Vous êtes sur la page 1sur 19

INSTITUTO POLITCNICO DE SANTARM ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO

Deontologia, valores e religio

Unidade Curricular: tica e Deontologia na Interveno Social


Mestrandas: Ana Dinis e Ana Santos Docente: Ramiro Fernando Lopes Marques Ano letivo: 2013/2014

Naqueles dias no havia rei em Israel ; porm cada um

fazia o que parecia reto aos seus olhos.


(Juzes 17:6 e 21:25)

Objetivo do nosso trabalho


At que ponto a regulao das normas da sociedade, quer por via

dos Valores, da Religio ou do Direito, importante e condiciona a ao dos indivduos, sabendo que, se estes no seguirem as regras sero punidos?
Qual o papel do Tcnico Superior de Educao Social?

1. A Deontologia
A Deontologia regula a atividade profissional em termos do

que so as boas e a ms prticas. O regulamento faz com que haja uma reduo da liberdade, uma maior responsabilidade e autonomia profissional.

Immanuel Kant (1724-1804)


A Deontologia regula a atividade profissional em termos do que so as boas e a ms prticas. O regulamento faz com que haja uma reduo da liberdade, uma maior responsabilidade e autonomia profissional.

2. Os Valores
Os valores so bipolares, visto que so

constitudos por um polo positivo ( uma meta ou um ideal a atingir) e um polo negativo (algo a evitar). Tambm so hierarquizveis, na medida em que h graus maiores ou menores de importncia, de preferncia e de rejeio em cada sociedade. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, vai contra os valores morais mas existem pases, onde essa prtica permitida e aceite pela sociedade.

Jean Piaget (1896-1980)

O sentido da vida e da existncia humana est dependente dos

valores. Os valores so especficos de uma determinada sociedade e cultura. Eles permanecem mas o seu contedo varia de poca para poca e de lugar para lugar.

Tipos de Valores
1. Valores espirituais : Esto relacionados aos valores ticos (valores que dizem respeito s normas ou critrios de conduta moral, cujo suporte constitudo por algo moral). Exemplos: Solidariedade, honestidade, verdade, lealdade, bondade.
2. Valores estticos: Dizem respeito expresso, cujo suporte tem a ver com algo irreal (aparncia). So exemplo de valores estticos: a harmonia, o belo, o feio, o sublime, o trgico.

3. Valores lgicos: Esto no domnio do conhecimento ( o saber, a verdade) e o seu contedo (verdadeiro ou falso). 4. Valores sensveis: Relacionam-se com o agradvel e o prazer, e o valor vital (fora, sade). 5. Valores de utilidade econmica: Referem-se aos bens (vesturio, comida, habitao).

5. Valores religiosos: Esto relacionados com a relao que o homem tem perante os fenmenos transcendentes. Exemplos: Sagrado, Santidade, Pureza, Perfeio, Bem, Mal.

H um dever-ser que est implcito; atravs de uma voz da conscincia que o homem percebe a ordem de realizar os valores morais. Era este que Kant se referia quando falava em autonomia da conscincia e vontade moral.

3. A Religio
A religio o encontro do homem com uma realidade sagrada, que se traduz em determinadas atitudes prticas. O crente relaciona-se com o sagrado e o profano. O sagrado relaciona-se com o sobrenatural, o transcendente, a realidade verdadeira e significativa. O profano refere-se realidade temporal, cronolgica e com a realidade da vida quotidiana, que apreensvel atravs dos sentidos e compreensvel pela razo.

Religies diferentes mas com aspetos em comum:


Cristianismo Faz aos outros o que gostarias que fizessem a

ti mesmo, pois esta a Lei dos Profetas.


Islamismo Nenhum de ns verdadeiramente crente at

desejar para os outros aquilo que deseja para si mesmo.


Judasmo No faas ao teu vizinho aquilo que te odioso. Budismo No faas aos outros aquilo que te magoasse se

fosse feito a ti mesmo.

Perspetivas face Religio:


Durkheim(1858-1917): Filsofo e socilogo Uma religio um sistema solidrio de crenas e de prticas relativas a coisas sagradas, quer dizer, separadas, interditas, crenas e prticas que unem uma mesma comunidade moral chamada igreja, todos os que a elas aderem. (p.339)

Ismael Quiles (1906-1993): Filsofo e Sacerdote O homem um animal religioso e os valores religiosos tm uma conexo essencial com o homem, visto que so essenciais ao homem.

Roger Caillois (1913-1978) : Socilogo, crtico

No

homem religioso existem dois meios complementares, um onde se age sem angstia ou temor e outro onde existe um sentimento de dependncia ntima.
Marx (1818-1883): Filsofo, economista A religio o pio do povo. Deus no existe. Deus uma hiptese e dispendiosa que deve ser suprimida. No a conscincia dos homens que determina a realidade, pelo contrrio, a realidade social que determina a conscincia dos homens.

Nietzsche (1844-1900): Filsofo, crtico cultural Condeno o Cristianismo, lano contra a Igreja a mais temvel de todas as acusaes que alguma vez um acusador pronunciou. Ela a maior de todas as corrupes que pensar se podem.

O Super-homem o sentido da Terra...


Eu ensino-vos o Super-homem. O homem algo

que deve ultrapassar-se.

Concluso
A Deontologia regula a atividade profissional em termos do que so as boas e a ms prticas. A religio e os valores religiosos tm um peso elevado na nossa sociedade. A existncia ou no de um Ser superior a ns, que comanda este mundo uma questo que o homem no pode provar. Existem escrituras sobre Deus e sobre a origem do mundo, dentro das vrias religies e que so relatadas por emissores terrestres que as leem e interpretam nas cerimnias religiosas. Sendo a sociedade regida por regras e crente dessas escrituras, classifica as condutas dos indivduos por boas ou ms, tendo em conta valores de carter religioso.

O homicdio um exemplo de um dos crimes a no cometer, que est mencionado nos Mandamentos da Lei de Deus: No matars e se relacionarmos este mandamento com um dos Valores Universais, est l o Direito Vida. Mas porque o indivduo um ser livre, ele decide qual a conduta que deve tomar. Porm, as suas ms condutas, sero avaliadas, quer pelo Direito, quer pela conscincia coletiva da sociedade onde est inserido.

O Cdigo Deontolgico do Tcnico de Educao Social:


Salvaguardar []o bem estar de qualquer pessoa que procure os seus servios;

Ter em conta []os valores da dignidade e do respeito da condio humana;


Reconhecer e respeitar os valores ticos e culturais de cada ator com quem vier a realizar a sua atividade profissional; Ser sigiloso, []evitando intromisso na vida privada e ntima dos sujeitos de educao.
(Artigos 2,3,18 e 27)

Bibliografia

Aron, R. (1994). As Etapas do Pensamento Sociolgico. Lisboa: Publicaes Dom Quixote. Bruno Ferreira, S. A. (2011). Pertinncia Profissional e Cdigo Deontolgico do Tcnico Superior de Educao Social. Leiria: APTSES. Durkheim, . (2003). Formas elementares da vida religiosa. Lisboa: Celta. Giddens, A. (2000). O mundo na era da globalizao. Lisboa: Ceuta Editora. Gomes, F. R. (2012). Bblia Sagrada. Lisboa: Paulus Editora, 8 Edio. Huntington, S. (1999). O choque das civilizaes e a mudana na ordem social. Lisboa: Edies Gradiva. Jean tienne, F. B.-P.-P. (2008). Dicionrio de Sociologia. Lisboa: Pltano Editora. Singer, P. (2000). A tica prtica. Lisboa: Gradiva.

Web Grafia:
www.filosofia.platanoeditora.pt Marques, R. Educao do carter: um conceito, mltiplas questes. ramirodot.com.

Vous aimerez peut-être aussi