Vous êtes sur la page 1sur 2

EPI : equipamento de proteo individual FIO CARDADO: o fio cardado devido a no passar pela penteadeira, possui mais fibras

curtas, o que propicia uma maior formao de pilling (bolinhas no tecido) e neps (defeito na regularidade do fio). A aparncia tambm prejudicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade. (site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/) FIOS NATURAIS: os fios naturais so obtidos diretamente da natureza e os filamentos so feitos a partir de processos mecnicos de toro, limpeza e acabamento. Podem ser obtidos a partir de frutos, folhas, cascas e lenho. As principais plantas txteis so: o Algodoeiro (fibra de algodo), a Juta (para fazer cordas), o Sisal (parecido com o linho), o Linho (caule com filamentos rgidos) e o Rami (tambm muito utilizado como o linho). (site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/) FIO PENTEADO: no sistema penteado o fio passa por um equipamento que se chama penteadeira. Este equipamento tem a funo de retirar as fibras mais curtas (antes de se formar o fio) e impurezas como cascas, que so provenientes do algodo e no foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de qualidade superior, visto que este mais limpo, no possui fibras curtas, e mais resistente.Tem menos Neps, e forma menos pilling na malha acabada. Porm devido retirada de mais fibras no processo, a perda de algodo para a produo do fio maior, o que juntamente com a incluso de mais um equipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabricao e conseqentemente o preo do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado. (site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/) FIOS DE TRAMA : fios horizontais (longitudinal), o comprimento do tecido plano. FIOS DE URDUME : fios verticais ou transversais, largura do tecido. NYLON: o termo aplicado para um produto de origem sinttica largamente utilizado em fibras txteis, que se caracteriza pela sua grande resistncia, tenacidade, brilho e elasticidade. Foi desenvolvido nos anos 30 e hoje, Nylon o nome dado a toda uma famlia de fios e fibras sintticas, chamadas de poliamidas (site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/)

POLIAMIDA (NYLON): a poliamida, ou nylon; nome comercial pelo qual tambm muito conhecido; foi a primeira fibra sinttica criada pelo homem. Tem como caractersticas a alta resistncia, fcil lavagem, resiste ao amarrotamento, baixa absoro de umidade, toque agradvel, e secagem rpida. Uma grande vantagem da poliamida (nylon) em relao ao polister o toque mais sedoso e melhor transpirao. (site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/)

POLISTER: fibra artificial sinttica, obtida de processos qumicos, derivada do petrleo. O polister caracterizado por ter uma tima resistncia, baixo encolhimento, secagem rpida, resistente ao amarrotamento e abraso, baixa propagao de chamas. A principal vantagem quando comparado com as microfibras de poliamida o custo. Sua desvantagem o processo de tingimento, o qual requer mais calor e leva mais tempo para ter a cor fixada.(site http://www.hering.com.br/Canais/glossario/) SARJA : tipo de construo do tecido, com destaque diagonal. Tecido bsico e verstil que apresenta excelente caimento, timo aspecto aps lavagem e combina com qualquer tipo de clima.Os fios de urdume e tramas so entrecruzados conforme uma ordem e freqncia programadas, a fim de se obter linhas diagonais caractersticas desse tipo de tecido. So utilizados para a confeco de peas detalhadas e com curvas, devido a sua capacidade de moldagem. mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.

TELA : os fios da trama e do urdume se entrecruzam alternadamente. As gramaturas costumam variar entre 150 g/m2 e 1000g/m2. uma construo de ligao do tecido plano, caracterizada pela simetria da distribuio dos fios na proporo 1 fio por 1 fio (entre urdume e trama). Esta construo em tela plana proporciona uma superfcie plana e regular.

Vous aimerez peut-être aussi