Vous êtes sur la page 1sur 5

doi: 10.4322/tmm.

00603004

OTIMIZAo DoS PARMETRoS DE AUSTENITIZAo DE UM FERRo NoDULAR AUSTEMPERADo A PARTIR DA ZoNA CRTICA
Eliana Franco 1 Csar Edil da Costa 2 Jonesson Stahlschmidt 3 Wilson Luiz Guesser 4

Resumo O ferro fundido nodular austemperado a partir da zona crtica, denominado NAZC neste trabalho, tem se apresentado como um material emergente devido ao seu interessante conjunto de propriedades mecnicas. O principal objetivo deste trabalho avaliar os parmetros de austenitizao para a fabricao do NAZC. Inicialmente, amostras de ferro nodular foram austenitizadas dentro da zona crtica e temperadas para avaliao da parcela de austenita (martensita na temperatura ambiente), a qual se transformaria em ausferrita no estudo posterior de austmpera. O tratamento de austmpera resulta em uma microestrutura constituda por ausferrita e ferrita pr-eutetide. A partir da anlise dos resultados de tmpera, foram realizados tratamentos de austmpera e ento observados os parmetros que levam a determinadas microestruturas. Em ambos os tratamentos, as amostras foram caracterizadas por microscopia ptica e anlise de imagem. Tratamentos de austmpera realizados a uma temperatura de austenitizao de 790C e tempos de 3h e 4 h levaram a uma microestrutura nal que deve apresentar um interessante conjunto de propriedades mecnicas. Palavras-chave: Ferro nodular austemperado; Austmpera; Ferrita; Ausferrita.

OPTIMIZATION OF AUSTENITIZING PARAMETERS OF A DUCTILE IRON AUSTEMPERED FROM THE CRITICAL ZONE
Abstract The austempered ductile cast iron from the critical zone, named NAZC in this work, has been presented as an emerging material due to its interesting range of mechanical properties. The main objective of this study is to evaluate the austenitizing parameters for NAZC manufacturing. Initially, ductile iron specimens were austenitized within the critical zone and quenched to evaluate the amount of austenite (martensite at room temperature), which would become ausferrite later in the study of austempering. The treatment of austempering results in a microstructure consisting of ausferrite and proeutectoid ferrite. From the analysis of quenching results, austempering treatments were performed and then the parameters that lead to certain microstructure were observed. In both treatments, the specimens were characterized by optical microscopy and image analysis. Austempering treatments performed at a temperature of 790C and intervals of 3h and 4 h led to a nal microstructure which should present an interesting set of mechanical properties. Key words: Austempered ductile iron; Austempering; Ferrite; Ausferrite.

1 Aluna de mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Rua Jacutinga, 74, Iriri, Cep 89227-365, Joinville, SC, Brasil. E-mail: eliana_franco@globo.com 2 Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Doutor em Engenharia Mecnica. Rua Jacarepagu, 31, Bom Retiro, Cep 89223-040, Joinville, SC, Brasil. E-mail: edil@joinville.udesc.br 3 Acadmico do Curso de Engenharia Mecnica da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. Rua Arnaldo Moreira Douat, 150, apto 503a, Floresta, Cep 89211-000, Joinville SC, Brasil. E-mail: joanesson@ibest.com.br 4 Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, Gerente de Engenharia Metalrgica da Tupy S/A, Doutor em Engenharia Metalrgica. Rua Albano Schmidt, 3400, Boa Vista, Cep 89227-901, Joinville, SC, Brasil. E-mail: wguesser@tupy.com.br

142

Tecnol. Metal. Mater. Miner., So Paulo, v. 6, n. 3, p. 142-146, jan.-mar. 2010

1 INTRODUO O Nodular Austemperado a partir da Zona Crtica, NAZC, apresenta de um modo geral as caractersticas dos nodulares austemperados, associando altos valores de resistncia mecnica com alto alongamento, bem superiores aos nodulares de matriz de perlita e ferrita.(1,2) A microestrutura desse material apresenta uma matriz constituda por ferrita pr-eutetide ou equiaxial e ausferrita, alm dos ndulos de grata. A ausferrita um constituinte, composto por pelo menos duas fases: ferrita baintica e austenita de alto carbono (ferrita baintica pode conter carbetos), a austenita de alto carbono tambm chamada de austenita retida, estvel ou austenita no transformada.(3) A presena de ferrita pr-eutetide confere a essa nova classe de material uma maior tenacidade, diminuindo assim a sua sensibilidade presena de pequenos defeitos (microrechupes, entalhes de usinagem).(2) Alm disso, a sua usinabilidade superior dos nodulares austemperados convencionais, de modo que esse material tambm denominado de nodular austemperado usinvel. As propriedades do NAZC tornam esse material aplicvel na indstria automotiva em componentes do chassi e da suspenso, devido excelente ductilidade; em virabrequins, para aplicaes que requerem alta resistncia mecnica; e em componentes submetidos fadiga.(4) O tratamento trmico para obteno de NAZC consiste em duas etapas, austenitizao dentro da zona crtica seguida de austmpera. Um esquema do tratamento trmico para obteno de NAZC apresentado na Figura1.

Figura 1. Esquema do tratamento trmico para obteno de NAZC.(5)

Na etapa de austenitizao (B-C) a microestrutura permanece temperatura constante por um intervalo de tempo suciente para produzir uma microestrutura mista contendo ferrita preutetide e austenita saturada em carbono. Os ndulos de grata representam um estoque de carbono e promovem a saturao de carbono atravs de um processo de difuso. Nesse caso, o percurso da difuso ser tanto menor quanto maior a quantidade de ndulos. A quantidade de carbono dissolvido na austenita determinada pelo tempo e pela temperatura de austenitizao,(5) no limite para tempos muito longos, a quantidade de carbono determinada pelo diagrama de equilbrio.
Tecnol. Metal. Mater. Miner., So Paulo, v. 6, n. 3, p. 142-146, jan.-mar. 2010

Os contornos de clulas euttica so regies com maior potencial para a nucleao da austenita devido concentrao de Mn nessas regies, uma vez que esse elemento diminui a temperatura de austenitizao. O Si, assim como o Mn, outro elemento importante para o NAZC, esse elemento aumenta a temperatura de austenitizao. A segregao do Si prxima aos ndulos de grata a razo da ausncia de austenita nessas regies nos primeiros estgios de austenitizao.(3) Na etapa de austmpera (D-E) a decomposio da austenita tem seu incio com a formao de ferrita baintica. A formao dessa fase provoca a rejeio de carbono para a austenita adjacente s agulhas de ferrita baintica, j que a solubilidade de carbono na ferrita muito baixa. Desta forma, a austenita enriquecida por carbono, o que resulta na estabilizao da mesma. No decorrer da reao, a difuso de carbono frente das placas de ferrita torna-se mais difcil e o crescimento das placas de ferrita cessa, resultando em uma matriz austenita-ferrtica, chamada ausferrtica.(6) A escolha da temperatura de austenitizao dependente da composio qumica do ferro nodular e das propriedades mecnicas desejadas.(4-6) A temperatura de austenitizao deve ser escolhida de forma que o componente esteja na zona crtica (campo de coexistncia das fases ferrita, austenita e grata) e de acordo com a quantidade de ausferrita e ferrita pr-eutetide que se deseja na microestrutura nal, ou seja, de acordo com as propriedades mecnicas desejadas. O tempo de austenitizao adicionalmente afetado pelo teor de elementos de liga do ferro nodular e tamanho da seo.(5) O silcio aumenta as temperaturas crticas superior e inferior, bem como a distncia entre elas. Outros elementos, como o alumnio e molibdnio tm efeito similar ao do silcio, enquanto o mangans, nquel e cobre diminuem as temperaturas crticas superior e inferior, bem como a distncia entre elas.(*) Alguns autores avaliaram as temperaturas de austenitizao levando em considerao somente o efeito do Si, o elemento que mais afeta a zona crtica. Conforme esses autores a zona crtica no sistema estvel (campo de coexistncia das fases ferrita, austenita e grata) estaria em torno de 770C a 825C para um teor de Si de aproximadamente 2,4%.(*) Outros autores levaram em considerao o efeito de outros elementos de liga alm do Si.(7)
(*) GUESSER, W. L. Decomposio da austenita. So Paulo: Escola Politcnica da USP , 1992. [Trabalho no publicado].

143

A escolha da temperatura e tempo de austmpera dependente das propriedades nais desejadas. Faixas tpicas de temperatura utilizadas so 240C a 400C.(5) O tempo temperatura de austmpera dependente da escolha da temperatura bem como do teor de liga, recomenda-se um perodo de 60 min a 180min.(4) Um tempo de austmpera extremamente longo causaria a decomposio da austenita estabilizada em ferrita e carbonetos, resultando em uma estrutura frgil.(5,6) Segundo alguns autores,(8,9) para obter uma boa resistncia mecnica associada a uma substancial ductilidade a microestrutura deve apresentar no mximo 50% de ausferrita. Alm da resistncia mecnica e ductilidade, os materiais austemperados a partir da zona crtica, quando apresentam uma boa distribuio entre as fases ferrita pr-eutetide e ausferrita, proporcionam boas propriedades de fadiga. Isso ocorre porque o microconstituinte ausferrita refora o material em regies que atuam como stios para iniciao de microssuras, poros e ndulos de grata.(8) O trabalho experimental que segue objetivou estudar o processo de austenitizao. Bem como, visou a obteno de matrizes com 40% a 60% de ausferrita e a identicao dos locais de incio da austenitizao. 2 MATERIAL E MTODOS Para execuo dos experimentos foi utilizado um ferro fundido nodular de matriz ferrtica, contendo 0,6% Cu - 0,2% Mo-1,0% Ni, elementos que fornecem a temperabilidade necessria. As amostras foram retiradas da parte til de blocos Y de 25mm de espessura (norma NBR 6916)(10) e apresentaram dimenses de 20x 20 x 25 (em mm). Inicialmente foram realizados tratamentos trmicos para avaliao dos parmetros de austenitizao, com resfriamento posterior em gua. Para realizao dos experimentos foram adotadas temperaturas de austenitizao dentro da zona crtica de 770C e tempos de 0,5 h a 8 h. O tratamento trmico consistiu das seguintes etapas: pr-aquecimento do forno de banho de sal para colocao das amostras, colocao das amostras, austenitizao na temperatura e tempo planejados e resfriamento em gua. A temperatura do forno foi controlada atravs de termopar tipo K. Aps os tratamentos trmicos as amostras foram caracterizadas por microscopia ptica e anlise quantitativa de imagem. Anlises quantitativa de imagem foram realizadas atravs do analisador de imagens Image ProPlus TM verso 4.1.0.0. Em mdia foram analisados oito campos por amostra para quanticao e a fase medida foi ferrita total. Atravs dessas anlises foram denidos os parmetros de austenitizao a serem utilizados nos tratamentos de austmpera do estudo posterior. Um esquema dos tratamentos de austmpera apresentado na Figura2. A etapa de austenitizao dentro da zona crtica foi realizada a 770C, 780C e 790C por 4h, a 790C por 3 h e 800C por 2 h. A etapa de austmpera foi realizada a 370C por 2 h; a temperatura de 370C foi selecionada para se obter ausferrita superior, uma estrutura mais renada com melhores propriedades mecnicas; o tempo de 2 h foi selecionado para que o material fosse tratado dentro da janela do processo para essa temperatura,
144

Figura 2. Esquema dos tratamentos trmicos de austmpera.

a m de maximizar as propriedades mecnicas. A etapa de austenitizao foi realizada da mesma forma que o primeiro estudo: pr-aquecimento do forno de banho de sal para colocao das amostras, colocao das amostras e austenitizao na temperatura e tempo planejados. A etapa de austmpera foi realizada em banho de sal, constituindo-se das seguintes etapas: transporte da amostra do banho de austenitizao para o banho de austmpera, manuteno na temperatura e tempo planejados, retirada da amostra e resfriamento ao ar. As amostras austemperadas tambm foram caracterizadas por microscopia ptica e anlise quantitativa. 3 RESULTADOS E DISCUSSO As principais microestruturas obtidas nos tratamentos trmicos de austenitizao dentro da zona crtica seguidos de resfriamento em gua so apresentadas na Figura3.

Figura 3. Micrograas de amostras com microestrutura prvia ferrtica, parcialmente austenitizadas a 770C por: 1h (a), 2 h (b), 3 h (c) e 4 h (d) e ento resfriadas em gua. Ataque: Nital 2%. P: Ferrita pr-eutetide; M: Martensita.

Tecnol. Metal. Mater. Miner., So Paulo, v. 6, n. 3, p. 142-146, jan.-mar. 2010

O aumento do tempo de austenitizao dentro da zona crtica promoveu a formao da austenita (martensita na temperatura ambiente) em maior quantidade na microestrutura. A Figura3 mostra que 770C a nucleao de austenita ocorre junto aos contornos de gro ferrtico, nas regies de contornos de clulas euttica (maiores distncias entre os ndulos de grata). Com o aumento do tempo, a austenitizao propaga-se para o interior dos gros de ferrita dessas regies intercelulares, bem como para os contornos de gros ferrtico prximos aos ndulos de grata. A nucleao preferencial de austenita junto aos contornos de gro ferrtico pode ser atribuda difuso do carbono preferencialmente por esses contornos de gro, fenmeno que particularmente importante a baixas temperaturas. Como o processo de austenitizao controlado pela difuso de carbono, as regies junto aos contornos de gro ferrtico representam ento os primeiros locais de transformao da ferrita em austenita. Por outro lado, a concentrao do processo de austenitizao a 770C nos contornos de clula euttica deve estar relacionada segregao de elementos de liga, em particular do Si (para junto do ndulo de grata) e do Mn (para o contorno de clula euttica, afastado dos ndulos de grata) conforme previsto pela literatura.(3) O Si aumenta a temperatura de austenitizao, enquanto o Mn abaixa essa temperatura. Esses efeitos resultam em variao da temperatura de austenitizao ao longo da microestrutura, como indicado na Figura4. A regio prxima ao ndulo de grata apresenta maior concentrao de Si, como esse elemento aumenta a temperatura de austenitizao, essa regio s austenitizada a temperaturas maiores. J o Mn se concentra no contorno de clula euttica, como esse elemento diminui a temperatura de austenitizao, o contorno de clula a regio da amostra em que a austenitizao se inicia. O tratamento a 770C resulta desta forma em concentrao da austenita formada nos contornos de clula euttica.

Figura 5. Amostras previamente ferrticas austenitizadas a diversas condies: (a) 770C por 4 h, (b) 790C por 3h, (c) 790C por 4 h e (d) 800C por 2 h; e austemperadas a 370C por 2 h. Ataque: Nital 2%. P: Ferrita Pr-eutetide; AC + B: Austenita de alto carbono + Ferrita baintica.

Tabela 1. Anlise quantitativa de amostras inicialmente ferrticas austenitizadas a diversas temperaturas e tempos e austemperadas a 370C por 2 h. Amostra 770C por 4 h 790C por 3 h 790C por 4 h 800C por 2 h Matriz (% de Ferrita) 95 51 36 6

Figura 4. Representao esquemtica dos efeitos de segregao de Si e Mn sobre a temperatura de incio de austenitizao.

As principais micrograas dos tratamentos de austmpera a partir da zona crtica so apresentadas na Figura5. Atravs de microscopia ptica foi observado que a microestrutura composta por ferrita pr-eutetide e ausferrita bastante homognea do centro at a extremidade da amostra austemperada. Resultados de anlise de imagem desses materiais so apresentados na Tabela 1. Essa tabela apresenta a porcentagem de ferrita total da matriz. No entanto nesse trabalho essa medida foi considerada como a porcentagem de ferrita pr-eutetide, j
Tecnol. Metal. Mater. Miner., So Paulo, v. 6, n. 3, p. 142-146, jan.-mar. 2010

que o analisador de imagem identicou pontos de ferrita muito pequenos dentro do constituinte ausferrita comparados s regies de ferrita preutetide. Os resultados desse estudo de austmpera mostraram que possvel controlar a microestrutura a partir do controle da temperatura e tempo de austenitizao e austmpera. As amostras austenitizadas a 790C por 3 h e 4 h e austemperadas a 370C por 2 h foram constitudas por 51% e 34% de ferrita pr-eutetide respectivamente (Tabela 1), consequentemente estima-se que essas microestruturas devam apresentar um interessante conjunto de propriedades mecnicas. Outra caracterstica importante desses materiais austemperados a partir da zona crtica a boa distribuio entre as fases ferrita pr-eutetide e ausferrita (Figura5b a 5d), ou seja, ausferrita est presente em meio a ferrita pr-eutetide mesmo prxima aos contornos de clula (zonas de ltima solidicao) e ndulos de grata, o que deve conferir boas propriedades de fadiga, j que poros e ndulos de grata atuam como stios para iniciao de microssuras conforme literatura.(8)
145

4 CONCLUSO Na temperatura da zona crtica de 770C, a austenitizao iniciou-se junto aos contornos de gro ferrtico, em regies de contornos de clula euttica. Com o aumento do tempo, a austenitizao propagou-se para o interior dos gros ferrtico, bem como para os contornos de gro ferrtico juntos aos ndulos de grata. As amostras austenitizadas dentro da zona crtica a 790C por 3 h e 4 h e austemperadas a 370C por 2 h foram constitudas por 49% e 64% de ausferrita respectivamente, consequentemente essas microestruturas devem apresentar um interessante conjunto de propriedades mecnicas. REFERNCIAS

Os materiais austemperados a partir da zona crtica deste estudo apresentaram uma boa distribuio entre as fases ferrita pr-eutetide e ausferrita, mesmo prxima aos contornos de clula (zonas de ltima solidicao) e ndulos de grata. Agradecimentos CAPES e UDESC pela oportunidade de realizao deste estudo. Fundio Tupy, pelo fornecimento de amostras para a realizao deste estudo.

1 DRUSCHITZ, A. P .; FITZGERALD, D. C. Madi: Introducing a new, machinable, austempered ductile iron. In: SAE WORLD CONGRESS, 2003, Detroit. Warrendale: SAE International, 2003. 2 ROUSIRE, D.; ARANZABAL, J. Development of mixed (ferrito-ausferritic) structures for spheroidal graphite irons. Metallurgical Science and Technology, v.18, n. 1, p. 24-9, 2000. 3 ERDOGAN, M.; KILICLI, V.; DEMIR, B. Transformation characteristics of ductile iron austempered from intercritical austenitizing temperature ranges. Journal of Materials Science, v. 44, n. 5, p. 1394-403, Mar. 2009. 4 DRUSCHITZ, A. P .; FITZGERALD, D. C. Machinable austempered cast iron article having improved machinability, fatigue performance, and resistence to environmental cracking and a method of making the same. US Patent 70706664, July 2006. 5 HAYRYNEN, K. L. The production of austempered ductile iron (ADI). In: WORLD CONFEFENCE ON ADI, 2002, Louisville. Illinois: American Foundry Society, 2002. p. 1-6. 6 TRUDEL, A.; GAGN, M. Effect of composition and heat treatment parameters on the characteristics of austempered ductile irons. Canadian Metallurgical Quarterly, v. 36, n. 5, p.289-98, Dec. 1997. 7 GERVAL, V.; LACAZE, J. Critical temperature range in spheroidal graphite cast irons. ISIJ International, v. 40, p. 386-92, 2000. 8 VERDU, C.; ADRIEN, J.; REYNAUD, A. Contribuition of dual phase (,G,) heat treatment to the fadigue properties of SG cast irons. Giessereiforschung, v. 57, n. 4, p. 34-41. 2005. 9 KILICLI, V.; ERDOGAN, M. Tensile properties of partially austenitized and austempered ductile irons with dual matrix structures. Materials Science and Technology, v. 22, n.8, p. 919-28, 2006. 10 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6916: Ferro fundido nodular ou ferro fundido com grata esferoidal. Rio de Janeiro, 1981. Recebido em: 28/11/2009 Aceito em: 15/03/2010

146

Tecnol. Metal. Mater. Miner., So Paulo, v. 6, n. 3, p. 142-146, jan.-mar. 2010

Vous aimerez peut-être aussi