Vous êtes sur la page 1sur 5

lisson Miessa Procurador do Trabalho.

Professor de direito processual do trabalho do curso CERS on line Autor e coordenador de livros para concursos pblicos editados pela juspodivm www.elissonmiessa.com.br

O efeito obstativo consiste no impedimento do trnsito em julgado da deciso. Com efeito, sendo interposto o recurso, o trnsito em julgado fica postergado. No entanto, para o TST, tal efeito no existir na hiptese de recurso intempestivo ou manifestamente incabvel, exceto se houver dvida razovel (Smula n 100, III, do TST).

O efeito devolutivo transferncia ao juzo ad quem do conhecimento das matrias julgadas no juzo a quo, ou seja, busca-se nova manifestao do Poder Judicirio sobre a matria decidida. Por esse raciocnio, possvel concluir que todos os recursos so dotados do efeito devolutivo, vez que essa transferncia inerente aos recursos1. O efeito devolutivo deve ser analisado sob dois enfoques: da extenso (dimenso horizontal) e da profundidade (dimenso vertical). extenso do efeito devolutivo

A extenso do efeito devolutivo a quantidade de matria impugnada, decorrendo sempre da prpria vontade do recorrente. Trata-se da aplicao do caput do art. 515 do CPC, que consagra a mxima romana tantum devolutum quantum appelatum. Dessa forma, a insurgncia do recorrente poder ser de todos os captulos da sentena em que foi sucumbente ou de apenas parte deles. Exemplifique-se:
A empresa condenada ao pagamento de horas extras, vale-transporte e indenizao pelo dano moral. Caso ela interponha recurso ordinrio, poder insurgir-se contra todos os captulos
1

No sentido do texto: JORGE, Flvio Cheim. Teoria geral dos recursos cveis. 4. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. p. 283. BEBBER, Jlio Csar. Recursos no processo do trabalho. 2. ed. So Paulo: LTr, 2009. p. 176. Em sentido contrrio, entendendo que o efeito devolutivo somente tem aplicao quando h transferncia para outro rgo, o que afasta sua aplicao nos embargos de declarao: MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Comentrios ao cdigo de processo civil. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010. v. 5, p. 260-261.

da sentena (horas extras, vale-transporte e indenizao pelo dano moral) sendo, portanto, de extenso total. Por outro lado, poder recorrer to somente do captulo referente ao valetransporte, de modo que os demais captulos (horas extras e indenizao pelo dano moral) sero acobertados pela coisa julgada. Tem-se, nesse ltimo caso, a extenso limitada.

imprescindvel que a extenso do recurso seja feita inicialmente, passando-se somente em seguida para a anlise de sua profundidade. profundidade do efeito devolutivo

A profundidade do efeito devolutivo aquela que devolve automaticamente ao juzo ad quem todas as alegaes, fundamentos e questes dentro da quantidade impugnada (extenso), independentemente de manifestao. O que se busca com a profundidade do efeito devolutivo colocar em idntica situao o juzo a quo e juzo ad quem no momento do julgamento, de modo que este poder analisar todas as alegaes, fundamentaes, questes e provas que estavam ao alcance do juzo a quo, ou seja, permite-se que o rgo julgador possa se utilizar de todo o material deduzido em juzo, mesmo que a deciso recorrida e o recurso no faam qualquer referncia ao mesmo2. O efeito devolutivo, em sua profundidade, especificamente ao recurso ordinrio, vem disciplinado nos 1 e 2, do art. 515 do CPC, in verbis:
1 Sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. 2 Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais.

Verifica-se pelo 1 que o rgo julgador poder se utilizar de todas as questes suscitadas e discutidas do processo, mesmo que a sentena tenha se omitido quanto a algumas delas. Exemplificamos para elucidar o referido pargrafo.
A empresa foi condenada ao pagamento do adicional de insalubridade. Na sentena, o juiz afastou a concluso da percia e, com base no laudo do assistente tcnico do reclamante, decidiu pela existncia da insalubridade. Caso a empresa apresente recurso ordinrio, o tribunal poder verificar todo o conjunto probatrio (percia, laudos dos assistentes tcnicos, depoimentos, documentos etc.), concluindo pelo provimento ou no do recurso. Assim, o tribunal poder admitir a insalubridade no pelo laudo do assistente tcnico, mas por documento apresentado pela prpria empresa (por exemplo, PPRA). Verifica-se que, mesmo que o juiz a quo no tivesse citado o PPRA, o juzo ad quem no ficaria limitado s provas que convenceram o juzo a quo, podendo reexaminar todo o conjunto probatrio, mesmo que a sentena no tivesse feito referncia a algum deles.

JORGE, Flvio Cheim. Teoria geral dos recursos cveis. 4. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009. p. 291.

Com base nesse dispositivo, vislumbra-se que a mera possibilidade de exame das questes pelo juzo a quo permite que o tribunal (juzo ad quem) possa enfrent-las no julgamento. imprescindvel, pois, que o juzo a quo tenha tido a oportunidade de analisar as questes. Isso quer dizer que, no caso de revelia, no poder o revel levantar questes novas, suscitadas apenas no recurso ordinrio, uma vez que o juzo a quo no pode fazer nenhuma apreciao sobre elas. J o 2 permite que o juzo ad quem possa analisar os diversos fundamentos levantados na inicial e na contestao para determinado pedido. Tal efeito, portanto, pode beneficiar ambas as partes. Exemplo:
Reclamante postula a reintegrao no emprego com o fundamento de que era representante da CIPA ou porque sofreu acidente de trabalho. Caso o juiz reconhea a garantia de emprego com base na representao da CIPA, nada mencionando sobre a garantia pelo acidente do trabalho da reclamante, na hiptese de recurso ordinrio pela empresa, poder o tribunal negar a garantia de emprego pela representao da CIPA, mas admiti-la com base no acidente de trabalho, mesmo que a reclamante no levante esse fundamento nas contrarrazes de recurso.

Percebe-se, no exemplo, que, analisada a extenso do recurso (pedido de reintegrao), o tribunal estar apto, por fora de lei, a analisar todos os fundamentos da inicial, ou seja, est em idntica situao em que o juiz de 1 grau estava na ocasio do julgamento. No sentido do texto, a Smula n 393 do TST:
Smula n 393 do TST. Recurso ordinrio. Efeito devolutivo em profundidade. Art. 515, 1, do CPC O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere ao Tribunal a apreciao dos fundamentos da inicial ou da defesa, no examinados pela sentena, ainda que no renovados em contrarrazes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena, salvo a hiptese contida no 3 do art. 515 do CPC.

O efeito suspensivo impede a execuo imediata da deciso recorrida. No processo do trabalho, os recursos no so dotados de efeito suspensivo, tendo efeito meramente devolutivo (CLT, art. 899, caput). Existe, porm, uma exceo:
recurso ordinrio de sentena normativa (dissdio coletivo), quando o presidente do TST confere efeito suspensivo, na medida e extenso conferidas em seu despacho (Lei n 7.701/88, art. 7, 6 e art. 14 da Lei n 10.192/01).

interessante observar que, em situaes excepcionais, devidamente comprovadas, podero ser suspensos os efeitos da sentena por meio do ajuizamento de ao cautelar inominada, a qual equivaler concesso de efeito suspensivo ao recurso (Smula n 414, I, do TST).

O efeito translativo entendido como a possibilidade de o Tribunal (juzo ad quem) julgar matrias de ordem pblica, que, por serem conhecidas de ofcio, independem de manifestao da parte. Tal efeito no tem incidncia nos recursos extraordinrios como o caso, no processo do trabalho, dos recursos de revista, embargos para a SDI e do recurso extraordinrio para o STF. Isso ocorre porque, nesses recursos, somente h manifestao do Tribunal Superior sobre as matrias previamente decididas e levantadas expressamente pelo recorrente, ou seja, exigem a presena do prequestionamento.

O efeito regressivo a possibilidade de o juzo se retratar da deciso, nos casos previstos em lei. o que ocorre, por exemplo, no agravo de instrumento e no recurso ordinrio, quando interposto contra indeferimento da petio inicial (CPC, art. 296).

O efeito expansivo consiste na possibilidade de a deciso do recurso atingir matrias no impugnadas e/ou sujeitos que no recorreram. classificado em efeito expansivo objetivo (interno e externo) e efeito expansivo subjetivo. Efeito expansivo objetivo: ocorre quando o julgamento do recurso atinge matrias no impugnadas. Ser: interno: quando atinge captulos no impugnados da deciso recorrida.
Exemplo: Sentena julga procedente pedido de equiparao salarial e horas extras. Em grau de recurso ordinrio, a empresa alega litispendncia, o que acolhido pelo Tribunal, dando provimento ao recurso. Nesse caso, todos os demais captulos da deciso so atingidos, ou seja, a equiparao salarial e as horas extras.

externo: quando atinge outros atos processuais que no a deciso recorrida.


Exemplo: Sentena julga procedente pedido de equiparao salarial e horas extras, sendo iniciada a execuo provisria. Em grau de recurso ordinrio, o tribunal lhe d provimento para afastar a condenao. Nesse caso, ser atingida a execuo provisria que fica sem efeito, nos termos do art. 475-O, II, do CPC.

Efeito expansivo subjetivo: quando o julgamento do recurso abrange sujeitos que no recorreram.

Exemplo: no caso de litisconsrcio unitrio, o recurso de um beneficiar mesmo aqueles que no recorreram (CPC, art. 5093)

O efeito substitutivo do recurso estabelece que a deciso proferida no recurso (juzo ad quem) substituir a deciso recorrida (juzo a quo), conforme disciplina o art. 512 do CPC, in verbis:
Art. 512. O julgamento proferido pelo tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso.

Esse efeito ocorre quando o recurso for conhecido e, no mrito: a) no for provido; ou b) for provido para reformar a deciso. Portanto, pressupe deciso meritria, ou seja, pronunciamento de mrito do recurso. Na hiptese de provimento do recurso para anular a deciso impugnada (error in procedendo), h efeito rescindente e no efeito substitutivo4.

O texto foi embasado no livro Processo do Trabalho para concursos publicado pela Editora Juspodivm:

Processo do Trabalho para concursos pblicos


http://www.editorajuspodivm.com.br/produtos/elissonmiessa/processo-do-trabalho-para-concursos-publicos/974

Art. 509. O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. Pargrafo nico. Havendo solidariedade passiva, o recurso interposto por um devedor aproveitar aos outros, quando as defesas opostas ao credor Ihes forem comuns. DIDIER Jr., Fredie; CUNHA, Leonardo Jos Carneiro da. Curso de direito processual civil: Meios de impugnao s decises judiciais e processo nos tribunais. 8. ed. Bahia: JusPODIVM, 2010. v. 3, p. 373.

Vous aimerez peut-être aussi