Vous êtes sur la page 1sur 2

Departamento de Engenharia Mecnica

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAO POR ABSORO


Aluno: Carlos Eduardo Nascimento Orientadores: Aldo Falconi Filho (UCP) Frank Chaviano Pruzaesky (pesquisador) Yipsy Roque Benito (doutoranda) Jos Alberto dos Reis Parise Introduo O sistema de absoro gua-amnia um dos mais antigos mtodos de refrigerao. Amnia utilizada como refrigerante e a gua, como absorvente. O sistema pode ser usado em qualquer aplicao onde a amnia seja o refrigerante apropriado. O presente projeto caracteriza um sistema de absoro de simples estgio com regeneraes internas, que usa uma mistura gua-amnia como fluido de trabalho. A partir da queima de combustvel gs natural produz gua gelada (ou soluo gua-etileno glicol) no evaporador e gua quente no conjunto condensador-absorvedor. O equipamento a ser estudado um refrigerador com ciclo de absoro de fabricao italiana, marca Robur de 5 TR. O mesmo est composto por gerador, retificador, prabsorvedor em conjunto com o condensador, absorvedor, bomba da soluo, evaporador, trocador refrigerante entre as linhas sada do evaporador e do condensador e dispositivos de expanso. Realiza pr-aquecimento da soluo forte no retificador e no pr-absorvedor. Produz, simultaneamente, gua gelada temperatura de 7C no evaporador e gua quente a 50C atravs da recuperao de calor no conjunto condensador-absorvedor.
P
Hot water circuit

& Q GEN

& Q CON

7 9
RECTIFIER GENERATOR 8 3

P CON
10

CONDENSER

2
& W PUMP

16

PINT

REFRIGERANT HEAT EXCHANGER 11 12

17 1
WATER COOLED ABSORBER

SOLUTION PUMP Hot water circuit


& Q WCA

13

14

15 SOLUTION COOLED ABSORBER

PEVA

EVAPORATOR
& Q EVA

Chilled water circuit

Figura 1 Esquema P - T do ciclo de absoro de vapor com pr-aquecimento da soluo forte no retificador e recirculao no pr-absorvedor.

Departamento de Engenharia Mecnica

A Fig. 1 mostra o ciclo termodinmico do sistema a ser modelado, com os pontos significativos do sistema, onde foram determinados os estados termodinmicos e as correspondentes propriedades. So ressaltados os nveis de presses em que o sistema trabalha e, qualitativamente, os nveis de temperaturas. Tambm so representados os fluxos de energia trocada entre o sistema e o ambiente. Objetivo Ao aluno coube familiarizar-se com o projeto, o equipamento em estudo e com as prticas gerais de laboratrio. Metodologia As principais tarefas que couberam ao aluno no projeto foram: 1) Participao da reunies semanais do projeto; 2) Apoio na montagem do circuito hidrulico da instalao; 3) Pesquisa, na Internet, de novos produtos e equipamentos, necessrios ao desenvolvimento do projeto; 4) Apoio tcnico na confeco do quadro eltrico do sistema de refrigerao; 5) Acompanhamento da fabricao (na serralheria) da base para os reservatrios de gua. So mostradas, abaixo, fotos com o quadro eltrico construdo e o sistema de refrigerao (ainda na embalagem), aguardando comissionamento.

Figura 2- Quadro eltrico.

Figura 3 Refrigerador por absoro.

Vous aimerez peut-être aussi