Vous êtes sur la page 1sur 7

O que Diabetes tipo 2?

O diabetes tipo 2 uma doena crnica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, principal fonte de energia do corpo. A pessoa com diabetes tipo 2 pode ter uma resistncia aos efeitos da insulina - hormnio que regula a entrada de acar nas clulas - ou no produz insulina suficiente para manter um nvel de glicose normal. Quando no tratada, a diabetes tipo 2 pode ser fatal. Fatores de risco Qualquer pessoa pode ter diabetes tipo 2. Mas existem algumas condies que aumentam o risco: Idade acima de 45 anos Obesidade e sobrepeso Diabetes gestacional anterior Histrico familiar de diabetes tipo 2 Pr-diabetes Sedentarismo Baixos nveis de colesterol HDL Triglicerdeos elevados Hipertenso Consumo elevado de lcool. Causas Ao contrrio das pessoas com diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistncia insulina ou seja, ele no responde da forma como deveria ao da insulina e no a utiliza corretamente. Tambm pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 no produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente no consegue carregar todo o acar para dentro das clulas, e ele acaba se acumulando no sangue. Quando se tem diabetes tipo 2, os adipcitos (clulas de gordura), os micitos (clulas dos msculos) e os hepatcitos (clulas do fgado) no respondem corretamente insulina, e por isso o acar no entra nessas clulas, ficando na corrente sangunea. O adipcito a nossa clula de estoque de gordura. Quando ele sensvel a insulina, significa que ele reconhece a glicose circulante e ativa mecanismos de "poupar", ou seja, ele no retira a gordura de dentro dele para disponibiliza-la ao corpo como forma de energia. Quando o adipcito resistente a ao da insulina, ele no reconhece a glicose circulante e entende que o organismo est com falta de energia, com isso ele libera a gordura que est no seu interior para o sangue, por isso que o paciente com diabetes alm de ter glicose alta pode tambm ter colesterol alto.

Os hepatcitos tambm funcionam de forma semelhante, isto , quando so sensveis ao da insulina absorvem glicose e a estocam. Quando so resistentes, eles no reconhecem a glicose alta no sangue e entendem que existe falta de glicose, liberando mais glicose para o sangue e piorando o processo. As clulas dos msculos tambm: com a insulina elas absorvem glicose para usar como energia, sem a insulina entendem que est faltando e sinalizam para o corpo a necessidade de queimar gordura para fornecer energia.

Complicaes possveis

Retinopatia diabtica

Leses que aparecem na retina do olho, podendo causar pequenos sangramentos e, como consequncia, a perda da acuidade visual.

Arteriosclerose

Endurecimento e espessamento da parede das artrias

Nefropatia diabtica

Alteraes nos vasos sanguneos dos rins que fazem com que ocorra uma perda de protena pela urina. O rgo pode reduzir a sua funo lentamente, mas de forma progressiva at a sua paralisao total.

Neuropatia diabtica

Os nervos ficam incapazes de emitir e receber as mensagens do crebro, provocando sintomas, como formigamento, dormncia ou queimao das pernas, ps e mos, dores locais e desequilbrio, enfraquecimento muscular, traumatismo dos pelos, presso baixa, distrbios digestivos, excesso de transpirao e impotncia.

P diabtico

Ocorre quando uma rea machucada ou infeccionada nos ps de quem tem diabetes tipo 2 desenvolve uma lcera (ferida). Seu aparecimento pode ocorrer quando a circulao sangunea deficiente e os nveis de glicemia so mal controlados. Qualquer ferimento nos ps deve ser tratado rapidamente para evitar complicaes que podem levar amputao do membro afetado.

Infarto do miocrdio e AVC

Ocorrem quando os grandes vasos sanguneos so afetados, levando obstruo (arteriosclerose) de rgos vitais como o corao e o crebro. O bom controle da glicose, a atividade fsica e os medicamentos que possam combater a presso alta, o aumento do colesterol e a suspenso do tabagismo so medidas imprescindveis de segurana. A incidncia desse problema de duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes, tanto o tipo 1 quanto o diabetes tipo 2.

Infeces

O excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunolgico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infeco. Isso ocorre porque os glbulos brancos (responsveis pelo combate a vrus, bactrias etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia. O alto ndice de acar no sangue propcio para que fungos e bactrias se proliferem em reas como boca e gengiva, pulmes, pele, ps, genitais e local de inciso cirrgica.

Hipertenso

Existem alguns fatores de risco em comum entre diabetes do tipo 2 e a hipertenso arterial, como obesidade, sedentarismo e m alimentao. Alm disso, o paciente com diabetes tem uma maior propenso a desenvolver problemas renais, e isso compromete a eliminao de substncias pela urina, como o sal e a gua. O aumento de sal e gua na circulao est relacionado com o aumento da presso arterial, levando hipertenso.

Outro problema recorrente em pacientes com diabetes tipo 2 a oxidao dos vasos sanguneos com mais rapidez do que o normal, devido ao excesso de acar no sangue. Com isso, as artrias podem se entupir, aumentando a presso arterial.

Tratamento de Diabetes tipo 2

O tratamento do diabetes tipo 2 visa baixar os nveis de glicose no sangue do paciente e cuidar para que ele no sofra nenhum tipo de complicao. Os principais cuidados para tratar o diabetes tipo 2 incluem:

Exerccios fsicos

A atividade fsica essencial no tratamento do diabetes tipo 2, pois ela ajuda a manter os nveis de acar no sangue controlados e no emagrecimento. A prtica de exerccios deve ser realizada de trs a cinco vezes na semana. Caso o diabetes tipo 2 esteja descontrolado, com glicemia muito elevada, o exerccio pode causar a liberao de hormnios contrarreguladores, aumentando mais ainda a glicemia por isso, importante visitar o seu mdico e sempre fazer a medicao da glicemia antes de iniciar uma atividade fsica. importante que o paciente com diabetes tipo 2 sempre combine com seus mdicos quais so as melhores opes de atividade fsica e frequncia. Lembrando que o ideal privilegiar exerccios leves, pois quando o gasto calrico maior do que a reposio de nutrientes aps o treino, pode haver a hipoglicemia.

Controle da dieta

Pessoas com diabetes tipo 2 devem evitar os acares presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pes, pois eles possuem um ndice glicmico muito alto. Quando um alimento tem o ndice glicmico baixo, ele retarda a absoro da glicose, que no se concentra no sangue. Mas, quando o ndice alto, esta absoro rpida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue, gerando uma hiperglicemia. Os carboidratos devem constituir de 50 a 60% das calorias totais ingeridas pela pessoa com diabetes, preferindo-se os carboidratos complexos (castanhas, nozes, gros integrais) que sero absorvidos mais lentamente. Tambm importante que a dieta do portador de diabetes tipo 2 seja balanceada, cortando os excessos de gordura e priorizando o consumo de frutas e vegetais.

Quando for praticar exerccios importante verificar o controle glicmico antes do incio da atividade, para ento escolher o melhor alimento - se a glicemia est muito baixa, aconselhvel dar preferncia aos carboidratos, assim como deve-se evit-los se estiver alta. A escolha do alimento depende tambm do tipo de exerccio: exerccios aerbicos de grande durao (como corrida e natao) tendem a baixar a glicemia, sendo necessria uma ingesto maior de alimentos.

Verificar a glicemia

Alguns portadores de diabetes tipo 2 precisam fazer as medies regulares de insulina, alguns diariamente. Para fazer essa medida necessrio ter em casa um glicosmetro, dispositivo capaz

de medir a concentrao exata de glicose no sangue. Existem diferentes tipos de aparelhos. Normalmente, a pessoa fura o dedo com uma agulha pequena chamada lanceta. Uma pequena gota de sangue aparece na ponta do dedo. Coloca-se o sangue em uma tira reagente que inserida no aparelho. Os resultados aparecem em cerca de 30 a 45 segundos.

O mdico ou outro profissional que trabalhe com diabetes ajudar a definir um cronograma de testes feitos em casa. O mdico o ajudar a definir as metas relativas s taxas de glicose do paciente, que deve se basear nos resultados dos testes para alterar as refeies, suas atividades ou os medicamentos e, assim, manter os nveis de glicose normalizados. Este procedimento pode ajudar a identificar as altas e as baixas taxas de glicose no sangue antes que causem problemas.

Maneire no consumo de bebidas alcolicas

O consumo de lcool no proibido para quem tem diabetes tipo 2, mas deve ser moderado e sempre acompanhado de um alimento, pois o consumo isolado pode causar hipoglicemia. O que pode causar enjoo, tremores pelo corpo, fome excessiva, irritao e dores de cabea. Tambm importante fazer o monitoramento de glicemia antes e depois de consumir bebidas alcolicas. Cuidado com cervejas e bebidas doces ou base de carboidratos. Elas tm alto ndice glicmico e podem trazer problemas.

Evite saunas e escalda ps

O diabetes tipo 2 afeta a microcirculao, lesionando as pequenas artrias (arterolas) que nutrem os tecidos, que atingem especialmente as pernas e os ps. Em funo desta alterao circulatria, os riscos de exposio s altas temperaturas e aos choques trmicos podem agravar ou desencadear quadros de angiopatias e outros problemas cardacos. Alm disso, o diabetes afeta a sensibilidade dos ps, e a pessoa pode no perceber a gua muito quente ao fazer escalda ps.

Aumente os cuidados com os olhos

As clulas da crnea do paciente com diabetes tipo 2 no tm a aderncia que se encontra na maioria daqueles que no tem diabetes. Essa fragilidade a porta de entrada para uma srie de infeces oportunistas e doenas como catarata e glaucoma.

Controle o estresse

Pessoas com diabetes tm maiores chances de ter ansiedade e depresso. Os pacientes podem sentir uma sensao de ansiedade em relao ao controle da hipoglicemia, da aplicao de insulina, ou com o ganho de peso.

Corte o cigarro

Diabetes e cigarro multiplicam em at cinco vezes o risco de infarto. As substncias presentes no cigarro ajudam a criar acmulos de gordura nas artrias, bloqueando a circulao. Consequentemente, o fluxo sanguneo fica mais e mais lento, at o momento em que a artria entope. Alm disso, fumar tambm contribui para a hipertenso no paciente com diabetes tipo 2.

Cuide da sade bucal

A higiene bucal aps cada refeio para o paciente com diabetes fundamental. Isso porque o sangue dos portadores de diabetes, com alta concentrao de glicose, mais propcio ao desenvolvimento de bactrias. Por ser uma via de entrada de alimentos, a boca acaba tambm recebe diversos corpos estranhos que, somados ao acmulo de restos de comida, favorecem a proliferao de bactrias. Realizar uma boa escovao e ir ao dentista uma vez a cada seis meses essencial.

Cuide das comorbidades

No geral, o diabetes tipo 2 vem acompanhados de outros problemas, como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, triglicerdeos elevados e hipertenso. Dessa forma, importante consultar seu mdico e cuidar tambm dessas outras doenas e problemas que podem aparecer junto com o diabetes tipo 2. Dessa forma, voc garante a sua sade e consegue controlar todas as doenas com mais segurana.

Preveno

Pacientes com histria familiar de diabetes tipo 2 ou fatores de risco devem ser orientados a: Manter o peso normal No fumar Controlar a presso arterial Evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pncreas

Praticar atividade fsica regular.

Vous aimerez peut-être aussi