Vous êtes sur la page 1sur 4

es livres com amortecimento Lista de Exerc cios - Vibrac o 1.

Um p endulo simples vibra numa frequ encia de 0,5 Hz no v acuo e 0,45 Hz num meio uido viscoso. Encontre a constante de amortecimento, assumindo que a massa do p endulo vale 1 kg. 2. A raz ao de amplitude sucessivas de um sistema de um grau de liberdade viscosamente dada por 18:1. Determine a raz amortecido e ao das amplitudes sucessivas se a quantidade de (a) dobrada; (b) e reduzida a ` metade. amortecimento e 3. Para um sistema massa-mola amortecido, m = 50 kg e k = 5.000 N/m. Determine: (a) a contante de amortecimento cr tico, bc ; (b) a frequ encia de amortecimento quando b = b2c ; (c) o decremento logar tmico. parada no 4. Um locomotiva de massa 2.000 kg trafegando a uma velocidade v = 10 m/s e nal dos trilhos por um sistema massa-mola-amortecedor, como mostrado na gura abaixo. Se k = 80 N/mm e a constante de amortecimento e b = 20 N.s/mm, determine: a rigidez da mola e (a) o deslocamento m aximo da locomotiva ap os atingir o sistema; (b) o tempo gasto para atingir o seu deslocamento m aximo.

5. Um oscilador harm onico possui massa m = 1,2 kg, constante de amortecimento b = 12 N.s/m e constante de mola k = 0,5 kN/m. Determine: (a) a frequ encia de amortecimento; (b) o fator de amortecimento e o decremento logar tmico. es por segundo e 6. Um corpo vibrando com amortecimento viscoso completa 5 oscilac o em 50 ciclos sua amplitude diminui para 10% de seu valor inicial. Determinar o decremento o do per logar tmico e o fator de amortecimento. Qual ser a o percentual de diminuic a odo de o se o amortecimento for removido? oscilac a 7. Um sistema viscosamente amortecido tem uma rigidez de 5.000 N/m, constante de amortecimento cr tico de 20 N.s/m e um decremento logar tmico de 2,0. Se o sistema recebe uma velocidade inicial de 1 m/s, determinar o deslocamento m aximo do mesmo. 8. Um oscilador harm onico possui massa m = 30 kg e constante de rigidez k = 100 kN/m. Determinar: (a) a constante de amortecimento para um fator de amortecimento = 0, 1. (b) o decremento logar tmico e a frequ encia de amortecimento. 9. Um oscilador harm onico amortecido possui massa m = 45 g, constante de amortecimento b = 3,8 N.s/m, e constante de rigidez k = 1.500 N/m. Determinar: (a) o fator de amortecimento.

o decremento logar tmico e a frequ encia de amortecimento; (b) a resposta a um deslocamento inicial de 1 mm. 10. Um oscilador harm onico amortecido possui massa m = 3 kg e constante de rigidez k = 500 N/m. O decremento logar tmico medido foi 2,5. Determinar: (a) o fator de amortecimento; (b) a frequ encia de amortecimento. 11. Uma m aquina possui massa m = 250 kg e seu suporte tem constante de amortecimento modelada para vibrac o b = 1,45 kN.s/m e rigidez k = 130 kN/m. Se a m aquina e sua base e a vertical como um sistema de um grau de liberdade, determinar: (a) a frequ encia de amortecimento; (b) a express ao para o movimento resultante de um deslocamento inicial de 1 mm na o vertical. direc a o 12. Uma m aquina possui massa m = 250 kg e frequ encia de amortecimento para vibrac a o do decremento logar vertical d = 5.140 rad/s. Atrav es da medic a tmico achou-se um fator de amortecimento = 0,12. Se a m aquina e sua base s ao modelados como um sistema de um o vertical, determinar: (a) a rigidez do suporte el grau de liberdade para vibrac a astico; (b) o o vertical, imposta por um movimento resultante de uma velocidade inicial de 1 mm/s na direc a impacto. 13. Um instrumento eletr onico possui massa m = 3,4 kg e est a apoiado em quatro coxins de elast ometro com rigidez k = 5.400 N/m cada um. O fator de amortecimento, medido a partir do = 0,20. Se o instrumento seus apoios e modelado como um sistema decremento logar tmico, e o vertical, determinar: (a) a frequ de um grau de liberdade em vibrac a encia natural. (b) Uma o ferramenta de massa 0,5 kg cai sobre o instrumento resultando em uma amplitude de vibrac a de 1,7 mm. Determinar a velocidade inicial devido ao impacto da ferramenta. 14. Um volt metro mostrado na gura abaixo possui um ponteiro de alum nio ( = 2.700 kg/m3 ) de comprimento = 50 mm, largura 3 mm e espessura 1 mm. A mola restauradora tem uma constante de mola rotacional kt = 100 N.mm/rad. Um amortecedor para amorteci posicionado a um raio r = 8 mm. Durante uma medida o instrumento mostra 80 mento cr tico e desligada, determinar o tempo requerido para o ponteiro retornar a ` volts. Quando a voltagem e o de 1 volt. indicac a

gua mostrado na gura possui boia cil 15. Um medidor de n vel de a ndrica de 100 mm de di ametro (massa desprez vel), uma barra com massa 0,5 kg, = 70 mm e L = 420 mm. Determinar a constante de amortecimento requerida para produzir amortecimento cr tico.

o de uma mola de 16. Uma massa de 10 kg oscila deslizando em superf cie seca sob a ac a 100 mm. Qual e o coeciente de rigidez 10 N/mm. Ap os quatro ciclos completos a amplitude e atrito m edio entre as duas superf cies se a amplitude original era de 150 mm? Em quanto tempo a massa executou os quatro ciclos? 17. Uma massa de 20 kg est a suspensa por uma mola de rigidez 10.000 N/m. O movimento vertical da massa est a sujeito a uma forc a de atrito de Coulomb de magnitude 50 N. Se a mola e o de equil inicialmente deslocada de 5,5 cm para baixo de sua posic a brio est atico, determinar: (a) o n umero de meio ciclos transcorridos at e que atinja o repouso; (b) o tempo transcorrido antes da massa atingir o repouso e (c) o alongamento nal da mola. 18. A massa m = 2 kg de um oscilador harm onico linear com k = 500 N/m desliza em uma superf cie horizontal com coeciente de atrito est atico e = 0,2 e cin etico c = 0,08. (a) Determinar o m aximo valor do deslocamento inicial que n ao resultar a em qualquer movimento ` forc o iniciada por um devido a a de atrito. (b) Determinar o n umero de ciclos para a vibrac a deslocamento inicial de 25 mm at e parar completamente. 19. Determine os valores de e d para os seguintes sistemas amortecidos: (a) m = 10 kg, b = 150 N.s/m, k = 1.000 N/m (b) m = 10 kg, b = 200 N.s/m, k = 1.000 N/m (c) m = 10 kg, b = 250 N.s/m, k = 1.000 N/m , x(t), dos sistemas viscosamente amortecidos indicados no 20. Determine a resposta, isto e Problema 19 quando x0 = 0,1 mm e x 0 = 10 m/s. 21. Encontre a energia dissipada durante um ciclo do movimento harm onico simples x(t) = 0, 2 sin d t m, viscosamente amortecido com os seguintes par ametros: (a) m = 10 kg, b = 50 N.s/m, k = 1.000 N/m; (b) m = 10 kg, b = 150 N.s/m, k = 1.000 N/m. es de movimento, 22. Encontre as respostas dos sistemas governados pelas seguintes equac o (a) 2 x + 8x + 16x = 0; (b) 3 x + 12x + 9x = 0; (c) 2 x + 8x + 8x = 0,

es iniciais para cada caso acima: considerando as seguintes condic o (i) x(0) = 0 e x (0) = 1; (ii) x(0) = 1 e x (0) = 0; (iii) x(0) = 1 e x (0) = 1. suspenso por uma mola de rigidez k = 10.000 N/m. O peso vibra 23. Um peso de 25 N e o vertical sob a ac o de uma forc na direc a a a de amortecimento constante. Quando o peso e o de equil inicialmente deslocado para baixo de 10 cm da sua posic a brio est atico e ent ao solto, ele retorna ao repouso ap os exatamente dois ciclos completos. Encontre a magnitude da forc a de amortecimento. 24. Um bloco de metal, colocado sobre uma superf cie lisa, est a ligado a uma mola e o de equil o do deslocado de 10 cm de sua posic a brio. Sabe-se que o per odo natural de vibrac a 1,0 s e que a amplitude reduz de 0,5 cm a cada ciclo. Encontre (a) o coeciente movimento e de atrito cin etico entre o bloco de metal e a superf cie; (b) o n umero de ciclos de movimento executados pelo bloco antes dele parar.

Vous aimerez peut-être aussi