Vous êtes sur la page 1sur 2

A PAZ QUE EXCEDE TODA A INTELIGNCIA

Existem muitos relatos de pessoas que vivenciaram essa nova dimenso emergente da conscincia como resultado de uma perda trgica em determinado momento de sua vida.

H quem tenha perdido todos os bens, os filhos ou o cnjuge, a posio social, a reputao ou a capacidades fsicas. Em certos casos, em decorrncia de desastres ou guerras, tudo isso se foi ao mesmo tempo e esses indivduos se viram com nada. Podemos chamar um quadro como esse de situaolimite. No importa com que elementos essas pessoas estavam identificadas, o que lhes dava a percepo do ser, isso se acabou. Ento, de repente e inexplicavelmente, a angstia e o medo intenso que elas sentiam desapareceram, dando lugar ia sensao sagrada da presena, uma paz e uma serenidade profunda e uma completa libertao do medo. Esse fenmeno deve ter sido familiar a So Paulo, que usou a expresso a paz de Deus excede toda a inteligncia. Na verdade, uma p az que no parece fazer sentido, e quem j passou por essa experincia se pergunta: diante disso, como possvel que eu sinta tanta paz?

Depois que compreendemos o que o ego e como ele funciona, a resposta simples. Quando as formas com as quais nos identificamos, que nos do a presena do eu desmoronam ou so removidas, o ego entra em colapso, uma vez que ele a identificao com a forma. No momento em que no h mais nada com que possamos nos identificar, quem somos ns? Assim que as formas ao nosso redor morrem ou quando a morte se aproxima, nossa percepo da Existncia, do eu sou, fica livre das ligaes com a forma: o esprito liberado da sua priso na matria. Passamos a compreender nossa identidade essencial como informe, como uma presena onipresente do Ser antes de todas as formas, de todas as identificaes. Entendemos nossa verdadeira identidade como a conscincia propriamente dita em vez de algo ao qual a conscincia se vinculara. Essa a paz de Deus. A verdade suprema de quem ns somos no eu sou isso ou eu sou aquilo, mas eu sou. Nem todo mundo que vivencia uma grande perda passa por esse despertar, isto , pelo processo de se desassociar da forma. Algumas pessoas criam de imediato uma forte imagem mental ou uma forma de pensamento em que se vem como vitimas das circunstncias, de algum, de um destino injusto ou de Deus. Assim, vinculam-se com intensidade a essa forma de pensamento e s emoes que ela origina, como raiva, ressentimento e autopiedade, que assumem de modo instantneo o lugar de todas as outras identificaes que entraram em colapso por causa da perda.

Em outras palavras, o ego logo encontra uma nova forma. E o fato de que ela seja algo profundamente infeliz no o preocupa muito, desde que ele tenha uma nova identidade, boa ou m. Na verdade, esse novo ego ser mais retrado, mais rgido e impenetrvel do que o antigo. Quando a perda trgica ocorre, ns ou resistimos a ela ou nos resignamos. H pessoas que se tornam amargas ou muito ressentidas, enquanto outras se mostram mais solitrias, sbias e afetuosas. A resignao significa a aceitao interior do que aconteceu. Ficamos abertos vida. A resistncia uma contrao interior, um endurecimento da concha do ego. Permanecemos fechados. Seja qual for a ao que adotemos num estado de resistncia interior (que podemos tambm chamar de negativismo), ela criar mais resistncia externa, e o universo no estar do nosso lado. A vida no nos beneficiar. Se as persianas estiverem fechadas, o sol no conseguir entrar. Quando nos submetemos internamente, ou seja, no momento em que nos entregamos, uma nova dimenso da conscincia se abre. Caso uma ao seja possvel ou necessria, essa atitude ser alinhada com o todo e apoiada pela inteligncia criativa, a conscincia incondicional com a qual nos unificamos num estado de receptividade interior. As circunstncias e as pessoas ento se tornam favorveis, cooperativas. Coincidncias acontecem. Se nenhuma ao for possvel, repousaremos na paz e no silncio interior que acompanham a resignao. Descansaremos em DEUS.

Vous aimerez peut-être aussi