Vous êtes sur la page 1sur 5

Contedos e Didtica de Histria

Professora autora:

Teresa Malatian
Departamento de Histria da Faculdade de Cincias Humanas e Sociais UNESP / Franca.

Bloco 2

Disciplina 21

Didtica dos Contedos

Contedos e Didtica de Histria

Viso G

a d l era

a n i l p i c s i D

Contedos e Didtica de Histria


Este Caderno foi elaborado com a inteno de contribuir para a reflexo sobre questes e temas pertinentes Histria e ao seu ensino/aprendizagem na Educao Infantil e nas sries iniciais do Ensino Fundamental. Com esse intuito, apresenta diversas propostas terico-metodolgicas, relacionadas atuao docente em sala de aula. Seu ponto de partida consiste no conhecimento historiogrfico que norteia escolhas curriculares presentes na delimitao de objetivos, contedos, metodologias e materiais didticos. A formao do professor de Histria, iniciada desde os bancos escolares e continuada ao longo da prtica docente, ocupa papel fundamental nessas reflexes, pois com ela adquirem-se perspectivas interpretativas, despertam-se interesses e desenvolvem-se aptides para a construo de saberes e modos de agir em sala de aula. Com este material, espera-se contribuir para a superao de posturas homogeneizadoras sobre o conhecimento histrico, as quais interpretam os acontecimentos do passado da vida dos homens em sociedade em perspectiva de verdade nica, distante da pluralidade de ideias, de interpretaes por vezes conflitantes e debates que deles decorrem. A proposta de ensino da disciplina aqui apresentada contempla a pesquisa, a descoberta e a reflexo crtica, alm de propor tratamento didtico de alguns contedos considerados indispensveis ao conhecimento no campo da Histria. Formado pela compreenso dos caminhos da produo do conhecimento histrico, o professor poder atuar como transmissor de contedos estticos, alm de percorrer, em sala de aula, os procedimentos essenciais formao de seus alunos no sentido de melhor abordarem diferentes experincias histricas, vividas por mltiplas sociedades, em tempos diversos.

OBJETIVOS GER AIS DA DISCIPLINA


Considerar o ensino de Histria a partir de expectativas de aprendizagem norteadas pela perspectiva da conexo da experincia humana no tempo e no espao, em integrao com a natureza. Os conceitos estruturantes da disciplina, como tempo histrico, espao social, modos de vida em perspectiva da cultura especfica de cada sociedade, sero assim relacionados atividade memorialstica dos homens que integra a memria socialmente construda.

46

A preocupao com a cidadania leva abordagem do respeito diversidade de saberes, povos e culturas, tanto em termos cognitivos, como de tratamento de valores e atitudes a serem desenvolvidos com os alunos.

OBJETIVOS ESPECFICOS DA DISCIPLINA


Nortear a construo do conhecimento para a especificidade do ensino de Histria na Educao Infantil e no Ensino Fundamental I. Identificar problemticas do cotidiano dos alunos a serem estudadas em dimenses histricas. Contribuir para que o ensino/aprendizagem de Histria signifique: desenvolver o senso de historicidade, cuja construo se processa em campo social que ultrapassa o ambiente escolar; considerar em perspectiva crtica o campo da memria/histria que pe em disputa os significados do passado/presente/futuro; colocar em discusso a experincia e as referncias histricas em dilogo com as experincias, e referncias dos sujeitos histricos do passado. Valorizar positivamente a diversidade dos sujeitos histricos, de vivncias, culturas, projetos, representaes de mundo, valores. Contribuir para que o professor das sries iniciais da Educao Bsica possa interpretar e confrontar diferentes registros das vivncias humanas que se expressam em diferentes linguagens, buscando desvendar as articulaes e os processos sociais nos quais foram construdos. Trabalhar com os dados da observao, ultrapassando a experincia imediata e desenvolvendo uma prtica de reflexo comprometida com o tempo presente. Apresentar diferentes concepes de tempo que incorporem noes de ruptura, descontinuidade, ritmos diferenciados, rompendo com a ideia de um tempo nico, contnuo e evolutivo.

47

Viso G

a d l era

a n i l p i c s i D

Indagar como os homens experimentam, no tempo presente vivido, as condies herdadas do passado e delineiam projetos, e possibilidades de futuro. Perceber que a temporalidade pode ser apreendida a partir de vivncias pessoais e de grupos, portanto como objeto de cultura, diversamente construdo pelas sociedades em tempos e espaos diferentes. A construo do saber histrico escolar, assim direcionado, transforma-se no locus articulador de conflitos, contradies e formas culturais de resistncia. O no-dito tem tanto peso quanto o explicitado na formao da conscincia histrica do aluno, cabendo ao professor posicionar-se diante de seu tempo. O carter formativo da disciplina refora para o graduando seu papel educador e dimensiona sua relevncia na construo de identidades e da cidadania.

BIBLIOGR AFIA DE APOIO


ARIS, P. O tempo da Histria. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989. BITTENCOURT, C. M. Ensino de Histria: fundamentos e mtodos. So Paulo: Cortez, 2005. BITTENCOURT, C. M. et al. (Org.). Ensino de Histria A criao do fato. So Paulo: Contexto, 2009. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. Rio de Janeiro: Bertrand-Brasil, 2002. BURKE, P. A escola dos Annales. So Paulo: UNESP, 1997. CERRI, L.F. Ensino de Histria e conscincia histrica. Rio de Janeiro: FGV, 2011. CERTEAU, M. A escrita da Histria. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. CERTEAU, M. A inveno do cotidiano. Vozes: Petrpolis, 2009. CHARTIER, R. A Histria Cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990. CHARTIER, R. A histria ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autntica, 2010. CHAUVEAU, A.; TTARD, P. (Orgs.). Questes para a histria do tempo presente. Bauru: EDUSC, 1999.

48

DOSSE, F. A Histria em migalhas. Bauru: EDUSC, 2003. DOSSE, F. O desafio biogrfico escrever uma vida. So Paulo: EDUSP, 2003. FONSECA, S. G. Didtica e prtica de ensino de Histria. Campinas: Papirus, 2005. FONSECA, S. G. Perspectivas do ensino de Histria: ensino, cidadania e conscincia histrica. Uberlndia: EDUFU, 2011. HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. HOBSBAWM, Eric. Sobre a Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. HUNT, Lynn. A nova histria cultural. So Paulo: Martins, 2001. KOSELLECK, R. Futuro pasado. Para uma semntica de los tiempos histricos. Barcelona: Paids, 1993. PINSKY, C. B.; LUCA, T. R. (Org.). O historiador e suas fontes. So Paulo: Contexto, 2009. RIOUX, J.-P.; SIRINELLI, J.-F. Por uma histria cultural. Lisboa: Estampa, 1997. RSEN, J. Razo histrica. Teoria da Histria: os fundamentos da cincia histrica. Braslia: UnB, 2001.

49

Vous aimerez peut-être aussi