Vous êtes sur la page 1sur 4

Prdica sobre Ams 5.

6-7;10-15 Pastora Iara Mller Oremos: que a Palavra de Deus nos ilumine, nos liberte de preconceitos, nos alimente e abra nossos olhos e corao para o que realmente importa. Amm Eu pensei que seria melhor explicar um pouco o contexto do texto da pregao ANTES de l-lo. Ou seja, vocs entenderiam melhor ao ouvir o texto bblico de hoje se soubessem o que est por trs das palavras que Ams levanta como lamentao contra o povo de Israel. Ento, antes de proferir o texto de Ams 5.6-7;10-15, eu quero lhes dar algumas informaes que faro vocs entenderem melhor o texto bblico lido depois. Ams est entre os Doze Pequenos Profetas, compilados no fim do Antigo Testamento. Ele era um cidado comum, plantador de sicmoros, para ns, figueiras. Criava ovelhas e cabras, um agricultor. Independente economicamente. No era profeta por profisso. Ele atuou somente 10 anos como profeta, entre 760 e 750 antes de Cristo, . Ele era natural de um lugar chamado Tecoa, 30 quilmetros de Jerusalm. Ele profetizou no norte de Israel. O rei daquela poca era Jeroboo II, um rei dominador, detentor de poder, admirador do luxo e extravagncias. O Reino do Norte estava vivendo um razovel progresso econmico, havia lucro fcil no comrcio, ofertas gordas no templo, festas religiosas suntuosas, poca de muito luxo para alguns. A construo civil estava em alta tambm. Construam casas com pedras lavradas , ou seja, pedras caras, feitas uma por uma, manualmente, pois esta pedra exige ser ornada manualmente at que sua beleza e arte aparea aos olhos de quem a tem nas mos. Esta pedra aparece muitas vezes na Bblia, inclusive na construo de templos. Eu imagino que aqui no livro de Ams, escravos a ornavam sob a orientao de algum artista e supervisor. Por ser um tempo de vacas gordas, os mais ricos plantavam uma videira muito especial, e sua uva se transformava num vinho de gosto muito bom, caro, tomado somente por poucos. Alm disso, havia a prevaricao dos juzes na porta da cidade. Temos que entender aqui o que essa porta da cidade: a porta em Israel era o local onde os julgamentos de causas ocorriam, local da lei e do juzo, tambm as transaes comerciais ocorriam ali. A porta era o point, o local dos grandes negcios e solues, e ali, reinava a corrupo nesta poca de Ams. Havia tributos cobrados erroneamente, aceitao de suborno, transgresses, os juzes eram tendenciosos, no ouviam nem julgavam com justia aos que por serem pobres lhes falavam com sinceridade de suas causas. Havia total deturpao da prtica da jurisprudncia, juzes corrompidos. As classes se distanciavam, as terras concentravam-se nas mos de poucos. Na leitura do texto, a seguir, vocs ho de perceber que Ams se refere a algo chamado alosna e ainda a casa de Jos, que numa primeira leitura pode no nos soar familiar. Alosna uma erva muito amarga, como a nossa losna, boldo ainda menos amargo, vocs conhecem. Mencionando esta erva Ams quer dizer que os juzes amarguram a vida de quem os procuram, pois nos os atendem com verdadeiro juzo.

E quando fala em fogo na casa de Jos e que alguns pouco da casa de Jos sobrevivero a este fogo, ele se refere ao Reino do Norte de Israel, consistindo no passado da tribo de Jos de Efraim, principalmente. A revolta de Ams e portanto sua profecia de destruio vem disso: poucos se mantinham na luxuria, no bem bom, s custas dos israelitas mais pobres. Se eles no buscarem o senhor, tambm no vivero o que esto pretendendo: em suas casas de pedra e bebendo seus vinhos exticos. Ouamos o texto com toda ateno: Buscai ao Senhor, e vivei, para que no irrompa na casa de Jos como um fogo que a consuma, e no haja em Betel quem o apague. Vs que converteis o juzo em alosna, e deitais por terra a justia. Vs que aborreceis na porta ao que vos repreende, e abominais o que fala sinceramente. Portanto, visto que pisais o pobre, e dele exigis tributo de trigo, no habitareis nas casas de pedras lavradas que tendes edificado; nem bebereis dos vinhos das vides desejveis que tendes plantado. Porque sei serem muitas as vossas transgresses, e graves os vossos pecados: afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta. Portanto o que for prudente guardar ento silncio, porque tempo mau. Buscai o bem e no o mal, para que vivais: e assim, o Senhor, o Deus dos Exrcitos, estar convosco como dizeis. Aborrecei o mal e amai o bem, e estabelecei na porta do juzo: talvez, o Senhor, o Deus dos Exrcitos, se compadea do restante de Jos. Ams anuncia a destruio de reino do Norte e tem esperana de que talvez alguns se salvem. Para reverter esta situao, Ams s pede que faam o bem, que escolham entre o bem e o mal. Parece to simples! O contexto de Ams no muito diferente do nosso hoje, mas no quero ficar nesse papo histrico-social, quero me aprofundar nessa frmula: buscai o bem e no o mal, para que vivais. A nica sada, pelas palavras de Ams era buscar ao Senhor e viver! Parece que haviam esquecido o que significava buscar ao Senhor e discernir entre o bem e o mal. O que ns, que procuramos viver o Evangelho de Jesus Cristo aprendemos com Ams? H uma diferena entre bem e mal. Ns intuitivamente sabemos o que fazemos de bem e de mal.

No fundo, cada um de ns, cada uma de ns, sempre sabe quando est fazendo o mal, mesmo querendo fazer o bem. O apstolo Paulo, dia desses, faz uma introspeco e pensa sobre sua vida e chega a seguinte concluso em Romanos 7: pois no fao o que prefiro, mas o que detesto; o querer o bem est em mim, no porm efetu-lo; no fao o bem que prefiro, mas o mal que no quero, esse fao. O apstolo aqui se mostra transparente, humano como nunca, nem ele consegue ser o cristo decente que muitas vezes queremos ser. Est em ns essa ambigidade. Queremos o bem e fazemos o mal. No Evangelho lido agora a pouco, o jovem rico ajoelha-se aos ps de Jesus e diz: bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus lhe responde: Por que me chamais bom? Ningum bom, seno um s que Deus. Se nem Jesus bom! Quanto mais ns! Eu no sei dar muitas respostas para vocs para esta questo do bem e do mal que habitam em ns, mas compartilho o que pensei, enquanto orei por discernimento Embora agricultor, do interior e no da capital, Ams era conhecedor da poltica local e internacional e sabia fazer anlise da conjuntura. Ele no era ingnuo e isso um convite para ns tambm: no sejamos ingnuos diante de potestades. Ams trazia do seu ambiente natal, Jud, a influncia da sabedoria do seu cl que conservava as mais antigas tradies da f israelita. Ele olha para seus valores de bero, para a f de seus pais, para a f ainda no desvirtuada. Isso outro convite para ns: olhemos para a figura de Jesus, que tambm no se considerava bom, mas que vivia da graa de Deus. Outro aspecto que me capturou: no dia a dia, no cotidiano, que nos damos conta de que o mal e o bem habitam em ns e pouco podemos fazer, e na Santa Ceia, que logo celebraremos, que podemos sempre de novo pedir o perdo e receb-lo, e isso recebemos pela morte de Jesus, como graa. No desperdicemos esta graa. Buscai o bem e no o mal, para que vivais! Provavelmente, como os contemporneos de Ams pensavam, ns tambm pensamos que estamos buscando o bem e no mal para viver. O pior de tudo que sempre julgamos os outros errados, julgamos que os outros fazem o mal e ns o bem. Somos criaturas tendenciosas, facetadas, vemos o bem em ns e o mal nos que discordam de ns. Ams tenta dar outro entendimento sobre o que fazer o bem: no ter um templo cheio de pessoas da mesma classe, no somente dar boas ofertas e atender os cultos, nem morar em belas casas de pedras lavradas e beber vinho bom, plantado com o suor dos outros, mas antes, sair desta zona de conforto, praticar justia na porta, acolher aqueles que so mais vulnerveis que ns, ou seja, fazer o bem no est dissociado de diaconia, do servio de amor ao prximo. Para viver, nem temos outra sada do que socorrer aqueles que precisam, pois vivemos em interdependncia: amor ao prximo e amor a Deus so inseparveis.

Para encerrar, quero compartilhar com vocs uma pequena histria sufista, ou seja dos msticos muulmanos. Talvez ela explique melhor do que minhas vs tentativas o que significa fazer o bem e no o mal, para que todos vivam. Enquanto ele orava, passaram seus seguidores, depois os aleijados, ento os pobres pedintes e por final, os machucados pela violncia e pobreza. Vendo a todos, o santo homem, caiu em choro profundo em meio sua orao e gritou para Deus: - Maravilhoso Deus! Como que um criador amoroso como tu, pode ver estas pessoas e no fazer nada por elas? E depois de um longo silncio, Deus disse: eu fiz algo sim. Eu te criei. Amm

Vous aimerez peut-être aussi