Vous êtes sur la page 1sur 13

CONHEA O BIGLINUX Por Rodrigo Zimmermann (bilufe

!a"oo#$om#br% gru&ode'o(en)*++,

gmail#$om% barrigudo-.

"o/mail#$om

Use a ferramenta de busca do seu leitor PDF para encontrar as informaes que voc necessitar. Por exemplo, busque por barra de ferramentas para encontrar informaes associadas a esta expresso.

12$il% in/eligen/e% $on(enien/e# O i!linux oferece uma !rande versatilidade em um ambiente simples e f"cil de usar. Familiari#e$se com al!uns dos recursos que voc usar" com maior freq%ncia.
Menus, janelas entre outros &uando voc iniciar o i!linux voc ver" os 'cones na "rea de trabal(o e o painel. Os 'cones so pequenas ima!ens que representam os seus pro!ramas, o i!linux permite a voc or!ani#ar os pro!ramas na sua "rea de trabal(o em forma de 'cones. O painel permite utili#ar mini$aplicativos que a)udam a executar pro!ramas e a controlar a sua "rea de trabal(o. * no painel que se encontra o menu e a lista de tarefas, al+m da bande)a do sistema. Organizao inteligente ,anter a or!ani#ao + essencial. O -onqueror facilita o controle dos seus documentos e arquivos. . barra lateral permite nave!ar por todo o sistema de arquivos, pelos discos conectados ao seu computador e acessar servios do sistema. O -onqueror + mais que um !erenciador de arquivos/ ele tamb+m + um nave!ador de internet e visuali#ador universal de documentos. Encontre tudo O -find + a ferramenta que ir" auxiliar voc a locali#ar os seus documentos e arquivos com muita facilidade. 0ncontre arquivos pesquisando pela data, (or"rio, conte1do e muito mais. 0le + inte!rado ao !erenciador de arquivos, basta clicar em Ferramentas > Procurar arquivos no !erenciador de arquivos e voc ter" o -find dentro da )anela do -onqueror.

Onde encontrar o Biglinux? O i!linux pode ser baixado do site2 333.bi!linux.com.br 4oc tamb+m pode comprar o seu 5D no site.

Convenincia .cesse informaes e trabal(e com mais eficincia e de quebra deixe a sua "rea de trabal(o mais ele!ante. O i!linux oferece a voc o 6uper-aramba, um sistema que permite introdu#ir 3id!ets na sua "rea de trabal(o e + muito simples de operar. Os 3id!ets podem exibir informaes como data e (ora, monitorar rede, previso do tempo, c7mbio monet"rio, fusos (or"rios, etc.

Personalizao 5onfi!ure o i!linux para adaptar a aparncia e o funcionamento 8s suas necessidades. O i!linux oferece um !erenciador de aparncia e temas pr9prio, esto dispon'veis oito temas pr+$ definidos e voc pode criar o seu pr9prio tema.

Como passar do

indo!s para o Biglinux? Passar do :indo3s para o i!linux + extremamente f"cil. 4oc encontrar" diversos itens familiares e descobrir" novos recursos incr'veis com os quais se familiari#ar" em um piscar de ol(os. 4oc poder" rodar o i!linux diretamente do 5D, no precisa instalao. Depois de se familiari#ar com o sistema voc poder" instal"$lo no seu computador, mesmo assim podendo manter a sua instalao do :indo3s ou outros sistemas operacionais.

O"ten#a ajuda e suporte O i!linux + uma distribuio do sistema operacional livre ;inux, + desenvolvido por runo <onalves de .ra1)o e colaboradores, voc pode obter a)uda e suporte atrav+s do f9rum. .cesse o f9rum do i!linux em2 333.bi!linux.com.br=forum Outros sites do i!linux2 333.pro!ramaslinux.com.br 333.bi!busca.com.br

3enu)% 'anela)% en/re ou/ro)

* muito f"cil nave!ar pela interface do i!linux. 4oc se familiari#ar" rapidamente com os menus, as )anelas, os 'cones e os botes que encontrar" em praticamente todos os aplicativos que usar.
O $ue est% na tela &uando voc ol(ar para a "rea de trabal(o do i!linux, ver" uma s+rie de itens. 0spal(ados pela tela esto os 'cones que voc pode usar para executar os aplicativos. >a parte inferior voc encontra o painel, onde esto basicamente o ,enu, o i!$confi!urador, a lista de tarefas, a bande)a do sistema e o rel9!io. 5lique no ,enu para mostrar os pro!ramas instalados no i!linux/ clique no i!$confi!urador para ter acesso 8s confi!uraes do sistema/ clique no rel9!io para exibir o calend"rio. . bande)a do sistema mostra aplicativos que esto rodando em se!undo plano, e tamb+m mostra o estado da sua rede e conexo com a internet. * na bande)a do sistema que fica o boto de controle de volume, que ao clicar sobre ele + poss'vel definir o volume do som. Os aplicativos abrem )anelas nas quais voc pode reali#ar o seu trabal(o, e cada )anela mostra um boto com o t'tulo e 'cone na lista de tarefas. Use a lista de tarefas presente no painel para alternar entre as )anelas dos pro!ramas em execuo. &uando voc clica na "rea de trabal(o com o boto direito do mouse + exibido o menu, este menu oferece opes para os 'cones e para a "rea de trabal(o. ?" ao clicar com o boto do meio + exibido o menu de lista de )anelas, fornecendo assim uma outra maneira de alternar entre as )anelas dos pro!ramas que esto executando.

@cones so ima!ens pequenas que representam itens do computador. Por exemplo, o 'cone de um documento pode ser parecido a um pedao de papel. ,uitos 'cones reali#aro uma ao quando voc clicar neles Apor exemplo, voc pode clicar duas ve#es no 'cone de uma pasta para abri$laB. Os 'cones podem servir como CdicasC sobre qual + o tipo de ao que um determinado item reali#a. Por exemplo, um boto que apa!a o texto selecionado pode usar como 'cone uma tesoura.

O painel e seus itens O painel est" situado na base da tela, por meio dele pode$se acessar o menu, alternar entre as )anelas dos pro!ramas que esto executando e tamb+m acessar outras informaes.

* 6

Dtens do painel2 -# 3enu4 quer ac(ar um pro!ramaE 5lique aqui e acesse rapidamente todos os pro!ramas instalados. O i!linux oferece pro!ramas para internet, escrit9rio, m1sica, v'deo e muito mais. *# 5i)/ema4 clique aqui e acesse os principais locais do sistema. 6# Big7$onfigurador4 este menu permite confi!urador o i!linux, nele tudo foi desenvolvido para facilitar a confi!urao do seu sistema. .ssim fica f"cil confi!urar a sua rede, internet, (ard3are e outros itens. 8# Li)/a de /arefa)4 cada pro!rama executado mostra um item na lista de tarefas, cu)o ob)etivo desta + alternar e controlar todas as )anelas dos pro!ramas. .# Bande'a do )i)/ema4 neste local so exibidos 'cones de pro!ramas que esto trabal(ando em se!undo plano, estes pro!ramas esto trabal(ando mas voc no percebe$ os. 9# Rel:gio4 exibe a (ora do sistema. 6e voc passar o mouse sobre o rel9!io ser" exibida a data, se voc clicar sobre ele ser" exibido o calend"rio. ;# 3o)/rar 2rea de /rabal"o4 clicando neste item todas as )anelas ficaro ocultas para mostrar a "rea de trabal(o do i!linux, clique novamente sobre este item para mostrar as )anelas dos seus aplicativos. 5licando com o boto direito sobre uma "rea livre do painel obt+m$se um menu que permite control"$lo. 4oc pode adicionar atal(os para os seus pro!ramas, novas funes atrav+s dos miniaplicativos e confi!urar a aparncia e o comportamento do painel.

&anelas . maior parte dos aplicativos utili#am )anelas para exibir os documentos ou as informaes. 4oc pode usar o <erenciador de Femas para alterar a aparncia de seus documentos ou para

personali#ar a aparncia ou o funcionamento de um aplicativo. .s )anelas do -onqueror Acomo a que + mostrada aquiB so al!umas das )anelas t'picas que voc encontrar". .l!uns dos elementos padro que voc poder" ver nas )anelas incluem2

G. . barra de t'tulo da parte superior, que mostra o nome da )anela. H. Os trs botes do canto superior direito permitem que voc fec(e, minimi#e e amplie ou diminua o taman(o da )anela. I, . barra de menus, que est" abaixo da barra de t'tulo, fornece os comandos do pro!rama. J. . barra de ferramentas, que est" abaixo da barra de menus, fornece acesso r"pido aos comandos mais utili#ados no pro!rama. K. . barra lateral, que est" 8 esquerda da )anela, pode a)udar voc a or!ani#ar seu trabal(o. Bot'es e controles

O i!linux tem v"rios tipos de botes e controles para selecionar opes e reali#ar tarefas. .l!uns controles incluem 'cones/ outros somente exibem texto. 6e um controle estiver acin#entado, voc precisar" reali#ar al!uma ao primeiro, tal como selecionar um documento. . aparncia dos botes e controles depende da confi!urao reali#ada. (cessi"ilidade Pessoas com problemas visuais e auditivos encontraro no i!linux al!uns recursos que vo a)ud"$los a utili#ar o computador. O i!linux oferece o uso de campain(a aud'vel, campain(a visual, teclas de aderncia, teclas lentas e de repercusso, #oom e outros recursos. 0stes so recursos de acessibilidade simples que permitem pessoas com pequenas deficincias utili#ar o computador, se voc precisa de outros recursos o i!linux oferece outros pro!ramas para acessibilidade em seu reposit9rio. O )on$ueror O -onqueror + um dos aplicativos mais importantes que voc utili#ar". . partir do -onqueror, voc pode buscar e abrir documentos e or!ani#ar o seu trabal(o. 4oc tamb+m pode conectar o seu computador a servidores ou a outros computadores a partir do -onqueror, al+m de poder nave!ar na internet. Um con)unto de pastas de usu"rio )" est" criado Abusque em sua pasta de pessoal para ver essas pastasB para que voc possa locali#ar ou arma#enar seus itens pessoais facilmente. 4oc pode adicionar suas pr9prias pastas e personali#ar a forma como or!ani#a o seu trabal(o. Uma s+rie de recursos do -onqueror Atais como a barra de ferramentas, a barra lateral e os comandos de buscaB simplificam a locali#ao do que voc necessita.

Pasta do usu%rio . sua pasta do usu"rio + o local perfeito para arma#enar seus arquivos pessoais. 4oc tamb+m pode colocar aplicativos, fontes e outros soft3ares em sua pasta de in'cio para seu uso pessoal. Por padro + a 1nica pasta onde voc pode trabal(ar com todos os privil+!ios, as demais pastas do sistema so prote!idas pelo usu"rio root AadministradorB, isto impede que seu sistema se)a invadido por (acLers ou se)a atin!ido por pra!as virtuais. Pastas especiais 6ua pasta pessoal cont+m v"rias pastas especiais2 $ . pasta Desktop cont+m todos os itens que voc coloca na "rea de trabal(o do i!linux. $ . pasta M.rquivos NecebidosO foi criada para arma#enar do3nloads e os arquivos que voc recebeu pelos mensa!eiros instant7neos do i!linux. $ . pasta Vdeos arma#ena seus v'deos, clipes, filmes. $ . pasta MMsica arma#ena as m1sicas que voc baixar da internet ou ripar de seus cds. $ . pasta MImagens arma#ena as fotos que voc baixar de sua c7mera di!ital. $ . pasta Pasta comparti !ada cont+m arquivos que voc dese)a compartil(ar com outros usu"rios do seu computador ou da sua rede. $ . pasta Documentos cont+m os documentos criados por voc, como planil(as, apresentaes de slides, textos entre outros. $ . pasta "ig temas cont+m arquivos de temas criados por voc no M<erenciador de FemasO. *tens da %rea de tra"al#o . sua "rea de trabal(o possui os se!uintes itens2 7 Com&u/ador4 mostra todos os discos conectados 8 este computador, permite f"cil acesso. 7 Pa)/a &e))oal4 acessa a sua pasta de usu"rio, onde voc arma#ena seus arquivos. 7 Rede4 visuali#a toda a sua rede e compartil(amentos de rede. 7 Li<o4 arma#ena os arquivos exclu'dos, voc deve limpar o lixo periodicamente. ,ais itens podem ser adicionados 8 "rea de trabal(o carre!ando os itens do ,enu para ela, ou clicando com o boto direito do mouse em uma "rea limpa da "rea de trabal(o, e usar uma das opes dispon'veis em #riar $ovo do menu que sur!e. +ede O item Nede da barra lateral de uma )anela do -onqueror ou de sua "rea de trabal(o oferece f"cil acesso aos servidores de sua rede. 5lique em %ede &oca para ver os computadores compartil(ados que esto em sua sub$rede local. 5lique em '#omparti !amentos do (amba' para ter acesso aos servidores 6, Aque fornece acesso 8 redes usadas pelo :indo3sBde sua rede. 5lique em )dicionar Pasta de %ede para adicionar um compartil(amento dispon'vel na internet, como uma pasta FFP. Pasta (plicativos . pasta .plicativos cont+m os aplicativos que esto dispon'veis para voc e para quaisquer outros usu"rios que utili#em o seu computador. Fodos os aplicativos que vem inclu'dos no i!linux se encontram nesta pasta. 6e voc instalar soft3ares que adquiriu posteriormente, tamb+m encontrar" esses aplicativos nesta pasta. Para acessar a pasta .plicativos clique no menu Ir > )p icativos na )anela do -onqueror. Pasta Con,igura'es 5licar no menu Ir > #onfigura*+es na )anela do -onqueror exibir" os m9dulos de confi!urao, com os quais voc poder" fa#er modificaes no seu sistema. 4oc vai poder modificar a aparncia do i!linux, confi!urar os perif+ricos e o comportamento do sistema. Outra opo para confi!urar o sistema + usar o i!$confi!urador.

Pasta -istema 5licando no menu MDr P 6istemaO na )anela do -onqueror tem$se acesso a todos os locais do seu computador. 0ste + o seu ponto de encontro com todos os seus arquivos, todos os discos conectados, toda a sua rede e tudo o que este)a acess'vel pelo seu computador.

Pasta .ixo 6e voc usar a opo M0nviar para o ;ixoO no -onqueror, ser" poss'vel encontrar seus arquivos exclu'dos dentro da Pasta ;ixo. Para acessar a pasta ;ixo clique no menu Ir > &i,o na )anela do -onqueror. 6e voc quiser recuperar um arquivo basta clicar com o boto direito do mouse sobre o arquivo e escol(er a opo %estaurar- 5aso dese)a excluir permanentemente um arquivo basta exclu'$lo da pasta ;ixo/ caso dese)e excluir permanentemente todos os itens da pasta ;ixo basta clicar com o boto direito do mouse e escol(er a opo .sva/iar i,o.

Con(eni=n$ia O i!linux inclui muitos recursos f"ceis de usar que a)udam voc a acessar informaes com o toque de uma tecla ou com o clique de um mouse. 4oc pode clicar no menu para executar aplicativos, abrir pastas, arquivos ou at+ mesmo sites de uso freq%ente. &uando voc trabal(a com v"rios aplicativos ao mesmo tempo voc pode classific"$los em "reas de trabal(o virtuais, o painel vai !erenciar seus aplicativos de forma inteli!ente a!rupando as tarefas similares. Os miniaplicativos do painel e o 6uper-aramba permitem que voc acesse instantaneamente certas informaes ou reali#e tarefas simples rapidamente.
O menu O menu do i!linux dispe os aplicativos instalados conforme a sua funo. 0xistem v"rias cate!orias2 ,ultim'dia, <r"ficos, ?o!os, Dnternet, 0muladores, 0ducativo. 4e)a al!umas opes especiais do menu2 7 7 7 7 1e$"ar 5e))>o4 finali#a a sua sesso ou o uso do computador. Blo?uear 5e))>o4 impede o uso do computador na sua ausncia. 5al(ar 5e))>o4 salva o estado da sua "rea de trabal(o e aplicativos. @ro$ar de U)u2rio4 permite iniciar uma nova sesso sem fec(ar a atual.

Podero existir outros itens especiais conforme a confi!urao do seu sistema, como por exemplo2 7 5i)/ema4 seu ponto de partida para acessar as suas informaes. 7 Ao$umen/o) re$en/e)4 lista os arquivos usados recentemente. 7 Na(egador r2&ido4 permite nave!ar de forma r"pida nas suas pastas. 7 1a(ori/o)4 locais e sites favoritos que voc adicionou. 7 ConfiguraBCe)4 exibe os m9dulos de confi!urao do sistema. 7 Pro$urar4 inicia uma pesquisa no seu computador ou na internet. 7 5i)/ema de Im&re))>o4 permite controlar as impressoras. 7 5e))Ce) de @erminal4 mostra um menu com perfis de uso do terminal. 7 Perfi) do Don?ueror4 mostra um menu com perfis de uso do -onqueror. 7 Pa)/a) de Rede4 exibe um menu com suas conexes de rede. 7 5e))Ce) do Da/e4 exibe um menu com as sesses do aplicativo -ate.

-uper)aram"a &uer enfeitar a sua "rea de trabal(oE Ou quer visuali#ar informaes de uma forma mais eficiente e r"pidaE O 6uper-aramba + um aplicativo que adiciona pequenos aplicativos 8 sua "rea de trabal(o, estes pequenos aplicativos tamb+m so con(ecidos como 3id!ets ou !ad!ets. Os miniaplicativos do 6uper-aramba permitem exibir informaes como not'cias N66, previso do tempo, (or"rio mundial, calend"rio, controlar seus aplicativos de reproduo de m1sica e muito mais. Para acessar o 6uper-aramba clique no Menu > Mais Programas > #omponentes para o Desktop > .nfeites para a 0rea de traba !o 1(uper2aramba3. 6er" exibida uma lista de temas, para obter novos temas clique no boto $ovos 4emas, para abrir um tema que voc baixou de al!um site use o boto )brir. 0xplore ao m"ximo o seu computador com o i!linux. /adget para monitorar o sistema 0xibir informaes do sistema na "rea de trabal(o pode ser muito 1til para visuali#ar o que est" acontecendo no seu sistema. Pensando nisto, o i!linux oferece o <Lrell, que + um monitor do sistema que exibe informaes como data, (ora, clocL, mem9ria utili#ada, etc. Para iniciar o <Lrell, clique em "ig5configurador > )par6ncia e temas > .nfeites para o Desktop. >a tela que sur!e clique em )tivar 7kre M.

Observe que tamb+m existem outras opes que voc pode utili#ar, so temas para o 6uper-aramba. 0xiste um lanador de aplicativos e temas para monitorar o sistema. Para fec(ar o <Lrellm use a opo sair do pro!rama ou clique no boto Fec!ar 7kre m no di"lo!o da ima!em.

(lternando as janelas por meio do )ompoz0 O i!linux possui um plu!in denominado -ompo#+, quando ele est" ativo + exibido um 'cone na bande)a do sistema que, quando clicado, mostra todas as )anelas e permite alternar entre elas. 0ste plu!in + muito semel(ante ao 0xpos+ do ,acO6 Q. Para executar o -ompo#+ clique em Menu > Mais programas > #omponentes para o Desktop > 2ompo/8 1barra de tarefas parecida com o Mac9( :3. 1ma nova ,orma de executar aplicativos 0xiste uma forma diferente de executar seus aplicativos, atrav+s de um menu onde voc di!ita o nome da aplicao e so exibidas as opes de aplicativos dispon'veis. Para comear a usar clique em Menu > Mais programas > #omponentes para o Desktop > 2atapu tO atal(o para .;FR06P.SO. acessar o pro!rama +

2erminal dispon3vel a todo o momento 6e voc + daqueles usu"rios que sempre esto utili#ando um terminal por ac(arem mais pr"tico para efetuar al!umas tarefas, o i!linux oferece o TaLuaLe. O TaLuaLe + um terminal que fica oculto e somente + acessado quando se pressiona a tecla de atal(o AFGH por padroB. Para usar o TaLuaLe clique em Menu > Mais programas > #omponentes para o Desktop > ;akuake.

Como alternar entre aplicativos Para conse!uir os mel(ores resultados, talve# voc necessite manter muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo. Para alternar rapidamente entre esses aplicativos pressione .;F R Fab. . barra de tarefas presente no painel permite or!ani#ar e !erenciar as )anelas abertas. Outra ferramenta para alternar entre )anelas + o -ompo#+, que foi vista anteriormente. 5licando com o boto do meio do mouse sobre uma "rea livre da "rea de trabal(o + exibido o menu de aplicativos executando or!ani#ados conforme a "rea de trabal(o virtual. Desta forma fica f"cil controlar todas as atividades reali#adas no computador.

Pasta -istema 5licando no menu MDr P 6istemaO na )anela do -onqueror tem$se acesso a todos os locais do seu computador. 0ste + o seu ponto de encontro com todos os seus arquivos, todos os discos conectados, toda a sua rede e tudo o que este)a acess'vel pelo seu computador.

Barra de ,erramentas .s )anelas de al!uns aplicativos talve# ten(am uma barra de ferramentas na parte superior com botes nos quais voc pode clicar para reali#ar aes. 4oc !eralmente pode personali#ar quais itens aparecem em uma barra de ferramentas. Para confi!urar os botes basta clicar com o boto direito do mouse sobre a barra de ferramentas e clicar em #onfigurar barra de ferramentas(tal#os de teclado Os atal(os de teclado facilitam a reali#ao de tarefas no i!linux ou nos aplicativos. &uando voc abrir um menu, ver" que muitos comandos possuem um atal(o de teclado correspondente que voc pode usar para reali#ar essa ao. Por exemplo, o atal(o de teclado usado para imprimir um arquivo + 5FN; R P. Outros atal(os que no so mostrados em um menu tamb+m podem estar dispon'veis. Para obter mais informaes, verifique a a)uda do aplicativo. 4oc tamb+m pode personali#ar as teclas de ativao para muitos atal(os no 5entro de 5ontrole do -D0 ou nas confi!uraes do aplicativo.

Personalizao do Biglinux Personali#e o i!linux com suas ima!ens, protetores de tela e estilos favoritos. Personali#e os recursos e aplicativos do i!linux se a)ustando 8s suas necessidades. .dicione 3id!ets 8 sua "rea de trabal(o com o 6uper-aramba, crie e modifique pain+is para comportar seus aplicativos e applets, mude os 'cones que voc v no seu sistema e muito maisU O i!linux foi criado e pensado com a a)uda de v"rios desi!ners, o que tornou o sistema um dos mais belos existentesU

1m mundo de personalizao4 Dese)a usar uma ima!em diferente para o fundo da "rea de trabal(o do i!linuxE 4oc sabia que voc pode usar suas pr9prias fotos como um protetor de telaE 4oc prefere trabal(ar em outro idioma ou alterar a forma em que as datas, as (oras e os n1meros so exibidosE .bra o 5entro de 5ontrole do -D0 e clique nos botes da seo .par6ncia < 4emas para personali#ar o i!linux de acordo com suas necessidades espec'ficas.

Para encontrar o 5entro de 5ontrole do -D0 clique em Menu "ig > #onfigura*+es > #entro de #ontro e do 2D.. Con,igurando o )5E

O -D0 + o ambiente de trabal(o usado pelo personali#"vel e f"cil de utili#ar.

i!linux. 0ste + um ambiente muito

Para confi!urar o -D0 existe o 5entro de 5ontrole do -D0, que voc viu anteriormente como acess"$lo. >o 5entro de 5ontrole do -D0 voc poder" (dapte o seu computador 6s suas necessidades especiais 4oc pode adaptar o i!linux 8s suas necessidades especiais. 6e voc tem problemas auditivos pode utili#ar a #ampain!a visve em lu!ar das notificaes de som. Para quem tem dificuldades de coordenao nas mos, o i!linux oferece o recurso 4ec as Modificadoras que permite o uso de v"rias teclas simultaneamente por quem no poderia utili#"$las de outro modo. .l+m disto, para quem tem dificuldades para di!itar o i!linux oferece as MFeclas lentasO. 5om o 5ompi# ativado os usu"rios com deficincias visuais podero fa#er o uso do recurso de Voom para ampliar uma "rea da tela. .l+m disto o i!linux oferece o uso de #ampain!a audve para informar os eventos do sistema/

Escol#a os seus aplicativos pre,erenciais Prefere usar o -mail como cliente de e$mail padro, ao inv+s do F(underbirdE Prefere usar outro nave!ador ao inv+s do FirefoxE O i!linux oferece no 5entro de 5ontrole do -D0 o m9dulo )p ica*+es Padr+es que permite a voc escol(er quais aplicativos vocW prefere usar para que o i!linux abra as p"!inas da internet, envie um e$mail ou mande mensa!ens instant7neas.

Personalize a "arra de ,erramentas . barra de ferramentas + um local conveniente para acessar comandos que so usados freq%entemente quando voc est" trabal(ando com um aplicativo. . maioria das barras de ferramentas esto locali#adas na parte superior de uma )anela, lo!o abaixo da barra de menus da aplicao. 0las cont+m botes ou outros itens que a)udam voc a reali#ar tarefas. Para definir quais itens aparecero em uma barra de ferramentas, clique com o boto direito sobre a mesma e escol(a a opo #onfigurar "arra de Ferramentas-

/erenciando as ,ontes de seus aplicativos >o i!linux existem dois tipos de fontes2 as pessoais e as dos sistemas. .s fontes pessoais podem ser usadas apenas pelo usu"rio atual, as fontes do sistema podem ser usadas por todos os usu"rios. .s fontes so os tipos de letras que podem ser usados pelos seus aplicativos, a exemplo de um editor de textos. O i!linux oferece no 5entro de 5ontrole do -D0 um m9dulo espec'fico para !erenciar as fontes, tanto as fontes pessoais como as do sistema. Para ter acesso 8s fontes do sistema + necess"rio ter privil+!ios administrativos. 6omente clique em )dicionar Fontes para instalar uma nova fonte no i!linux.

5ata 7 8ora e 9uso:#or%rio .)ustar a Data X Yora e tamb+m o Fuso$ (or"rio no i!linux no + nen(um pouco dif'cil, para isto basta clicar sobre o rel9!io e escol(er )=ustar Data < >ora. 5omo o i!linux + um sistema que priori#a a se!urana, ser" necess"rio ter privil+!ios administrativos para a)ustar o rel9!io do sistema. O i!linux tamb+m permite sincroni#ar o rel9!io do computador com servidores na internet, desta forma voc nunca ter" a data e (ora incorretas no seu sistema.

Barra de ,erramentas

Vous aimerez peut-être aussi