Vous êtes sur la page 1sur 5

Romanos 8:15, 16 - Pois vocs no receberam um esprito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Esprito que

os torna filhos por adoo, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O prprio Esprito testemunha ao nosso esprito que somos filhos de Deus. Podemos usar sete palavras para identificar a obra do Esprito Santo em nossas vidas. I ADOO Somos filhos adotados de Deus e o Esprito Santo de Deus quem nos comunica e atualiza essa realidade. Ado no filho de Deus. Jesus o primeiro da espcie humana que identificado como Filho de Deus. Vamos ler Romanos 1:1-4 Aqui Paulo nos diz que Jesus identificado como Filho de Deus pela sua ressurreio. Em Joo 3:16 Jesus identificado como Filho unignito (nico gerado por Deus). Quando ns criamos algo, criamos algo diferente da nossa natureza, mas quando geramos, ento o fazemos segundo a nossa natureza. Ns criamos coisas, de outra natureza, mas os filhos que geramos so semelhantes a ns. Ento unignito o nico da mesma natureza de Deus. Ns no temos a mesma natureza de Deus, mas a Bblia diz que somos adotados como filhos de Deus e vivemos debaixo da promessa de nos tornarmos participantes da natureza de Deus. Ns seremos pela graa aquilo que Jesus por natureza e ento podemos nos dirigir a Deus do mesmo modo que Jesus se dirigia ao Pai. Lembre-se: antes de Jesus ningum ousava chamar a Deus de Pai. No o faziam porque essa expresso trazia a conotao de possuir a mesma natureza do Pai. Somos adotados e participantes da Famlia de Deus.

II - INCLUSO. Como se d o processo da ADOO? Atravs da incluso. O Esprito Santo nos inseri em Cristo Jesus. Essa uma expresso usada muitas vezes pelo Apstolo Paulo. Ele inicia o captulo 8 dizendo: Portanto, agora j no h condenao para os que esto em Cristo Jesus, ... a fim de que as justas exigncias da Lei fossem plenamente satisfeitas em ns, que no vivemos segundo a carne, mas segundo o Esprito. Romanos 8:4 Ns no satisfizemos as justas exigncias da Lei, mas Cristo satisfez e ns fomos includos em Cristo. Tudo o que Cristo fez ns tambm fizemos. Portanto, fomos sepultados com Cristo na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glria do Pai, tambm ns vivamos uma vida nova. (ou seja, a ressurreio) Romanos 6:4 Ento a segunda palavra INCLUSO. III - LIBERTAO Portanto, agora j no h condenao para os que esto em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Esprito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:1. A condenao que pesava sobre ns se dava por estarmos debaixo de quatro poderes, de quatro foras ou de quatro realidades que diziam que estvamos condenados, a saber: 1 - Ns estvamos debaixo da ira de Deus Rm 1:18 Portanto, a ira de Deus revelada dos cus contra toda impiedade e injustia dos homens que suprimem a verdade pela injustia, Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Romanos 5:9

2 Ns estvamos debaixo da Lei A Lei era o critrio de Deus para o nosso julgamento e ns jamais conseguimos alcanar o elevadssimo padro da Lei de Deus que uma expresso do prprio carter de Deus. 3 Estvamos debaixo do poder do pecado Rm 7:18, 19 Sei que nada de bom habita em mim, isto , em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que bom, mas no consigo realiz-lo. Pois o que fao no o bem que desejo, mas o mal que no quero fazer esse eu continuo fazendo. Essa fora que nos afasta de Deus. 4 Estvamos debaixo do poder da morte. Ela nos manteria afastados de Deus para a eternidade. Ento fomos libertos da ira Rm 5:5 E a esperana no nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos coraes, por meio do Esprito Santo que ele nos concedeu. Quando nos achegamos a Deus, o que podemos esperar de Sua parte? Condenao, ir, clera? No! O que devemos esperar de Deus o seu imenso amor, derramado em ns pelo Esprito Santo. Ento fomos salvos da autoridade que Lei tem de nos condenar Rm 3:23, 24 pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graa, por meio da redeno que h em Cristo Jesus. Ento fomos salvos do poder do pecado Rm 6:14 Pois o pecado no os dominar, porque vocs no esto debaixo da Lei, mas debaixo da graa. Voc no se v mais obrigado a se render a essa fora que busca afasta-lo de Deus. Ento somos salvos do poder da morte o poder da vida opera em ns.

O Esprito Santo nos adota, nos inclui e nos liberta. E do que Ele nos liberta? Da ira, da Lei, do pecado e da morte. IV - HABITAO. Rm 8:9 Entretanto, vocs no esto sob o domnio da carne, mas do Esprito, se de fato o Esprito de Deus habita em vocs. E, se algum no tem o Esprito de Cristo, no pertence a Cristo. Ser que somos o lugar geogrfico onde o Esprito Santo habita? Acredito que no. Sermos habitao do Esprito Santo significa que estamos sob sua influncia. O pecado nos fez afastarmo-nos de Deus renegando toda e qualquer influncia de Deus sobre ns (estar na carne). Quando o Esprito Santo faz de ns sua morada nos coloca novamente sob a influncia de Deus, de seus valores e princpios. V - INCLINAO. Rm 8:5 Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Esprito tem a mente voltada para o que o Esprito deseja. 6 A mentalidade da carne morte, mas a mentalidade do Esprito vida e paz; 7 a mentalidade da carne inimiga de Deus porque no se submete Lei de Deus, nem pode faz-lo. 8 Quem dominado pela carne no pode agradar a Deus. 9 Entretanto, vocs no esto sob o domnio da carne, mas do Esprito, se de fato o Esprito de Deus habita em vocs. E, se algum no tem o Esprito de Cristo, no pertence a Cristo. Em outras palavras, h uma nova inclinao em ns. De Ado todos ns herdamos uma disposio de rebeldia, hostilidade e inimizade para com Deus, mas em Cristo somos levados a uma nova disposio para com o Pai. Em Rm 7:25 Graas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu prprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Ou seja, eu tenho esse desejo, eu quero me submeter a Lei de Deus. A humanidade em Ado no quer as coisas de Deus, mas a humanidade em Cristo deseja, clama e anseia pelas coisas de Deus. Essa nova inclinao nos proporcionada pelo Esprito Santo de Deus. VI - CAPACITAO. o Esprito Santo que nos capacita a experimentarmos a realidade de Deus em ns. Paulo, em Glatas 5, denomina de fruto do Esprito. Rm 8:13 Pois, se vocs viverem de acordo com a carne, morrero; mas, se pelo Esprito fizerem morrer os atos do corpo, vivero (se Ele vos capacitar...) porque todos os que so guiados pelo Esprito de Deus so filhos de Deus. O Esprito Santo gera em ns tanto o querer quanto a capacidade de realizar a vontade de Deus. Filipenses 2:13 pois Deus quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. VII - RESSURREIO. Rm 8 11 E, se o Esprito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocs, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos tambm dar vida a seus corpos mortais, por meio do seu Esprito, que habita em vocs. Rm 8:23 - E no s isso, mas ns mesmos, que temos os primeiros frutos do Esprito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoo como filhos, a redeno do nosso corpo. Essa a resposta dada por Paulo ao seu prprio grito de desespero que se encontra em Rm 7:24 - Miservel homem que eu sou! Quem me libertar do corpo sujeito a esta morte? (Quando vou experimentar a plenitude disto tudo). Vivemos a expectativa da nova vida que brotar na ressurreio. Em sntese: ns existimos e tudo o que somos e podemos vem de Deus, e vem porque o Esprito de Deus est agindo em todos ns.

Vous aimerez peut-être aussi