Vous êtes sur la page 1sur 15

BARBRIE ESTTICA E PRODUO JORNALSTICA: A ATUALIDADE DO CONCEITO DE INDSTRIA CULTURAL *

BELARMINO CESAR GUIMARES DA COSTA **


RESUMO: O trabalho busca, atravs da atualidade do conceito de indstria cultural, demonstrar as contribuies da Teoria Crtica para os estudos de comunicao, em particular, para a identificao do processo de heteronomia cultural, hierarquizao dos artefatos e universalizao de padres estticos. Toma como referncia a produo jornalstica para verificar, na construo da notcia, a apropriao da racionalidade tcnica e explora a questo da violncia na perspectiva de que ela no se esgota com o enunciado da mensagem, mas deve ser compreendida tambm nas condies de sua produo. A estetizao da realidade, a mediao tecnolgica e a relao entre sensibilidade e experincia complementam a exposio. Palavras-chave: Teoria Crtica; Indstria Cultural; Esttica da Violncia; Notcia; Formao Cultural.

Tem se tornado cada vez mais aguda a tenso formulada por Horkheimer e Adorno, no clssico Dialtica do Esclarecimento, sobre a incongruncia entre progresso tcnico no setor de produo industrial da cultura e a regresso dos sentidos. Depois de meio sculo do aparecimento da expresso indstria cultural, para assinalar o equvoco de se supor que a cultura de massa emergente era uma expresso identificadora da espontaneidade da cultura popular, boa parte da produo de tericos de comunicao passou a formular o argumento do envelhecimento desta categoria e da extemporaneidade da Teoria Crtica para produzir conhecimento no contexto das novas tecnologias, que combinam informtica, virtualidade e hibridismo dos suportes.
* ** Trabalho aprovado para o XXIV Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao (Intercom), de 3 a 7 de setembro de 2001, em Campo Grande (MS). Professor e coordenador do Curso de Jornalismo (Faculdade de Comunicao) da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). E-mail : bcgcosta@iepmail.unimep.br

106

Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

O refluxo da Teoria Crtica, admitida na condio de mtodo historicamente superado para produzir conhecimento na rea de comunicao, decorrente de um juzo falso: o de que estaria delimitada a um tempo que a crtica negativa era necessria para se opor s estruturas e governos autoritrios. A pecha de apocalptica, ahistria e idealista passou a ser uma mcula para supor o anacronismo da Escola de Frankfurt, ainda mais em admitir sua capacidade de intervir no contexto histrico das novas tecnologias de comunicao. Em diversos textos, com destaque para Educao aps Auschwitz, Adorno (1995) estabelece como necessrio ao processo de emancipao da sociedade e do sujeito as lembranas das atrocidades do passado, que ainda persistem em nome do desenvolvimento tecnolgico e cientfico. De fato, as transformaes empreendedoras de rupturas de espao e tempo, em particular, nas revolues dos transportes e das comunicaes, que incidem na mudana da esfera pblica e do sentido de realidade, representam conquistas que podem permitir a existncia de uma sociedade mais esclarecida. Contudo, as esperanas depositadas no projeto humanista convivem, de forma ambivalente, com a excluso tecnolgica, com a desigualdade econmica e com a semiformao cultural, dentre outras que apontam para a ingenuidade de supor correspondncia imediata entre progresso tcnico e emancipao humana. Estas reflexes, que resultam de pesquisas desenvolvidas desde 1991, quando foi criado o Grupo de Teoria Crtica e Educao, na Universidade Federal de So Carlos (Ufscar), e que hoje continuam tambm na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), procuram afirmar a validade da Teoria Crtica como referncia para os estudos e pesquisas na rea de comunicao, em particular, tomando-se como referncia os tericos da primeira gerao do Instituto de Pesquisa Social, criado na Alemanha, na dcada de 1920. Adorno, Horkheimer, Benjamin e Marcuse identificaram estruturas autoritrias, em particular, no contexto da comunicao na sociedade industrial, que ainda permanecem mascaradas pelo fascnio da tcnica e sua mediao na sensibilidade e inteligibilidade humanas. Este artigo, que resulta da inteno de inserir a Teoria Crtica no debate contemporneo a respeito da cultura meditica e da crise da razo em criar uma sociedade nem sempre racional, toma como estrutura os seguintes momentos: 1. Trata da validade do conceito de indstria cultural na perspectiva de reafirmar o argumento de Horkheimer e Adorno de que ela representa uma ao de anti-Iluminismo; 2. Faz uma exposio a respeito da esttica da barbrie presente nas estruturas de comuEducao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

107

nicao, em especial do jornalismo, quando constri artefatos culturais que propendem estetizao da realidade e explorao da violncia; 3. Discorre sobre os prejuzos que a mediao da tcnica pode provocar no estatuto da sensibilidade e da experincia. Esta anlise recorre, portanto, aos fundamentos da Escola de Frankfurt, em particular, pela crtica imanente que faz da estrutura do sistema de comunicao social, tendo em conta a investigao histrica dos mass media, com enfoque na filosofia, nas cincias sociais e na questo da subjetividade. As novas tendncias de teorizao dos fenmenos da cultura meditica no podem colocar margem a investigao esttica, poltica e de crtica negativa exposta pelos frankfutianos. Isto tambm no significa retomar os clssicos fora de seus momentos histricos como se fosse possvel separ-los de suas conjunturas de anlise e incorpor-los sem mediao com a etapa presente do capitalismo tardio e da produo cultural.

1. Revitalizao do conceito de indstria cultural


A categoria indstria cultural vem a pblico pela primeira vez em 1947, quando j se tornava visvel a existncia de um setor da produo da cultura comprometido com as estruturas de mercado. A utilizao do rdio, do cinema e dos meios impressos existentes, como instrumentos de propaganda poltica de regimes autoritrios, durante particularmente a ascenso do nazifascismo e na era stalinista, e a incorporao destes meios na perspectiva de valorizao do American way of life fizeram com que Adorno e Horkheimer, nos EUA, pas onde se encontravam exilados e que dispunham de uma indstria de informao e de entretenimento mais empreendedora e massiva, estabelecessem relaes de proximidade entre autoritarismo econmico-poltico e fascismo cultural. Na pesquisa de mestrado O Estado da educao na Folha de jornal Como os jornais de grande circulao abordam a questo educacional, desenvolvida na Ufscar, entre 1991 a 1993, destacamos a importncia da Teoria Crtica para os estudos da comunicao que, pela pecha de apocalptica, uma terminologia criada por Umberto Eco, tem sido estigmatizada como superada. A obsolescncia admitida decorre desta teoria no ser capaz de compreender as transformaes do ambiente tecnolgico, cultural e de integrao global ocorridas, sobretudo, com a informatizao da sociedade e do surgimento de suportes virtuais e hbridos, nas ltimas dcadas.
108
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

Este exerccio de retomada do conceito indstria cultural, tal como foi formulado pelos pensadores frankfurtianos, no significa deixar de compreender a modificao do ambiente tcnico e das caractersticas hodiernas do processo de comunicao, mas tem o propsito de identificar a presena de estruturas autoritrias que permanecem e explicitar a contradio entre potencial tcnico e arrefecimento da capacidade de julgar e de formular gostos estticos autnticos. Uma metfora se coloca ainda denunciadora dos rumos da tcnica na sociedade. Trata-se daquela formulada por Horkheimer, no livro A eclipse da razo, que acusa o seguinte:
A crise da razo se manifesta na crise do indivduo, por meio da qual se desenvolveu. A iluso acalentada pela filosofia tradicional sobre os indivduos e sobre a razo a iluso de sua eternidade est se dissipando. O indivduo outrora concebia a razo como um instrumento do eu, exclusivamente. Hoje, ele experimenta o reverso dessa autodeificao. A mquina expeliu o maquinista: est correndo cegamente no espao. No momento da consumao, a razo tornou-se irracional e embrutecida.(Horkheimer, 1975, p. 19 grifos nossos)

Esta representao do descontrole do homem sobre a racionalidade instrumental embutida na tcnica no desapareceu e supe retomar o argumento de Horkheimer e Adorno, que caracterizam a indstria cultural como aparatos tcnicos que paradoxalmente mistificam a realidade, quando se supunha o potencial de emancipao nos progressos cientficos e nas produes culturais tornadas disponveis pela massificao. A perda do controle da mquina um sinal da contradio entre a existncia de uma sociedade que se firma na autonomia do sujeito, em sua capacidade de escolha e de busca do prazer e, ao mesmo tempo, a afirmao da heteronomia cultural, de cada consumidor se objetivar nas estatsticas da audincia. Eis a retomada do argumento: a massa um elemento secundrio, de clculo; acessrio da maquinaria (Horkheimer & Adorno, 1990). Uma ilustrao deste descontrole se verifica na relao entre ndices de audincia e a pauperizao da qualidade das mensagens televisivas. O conceito de indstria cultural busca identificar a forma como a arte se submeteu condio de mercadoria. Isto tem o peso de assinalar que mesmo que determinados artefatos culturais venham a ter isoladamente qualidades que se diferenciem dos padres medianos, de forma articulada e sistmica, constituem segmentos que buscam a integrao do consumidor lgica da circulao da mercadoria. A chave deste argumento est em reconhecer que a Teoria Crtica toma como referncia de
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

109

anlise a estrutura dos sistemas de comunicao em sua incorporao pela dinmica de expanso do capitalismo. O argumento de que este setor da produo promove a hierarquia das qualidades dos produtos culturais e, no conjunto, cria para cada um, de acordo com o seu nvel, parece-nos que no est fadado ao esquecimento. A segmentao de pblico com produes centradas em poucos emissores possibilita imaginar que esta realidade ainda no foi superada, mesmo com a existncia de meios supostamente mais interativos de comunicao. A rede mundial de computadores, se permite pensar na existncia de estruturas descentradas, aos poucos vem sendo tambm potencializada como mais um setor de produo articulado com outros da indstria cultural. A heteronomia cultural, a transformao da arte em mercadoria, a hierarquizao das qualidades, a incorporao de novos suportes de comunicao pelos setores que j detinham os meios de reproduo simblica, no seu conjunto, apontam para a continuidade da administrao da cultura. Em outras palavras, a disperso do pblico-receptor e a impessoalidade no processo de comunicao, combinadas com o monoplio e o sistema de produo baseado na diviso do trabalho, fazem com que a ampliao deste setor da produo seja acompanhada pela apropriao silenciosa de um modelo de cultura que separa: quem produz de quem consome. A hegemonia desta forma de produo cultural pode ser observada em manifestaes que j foram identificadas e que continuam existindo, dentre elas: o carter de montagem dos produtos; a capacidade destes prescrever a reao dos receptores; a reproduo tcnica que compromete a autenticidade da obra de arte; o consumidor como objeto da indstria cultural; a falsa identidade entre o universal e o particular; a tcnica como ideologia; o novo como primado manifesto do imediato e da busca calculada do efeito; a explorao da fraqueza do eu numa sociedade de personalidades debilitadas e que facilmente aderem a iderios autoritrios.

2. Jornalismo e violncia: a estetizao da realidade


A descrena em torno da ideologia do progresso e a interpretao de que a sociedade industrial produziu formas complexas de dominao, que prescindem cada vez mais do uso manifesto da fora, e que nos convida a uma adaptao fcil pela persuaso massiva, permeiam muitas discusses a respeito da indstria cultural. Pretendemos identificar um
110
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

setor, o da informao jornalstica, para abordar a contraposio entre fluxos de notcias e a falta de esclarecimento. Sem que tenham aprofundado questes especficas da produo jornalstica, Horkheimer e Adorno, no s na obra Dialtica do esclarecimento, mas este ltimo tambm na Teoria esttica, deixam depreender que a produo de bens simblicos, de qualquer setor da indstria cultural, assimila a tcnica e a linguagem do meio responsvel pelo seu aparecimento, de tal maneira que se torna impraticvel teoricamente a ruptura entre forma e contedo; processos de recepo e produo industrial; mensagem e ideologia presente na tcnica. Uma categoria que assinala esta impossibilidade de separar mensagem da forma de sua produo se d quando os tericos frankfurtianos analisam a violncia da sociedade industrial no momento de distrao, atravs do uso da expresso barbrie esttica. Ela um equivalente para dimensionar os prejuzos que a repetio, a excluso do novo, o lazer como extenso da racionalidade do trabalho provocam na formao. Na tese de doutorado que defendemos na Faculdade de Educao da Unicamp, em 1999, com o ttulo Esttica da violncia: Jornalismo e produo de sentidos, buscamos localizar na prtica jornalstica e na produo da notcia formas de violncia esttica. Isto quer dizer: a informao dos meios de comunicao de massa no se encontra separada do modo de produo industrial, da lgica da mercadoria e do encantamento proporcionado pelas tcnicas, suas linguagens e envolvimento. A produo da notcia requer, inexoravelmente, algumas variveis que acusam a impossibilidade dela ser uma expresso objetiva da realidade. Todo fato se expressa pela tenso entre supresso ou destaque. A tcnica narrativa derivada do modelo americano, conhecida como pirmide invertida, representa a separao temporal entre captao informativa e seqncia de exposio, de tal ordem que a organizao interna da notcia incorpora a racionalidade tcnica presente num sistema que requer agilidade, objetividade, preciso. A definio da pauta (assuntos cobertos em determinada edio), a fragmentao da informao, incluindo a registrada pela criao de editoriais, a sntese presente nos ttulos e nos recursos grficos, dentre outros aspectos, expressam formas de racionalizao do processo informativo. A padronizao dos critrios para definir fatos tidos como relevantes socialmente perpassa estruturas centradas em poucas agncias de notcia, s para mencionar a desigualdade do fluxo de informaes internacionais. A agenda-setting se configura pela articulao de meios impressos, televisivos,
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

111

radiofnicos, incluindo o suporte da Internet, que tendem a destacar as mesmas fontes, os mesmos assuntos, as mesmas imagens etc. Marcondes Filho (1989) aponta para o seguinte aspecto: a informao jornalstica propende sensacionalizao dos fatos sociais, personificao dos acontecimentos histricos, reduo do real ao fatual, extremada fragmentao, descontinuidade e montagem da realidade noticiada. Estas aes procuram exacerbar, com persistncia e de forma articulada, a emoo da audincia em torno da esttica da mercadoria notcia. O efeito adquire verossimilhana com o real muito em decorrncia do frenesi informativo, dos constantes estmulos multisensoriais e da inexistncia de tempo para o distanciamento crtico. A estrutura no-dialgica dos veculos de comunicao de massa favorece ainda mais a ciso entre a compreenso dos fatos e a forma fetichizada de sua representao. exatamente nesta busca do efeito e da apreenso da audincia pelo espetculo que Horkheimer e Adorno assinalam a anomalia de uma sociedade, cujos indivduos se encontram dessensibilizados frente repetio da barbrie. A exposio continuada de violncias sgnicas elimina o choque, a capacidade da audincia reagir e de se indignar diante do grotesco. No jornalismo, h um ambiente favorvel estetizao da violncia. Perseguindo o objetivo de ampliar o espectro de receptores, na perspectiva apresentada por Morin (1986), os meios de comunicao buscam a criao de pblicos medianos, universais. A massificao da mensagem tem uma correspondncia direta com a facilitao do contedo. Em outros termos: uma falsa democratizao presente na iluso de que todos podem ter acesso s mesmas mensagens. A esttica da violncia tambm pode ser identificada nos fait divers, nesta busca tresloucada pelo anmalo. A explorao de crimes, do bizarro, de fatos que mexem com a curiosidade e emoo, acompanhada de narrativas que utilizam os melhores recursos da imagem, expressa bem a possibilidade de esclarecimento pelo acesso informao jornalstica. A categoria estetizao da violncia j supe a idia de mediao da tecnologia como extenso sensorial, para utilizar uma conhecida expresso de McLuhan, ou seja, a percepo humana cada vez mais se d pela influncia e mediao da tecnologia. Estetizar significa construir uma realidade que se configure como espetculo. At mesmo a violncia de uma imagem forte, nos telejornais, por exemplo, tem maior capacidade de criar o desejo pela sua repetio, que propriamente mobilizar sentimentos de indignao, dor. Como num filme de fico,
112
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

a repetio da violncia como espetculo no requer da audincia outra representao que v alm do fato de ser entretenimento, momento de distrao e de prazer. Destaca Marcondes Filho (1989, p. 149), ao definir notcia:
Notcia a informao transformada em mercadoria com todos os seus apelos estticos, emocionais e sensacionais; para isto a informao sofre um tratamento que a adapta s normas mercadolgicas de generalizao, padronizao, simplificao e negao do subjetivismo. Alm do mais um meio de manipulao ideolgica de grupos de poder social e uma forma de poder poltico.

A irracionalidade presente nesta forma de organizar o fato noticioso, ainda mais podendo contar com a disponibilidade de recursos tcnicos que fracionam o real, tornando-o quase a expresso de um drama romanesco, tambm se verifica na seguinte contradio: a da existncia de fluxos intensos de informao e a incapacidade da audincia agir diretamente sobre os fatos. Merton e Lazarsfeld, quando escrevem o ensaio Comunicao de massa, gosto popular e a organizao social, em 1948, apontam, na perspectiva da Teoria Funcionalista, esta incongruncia da informao estar disponvel, mas sem ligao com a ao social organizada.

3. Mediao da tcnica e prejuzos da experincia


Com o propsito de destacar os prejuzos da mediao da tcnica no estatuto da experincia e da sensibilidade, torna-se estratgico assinalar, maneira de Walter Benjamin, a idia expressada no ensaio A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica, iniciado em 1936, a respeito da sensibilidade humana no decorrer apenas da natureza, mas tambm das transformaes empreendidas no processo histrico de hominizao. A indstria cultural no somente cria um objeto para o sujeito, como cria este na condio de objeto, para parafrasear Marx. Isto , uma condio de poder poltico na sociedade contempornea que se articula com a criao de necessidades, incluindo as de natureza informativa e aquelas que conduzem ao consumo desenfreado de mercadorias, subvertendo a lgica entre ser e ter. Aqui pretendemos destacar o seguinte: a mediao da tcnica estende e acomoda nossa sensibilidade a um mundo que aparentemente reconhecemos como familiar, sem mais o estranhamento das personagens kafkanianas, to imprescindveis para acusar a existncia de uma vida administrada e impessoal.
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

113

O controle das necessidades e a mediao da tecnologia agem para estabelecer uma segunda natureza no homem: a de estar ambientado transmisso de artefatos culturais que incidem na formao prejudicada, pois a diferenciao, aquilo que torna o sujeito capaz de refletir sobre sua condio de no-objeto, acaba sendo minada. A indstria cultural privilegia o momento de adaptao do sujeito realidade e busca a falsa identidade entre o particular e o universal. Sentir-se integrado, eis a marca da pseudo-individualidade. De acordo com Marcondes Filho (1993), a era da tcnica est marcada pela presentificao. A capacidade de editar, mutilar os acontecimentos e recoloc-los montados numa outra ordem cronolgica faz com que a historicidade dos fatos se esgote no momento presente. A vertigem do imediato e a quebra da lgica dos acontecimentos entre si contribuem para afirmar a existncia de um mundo cindido. O que tem importncia a sensao calculada do perecimento da informao como mercadoria, para rapidamente cair no esquecimento quando outra mais sensacional vier a lhe substituir. A mediao tecnolgica provoca a substituio da experincia autntica, compreendida quando o sujeito interpela e age sobre os acontecimentos, e no lugar provoca sensvel perda da memria involuntria, esta expresso benjaminiana para falar das recordaes que nos remetem, inconscientemente, memria individual. Seria insensato supor que a memria coletiva, que construda pelos mass media, de todo, compromete a experincia, contudo ocorre uma perda no processo de sua continuidade frente informao pontual e efmera. A experincia que est associada, em Benjamin, durao do tempo, nas mediaes tecnolgicas se desemboca na vivncia do instante. A excluso da informao no mbito da experincia individual, a impessoalidade no processo comunicativo, a repetio, o detalhamento daquilo que fungvel, que revela a existncia de um jornalismo minimalista, apontam para um modelo de formao cultural que mina a resistncia, a diferena.

4. Mediao tecnolgica e formao


A mediao tecnolgica, que demarcada pela separao entre processo de produo de bens simblicos, meios de transmisso e distanciamento no momento de apreenso e sua decodificao, coloca-se como condio estrutural para redimensionar as relaes intersubjetivas e intragrupais. A ao sistemtica, permanente e continuada das novas
114
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

tecnologias de comunicao que, no dizer de McLuhan (1969), se portam como extenses sensoriais do homem, no apenas responde pelo aumento do fluxo de informaes, mas incide decisivamente nas formas de percepo, inteligibilidade e nas formas de representao do real. Esta condio das novas tecnologias se firmarem como instncia mediadora no campo da percepo e da inteligncia coletiva deve ser compreendida como alterao que se estende para a definio da escala das necessidades humanas, em particular, no que se refere ao campo de ateno social s informaes que circulam e que submetem a experincia individual e do grupo s referncias dos modelos produzidos pelos mass media. Os aparatos comunicacionais agem como meios de adaptao lgica sistmica da produo e circulao de mercadorias. Os instrumentos de facilitao deste processo esto associados aos mecanismos de repetio, estandardizao e excluso do novo, identificados por Adorno e Horkheimer, na Dialtica do esclarecimento , como constituintes da forma como a indstria cultural modela o processo de recepo de suas mensagens. Um paradoxo deve ser explicitado: o aparecimento da indstria cultural ampliou os canais de produo e de acesso universalizado de informaes, que se tornam hbridas (imagens, infografias, som, movimento, grafia etc.) e multisensoriais, o que pode supor imediatamente progresso na escala de criao e difuso de conhecimentos. Esta aparente etapa, que desloca para a tecnologia as potencialidades da comunicao humana, no acompanhada de autntica autonomia cultural. Os fluxos de informao, em grande medida, isto no quer dizer que se torna uma dimenso radicalmente nica, passam por processos de seleo e excluso, tendem espetacularizao para se destacar ante a descontinuidade e profuso de mensagens. A heteronomia se porta como indicador da apropriao dos veculos de forma desigual entre os grupos sociais e a demarcao da volatilidade das mensagens caracteriza o momento de destaque para o valor de troca da mensagem. O transitrio e o fait divers se instauram como uma condio entranhada na estrutura de produo da mensagem, cuja esttica incorpora a dinmica do processo industrial e da organizao societria. Em nossa Tese de Doutoramento, destacamos o seguinte:
Trata-se de uma condio inerente produo da notcia em funo das condies industriais da produo jornalstica e do fato de que ela busca naturalmente a sensacionalizao dos fatos sociais. O contedo exploratrio do espetacular enquanto elemento constitutivo da notcia se conforma s formas de produo

Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

115

que propicia a fragmentao, desmontagem, acelerao do processo de produo e consumo de informaes, que no seu conjunto favorecem a distoro, o falseamento da realidade, a exposio cindida dos fatos (Costa, 1999, p. 2).

A Teoria Crtica, ao fazer uma anlise estrutural do processo de produo e de recepo de mensagens da indstria cultural, e por favorecer uma interpretao de que os contedos no se definem por si, j que a forma de organizao do artefato noticioso e sua contingncia moldada ao ritmo das rotativas refletem sobre sua significao, torna-se uma referncia epistemolgica estratgica para interpretar a relao entre produo da cultura e estruturas societrias do capitalismo tardio. Identificar aspectos da cultura danificada e do processo de padronizao esttica dos artefatos, a partir desta referncia, representa uma reflexo no campo da formao dos indivduos na sociedade contempornea. A contribuio da Teoria Crtica para a educao passa pela investigao sobre a mediao das novas tecnologias na percepo e (des)sensibilizao humanas, num contexto onde o fluxo de informao pode se dar de forma desenraizada e descolada da experincia, com capacidade para subverter a noo de durao, continuidade e representao. Esta circunstncia moldada pela obsolescncia das mercadorias simblicas e pelo minimalismo de informaes descartveis encontra uma contiguidade com a diminuio da capacidade de pensar e agir com autonomia. Como afirma Horkheimer (1974, p. 233), os sentidos humanos so pr-formados de dois modos: pelo carter histrico do objeto percebido e pelo carter histrico do rgo perceptivo. Ambos no esto constitudos naturalmente, j que so formados pela atividade humana. Nesse contexto, a definio de necessidade informativa e dos padres de consumo cultural, que envolvem a seduo da imagem, a insistncia da repetio publicitria e a urgncia da notcia como espetculo, explicitam o modelo de homem construdo neste ambiente de progresso tecnolgico.

5. Considerao final
A revitalizao do potencial terico da Escola de Frankfurt se justifica para os estudos da comunicao, em particular, pela permanncia de estruturas concentradas no processo de produo da cultura, que tende a separar o momento de concepo do momento de recepo massiva. O surgimento de novos suportes tcnicos no criou ainda um ambiente favorvel para a realizao dos iderios humanistas e nem a tcnica, com toda sua sofisticao, foi capaz de gerar uma sociedade esclarecida.
116
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

A crtica negativa, como mtodo de investigao e compreenso da realidade, permite localizar nos novos processos de comunicao estruturas autoritrias. A filosofia, a abordagem sociolgica no campo da educao, a aproximao com a literatura e a esttica, a maneira de trabalhar com aforismas que permitem tensionar teoria e prtica, to prximas da construo do pensamento frankfurtiano, favorecem pensar fenmenos da comunicao numa perspectiva dialtica e inclusiva de vrias reas de conhecimento. Recebido para publicao em agosto de 2001.
AESTHETIC BARBARISM AND JOURNALISTIC PRODUCTION: THE UPDATE OF THE CULTURE INDUSTRY CONCEPT ABSTRACT: This work intends, through the update of the concept of culture industry, to demonstrate the contributions of the Critical Theory to the communication studies, especially regarding the identification of the cultural heteronomy process, the hierarchical arrangement of artifacts and the globalization of aesthetic standards. It takes the journalistic production as a reference to verify the appropriation of the technical rationalization in the construction of the news, and explores the violence issue taking into consideration the fact that this subject doesnt drain away at the moment of its message enunciation, but must also be understood under the conditions of its production. The technological intervention in the perception of reality and the relationship between sensitiveness and experience complement the exposition. Key words: Critical Theory; Culture Industry; Aesthetics of violence; News; Cultural background.

Referncias bibliogrficas
ADORNO, Theodor W. A Indstria Cultural. Trad. de Amlia Cohn. In: COHN, Gabriel (Org.), Comunicao de massa e Indstria Cultural, 4 ed., So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialtica do esclarecimento Fragmentos filosficos. Trad. de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 1985. ADORNO, Theodor W. Teoria esttica. Trad. de Artur Moro. Lisboa: Edies 70, 1988.
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

117

________. Educao aps Auschwitz. Trad. de Wolfgang Leo Maar. So Paulo: Paz & Terra, 1995. ________. Teoria da semicultura. Trad. de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cludia B. Moura Abreu (reviso pelos autores, com a colaborao de Paula Ramos-de-Oliveira). Educao & Sociedade, Campinas: Papirus, dez. 1996, ano 17, n 56. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na poca de sua reprodutibilidade tcnica. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. In: COSTA LIMA, Luiz, Teoria da cultura de massa, 4a. ed., Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990. ________. Teses sobre Filosofia da Histria. In: Walter Benjamin Sociologia, trad. e org. de Flvio R. Kothe, 2 edio. So Paulo: tica, 1991. ________. Experincia e pobreza. In: Obras Escolhidas (Vol. I), trad. de Srgio Paulo Rouanet, 6 ed., So Paulo: Brasiliense, 1993. COHN, Gabriel (Org.). Comunicao de massa e indstria cultural . 4 ed., So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. COSTA LIMA, Luiz (Org.). Teoria da cultura de massa. 4a ed., Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990. COSTA, Belarmino Cesar. G. da. O Estado da educao na Folha de jornal Como os jornais de grande circulao abordam a questo educacional. Dissertao de mestrado, Universidade Federal de So Carlos (Ufscar), So Carlos (SP), 1993. ________. Jornalismo impresso: Conceito de notcia e a tcnica de fetichizao dos fatos. In: MARQUES DE MELO, Jos (Org.), Transformaes do jornalismo brasileiro tica e tcnica. So Paulo: Intercom, 1994. ________. Indstria cultural: Anlise crtica e suas possibilidades de revelar ou ocultar a realidade. Petrpolis/So Carlos: Vozes/Edufscar, 1995. ________. Esttica da violncia: Jornalismo e produo de sentidos. Tese de Doutorado, Unicamp, Campinas, 1999. ECO, Umberto. Apocalpticos e Integrados. Trad de Prola Carvalho. So Paulo: Perspectiva, 1970.
118
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

ERBOLATO, Mrio. Tcnicas de codificao em jornalismo Redao, captao e edio no jornalismo. 5a ed., So Paulo: tica, 1991. HORKHEIMER, Max. Teora tradicional Y teoria crtica. In: Teoria crtica Max Horkheimer, trad. Edgardo Albizu y Carlos Luis. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1974. _________. Eclipse da razo. Trad. de Sebastio Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Editorial Labor do Brasil, 1976. ________. & ADORNO, Theodor W. A indstria cultural: O Iluminismo como mistificao das massas. Trad. de Jlia Elisabeth. In: COSTA LIMA, Luiz (Org.), Teoria da Cultura de Massa, 4a ed., Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990. LVY, Pierre. As tecnologias da inteligncia O futuro do pensamento na era da informtica. Trad. de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994. LUSTOSA, Elcias. O texto da notcia. Braslia: Editora da UnB, 1996. MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notcia Jornalismo como produo social da segunda natureza. 2a ed., So Paulo: tica, 1989. ________. MARCONDES FILHO, Ciro (Org.). Pensar Pulsar: Cultura comunicacional, tecnologias, velocidade/Coletivo NTC. So Paulo: Edies NTC, 1996. MARCUSE, Herbert. Ideologia da sociedade industrial. Trad. de Giasone Rebu, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao como extenses do homem. Trad. de Dcio Pignatari. So Paulo: Cultrix, 1969. MERTON, Robert K. & LAZARSFELD, Paulo F. Comunicao de massa, gosto popular e a organizao da ao social. Trad. de Carmem Dora Guimares. In: LIMA, Luiz Costa (Org.), Teoria da cultura de massa, Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1990. MORIN, Edgar. Cultura de massas no Sculo XX - Vol. 1: Neurose. Trad. de Maura Ribeiro Sardinha, 8a ed. (edio brasileira de O esprito do tempo), Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1990. PUCCI, Bruno (Org.). Teoria crtica e educao A questo da formao cultural na Escola de Frankfurt. Petrpolis/So Carlos: Vozes/ Edufscar, 1995.
Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

119

________. A Teoria da semicultura e suas contribuies para a Teoria Crtica da educao. In: ZUIN, Antnio lvaro Soares, PUCCI, Bruno & RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (Orgs.), A educao danificada Contribuies Teoria Crtica da educao. Petrpolis/So Carlos: Vozes/Edufscar, 1998. RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton. Reflexes sobre a educao danificada. In: ZUIN, Antnio lvaro Soares, PUCCI, Bruno & RAMOS-D E-OLIVEIRA , Newton (Orgs.), A educao danificada Contribuies Teoria Crtica da educao. Petrpolis/So Carlos: Vozes/Edufscar, 1998.

120

Educao & Sociedade, ano XXII, no 76, Outubro/2001

Vous aimerez peut-être aussi