Vous êtes sur la page 1sur 6

Manual BizAgi

Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 1 de 6

1. INTRODUO
Este manual apresenta alguns elementos bsicos da Notao BPMN (Business Process Modeling Notation Notao para Modelagem de Processos de Negcio) que a representao grfica para especificar processos de negcio em um workflow. Utilizar o software BizAgi (Na ltima verso disponvel) para padronizao e desenho dos fluxos dos processos de negcios do Grupo PC Sistemas na notao BPMN.

2. ELEMENTOS DA NOTAO BPMN


2.1. ARTEFATOS
2.1.1.

MENU DE OBJETOS
Para inserir os objetos: Clique no objeto desejado e o arraste para rea onde deseja inserir o mesmo.

Apresenta todos os objetos, para o desenho (Fluxo, Artefatos, Swimlanes, e Conectores).

Manual BizAgi
Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 2 de 6

2.1.2.

POOL
Para inserir o nome da atividade no Pool: Clicar duas vezes em cima da figura (Pool) e inserir o nome ou clicar com o boto direito em cima da figura, selecionar propriedades e editar texto.

usado para representar uma atividade.

2.1.3.

LANE

usado para organizar e categorizar os papeis e responsveis dentro de um pool/Atividade. permitido somente um nome de responsvel por Lane e pode-se inserir mais de um Lane indicando o responsvel. Para inserir o nome do papel/funo: Clicar duas vezes em cima da figura (lane) e inserir o nome ou clicar com o boto direito em cima da figura, selecionar propriedades e editar texto.

Manual BizAgi
Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 3 de 6

2.2. CONECTORES
2.2.1.

FLUXO DE SEQUNCIA

usado para mostrar a ordem e sequncia em que as atividades sero executadas. Cada fluxo tem s uma origem e um s destino. Para inserir: Clicar na seta do menu (lado esquerdo) e arrastar para dentro do Pool e realizar a ligao ou clicar na Tarefa e selecionar um dos elementos de conexo.

2.3. PALHETA
2.3.1.

TAREFA

usada para demonstrar uma ao da atividade. Sempre utilizar o verbo infinitivo para descrever o nome da ao. Para inserir: Arrastar o objeto do menu para a rea desejada ou selecione o objeto a partir de outro objeto que faa conexo. Para editar o texto e nomear a ao, clique duas vezes em cima da figura e edite o nome da atividade, ou clique com o boto direito selecione a opo editar texto.

Manual BizAgi
Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 4 de 6

2.3.2.

EVENTO DE INCIO
Para inserir: Arrastar o objeto do menu para a rea desejada. Para editar o texto e nomear o inicio, clique duas vezes em cima da figura e descrever o nome do inicio, ou clique com o boto direito selecione a opo editar texto.

usado para simbolizar o incio da atividade.

2.3.3.

EVENTO INTERMEDIRIO

usado para demonstrar a interface entre outra atividade ou processo. Em uma atividade pode ter vrios eventos intermedirios. Para inserir e alterar tipo do evento: Arrastar o objeto do menu para a rea desejada Clicar com o boto direito, clicar em tipo de evento e selecione a opo desejada. Para editar o texto e nomear o evento intermedirio, clique duas vezes em cima da figura e edite o nome do evento intermedirio, ou clique com o boto direito selecione a opo editar texto.

Manual BizAgi
Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 5 de 6

2.3.4.

EVENTO DE FIM
Para inserir: Arrastar o objeto do menu para a rea desejada. Para editar o texto e nomear o fim, clique duas vezes em cima da figura e descrever o nome do fim, ou clique com o boto direito selecione a opo editar texto.

usado para simbolizar o fim da atividade.

2.3.5.

GATEWAY
Para inserir e alterar tipo do evento: Arrastar o objeto do menu para a rea desejada Clicar com o boto direito, clicar em tipo de gateway e selecione a opo desejada. Para editar o texto e nomear o gateway, clique duas vezes em cima da figura e edite o nome do gateway, ou clique com o boto direito selecione a opo editar texto.

usado quando se tem uma condio especifica na atividade.

2.3.6.

ARTEFATOS

Os artefatos no possuem efeito direto sobre o fluxo e a seqncia das aes, mas podem fornecer informaes necessrias para realizao da atividade, ilustrando arquivos, documentos, informaes ou qualquer tipo de dado que se envolvem na atividade. Grupo: um artefato que fornece um mecanismo visual para agrupar elementos de um diagrama informalmente. Anotaes: um mecanismo para que um modelador fornea informaes adicionais para o leitor de um diagrama. Objetos de Dados: fornece informaes sobre os documentos, dados e outros objetos, que so utilizados durante o processo. Embora p smbolo do objeto de dados possa implicar um documento, ele pode ser utilizado para representar diferentes tipos de objetos tanto eletrnicos quanto fsico. Cabealho: exibe as propriedades do diagrama.

Manual BizAgi
Sistema de Gesto da Qualidade

IT.GEP.002 V 1.0
Pgina 6 de 6

Texto Formatado: permite inserir no diagrama uma rea de texto rich para fornecer uma informao adicional.

Vous aimerez peut-être aussi