Vous êtes sur la page 1sur 2

existncia e foram criadas (Ap. 4,11). Como so grandes, Senhor, as Vossas obras!

Tudo zeste com sabedoria (Sl 104, 24). O Senhor bom para com todos e a Sua misericrdia se estende de gerao em gerao (Sl. 144,9). A solicitude da divina providncia concreta e imediata, cuida de tudo, desde os mais insignicantes pormenores at aos grandes acontecimentos do mundo e da histria: Tudo quanto Lhe aprouve, o nosso Deus o fez, no Cu e na Terra (Sl114,3) e h muitos projetos no corao do homem, mas a vontade do Senhor que prevalece (Pr 19, 21). Porque Deus innitamente maior do que todas as suas obras: a Vossa majestade est acima dos Cus (Sl 8,2), insondvel a Sua grandeza (Sl 144,3). Mas porque Ele o Criador soberano e livre, causa primeira de tudo quanto existe, est presente no mais ntimo das Suas criaturas: nEle que vivemos, nos movemos e existimos (Act 17, 28) Deus mais ntimo ao Homem do que o prprio homem a si mesmo. Deus depois de ter criado nunca abandona a criatura a si mesmo. No s lhe d o ser e o existir como o mantm no ser, lhe d o agir e o conduz ao seu termo. Ns acreditamos que Deus tudo criou livremente, com sabedoria e por amor a partir do nada. E que Ele mesmo infinitamente maior do que todas as suas obras.

VILA DO CONDE
DIOCESE DO PORTO
VIGARARIA DA TROFA
2013 ANO DA FE 2012

Creio em um s Deus Creio em s Senhor, Jesus Cristo Creio no Esprito Santo Creio na Igreja
Creio em um s Deus,
a primeira armao da prosso de f e tambm a mais fundamental. Todo o Smbolo de F resposta Revelao de Deus. Se depois fala do Senhor, Jesus Cristo; se depois fala do Esprito Santo; se depois fala da Igreja, em referncia progressiva Revelao do um s Deus. Revelao do Deus que PAI, que FILHO, que ESPIRITO SANTO, que IGREJA/COMUNHO. Por m, se encontramos alguma relao com o Mundo e com o Homem tambm em Revelao da sua pessoa. Pois so sua criao Deus tudo criou, tudo governa e tudo pode, Faz tudo quanto lhe apraz (Sl 113, 3). Ns acreditamos com firmeza e afirmamos simplesmente que h um s Deus, amoroso, pessoal, prximo. (Se Deus no nico, no Deus Tertuliano) Um Deus que revela o seu nome e faz Aliana com o Homem. Cada um de ns que agora est a ler estas linhas no inicia um dilogo, no marca um encontro, e muito menos realiza comunho no anonimato, sem primeiro revelar o seu nome e querer saber o nome da outra pessoa. Assim o nosso Deus. Tomou iniciativa de revelar o seu nome, semelhana, com a natureza que criou (o Homem). O meu nome : EU SOU AQUELE QUE SOU. O nosso Deus de vivos, convoca para o dilogo, marca encontros, realiza comunho: Deus chama por Moiss do meio duma sara que arde e no se consome. E diz-lhe: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abrao, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob (Ex. 3,6) Moiss disse a Deus: vou procurar os

de todas as coisas visveis e invisveis.


Foi o prprio Deus que criou o mundo visvel, com toda a sua riqueza, a sua diversidade e a sua ordem. A sagrada escritura apresenta a obra do Criador simbolicamente como uma sequncia de seis dias de trabalho divino, que termina no repouso do stimo dia (Gn1, 1-2, 4). O texto sagrado ensina verdades reveladas por Deus para nossa salvao, as quais permitem conhecer a natureza ltima e o valor de todas as criaturas e a sua ordenao para glria de Deus (LG36): Nada (visvel e invisvel) existe que no deva a sua existncia a Deus Criador. O mundo comeou quando foi tirado do nada pela Palavra de Deus; todos os seres existentes, toda a Natureza, toda a histria humana radicam neste acontecimento primordial: a prpria gnese, pela qual o mundo foi constitudo e o tempo comeado. Ns acreditamos que cada criatura possui a sua bondade e perfeio prprias. A interdependncia das criaturas da vontade de Deus. A beleza do universo, a hierarquia das criaturas e o homem como ponto alto da obra da criao so reveladoras da glria de Deus.

ORAO
Deus eterno e omnipotente que criastes o universo e o conastes ao homem para que ele proclamasse a magnicncia do vosso nome, e enviastes o vosso lho, em tudo igual a ns, para que, coroado de honra e glria, elevasse acima dos cus a dignidade do homem, voltai o vosso rosto sobre os lhos do novo Ado, e concedei-lhes o esplendor da luz do vosso lho, Jesus Cristo, que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.

lhos de Israel e dizer-lhes: O Deus de vossos pais enviou-me a vs. Mas se perguntarem qual o seu nome, que hei-de responder-lhes? Deus disse ento a Moiss: Eu sou aquele que sou. Disse mais: Eis como hs-de falar aos lhos de Israel: Aquele que tem por nome EU SOU que me enviou a vs () ser este o meu nome para sempre, nome que car de memria para todas as geraes (Ex 3, 13-15). Deus, deste modo, diz Quem e com que nome deve ser chamado. Este nome revela o mistrio, o mistrio do Deus escondido (Is. 45, 15). Deve-se entender que , ao mesmo tempo, um nome revelado e a recusa dum qualquer outro nome. O pecado de Israel, que tambm o de cada um de ns, reside em adorar outros nomes. Nomes que nos afastam do EU SOU. No entanto, EU SOU revela a sua delidade, que de sempre e para sempre. Vlida tanto para o passado (Eu sou o Deus de teus pais Ex. 3,6), como para o futuro (Eu estarei sempre contigo Ex. 3, 12). As nossas indelidades no so sucientes para indignar o nosso Deus que clemente e compassivo, cheio de misericrdia e delidade (Ex. 34, 5-6). Ns acreditamos que o nome Deus EU SOU, revela-se como o Deus que est sempre connosco, presente junto do seu povo para o salvar. A riqueza do nome divino est na verdade e no amor. E assim permanece sempre fiel a Si mesmo e s suas promessas. nas promessas de Deus que reside a nossa grande Esperana. O EU SOU a nossa primeira origem e o nosso ltimo fim. Consequncias da f em Deus nico para toda a vida: conhecer a Sua grandeza e majestade; viver em ao de graas; conhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os homens; fazer bom uso das coisas criadas; ter conana em Deus, em todas as circunstncias, mesmo na adversidade. Nada te perturbe, nada de atemorize Tudo passa, Deus no muda A pacincia tudo alcana, quem a Deus tem Nada lhe falta, s Deus basta.
(Orao de Santa Teresa de Jesus)

lial que nos concede, serei para vs um Pai e vs sereis para Mim lhos e lhas, diz o Senhor todo poderoso (2 Co 6, 18). A f em Deus Pai todo poderoso pode ser posta prova pela experincia que fazemos do mal e do sofrimento. Parece que Deus est ausente e incapaz de impedir o mal. No entanto, sabemos como Deus Pai revelou, diversas vezes, a sua omnipotncia do modo mais misterioso. Na humilhao voluntria, na vida, morte e ressurreio de seu Filho, venceu o mal e o pior de todos os sofrimentos, a morte. Assim, Cristo crucicado sabedoria e fora de Deus. A linguagem da Cruz certamente loucura para os que se perdem, mas para ns, os que se salvam, fora de Deus. Pois est escrito: Destruirei a sabedoria dos sbios e rejeitarei a inteligncia dos inteligentes. Onde est o sbio? Onde est o letrado? Onde est o investigador deste mundo? Acaso no tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Pois, j que o mundo, por meio da sua sabedoria, no reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crem, pela loucura da pregao. Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos andam em busca da sabedoria, ns pregamos um Messias crucicado, escndalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os que so chamados, tanto judeus como gregos, Cristo poder e sabedoria de Deus. Portanto, o que tido como loucura de Deus, mais sbio que os homens, e o que tido como fraqueza de Deus, mais forte que os homens. (1 Co 1, 18-25). Ns acreditamos que Deus mostrou a eficcia da sua poderosa fora e a incomensurvel grandeza na ressurreio e exaltao de Cristo. E Nele estar tambm a nossa ressurreio.

Criador do Cu e da Terra,
No princpio, Deus criou o Cu e a Terra (Gn 1,1). Isto toda a Criao. E por estas palavras solenes que comea a Sagrada Escritura. Trs coisas so armadas nestas primeiras palavras: Deus eterno deu um princpio a tudo quanto existe fora dEle. S Ele criador. E tudo quanto existe depende dAquele que lhe deu o ser. O mundo foi criado para glria de Deus. A glria de Deus est em que se realize esta manifestao e esta comunicao da sua bondade, em ordem a fazer de ns lhos adotivos por Jesus Cristo. Assim aprouve Sua vontade, para que fosse enaltecida a glria da Sua graa (Ef 1, 5-6): porque a glria de Deus o homem que vive, e a vida do homem a viso de Deus; se a revelao de Deus pela Criao j proporcionou a vida a todos os seres que vivem na Terra, quanto mais a manifestao do Pai pelo Verbo proporciona a vida aos que vm a Deus! (Santo Ireneu). O m ltimo da Criao que Deus Pai, Criador de todos os seres, venha nalmente a ser tudo em todos (1 Co 15, 28), provendo, ao mesmo tempo, Sua glria e nossa felicidade (AG 2). Deus Cria com sabedoria e por amor, quis fazer as criaturas participantes do Seu Ser, da Sua sabedoria e da Sua bondade: porque Vs criastes todas as coisas e, pela Vossa vontade, elas receberam a

...Pai todo poderoso,


Ao designar o Deus EU SOU, como PAI, acreditar que Deus a primeira origem de tudo, a autoridade sublime, bondade e solicitude amorosa para com todos os Seus lhos. No entanto, esta ternura paternal de Deus tambm pode ser expressa pela imagem da maternidade, que indica de modo mais incisivo a proximidade de Deus, a intimidade entre Deus e o Homem. Convm, ento, lembrar que Deus ultrapassa a distino humana dos sexos. No homem nem mulher; Deus. Excede tambm a paternidade e a maternidade humanas, e de ambas a origem e a medida: Ningum to PAI como DEUS, porque Podes tudo, de todos Vos compadeceis (Sab 11, 23). Acreditar que Deus Pai todo poderoso, testemunhar a Sua omnipotncia paterna pelo modo como cuida das nossas necessidades, pela adoo

Vous aimerez peut-être aussi