Vous êtes sur la page 1sur 2

POEMAS DE BERTOLT BRECHT

Aos que vierem depois de ns


Bertolt Brecht Realmente, vivemos muito sombrios! A inocncia loucura. Uma fronte sem rugas denota insensibilidade. Aquele que ri ainda no recebeu a terrvel notcia que est para chegar. Que tempos so estes, em que quase um delito falar de coisas inocentes. Pois implica silenciar tantos horrores! Esse que cruza tranqilamente a rua no poder jamais ser encontrado pelos amigos que precisam de ajuda? certo: ganho o meu po ainda, Mas acreditai-me: pura casualidade. Nada do que fao justifica que eu possa comer at fartar-me. Por enquanto as coisas me correm bem (se a sorte me abandonar estou perdido). E dizem-me: "Bebe, come! Alegra-te, pois tens o qu!" Mas como posso comer e beber, se ao faminto arrebato o que como, se o copo de gua falta ao sedento? E todavia continuo comendo e bebendo. Tambm gostaria de ser um sbio.

Os livros antigos nos falam da sabedoria: quedar-se afastado das lutas do mundo e, sem temores, deixar correr o breve tempo. Mas evitar a violncia, retribuir o mal com o bem, no satisfazer os desejos, antes esqueclos o que chamam sabedoria. E eu no posso faz-lo. Realmente, vivemos tempos sombrios.

Assim passou o tempo que me foi concedido na terra. Vs, que surgireis da mar em que perecemos, lembrai-vos tambm, quando falardes das nossas fraquezas, lembrai-vos dos tempos sombrios de que pudestes escapar. amos, com efeito, mudando mais freqentemente de pas do que de sapatos, atravs das lutas de classes, desesperados, quando havia s injustia e nenhuma indignao. E, contudo, sabemos que tambm o dio contra a baixeza endurece a voz. Ah, os que quisemos preparar terreno para a bondade no pudemos ser bons. Vs, porm, quando chegar o momento em que o homem seja bom para o homem, lembrai-vos de ns com indulgncia.

O analfabeto poltico to burro que se orgulha e estufa o peito, dizendo que odeia poltica. No sabe o imbecil que, da sua ignorncia poltica nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos: que o poltico vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo.

Precisamos de voc
Bertold Brecht Aprende - l nos olhos, l nos olhos - aprende a ler jornais, aprende: a verdade pensa com tua cabea. Faa perguntas sem medo no te convenas sozinho mas veja com teus olhos. Se no descobriu por si na verdade no descobriu. Confere tudo ponto por ponto - afinal voc faz parte de tudo, tambm vai no barco, a pagar o pato, vai pegar no leme um dia. Aponte o dedo, pergunta que isso? Como foi parar a? Por qu? Voc faz parte de tudo. Aprende, no perde nada das discusses, do silncio. Esteja sempre aprendendo por ns e por voc. Voc no ser ouvinte diante da discusso, no ser cogumelo de sombras e bastidores, no ser cenrio para nossa ao!

Para as cidades vim em tempos de desordem, quando reinava a fome. Misturei-me aos homens em tempos turbulentos e indignei-me com eles. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra. Comi o meu po em meio s batalhas. Deitei-me para dormir entre os assassinos. Do amor me ocupei descuidadamente e no tive pacincia com a Natureza. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra. No meu tempo as ruas conduziam aos atoleiros. A palavra traiu-me ante o verdugo. Era muito pouco o que eu podia. Mas os governantes Se sentiam, sem mim, mais seguros, espero. Assim passou o tempo que me foi concedido na terra. As foras eram escassas. E a meta achava-se muito distante. Pude divis-la claramente, ainda quando parecia, para mim, inatingvel.

O analfabeto poltico
Bertolt Brecht O pior analfabeto o analfabeto poltico. Ele no ouve, no fala; nem participa dos acontecimentos polticos. Ele no sabe que o custo de vida, o preo do feijo, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remdio dependem das decises polticas.

De que serve a bondade


Bertolt Brecht De que serve a bondade Se os bons so imediatamente liquidados, ou so liquidados Aqueles para os quais eles so bons? De que serve a liberdade Se os livres tm que viver entre os nolivres? De que serve a razo Se somente a desrazo consegue o alimento de que todos necessitam? Em vez de serem apenas bons, esforcemse Para criar um estado de coisas que torne possvel a bondade ou melhor: que a torne suprflua! Em vez de serem apenas livres, esforcem-se Para criar um estado de coisas que liberte a todos E tambm o amor liberdade Torne suprfluo! Em vez de serem apenas razoveis, esforcem-se Para criar um estado de coisas que torne a desrazo de um indivduo Um mau negcio!

Quando o pintor fala sobre a paz atravs dos alto-falantes Os trabalhadores de construo olham para As auto-estradas e vem Cimento espesso, prprio Para tanques pesados. O pintor fala de paz. Aprumando as costas doloridas As mos grossas em tubos de canhes Os fundidores o escutam. Os pilotos dos bombardeiros Desaceleram os motores e ouvem O pintor falar de paz. Os madeireiros param no silncio dos bosques Os camponeses deixam de lado o arado e colocam a mo atrs do ouvido As mulheres que levam a comida para o campo se detm: No terreno revolvido h um carro com amplificador. De l se ouve O pintor pedir paz. Os de cima dizem: guerra e paz So de substncia diferente Mas a sua guerra e a sua paz So como tempestade e vento. A guerra nasce da sua paz Como a criana da me Ela tem Os mesmo traos terrveis. A sua guerra mata O que a sua paz Deixou de resto. No muro estava escrito com giz:

Eles querem a guerra. Quem escreveu J caiu. Os de cima Juntaram-se em uma reunio. Homem da rua Deixa de esperana. Os governos Assinam pactos de no-agresso. Homem da rua Assina teu testamento. Quando os de cima falam de paz A gente pequena Sabe que haver guerra. Quando os de cima amaldioam a guerra As ordens de alistamento j esto preenchidas. A guerra que vir No a primeira. Antes dela Houve outras guerras. Quando a ltima terminou Havia vencedores e vencidos. Entre os vencidos o povo mido Sofria fome. Entre os vencedores Sofria fome o povo mido. Os de cima dizem que no exrcito Reina fraternidade. A verdade disso se percebe Na cozinha. Nos coraes deve haver O mesmo nimo. Mas nos pratos H dois tipos de comida. No momento de marchar, muitos no

sabem Que seu inimigo marcha sua frente. A voz que comanda a voz de seu inimigo. Aquele que fala do inimigo ele mesmo o inimigo. General, teu tanque um carro poderoso Ele derruba uma floresta e esmaga cem homens. Mas tem um defeito: Precisa de um motorista. General, teu bombardeio poderoso. Ele voe mais veloz que um vendaval e carrega mais carga que um elefante. Mas tem um defeito: Precisa de um engenheiro. General, o homem muito til. Ele pode voar e pode matar. Mas tem um defeito: Pode pensar.

Cartilha de guerra alem


Bertolt Brecht O pintor fala da grande poca por vir As florestas ainda crescem. Os campos ainda produzem. As cidades ainda existem. Os homens ainda respiram.

Vous aimerez peut-être aussi