Vous êtes sur la page 1sur 12

Aula 03

Joaquim Prosa Romntica


Brasil ps-Independncia; Romance = instrumento de redescoberta do pas e de busca de identidade nacional; Reconhecimento dos espaos nacionais: a selva, o campo e a cidade.

Manuel

de

Macedo:

sentimental, adaptou o romance europeu s necessidades nacionais. Mostrou superficialmente a vida da burguesia urbana da poca. A Moreninha (1844): amor entre Augusto e Carolina.

Jos de Alencar: Caractersticas gerais:


Impasse amoroso com final feliz ou trgico; Amor como redeno; Idealizao do heri; Idealizao da mulher; Personagens planas; Flash-back narrativo; Linguagem metafrica.

elaborou um projeto literrio comprometido com a construo de uma cultura brasileira, alm de se preocupar com a lngua nacional. Suas obras de abrangncia social, histrica e geogrfica procuraram abarcar a multiplicidade dos aspectos brasileiros, no mais das vezes, idealizados. Romances Indianistas: Iracema, O Guarani e Ubirajara Romances Histricos: A Guerra dos Mascates, As Minas de Prata e Alfarrbios. Romances Regionalistas: O Gacho, O Sertanejo, O Tronco do Ip, ... Romances Urbanos: Lucola, Diva, A Pata da Gazela, Senhora, Sonhos dOuro, ...

Principais Autores e Obras:

Obras em destaque:
Iracema: relato de carter lendrio do Cear, por meio do romance entre Iracema, a virgem dos lbios de mel, e Martim, o colonizador branco, cujo filho, Moacir (o filho da dor), simboliza a submisso do ndio ao homem branco. Lucola: em cartas a Sra. G.M., Paulo conta sua histria de amor vivida com a cortes Lcia no Rio de Janeiro imperial. Apesar das diferenas sociais, eles se apaixonam e Lcia, para provar seu verdadeiro amor, abdica da vida de devassido a que foi obrigada para salvar a famlia vitimada pela febre amarela e assume seu verdadeiro nome Maria da Glria - . Fica grvida, mas sofre um abordo e morre nos braos de seu amado. Senhora: narra a histria de amor e vingana entre Aurlia Camargo e Fernando Seixas abordando a influncia do dinheiro nas relaes amorosas e nos casamentos da poca. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem s etapas de uma transao comercial: preo, quitao, posse e resgate.

Linguagem coloquial Enfoque nas classes populares Leonardo e Luizinha Major Vidigal = Lei e Ordem

Realismo
1857 Madame Bovary, Gustave Flaubert 1881 Memrias Pstumas de Brs Cubas, Machado de Assis

Manuel Antnio de Almeida:

escritor de uma s obra, antecipou o Realismo com Memrias de um Sargento de Milcias. Narrativa de costumes Corte de D. Joo VI Narrador: 3 pessoa Predomnio do humor Precursor do Realismo Crtica social Anti-heri (1 malandro da literatura brasileira) Na dcada de 1880, o Brasil ainda era uma nao agrria, monarquista e escravocrata. Apesar dos movimentos liberais, s nos ltimos anos dessa dcada, ocorreram a Contexto histrico trouxe o fim do Idealismo Romntico e a necessidade de uma nova arte: Realismo.

No Brasil:

Abolio (1888) e a Proclamao da Repblica (1889). Entre os fatos histricos que marcaram o Brasil de 1880 a 1900, destacam-se a aprovao da Lei urea, a Proclamao da Repblica, a promulgao da primeira Constituio Republicana brasileira e a criao da Academia Brasileira de Letras.

2 Fase: Realista Anlise crtica da burguesia Desprezo pelas Instituies Anlise Psicolgica Ironia Humor melanclico Pessimismo

Caractersticas Gerais:
Objetividade e racionalismo; Verossimilhana; Contemporaneidade; Anti-heri e mulher no idealizada (desmistificao dos heris romnticos); Crtica aos valores burgueses; Anlise psicolgica; Narrao lenta.

Contos:

O Alienista, Missa do Galo, A Cartomante, Conto de Escola, O Caso da Vara, Pai contra Me, etc.

Temticas: Romances:
Descrena na estrutura familiar e no casamento; Parasitismo social; Fracasso permeando a vida dos indivduos; Adultrio, egosmo, vaidade, hipocrisia, interesse; Limite entre loucura e razo; Ambiguidade nas aes e nos personagens; Crtica ao clero, Monarquia e ao preconceito racial. Principal Autor e Obras: MACHADO DE ASSIS 1 Fase: Romntica Convencionalismo Conformismo Personagens Planas Romances: A mo e a Luva, Helena, Iai Garcia Memrias Pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esa e Jac e Memorial de Aires.

Memrias Pstumas de Brs Cubas: esse romance uma revoluo em termos de estrutura e linguagem. O pblico do romance romntico estava acostumado ao episdio, aos incidentes circunstanciais das personagens. Machado de Assis escreve um romance que se caracteriza pela lentido, pela anlise exaustiva. O enfoque central no a vida social ou a descrio da paisagem, mas a maneira como as personagens veem e sentem as circunstncias em que vivem. narrado em primeira pessoa por um defunto, Brs Cubas, que est preocupado em reexaminar, de modo irnico, mas radical, os principais momentos de sua vida. As lembranas no aparecem linearmente, dependem das oscilaes da memria. O personagem mostra seus mais secretos desejos e anomalias e tambm as hipocrisias de uma sociedade que estrutura sua vida sobre falsos valores. Brs Cubas conta seus amores por Marcela, paixo desenfreada de sua juventude, seus ideais para vencer na vida, sempre equivocados, e sua relao amorosa com Virglia, esposa do seu amigo Lobo Neves. No livro, o autor analisa a teoria do Humanitismo, do seu amigo filsofo Quincas Borba. A anlise individual e social sarcstica, impiedosa, at corrosiva, e o romance est impregnado de amargura cruel e niilista, que encontramos nas palavras de Brs Cubas: Ao chegar a este outro lado do mistrio, achei-me com um pequeno saldo, que a derradeira negativa deste captulo de negativas: - No tive filhos, no transmito a nenhuma criatura o legado de nossa misria.

chamado Quincas Borba. Rubio abandona a pequena cidade do interior, mudando-se para o Rio de Janeiro, onde enganado e explorado por um bando de parasitas sociais, especificamente pelo casal Cristiano Palha e Sofia. Sofia percebe a paixo do professor por ela e se diverte com sua ingenuidade. Tais reveses, alm do amor frustrado por Sofia acabam levando o professor demncia. Ele retorna acidade natal Barbacena - , onde morre abandonado e ridicularizado por quase todos. Ao seu lado, apenas o co, que tambm vem a falecer.

Dom Casmurro: o romance se vale de uma situao cheia de incertezas para sugerir quase tudo e revelar muito pouco. J envelhecido, Bentinho, apelidado de Dom Casmurro devido a sua amarga solido, resolve atar as duas pontas da vida atravs da reconstituio dos principais fatos de sua existncia. Assim, em retrospectiva, tcnica que lhe d chances para um aprofundado estudo psicolgico, o autor faz Bentinho contar de seu amor por Capitu, sua experincia no seminrio, sua amizade com Escobar e finalmente o casamento com sua amada Capitu. Transtornado pelo cime e pela dvida sobre a traio de Capitu e Escobar, Bentinho separa-se da mulher e do filho ficando cada vez mais solitrio e casmurro.

Quincas Borba: narrado em 3 pessoa, o romance conta a histria do modesto professor Rubio que recebe a grande herana do falecido filsofo Quincas Borba, com a condio de cuidar de seu cachorro, tambm

Esa e Jac: narrado em 3 pessoa, a histria criada pelo Conselheiro Aires, tambm personagem do romance, gira em torno dos irmos gmeos, Pedro e Paulo. Adversrios na infncia, na juventude e na maturidade; vo se opor em tudo. Um ser conservador, o outro liberal. S num aspecto coincidem, alm da

semelhana fsica: a paixo por Flora, jovem indecisa entre o amor de ambos. Flora termina morrendo sem conseguir optar por nenhum dos gmeos, que continuam cada vez mais desunidos. Vale lembrar que a inimizade dos irmos, alm de remeter disputa entre os personagens bblicos Esa e Jac, tambm uma alegoria poltica do Brasil da poca que viva o processo de transio entre a monarquia e a repblica. O Naturalismo, assim como o Realismo, se volta para a realidade. Entretanto, observa-a, analisa-a, disseca-a sob uma tica rigorosamente cientfica. Os escritores naturalistas, valendo-se de temas inovadores, mostram a decadncia das instituies, denunciam a hipocrisia, caracterizam as lutas sociais, com esprito participativo e reformista.

Memorial de Aires: a obra no tem propriamente um enredo: estrutura-se em forma de um dirio escrito pelo Conselheiro Aires (personagem que j aparecera em Esa o Jac), onde o narrador relata, miudamente, sua vida de diplomata aposentado no Rio de Janeiro de 1888 e 1889. Sucedem-se, nas anotaes do conselheiro, episdios envolvendo pessoas de suas relaes, leituras do seu tempo de diplomata e reflexes quanto aos acontecimentos polticos, sociais e culturais. Destaca-se, dando uma certa unidade aos fragmentos de que o livro composto, a histria de Tristo e Fidlia. Ela, viva moa e bonita, grande amiga do casal Aguiar, uma espcie de filha postia de D. Carmo. Tristo, afilhado do mesmo casal, viajara para a Europa, em menino, com os pais. Visitando, agora, o Rio de Janeiro, d muita alegria aos velhos padrinhos. Tristo e Fidlia acabam por apaixonar-se e, depois de casados, seguem para a Europa, deixando a saudade e a solido como companheiros dos velhos Aguiar e D. Carmo.

Caractersticas: Caractersticas do Realismo Racionalismo / Objetivismo Verossimilhana Denncia Social Homem reduzido condio animal determinado pelos instintos Predomnio do coletivo sobre individual Personagens patolgicas Enfoque nas classes populares Descritivismo fotogrfico

Autor Principal e Obras: Alusio de Azevedo

O Mulato 1 obra do naturalismo brasileiro tragdia de Raimundo racismo em So Lus, MA

Casa de Penso narrao em 3 pessoa Influncia do ambiente no indivduo Amncio, Joo Coqueiro, Mme. Brizard

cientfico da poca, surgindo no sculo XIX em oposio ao romantismo. Diferentemente do Realismo e do Naturalismo, que se voltavam para o exame da realidade, o Parnasianismo representou na poesia o retorno orientao clssica, ao princpio do belo na arte, busca do equilbrio e da perfeio formal. Os parnasianos acreditavam que o sentido maior da arte residia nela mesma, em sua perfeio, e no no mundo exterior.

CARACTERSTICAS:
O Cortio Principal obra do naturalismo brasileiro Painel do subrbio do RJ Denncia contra a discriminao e a misria Influncia do meio no comportamento Taras sexuais e anomalias psicolgicas Cortio = personagem principal Joo Romo / Bertoleza Miranda / Estela / Zulmira Jernimo / Rita Baiana 1. Objetividade / Racionalismo 2. Arte pela Arte > sem sentido utilitrio, desvinculada das questes sociais, vale pela Beleza 3. Culto Forma > Mtrica Rigorosa, Rimas Ricas, Formas Fixas 4. Temtica greco-romana 5. Descritivismo > natureza, objetos, cenas, corpo feminino, etc.

AUTORES: OLAVO BILAC (1865 1918): foi o mais


Movimento literrio de origem francesa, que representou na poesia o esprito positivista e popular dos poetas parnasianos brasileiros, sendo eleito em 1913 o primeiro "Prncipe dos Poetas Brasileiros". Seus poemas foram

decorados e declamados por toda parte, tanto nas ruas como em saraus e sales literrios. Temas Principais: Questionamento da prpria poesia (o fazer potico); Amor > Sensualidade e platonismo alternam-se em seus poemas lricos; Natureza; Ptria; Antiguidade greco-romana.

Via lctea XIII Ora (direi) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso! E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas plido de espanto ... E conversamos toda a noite, enquanto A Via-Lctea, como um plio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo cu deserto. Direi agora: Tresloucado amigo ! Que conversas com ela? Que sentido Tem o que dizem, quando esto contigo? E eu vos direi: Amai para entend-las! Pois s quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e entender as estrelas.

Obras: Via lctea, Saras de Fogo, O caador de Esmeraldas (tentativa pica). Profisso de f Invejo o ourives quando escrevo: Imito o amor Com que ele, em ouro, o alto relevo Faz de uma flor. (...) Assim procedo. Minha pena Segue esta norma, Por te servir, Deusa serena, Serena Forma!

Satnia Nua , de p, solto o cabelo s costas, Sorri. Na alcova perfumada e quente, Pela janela, como um rio enorme Profusamente a luz do meio-dia Entra e se espalha, palpitante e viva. Como uma vaga preguiosa e lenta Vem lhe beijar a pequenina ponta Do pequenino p macio e branco Sobe... Cinge-lhe a perna longamente; Sobe... e que volta sensual descreve Para abranger todo o quadril! prossegue Lambe-lhe o ventre, abraa-lhe a cintura Morde-lhe os bicos tmidos dos seios Corre-lhe a espdua, espia-lhe o recncavo Da axila, acende-lhe o coral da boca. E aos mornos beijos, s carcias ternas Da luz, cerrando levemente os clios Satnia... abre um curto sorriso de volpia.

A um poeta Longe do estril turbilho da rua, Beneditino, escreve! No aconchego Do claustro, na pacincia e no sossego, Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! Mas que na forma se disfarce o emprego Do esforo; e a trama viva se construa De tal modo, que a imagem fique nua, Rica mas sbria, como um templo grego.

ALBERTO DE OLIVEIRA
considerado parnasianos. o mais

(1857 1937): parnasiano dos

CARACTERSTICAS:
1. Subjetivismo descoberta do inconsciente e do subconsciente; 2. Irracionalismo h um mergulho no irracional, fuga do mundo proposto pelo racionalismo. A cincia explica o mundo, o poeta deve comunicar o irracional, o mundo interior. H um clima de mistrio, situaes vagas, obscuras, presena do inconsciente e do subconsciente; 3. Misticismo, religiosidade; 4. Sugesto imagens, metforas, smbolos, sinestesias, etc. A poesia no deve dizer nada, apenas sugerir; 5. Musicalidade na tentativa de sugerir infinitas sensaes, os simbolistas aproximam a poesia da msica atravs do ritmo, das combinaes estranhas de rimas, repetio de palavras e versos, aliteraes, assonncias,... 6. A linguagem simblica e musical; 7. Desejo de transcendncia, de integrao csmica; 8. Interesse pelo noturno, pelo mistrio e pela morte.

Temas: natureza, objetos e temtica Grecolatina. Poemas mais conhecidos: Vaso Grego, Vaso Chins, A Esttua

RAIMUNDO CORREIA (1859 1911): sua


poesia possui tom filosfico e melanclico, quase pessimista. Poemas mais conhecidos: As Pombas e Mal secreto

No final do sculo XIX, ao mesmo tempo em que ainda vigorava a onda cientificista e materialista que deu origem ao Realismo e ao Naturalismo, j surgia um grupo de artistas e pensadores que punha em dvida a capacidade absoluta da cincia de explicar todos os fenmenos relacionados ao homem. A literatura que representou essa nova forma de ver o mundo, mais voltada para o subjetivo, para o inconsciente, para o mstico, foi o Simbolismo.

AUTORES

CRUZ E SOUSA (1863 1898) considerado


o mais importante poeta simbolista brasileiro, inaugura o movimento com as obras Missal e Broquis (1893). Manteve em sua obra a estrutura formal tpica do Parnasianismo (uso de sonetos, rimas ricas, etc.), mas em um tom mais musical, rtmico, com uma variedade de efeitos sonoros, uma riqueza de vocabulrios, e um precioso jogo de correspondncias (sinestesias) e contrastes (antteses).

Violes que Choram Ah! Plangentes violes dormentes, mornos Soluos ao luar, choros ao vento... Tristes perfis, os mais vagos contornos, Bocas murmurejantes de lamento ( ... ) Vozes veladas, veludosas vozes, Volpias dos violes, vozes veladas, Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas.

Temas Principais: Morte; Sofrimento da condio humana, conflito entre matria e esprito; Espiritualizao e religiosidade; Sublimao dos desejos carnais; Obsesso pela cor branca

ALPHONSUS DE GUIMARAENS (1870


1921): Marcado pela morte da prima Constana a quem amava e que tinha apenas 17 anos sua poesia, marcada por uma profunda suavidade e lirismo, com uma linguagem simples e um ritmo bem musical, cheio de aliteraes e sinestesias, toda voltada ao tema da morte da mulher amada.

Obras: Missal (prosa), Broquis (versos), Faris (versos), Evocaes (prosa) e ltimos sonetos.

Temas: Amor Morte

Antfona formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas! ... formas vagas fluidas, cristalinas ... Incensos dos turbulos das aras ... (...) Infinitos espritos dispersos, Inefveis, ednicos, areos, Fecundai o Mistrio destes versos Com a chama ideal de todos os mistrios ...

Atmosfera mstica e litrgica Loucura

Obras: Dona Mstica, Kiriale, Cmara Ardente

Ismlia Quando Ismlia enlouqueceu, Ps-se na torre a sonhar ... Viu uma lua no cu, Viu uma lua no mar. (...)

E como um anjo pendeu As asas para voar ... Queria a lua do cu Queria a lua do mar ... E as asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par ... Sua alma subiu ao cu, Seu corpo desceu ao mar ...

(D) So construdas mediante tramas superficiais, onde as personagens, no mais das vezes bastante moralistas, apresentam-se como criaturas rasas do ponto de vista psicolgico. (E) No visava anlise crtica da sociedade, uma vez que a descrevia atravs de extrema idealizao, primando pelo entretenimento de um pblico leitor que pouco exigia da Literatura alm de um simples modo de diverso.

Exerccios
1. A vinda da famlia real portuguesa para o Brasil, em 1808, fomentou econmica, poltica e, principalmente, culturalmente o cenrio local. A prosa romntica brasileira foi beneficiria direta da presena da corte de D. Joo VI no Rio de Janeiro, j que a criao dos jornais dirios possibilitou o sucesso do romance estruturado em folhetins. Sobre este tipo de estrutura romanesca e sua utilizao no Romantismo brasileiro somente NO se pode afirmar que:

2. Preencha as lacunas com V (verdadeira) ou F (falsa), com base no romance Memrias de um Sargento de Milcias, de Manuel Antnio de Almeida. Aps assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta, de cima para baixo. (_) O romance retrata a elite e as classes abastadas do Rio de Janeiro, na poca de D. Pedro II, anterior abolio. (_) Leonardo Pataca "o primeiro grande malandro que entra na novelstica brasileira". (_) A vida de Leonardo transita entre a "ordem constituda" (Major Vidigal) e a "desordem tolerada" (Maria Regalada), para proveito da personagem principal. (_) O narrador da obra, embora se mantenha distanciado do texto narrado, revela uma atitude crtica em face das convenes sociais da poca. (_) Enquadrada no perodo Romntico, a obra foi considerada precursora do Realismo e rotulada, por Mrio de Andrade, como "romance picaresco". (_) Apesar de malandro, Leonardo encarna o tpico heri romntico, capaz de desafiar o mal e lutar pela pureza do seu amor at tornar-se um sargento de milcias.

(A) Apresenta enredos baseados nos acontecimentos narrados, de modo a produzir uma trama cheia de peripcias cuja finalidade contrapor-se ao desejo do par romntico de realizar seu amor. (B) Sempre apresentam um final feliz atravs da unio do par romntico, que consegue vencer todas as dificuldades que se apresentam a seu mtuo amor, consumando seus sentimentos. (C) Tal como nas fbulas, suas personagens desempenham papis preconcebidos nas narrativas, simbolizando a sociedade de modo maniquesta e cristalizado.

(_) Irreverncia e esperteza marcam a vida de Leonardo Pataca, despreocupado com os valores sociais, exceto quando estes funcionam a seu favor, instaurando a ideologia da malandragem.

(D) pairar acima das fraquezas humanas, analisando-as com rigor tico e severidade moral. (E) satirizar as tendncias romnticas e espiritualistas da poca, submetendo-as a uma viso cientificista da Histria.

(A) V V V F V F V. (B) F V F F V F V. (C) F F F V F V F. (D) F V V F V F V. (E) V F V V F V F. 4. As seguintes afirmaes referem-se obra de Machado de Assis. I. Em Esa e Jac, uma das interpretaes para o conflito que se estabelece entre os dois irmos gmeos que ele pode simbolizar o momento histrico em que se passa a narrativa, na transio poltica do Imprio para a Repblica. II. Em Dom Casmurro, Bentinho, o narrador, retoma a histria de sua vida e reflete sobre a infidelidade conjugal e sobre o sentido da existncia. III. Machado de Assis altera o foco do romance brasileiro romntico, quando deixa de enfatizar a descrio da natureza para centrar-se nas atitudes e psicologia das personagens.

3. Leia atentamente o trecho que segue. Algum tempo hesitei se devia abrir estas memrias pelo princpio ou pelo fim, isto , se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja comear pelo nascimento, duas consideraes me levaram a adotar diferente mtodo: a primeira que no sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro bero; a segunda que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. A condio na qual anteriormente se apresenta o narrador das Memrias Pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis, permitiulhe (A) isentar-se de qualquer compromisso com a realidade objetiva, permanecendo no plano do imaginrio e do fantstico. (B) reconstruir caprichosamente a totalidade da prpria histria, com humor crtico e discreta melancolia. (C) manter um frio julgamento de sua prpria histria, dispensando as marcas subjetivas da ironia e do humor.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

5. Considere as seguintes afirmaes. I. Os romances do Naturalismo sustentam-se nas teorias deterministas da poca; por isso os personagens geralmente apresentam caractersticas patolgicas. II. Alusio Azevedo seguiu rigidamente os pressupostos tericos do Naturalismo e, no romance O Cortio, apresentou um painel das relaes sociais do Rio de Janeiro no final do sculo XIX. III. Nos textos naturalistas, a subjetividade do narrador contrasta com o rigor cientfico que permeia a construo do enredo.

Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

Gabarito
1B 2D 3B 4E 5C

Vous aimerez peut-être aussi