Vous êtes sur la page 1sur 4

ACRDO: APELAO CVEL PROCESSO: JUIZ(A) CONVOCADO(A): APELANTE APELADO

201011595 7552/2010 2010217566 ELVIRA MARIA DE ALMEIDA SILVA Advogado(a): FREDERICO COSTA JOSE ANTONIO MENDONA BATISTA NASCIMENTO DE MORAIS E SILVA SEAC - SERGIPE ADMINISTRADORA DE Advogado(a): MAYRA VANESSA CORREIA CARTES LTDA (BANESECARD) NUNES

Logo, no mais subsiste, portanto, a limitao dos juros compensatrios ao patamar de 12% ao ano, devendo-se observar aquela adotada efetivamente no contrato revisando, limitada apenas pela taxa mdia de mercado, informada pelo Banco Central do Brasil atravs do site www.bcb.gov.br Em que pese as caractersticas particulares deste tipo de negcio bancrio, com possibilidade de fixao dos encargos ms a ms, as taxas nele incidentes submetem-se s mesmas limitaes previstas para as demais instituies financeiras, mormente no que se refere aos juros remuneratrios que, como dito, tm como parmetro a mdia de mercado. BANCRIO. RECURSO ESPECIAL. AO REVISIONAL DE CLUSULAS DE CONTRATO BANCRIO. INCIDENTE DE PROCESSO REPETITIVO. JUROS REMUNERATRIOS.

CONTRATO QUE NO PREV O PERCENTUAL DE JUROS REMUNERATRIOS A SER OBSERVADO. I - JULGAMENTO DAS QUESTES IDNTICAS QUE CARACTERIZAM A MULTIPLICIDADE. ORIENTAO - JUROS REMUNERATRIOS 1 - Nos contratos de mtuo em que a disponibilizao do capital imediata, o montante dos juros remuneratrios praticados deve ser consignado no respectivo instrumento. Ausente a fixao da taxa no contrato, o juiz deve limitar os juros mdia de mercado nas operaes da espcie, divulgada pelo Bacen, salvo se a taxa cobrada for mais vantajosa para o cliente.

2 - Em qualquer hiptese, possvel a correo para a taxa mdia se for verificada abusividade nos juros remuneratrios praticados.

II - JULGAMENTO DO RECURSO REPRESENTATIVO - Consignada, no acrdo recorrido, a abusividade na cobrana da taxa de juros, impe-se a adoo da taxa mdia de mercado, nos termos do entendimento consolidado neste julgamento.

- Nos contratos de mtuo bancrio, celebrados aps a edio da MP n 1.963-17/00 (reeditada sob o n 2.170-36/01), admite-se a capitalizao mensal de juros, desde que expressamente pactuada. A dificuldade, na casustica, exsurge to-somente a respeito de qual indicador mdio deve ser utilizado para a readequao dos juros remuneratrios estipulados no negcio bancrio sob reviso, uma vez que para o contrato em referncia - carto de crdito, no prev o BACEN ndices mdios, tal como existentes para negcios bancrios de outras espcies, a exemplo, de operaes com juros prefixados - conta garantida, crdito pessoal, aquisio de bens pessoa fsica veculos, dentre outros.

Ocorre que, esta Corte de Justia quando instada a jurisdizer em feitos outros dessa natureza, j decidiu que, para o contrato bancrio em espcie, a limitao dos juros remuneratrios dever adotar a taxa mdia de mercado para os negcios bancrios do tipo crdito pessoal.

Nesse

sentido,

os

seguintes

precedentes:

Agravo regimental. Deciso monocrtica que deu provimento parcial Apelao. Juros remuneratrios taxa mdia de mercado de crdito pessoal, a cada vencimento da fatura, por se tratar de carto de crdito. Capitalizao mensal expurgada. Comisso de permanncia cumulada com juros e multa. Afastada. Deciso mantida por seus prprios fundamentos. Recurso conhecido e improvido.

(AGRAVO REGIMENTAL (C. Civel) N 0020/2008, , Tribunal de Justia do Estado de Sergipe, Relator: DESA. MARIA APARECIDA SANTOS GAMA DA SILVA, Julgado em 18/02/2008) Tal entendimento, por esta Relatoria tambm sufragado, revela-se razovel, mxime considerando o tamanho exagero das taxas titulo de juros compensatrios cobradas pelas administradoras de carto de crdito, como de sabena geral e como forma de coibir a pretenso dissimulada do lucro em excesso buscado por estas empresas.

Desse modo, em sendo apurada, quando da posterior fase de liquidao de sentena, que as taxas de juros remuneratrios contratadas destoaram de tal indicador, pertinente se revela a sua adequao s taxas mdias de mercado indicadas pelo Banco Central para contrato tipo crdito pessoal pessoa fsica

TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SERGIPE


ACRDO: APELAO CVEL PROCESSO: RELATOR: APELANTE APELADO

20104205 2708/2009 2009204903 DESA. SUZANA MARIA CARVALHO OLIVEIRA Advogado(a): CARLOS PINNA DE ASSIS G BARBOSA & CIA LTDA JUNIOR LUZINEIDE DE JESUS BEZERRA MODESTO Advogado(a): PATRICIA MESSIAS RAMO

DA

APLICAO

DO

CDIGO

DE

DEFESA

DO

CONSUMIDOR

(CDC):

A possibilidade de aplicao do Cdigo de Defesa do Consumidor ao contrato sub examine j matria pacificada nesta Corte, em consonncia com a Jurisprudncia firmada pelo Superior Tribunal de Justia, nos termos da Smula n 297:

Cdigo

de

Defesa

do

Consumidor

aplicvel

instituies

financeiras.

No havendo mais divergncia sobre este ponto, conclui-se pela possibilidade de reviso, pelo Poder Judicirio, de clusulas inquas, abusivas ou potestativas, de modo a preservar o equilbrio contratual, nos termos do art. 51 do Cdigo de Defesa do Consumidor, verbis:

Art.51 - So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que:

(...) I - estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a equidade. 1 (...). II - restringe direitos ou obrigaes fundamentais inerentes natureza do contrato, de tal modo a ameaar seu objeto ou equilbrio contratual." Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que:

Assim, o princpio da autonomia da vontade encontra bice no princpio do equilbrio entre as partes nos contraentes, conforme de jurisprudncia o consolidada em dos Tribunais Superiores e tambm na Legislao, ao vedarem a estipulao de obrigaes inquas ou abusivas contratos, capazes colocarem consumidor desvantagem exagerada.

Diante dessas situaes, dever ser obse

rvada a taxa mdia de mercado para o contrato tipo crdito pessoal pessoa fsica dos seguintes perodos: do ms em que houver cobrana pela inadimplncia; do ms em que o cliente apenas efetivou o pagamento mnimo; ou do ms em que as compras foram parceladas com juros. Assim, em quaisquer hipteses h de ser aplicada a taxa mdia de mercado a qual disponibilizada no site do Banco Central do Brasil (www.bacen.gov.br ).

Assim, no caso concreto dos autos, correta a deciso do magistrado sentenciante ao adotar a taxa mdia de mercado na fixao do percentual dos juros remuneratrios.

Vous aimerez peut-être aussi