Vous êtes sur la page 1sur 6

Hinayana ou Pequeno Veculo Pouco tempo antes de Buda alcanar o nirvana, seus seguidores comearam a se dividir em grupos e subgrupos.

Alguns deles se formaram ao redor de algum mestre proeminente, outros se firmaram em localidades diversas. Em pouco tempo surgiram dezoito grupos distintos. Mas, de acordo com os textos mais antigos, na realidade foram feitas subdivises de apenas quatro grupos. Os mais influentes foram os Sarvastadines, tanto verdade que muitas de suas escrituras podem ser encontradas ainda hoje. O segundo grupo foi constitudo pelos Samntiyas, que sustentavam pontos de vista no ortodoxos sobre a natureza do 'eu'. Uma terceira escola foi elaborada pelos Mahasanghikas, de onde, historicamente, deriva o nome Mahayana. A quarta escola foi formada pelos Sthaviras, que, na lngua pli, significa Theras, ou ancios. Esta ltima conhecida at hoje como a Escola Theravada, sendo o nico dos dezoito grupos que sobreviveu com o cnone completo. Esta escola adaptou-se muito bem aos povos do Ceilo, Birmnia, Tailndia e Camboja. Historicamente a escola mais antiga do Budismo. Suas escrituras esto em idioma pli, das quais o texto mais famoso se chama Dhammapada e indispensvel para qualquer estudante srio do Budismo. Sobre o Cnone em Pli Devemos extrair do chamado Cnone em Pli o conhecimento do Budismo puro, ou seja, do Budismo livre de ingredientes posteriores no hindus. Este cnone, que se divide em trs partes, denomina-se Tripitaka. Escritos em folhas de palmeira, foram guardados em cestos para evitar que a umidade da estao das chuvas os destrusse. Por isto, tambm chamado de "Trs Cestos". Suas divises so as seguintes: 1. o Vinaya Pitaka, que contm os ensinamentos relativos prtica da moralidade e da conduta dos discpulos de Buda; 2. o Sutta Pitaka (em pli) ou Sutra (em snscrito), ou "os livros dos ensinamentos" e; 3. o Abhidharma Pitaka, ou "os livros sobre filosofia e psicologia". Cada uma das trs colees, por sua vez, subdivide-se em vrias partes. Os textos mais importantes esto reunidos no Sutta Pitaka, que se compe de cinco Nikayas, ou colees, a saber: 1. Digha Nikaya: coleo longa (discursos extensos); 2. Majjhima Nikaya: coleo mdia (discursos mdios); 3. Samyutta Nikaya: coleo ordenada de grupos afins; 4. Anguttara Nikaya: coleo ordenada em nmero crescente; 5. Khuddaka Nikaya: coleo menor qual pertencem vrios livros como Dhammapada, Thera Gatha e Theri Gatha, Jatakas, etc. A prtica do Hinayana ou Pequeno Veculo, ou ainda a prtica individual do ser humano se resume em dois grandes princpios:

1. A observao de uma tica que evita tudo aquilo que possa prejudicar os outros, e; 2. A compreenso da vacuidade do indivduo, ou seja, seu no-eu. Por este caminho, todas as paixes, desejos, raiva, dio, orgulho e cimes desaparecem e, por este motivo, a mente permanece em total absoro da vacuidade. O estado mental obtido denomina-se Arhat, ou seja, o "vencedor dos inimigos ou das paixes", o ser perfeito ou realizador solitrio.Este estado , realmente, um grau de libertao que traz muito bemestar e felicidade pessoa que consegue atingi-lo. Porm, este no o "despertar supremo ou ltimo". O Arhat pode permanecer muito tempo em um estado de profunda calma e felicidade individual, mas no o definitivo. Chega um momento em que o Buda emite um raio de luz que toca o Arhat e desperta nele o sentimento da grande compaixo, motivandoo a continuar seu caminho at o "despertar perfeito".

Os Tipos de Arhats Existem dois tipos de Arhats: 1. Aquele que no tem ornamentos, ou seja, aquele que tem a realizao pela prtica da calma mental chamada de Vipasana (snscrito) ou de Shine (tibetano). O estado espiritual de Arhat atingido atravs desta prtica, que leva ao domnio de todas as emoes, e; 2. Aquele que tem ornamentos, ou seja, que pratica o Vipasana ou Shine, mas tambm pratica o Samadhi (snscrito) ou Lahaktong (tibetano), que significa "viso profunda". A combinao destas duas prticas permite chegar realizao. Diz o Senhor Buda: Para o Arhat, o renascer em cada estado cessou, todas as quatro classes de existncia futura foram destrudas, cada reencarnao chegou ao seu fim, as vigas da casa da vida foram quebradas e a casa inteira foi completamente derrubada. O bem e o mal cessaram, a ignorncia foi demolida, a conscincia j no inclui mais sementes, todo pecado foi consumido e todas as condies mundanas foram vencidas. Por isto, nenhum medo pode fazer um Arhat tremer. Arhat significa aquele cuja tranqilidade j no pode mais ser perturbada por coisa alguma no mundo; o puro, o livre de pesar, o liberto do desejo, o que cruzou o oceano de nascimento e decaimento; aquele que verdadeiramente se concentra na causa das sensaes, iluminada em sua mente. E, para um discpulo assim liberto, em cujo corao reside paz, j no h o que mais ponderar sobre o que foi feito e para ele nada fica por fazer. Assim como uma rocha no chacoalhada pelo vento, para ele nem as formas, nem os sons, nem os sabores, nem os contatos de nenhuma classe, nem o desejado nem o indesejado podem ser causa de vacilao. Firme sua mente, conquistada est libertao. O Dhammapada ou Caminho dos Ensinamentos de Buda O Dhammapada uma coleo de 423 estncias ou estrofes divididas em 26 sees que foi copiada pelos monges nos primitivos Avasas, isto , a residncia onde os monges faziam o

retiro durante a estao das chuvas. O que apresentarei aqui uma verso resumida, mas que poder ser de grande valia em nossas vidas. Yamakavagga Versos Gmeos As condies nas quais nos encontramos hoje so o resultado do que pensamos, permanecem na mente, so forjados por ela. Se um homem fala ou atua com uma mente impura, a dor o segue como a roda segue as patas do boi que puxa o carro-de-boi. As condies nas quais nos encontramos hoje so o resultado do que pensamos, permanecem na mente, so forjados por ela. Se um homem fala ou atua com uma mente pura, a felicidade o segue como a sua inseparvel sombra. - Eu fui enganado, fui golpeado, fui derrotado, fui roubado. Nunca se consome o dio daqueles que tm tais pensamentos. - Eu fui enganado, fui golpeado, fui derrotado, fui roubado. Est consumido o dio daqueles que tm tais pensamentos. Assim como a chuva penetra em uma casa mal telhada, da mesma maneira as paixes dominam aquele cuja mente indolente. Assim como a chuva penetra em uma casa mal telhada, da mesma maneira as paixes no dominam aquele cuja mente reflexiva e est bem treinada. Appamadavagga A Vigilncia "A vigilncia o caminho at o Nirvana. A negligncia o caminho at a morte. Aqueles que praticam a vigilncia no morrem; aqueles que so negligentes como se j estivessem mortos. Tendo compreendido este princpio, os homens sbios se regozijam na vigilncia e se deleitam nos fatores da iluminao. Os continuamente meditativos, perseverantes e atentos experimentam o estado livre de laos - o supremo Nirvana. Aquele que diligente, atento, cujos atos so puros, que trabalha com prudncia e possui o domnio de si mesmo, este acrescentar sua glria. Vigilante entre os negligentes, totalmente acordado entre os sonolentos, o sbio avana como um brioso corcel que deixa atrs de si o raciocnio dbil. O sbio que se regozija na vigilncia e desconfia da negligncia est livre dos renascimentos, pois se aproxima do Nirvana. Cittavagga A Mente Como um arqueiro enderea sua flecha, assim enderea o sbio sua mente instvel e vacilante, a qual difcil de dominar, difcil de vigiar. Tal como um peixe tirado da gua e jogado sobre o solo, assim treme e se agita a mente quando tem que abandonar o mundo das paixes. Difcil de dominar, mutvel a mente, sempre indo a busca dos prazeres; portanto, bom domin-la. Uma mente dominada conduz felicidade.

Para aquele cuja mente no est agitada pelo prazer e no tem lugar para o dio, que transcendeu o bem e o mal, para esse homem vigilante, o medo j no existe. Experimentando que o corpo frgil como um cntaro, mas mantendo sua mente firme como uma fortaleza, o sbio deve atacar as emoes conflituosas com a arma da sabedoria e rapidamente guardar preciosamente o que conquistou. O inimigo fere o inimigo, o aborrecedor prejudica o aborrecedor, mas pior o mal causado por uma mente descontrolada. Nem uma me, nem um pai, nem parente algum poder ajudar tanto como uma mente bem controlada. Balavagga O Insensato Longa noite para aquele que vela, longo o caminho para aquele que est cansado, longa roda de nascimentos e mortes para aquele que no conhece a Verdade Sublime. Se um peregrino no encontra outro melhor ou igual a ele, que continue resolutamente sua viagem solitria, pois no existe amizade possvel com o insensato. No boa a ao quando a pessoa se arrepende de t-la cometido e reconhece seu fruto com lgrimas e lamentaes. Porm, boa a ao quando no se sente arrependimento e se reconhece seu fruto alegre e prazenteiro. O fruto de uma m ao est sempre latente e segue o insensato como uma cinza em que ainda se conservam brasas. Quando o vo conhecimento do insensato d frutos, ento sua "boa fortuna" termina. O caminho do discpulo de Buda o desapego, e no o acmulo de bens mundanos. Panditavagga O Sbio Se vier um homem que te mostre tuas faltas e te repreenda como se te mostrasse ouro, no o abandone, pois um bem e no um mal seguir tal homem. Deixe-o aconselhar-te, instruirte e dissuadir o mal, e voc ser amado pelo homem bom e odiado pelo homem mau. Como uma slida rocha no agitada pelo vento, da mesma maneira o sbio no perturbado por elogios ou reprovaes. So poucos os que chegam ao outro lado; a maioria erra incessantemente e nunca chega na costa. Porm, aqueles que vivem com retido, de acordo com o ensinamento bem exposto, alcanam o outro lado, atravessam o rio das paixes, to difcil de transpor. Tendo deixado de lado os prazeres mundanos, sem impedimentos o sbio deve manter-se livre das impurezas de sua mente. Aqueles em cuja mente esto bem arraigados os 37 fatores da iluminao alcanaram o desapego de todas as coisas, dominaram seus apetites e, plenos de luz, atingiram o Nirvana ainda neste mundo. Lokavagga O Mundo No siga a senda do indigno, no seja negligente, no adote falsas opinies, no seja daqueles que se apegam ao mundo. Considere este mundo como uma borbulha, uma miragem, pois, se assim o considerar, o reino da morte no te ver. Aqueles cujas boas aes cobrem as ms que cometeram iluminam o mundo como a lua livre de nuvens. Os

cisnes voam no caminho do sol; aqueles que esto dotados de poderes sobrenaturais voam no espao, e os sbios abandonam este mundo logo depois de conquistarem a iluso. Sukhavagga A Felicidade Certamente entre os que odeiam, vivamos felizes sem dio. Entre os homens que odeiam, permaneamos livres do dio. Certamente entre os cobiosos, vivamos felizes sem cobia. Entre os homens cobiosos, permaneamos livre da cobia. A vitria engendra o dio, pois o vencido vive ressentido e sofre. Aquele que abandonou ambos, a vitria e a derrota, este vive feliz. A fome a pior enfermidade; dos agregados do mal, o maior. Percebendo isto em sua verdadeira luz, o sbio realiza o Nirvana, a suprema felicidade. Bom contemplar os sbios; viver com eles sempre uma felicidade e aquele que no v os insensatos ser por certo feliz. Aquele que anda em companhia de insensatos sofre um longo tempo, pois a companhia de insensatos, assim como a de inimigos, sempre dolorosa. A companhia de um sbio uma felicidade semelhante ao encontro com os familiares. Portanto, o sbio, o douto, o diligente, o devoto - estes homens virtuosos devem ser nossa companhia, tal como a lua segue seu curso rodeada de estrelas. Malavagga As Impurezas Voc como uma folha seca. Os mensageiros da morte te aguardam. Est no momento da partida e carece de proviso. Viva tendo a si mesmo como refgio; seja diligente e sbio. Quando estiver liberado das impurezas e das paixes, poder entrar na morada celestial. Sua vida chegou ao fim, voc se encontra ante a morte, no existe descanso para ti no caminho. Carece de proviso. Assim como o prateiro refina a prata, assim pouco a pouco o sbio se purifica. Omitir o recitar dos ensinamentos uma corrupo. A velhice a derrubada dos lugares. O perecimento a impureza do corpo e o descuido o defeito daquele que pratica a ateno vigilante. Aquele que destri vidas, diz mentiras, furta, cobia a mulher do prximo e toma bebidas embriagadoras arranca sua prpria raiz de prosperidade neste mundo. ! Bom homem aprenda isto; funesto para si mesmo no saber se dominar, no possuir a sujeio das aes deteriorantes. Portanto, no permita que a cobia e a iniqidade (ao injusta ou perversa - acrscimo meu...) faam com que sua misria no tenha fim. No h pior fogo que a cobia, pior garra que o dio, pior rede que a iluso, pior corrente que o desejo. E fcil ver as faltas alheias, mas quo difcil ver as prprias faltas. Como uma ventania divulgamos as faltas alheias; porm, as prprias s ocultamos como um jogador trapaceiro com suas trapaas. No espao no existe caminho algum, fora do caminho no existe refgio. Todas as coisas compostas so perecveis. Os Budas esto livres da instabilidade. Dhammatthvagga O Justo O homem no justo se julga com rapidez; justo aquele que sabe estabelecer entre o eqitativo e o injusto. Um homem no douto porque sabe muito. Aquele que paciente,

que est livre do dio e do temor, a este se pode chamar de douto. Um homem no versado em Dharma porque sabe muito; aquele cujo conhecimento do Dharma limitado, mas que experimentou a Verdade, certamente versado em Dharma, ou seja, no negligente em relao a este. Nem a verbosidade florida nem a bela aparncia fsica fazem com que os invejosos, avaros ou falsos sejam dignos de respeito. Porm, aquele que desraigou de si estas imperfeies, a este se pode chamar de respeitvel. O homem indisciplinado e mentiroso no se converte em discpulo de Buda - como pode ser discpulo de Buda se est dominado pelo desejo e a cobia? Aquele que destruiu as ms aes sejam elas grandes ou pequenas, a este se pode chamar de discpulo de Buda. Um homem no um monge porque vai a busca de esmolas. No basta receber a ordenao e sair em busca de esmolas - preciso viver a doutrina. Aquele que sobrepujou a ambos, o bem e o mal, que puro e vive neste mundo com claro discernimento, a este se pode chamar de discpulo de Buda. Se alguma pessoa pedir que sintetizemos o Hinayana em um poema curto, de apenas quatro linhas, Sidarta Gautama j o fez: Parem de fazer o mal; Aprendam a fazer o bem; Limpem vosso corao. Este o ensinamento de todos os Budas.

Vous aimerez peut-être aussi