Vous êtes sur la page 1sur 16

O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE: UM INSTRUMENTO LEGAL DO PROFESSOR DE EDUCAO FSICA

Dra. VERNICA REGINA MLLER


Universidade Estadual de Maring Departamento de Educao Fsica Coordenadora do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criana e do Adolescente E-mail: vm@wnet.com.br

Ms. TELMA ADRIANA PACFICO MARTINELI


Universidade Estadual de Maring Departamento de Educao Fsica E-mail: tapmartineli@uem.br

RESUMO
Neste artigo temos o objetivo de chamar a ateno para os sujeitos da Educao Fsica, apontando o Estatuto da Criana e do Adolescente como um instrumento do professor para o complemento de sua prtica profissional. O resgate histrico da origem do Estatuto mostra o movimento da concepo assistencial e punitiva relativa aos menores do Cdigo de 1927 para a atual concepo da criana e do adolescente como cidados. A fala dos(as) meninos(as) ilustra a argumentao, reforando a necessidade do conhecimento da lei como uma das condies para fazer dela uma fora na luta pela justia social. PALAVRAS-CHAVE: Infncia; educao fsica; justia social.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

A criana (...) o homem em estado de poesia. Joo de Jesus

Nesta revista que prope a infncia como temtica tocamos na criana inserida no contexto escolar e no sujeito da Educao Fsica que eventualmente est fora dele, decidindo falar prioritariamente da criana e da lei brasileira que deve servir como um instrumento para o seu amparo. Neste olhar, revela-se a diferena radical de concepo de criana existente no antigo Cdigo de Menores (Brasil, 1927) ao mesmo tempo que procura-se derrubar os argumentos contrrios mais constantes nas expresses do senso comum lei atual o Estatuto da Criana e do Adolescente (Brasil, 1990) , defendemos a necessidade do cuidado e proteo dessa populao, e entre tais cuidados est a ao do professor. No transcurso, trazemos a fala de meninos(as)1 com o objetivo de ilustrar e reforar a idia de fundo, qual seja, a necessidade do conhecimento da lei como uma das condies para fazer dela uma fora na luta pela justia social. Na dcada de 1980, quando o Brasil vivia um momento de importantes mobilizaes sociais acabava-se a ditadura militar, propunha-se uma nova Constituio os diversos segmentos interessados na temtica da proteo infncia e adolescncia reuniam-se incansavelmente por todo o territrio nacional e particularmente o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (que nasceu como tal em 1985) junto com crianas e adolescentes para discutir tanto a necessidade de eliminao da lei que ento os regia, o Cdigo de Menores, como a urgncia em propor e aprovar uma lei considerada aceitvel de acordo com os parmetros internacionais como a Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana (1989) e de acordo tambm com a realidade brasileira. Gomes da Costa (1999) observa que o movimento social pelos direitos da criana e do adolescente surgido no Brasil na dcada de 1980,
acabou resultando no artigo 227 da Constituio Federal e no Estatuto da Criana e do Adolescente foi um movimento verdadeiramente singular [...]. Sua singularidade residiu no fato de, pela primeira vez em nossa histria, trs vertentes fundamentais da vida brasileira o movimento social, as polticas pblicas e o mundo jurdico terem se entrelaado

1. As falas de meninos(as) aqui apresentadas fazem parte dos registros semanais do Projeto Brincadeiras, com meninos e meninas de e nas ruas, do Departamento de Educao Fsica da Universidade Estadual de Maring (1997-2004) e dos registros da Comisso Local do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Maring-PR (MNMMR). O projeto citado est ligado ao Laboratrio de Apoio a Pesquisas Histricas da Infncia e da Adolescncia e ao Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criana e do Adolescente, ambos da Universidade Estadual de Maring.

10

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

e atuado de maneira convergente e sinrgica em favor de uma mesma causa: assegurar s novas geraes crianas e adolescentes o direito cidadania, o direito a ter direitos (Gomes da Costa, 1999, p. 14).

Antes disso, existia o Cdigo de Menores aprovado em 1927. Foi o primeiro Cdigo que sistematizou as leis voltadas ao atendimento infanto-juvenil. Essa lei estabelecia o atendimento infanto-juvenil voltado aos menores, que eram as crianas rfs, abandonadas ou autoras de ato infracional, ento consideradas em situao irregular, ou seja, sem escola, sem famlia, sem atendimento de sade etc. Deveriam pois, estar sob a tutela do Estado, o que j se reflete no artigo primeiro:
Art. 1: O menor, de um ou outro sexo, abandonado ou delinqente, que tiver menos de 18 anos, de idade, ser submetido pela autoridade competente s medidas de assistncia e proteo contidas neste Cdigo (Brasil, 1927, p. 4).

O Cdigo de 1927 trazia uma viso da infncia como incapaz e perversa. muito importante observar que a palavra menor literalmente uma inferiorizao. menos que outro... A definio de criana nesse Cdigo priorizava a sua situao considerada errada em relao ao que deveria ser normal: estar na escola, ter uma famlia constituda de me pai e avs, andar limpa e sem problemas com a lei. Os considerados normais ou regulares no eram menores. Estes estavam afetos diretamente ao Ministrio da Educao, j os menores, diretamente ao Ministrio da Justia. As solues para os menores apareciam na lei, entendendo-se que o culpado daquela situao era ou a famlia ou a prpria pessoa. O poder do juiz era enorme para decidir a seu juzo a gravidade do conflito do menor com a lei e o encaminhamento a ser-lhe dado. A tendncia do Cdigo era reconhecidamente assistencial, repressora e punitiva (Silvestre, 2003), como podemos apreciar nos exemplos a seguir:
Art. 61: Se os menores de idade inferior a 18 anos forem achados vadiando ou mendigando, sero apreendidos e apresentados autoridade judicial, a qual poder: I se a vadiagem ou mendicidade no for habitual: a) repreend-los e os entregar s pessoas que os tinham sob sua guarda, intimando estas a velar melhor por eles; b) confi-los at a idade de 18 anos a uma pessoa idnea, uma sociedade ou uma instituio de caridade, ou de ensino, pblica ou privada. II se a vadiagem ou mendicidade for habitual, intern-los at a maioridade em escola de preservao. Pargrafo nico Entende-se que o menor vadio ou mendigo habitual quando apreendido em estado de vadiagem ou mendicidade mais de duas vezes (Brasil, 1927, p. 112).

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

11

Morelli (2002) observa que o Cdigo estava voltado a uma parcela da populao de menores de 18 anos, mas j continha em sua definio no s a idade como tambm implicitamente a pobreza desses indivduos. Piedrahita (2002), analisando as tendncias dos estudos contemporneos sobre a infncia, comenta que:
En los ltimos aos, no obstante, comienza a instalarse en la conciencia jurdica y social una nueva inversin radical del paradigma del menor. La Convencin Internacional de los Derechos del Nio constituye al mismo tiempo la evidencia y el motor de estas transformaciones. La lucha por ampliar el estatus de ciudadana al conjunto de la infancia pone definitivamente en evidencia la claridad e importancia del nexo existente entre su condicin jurdica y su condicin material (Piedrahita, 2002).

Os estudos avanam, profissionais da rea social e jurdica defendem com nfase uma nova ao com a criana e o adolescente, e, apesar do Cdigo de Menores de 1927 j no estar em vigor h mais de uma dcada, os cidados dos casos abaixo relatados foram/so tratados por policiais que atuaram/atuam ainda com a concepo menorista:
[...] estvamos numa casa de jogos, a polcia chegou, nos colocou as algemas, nos colocou no camburo, dizendo coisas humilhantes nos levou num bairro retirado da cidade, jogou querosene em ns e depois de bater muito nos fez correr sem parar...se parssemos colocariam fogo nos nossos corpos e se contssemos o que havia acontecido, morreramos... A gente s estava jogando [...]. [...] eu estava passando na rua, ele (o policial) passou por mim mais de uma vez apontando o dedo e dizendo que a morte que eu devo ter que me amarrem uma corda ao redor da barriga com uma pedra na ponta e me lancem no rio [...]. [...] a gente dorme de dia para agentar ficar acordado de noite, porque assim mais fcil perceber quando a polcia chega nos mocs2. Eles chegam batendo, ameaando, queimam tudo o que nosso [...] (Projeto, 2003).

No s na ao que se percebe a filosofia e o conceito antigo. Por exemplo, em Maring, cidade paranaense, segue existindo muito ativa no Poder Judicirio a figura do Comissrio de Menor, extinta j em grande parte do territrio brasileiro e s existente em alguns municpios por uma interpretao incorreta e abusiva da nova lei. Est to absorvida na sociedade a diferena e o preconceito contra a criana pobre que poderamos passar inadvertidamente sobre uma manchete de jornal assim: menor mata criana ...
2. Moc uma palavra do mundo da rua que significa lugar de morada, lugar de dormir.

12

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

Essas histrias esto aqui colocadas porque nos fazem refletir sobre esses jovens que faz pouquinho eram adolescentes e em algum momento estiveram na escola... o que ela sabia deles? De que h servido essa instituio que ainda desejo deles? Que relao teve o professor de Educao Fsica com a sua vida? Voltando lei, quando ela muda, no significa que a populao a assimile imediatamente. E quando h mudana de paradigmas, de conceitos, de estruturas, de funes e, em decorrncia, de responsabilidades para os diversos setores da populao, primordial que haja ampla divulgao e continuados cursos de atualizao para que cada um cumpra adequadamente seu papel. No caso do novo Estatuto, todos os cidados tm responsabilidade para com as crianas e os adolescentes, o que uma rotunda inovao. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) uma lei aprovada em 1990, substituiu o Cdigo de Menores de 1979, modificao do de 1927, e regulamenta o artigo 227 da Constituio Federal do Brasil. Neste artigo temos que:
dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico, assegurar com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria (Brasil, 1988, p. 4).

Se antes o Cdigo se preocupava em tutelar, punir e reprimir o menor, o ECA assume que criana e adolescente so cidados, isto , sujeitos de direitos e deveres, em condio peculiar de desenvolvimento e por isso so prioridade absoluta nas polticas governamentais e no governamentais. Agora a filosofia no punitiva nem assistencialista, mas educativa. No permite diferenciar no atendimento qualquer criana por seu aspecto fsico ou social, por estar na rua ou por qualquer outro motivo. Para isso prev um Sistema de Garantia de Direitos embasado na doutrina da Proteo Integral que garante: 1) a promoo, ou seja, o atendimento prioritrio, de qualidade todas as crianas e adolescentes; 2) a vigilncia no cumprimento dos seus direitos, isto , o controle das aes desenvolvidas para com eles; e 3) a responsabilizao individual, coletiva e/ou institucional de quem no cumpre com seu dever para com essa populao. O Estatuto, depois de 13 anos de existncia, continua sendo polmico. J em 1995, uma pesquisa realizada no Paran sobre como determinados segmentos da sociedade opinavam sobre o ECA mostra que 51% dos entrevistados so favorveis e 41% desfavorveis ao Estatuto. interessante observar:
que os professores secundrios e policiais militares (77%) so as categorias que mais desaprovam o ECA, seguidos pelos policiais civis (70%), pelos comerciantes (67%) e donas

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

13

de casa (57%). As categorias mais favorveis so as dos promotores (87%), juzes, tcnicos sociais, prefeitos (80%) e acadmicos de Direito (70%). Os jornalistas, professores primrios e advogados ficam numa posio intermediria com a categoria dividida em 50% para cada lado (Ministrio,1995, p. 34).

Esclarecedores so os dados que resultam da correlao entre algumas respostas. Por exemplo, os promotores, juzes, tcnicos sociais e prefeitos afirmaram conhecer bem a lei e so os que tm uma posio extremamente favorvel a ela. Por outro lado, os professores secundrios e as donas de casa conhecem basicamente de ouvir falar e so bastante desfavorveis ao ECA, o que pode ser atribudo a um efeito da mdia, veiculado por reprteres policiais extremamente contrrios ao Estatuto (Ministrio, 1995, p. 35). sabido que ainda hoje existem mitos (Mager e Silvestre, 2004) a respeito do Estatuto. Freqentemente falamos sobre eles com professores, conselheiros municipais, pais, polticos e outros profissionais. Por isso, vamos aqui tocar rapidamente em cinco deles: O Estatuto s fala em direitos No assim. Ser considerado cidado significa que pessoa correspondem direitos e deveres. Se tem, por exemplo, o direito de no ser humilhada, tem o dever de no humilhar. Muita gente ao dizer isso, tambm se quer referir idia de que o Estatuto no pune aquele que comete um ato infracional. como se a lei defendesse o crime sendo benevolente. um equvoco. O artigo 112 prev a aplicao de medidas socioeducativas ao adolescente pela autoridade judiciria e, de acordo com o grau de gravidade do ocorrido, esto previstos diferentes caminhos de atuao. Mas bem verdade que o ECA inovou estendendo aos adolescentes garantias, como direito defesa e presuno de inocncia, prprias do direito penal dos adultos (Silvestre, 2003, p. 4). Reduziria a violncia caso houvesse a possibilidade colocar a criana e o adolescente na cadeia A maioridade penal prevista no Cdigo Penal e estabelecida no ECA de 18 anos. A Espanha determinava a maioridade penal aos 18, depois reduziu para 16, voltou atrs e segue tendo a maioridade penal aos 18. A Alemanha, alm da maioridade aos 18, possui uma legislao especializada em crimes cometidos por pessoas entre 18 e 21 anos. Segundo dados do Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente do Rio Grande do Sul, o agravamento da pena em nenhum pas do mundo reduziu o nmero de infratores. As prises j esto superlotadas

14

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

e segundo os prprios adolescentes que foram detidos a priso acaba sendo a universidade do crime(Relato a educadores, 2003), pois so colocados junto com adultos ou com pessoas que cometeram crimes bem diferentes, por exemplo, uns roubaram para comer, outros fizeram assalto a mo armada e outros at mataram. E no podemos nos esquecer da concepo de criana e adolescente como pessoa em condio peculiar de desenvolvimento com quem a ao deve ser pedaggica. melhor a criana trabalhar do que ficar vadiando na rua O trabalho precoce provoca seqelas alm de dificultar ou impedir que a criana estude. Na Constituio de 1988 o art. 205 o que garante o direito educao:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

O Estatuto da Criana e do Adolescente de 1990, em seu artigo 53, determina o mesmo e a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) em seu artigo 3 o corrobora. A erradicao do trabalho infantil e o impedimento da explorao do trabalhador adolescente significam a condio primeira para que essas crianas e adolescentes tenham uma expectativa de futuro aceitvel. Se agora incentivarmos que o menino lustre sapatos para no ficar vadiando, j sabemos que o futuro que o espera o de seguir semi-analfabeto, sobrevivendo com poucas perspectivas de insero na sociedade em geral. Por outro lado, a existncia da lei permite penalizar quem explora esses meninos e meninas trabalhadoras (ex: explorao sexual, salrios cinco vezes menor que o de um adulto para o mesmo trabalho, trabalho escravo etc). Na realidade, somente crianas pobres trabalham, e as leis brasileiras no permitem a discriminao econmica nem nenhuma outra. oportuno destacar que entre os princpios constitucionais que devem conduzir a educao encontramos, no artigo 206:
I Igualdade de condies para o acesso e permanncia4 na escola.

4. Com a inteno de destacar que a pobreza tem sido um importante fator de impedimento do acesso e da permanncia na escola. Os relatrios do Projeto Brincadeiras com meninos e meninas de e na Rua DEF (Departamento de Educao Fsica) UEM (Universidade Estadual de Maring), do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criana e do Adolescente (PCA) e do MNMMR Comisso Local de Maring, comprovam que todos o meninos(as) com os quais

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

15

Algumas escolas tm trabalhado em favor da incluso e da considerao da riqueza das diferenas culturais e das necessidades infanto-juvenis. No entanto, o prprio Ministrio da Educao e do Desporto reconheceu que
o sistema de ensino tem gerado excluso escolar e social. Parte de suas causas tem origem na prpria escola, ditadas por razes que dizem respeito inadequao dos currculos, deficincia na formao inicial e continuada dos professores, s avaliaes equivocadas que insistem em responsabilizar o aluno pelo seu prprio fracasso e que terminam por estimular o abandono da escola. Isso porque a evaso escolar tambm est associada s desigualdades econmicas e disparidades regionais. Seria ingnuo, portanto, pretender integrar essas crianas e adolescentes na escola sem levar em conta as condies materiais de sua existncia e outras variveis no-educacionais (Brasil, 1997, p. 7).

Alm dos fatores apontados, tambm vlido observar que, no raras vezes, a escola como um todo ou na figura de um professor negligente, omissa, preconceituosa ou discriminatria em suas aes. Segundo o relato de P ., 16 anos, que estudava noite em uma escola pblica de Maring em 2001, seu professor no admitia que ela assistisse a sua aula porque no tinha o livro de sua matria. Essa menina no tinha condies de comprar os livros e tampouco conhecia os canais possveis de consegui-los atravs do poder pblico, conforme determina o Estatuto. A excluso entendida por Nuez (1999) como perda da possibilidade de articulao e incidncia na atualidade de poca, ficando a socialidade restrita aos limites do gueto. Produz-se uma perda da dignidade da pessoa, uma submisso passiva ao efeito da segregao social. Passamos a outro mito. O Conselho Tutelar no pune a criana e o adolescente Est certo, o Conselho no existe para punir. O ECA estipula (artigos 131 ao 140) que em cada cidade exista um Conselho Tutelar com funo autnoma e no jurisdicional, composto por cinco representantes eleitos pela comunidade, com mandato de trs anos. Esse rgo foi criado com funo administrativa e deve aplicar medidas de proteo a crianas e adolescentes. Seu dever proteger os direitos das crianas e dos adolescentes e sua ao tem fora de lei. Deve atend-los e, para cuid-los, deve requisitar os servios dos rgos governamentais e no-governamentais, programas de diversas polticas como esporte, sade, educao, meio ambiente, segurana, ateno psicolgica e outros, sempre que considerar necessrio.
tivemos contato nas ruas de Maring desde 1997 j passaram pela escola e a maioria est fora dela. A responsabilidade sobre essa situao est prevista no ECA e na Constituio.

16

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

As escolas tm tido uma importante relao com os Conselhos Tutelares. Como aponta Volpi (1999, p. 34), Conselho Tutelar e Escola devem atuar em uma parceria inseparvel na garantia aos direitos educao. O autor segue explicando que, por exemplo, cada vez que a escola toma conhecimento de qualquer tipo de ameaa ou violao de direitos da criana e do adolescente maus tratos, abuso, negligncia, explorao, exposio situao vexatria, reiterao de faltas injustificadas e de evaso escolar, etc deve comunicar imediatamente ao Conselho Tutelar. O Conselho Tutelar, por sua vez, deve identificar as causas desses problemas e tomar as devidas providncias sempre no sentido de proteger e promover os direitos infanto-juvenis. preciso que se diga que apesar de uma lei to prodigiosa e com efeitos sumamente positivos relativos ao respeito aos direitos das crianas e adolescentes em mbitos e nveis diversos, continuam existindo alguns aspectos deplorveis de desrespeito a essa mesma lei, que na essncia significa desrespeito a crianas e adolescentes. Pode-se ilustrar essa afirmao com uma cena que vivamos freqentemente em Maring nos anos de 1997 e 1998, quando, brincando com as crianas na Praa da Catedral de Maring aos sbados5, estas corriam em pnico, gritando de medo, escondendo-se ou agarrando-se desesperadas em nossas roupas quando viam que se aproximava o carro do Conselho Tutelar. Ou seja, aquele grupo de pessoas eleitas atuava com o Estatuto como se fosse o Cdigo de Menores, tratando as crianas em situao de risco social como se fossem marginais, recolhendo-as com violncia, sem que tivessem cometido nenhum delito, e levando-as para lugares de localizao no muito clara. Os relatrios desse Projeto indicaram que o principal medo da maioria das crianas com quem trabalhamos aquele ano em Maring era o Conselho Tutelar, justamente o rgo criado por lei para sua defesa! O que no quer dizer que no existam em muitos municpios Conselhos Tutelares atuantes e referncia principal reconhecida por crianas e adolescentes como defensor mximo de seus direitos. O Estatuto muito avanado para a nossa realidade Como disse Foucault (1980), nos equivocamos se pensamos que as leis existem primordialmente para proibir. As leis existem fundamentalmente para criar realidades. Ou seja, no temos que esperar que a realidade mude para depois implantarmos o ECA e sim aproveitar a existncia do ECA para modificar a realidade.

5. Essa atividade fazia parte do Projeto Brincadeiras com Meninos e Meninas de e na rua. DEF . UEM.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

17

O Estatuto tem demonstrado ser uma fora contundente em favor da vida de inumerveis crianas e adolescentes brasileiros e percebe-se sua conseqncia em diversos nveis. Por exemplo, desde essa lei que obriga serem a criana e o adolescente prioridades absolutas em todas as polticas e na Proteo Integral, o Brasil assinou, na dcada de 1990, pelo menos oito convenes internacionais, significando que se comprometeu politicamente a respeitar e atuar em favor das problemticas firmadas. Aqui esto algumas delas: Conveno sobre os Direitos da Criana, Conveno Interamericana Restituio de Menores, Conveno sobre a Cooperao Internacional e Proteo de Crianas e Adolescentes em Matria de Adoo Internacional, Conveno Interamericana sobre Trfico Internacional de Menores, Conveno sobre os Aspectos Civis de Seqestro Internacional de Crianas, Conveno sobre a Abolio do Trabalho Infantil (Motti, 2001). Por outro lado, dentro do territrio nacional podemos constatar a mobilizao de diversos setores da sociedade com uso do Estatuto para reivindicar a erradicao do trabalho infantil, da explorao sexual, da violncia (domstica e institucional), do controle da adoo internacional e tantos outros. Podemos exemplificar, mais oficialmente, a CPI (Comisso Parlamentar de Inqurito) que investigou a desapario de meninos(as) brasileiros(as) e esteve amparada pelo Estatuto, e vale ressaltar, no campo da autoridade judicial, a articulao de juzes e promotores da Associao Brasileira de Magistrados e Promotores de Justia de Infncia e Juventude. Tambm podemos citar a importante quantidade de Conselhos Municipais e Tutelares que existem hoje por determinao do Estatuto e que refletem efetivamente um salto de qualidade na participao cidad, que se traduz em espaos de proposio, deciso e controle democrtico das polticas municipais, estaduais e federais para a infncia e adolescncia. O ECA, ao considerar crianas e adolescentes cidados, traz a noo implcita do direito ao protagonismo de cada um sobre os rumos de suas vidas e assim que tm surgido em vrios lugares do Brasil abundantes experincias inovadoras, sempre em coletivos, que resultam em conquistas dos prprios adolescentes e jovens apontando resoluo a problemas, ajudando a pensar a transformao da realidade e efetivamente contribuindo para a definio de polticas pblicas favorveis melhoria no s da sua condio de vida mas de todos em igual condio. Essas so rpidas pinceladas para demonstrar que o Estatuto est sendo um instrumento intensamente usado para dotar nossa sociedade de um pouco mais de justia, tanto para situaes mais emergenciais, como, acusar e punir algum que explora sexualmente a uma criana, quanto para situaes mais duradouras, como o caso de ir criando leis municipais e estaduais a favor da infncia e adolescncia como prioridade absoluta.

18

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

Deixando j os mitos sobre o Estatuto e encaminhando a finalizao desta teia argumentativa, talvez algum aqui perguntasse: mas afinal, o que o ECA tem a ver com o professor de Educao Fsica? Ao que responderamos: muito, porque o ECA a lei brasileira que preconiza os direitos e os deveres dos sujeitos com quem o professor trabalha e as responsabilidades deste, como adulto, na relao com eles. Para relacionarmos os artigos diretamente ligados rea, alm do artigo 4 do Estatuto, que a reproduo escrita do j citado artigo 227 da Constituio Federal, ressaltamos em especial que a Educao Fsica est citada no Captulo II do Direito Liberdade, ao Respeito e Dignidade:
Art.16. O direito liberdade compreende os seguintes aspectos: IV brincar, praticar esportes e divertir-se;

O ECA traz ainda o Captulo IV, especialmente dedicado ao Direito Educao, Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Aqui, estes ltimos esto subentendidos como parte integrante do pleno desenvolvimento infanto-juvenil e da cidadania. E entre tantos incisos no contexto escolar vale pontuar que essa populao tem direito a contestar critrios avaliativos, podendo recorrer s instncias escolares superiores (inciso III). O Pargrafo nico tambm interessante:
direito dos pais ou responsveis ter cincia do processo pedaggico, bem como participar da definio das propostas educacionais.

Quanto responsabilidade do professor como pessoa podemos trazer o artigo 18 que preconiza como dever de todos velar pela dignidade da criana e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatrio ou constrangedor. Enfim, a modo de sntese, detalhando um pouco o que pode significar a existncia do Estatuto da Criana e do Adolescente para a rea da Educao e da Educao Fsica, observamos: primeiro, que todos os profissionais que trabalham com crianas e adolescentes devem saber que os municpios e estados onde trabalham, em territrio nacional, obriga que a criana e o adolescente sejam prioridade absoluta em suas polticas, isto , devem entre outros procedimentos dedicar a maior parte de seus ingressos a polticas e aes relacionadas a eles (Art.4,c,d); segundo, que existe em cada municpio e Estado um Conselho de Defesa da Criana e do Adolescente com representao governamental e no-

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

19

governamental que decide sobre essas polticas e sobre a destinao de seus recursos transformando essas decises em lei (Art. 88); terceiro, que constitucionalmente todas as crianas e adolescentes brasileiros tm direito sade, ao esporte, ao lazer, educao, cultura (Art.4), reas nas quais atuamos e portanto ns, da Educao Fsica, podemos ser uma fora para a concretizao desses direitos; quarto, que a responsabilidade sobre o cumprimento dos direitos das crianas e adolescentes est juridicamente determinada famlia, comunidade, sociedade e ao Poder Pblico. Fazemos parte da comunidade e da sociedade na qual trabalhamos e por conseguinte estamos inevitavelmente comprometidos com essa responsabilidade. Por exemplo, se o professor identifica na escola uma criana que est sofrendo maus tratos em casa, obrigatria a comunicao aos rgos competentes. Em caso de omisso, esse professor pode ser responsabilizado criminalmente. Para tanto, vale lembrar o artigo 245 do Estatuto referente s infraes administrativas:
Deixar o mdico, professor ou responsvel por estabelecimento de ateno sade e de ensino fundamental, pr-escola ou creche, de comunicar autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmao de maus-tratos contra criana ou adolescente: Pena multa de trs a vinte salrios-de-referncia, aplicando-se o dobro em caso de reincidncia.

quinto, que o ECA prev no Livro II: no caso de os direitos infanto-juvenis serem violados por ao, omisso da sociedade ou impossibilidade, ao ou omisso da famlia e, em se tratando de crianas, nos casos de conduta, o Conselho Tutelar o rgo responsvel para proteger seus direitos. Ou seja, se no clube, na escola ou em outro lugar percebemos uma violao do direito infanto-juvenil, para qualquer denncia temos de acionar esse Conselho, mas, no caso de no-cumprimento pelo Conselho Tutelar, podem ser acionados o Ministrio Pblico e o Judicirio para as providncias cabveis; sexto, que temos atualmente na lei uma de nossas principais foras reivindicativas para que venhamos a ter todas as crianas e adolescentes na escola e fora dela praticando esportes, usufruindo do lazer, brincando e aprendendo com quantidade e qualidade de materiais, alm de podermos exigir espaos fsicos, formao e salrios adequados para os profissionais afins;

20

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

stimo, que para conseguir efetivar o contedo dessas reivindicaes o caminho inevitvel fazer com que os Conselhos municipais, estaduais e/ ou federais as aprovem transformando-as em obrigao governamental para o ano seguinte. Para tanto, devemos fazer-nos representar nos Conselhos; oitavo, que somos necessrios, j no como profissionais, mas como cidados, para que determinados sonhos de milhares de crianas e adolescentes se realizem. O ECA para todos, mas existem muitas diferenas de condio entre as crianas e adolescentes, apesar da igualdade na lei e da igualdade nos seus sonhos; Quando perguntado aos jovens (18 a 26 anos) ligados ao MNMMR que viviam e dormiam nas ruas de Maring em 2003 sobre os seus sonhos para o futuro, as respostas foram: ser padeiro, ser mecnico, ser tcnico de informtica, trabalhar em uma editora, ser atriz, ser fotgrafa, ser marceneiro, nunca pensei... Esses jovens foram crianas e adolescentes, talvez seus sonhos antes j foram como os de outros meninos e meninas com quem falamos (Mller; Rodrigues, 2002, p. 83):
N. 8 anos: [...] Meu sonho ser uma jogadora de futebol. Y. 9 anos: [...] Meu sonho ter uma festa de aniversrio. D. 16 anos: [...] Meu sonho aprender computao, trabalhar num escritrio e ter um computador s para mim. T. 15 anos: [...] Meu sonho ser mestre de Capoeira para ensinar as crianas a jogar. L: [...] Meu sonho ganhar uma bicicleta de presente de Natal.

A condio em que vivem, decorrente da pobreza, da falta de oportunidade para o estudo, o trabalho e desfrute de tempo livre com qualidade, do meio social sem opes culturais e esportivas, das dificuldades concretas de insero no mundo econmico e poltico, faz com que as perspectivas de que os sonhos se cumpram sejam remotas. E ento, que fazer? Pode-se dizer a uma criana ou a um jovem que deixe de sonhar? Pensamos que no. Que responsabilidade tem cada um sobre essa situao? J vimos que h uma responsabilidade legal, e seguramente h outra de natureza moral, que diante do abuso, do abandono e da explorao das pessoas leva a que nos indignemos e lutemos em favor de um mundo melhor para todos. Existe ainda um outro aspecto, que no sabemos bem como classificar, tem a ver com um

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

21

jeito de estar no mundo, e de extrema necessidade. Talvez parea ingnuo e fora de hora, mas ousamos dizer que precisamos, o mundo precisa de suavidade, de ternura, de bom humor, de alegria, de simplicidade, de profundidade, de sempre aprender, de abrao, de olhar nos olhos, de consistncia, de criar, de querer ser feliz, de choro por coisas bonitas, de implicao individual e coletiva, de tempo... Estamos convencidos de que quando atuamos no campo da infncia e da adolescncia faz uma diferena substancial se o fazemos enredados com a sensibilidade, com o conhecimento, com a convico, com o compromisso e com a esperana. Achamos que temos sempre que
Sonhar mais um sonho impossvel Lutar onde fcil ceder Vencer o inimigo invencvel Negar quando a regra vender [...] (Miguel de Cervantes de Saavedra)

Se pensarmos que as crianas, antes de serem adjetivadas com termos como inadaptadas, marginais, deficientes, abandonadas, mal-criadas, bonitas, feias, maleducadas, trabalhadoras, pobres, ricas, preguiosas, indisciplinadas, negras, vagabundas, brancas, estrangeiras e outros, devem primeiro ser simplesmente entendidas como crianas j estaremos a caminho de uma abertura conceitual importante. Se, alm disso, utilizarmos o Estatuto como um instrumento de orientao e defesa de seus direitos, pensando entre eles, a escola como parte obrigatria de uma rede de ateno a todas as infncias, muito melhor. O objetivo aqui foi levantar a importncia do ECA como um dos instrumentos do professor de Educao Fsica em favor das crianas e por isso no tocamos em temticas como podem ser as causas econmicas e polticas relacionadas a violao de seus direitos. necessria uma sociedade diferente e seria interessante pensarmos o Estado-rede do qual fala Castells (1997). Quanto criana, o passado nos mostra que a melhor maneira de cuidar do seu futuro cuidar do seu presente. J dizamos em outra oportunidade que o tempo da criana o hoje.

The Brazilian Children and Adolescents Statute: a law instrument for the Physical Education teacher
ABSTRACT: This article has the objective to call attention to the subjects of Physical Education, pointing out to the Children and Adolescents Statute as an instrument for

22

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

teacher as a complement of the professional practice. The origin of the Statute shows the movement of the assistential and punitive conceptions regarding the Code of 1927, for the current conception of children and adolescents as citizens. The children and adolescents speeches emphasise that the knowledge of law is one of the conditions to promote social justice. KEY-WORDS: Childhood; physical education; social justice.

El Estatuto del Nio y del Adolescente: un instrumento legal del profesor de Educacin Fsica
RESUMEN: En este artculo tenemos el objetivo alertar a quienes son los sujetos de la Educacin Fsica, apuntando el Estatuto del Nio y del Adolescente (ley brasilea), como un instrumento del profesor para la complementacin de su prctica profesional. El rescate histrico del origen del Estatuto ensea el movimiento de la concepcin asistencial y punitiva relacionada a los menores del Cdigo de 1927 para el actual concepto del nio(a) y del adolescente como ciudadanos. La voz de los(as) chicos(as) ilustra el argumento, reforzando la necesidad del conocimiento de la ley como una de las condiciones para hacer de ella una fuerza en la lucha por la justicia social. PALABRAS CLAVES: Infancia; educacin fsica; justicia social.

REFERNCIAS BRASIL. Cdigo de Menores, 1927. BRASIL. Artigo 205, Constituio, 1988. BRASIL. Artigo 227, Constituio, 1988. BRASIL. Lei 8.069, Estatuto da criana e do adolescente, 1990. BRASIL, MINISTRIO DA EDUCAO E DO DESPORTO. Programa toda criana na escola. Braslia, 1997. CASTELLS, M. Fin del Estado-nacin? In: El Pas, Barcelona, 26 out. 1997. FOUCAULT, M. Microfsica del poder. 2. ed. Madrid: Piqueta, 1980. GOMES DA COSTA, A.C. A educao como direito. In: BRANCHER, L. N. et al. O direito aprender. Fundescola/Projeto Nordeste/MEC, 1999. MINISTRIO PBLICO DO PARAN. Subcomisso da Criana e do Adolescente da OAB/PR. Estatuto da criana e do adolescente 5 anos depois. In: Igualdade, Livro 9, 1995, p. 32-49. MAGER, M.; SILVESTRE, E. Mitos e verdades sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente. In: PINSKY, I.; BESSA, M. A. (Orgs.). Adolescente e drogas. So Paulo: Contexto, p. 79-91, 2004.

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

23

MORELLI. A. J. A criana diante da lei. In: MLLER. V. R.; MORELLI. A. J. (Org.). Crianas e adolescentes a arte de sobreviver. Maring: EDUEM, 2002, p. 40-68. MOTTI, .; SILVA, E. (Coords.). Estatuto da criana e do adolescente: uma dcada de direitos Avaliando resultados e projetando o futuro. UFMS, 2001, p. 74. MOURA, E. B. B. de. Meninos e meninas na rua: impasse e dissonncia na construo da identidade da criana e do adolescente na Repblica Velha. Rev. Bras. Hist., v. 19, n. 37, Rio de Janeiro, 1999, p. 85-102. MOVIMENTO NACIONAL DE MENINOS E MENINAS DE RUA. Comisso Local de Maring. Relatrios, 2000. MLLER. V. R.; MORELLI. A. J. Crianas e adolescentes a arte de sobreviver. Maring: EDUEM, 2002. MLLER. V. R.; RODRIGUES, P . C. Reflexes de quem navega na educao social uma viagem com crianas e adolescentes. Maring: Clichetec, 2002. NUEZ, V. Pedagogia social : cartas para navegar en el nuevo milenio. Buenos Aires: Santillana, 1999. PIEDRAHITA, M . V. A. Concepciones e imgenes de la infancia. Revista de Ciencias Humanas, s.n.t., 2002. Disponvel em: <http://www.utp.edu.co/~chumanas/revistas/revistas/rev28/ alzate.htm>. Acesso em: 21 jul. 2001. PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE E NA RUA. Departamento de Educao Fsica. Universidade Estadual de Maring. Relatrios, 1997-2004. SANDIN, B. Imagens em conflito: infncias em mudana e o estado de bem-estar social na Sucia. Reflexes sobre o sculo da criana. Rev. Bras. Hist., Rio de Janeiro, v. 19, n. 37, 1999, p. 16-34. SILVESTRE, E. Estatuto da criana e do adolescente do direito educao, cultura, ao esporte e ao lazer. Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criana e do Adolescente. UEM, 2003 (no publicado). VOLPI, M. O Conselho Tutelar e a escola. In: BRANCHER, L. N. et al. O direito aprender. Fundescola/Projeto Nordeste/MEC, 1999.

Recebido: 1 out. 2004 Aprovado: 26 out. 2004 Endereo para correspondncia


Vernica Regina Mller Avenida Colombo, 5790/Bloco 104 Maring PR CEP 87020-900

24

Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 9-24, maio 2005

Vous aimerez peut-être aussi