Vous êtes sur la page 1sur 20

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Maro/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio Especialidade Contador


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova AC, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo.

Objetiva de Conhecimentos Tericos Discursiva - Estudo de Caso

- contm 70 questes, numeradas de 1 a 70. - contm a proposta e o espao para o rascunho da Prova Discursiva - Estudo de Caso. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Estudo de Caso e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever o Estudo de Caso, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos, para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Estudo de Caso (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Estudo de Caso. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


1. GRUPO I CONHECIMENTOS TERICOS O texto deixa claro, principalmente, que a cidade do Rio de Janeiro (A) acaba por perder suas caractersticas mais importantes em benefcio de um discutvel progresso, que pe em risco sua beleza natural. representa, de maneira visvel, as tradies do povo brasileiro e, portanto, essencial a manuteno das suas caractersticas urbanas originais. precisa preservar sua identidade original, pois a natureza, que lhe garante o ttulo de a mais bela cidade do Brasil, deve ser tida como intocvel. mantm elementos tradicionais, ao lado de uma necessria transformao, ainda que essa transformao possa descaracteriz-la em alguns aspectos. deve voltar-se para a modernidade, assim como as pessoas, em uma evoluo natural e necessria para a adequao aos tempos atuais.
o

Portugus

(B)

Ateno:

As questes de nmeros 1 a 4 referem-se ao texto abaixo.

(C)

Creio que, pelo gosto de Gasto Cruls, a modernizao do Rio se teria feito, desde os dias do Engenheiro Passos, com muito menor sacrifcio do carter e das tradies da cidade mstica do Progresso com P maisculo. Mas nunca se esquece ele de que, sob as descaracterizaes e inovaes brutais e tantas vezes desnecessrias por que vem passando a mais bela das cidades do Brasil, continua a haver um Rio de Janeiro 2.

(D)

(E)

_________________________________________________________

Os dois-pontos que aparecem no 2 pargrafo denotam (A) (B) incluso de segmento especificativo. interrupo intencional do fluxo expositivo. intercalao de ideia isolada no contexto. constatao de fatos pertinentes ao assunto. enumerao de elementos da cidade e do povo.

do tempo dos Franceses, dos Vice-reis, de Dom Joo VI, dos Jesutas, dos Beneditinos, dos comeos da Santa Casa [...] Por mais que tudo isso venha desaparecendo dos nossos olhos e se dissolvendo em passado, em antiguidade, em raridade de museu, continua a ser parte do esprito do Rio de Janeiro. Pois as cidades so como as pessoas, em cujo esprito nada do que se passou deixa inteiramente de ser. O Rio descaracterizado de hoje guarda no seu ntimo para os que, como Gasto Cruls, sabem v-lo histrica e sentimentalmente, uma riqueza de caractersticos irredutveis ou indestrutveis, que as pginas de Aparncia do Rio de Janeiro nos fazem ver ou sentir. E este o maior encanto do guia da cidade que o autor de A Amaznia que eu vi acaba de escrever: dar-nos, atravs da aparncia do Rio de Janeiro, traos essenciais do passado e do carter da gente carioca. Comunicar-nos do Rio de Janeiro que Gasto Cruls conhece desde seus dias de menino de morro ilustre menino nascido sombra do Observatrio alguma

(C) (D) (E) 3.

_________________________________________________________

Com as alteraes propostas entre parnteses para o segmento grifado nas frases abaixo, o verbo que se mantm corretamente no singular : (A) (B) (C) (D) (E) a modernizao do Rio se teria feito (as obras de modernizao) Mas nunca se esquece ele de que (esses autores) por que vem passando a mais bela das cidades do Brasil (as mais belas cidades do Brasil) continua a haver um Rio de Janeiro do tempo dos Franceses (tradies no Rio de Janeiro) do que a cidade parece ter de eterno (as belezas da cidade)

_________________________________________________________

4.

... e que vem de certa harmonia misteriosa a que tendem o branco, o preto, o roxo e o moreno ... O segmento grifado preenche corretamente a lacuna da frase: (A) As autoridades contavam ...... se fizessem consultas populao para definir os projetos de melhoria de toda a rea. As transformaes ...... se refere o historiador descaracterizaram toda a rea destinada, de incio, a pesquisas. A necessidade de inovaes foi o argumento ...... se valeram os urbanistas para defender o projeto apresentado. A ningum ocorreu demonstrar ...... no seria possvel impedir a derrubada de algumas antigas construes. Seriam necessrios novos e diferentes projetos urbansticos, ...... permanecessem intocadas as construes originais.
TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

coisa de essencial. Alguma coisa do que a cidade parece ter de eterno e que vem de certa harmonia misteriosa a que tendem o (B) branco, o preto, o roxo e o moreno principalmente o moreno da cor da pele dos seus homens e das suas mulheres, com o azul e o verde quente de suas guas e de suas matas.
(Rio, setembro, 1948) Obs.: Texto transcrito de acordo com as atuais normas ortogrficas.

(C)

(D)

(Gilberto Freyre, Trecho do Prefcio. In: Cruls, Gasto. Aparncia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jos Olympio, Coleo documentos brasileiros, 2. ed., v. 1, 1952. p. 15-17)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 5 a 10 referem-se ao texto abaixo. Cafezinho Leio a reclamao de um reprter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente, e chegou concluso de que o funcionrio passou o dia inteiro tomando caf. Tinha razo o rapaz de ficar zangado. Mas com um pouco de imaginao e bom humor podemos pensar que uma das delcias do gnio carioca exatamente esta frase: Ele foi tomar caf. A vida triste e complicada. Diariamente preciso falar com um nmero excessivo de pessoas. O remdio ir tomar um cafezinho. Para quem espera nervosamente, esse cafezinho qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou trs horas d vontade de dizer: Bem, cavalheiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifcio morreu afogado no cafezinho. Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago: Ele saiu para tomar um caf e disse que volta j. Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar: Ele est? algum dar o nosso recado sem endereo. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado ser o mesmo: Ele disse que ia tomar um cafezinho... Podemos, ainda, deixar o chapu. Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo. Assim diro: Ele foi tomar um caf. Com certeza volta logo. O chapu dele est a... Ah! Fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor no estar. Quando vier a grande hora de nosso destino ns teremos sado h uns cinco minutos para tomar um caf. Vamos, vamos tomar um cafezinho.
Rio, 1939. (Rubem Braga. O Conde e o passarinho & Morro do isolamento. Rio de Janeiro: Record, 2002. p.156-7)

6.

Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado ser o mesmo: Ele disse que ia tomar um cafezinho... Do teor da crnica e da enumerao presente no segmento acima, pode-se depreender corretamente: (A) (B) (C) (D) (E) O reconhecimento de que a vida triste no acaba com o desejo de perpetu-la. A misantropia pode levar a uma tristeza que s termina com a morte. As desculpas dadas de modo muito frequente acabam perdendo todo o sentido. A introverso exagerada estende a averso tanto s coisas ms quanto s boas. Os que nos procuram no costumam se esforar de modo efetivo para nos encontrar.

_________________________________________________________

7.

Os verbos que exigem o mesmo tipo de complemento esto empregados nos segmentos transcritos em: (A) (B) (C) (D) (E) A vida triste e complicada. // ... mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. ... algum dar o nosso recado sem endereo. // A vida triste e complicada. Tinha razo o rapaz... // Depois de esperar duas ou trs horas... Para quem espera nervosamente... // Depois de esperar duas ou trs horas... Tinha razo o rapaz... // ... mergulhemos de corpo e alma no cafezinho.

_________________________________________________________

8.

A frase que admite transposio para a voz PASSIVA : (A) (B) (C) (D) Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes... O chapu dele est a... ... chegou concluso de que o funcionrio... Leio a reclamao de um reprter irritado... ... precisava falar com um delegado...

5.

Com relao ao episdio com que inicia a crnica, o autor se mostra (A) crtico intransigente tanto do comportamento do delegado, por ter deixado o reprter esperando por tanto tempo, como da atitude deste ltimo, que no soube considerar a situao com ironia e bom humor. propenso a julgar a reao do reprter de modo muito mais severo do que a conduta do delegado, sugerindo ter havido grande exagero na afirmao de que este passara o dia inteiro tomando caf. solidrio com o reprter na raiva que este experimentou ao esperar inutilmente pelo delegado e, ainda que de modo bem humorado, inteiramente avesso aos desvios de conduta de uma autoridade. indiferente irritao do reprter e condescendente em relao ausncia do delegado, acreditando que as complicaes da vida justificam inteiramente a necessidade de se recorrer desculpa do caf. compreensivo em relao clera do reprter, mas disposto a tomar o pretexto do caf de que se vale o delegado para considerar, de modo bastante irnico, as razes de seu uso generalizado. 9.

(E)

_________________________________________________________

Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo. Assim diro... Mantendo-se a correo e o sentido original, as frases acima esto reunidas num nico perodo em: (A) Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo e ainda assim diro... Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo, pois assim diro... Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo, conquanto assim diro... Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo: porquanto assim diro... Devemos at comprar um chapu especialmente para deix-lo, por que assim diro... 3

(B)

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


10. ... e chegou concluso de que o funcionrio passou o dia inteiro tomando caf. Do mesmo modo que se justifica o sinal indicativo de crase em destaque na frase acima, est correto o seu emprego em: (A) (B) (C) (D) (E) Ateno: e chegou uma concluso totalmente inesperada. e chegou ento tirar concluses precipitadas. e chegou tempo de ouvir as concluses finais. e chegou finalmente inevitvel concluso. (D) e chegou concluses as mais disparatadas. As questes de nmeros 11 a 16 referem-se ao texto abaixo. Esquerda e direita O DNA de esquerda ou de direita? Ele fornece argumentos para todos. Prova que todos nascem com o mesmo sistema de cdigos genticos, e portanto so iguais ponto para a esquerda , mas que cada indivduo tem uma senha diferente, ponto para a direita. Na velha questo biologia cultura, o DNA d razo a quem diz que caractersticas adquiridas no so hereditrias, nenhuma experincia cultural afeta os genes transmitidos e a humanidade no ficar mais virtuosa muito menos socialista com o tempo. Mas a prpria descoberta do DNA e todas as projees do que se tornou possvel com a manipulao do material gentico mostram como o ser humano pode, sim, interferir na sua prpria evoluo, e como existe nele uma determinao inata para o autoaperfeioamento. Parafraseando Marx: os cientistas sempre se preocuparam em compreender o ser humano, agora devem tratar de mud-lo. A indefinio dos nossos genes apenas mais um numa longa lista de paradoxos que nos dividem. de esquerda ser a favor do aborto e contra a pena de morte, enquanto direitistas defendem o direito do feto vida, porque sagrada, e ao mesmo tempo o direito do Estado de tir-la, embora no gostem que o Estado interfira em outras reas. A direita valoriza o indivduo acima da sociedade, que seria uma abstrao, mas aceita a desigualdade social, ou o sacrifcio de muitos indivduos pelo sucesso de poucos, como natural. A esquerda muitas vezes atribui a um lder superpersonalizado a incongruente realizao de um humanismo igualitrio. Feliz a mosca, que tem mais ou menos a nossa estrutura gentica, mas absolutamente nenhum interesse nas suas implicaes.
(Adaptado de Lus Fernando Verssimo. O mundo brbaro)

11.

O autor admite que, com a descoberta e com a possibilidade de manipulao do sistema de cdigos genticos (DNA), (A) no haver mais como estabelecer qualquer distino entre o que sempre foi de direita e o que sempre se definiu como de esquerda. acabaro de vez os desequilbrios sociais, pois ser possvel superar as desigualdades com base em seguros critrios de justia, que so hereditrios. os homens podero favorecer determinados aspectos de sua evoluo, atendendo assim a uma inclinao da espcie para seu prprio aprimoramento. tanto a esquerda como a direita deixaro de encontrar argumentos para suas posies, de vez que a ao do cdigo gentico que determina uma opo poltica. ficar ainda mais acirrada a oposio entre a esquerda e a direita, pois uma e outra reivindicaro para si o direito de gerenciar os dividendos de uma cincia to lucrativa.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

12.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Um dos vrios paradoxos enunciados no texto o


de que a esquerda, que valoriza a vida, acaba defendendo posio similar da direita, nos casos do aborto e da pena de morte.

II. Ao contrrio da direita, a esquerda encoraja as iniciativas do Estado, quando estas promovem a valorizao do indivduo sem abonar, no entanto, qualquer forma de personalismo.

III. A parfrase de uma afirmao de Marx deixa ver


que este alimentava a convico de que os homens so capazes de se transformarem a si mesmos, em sua trajetria. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

_________________________________________________________

13.

Considerando-se o contexto, deve-se entender que o segmento (A) Ele fornece argumentos para todos refere-se alternncia de poder entre a esquerda e a direita, ao longo da histria. ponto para a esquerda revela a indicao de um fato que favorece, a princpio, uma posio ideolgica dos socialistas. Na velha questo biologia cultura alude clssica disputa entre as cincias humanas e as cincias exatas. A indefinio dos nossos genes diz respeito ao estado ainda incipiente e vacilante das pesquisas no campo da gentica. A direita valoriza o indivduo acima da sociedade, que seria uma abstrao acentua a supremacia de uma tpica tese coletivista.
TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


14. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do singular para preencher adequadamente a lacuna da frase: (A) No ...... (corresponder) aos surpreendentes desdobramentos da descoberta do DNA anloga evoluo no plano das questes ticas. Mesmo a um pesquisador de ponta no ...... (haver) de convir as disputas ticas, pois ele ainda engatinha nessa nova descoberta. De todas as projees que se ...... (fazer) a partir da manipulao do DNA, a mais assustadora a programao de tipos pessoais. A um direitista no ...... (deixar) de assustar, quando isso no lhe convm, iniciativas econmicas que o Estado reivindica para si. No ...... (parecer) uma incongruncia, para os esquerdistas, os excessos personalistas do lder de um movimento socialista. Ateno: As questes de nmeros 17 a 22 referem-se ao texto abaixo.

Joaquim Manuel de Macedo ficou famoso por causa de A Moreninha (1844), romance que virou sinnimo do gnero romntico no Brasil e j fez muitas mooilas e rapazes barbados chorarem. Dr. Macedinho, como era popularmente conhecido, editaria a obra s prprias custas e no se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller. A despeito do sucesso, o ganha-po do escritor seria obtido a partir da atividade como jornalista, articulista e cronista. Mdico de formao, Macedo enveredaria pela literatura de maneira ampla. Num momento em que parecia natural cruzar a ponte entre jornalismo e literatura, Macedinho sagrou-se personagem descolado no Rio de Janeiro de Pedro II. E comeou cedo: com apenas 24 anos, alm de se dedicar ao romance, passou s pginas de jornal. Porm, se sua obra ficcional conhecida, a produo jornalstica pouco divulgada. A desproporo gritante, uma vez que o escritor publicou durante quatro dcadas em vrios rgos cariocas. Apenas no sisudo Jornal do Comrcio, reduto conservador dos mais estveis, Macedo foi presena cativa durante 25 anos, sem interrupo. Suas colunas ocupavam o espao prestigioso do rodap da primeira pgina de domingo, dia em que a circulao duplicava. Macedo era mesmo um agitador. Ajudou a criar uma tradio para nossas artes, letras e histria. Nosso escritor usaria de suas boas relaes e da sua literatura gil para fortalecer seu grupo, empenhado na construo cultural do pas.
(Lilia Moritz Schwarcz. O Estado de S. Paulo, sabtico, S6, 26 de maro de 2011, com adaptaes)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

15.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Habitualmente humorista, nem por isso Lus Fernando Verssimo se exime ao tecer crticas srias, postulando assim um equilbrio entre o riso e a conteno jocosa. O homem ainda est longe de ratificar o alcance da descoberta do DNA, onde as projees mais ousadas fazem lembrar a fico cientfica, ou mesmo muito alm dela. Interessou ao autor debater, uma vez mais, a eterna cisnia entre esquerda e direita, a estar sendo alimentada pela evoluo das descobertas do DNA e pelas projees de onde derivam. Ao se reportar s posies de direita e de esquerda, o autor identificou contradies em ambas, deixando claro que a nenhuma cabe reivindicar o mrito da coerncia absoluta. As moscas, quem diria, ostentam nossa mesma estrutura gentica, afirma o autor, mas nem sequer se comprazem ou o lamentam, pois no implicam nada que no lhes diga respeito.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

16.

Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais em: (A) Os cientistas devem, a partir de agora, tratar de mudar o ser humano, mesmo que at hoje no revelariam mais do que um plido esforo ao buscar compreend-lo. O que for de esquerda ou de direita teria sido agora relativizado pelas descobertas do DNA, cujas projees tm esvaziado essa clssica diviso. Se os cientistas vierem a se preocupar com as questes ideolgicas de que as futuras descobertas se revestissem, tero corrido o risco de partidarizar a cincia. Felizes so as moscas, que nem precisavam saber nada de poltica ou de DNA para irem levando sua vida em conformidade com o que a natureza lhes determinasse como destino. A esquerda j chegou a glorificar a ao de lderes personalistas, cujo autoritarismo obviamente excedia os limites de uma sociedade que se queria justa e igualitria. 17.

Destaca-se no texto (A) a existncia de um vasto pblico voltado para a leitura de obras de carter romntico, ainda no sculo XIX. o papel desempenhado por romancistas na difuso do hbito de leitura entre rapazes e moas durante o sculo XIX. a participao de Macedo como importante colunista no Rio de Janeiro, centro difusor de cultura durante o Imprio. a influncia de uma imprensa politizada na vida do Rio de Janeiro, responsvel pela divulgao de romances no sculo XIX. a agitao cultural do Rio em pleno sculo XIX, que obrigou Macedo a optar pela atividade jornalstica. 5

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


18. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) o romancista, por ser mdico, ainda que conceituado, precisou editar obras de seu prprio bolso, diante de um pblico leitor pouco receptivo. a sociedade do Rio de Janeiro do Imprio apreciava romances romnticos, em oposio ao realismo veiculado nos noticirios, embora os jornalistas fossem bastante admirados. o vasto crculo de relaes sociais de Macedo fez com que ele se transformasse em figura reconhecida nos meios literrios pelo valor de suas crnicas. o valor literrio da enorme produo jornalstica de Macedo superior ao de suas obras de fico, apesar do estrondoso sucesso de A Moreninha. a pouca divulgao da produo jornalstica de Macedo injustificvel diante do reconhecimento do pblico e de sua permanncia na imprensa da poca. 22. ... dia em que a circulao duplicava. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (C) (E) Ateno: ... e j fez muitas mooilas e rapazes barbados chorarem. ... editaria a obra s prprias custas ... ... a produo jornalstica pouco divulgada. Macedo era mesmo um agitador. Nosso escritor usaria de suas boas relaes ... As questes de nmeros 23 a 26 referem-se ao texto abaixo.

(B)

_________________________________________________________

(D)

(E)

_________________________________________________________

19.

O assunto central aponta para o papel de Macedo como (A) (B) autor do primeiro best-seller da literatura brasileira. escritor atuante, tanto nos meios literrios como na atividade jornalstica. mdico popularmente reconhecido no Rio de Janeiro da poca. militante poltico responsvel por diferentes causas sociais. defensor de uma viso romntica da vida cotidiana brasileira.

O caso Montaigne na tradio literria da amizade no propriamente uma exceo. Como os povos felizes, que j se disse no tm histria: os sentimentos vitais, contentes e continentes, poucas vezes, enquanto vigem, dublam-se em reflexo e discurso. Por isso, certamente, a clave da perda marca tanto essa literatura e a tinge to estranhamente de melancolia. ( que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos s se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.) Com efeito, ao pensarmos nos grandes textos sobre a amizade, vm-nos de imediato lembrana a bela dissertao do Llio de Ccero, brotada do interior de seu luto pela morte de Cipio, o sensvel captulo das Confisses de Santo Agostinho dedicado memria do amigo, ou mesmo o Fdon de Plato e seu relato pungente da morte de Scrates. Montaigne tem pois predecessores ilustres, e, explicitamente, incorpora o seu texto nessa linhagem. E, no entanto, ao ler seu ensaio (livro I, 28), sentimos que dissoa bastante do andamento mais moderado dessas composies da tradio. Sua dissertao, sentimos logo, engata alturas mais elevadas, vibra de modo mais intenso. Montaigne radicaliza. Com ele a grandeza daquelas amizades se expande num elemento mais vasto, desafia a moderao, vai ao superlativo. A estreita proximidade das almas se ultrapassa; chega fuso e assim toca o sublime.
(Fragmento adaptado de Srgio Cardoso. Paixo da igualdade, paixo da liberdade: a amizade em Montaigne. Os sentidos da paixo. S.Paulo: Cia. das Letras, 1987. p.162-3)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

20.

... editaria a obra s prprias custas e no se arrependeria: o livro converteu-se em nosso primeiro best-seller. Os dois-pontos introduzem segmento (A) que denota o tempo decorrido entre a publicao da obra e a aceitao do pblico. conclusivo, com ressalva ao que foi expresso anteriormente. concessivo, pela oposio de sentido marcado na negao do verbo anterior. que, embora redundante, tem o objetivo de realar a importncia da informao. explicativo, em que se percebe noo de causa.

(B)

(C)

(D)

23.

Com a comparao feita no incio do texto, o autor sugere que (A) a felicidade uma quimera tanto para o indivduo quanto para os povos, o que comprovado pelas memrias individuais e pelos registros histricos. o indivduo tem em comum com um povo o hbito de no refletir sobre os acontecimentos seno nos momentos de maior felicidade. a histria de indivduos e povos uma oscilao constante entre momentos de felicidade e momentos de dor. o sentimento de amizade que une os indivduos no diferente daquele que unifica um povo, vnculo responsvel pela felicidade de todos. os perodos de felicidade, ao contrrio dos momentos de dor, no costumam ser registrados nem pelos povos, nem pelos indivduos.
TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

(E) 21.

_________________________________________________________

A despeito do sucesso, o ganha-po do escritor seria obtido... O elemento grifado acima pode ser corretamente substitudo, sem alterao do sentido original, por (A) (B) (C) (D) (E) Em razo do Conquanto o Em que pese o Em vista do A partir do

(B)

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


24. Dentre as caractersticas da dissertao de Montaigne que podem ser apreendidas do texto, correto mencionar: (A) A tendncia ao misticismo, inteiramente ausente dos relatos de seus predecessores, mesmo o de Santo Agostinho. A opo por um relato mais imponente e vigoroso, em lugar do tom comedido que seus predecessores adotam. O predomnio da imaginao, o que permite incluir o relato antes no campo da fico, ainda que sublime, do que no da memria. Um radicalismo poltico extremado, que no tem lugar nos relatos politicamente incuos de seus predecessores. A ausncia do tema da morte, onipresente nos textos de seus predecessores, o que faz do relato uma verdadeira celebrao da vida. Ateno: As questes de nmeros 27 a 30 referem-se ao texto abaixo. Entre a palavra e o ouvido Nossos ouvidos nos traem, muitas vezes, sobretudo quando decifram (ou acham que decifram) palavras ou expresses pela pura sonoridade. Menino pequeno, gostava de ouvir uma cano dedicada a uma mulher misteriosa, dona Ondir. Um dia pedi que algum a cantasse, disse no saber, dei a deixa: To longe, de mim distante, Ondir, Ondir, teu pensamento? Ganhei uma gargalhada em resposta. Um dileto amigo achava esquisito o grande Nat King Cole cantar seu amor por uma misteriosa espanhola, uma tal de dona Quis... O ator Ney Latorraca afirma j ter sido tratado por seu Neila. Neila Torraca, claro. Agora me diga, leitor amigo: voc nunca foi apresentado a um velhinho chamado Fulano Detal?
(Armando Fuad. Indito)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

25.

O sentido do elemento grifado NO est expresso adequadamente, entre parnteses e em negrito, ao final da transcrio em: (A) (B) ... ou mesmo o Fdon de Plato e seu relato pungente da morte de Scrates. (sereno) Com ele a grandeza daquelas amizades se expande num elemento mais vasto, desafia a moderao, vai ao superlativo. (ponto mais alto) ... os sentimentos vitais, contentes e continentes, poucas vezes, enquanto vigem, dublam-se em reflexo e discurso. (vigoram) Com efeito, ao pensarmos nos grandes textos sobre a amizade, vm-nos de imediato lembrana a bela dissertao... (memria) Com efeito, ao pensarmos nos grandes textos sobre a amizade, vm-nos... (De fato)

27.

Com base nos casos narrados no texto, correto afirmar que, por vezes, entre a palavra e o ouvido, (A) ocorre um tipo de interferncia no modo de recepo que distorce inteiramente o sentido original da mensagem. uma falha do aparelho auditivo deforma o som captado, levando o receptor a entender outra coisa. a mensagem original se perde porque se ouve uma expresso j adulterada pela m pronncia de terceiros. buscamos reconhecer uma sonoridade apenas por seu efeito acstico, sem lhe emprestar nenhum sentido. nossa capacidade criativa faz com que recusemos sons muito usuais, substituindo-os por outros, mais exticos.

(B) (C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

28.

Est INADEQUADO o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) (B) (C) (D) (E) A traio a que por vezes est sujeita nossa audio pode ter resultados divertidos. Os sons das palavras, a cujos poucas vezes dedicamos plena ateno, podem ser bastante enganosos. A melodia e o ritmo de uma frase, em cujo embalo podemos nos equivocar, valem pelo efeito potico. E afinal, por onde andar dona Ondir, senhora misteriosa de quem o leitor foi f cativo, quando menino? E dona Quis, a quem Nat King Cole jamais teve a honra de ser apresentado, morar ainda em Madri?

26.

( que talvez os relevos dos grandes sentimentos humanos s se deixem mesmo apalpar pelo avesso: a falta permite, mais facilmente, sondar a profundidade do pleno, a dor, do contentamento.) Atente para as afirmaes seguintes sobre a pontuao o empregada na frase acima, transcrita do 1 pargrafo do texto.

I. O uso dos parnteses para isolar a frase justifica-se


por se tratar de uma digresso que, embora relacionada reflexo feita no pargrafo, interrompe momentaneamente o fluxo do pensamento.

_________________________________________________________

II. Os dois-pontos introduzem um segmento que constitui, de certo modo, uma ressalva ao que se afirma no segmento imediatamente anterior.

29.

correto afirmar que, ao se valer da expresso (A) sobretudo quando decifram (...) pela pura sonoridade, o autor se refere exclusivamente ao equvoco causado pela recepo dos sons. Ganhei uma gargalhada em resposta, o autor no deixa entrever qual teria sido a pergunta. uma tal de dona Quis, o autor faz ver que o ouvinte se confundiu por no conhecer a personagem. Neila Torraca, o autor se vale de um equvoco de audio inteiramente distinto do que ocorreu em Fulano Detal. Menino pequeno, o autor torna implcito a ela um sentido de temporalidade. 7

III. As vrgulas que isolam o segmento mais facilmente


poderiam ser retiradas sem prejuzo para a correo e a lgica. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) (B) (C) (D)

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

(E)

TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


30. preciso corrigir, por falhas diversas, a seguinte frase: (A) (B) (C) (D) (E) Quem ouve mal no tem necessariamente mau ouvido; pode ter sido afetado pelo desconhecimento de um contexto determinado. Quem no destorce o que ouviu de modo torto acaba por permanecer longe do caminho reto da compreenso. Pelos sons exticos das palavras, nos impregnamos da melodia potica a cujo encanto se rendem, imantados, os nossos ouvidos. H sons indiscriminveis, como os que se apanha do rdio mau sintonizado ou de uma conversa aliatria, entre terceiros. possvel elaborar-se uma longa lista de palavras e expresses em cuja recepo sonora verificam-se os mais curiosos equvocos. Informtica 31. Com a utilizao do editor de textos Writer do pacote BR Office possvel utilizar um texto selecionado para a criao automtica de uma tabela pela opo Converter do menu Tabelas. Ao selecionar a opo de converso de texto para tabela apresentado uma tela para a escolha do separador de colunas. possvel escolher entre 3 separadores pr-definidos para essa operao ou ainda definir um caractere pela opo Outros. Dois dos separadores padro encontrados nessa tela so: (A) (B) (C) (D) (E) vrgula e barra vertical. ponto e vrgula e vrgula. tabulaes e pargrafo. vrgula e tabulaes. barra vertical e ponto e vrgula.

32.

Pela utilizao do editor de apresentaes Impress, do pacote BR Office, possvel cronometrar a apresentao sendo exibida. Este recurso acessvel por meio da opo Cronometrar, presente no menu (A) (B) (C) (D) (E) Ferramentas. Apresentao de slides. Visualizao de slides. Editar. Formatar.

33.

No Internet Explorer 8 possvel efetuar tarefas pr-programadas para o texto selecionado em uma pgina da Web, como abrir um endereo fsico em um site de mapeamento da web ou procurar a definio de uma palavra no dicionrio, dentre outras coisas. Quando este recurso est ligado, ao lado do texto selecionado mostrado um pequeno cone, que ao ser clicado exibe as opes disponveis. Este recurso conhecido como (A) (B) (C) (D) (E) Marcador. Menu de contexto. Tarefas Rpidas. Quick Picks. Acelerador.

34.

No Microsoft Outlook 2010 possvel ativar opes que iro requisitar que seja devolvida uma confirmao assim que o e-mail for lido e/ou entregue ao destinatrio. Tais opes so facilmente ativadas na tela de criao de um novo e-mail, presentes no menu de Opes, e so chamadas respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) Notificao de Leitura e Notificao de Entrega. Notificao de Status de Leitura e Confirmao de Envio. Solicitar Confirmao de Leitura e Solicitar Confirmao de Entrega. Requisitar Notificao de Leitura e Requisitar Notificao de Envio. Status de Leitura e Status de Envio.

35.

Dentre as aes possveis para se aumentar a segurana em programas de correio eletrnico, INCORRETO dizer que se inclua desligar (A) (B) (C) (D) (E) o recebimento de mensagens por servidores POP3 e IMAP. as opes que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados s mensagens. as opes de execuo de JavaScript e de programas Java. se possvel, o modo de visualizao de e-mails no formato HTML. as opes de exibir imagens automaticamente.
TJURJ-Grupo I-Conhecimentos Tericos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


GRUPO II Legislao Ateno: As questes de nmeros 36 a 41 referem-se ao Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro.

36.

Para a criao e classificao das Comarcas ser considerado, dentre outros, o movimento forense dos municpios do Estado, no qual sero computados apenas os processos (A) (B) (C) (D) (E) cveis, inclusive das Varas de Famlia, que exijam sentena de que resulte coisa julgada. de qualquer natureza que exijam sentena de que resulte coisa julgada. de qualquer natureza, independentemente da exigncia de sentena judicial. cveis, exceto das Varas de Famlia, que exijam sentena de que resulte coisa julgada. cveis, inclusive das Varas de Famlia, independentemente da exigncia de sentena judicial.

37.

Adolfo e Jos so juzes. Paula, irm de Jos, nutricionista, casada com Adolfo. Quanto possibilidade de Adolfo e Jos terem, simultaneamente, assento na mesma Seo, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) No possvel, pois juzes parentes ou afins em linha reta ou colateral, at o quarto grau, inclusive, no podem, simultaneamente, ter assento na mesma Seo. possvel, pois juzes parentes ou afins em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, podem, simultaneamente, ter assento na mesma Seo. No possvel, pois juzes parentes ou afins em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, no podem, simultaneamente, ter assento na mesma Seo. possvel, pois o parentesco por afinidade no impede que ambos tenham assento, simultaneamente, na mesma Seo. possvel, desde que Adolfo tenha tomado posse como juiz antes da realizao de seu casamento com Paula.

38.

Joo e Vitria, depois de 10 anos de namoro, resolveram casar. Ocorre que, o juiz de paz e seus suplentes competentes para a habilitao e celebrao do casamento esto impedidos de realizar tais atos. Nesse caso, (A) (B) (C) (D) (E) Joo e Vitria devero aguardar seis meses, pois aps esse prazo o impedimento cessa e, ento, o juiz de paz da comarca ou circunscrio que estava impedido voltar a ser competente para habilitar e celebrar o casamento. Joo e Vitria devero aguardar sessenta dias, pois aps esse prazo o impedimento cessa e, ento, o juiz de paz da comarca ou circunscrio que estava impedido voltar a ser competente para habilitar e celebrar o casamento. caber ao Presidente do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro a nomeao do juiz de paz ad hoc. caber ao juiz de paz impedido a nomeao de um novo juiz de paz competente na comarca ou na circunscrio que no possua qualquer impedimento. caber ao juiz de direito com competncia para o Registro Civil, na comarca ou na circunscrio, a nomeao do juiz de paz ad hoc.

39.

Lineu, magistrado, foi punido com censura por falta de cumprimento dos deveres do cargo. O magistrado deseja concorrer promoo por merecimento. Neste caso, Lineu poder (A) (B) (C) (D) (E) ser promovido por merecimento somente aps um ano, pois o juiz censurado ficar inabilitado para concorrer promoo por merecimento por esse perodo. ser promovido por merecimento somente aps cinco anos, pois o juiz censurado ficar inabilitado para concorrer promoo por merecimento por esse perodo. ser promovido por merecimento a qualquer tempo, pois apenas a advertncia inabilita o juiz para concorrer promoo por merecimento. concorrer promoo somente por antiguidade, pois, uma vez punido por censura, o juiz no poder mais concorrer promoo por merecimento. ser promovido por merecimento somente aps dois anos, pois o juiz censurado ficar inabilitado para concorrer promoo por merecimento por esse perodo.

40.

Mrio ingressou na magistratura h um ano e exerce, com decoro e justia, o cargo de juiz substituto. A promoo por merecimento de Mrio, em regra, (A) (B) (C) (D) (E) no possvel, j que se considera requisito essencial o perodo mnimo de cinco anos de exerccio na respectiva entrncia. possvel, pois para a promoo por merecimento o perodo mnimo de dois anos de exerccio na respectiva entrncia dispensado, considerando-se requisito essencial a reputao e o senso de justia do magistrado. no possvel, j que se considera requisito essencial o perodo mnimo de dois anos de exerccio na respectiva entrncia. possvel, j que no caso de o magistrado possuir reputao ilibada e senso de justia comprovados, o perodo mnimo exigido para a sua promoo por merecimento de um ano de exerccio na respectiva entrncia. possvel, pois para a promoo por merecimento o perodo mnimo de cinco anos de exerccio na respectiva entrncia dispensado, considerando-se requisito essencial a reputao e o senso de justia do magistrado. 9

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


41. Antnio, desembargador, portador de doena grave e precisa de tratamento de sade. De acordo com informaes de seu mdico, h grandes chances de cura. Porm, para tanto, sero necessrios, pelo menos, 60 dias de licena para o tratamento. Referida licena (A) depender de inspeo por junta mdica e, se concedida pelo rgo Especial do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, salvo contraindicao mdica, Antnio poder proferir decises em processos que, antes da licena, lhe hajam sido conclusos para julgamento ou tenham recebido o seu visto como relator ou revisor. independer de inspeo por junta mdica, bastando somente um relatrio de seu mdico e, se concedida pelo Conselho da Magistratura, salvo contraindicao mdica, Antnio poder proferir decises em processos que, antes da licena, lhe hajam sido conclusos para julgamento ou tenham recebido o seu visto como relator ou revisor. depender de inspeo por junta mdica e, se concedida pelo rgo Especial do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, salvo contraindicao mdica, Antnio poder proferir decises em todos os processos distribudos sua vara, mesmo que lhe hajam sido conclusos para julgamento aps a licena. independer de inspeo por junta mdica, bastando somente um relatrio de seu mdico e, se concedida pelo rgo Especial do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, salvo contraindicao mdica, Antnio poder proferir decises em todos os processos distribudos sua vara, mesmo que lhe hajam sido conclusos para julgamento aps a licena. no poder ser concedida pelo Conselho da Magistratura, tendo em vista que o prazo mximo de licena para tratamento de sade de 30 dias. 44. Marilene, ocupante de cargo em rgo da Administrao Estadual direta em carter efetivo, prestou, para cargo divergente daquele que ocupa, concurso pblico no qual foi habilitada nas provas e no exame de sanidade fsicomental e, ento, designada para o estgio experimental. o De acordo com o Decreto n 2.479/79, Marilene, em regra, (A) no ficar afastada de seu cargo anteriormente ocupado at a sua aprovao no estgio experimental e consequente nomeao no concurso, e continuar recebendo o vencimento e as vantagens, com a perda do auxlio moradia e do adicional por tempo de servio. ficar afastada de seu cargo anteriormente ocupado, mas continuar recebendo o vencimento, as vantagens, o auxlio-moradia e o adicional por tempo de servio. no ficar afastada de seu cargo anteriormente ocupado at a sua aprovao no estgio experimental e consequente nomeao no concurso, e continuar recebendo o vencimento, as vantagens, o auxlio-moradia e o adicional por tempo de servio. ficar afastada de seu cargo anteriormente ocupado com a perda do vencimento, das vantagens e do auxlio-moradia, ressalvado o adicional por tempo de servio. ficar afastada de seu cargo anteriormente ocupado com a perda das vantagens, do auxlio-moradia e do adicional por tempo de servio, mas continuar recebendo o vencimento.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

45.

(E)

Mnica, Analista Judiciria da rea Judiciria, exerce funo de direo de serventia judicial de primeira instncia como titular. Mnica afastou-se da funo por 28 dias e foi substituda por Bonifcio. De acordo com a Lei o n 4.620/05, Mnica (A) no deixar de receber a gratificao de titularidade, pois se afastou por perodo inferior a 30 dias, e Bonifcio assumir suas funes em carter eventual, recebendo o vencimento, as vantagens e o valor da gratificao de substituto, correspondente ao percentual de trinta por cento sobre o vencimento do padro inicial de analista judicirio. deixar de receber a gratificao de titularidade, pois se afastou por perodo superior a 15 dias, e Bonifcio assumir suas funes em carter eventual, recebendo o vencimento, as vantagens e o valor da gratificao de substituto, correspondente ao percentual de vinte por cento sobre o vencimento do padro inicial de analista judicirio. no deixar de receber a gratificao de titularidade, pois se afastou por perodo inferior a 30 dias, e Bonifcio assumir suas funes em carter eventual, recebendo apenas o valor da gratificao de substituto, correspondente ao percentual de trinta por cento sobre o vencimento do padro inicial de analista judicirio. deixar de receber a gratificao de titularidade, pois se afastou por perodo superior a 15 dias, e Bonifcio assumir suas funes em carter eventual, recebendo apenas o valor da gratificao de substituto, correspondente ao percentual de trinta por cento sobre o vencimento do padro inicial de analista judicirio. no deixar de receber a gratificao de titularidade, pois se afastou por perodo inferior a 30 dias, e Bonifcio assumir suas funes em carter eventual, recebendo apenas o valor da gratificao de substituto, correspondente ao percentual de vinte por cento sobre o vencimento do padro inicial de analista judicirio.
TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

________________________________________________________

42.

Eliseu encontra-se realizando estgio experimental no Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro; Marta trabalha exclusivamente como contadora em um escritrio de contabilidade; e Josias Analista Judicirio efetivo do Quadro nico de Pessoal do Poder Judicirio do Estado o do Rio de Janeiro. De acordo com o Decreto n 4.620/05, a funo gratificada poder ser exercida APENAS por (A) (B) (C) (D) (E) Eliseu e Josias. Josias. Marta e Josias. Eliseu. Eliseu e Marta.

(B)

_________________________________________________________

(C)

43.

O advogado Joo, 71 anos de idade, deseja ser nomeado para exercer o cargo comissionado de chefe do gabinete do desembargador Martim, seu amigo. De acordo com o o Decreto n 2.479/79, Joo (A) (B) (C) poder ocupar o cargo em comisso, desde que o Conselho da Magistratura aprove a nomeao. poder ocupar o cargo em comisso, pois no h limite de idade para o exerccio de cargo em comisso. no poder ocupar o cargo em comisso, pois a chefia de gabinete deve ser exercida por funcionrio do prprio gabinete, com mais de 03 anos em sua funo. no poder ocupar o cargo em comisso, pois possui mais de 70 anos de idade. no poder ocupar o cargo em comisso, pois a chefia de gabinete deve ser exercida por funcionrio do prprio gabinete, com mais de 05 anos em sua funo. (E) (D)

(D) (E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


Grupo III CONHECIMENTOS ESPECFICOS 46. A respeito de oramento pblico, analise as afirmaes abaixo:

I. A regra geral em matria oramentria que no devam constar do oramento elementos estranhos previso da receita
e fixao da despesa, embora possa haver algumas excees permitidas pela legislao.

II. O oramento elaborado atravs de projeto de lei submetido ao Poder Executivo pelo Poder Legislativo. III. O oramento tradicional instrumento eficiente para compatibilizar as programaes anuais com o Plano de Trabalho do
Governo.

IV. O oramento base-zero exige que todas as despesas das unidades oramentrias sejam detalhadamente justificadas a
cada ano. Esto corretas APENAS (A) (B) (C) (D) (E) 47.

I e II. I e III. II e III. I e IV. II e IV.

O Oramento-Programa tem como caracterstica principal: (A) (B) (C) (D) (E) dar nfase ao objeto do gasto. promover a ampla integrao da sociedade civil no processo de discusso da elaborao da pea oramentria. incentivar que a fixao das despesas das unidades oramentrias sejam baseadas nas realizadas no ano anterior acrescidas de um percentual que refletir a inflao esperada. ser um instrumento de fiscalizao dos gastos do Poder Executivo pelo Poder Legislativo. efetuar a integrao entre o planejamento do Governo e oramento anual.

48.

Em relao elaborao, discusso, votao e aprovao da proposta de lei oramentria da Unio, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) Somente o Poder Executivo tem autonomia para elaborar sua proposta oramentria. A Lei Oramentria Anual da Unio poder ser remetida ao Congresso Nacional sob a forma de Medida Provisria. O projeto de lei oramentria deve ser apreciado pelas duas casas do Congresso Nacional na forma do Regimento Comum. A Secretaria do Tesouro Nacional do Ministrio da Fazenda o rgo encarregado de encaminhar o projeto de lei oramentria ao Congresso Nacional. O Congresso Nacional pode aprovar emenda ao Oramento para aumentar a despesa fixada para um rgo pblico, mesmo que ela seja incompatvel com o Plano Plurianual.

49.

A execuo da Lei Oramentria Anual da Unio sofrer o controle (A) (B) (C) (D) (E) do Banco Central e do Ministrio da Fazenda. do Poder Legislativo com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio. somente pelo sistema de controle interno de cada Poder. pela Secretaria de Oramento e Finanas (SOF) do Ministrio do Planejamento. pela Secretaria da Casa Civil da Presidncia da Repblica.

50.

O Programa Plurianual dever (A) (B) (C) (D) (E) dispor sobre metas de arrecadao para o perodo de sua vigncia, demonstradas de forma regionalizada. ter vigncia at o final do primeiro exerccio financeiro do mandato presidencial subsequente. ter seu projeto de lei encaminhado ao Poder Legislativo at oito meses e meio antes do encerramento do exerccio financeiro. estabelecer diretrizes e metas da administrao pblica para as despesas de custeio no prazo de sua vigncia. conter Anexo de Riscos Fiscais, onde sero avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas pblicas, informando as providncias a serem tomadas, caso se concretizem. 11

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


51. A Lei das Diretrizes Oramentrias (A) (B) (C) (D) (E) dever fixar as despesas de capital para os quatro exerccios seguintes a que se referir. dever ter seu projeto de lei encaminhado ao Poder Legislativo at quatro meses antes do encerramento do exerccio financeiro. estabelecer a poltica de aplicao das agncias financeiras oficiais de fomento. conter reserva de contingncia, cuja forma de utilizao e montante, definido com base na receita corrente lquida, sero estabelecidos pela lei oramentria anual. conter Anexo de Riscos Fiscais, em que sero estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primrio e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes.

52.

Em relao Lei Oramentria Anual da Unio, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) A lei compreender o oramento de investimento das empresas das quais a Unio participe do capital com direito a voto, mesmo que no tenha o controle. O oramento da seguridade social ter, entre suas funes, a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critrio populacional. O projeto da lei oramentria anual no poder sofrer emendas no Congresso Nacional. A lei, aps aprovada pelo Congresso Nacional, dever ser devolvida para sano do Presidente da Repblica at 15 de janeiro do exerccio a que se referir. O projeto da lei ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenes, anistias, remisses, subsdios e benefcios de natureza financeira, tributria e creditcia.

53.

De acordo com a Constituio Federal de 1988, NO constitui finalidade do sistema de controle interno integrado entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio: (A) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal. julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta.

(B) (C) (D)

(E)

54.

Os crditos especiais e extraordinrios, cujo ato de autorizao foi promulgado em setembro de 20x1, tero vigncia (A) (B) (C) (D) (E) at o final do exerccio financeiro em que foram autorizados. durante um perodo de 12 meses a contar da data da autorizao. durante o prazo estipulado pela lei que autorizou a sua abertura. at o final do exerccio financeiro subsequente desde que reabertos pelo seu saldo. durante a vigncia do plano plurianual.

55.

Na adoo dos procedimentos contbeis patrimoniais pelas entidades do setor pblico, devem ser observados os princpios da entidade, continuidade, registro pelo valor original, (A) (B) (C) (D) (E) oportunidade, competncia e conservadorismo. oportunidade, prudncia e conservadorismo. oportunidade, competncia e prudncia. competncia, relevncia e prudncia. competncia, relevncia e comparabilidade.
TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


56. A Lei Complementar n 101/2000 estabelece que cabe ao Poder Legislativo, diretamente ou com o auxlio do Tribunal de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministrio Pblico, fiscalizar o cumprimento das normas da referida Lei. Sobre este assunto, considere:
o

I. Atingimento das metas estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias. II. Limites e condies para realizao de operaes de crdito e inscrio em Restos a Pagar. III. Destinao de recursos obtidos com a alienao de ativos, tendo em vista as restries constitucionais e as da Lei
Complementar n 101/2000.
o

IV. Definio da escolha da modalidade de licitao para bens e servios comuns, tendo em vista a escolha da proposta mais
vantajosa para a administrao.

V. Definio da metodologia adotada pelo ente pblico para determinao dos custos dos servios pblicos prestados ao
contribuinte. A nfase da fiscalizao pelo Poder Legislativo est no que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, II e IV. II, III e IV. III, IV e V. I, II e V.

57.

De acordo com a Lei n 8.666/93 e suas alteraes, a licitao destina-se a:

I. Garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia. II. Selecionar a proposta mais vantajosa para a administrao. III. Promover o desenvolvimento nacional sustentvel. IV. Regulamentar o processo de aquisio de bens e servios comuns para produtos de comprovada qualidade. V. Estipular o preo mximo a ser pago pelo ente pblico para a aquisio de bens e servios.
Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, II e IV. I, II e V. II, III e IV. III, IV e V.

58.

A Prefeitura do Municpio de Cruz Azul efetuou um convnio com o Ministrio dos Esportes visando a execuo de um projeto de insero de menores carentes em esportes olmpicos, com vencimento em dezembro de X2. No ano de X1 recebeu R$ 500.000,00 de recursos e no ano de X2 recebeu o montante de R$ 100.000,00. Na impossibilidade de utilizao de todos os recursos recebidos at o final do convnio, restou ao municpio devolver o montante de R$ 150.000,00 em X2. O registro contbil da devoluo de recursos ser efetuado como (A) (B) (C) (D) (E) despesa oramentria no valor de R$ 150.000,00. deduo da receita no valor de R$ 150.000,00. despesa oramentria no valor de R$ 100.000,00 e deduo da receita no valor de R$ 50.000,00. deduo da receita no valor de R$ 100.000,00 e despesa oramentria no valor de R$ 50.000,00. deduo da receita no valor de R$ 100.000,00 e despesa extraoramentria no valor de R$ 50.000,00.

59.

Uma das despesas pblicas que pode ser classificada como extraoramentria : (A) (B) (C) (D) (E) juros sobre a dvida por contrato. despesa com arrendamento mercantil. amortizao das operaes de crdito por Antecipao de Receita Oramentria (ARO). despesa com pessoal e encargos. aquisio de imveis. 13

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


60. Constituem exemplos de variaes patrimoniais quantitativas e qualitativas, nesta ordem, as decorrentes de (A) (B) (C) (D) (E) compra de um veculo vista e contratao de operaes de crdito. lanamento do imposto sobre propriedade de veculos automotivos e contratao de operaes de crdito. contratao de operaes de crdito e pagamento de despesas com material de escritrio. compra de um veculo a prazo e pagamento de despesas com material de escritrio. recebimento de impostos sobre servios e consumo de material de escritrio.

61.

De acordo com o Plano de Contas aplicado ao setor pblico, compreendem informaes de natureza patrimonial, oramentria e de controle, respectivamente, as referentes a: (A) (B) (C) (D) (E) Pessoal e encargos sociais; Inscrio de Restos a pagar e Execuo de dvida ativa. Impostos, taxas e contribuies; Pessoal e encargos sociais e Inscrio de Restos a pagar. Inscrio de Restos a pagar; Execuo de dvida ativa e Execuo Oramentria. Inscrio de Restos a pagar; Pessoal e encargos sociais e Execuo Oramentria. Inscrio de Restos a pagar; Execuo oramentria e Execuo de dvida ativa.

62.

Considere o Anexo 1 Demonstrativo de execuo dos Restos a Pagar no processados de um determinado rgo do Governo Federal.
Anexo 1 Demonstrativo de execuo dos Restos a Pagar no processados em 31/12/20x1 INSCRITOS EM EXERCCIOS ANTERIORES INSCRITOS EM 31 DE DEZEMBRO DO EXERCCIO ANTERIOR 40.000,00 20.000,00 5.000,00 15.000,00 35.000,00 30.000,00 110.000,00 100.000,00

RESTOS A PAGAR NO PROCESSADOS DESPESAS CORRENTES Pessoal e encargos sociais Juros e encargos da dvida Outras despesas correntes DESPESAS DE CAPITAL Investimentos Inverses financeiras Amortizao da dvida TOTAL

LIQUIDADOS

PAGOS

CANCELADOS 1.000,00

SALDO

34.000,00 20.000,00 4.000,00 10.000,00 95.000,00 80.000,00

27.000,00 15.000,00 4.000,00 8.000,00 70.000,00 60.000,00

5.000,00 0,00

1.000,00

0,00 5.000,00

10.000,00 10.000,00

40.000,00 40.000,00

5.000,00 35.000,00

10.000,00 150.000,00

15.000,00 129.000,00

10.000,00 97.000,00 11.000,00

0,00 45.000,00

Considerando que, em X1, o saldo inicial de Restos a pagar processados era igual a zero, o saldo final de Restos a pagar liquidados em 31/12/x1 era de (A) (B) (C) (D) (E) 14 R$ 32.000,00. R$ 45.000,00. R$ 21.000,00. R$ 35.000,00. R$ 53.000,00.
TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


63. A Prefeitura Municipal de Xupitinga realizou no primeiro semestre de 20x1, uma licitao na modalidade tomada de preos para aquisio de merenda escolar, totalizando a importncia de R$ 645.000,00. No incio do segundo semestre, verificou-se que a quantidade prevista inicialmente no seria suficiente para atendimento da necessidade das escolas municipais at o final do ano. O ordenador da despesa observou que seria necessrio efetuar nova licitao para complemento das necessidades do o municpio. A quantidade necessria importaria no valor de R$ 75.000,00. Em conformidade com a Lei n 8.666/93 e visando a opo mais vantajosa para o errio pblico, o ordenador da despesa deveria (A) (B) (C) abrir uma licitao na modalidade convite no valor de R$ 75.000,00, tendo em vista que o montante a ser adquirido encontra-se dentro do limite previsto para esta modalidade. abrir uma licitao na modalidade tomada de preos no valor de R$ 75.000,00, tendo em vista que a licitao anterior foi realizada na mesma modalidade. abrir uma licitao na modalidade de concorrncia, tendo em vista que o montante previsto de R$ 75.000,00 para a licitao, acrescido ao valor da licitao anterior extrapola o limite previsto para a realizao de uma licitao na modalidade de tomada de preos. abrir uma licitao na modalidade de prego presencial, tendo em vista que esta modalidade a nica permitida para a aquisio de bens e servios comuns. efetuar uma compra direta junto aos fornecedores usuais da prefeitura, com dispensa de licitao, tendo em vista a urgncia na aquisio da merenda escolar.

(D) (E)

64.

A Prefeitura do Municpio de Brasilndia do Norte efetuou um processo de licitao com vistas aquisio de computadores para a escola municipal, com valor mximo previsto de R$ 550.000,00. Ao final do certame, verificou-se que as empresas cumpriram todas as exigncias do edital de licitao, bem como apresentaram os documentos exigidos pelo processo. O valor das propostas e informaes adicionais constantes do processo so as que seguem:
NOME DA EMPRESA Empresa Alfa Empresa Beta Empresa Gama Empresa Delta Empresa mega VALOR DA PROPOSTA R$ 500.000,00 R$ 500.000,00 R$ 500.000,00 R$ 525.000,00 R$ 540.000,00 INFORMAES ADICIONAIS Os equipamentos foram produzidos por uma empresa chinesa em fbrica localizada no Pas. Os equipamentos foram produzidos por empresa brasileira, com utilizao de tecnologia japonesa, atravs de filial localizada na China. Os equipamentos foram produzidos por empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento no Pas. Os equipamentos foram produzidos por empresa brasileira em fbrica localizada no Pas. Os equipamentos foram produzidos por empresa brasileira com fbrica localizada no Pas e que investe em pesquisa e desenvolvimento no Pas.

De acordo com a Lei n 8.666/93 e alteraes posteriores, o ordenador da despesa dever declarar vencedora a empresa (A) (B) (C) (D) (E) 65. Alfa. Beta. Gama. Delta. mega.

Visando atender a insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro permitido ao gestor efetuar operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO). Em relao a este assunto, considere:

I. As operaes de crdito sero realizadas somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio. II. As operaes de crdito devero ser liquidadas, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de
cada ano.

III. permitido ao Presidente, Governador ou Prefeito Municipal efetuar operaes de crdito por antecipao de receita
oramentria desde que anterior ao ltimo quadrimestre do ltimo ano de seu mandato.

IV. O gestor pblico poder efetuar diversas operaes de crdito ainda que no tenha liquidado as operaes anteriores de
mesma natureza, desde que todas sejam liquidadas at o dia dez de dezembro de cada ano.

V. A operao de crdito no ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao,
obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou que vier a esta substituir. De acordo com A Lei Complementar n 101/00, correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)
o

I, II e IV. I, II e V. I, III e V. II, III e IV. II, IV e V.


15

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


66. Em 31/12/x1, ao efetuar a elaborao das Demonstraes Contbeis obrigatrias definidas pela NBCT 16, o contador de um determinado ente pblico verificou que no Balano Patrimonial constava as seguintes informaes:
CONTAS ATIVO NO CIRCULANTE Imobilizado Mveis e utenslios (-) Depreciao Acumulada s/ mveis e utenslios Terrenos Edificaes (-) Depreciao acumulada s/ edificaes Veculos (-) Depreciao acumulada s/ veculos 1.570.000,00 150.000,00 (60.000,00) 500.000,00 1.000.000,00 (240.000,00) 600.000,00 (380.000,00) 1.452.000,00 120.000,00 (48.000,00) 500.000,00 1.000.000,00 (200.000,00) 400.000,00 (320.000,00) Saldo em 31/12/x1 Saldo em 31/12/x0

Em 31/12/X1, antes do encerramento do Balano Patrimonial, o contador verificou que tanto o valor de mercado menos o custo de alienao quanto o valor em uso dos Terrenos e Edificaes eram de, respectivamente, R$ 400.000,00 e R$ 700.000,00. A vida til remanescente estimada para as Edificaes era de 15 anos. Em cumprimento NBCT 16, o procedimento contbil a ser efetuado seria (A) (B) (C) (D) manter os valores do Ativo imobilizado na forma em que se encontram, tendo em vista que o prazo estimado para recuperabilidade dos ativos longo. aplicar o teste de recuperabilidade dos ativos (impairment) somente para os terrenos, tendo em vista que no sofrem registro de depreciao. aplicar o teste de recuperabilidade dos ativos (impairment), ajustando o valor dos terrenos para R$ 400.000,00, com reconhecimento de perdas no valor de R$ 100.000,00 reconhecidas diretamente como reduo do Patrimnio Lquido. aplicar o teste de recuperabilidade dos ativos (impairment), ajustando o valor dos terrenos para R$ 400.000,00 e o valor das Edificaes para R$ 700.000,00, com reconhecimento de perdas a serem registradas em contas de resultado no valor de R$ 160.000.00. aplicar o teste de recuperabilidade dos ativos (impairment), ajustando o valor dos terrenos para R$ 400.000,00 e o valor das Edificaes para R$ 700.000,00, com reconhecimento de perdas a serem registradas em contas de resultado no Resultado do Exerccio no valor de R$ 400.000.00.

(E)

67.

Observe o Balano Patrimonial elaborado pela Prefeitura Municipal de Jerez ao final de 20x1:
Prefeitura Municipal de Jerez BALANO PATRIMONIAL Exerccio findo em 31/12/20x1 Em milhares de R$ ATIVO ESPECIFICAO ATIVO CIRCULANTE Caixa e equivalente de caixa Crditos a curto prazo Estoques ATIVO NO CIRCULANTE Realizvel a longo prazo Imobilizado Bens mveis Bens imveis (-) Depreciao acumulada Intangvel Softwares Direito de uso de imveis TOTAL DO ATIVO Exerccio atual 1.750 750 700 300 1.250 500 500 300 300 (100) 250 150 100 3.000 Exerccio ESPECIFICAO Anterior 1.000 PASSIVO CIRCULANTE 500 Obrigaes trabalhistas 350 Emprstimos a pagar 150 Fornecedores a pagar Provises 1.000 PASSIVO NO CIRCULANTE 400 Emprstimos a pagar 390 Fornecedores a pagar 150 Provises 300 (60) TOTAL DO PASSIVO 210 PATRIMONIO LIQUIDO 110 Patrimnio Social 100 Resultados Acumulados TOTAL DO PATRIMONIO LQUIDO 2.000 TOTAL PASSIVO + PL 100 300 400 3.000 100 200 300 2.000 2.600 1.700 PASSIVO Exerccio Atual 1.300 300 500 400 100 1.300 750 250 300

Exerccio Anterior 1.100 200 500 200 200 600 350 150 100

Analisando o Balano Patrimonial encerrado em 20X1, correto afirmar que: (A) (B) (C) (D) (E) 16 o Resultado Econmico do Exerccio de 20x1 foi de R$ 300.000,00. a empresa possui maior liquidez corrente em 31/12/20x0 do que em 31/12/20x1. o ndice de solvncia variou de 31/12/20x0 para 31/12/20x1 em 5,1%. o ndice de solvncia variou de 85% em 31/12/20x0 para 86,7% em 31/12/20x1. o ndice de liquidez seca maior em 31/12/20x1 do que em 31/12/20x0.
TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001


68. Dois capitais so aplicados em um banco numa mesma data. O primeiro capital no valor de R$ 25.000,00 foi aplicado a juros simples, durante 10 meses, e o valor dos juros no final do perodo foi igual a R$ 1.875,00. O segundo capital tambm foi aplicado a juros simples com a mesma taxa de aplicao utilizada no primeiro capital, durante 8 meses, e o valor do montante no final do perodo foi igual a R$ 28.196,00. O valor do segundo capital igual a (A) R$ 25.600,00.

(B)

R$ 25.800,00.

(C)

R$ 26.200,00.

(D)

R$ 26.400,00.

(E)

R$ 26.600,00.

69.

Um investidor analisa duas opes para aplicar uma quantia de valor igual a R$ 40.000,00:

I. Aplicar toda a quantia a juros simples durante o prazo de 16 meses. II. Aplicar toda a quantia a juros compostos, durante 1 ano, a uma taxa de 6% ao semestre.
Se o valor dos juros das duas opes so iguais, ento a taxa anual correspondente da primeira opo (A) 8,16%.

(B)

9,27%.

(C)

9,60%.

(D)

10,20%.

(E)

10,80%.

70.

Um ttulo de valor nominal igual a R$ 28.000,00 foi descontado 3 meses antes de seu vencimento com uma taxa de desconto de 18% ao ano. A operao utilizada foi a de desconto comercial simples. Na mesma data, outro ttulo de valor nominal igual a R$ 30.000,00 foi descontado, com uma taxa de desconto de 18% ao ano, tambm com a utilizao da operao de desconto comercial simples. Se o valor presente correspondente do segundo ttulo supera o valor presente correspondente do primeiro ttulo em R$ 560,00, ento o nmero de meses antes do vencimento em que o segundo ttulo foi descontado igual a (A) 4.

(B)

5.

(C)

6.

(D)

7.

(E)

8. 17

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001

DISCURSIVA ESTUDO DE CASO

Ateno: Considere o Balano Patrimonial e as Informaes Adicionais para responder s questes de nmeros 1 e 2. O Secretrio de Fazenda do Estado Gama, Sr. Jos da Silva Pereira, solicitou um parecer sobre as modificaes que devero ser implementadas na contabilidade do governo estadual com vistas adoo do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico Parte II: Procedimentos Contbeis Patrimoniais e Parte V: Demonstraes Contbeis Aplicadas ao Setor Pblico, conforme Portaria o o STN n 406, de 20 de junho de 2011, e Portaria STN n 828, de 14 de dezembro de 2011. Para isso, disponibilizou o Balano Patrimonial Consolidado referente a 31 de Janeiro de X1 e informaes adicionais sobre critrios de reconhecimento e mensurao de ativos e passivos, conforme apresentado a seguir.
Governo do Estado Gama BALANO PATRIMONIAL

Exerccio Findo em 31 de Janeiro de X1


ATIVO Ttulos Ativo Financeiro PASSIVO R$ (milhes) Ttulos 3.783 Passivo Financeiro R$ (milhes)

Caixa e Equivalentes de Caixa (1) Investimentos e Aplicaes Temporrias de Curto Prazo (2)
Ativo Permanente Crditos de Curto Prazo (3)

Estoques (4) Investimentos (5) Imobilizado (6) Intangvel (7) Saldo do Ativo Real TOTAL

135 3.648 64.188 43.000 3.223 3.850 14.015 100 67.971

Restos a Pagar (8)


Passivo Permanente

2.650 2.650 48.405 47.830 575

Dvida Fundada Interna (9) Dvida Fundada Externa (9)

Saldo do Passivo Real Ativo Real Lquido 67.971 TOTAL

51.055 16.916 67.971

Informaes Adicionais: 1. Caixa e Equivalentes de Caixa: mensurados ou avaliados pelo valor original, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do Balano Patrimonial. As aplicaes financeiras de liquidez imediata so mensuradas ou avaliadas pelo valor original, atualizadas at a data do Balano Patrimonial. Investimentos e Aplicaes Temporrias de Curto Prazo: compreendem as aplicaes de recursos em ttulos e valores mobilirios ps-fixados no destinados negociao. Tais aplicaes de recursos so mensuradas pelo valor original e ajustadas conforme condies contratuais at a data do Balano Patrimonial. Tambm, so constitudas provises para perdas provveis. Crditos de Curto Prazo: compreendem os valores dos crditos de dvida ativa tributria, em processo de inscrio e j inscritos, realizveis at o trmino do exerccio seguinte. Os crditos oriundos da receita tributria so reconhecidos no Balano Patrimonial apenas quando encaminhados para inscrio em dvida ativa. Os crditos so mensurados ou avaliados pelo valor original, ajustados pela atualizao monetria, juros, multas/encargos. Os riscos de recebimento de direitos so reconhecidos em conta de ajustes. Estoques: so mensurados ou avaliados com base no valor de aquisio/produo/construo. O mtodo para mensurao e avaliao das sadas dos estoques o custo mdio ponderado. Investimentos: referem-se a investimentos em empresas controladas pelo governo estadual e so avaliados pelo mtodo do custo de aquisio. Imobilizado: so reconhecidos e mensurados com base em todos os critrios previstos pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico Parte II: Procedimentos Contbeis Patrimoniais. Intangvel: refere-se a softwares adquiridos pelo governo estadual, com vida til de 10 anos, e avaliado pelo valor de aquisio. Restos a Pagar: referem-se a despesas relativas aquisio de material permanente e de consumo, parcialmente processadas e no pagas, cujos valores foram inscritos em Restos a Pagar no final do exerccio financeiro. As obrigaes so mensuradas ou avaliadas pelo valor original, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do Balano Patrimonial. Dvida Fundada Interna e Externa: so reconhecidas e mensuradas com base em todos os critrios previstos pelo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico Parte II: Procedimentos Contbeis Patrimoniais e Parte III: Procedimentos Contbeis Especficos.

2.

3.

4. 5. 6. 7.

8.

9.

18

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001

QUESTO 1 Para subsidiar a elaborao do parecer, defina os critrios a serem adotados para classificao das contas do Ativo e do Passivo em grupos de contas para efeitos de elaborao e divulgao do Balano Patrimonial. Considere, para isso, APENAS informaes do subsistema de informaes patrimoniais.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

19

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova AC, Tipo 001

QUESTO 2 Para subsidiar a elaborao do parecer, identifique as modificaes a serem implementadas quanto ao reconhecimento e mensurao de ativos e passivos.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

20

TJURJ-Anal.Jud.-Contador-AC

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi