Vous êtes sur la page 1sur 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-RIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CINCIAS SOCIAIS DACS SOCIOLOGIA PROF. DR.

. THADEU DE SOUSA BRANDO Estudos de Caso - Sociologia Unidade I 1. Campanha contra a mutilao genital ganha fora no Egito.

Os homens de uma humilde comunidade de agricultores estavam furiosos. Uma menina de 13 anos foi levada a uma clnica para ser submetida remoo do clitris, cirurgia considerada necessria aqui para a preservao da castidade e da honra. A menina morreu, mas no foi isso que deixou aqueles homens to nervosos. Depois da morte da garota, o governo interditou a clnica e foi isso que enfureceu a todos. Eles no podem nos deter, vociferava Saad Yehia, dono de uma loja de chs na rua principal. Somos a favor da circunciso!, repetia gritando. Mesmo que o Estado no goste, vamos circuncidar as meninas, desafiava Fahmy Ezzeddin Shaweesh, um idoso morador do vilarejo. A circunciso, como seus defensores a chamam, ou mutilao genital feminina, como seus opositores a definem, tornou-se de repente o foco de um debate no Egito nos ltimos meses. Uma campanha de mbito nacional em prol da interrupo da prtica se transformou em um dos mais poderosos movimentos sociais do Egito em dcadas, unificando alianas at ento pouco provveis de plos do governo, lderes religiosos oficiais e manifestantes nas ruas. Embora o Ministrio da Sade do Egito tenha decretado o fim da prtica em 1996, ele permitiu excees em casos de emergncia, uma brecha considerada, pelos opositores, como to ampla que, na verdade, acabou anulando a proibio. No entanto, o governo agora tenta obrigar uma proibio total. Durante sculos, as meninas egpcias entre 7 e 13 anos so submetidas ao procedimento, s vezes realizado por mdicos, s vezes por barbeiros ou algum do vilarejo disposto a faz-lo. Em 2005, uma pesquisa promovida pelo governo na rea de sade revelou que 96% das milhares de mulheres casadas, divorciadas ou vivas entrevistadas afirmaram ter sofrido o procedimento, nmero considerado alarmante por muitos dos prprios egpcios. A concluso da pesquisa dizia: A prtica de circunciso feminina praticamente universal entre as mulheres em idade reprodutiva no Egito. Embora a prtica seja comum e cada vez mais polmica em toda a frica sub-saariana, de todos os pases rabes, o nico outro lugar onde essa prtica disseminada o Lmen, segundo especialistas. Na Arbia Saudita, onde as mulheres no tm permisso para dirigir nem para votar, e s podem trabalhar em poucos tipos de servio, a prtica considerada repugnante e um reflexo de tradies pr-islmicas. Entretanto, surge agora um movimento repentino de foras opostas mutilao genital no Egito que est fazendo uma presso sem precedentes pelo fim da prtica. Mais de um sculo

aps as primeiras tentativas de acabar com esse costume, o movimento derrubou uma das principais barreiras mudana: no mais considerado tabu discutir o assunto em pblico. Essa mudana coincidiu com uma pequena, porm crescente, aceitao do debate sobre sexualidade na televiso e no rdio. Pela primeira vez, segundo os opositores da mutilao genital, noticirios de televiso e jornais reportaram sem censuras os detalhes de operaes negligentes e realizadas sem nenhuma higiene. H alguns meses, duas meninas morreram e o fato foi noticiado em matria de capa do Al Masry al Yom, jornal independente e popular. Fonte: texto traduzido por Claudia Freire. Disponvel em: <http://g1.globo.com/Noticias/>. Acesso em: 22/09/2007.

a) O fato tratado no texto anmico, patolgico ou normal? Justifique. b) Explique o conceito de conscincia coletiva na concepo terica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado. 2. Observe as fotos a seguir:

Estas fotos retratam o estdio do Maracan, no Rio de Janeiro, lotado por torcidas organizadas. Na viso durkheimiana, pode-se dizer que so fenmenos coletivos tpicos, expressos por meio de uma forma de conscincia que contrape indivduo/sociedade. Neste contexto, responda:

a) Quais tipos de conscincia Durkheim reconhece como partes constitutivas do indivduo? Por qu? b) Somente quem torce por um time de futebol teria esta conscincia? Como ela influencia o comportamento social? 3. Infncia na hora da morte.

A mortalidade infantil na pequena cidade alagoana de Carneiros, a 253 quilmetros de Macei, no um ndice, um massacre: 633,3 em cada mil crianas. A misria absoluta em que vive o pequeno municpio de 5.800 habitantes a causa principal da infinidade de enterros: crianas mal nutridas, num lugar que praticamente nada produz, com exceo de pequenas culturas de mandioca e feijo, no resistem s doenas respiratrias e s complicaes intestinais. O nico mdico da cidade, Grson Leo de Mello, 31 anos, clnico geral formado pela Universidade Federal de Alagoas, atende em mdia 80 pessoas, por dia, entre adultos e crianas. Muitas doenas, diz ele, poderiam ser evitadas caso a populao fosse mais informada e menos afeita a crendices populares e tradicionais da regio. As mulheres, por exemplo, em sua maioria, casam-se muito jovens, com cerca de 14 anos, isto quer dizer, quase crianas ainda, e tm, em mdia, 16 filhos. Metade das crianas nascidas morrem antes do primeiro ano de vida. H casos drsticos, como o de Marinalva Maria de Jesus, de 51 anos. Dos seus 26 filhos, apenas quatro sobreviveram. Vivemos em um mundo diferente, diz ela, esperamos somente o dia em que Deus nos chame para nos tirar desta terra. A m orte das crianas encarada como uma graa divina em Carneiros. Como diz Maria Milton dos Santos, 38 anos, que perdeu seis dos 16 filhos que teve: Deus resolveu lev-los, me fazendo um favor. Fonte: texto adaptado da revista Isto , maio de 2005.

a) Considerando o texto apresentado, responda: na viso durkheimiana, qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria a cidade de Carneiros? Por qu? b) Que tipo de solidariedade e vnculos constitui a base da sociedade de Carneiros? E a que tipo de direito corresponde esta forma de solidariedade? Retire do texto um trecho que evidencie a concepo de justia da populao de Carneiros? 4. Do karoshi ao karojsatsu.

A dedicao que os japoneses dispensam a suas tarefas conhecida. No por acaso que o Japo a nica nao do mundo em que existe um termo para definir a morte por

esgotamento em razo do trabalho em demasia: karoshi. O nmero de horas extras, somado pesada hierarquia social do pas e falta de relacionamento entre o empresrio e o trabalhador, que obriga os funcionrios a manterem a cabea baixa frente a seus superiores, provoca momentos insuportveis para qualquer pessoa. Baixa auto-estima e distrbios de personalidade costumam ser os sintomas mais freqentes entre os japoneses, dadas as extenuantes condies de trabalho a que se submetem todos os dias. A estes fatores trabalhistas, psicolgicos e sociais, soma-se a impressionante quantidade de lcool ingerida diariamente. Tudo isso pode despertar o desejo da prpria morte, o que conhecido como karojsatsu. Fonte: JB Ecolgico, 8/4/2007.

a) Considerando o texto, responda: na viso durkheimiana qual seria o modelo de sociedade que caracterizaria o Japo? Por qu? b) Que tipo de solidariedade e vnculos constitui a base da sociedade japonesa? E a que tipo de direito corresponde esta solidariedade? Justifique.

Boa Atividade!

Vous aimerez peut-être aussi