Vous êtes sur la page 1sur 5

PRATIQUE A AUTODISCIPLINA SENDO MESTRE DE VOC MESMO

15/0464Por Miguel Lucas em Psicologia Comportamental


Quando os pensamentos negativos nos invadem a mente, quando queremos fazer uma coisa e acabamos fazendo outra, ou quando queremos deixar de nos preocupar sobre determinado assunto, conseguir ter controle sobre a mente seria o melhor que nos poderia acontecer. Provavelmente um desejo que pontualmente lhe passa pela mente. Quero dizer-lhe que at determinado ponto isso pode ser possvel. Com disciplina e treino sobre a capacidade de foco, de ateno e de deciso sobre que pensamentos criar na mente possvel vir a ser mestre de voc mesmo. Saber direcionar a ateno para onde ela mais importa estar, o caminho que permite alcanar autodomnio, confiana e conhecimento sobre voc mesmo. Em seguida apresento seis passos que descrevem estratgias que permitem ajudlo a melhorar a sua autodisciplina e controle sobre os seus prprios pensamentos:

PASSO 1: OUA E RECONHEA


Por vezes as mensagens que a nossa mente emite para ns mesmos podem ser cortantes, desagradveis e penosas. no exato momento que voc ganha conscincia dessas mensagens que pode fazer algo de positivo, revertendo-as. Assim sendo, importante que no as considere como uma crtica negativa ou como uma forma de mandar-se abaixo ou punir-se. Em seguida, deve aceitar essa voz silenciosa, e interpretla como informao, como uma chamada de ateno, que pode dizer-lhe: Ateno as coisas no esto a correr como pretendido. Sinta-se grato pela sua mente estar a contribuir com informao que pode impedi-lo de fazer alguma asneira. Por exemplo, Obrigado, ainda bem que a minha mente me deu um alerta, lembrando-me que se eu no conseguir fazer mais vendas, posso ser demitido. Ou Obrigado por me dizeres que se eu continuar a ter a mesma atitude posso ficar para sempre sozinho e nunca encontrar o amor e ter uma famlia. Com o tipo de mensagens que a mente envia para a nossa conscincia, se percebermos que isso informao em forma de incmodo e de alerta, podemos passar ao, e fazer algo que permita aumentar a probabilidade de sermos bem sucedidos. Saber ouvir e reconhecer as preocupaes momentneas da prpria mente, um passo importante para ficar ciente acerca dos assuntos para onde deveremos dirigir a nossa ateno.

PASSO 2: FAA AS PAZES COM A SUA MENTE


Voc pode no gostar de algumas mensagens que a sua mente cria ou da forma que isso influencia as suas aes. Na verdade, toda a negatividade pode ser francamente irritante, s vezes. Mas o fato , que a sua mente faz parte de voc, voc est preso a ela, e no pode elimin-la (e ainda bem). Os pensamentos negativos iro sempre aparecer na sua

mente. No entanto, voc pode abandonar o seu dilogo autocrtico que promove a negatividade. Aprofundei este assunto no artigo: Capacite-se e desafie o seu dilogo interno autocrtico. Ou seja, ter pensamentos negativos no tem necessariamente de conduzir-nos negatividade. Aprofundei este assunto no artigo: Abandone a negatividade, acabe com o dilogo autocrtico. Aceitar que os pensamentos e sentimentos negativos se iro fazer notar, e que no conseguimos impedir que nos apaream na mente e no corpo, permite-nos fazer as pazes com a nossa mente. Assimilar e levar em considerao este conceito impele-nos a focar a nossa ateno nas aes que nos permitem aproximar-nos dos objetivos pretendidos, sem que se desenvolvam conflitos internos. A reter: No temos necessariamente que gostar dos pensamentos negativos ou concordar com eles, apenas temos que tomar a deciso de temporariamente prestar-lhes ateno, para depois dirigimos o foco para outros pensamentos ou aes que nos sirvam de forma construtiva.

PASSO 3: ENTENDA QUE OS SEUS PENSAMENTOS SO APENAS PENSAMENTOS


No conseguimos ver a nossa mente. Como tal, tambm no conseguimos ver a grande maioria dos nossos pensamentos. Mas, na grande maioria das vezes pensamos que somos os nossos pensamentos, unimo-nos e fundimo-nos a eles. Nesse exato momento, ao dar-se a fuso, caso os pensamentos sejam negativos, depreciativos e incapacitantes, podemos criar um problema a ns mesmos. Num estado de fuso com os pensamentos e sentimentos, d-se a unificao, e passamos a aceitar esses mesmos pensamentos ou sentimentos como uma verdade absoluta, como sendo ns mesmos.

Por exemplo: Eu estou pensando que sou um fracasso e chato, caramba, eu devo ser um fracasso e chato. Este tipo de lgica simplista parece prevalecer, porque no podemos ver as nossas prprias mentes, por isso temos dificuldade em desapegar-nos dos nossos pensamentos (ficar fora de ns mesmos) e obter uma perspetiva objetiva do ponto de vista do observador. Na realidade, os nossos pensamentos so eventos mentais, influenciados pelos nossos humores, sensaes de fome ou de cansao, sade fsica, hormonas, o sexo, o clima, o que assistimos na TV ontem noite, o que comemos ao jantar, o que aprendemos como crianas, e assim por diante. Eles so como hbitos mentais. E, como todos os hbitos, os nossos pensamentos podem ser saudveis ou no, servir-nos ou no, facilitar-nos a vida ou no. Assim, como no podemos levantar-nos do sof e, sem treino irmos de imediato correr uma maratona, tambm no podemos magicamente desligar os nossos padres mentais de pensamentos negativos, sem prtica repetida e esforo considervel. Para aprofundar o assunto, leia: Como implementar o pensamento positivo na sua vida?

PASSO 4: OBSERVE A SUA PRPRIA MENTE


O ditado Conhece o teu inimigo. tambm aplicvel na nossa relao com a nossa prpria mente. Assim como um bom lder gasta algum do seu tempo visitando os vrios departamentos, para conhecer os funcionrios, tambm ns temos de dedicar tempo para conhecer como a nossa mente trabalha na nossa relao com a vida. Chame isso de plena conscincia, meditao, ou tempo de silncio. O tempo gasto na observao da sua mente to importante quanto o tempo dedicado aoexerccio fsico. Por exemplo, quando voc tenta focar a sua ateno no ritmo da sua respirao, ou sobre as rvores e flores quando voc caminha na natureza, consegue faz-lo sem distraes? Se sim timo, est no bom caminho para conseguir observar os seus prprios pensamentos e consequentemente distanciar-se deles. Ou pelo contrrio, quando voc tenta focar a sua ateno em algo, a sua mente vagueia por todo o lado, provavelmente trazendo preocupaes antigas ou problemas no resolvidos? Neste caso, se no for controlada, pode lev-lo para fora da tranquilidade do momento presente, numa espiral de preocupao, medo e julgamento. A prtica da mindfulness (ateno plena) envolve no apenas perceber para onde a sua mente vai quando divaga, mas tambm traz-la suavemente de volta para o foco na respirao, no ato de comer, andar, amar, ou de trabalho. Quando voc faz isso vrias vezes ao longo dos dias ou meses, voc comea a treinar a sua capacidade de dirigir a sua ateno de forma intencional para onde quer. Com a melhoria deste processo voc comea a saber quando a sua mente est a emitir pensamentos prejudiciais, guiando-a posteriormente de acordo com a sua inteno. Quando voc evolui na observao dos seus pensamentos, e consequentemente dos seus estados internos, fica preparado para regul-los at ao ponto de equilibrio necessrio para gerar outros pensamentos que melhor se adequem aos objetivos pretendidos.

Esclarecimento: Praticar a mindfulness (ateno plena) significa prestar ateno mais cuidada de uma forma particular. a habilidade de tomarmos conscincia de estarmos no momento presente. No estado de ateno plena temos a noo do que acontece exteriormente a ns, e tambm no nosso interior. Os estmulos chegam-nos atravs de um expectro alargado de inputs, olhos, ouvidos, nariz, lngua, corpo, at a nossa prpria mente. No estado de ateno plena, ficamos cientes daquilo que estamos a receber atravs da nossa capacidade de ver, ouvir, cheirar, provar, sentir, ou pensar, est acontecendo no presente, no momento presente.

PASSO 5: TREINE A MENTE PARA ESTRUTURAR NOVAS LIGAES NEURONAIS


H um velho e sbio ditado: Ns somos o que fazemos repetidamente. No seguimento deste raciocnio, eu gostaria de acrescentar Ns tornamo-nos naquilo que repetidamente pensamos. Ao longo do tempo, os nossos padres de pensamento vo ficando gravados no nosso crebro, mais propriamente nos bilhes de neurnios, conectando-se juntos, em padres nico que se enrazam. Quando certos caminhos cerebrais (conexes neuronais) entre diferentes componentes ou ideias, quando frequentemente repetidos, os neurnios comeam a disparar transmitindo informaes numa rpida sequncia, interligado -se uns com os outros. Uma vez que um primeiro pensamento seja iniciado, toda a sequncia ativada. O piloto automtico timo para dirigir um carro, mas no to bom para o timo funcionamento emocional. Por exemplo, voc pode ter profundos medos de se aproximar de pessoas, porque poder ter sido maltratado quando criana. Para aprender a amar, preciso tomar conscincia de toda a sequncia negativa e como ela deturpou as suas percepes, rotular essas reaes como pertencentes ao passado, e reorientar a sua mente na experincia do momento presente. Aprofundei este assunto no artigo: Como dar um novo significado aos acontecimentos passados? Com o tempo, voc pode comear a mudar alguns dos seus padres mentais negativos, atravs de uma elevada inteno consciente, ativando o crtex pr-frontal (o centro executivo, responsvel pelo estabelecimento de metas, planejamento e execuo das mesmas), que capaz de influenciar os seus comportamentos e atitudes quando orientados pelos pensamentos positivos e construtivos escolhidos por voc. Desta forma, a tcnica identificar os seus pensamentos, ficar ciente deles, perceber que no os seus pensamentos, praticando o distanciamento e desapego, para que consiga posteriormente direcionar a sua ateno para outros pensamentos, atividades ou aes com o objetivo de restabelecer o equilbrio emocional e autodomnio. A saber: A capacidade de separar-se dos seus pensamentos negativos, perceber que pode criar outros de acordo com os seus objetivos, dirigindo a sua ateno intencionalmente de forma a promover os comportamentos e atitudes positivas e construtivas, beneficia a autodisciplina, colocando-o no caminho da mestria.

PASSO 6: PRATIQUE A AUTOCOMPAIXO


A autocompaixo no tem propriamente a ver com ter pena de ns mesmos. O frase que melhor descreve este conceito : uma maneira mais saudvel de relacionar-se consigo mesmo. E isso exatamente o que . Como tenho vindo a explicar, realmente necessrio muita dedicao, esforo e treino para mudar pensamentos. E, no podemos evitar ter determinados pensamentos e sentimentos, quando estes surgem. Mas podemos mudar o modo como reagimos a esses pensamento e sentimentos. A grande maioria de ns fomos ensinados que alguns dos nossos sentimentos so sinais de fraqueza, que devem ser escondidos dos outros a qualquer custo. Esse tipo de conceito est absolutamente errado. Alguns autores, como o Dr. Brene Brown, fornecem-nos um convincente argumento baseado na investigao, que nos diz que expressar a nossa vulnerabilidade pode ser uma fonte de fora e confiana, se devidamente gerida. A vulnerabilidade soa como verdade e sente-se como coragem. Verdade e coragem no so sempre confortveis, mas elas nunca so fraqueza. - Brne Brown Quando julgamos os nossos sentimentos, perdemos o contato com os benefcios desses sentimentos. Como referi anteriormente, os pensamentos e sentimentos negativos so valiosas fontes de informao sobre as nossas reaces aos acontecimentos nas nossas vidas, e eles podem dizer-nos o que mais significativo e importante para ns. por exemplo, algumas emoes desagradveis so sinais que nos dizem para alcanar conforto ou que devemos tirar um tempo para descansar e repor a nossa energia. Ao invs de criticar a ns mesmos, podemos aprender novas formas de apoiar-nos no nosso sofrimento. Falei deste assunto, no artigo: A verdadeira fora est em compreender e aceitar a dor emocional. Nos momentos de aflio, angustia, desesperana, que nos fazem despoletar apreciaes negativas acerca da nossa vida e provavelmente de ns mesmos, importante relembrarnos que ns somos seres humanos sensveis. E, que essa sensibilidade se expressa atravs dos sentimentos negativos, que consequentemente, caso no consigamos fazer o exerccio de desapego, conduzem-nos a pensamentos incapacitantes. Com este conhecimento em mente, importa lev-lo em considerao e relembrar a ns mesmos que somos humanos, e como tal, sentimos a vida, nos bons e nos maus momentos. Apoie-se a voc mesmo. Aguente firme o seu desespero, sem autodepreciaes. Invista em si mesmo, seja o seu maior aliado. Seja compassivo com a sua dor, dificuldades e angstias. Aprofundei este assunto, no artigo: 007, permisso para ser humano. Podemos deliberadamente procurar experincias internas e externas que nos trazem alegria e conforto, as memrias de momentos felizes com as pessoas que amamos, a beleza da natureza, autoexpresso criativa. Esses recursos podem ajudar-nos a navegar os sentimentos difceis enquanto permanecemos focados no presente.

Vous aimerez peut-être aussi