material necessrio para suas atividades. (CERTO). 102. A integrao entre logstica e marketing ocorre no nvel de servio logstico, sendo importante a observao de aspectos referentes ao atendimento ao cliente para garantir que o fluxo de bens e servios seja gerenciado com qualidade. (CERTO) 103. O nvel de servio logstico ps-transao inclui a flexibilidade do sistema e as polticas relativas aos procedimentos de devolues ou faltas. (ERRADO)

Os objetivos de um setor de compras de uma empresa: manter a produo abastecida com os materiais necessrios; obter a quantidade de materiais necessrios e com baixos preos; prezar pela qualidade do material que ser adquirido; enfim, buscar as melhores condies possveis para a empresa.

O nvel de servio logstico fator-chave do conjunto de valores logsticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade. Como o nvel de servio logstico est associado aos custos de prover esse servio, o planejamento da movimentao de bens e servios deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos.

Atendimento: este aspecto diz respeito capacidade que possui a empresa em atender s demandas de seus clientes. Consiste em dar ao cliente no s aquilo que ele contratou, mas a capacidade tambm de prestar informaes rapidamente a respeito da posio ou andamento da entrega. para o cliente que estamos olhando, e com base nele que devemos observar se estamos realmente gerenciando nossa rede de maneira satisfatria.

Os elementos ps-transao, esto relacionados a devolues, solicitaes e reclamaes que os clientes possam ter com relao ao objeto contratado. Embora sejam todas consideraes posteriores entrega, nem preciso dizer que o ideal que a poltica da empresa j tenha todos os procedimentos previstos. De fato, a incluso das polticas de devoluo so associadas pela doutrina aos elementos ps-transao, afinal de contas, s podemos corrigir uma falha depois que ela ocorre, ou, melhor ainda, o cliente s pode querer devolver algo que j recebeu. Contudo, a flexibilidade do sistema tambm inclui a capacidade de efetuar pequenas correes nos parmetros do produto ou servio, sendo que este elemento especificamente est mais prximo dos elementos de transao (e no ps-transao), afinal, estes ajustes so feitos justamente para atender a uma particularidade de determinado cliente.

CESPE 2013 BACEN Com referncia funo suprimento, julgue os itens que se seguem. 104 Segundo o Tribunal de Contas da Unio, para que haja aplicao e obteno dos princpios gerenciais da eficcia, da eficincia e da economicidade na gesto dos recursos organizacionais, necessrio que a instituio adote uma viso mais funcional e departamentalizada no processo de compras/contratao. (Errado) 105 A previso da demanda a base para o planejamento estratgico de produo, vendas e finanas de uma empresa. A previso em longo prazo inclui a utilizao operacional do sistema produtivo, ao passo que a previso em curto prazo compreende o planejamento do sistema produtivo como um todo.(Errado) 106 CESPE 2013 BACEN Em licitao, modalidade e tipo so termos sinnimos e referem-se aos procedimentos mais utilizados para o julgamento das propostas. (ERRADO). Comentrio: Legal quando a banca facilita, n? No, essas expresses no so sinnimas. Vamos relembrar:
Art. 22. So modalidades de licitao: I - concorrncia; II - tomada de preos; III - convite; IV - concurso; V - leilo. 1o Concorrncia a modalidade de licitao entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto. 2o Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. 3o Convite a modalidade de licitao entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou no, escolhidos e convidados em nmero mnimo de 3 (trs) pela unidade administrativa, a qual afixar, em local apropriado, cpia do instrumento convocatrio e o estender aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 (vinte e quatro) horas da apresentao das propostas.

4o Concurso a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para escolha de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco) dias. 5o Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) Art. 45. O julgamento das propostas ser objetivo, devendo a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle. 1o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitao, exceto na modalidade concurso: (Redao dada pela Lei n 8.883, de 1994) I - a de menor preo - quando o critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao determinar que ser vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificaes do edital ou convite e ofertar o menor preo; II - a de melhor tcnica; III - a de tcnica e preo. IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

Os tipos de licitao no se referem ao procedimento a ser observado para sua realizao (essas seriam as modalidades), mas sim no critrio de que se servir a Administrao para proclamar o vencedor da licitao.

Vous aimerez peut-être aussi