Vous êtes sur la page 1sur 3

FREITAS, Vladimir Passos. A minha viso do relacionamento entre o Regime Militar e o Poder Judici rio. In.!

FREITAS, Vladimir Passos, M"RAIS, Iv# Sa$ina Ri$eiro de, Thanmara Es%&nola Amaral. O Poder Judicirio no Regime Militar. Porto Alegre! Sim%lissimo, '()'. %. *+', 1. Introduo -A rigor, o Poder Judici rio teve duas .ases em /ue sua inde%end0ncia .or %arcialmente cerceada. Primeiro, no Estado 1ovo, /uando os crimes %ol&ticos eram 2ulgados %elo Tri$unal de Seguran3a 1acional, 4rgo 2udicial de e5ce3o %or e5cel0ncia. 6e%ois, no perodo de regime militar, %ois muito em$ora as 7onstitui38es .ossem democr ticas, a vig0ncia dos Atos Institucionais, de .orma indireta, cerceava li$erdades democr ticas. Indireta, %or/ue aos magistrados no era dito /ue .i9esse ou dei5assem de .a9er isto ou a/uilo, mas havia o receio de /ue %udessem ser cassados %or um Ato Institucional, cu2a a%recia3o era vedada %elo Poder Judici rio: ;*<. 2. Tempos de estudante de Direito 1!"#$1!"%& Em rela3o aos crimes contra a seguran3a nacional, destaca+se /ue -=...> os 2u&9es de 6ireito no se impressiona'am muito com os rigores do regime militar . Eles eram muito ciosos de suas .un38es e no admitiam inter.er0ncia de es%?cie alguma. Por tal motivo costumavam %or em li$erdade a/ueles %resos, o /ue certamente desagradava @s autoridades militares: A %osteriormente a com%et0ncia .oi trans.erida @ Justi3a Militar Federal ;)'<. #. Tempos de e(erccio da ad'ocacia 1!")*1!"! e metade de 1!)+& ,. Tempos de promotor de -ustia metade de 1!)+$1!%+& 1a d?cada de )B*(, destaca+se /ue e5istiam regio em /ue os militares no atuavam muito e outras em /ue se .a9ia %resente, %rinci%almente em ra9o da resist0ncia %ol&tica. 1o o$stante, -o -udicirio no era diretamente a.etado/ continua'a em sua rotina de a0es c'eis e criminais : ;'(<. 1. Tempos de Jui2 3ederal 1!%+ at4 o .im do regime militar/ 1!%1& -A %resen3a do regime era ine/u&voca nas a38es terroristas. 7ontra os chamados su$versivos, no havia contem%la3o. Mas na Justi3a comum, inclusive na Federal, no e5istia inter.er0ncia, %resso so$ /ual/uer .orma: ;'C<. ". 5oncluso -=...> na Justi3a Estadual, nos casos es%or dicos em /ue 2ulgava algu?m ligado ao %oder militar ;v. g., %or crime de homic&dio nas a38es do chamado DEs/uadro da MorteE<, no so$rava muito es%a3o ao Promotor e ao Jui9 %ara a %rodu3o de %rovas: ;'F<. -=...> os militares inter.eriram/ sim/ -unto ao Poder Judicirio 6uando a 6uesto 'ersasse sore o 6ue considera'am segurana nacional/ mas pouco inter'ieram -unto 7 Justia comum nas 6uest0es ci'is ou criminais/ en6uanto e(erceram o poder: ;',<.

M"RAIS, Iv# Sa$ina Ri$eiro de. " alcance da 6itadura militar no Poder Judici rio e suas %rocedentes re.ormas. In.! FREITAS, Vladimir Passos, M"RAIS, Iv# Sa$ina Ri$eiro de, Thanmara Es%&nola Amaral. O Poder Judicirio no Regime Militar. Porto Alegre! Sim%lissimo, '()'. %. ',+ G) 8 atuao dos militares so9re o Poder Judicirio A%resenta+se /ue o 2udici rio omitiu+se .rente @ atua3o dos militares, no a%licando normas e %rinc&%ios %resentes no ordenamento 2ur&dico, so$ %ena de re%resso A o Poder Judici rio su$metia+ se ao E5ecutivo, tol:endo sua atuao nos casos de segurana nacional ;'B<. 8s normas 6ue .undamenta'am a atuao dos militares durante o regime de ditadura -Em %roveito da Seguran3a 1acional .oram suprimidos a li9erdade/ as garantias constitucionais/ os direitos :umanos e a li9erdade de imprensa , tudo so$ a 2usti.icativa de no se .omentar a disc4rdia na o%inio %H$lica: ;C(<. 8tuao dos ad'ogados durante o perodo de Regime Militar -6entro de um cen rio de censuras, torturas, %ris8es e inseguran3as, sem dHvida a prtica pro.issional 6ue 'iesse a contrariar os ditames da ;ei/ mesmo sendo estes desca9idos e desarra2oados/ aca9a'am por acarretar maiores estragos e pri'a0es de direitos: ;C)<. O <upremo Tri9unal 3ederal e o regime militar -=...> o Su%remo Tri$unal Federal ora atuava em con.ormidade com as determina38es ditadas %elos militares, ora a.rontava+as, assumindo os riscos: A evidencia su$misso ao E5ecutivo ;C)<. Justia 3ederal Justia Militar Discusso 5oncluso -" Poder Judici rio, com sua im%arcialidade e Insia em %romover a igualdade, dignidade e %rote3o aos direitos .undamentais, %or vontade %r4%ria, 2amais se a$steve de sua com%et0ncia e es.era de atua3o. Por?m, %or dis%osi3o legal, os militares %assaram a e5ercer %re%onderIncia so$re ele, de .orma a contrariar o %rim4rdio do ordenamento 2ur&dico de %rote3o aos direitos dos cidados, sendo esta a situa3o /ue %ersistiu durante toda a .ase da ditadura: ;CJ<.

A in.luencia do Regime Militar so$re os Tri$unais, o Sistema Judici rio e os o%eradores do direito A viso te4rico+cultural. In.! FREITAS, Vladimir Passos, M"RAIS, Iv# Sa$ina Ri$eiro de, Thanmara Es%&nola Amaral. O Poder Judicirio no Regime Militar . Porto Alegre! Sim%lissimo, '()'. %. G'+FG.

Vous aimerez peut-être aussi