Vous êtes sur la page 1sur 31

PAOLA CARDOSO PURIN MARION MACHADO CUNHA

O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO E SUAS IMPLICAES FILOSFICAS

PORTO ALEGRE NOVEMBRO-2006

INTRODUO

Neste trabalho apresentamos os conceitos fundamentais do positivismo, da fenomenologia e do marxismo. Destacamos em cada concepo terica seus eixos principais que definem a concepo de realidade, de sociedade e de homem. Para melhor subsidiar a compreenso sobre as influncias das tendncias do positivismo, fenomenologia e marxismo construmos um quadro comparativo cuja funo demonstrar as principais semelhas e diferenas entre as trs tendncias. Ainda realizamos uma discusso em torno do problema unidade teoria e prtica da atuao do professor da educao bsica.

1 POSITIVISMO: O DETERMINISMO DA CINCIA O positivismo surge como viso social de mundo, uma corrente filosfica, no sculo XIX, tendo como seu sistematizador Isidore-Auguste-Marie-Franois-Xavier Comte1. Segundo Lwy (1992), o pensamento de Comte se formulou com base nas concepes de Condorcet, Enciclopedista do sculo XVIII, e de Saint-Simon, sendo deste um discpulo direto. Ainda soma-se a influencia de Bacon, Hume e Hobbes (TRIVIOS, 1987). Comte escreveu diversas obras, entre os anos de 1830 a 1856, mas a que representa o destaque Cours de philosophie positive, publicada em seis volumes. Para o positivismo comteano, o esprito humano desenvolve-se e evolui determinada e mecanicamente at atingir sua maturidade positiva. O esprito humano vai estabelecendo condies de seu desenvolvimento, passando por trs estados sucessivos e de nveis qualitativos diferentes. O primeiro estado teolgico, o segundo o metafsico e o terceiro consiste no estado positivo. Ou seja, o esprito humano evolui seguindo uma determinao teleolgica para atingir seu pleno desenvolvimento:

Comte nasceu em 19 de janeiro de 1798, em Montpellier, e faleceu em 5 de setembro de 1857

2 O primeiro estado, embora seja, a princpio, a todos os respeitos, indispensvel deve ser concebido sempre, de ora em diante, como puramente provisrio e preparatrio; o segundo, que , na realidade, apenas a modificao dissolvente do anterior, no comporta mais que um simples destino transitrio, para conduzir gradualmente ao terceiro; neste, nico plenamente normal, que consiste, em todos os. gneros, o regime definitivo da razo humana. (COMTE, 2002, p. 07).

Essa concepo sobre a qual Comte sustenta sua compreenso do esprito, condio primeira para o prprio conhecimento, possibilita caracterizar o positivismo, segundo Trivins (1987), como uma tendncia do idealismo subjetivo. Podemos visualizar esse primado na seguinte afirmao em Comte: Mas quando a razo humana se acha bastante amadurecida para renunciar francamente s especulaes inacessveis e circunscrever com sabedoria sua atividade ao domnio verdadeiramente aprecivel por nossas faculdades, a filosofia positiva proporciona-lhe, por certo, uma satisfao muito mais completa, a todos os respeitos, e tambm mais real, destas duas necessidades elementares (2002, p.15). Comte partia do pressuposto que o atual estgio do esprito humano correspondia a uma determinao natural do prprio esprito de forma to indispensvel como inevitvel (2002, p. 9). De forma geral, a filosofia positivista aponta para apreciao sistemtica dos fatos existentes, renunciando a descobrir sua primeira origem e o seu destino final (2002, p. 12). Ainda Trivios destaca que o positivismo, atravs de seu esprito positivo, com base no raciocnio e na observao dos fatos, prope-se estabelecer explicaes baseadas em certezas e precises, configurando o mundo como amontoado de coisas separadas e fixas (1987, 36), sem relaes e ligaes necessrias. A realidade nada mais do que um agregado de fatos, justapostos, fixos e determinados por uma ordem natural. Esta ordem natural sobre a qual o esprito deve debruar para apresentar os fatos, controlando sua imaginao: Assim, o genuno esprito positivo consiste em ver para prever, em estudar o que , a fim de concluir o que ser, segundo o dogma geral da invariabilidade das leis naturais (COMTE, 2002, p.14).

3 Est explicito como premissa do positivismo a fixidez de uma realidade. Assim, o esprito positivo, atravs de seu estgio evoludo, capaz de descobrir por semelhana e diferena entre os fatos estabelecer a devida ordem dos fenmenos. Fica premente a concepo de que a histria uma predeterminao do esprito e do conhecimento. Para Andery et al. a histria transforma-se num desenrolar que guiado por dois princpios bsicos. O princpio da ordem de uma transformao ordenada e ordeira (...). E o principio do progresso (...) que leva ao melhoramento lineares e cumulativos (1996, p. 379): A filosofia de Comte levou o surgimento de uma escola que desde a segunda metade do sculo XIX e XX impregnou a cincias scias e as pesquisas em suas diversas reas do conhecimento. Pode-se destacar trs fases dessa corrente: o positivismo clssico, o empiriocriticismo e o neopositivistas, como nos apresenta Trivios (1987). Especificamente no campo da sociologia, Emile Durkhein um dos mais expoente do filosofia positivista, formulando a base terico-metodolgica para a sociologia. Foi ele que deu a sociologia o carter cientifico segundo o modelo comteano:

A cincia social no podia progredir enquanto no havia estabelecido que as leis da sociedade no so diferentes das que regem o resto da natureza e que, portanto, o mtodo que serve para descobrir essas leis no diferente do mtodo que se aplica nas cincias naturais. Esta foi a contribuio de Augusto Comte cincia da sociedade. ( DURKHEIN, apud LWY, 1992, p. 41). O homem e a sociedade se apresentam como regulados por leis determinadas e invariveis. Dessa forma, o homem compreendido com um ser resignado pelas leis naturais, o qual deve estar em confluncia com a ordem e o desenvolvimento dado pelo esprito positivo. Para Durkhein, a sociologia para se constituir como cincia deveria valerse do estudo dos fatos sociais, submetidos a leis invariveis. Assim, de acordo com Durkhein, a existncia da sociedade um fenmeno moral, na medida em que os modos coletivos de pensar, perceber, sentir e agir incluem elementos de coero e obrigao, constituindo assim uma conscincia coletiva que se expressa na religio, na diviso do trabalho e nas instituies (MINAYO, 2000, p. 43).

4 Ora, o estado positivo sobre o qual se apia Durkhein como verdadeiro esprito cientfico da cincia social, est na estreita relao com os atributos do verdadeiro esprito filosfico, como afirmava Comte: 1) designa o real em oposio ao quimrico; 2) o contraste entre o til e o ocioso; 3) oposio entre a certeza e a indeciso ordinria; 4) opor o preciso ao vago; e 5) quando se emprega o vocbulo positivo como o contrrio de negativo. (2002, p. 24-25). Essas acepes, segundo Trivios, encerram a tentativa de organizao esttica, a tal ponto, que rejeitada qualquer ruptura que ponha em perigo a ordem pr-estabelecida das coisas, as quais no podem ser destrudas (1987, p. 35) Esses atributos se tornam condies fundamentais para empreender o conhecimento sobre os fatos e atingir confiabilidade de seus resultados. O conhecimento e sua verdade so balizados pela capacidade controlar a verificao dos fatos observveis que se apresentam experincias sensorial, e a linguagem matemtica, atravs de sua ferramenta estatstica, posta como necessria para promover e atingir a almeja neutralidade, do qual no pode prescindir o esprito positivo (TRIVIOS, 1987). Dessa forma, a quantificao emerge como uma das principais caractersticas para a compreenso dos fatos. A evidncia s poderia ser garantida com o recurso da quantificao e, dessa forma, atingir a suposta objetividade entre sujeito e objeto. Ou seja, a linguagem matemtica para o positivismo representou o recurso que, alm de quantificador, considerado, por excelncia, a nica garantia de validao do conhecimento sobre o mundo observvel imvel, sem movimento. Para Kosik, com o qual concordamos, essa perspectiva para a qual aponta o positivismo do conhecimento como verificao e quantificao, reduziu o mundo real a uma nica dimenso e sob o nico aspecto, dimenso da extenso e das relaes quantitativas. Alm do mais cindiu-se o mundo humano ao erigir em realidade o mundo do fisicalismo ... (2002, p. 30). Sobre essa idia do fisicalismo, Trivios (1987) observa que ela corresponde a tentativa dos positivistas lgicos, os neopositivistas, de procurar eleger a linguagem da fsica como a nica vlida para cincia. O homem fica reduzido a uma extenso do mundo observvel, na figura de um ser factual e fsico da realidade, desprovido da condio mediadora de criao e transformao de sua realidade.

5 Para situar melhor essa compreenso, lanamos mo de algumas consideraes de Fred Nichols Kerlinger, pesquisador e filiado ao behaviorismo. Esta que corresponde a uma tendncia do positivismo na psicologia. Entre suas obras, merece destaque a Metodologia da pesquisa em Cincias Sociais, cujo ttulo original em ingls Behavioral Reserch: a conceptual approach. Kerlinger na apresentao de sua obra afirma que

a abordagem geral do conhecimento e compreenso da fsica e da psicologia a mesma, mas os detalhes da teoria e investigao so muito diferentes (...). Medir aspectos do comportamento humano agresssividade, preconceito, preferncias polticas e realizaes escolar, por exemplo geralmente mais difcil do que medir as propriedade dos corpos fisicos (1980, p.02).

Torna-se evidente a viso sobre a forma homognea que Kerlinger se refere aos fenmenos naturais, com base na fsica, e os fenmenos sociais. A dificuldade presente para ele como medir o comportamento humano. Quando o autor trata da mensurao, ou seja, das tcnicas de medir o comportamento humano, Kerlinger lana a seguinte afirmao:

Mensurao a atribuio de algarismos a objetos ou eventos de acordo com regras. Eis um excelente exemplo de definio vigorosa, no sentido de ser simples, geral e no ambgua. (...) A definio de mensurao implica relaes, isto , um processo de mensurao sempre uma relao, com os objetos (pessoas ou grupos, por exemplo) sendo medidos vindo primeiro e os algarismos usados na mensurao vindo em segundo (1980, p. 145) A linguagem matemtica tida como a capaz de traduzir os fatos do comportamento humano. A dimenso humana apreendida como forma abstrata da qual garante, segundo o autor, a objetividade e fidedignidade do conhecimento. A manifestao do fenmeno representada atravs de operacionalizao de variveis capazes de organizar conceitos dos fatos e suas relaes, bem como o de produzir teorias.

6 Por suas concepes de quantificao da realidade em toda extenso levou o positivismo a ser alvo de severas crticas, principalmente, como aponta Trivios (1987), pela escola de Frankfurt, representada por Horkheimer e Adorno. Embora o positivismo tenha perdido terreno no campo filosfico e cientfico no podemos subestim-lo, mesmo porque suas premissas de um mundo fixo e inabalvel subsistem sob diversas formas e contedos, muitas vezes, no explcitos. Podemos com certeza visualiz-lo na esteira da poltica neoliberal. O neoliberalismo centra sua tese na teoria do mercado como o regulador por excelncia da realidade, apregoando o capital como a nica alternativa como nos revela Mszros (2006, p. 64). O impacto dessa referncia, por excelncia positivista, promoveu conceitos atrelados ao mercado como competncia e eficincia. O indivduo fica dessa forma concebido como a prpria

realizao do processo produtivo capitalista, situando-se em plena sintonia com o mercado. Na educao e pesquisas realizadas nessa rea alarmante a quantidade de trabalhos que se apiam nesses pilares. Tomemos, por exemplo, como expoente Philppe Perrenoud2. Suas pesquisas e trabalhos publicados sobre a formao de professores se embasam nos pressupostos de competncia do professor da prtica, para os quais a formao do professor no pode prescindir, tanto para a representao da realidade, quanto para o saber fazer, de um conjunto de competncias: Nos ofcios que lidam com o ser humano (..), a lucidez uma competncia profissional (...) a coragem e tambm uma espcie de vigilncia (...) uma disposio para (...) compreender um pouco melhor quem somos (PERRENOUD, 2001, p.183). Podemos ainda apontar nessa mesma direo a concepo de Donald Schn3. Ele defende a tese a formao profissional o professor se apoiada na reflexo prtica. Essas compreenses revelam ainda o alcance do positivismo, nesse caso, na educao. A formao do trabalho docente fica restrita s experincias imediatas da realidade e sua

Perrenoud socilogo suo e professor na Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao na Universidade de Genebra 3 Nasceu nos Estados Unidos e faleceu em 1997. Apoiado em pressupostos do pensamento de John Dewey, em particular a conceituao de experincia, Schn formula sua perspectiva em torno de trs aspectos centrais: o conhecimento na ao, a reflexo na ao e a reflexo sobre a ao, sistema que ficou conhecido como ao-reflexo-ao. Existe, primeiramente, um elemento de surpresa: um professor reflexivo permite ser surpreendido pelo que o aluno faz. Num segundo momento, reflete sobre este fato, ou seja, pensa naquilo que o aluno disse ou fez, e, simultaneamente, procura compreender a razo por que foi surpreendido. (Silva, 2006, p. 22-23. Relatrio de pesquisa)

7 compreenso se constitui apenas como forma de exprimir essa realidade sobre a qual mobiliza prticas instrumentais, com competncia, para sua ao (KUENZER; RODRIGUES, 2006; ARCE, 2001). A concepo positivista subsiste com matizes mais sinuosos, preservando suas premissas de uma realidade imutvel e fixada, da qual o sujeito apenas uma extenso, lcida, e a sobre qual no pode rejeitar e transformar e, sim, adaptar-se para melhor mobilizar sua existncia individual para as determinaes dos fatos conforme a lei natural de ordem e progresso.

2 FENOMENOLOGIA: A INTENCIONALIDADE DA CONSCINCIA

A fenomenologia como um outro eixo filosfico, surge no incio do sculo XX, tendo como seu precursor Edmund Husserl (1859-1938). Segundo Trivios, a origem de sua filosofia baseia-se principalmente em Plato, Leibnitz, Descartes e Brentano (1987, p. 42). Os fundamentos filosficos influenciaram vrios pensadores ocidentais, dos quais se destacam Heidegger, Sartre, Merleau-Ponty, Kierkegaard, do existencialismo. A etnometodologia representada por Schutz, tambm formulada com base na fenomenologia. A fenomenologia o estudo das essncias, e todos os problemas, segunda ela, tornam a definir essncias: a essncia da percepo, a essncia da conscincia (TRIVIOS, 1987, p. 43). A esta filosofia no interessa o estudo do mundo que existe, mas de que maneira o conhecimento do mundo se d para cada ser humano. Ou seja, a fenomenologia tem por objetivo conhecer a essncia dos fenmenos a partir da percepo dos sujeitos sobre estes. A percepo se apresenta como a experincia da conscincia. A conscincia no uma substncia ou reflexos de estmulos exteriores da realidade emprica. Para Husserl, a conscincia uma atividade de constituir as essncias, produzindo significados do mundo. O que existe conscincia de: o ser ou a essncia o de ser sempre conscincia de, a que Husserl d o nome de intencionalidade (CHAU, 1995, p. 237).

8 O objetivo de Husserl era constituir uma teoria e um mtodo para abordagem da realidade: os atos sociais envolvem uma propriedade que no est presente em outros setores do universo abarcados pelas cincias sociais: o significado. (HUSSERL, apud MINAYO, 2000, p. 55). Nessa medida, Husserl aponta para a importncia da conscincia em si mesma. A intencionalidade emerge como categoria fundante nessa corrente, pois esta intencionalidade da conscincia que est sempre dirigida a algo (TRIVIOS, 1987, p.42-43). Para Chau,

a conscincia um ato intencional e sua essncia a intencionalidade, ou ato de visar as coisas, dando-lhes significao. O mundo ou a realidade o correlato intencional da conscincia. Assim, por exemplo, perceber o ato intencional da conscincia, o percebido o seu correlato intencional e a percepo a unidade interna e necessria entre o ato e correlato, entre o perceber e o percebido. (1995, p. 237). Para atingir a essncia, o ato puro da conscincia, a fenomenologia, para atingir seus objetivo, precisa da reduo fenomenolgica para garantir a pureza do fenmeno, livre dos elementos pessoais e culturais, chega-se a um nvel dos fenmenos que se denomina de essncias (TRIVIOS, 1987, p. 42). Ou seja, este movimento consiste em suspender, cessar, interromper, colocar entre parnteses todos as influencias, predilees pessoais, para que assim ser realize uma descrio das essncias. Essa reduo fenomenolgica representa a forma de suspender valores, concepes para conhecer a essncia dos fenmenos.

Trivios aponta ainda que as essncias surgem como processos de redues fenomenolgicas que se iniciam com a intuio das vivncias (1987, p. 45). possvel compreender sob essa viso filosfica que esta no se apia nos estudo de juzos e verdade dos fenmenos, mas, sim, em descrever qual o sentido produzido pela conscincia e o significado vivido que se manifesta. Para Leopardi et al., o mtodo da fenomenologia busca descrever os fenmenos tais como se manifestam, como dados puros e simples da conscincia, como significados (2002, p.77). Nessa direo, o conhecimento da essncia do fenmeno que se determina por sua universalidade, como aponta Trivios (1987, p. 46) porque conhecvel por todos e

9 atravs da epoch reduzida sua pureza e realidade absoluta -, se caracteriza por deslocar todas as condies histricas pela qual se produz esses fenmenos. Podemos apreender esse carter a-histrico na seguinte afirmao de Husserl: Se a rvore pura e simples pode queimar ou dissolver-se em seus elementos qumicos, o sentido da percepo dessa rvore no pode queimar, ele no tem nenhum elemento qumico, nenhuma fora, nenhuma propriedade real (HUSSERL, apud Moura, 2006, p. 48). Alm disso, a fenomenologia elimina o carter de totalidade da realidade, por se basear na capacidade de interpretao, situada na esfera da intencionalidade e significados produzidos na estreita limitao da percepo subjetiva do individuo, sob as quais constroem-se as referenciais de mundo. A subjetividade para a fenomenologia apartada do mundo que se apercebe como parte do mundo (MOURA, 2006, p. 57). A realidade a prpria conscincia. Sobre isso Trivios aponta a fenomenologia como exaltao a interpretao, que eleva o ator, com suas percepes dos fenmenos e do vivido mas circunscrito no nvel da conscincia (1987, p. 47). A realizao do individuo se circunscreve nos atos da conscincia, subtraindo as bases sociais e histricas nas quais ele se constitui e constitudo. Esse carter de subtrao presente na fenomenologia se delineou nas cincias sociais coma base em trs eixos essenciais, segundo Minayo:

uma crtica radical ao objetivismo da cincia, na medida em que prope a subjetividade como fundante do sentido; (b) uma demonstrao da subjetividade como sendo constitutiva do ser social e inerente ao mbito da autocompreenso objetiva; (c) a proposta da descrio fenomenolgica como tarefa principal da sociologia (2000, p. 55) Alm disso, a priorizao da conscincia e das relaes vividas expressa claramente uma vivificao do subjetivo, em detrimento da totalidade da realidade. O movimento que se coloca para a fenomenologia de circularidade. Se para o positivismo o tempo uma linearidade teleolgica do esprito positivo, para a fenomenologia, o tempo sempre circular, porque no est interessado na origem, desenvolvimento, mudanas,

transformaes, ligaes e relaes dos fenmenos, mas simplesmente na descrio dos significados produzidos pela conscincia.

10 Uma das principais influncias da fenomenologia na educao est presente nas pesquisas etnogrficas. Para situar essa compreenso vamos apresentar a obra intitulada Etnografia da prtica escolar, publicada em 1995, de autoria a Marli Eliza Dalmazo Afonso de Andr. Segundo Andr (1998) suas pesquisas priorizavam as prticas cotidianas da escola. Depois de realizar uma rpida apresentao sobre a origem da pesquisa qualitativa e seu entrelaamento com a fenomenologia - o mundo do sujeito, as suas experincias cotidianas e os significados atribudos s mesmas so, portanto, o ncleo de ateno na fenomenologia (1998, p. 18) -, Andr apresenta a pesquisa etnogrfica como, dentre outras caractersticas, a preocupao com o significado, com a maneira prpria com que as pessoas vem a si mesmas, as suas experincias e o mundo que as cerca. O pesquisador deve tentar apreender e retratar essa viso pessoal dos participantes (1998, p. 29). O significado se apresenta como central para a etnografia de Andr. Na tentativa de esboar um plano de investigao etnogrfico de tipo estudo de caso ou pesquisa-ao para a prtica escolar, valendo-se de referncias como contexto scio-poltico /cultural e de totalidade, o valor aos significados so priorizados como sendo a base para elaborar o conhecimento do objeto de estudo. Vejamos, por exemplo, a sua afirmao sobre a pesquisa etnogrfica de tipo estudo de caso:

Por meio de tcnicas etnogrficas de observao participante e de entrevistas intensivas, possvel documentar o no-documentado, isto , desvelar os encontros e desencontros que permeia o dia-adia da prtica escolar, descrever as aes e representaes de seus atores sociais, reconstruir sua linguagem, suas formas de comunicao e os significados que so criados e recriados no cotidiano do seu fazer pedaggico (1998, p. 41). Todas as relaes, por ela denominada de totalidade, representam ver o fenmeno como valores e significados. Na medida que vale-se do fenmeno como sendo possvel de ser representado pelos significados culturais: o estudo etnogrfico deve se orientar para apreenso e a descrio dos significados culturais dos sujeitos (...) (1998, p.45). bastante notrio a vivificao da subjetividade como sendo a determinao do fenmeno, para o qual a intencionalidade se direciona. Os estudos culturais em educao apiam-se na etnografia porque compreende que a mxima relao estabelecida persiste na

11 capacidade que o significados tem em produzir a realidade, de onde deriva a prticas sociais:

a pesquisa etnogrfica no pode se limitar descrio de situaes, ambientes, pessoas, ou reproduo de suas falas e de seus depoimentos. Deve ir muito alm e tentar reconstruir as aes e interaes dos atores sociais segundo seus pontos de vistas, suas categorias de pensamento, sua lgica (1998, p. 45).

A realidade para ela uma expresso das categorias do pensamento, de onde todas aes e interaes se originam. O movimento da realidade corresponde a interao de significados que se inter-relacionam, se interpenetram.

3 MARXISMO: A REALIDADE OBJETIVA E SEU MOVIMENTO

O marxismo foi fundado por Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), no final da primeira metade do sculo XIX, na dcada de 1840. Como um sistema explicativo e transformador da realidade, por sua base filosfica e cientfica, o marxismo se caracteriza por trs eixos fundamentais: o materialismo dialtico, o materialismo histrico e economia poltica. O materialismo dialtico constitui o sistema de categorias filosficas que explicam e orientam a compreenso e o estudo da natureza, da sociedade e do conhecimento (matria, conscincia, prtica social, contradio, singular, particular e geral, quantidade e qualidade, causa e efeito etc.). O materialismo histrico formado pelas categorias sociolgicas para o estudo cientfico dos fenmenos sociais (modo de produo, ser social, foras produtivas, meios de produo, relaes de produo, ideologia etc.) e a economia poltica constitui o sistema de categorias para o estudo cientfico da economia poltica (mercadoria, valor-deuso, valor-de-troca, trabalho abstrato, trabalho concreto, dinheiro, mais-valia absoluta e relativa, taxa de mais valia, cooperao etc). importante ressaltar que esses trs pilares so fundamentos e no existem independentes um dos outros, pelo contrrio, eles se correlacionam e se interpenetram para o estudo dos fenmenos materiais sociais. Para

12 Engels, as duas grandes descobertas de Marx foram a concepo materialista da histria e a revelao do segredo da produo capitalista que se resume na mais-valia (1945, p. 30). A teoria marxiana representa uma ruptura histrica, tanto no plano terico como prtico, com os demais sistemas explicativos da realidade (metafsico e idealista), porque no se apresenta como mais uma tentativa explicativa do mundo. Ela se prope como uma doutrina para a transformao da realidade scio-histrica, como explicitada na 11 tese sobre Feuerbach, Os filsofos se limitaram a interpretar o mundo de diferentes maneiras; o que importa transform-lo. (MARX, 1991, p. 14). Entre as obras de maior relevncia, O Capital, publicada em 1867, se destaca como referncia de grande genialidade cientfica, na qual desenvolveu o mtodo dialtico. Nessa obra, Marx analisa o capital atravs das leis de seu desenvolvimento, suas relaes e ligaes, e dos processos de contradio, tomado em sua totalidade. Ao analisar e compreender o modo de produo capitalista, Marx descobre como esse modo de produo determina e reflete na luta de classes. Marx desenvolvendo o mtodo dialtico consegue analisar, compreender e interpretar a efetiva existncia da mercadoria para alm da aparncia e das formulaes da economia burguesa. A capacidade terica e filosfica de Marx levou a desvelar o fenmeno prioritrio do capital, a mercadoria, e como ele se efetiva na materialidade das classes sociais representadas pelo capital e trabalho. Ainda sobre O Capital, Marx tomou o capitalismo ingls do sculo XIX, considerado por ele, como o campo clssico para suas pesquisas. Na Inglaterra, o capital apresentava a forma desenvolvida, possibilitando, dessa forma, o espao scio-histrico para realizao de seus estudos. Entretanto, necessrio considerar que, para o pensamento de Marx, independente da formao social, a realidade concreta de produo material determina a existncia dos homens, suas relaes e conscincia:

No foi rseo o colorido que dei s figuras do capitalista e do proprietrio de terras. Mas, aqui, as pessoas s interessam na medida em que representam categorias econmicas, em que simbolizam relaes de classes e interesses de classe (MARX, 1989, p. 06)

13 Fica evidente para o marxismo que no a conscincia que define a realidade objetiva, pelo contrrio, a realidade objetiva existe independente da conscincia dos homens. Partindo desse princpio, Marx e Engels formularam a categoria de modo de produo como uma das categorias chave do materialismo histrico para a explicao cientfica da realidade scio-histrica, tal como eles explicitam em A Ideologia Alem, os manuscritos de 1845-1846: O que eles [indivduos] so coincide, portanto, com sua produo, tanto com o que produzem, como com o modo como produzem. O que os indivduos so, portanto, depende das condies materiais de produo (1991, p. 27-28). Para Trivios, a concepo materialista da histria comea a ser forjado na dcada de 1840, alcanando a sua mxima concretizao em O Capital (2006, p.152). Tambm, na Contribuio crtica da Economia poltica, de 1859, Marx afirma a base real sobre a qual a histria dos homens se efetiva e se desenvolve:

Se reduzirmos estas banalidades [sobre as tautologias das formas de propriedade] ao seu contedo real, elas significam muito mais do que imaginam aqueles que as apregoam. A saber, que qualquer forma de produo engendra as suas prprias relaes jurdicas, a sua forma de governo, etc. (Marx, 2003, p. 233). Lnin afirmou que Marx foi levado convico de que era preciso pr a cincia da sociedade de acordo com a base materialista e reconstruir esta cincia apoiando-se nessa base (1981, p. 10). Ainda ele acrescenta: o materialismo explica a conscincia pelo ser, e no ao contrrio, ele exige, quando aplicado vida social da humanidade, que se explique a conscincia social pelo ser social (1981, p. 10-11). A histria da humanidade no poderia apoiar-se no vazio, sem uma base real e concreta. Marx e Engels ao precisarem o materialismo histrico rechaaram todas as tentativas metafsicas e idealista que se faziam sobre a histria. A crtica, nA Ideologia, aos neohegelianos expressa a rejeio s tentativas de especulaes realizadas sobre a histria e os homens, acusando-os de tentarem dar a conscincia um poder autnomo da realidade concreta: E se, em toda a ideologia, os homens e suas relaes aparecem invertidos como numa cmera escura, tal fenmeno decorre de seu processo histrico de vida (...). (1991, p. 37). Dessa forma, eles definem o lugar da conscincia, no importa suas formulaes: so produtos da produo material estabelecidos pelos homens, da qual se torna produto.

14 Eles explicitam as limitaes e os interesses conjugados pelas classes dominantes de darem ao real uma definio apoiada no mundo das idias, onde o contedo da histria fica circunscrito a esse universo do pensamento e da idia: Estas abstraes, separadas da histria real, no possuem valor algum (1991, p. 38). Assim, a tentativa de destituir da histria as condies de produo material do homem foi considerada por Marx e Engels como uma forma de expropriao do real histrico, de seu contedo humano-natural, da produo de sua existncia e formas de desenvolvimento social e natural. Esta ruptura promovida pelo materialismo histrico o que Marx e Engels destacaram, de forma bastante precisa, nos manuscritos de 1845-1846, ao negarem qualquer formulao especulativa e metafsica sobre a histria. Sobre essa descoberta do materialismo histrico, Lnin afirmou que se eliminaram dois defeitos essenciais das teorias da histria anteriores ao marxismo. O primeiro, a centralidade dos casos mbiles da ideologia. O segundo, a forma esttica com as quais as aes humanas eram estudadas: A sociologia e historiografia anteriores a Marx, no melhor dos casos, acumularam fatos em bruto, fragmentariamente recolhidos, e expuseram alguns aspectos do processo histrico (1981, p.12). Esse salto qualitativo promovido por Marx e Engels, essencialmente, se deve ao materialismo dialtico, como a base filosfica, para estabelecer a explicao, anlise, compreenso e interpretao da realidade. A dialtica marxista constitui-se como um sistema filosfico que reflete as propriedades universais de todas as formaes materiais. Dessa forma, como nos apresenta Trivios, as categorias da dialtica so formas de conscientizao nos conceitos dos modos universais da relao do homem com o mundo, que refletem as propriedades e leis mais gerais e essenciais da natureza, a sociedade e o pensamento (1987, p. 55). Marx e Engels partiram da dialtica de Hegel, mas retirando-lhe todo o carter idealista, tal como expressa Marx, no posfcio da segunda edio dO Capital:

Meu mtodo dialtico, por seu fundamento, difere do mtodo hegeliano, sendo a ele inteiramente oposto. Para Hegel, o processo do pensamento, - que ele transforma em sujeito autnomo sobre o nome de idia, - o criador do real, e o real apenas manifestao externa. Para mim, ao contrrio, o ideal no mais do que o

15 material transposto para a cabea do ser humano e por ele interpretado (1989, p.16). Lnin sublinhou o papel da dialtica hegeliana para Marx e Engels: [eles] viam na dialtica de Hegel a doutrina do desenvolvimento mais vasta, mais rica e mais profunda, a maior aquisio da filosofia clssica alem (1981, p.09). A dialtica materialista pela sua dimenso ontolgica, como manifestao do ser, a existncia de realidade objetiva, determinada por propriedades universais e leis, foi um desfecho decisivo contra as demais concepes filosficas que orientavam os interesses burguesia. Marx, sobre isso, afirmou que a dialtica na sua forma correta, desmitificada, e

racional, causa escndalo e horror burguesia e aos porta-vozes de sua doutrina, porque sua concepo do existente, afirmando-o, encerra, ao mesmo tempo, o reconhecimento da negao e da necessria destruio dele, porque apreende, de acordo com seu carter transitrio, as formas em que se configura o devir (1989, p.17). Marx desvela o movimento concreto da realidade objetiva (da natureza e da sociedade), dando a histria sua efetiva realizao e desenvolvimento. O movimento pelo qual qualquer formao social, porque constituda pela matria, existindo independente e fora da conscincia dos homens, se desenvolve de um estgio inferior para o superior, tem a contradio a fora motora. Engels, no Anti-Dhring, se refere ao movimento como o modo de existncia da matria. Nunca, em parte alguma, existiu, nem pode existir, matria sem movimento (1945, p.75). A dialtica materialista, como expressou Lnin, corresponde

a doutrina do desenvolvimento na sua forma mais completa, mais profunda e mais isenta de unilateralidade, a doutrina da relatividade do conhecimento humano, que nos d um reflexo da matria em constante movimento (1981, p. 36).

16 Disso possvel concordar com Kosik (2002) que a dialtica pe fim compreenso de uma realidade da legitimidade da pseudoconcreticidade. Sobre essa superao da pseudoconcreticidade, para a dialtica materialista as contradies que pem movimento, como desenvolvimento, o fenmeno material (TRIVIOS, 2006, 131). Assim, como orienta Cheptulin, a contradio uma forma universal da existncia da matria, a contradio unidade e luta dos aspectos contrrios a lei fundamental da realidade objetiva, assim como uma das leis fundamentais da dialtica (1982, p. 300). No existe realidade objetiva sem movimento como no existe movimento sem contradio. A

contradio inerente a qualquer formao material. Por exemplo, Marx, ao apresentar sobre a metamorfose das mercadorias nO Capital, se refere contradio da mercadoria: Na oposio externa, as mercadorias se confrontam, como valoresde-uso, com o dinheiro, como valor-de-troca. Mas ambos os lados que se confrontam so mercadorias, isto unidades de valor-de-uso e valor. Essa unidade de contrrios manifesta-se em cada um dos dois plos, que se opem em suas relaes recprocas. (1989, p. 117). Assim ao colocar a dialtica de cabea para cima, Marx demonstra o movimento, o desenvolvimento e a contradio produzidos em todos os fenmenos e coisas. Disso encerra, no s o carter explicativo da realidade, mas como essa teoria que desvela que todas as formaes scio-econmicas, espacialmente e temporalmente, esto em movimento, em desenvolvimento e em contradio, como tudo mais no mundo. Entretanto, ao tomar conscincia dessas propriedades como parte dessa mesma realidade possvel se estabelecer uma prtica capaz de transformao. O potencial da dialtica no consiste somente em explicitar e fomentar a constituio de uma teoria, ela tem tambm o potencial orientador da prtica social porque d a conscincia condies em conhecer a realidade objetiva A dialtica um corpo filosfico capaz de criar condies lgicas e racionais que possibilita os homens acelerar o movimento da histria e sua contradio, atravs de sua prtica. Evidentemente que so necessrias condies concretas j presentes na realidade objetiva da produo da vida material para que possa direcionar prtica social para a superao e resoluo das contradies antagnicas. Esse aspecto fundamental destacado no prefcio da Contribuio critica da economia poltica:

17

Uma organizao social nunca desaparece antes que se desenvolvam todas as foras produtivas que ela capaz de conter; nunca relaes de produo novas e superiores se lhe substituem antes que as condies materiais de existncia destas relaes se produzam no prprio seio da velha sociedade. por isso que a humanidade s levanta os problemas que capaz de resolver e assim, numa observao atenta, descobrir-se- que o prprio problema s surgiu quando as condies materiais para resolve-lo j existiam ou estavam, pelo menos, em via de aparecer. (...) No entanto, as foras produtivas que se desenvolvem no seio da sociedade burguesa criam ao mesmo tempo as condies materiais para resolver esta contradio (2003, p. 06) Apoiado em Marx, Lnin afirmou que O marxismo deu o fio condutor que, neste labirinto, neste caos aparente, permite descobrir a existncia de leis: a luta de classes (1981, p.12). A conscincia como uma propriedade da matria (TRIVIOS, 1987; 2006) capaz de orientar a interveno a essa mesma realidade, pela sua propriedade de reflexo criativo e reorganizativo da realidade objetiva. O reflexo aqui entendido como a faculdade de uma formao material reagir de uma maneira determinada, sob a influencia de uma outra formao materiaL, e atravs das modificaes correspondentes de certas propriedades ou estado, a faculdade representar ou de reproduzir as particularidades desta outra formao materiaL (CHEPTULIN, 1982, p. 78). Da conscincia surgem as sensaes, as percepes, as representaes, os juzos, o raciocnio e os conceitos, atravs dos quais revela os nveis de reflexo da realidade objetiva. O conceito revela o nvel mais elevado da conscincia. Dessa forma, a partir da apreenso da realidade, descobrindo a leis que determinam a realidade objetiva possvel orientar a prtica social, como critrio de verdade do conhecimento (TRIVIOS, 2006, p. 116). sob o critrio da prtica social como uma atividade material, orientada a transformar a natureza e a vida social (TRIVIOS, 1987, p. 64) que o conhecimento vivificado, bem como a capacidade de transformao dos homens. Nessa direo conhecendo as leis de um fenmeno, suas relaes e ligaes, ao apreender sua essncia, bem como sua origem e desenvolvimento, como nos diz Trivios,

18

O homem capaz de descobrir novas perspectivas do fenmeno, novas formas e ligaes universais do ser, da formao material, da coisa. Surgem novas categorias, baseadas no fato que conhecendo a essncia do fenmeno, no s estabelecermos suas condies reais, mas tambm seus estados possveis (2006, p.136)

O conhecimento dialtico revela ao homem no s a distino entre a realidade e a possibilidade, como orienta a novas formas do devir, a partir do qual o possvel pode vir a ser realidade, porque toda realidade foi uma possibilidade. Atravs da dialtica materialista a teoria e prtica se tornam uma unidade, com contedo histrico. Como nos alerta Trivios, Isto significa que devemos conhecer as bases tericas da prtica, ou seja, conhecer a teoria que origina essa prtica, no esquecendo que a teoria nasceu da prtica (2006, p. 171). Entretanto, importante considerar que o materialismo dialtico como revelador da constituio do ser orienta a anlise, a compreenso e a interpretao da realidade objetiva, de acordo com dois momentos fundamentais: o mtodo de pesquisa e o mtodo de exposio. O mtodo de pesquisa revela que todo fenmeno material a ser pesquisado deve ser isolado abstratamente da totalidade da qual faz parte. Parte-se, assim, do concreto sensvel. Na escolha do fenmeno material social a ser estudado deve-se levar em conta a experincia do pesquisador, onde se forja o concreto sensvel do fenmeno, sua aparncia. Depois disso, eleva-se a abstrao esse fenmeno para anlise, ou seja, penetrar em suas partes e estabelecer, assim, as relaes e as ligaes que o constituem, revelar sua origem, desenvolvimento e contradio. Nesse momento da pesquisa procura-se apreender o prioritrio, a determinao elementar sobre a qual se estabelece o fenmeno particular estudado. Ao se conhecer a essncia do fenmeno, revela-se todas ligaes e aspectos principias e no fundamentais do fenmeno estudado. Ainda torna-se imprescindvel conhecer o fundamento que constitui uma parte da essncia, que representa as ligaes principais e determinantes do fenmeno como apresenta Cheptulin: fundamento, que se manifesta sob a forma de fundamento completo, o sujeito conhecedor, apoiando-se sobre ele, pode

19 explicar todos os aspectos e ligaes necessrios, que constituem a essncia do objeto estudado e reproduzir na conscincia, nos sistema dos conceitos abstratos, a interdependncia necessria, que existe entre eles (1982, p. 285) Conhecido as relaes e ligaes necessrias, que constituem o prioritrio, estabelecese o plano do concreto lgico, a partir do qual se d a exposio da pesquisa realizada, a unidade da diversidade. O mtodo de exposio envolve a capacidade de estabelecer uma unidade do material emprico e organiz-los em categorias, proceder anlise, interpretao, explicao das informaes obtidas pela investigao. Aps ter terminado essa fase, realiza-se a preparao e exposio do conhecimento produzido para descrever, adequadamente, o movimento real (MARX, 1989, p. 16). Assim se produz o material que apresentar o fenmeno particular estudado.

4 QUADRO COMPARATIVO ENTRE AS TRS CONCEPES FILOSFICAS POSITIVISMO, FENOMENOLOGIA E MARXISMO Positivismo a) O sujeito determinado por leis naturais, sendo que o esprito, a conscincia, desenvolve-se e evolui determinada e mecanicamente por essas leis; Fenomenologia a) O sujeito a conscincia que consiste na atividade de constituir as essncias, produzindo significados do mundo; Marxismo a) O sujeito o ser social que est determinada pelo modo de produo material da existncia dos homens; O social e o histrico so as condies concretas da produo material dos homens;

b) a realidade apenas considerada como uma ordem natural de fatos fixos e justapostos;

Concepo de Realidade c) O conhecimento deve ser neutro e alcanado mediante a induo e observao dos fatos sociais. No existe diferena entre os fatos sociais e fatos naturais, pois ambos so considerados determinados por leis; As propriedades quantitativas so as nicas capazes de exprimir a realidade; d) Compreende a prtica como experincia sensorial subjetiva do indivduo;

b) A realidade concebida pela intencionalidade da conscincia; portanto, relativa; um conjunto de significaes ou de sentidos produzidos pela conscincia;

b) a realidade objetiva existe independente da conscincia dos homens e est sempre em movimento e desenvolvimento, dados pela contradio; todos os fenmenos esto em relaes e ligaes; c) O conhecimento uma propriedade da conscincia, sendo esta uma propriedade da matria altamente desenvolvida; reflete a realidade objetiva atravs de sensaes, percepes, raciocnio, representaes, juzos e conceitos;

c) O conhecimento se estabelece pela conscincia, de onde so produzidos os significados do mundo. Subtrai o carter histrico do sujeito, condicionando a produtor de significado;

d) Compreende a prtica como o ato de dar sentido ao mundo das coisas mediante a atividade intencional da conscincia de constituir essncias ou significaes;

d) A prtica se constitui como atividade, como processo objetivo de produo material, como ao transformadora;

Quadro comparativo

5 A PESQUISA CONFORME O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO

Estabelecemos alguns exemplos de pesquisa sugeridos pelo professor Trivios (1987) sobre as trs dimenses tericas, j apresentadas, . Evidentemente, nosso exemplo, como sendo hipottico, se apresenta apenas como um exerccio de visualizao dessas trs concepes. Adotamos o mesmo tema de pesquisa presente no livro Introduo pesquisa em cincias sociais, O fracasso escolar (1987, 96-98). POSITIVISMO

Formulao do problema

Que relaes so possveis de ser estabelecidas entre o fracasso escolar de alunos do Ensino Fundamental de escolas da rede pblica de Gravata e o nvel de escolaridade das famlias desses alunos.

1 Formulao de hiptese para submeter a testes quantitativos 2 Variveis para o operacionalizar a quantificao e poder medi-las, por exemplo: A) Tempo de escolaridade dos alunos em anos; B) Grau de escolaridade por srie; C) Idade dos alunos; D) Sexo dos alunos; E) Ocupao dos pais; F) Idade dos pais; G) Nmero de filhos; H) Renda familiar; I) Grau de escolaridade dos pais por srie; J) Tempo de escolaridade dos pais em anos 3: Definir a amostragem como um subconjunto da populao que constitui o universo de estudo.

22 4: Uso de instrumentos para coletar dados: questionrio seria o preferencial para essa amostragem em funo do problema a ser pesquisado. 5: Uso de modelos estatsticos para medir a relao entre as variveis e proceder a verificao das relaes operacionalizadas pela quantificao inferncia estatstica para estabelecer generalizaes.

FENOMENOLOGIA Formulao do problema Como os pais, alunos e professores percebem as causas do fracasso escolar na escola E.M.E.F. de Gravata e que significaes este problema representa em seu mundo vivido.

1 Tipo de pesquisa: Podendo ser: Etnogrfico; estudo de caso; pesquisa participante. 2 Instrumentos de coleta de dados; Observao participante; Entrevistas semi-estruturadas ou livres; 3 Anlise e interpretao das informaes: Descrever essncia do fenmeno, priorizando a percepo dos sujeitos e no realiza nenhuma generalizao porque o resultado da pesquisa fica circunscrita s vivencias dos sujeitos estudados.

MARXISMO

Formulao do problema

Quais so as determinaes do fracasso escolar de alunos do ensino fundamental de escolas estaduais de Gravata e como se apresentam as contradies nesse fenmeno material social

1 formular hipteses que possibilitem conduzir a abstrao de anlise e formular as possveis relaes e ligaes, desenvolvimento e contradies do fenmeno material social.

23 2 Tipo de pesquisa: Estudo de Caso, pesquisa participante

3 Instrumentos de coleta de dados: Podero ser entrevistas semi-estruturadas, ou livre, questionrios, observao (livre ou dirigida), observao participante. Esses instrumentos podero ser combinados para tentativa obter informaes que subsidiem a anlise dos dados. 4 Anlise e interpretao das informaes. Construir categorias empricas de acordo com as informaes estudadas Descobrir as relaes e ligaes do fenmeno material social estudado Estabelecer o fenmeno prioritrio Conhecer sua gnese, desenvolvimento e contradio; Estabelecer um plano lgico concreto para apresentao dos resultados de pesquisa do fenmeno; Realizar generalidades de acordo com as categorias do materialismo histrico e da economia poltica.

6 OS PROFESSORES DA EDUCAO BSICA SISTEMATICAMENTE, SEGUINDO DETERMINADA TEORIA?

TRABALHAM

So vrios os elementos que nos fazem perceber que a maior parte dos professores da educao bsica no se orienta por uma teoria. A realidade concreta demonstra que o alcance poltico de sua prtica tem sido insatisfatrio diante das questes scio-econmica, cultural e ideolgica da sociedade, e, at mesmo, relativo s situaes mais peculiares vivenciadas no processo ensino-aprendizagem pelos sujeitos da educao. A educao no s reproduz a sociedade que h muito tempo fundamentada numa ideologia sustentada pelas classes hegemnicas -, mas tambm a projeta, cria condies para que se constitua de tal maneira. Baseado nessa falta de orientao terica, a educao, principalmente, atravs das escolas e mediada fundamentalmente pela prtica dos professores, ao invs de criar as condies para transformar a sociedade, para romper com a ordem capitalista, permanece reproduzindo as relaes de produo, fundadas na explorao do trabalho e sua subsuno. Um dos elementos essenciais que contribui com a efetivao desta realidade, onde a prtica docente desvinculada da teoria e, portanto, escassa de perspectivas de anlise para compreender seu contexto social, histrico, econmico, poltico e sua prpria existncia como professor, origina-se de uma inadequada formao profissional. Porm, torna-se importante salientar sobre esse processo o de formao que seria errneo assegurar que a formao de um ser humano enquanto ser social ocorre apenas mediada pela e na escola, pelo conhecimento que oferecido na instituio escolar aparelho do Estado. Somos seres permeados por diversas experincias individuais e coletivas, por acontecimentos sociais, por um modo de produo etc. E todas essas vivncias e influncias, que vo nos constituindo, ocorrem ao mesmo tempo, e no de maneira linear e estanque, mas simultnea. Tal equvoco ocorreria se considerarmos que a formao do professor se estabelece apenas na academia. Afinal, somos seres histricos. Portanto a constituio do professor

25 ocorre antes de seu ingresso nos espaos de formao profissional, durante e neste, e permanentemente, durante toda sua existncia. Considerando a formao do professor, podemos dizer que a formao profissional possui fundamental importncia nesse processo de constituio. neste espao que poderemos criar uma singular e ntima relao de conhecimento com as teorias, conjunto de conceitos que serve para descrever, interpretar, explicar e compreender os fenmenos da realidade (TRIVIOS, 2001, p. 44), at eleger uma que oriente a prtica educativa e a docente. Surge ento uma conhecida problemtica em relao a essa inadequada formao, que se concretiza no apenas na academia, mas na educao bsica em geral: a dissociao entre teoria e prtica. Nesse sentido, Trivios diz o seguinte:

Os estudos realizados em nosso meio revelam, de forma frustrante, que uma teoria aparentemente de prtica comum nas escolas, como o construtivismo gentico de Piaget, no se constitui como prtica orientadora, como seria de esperar, dos processos de ensinoaprendizagem nas escolas que optam por esta linha norteadora de ensino. Muitos educadores que afirmam seguir a teoria piagetiana, luz desses estudos, so empiristas; isto , ministram suas aulas baseadas nas experincias que lhes mostraram seus velhos mestres, quando estudantes na educao mdia ou fundamental. Este fato representa uma falha essencial no desenrolar do trabalho docente porque os educadores, sem apoio terico, so incapazes de refletir sobre suas prticas (2001, p. 52). Essa falta de unidade entre teoria e prtica gera uma prtica essencialmente frgil, que no reflete sobre seus princpios e bases, a-crtica, ideologicamente dominada, que no transforma, que no constri. Ao contrrio, contribui com a manuteno e reproduz as idias de uma classe dominante. Portanto torna-se essencial ao professor refletir sobre sua prtica, orientado por uma teoria, que o possibilite pensar sobre sua ao - mesmo porque toda teoria emerge da prtica em correspondncia com a totalidade da realidade objetiva. Isso representa estabelecer relaes e ligaes das partes tanto a especificidade da prtica docente e sua formao quanto da totalidade scio-histrica. Segundo Kosik, o todo no imediatamente cognoscvel para o homem (...): o concreto se torna compreensvel atravs da mediao do abstrato, o todo atravs da mediao das partes (2002, p. 36)

26 Neste mesmo sentido podemos dizer que a formao de professores depende essencialmente da teoria e das prticas desenvolvidas e vivenciadas em relao a especificidade de seu espao de ao e reflexo profissional, conhecendo o movimento e desenvolvimento contraditrio que se produzem na realidade objetiva de sua existncia. Faz-se necessrio compreender - e considerar - essa unidade entre teoria e prtica, como condio para a construo de conhecimentos. Historicamente, a formao dos sujeitos, e tambm dos professores, vem constituindo-se a partir de pressupostos racionais tcnicos. Isso porque supervaloriza o conhecimento especfico e fragmentado, e abandona a reflexo crtica e filosfica, seguindo o paradigma positivista. Estabelecer a aparncia dos fenmenos, que constituem tambm a realidade, na forma imediata, tal como se reproduz na conscincia, impinge prpria conscincia um horizonte obscuro e uma compreenso de realidade indeterminada (KOSIK, 2003). Dessa forma, o professor, destitudo de teoria, torna sua prtica espao de trfico e manipulao (KOSIK, 2003). Diante do exposto, podemos concluir que nesse sentido as instituies de formao de professores treinam, e no formam. Os professores so vistos como tcnicos, ou seja, especialistas providos de habilidades que se apliquem a uma determinada rea de conhecimento, que resolva dado problema; e no como intelectuais, profissionais dotados de capacidade criativa, reflexiva, questionadora, que buscam conhecer e transformar o que necessrio, capazes de construir saberes. Portanto a formao oferecida mnima, fragmentada e no oferece a viso do todo. Analisando a constituio do docente frente a esta formao orientada por princpios tcnicos, chamamos a ateno contra esta perspectiva para uma formao integral, de organicidade como princpio necessrio formao do professor e dos saberes docentes. Concordamos com Mochcovitch quando refere-se ao conceito de intelectual de Gramsci: aos intelectuais orgnicos cabe a misso de levar s massas a filosofia da prxis, no de fora para dentro, mas articulando-a com a reflexo que possvel, atravs do chamado bom-senso, a partir da prtica cotidiana das massas e de sua experincia na luta poltica (1990, p. 17-18). Ainda nessa direo, Mszros aprofunda sua reflexo das condies reais de emancipao humana retomando a tese de Marx sobre a alienao do trabalho, tomando-a

27 como a raiz de todas as alienaes. Da surge a tarefa de superar a alienao por meio de um novo metabolismo reprodutivo social dos produtores livremente associados. (2005, p. 60). Ele insiste de que essa estratgia no pode ser orientada apenas por uma negao, pois todas as formas de negao permanecem condicionadas pelo objeto da sua negao. (2005, p. 60). O papel crucial na construo de uma alternativa real contra-hegemnica ao capital e suas orientaes ideolgicas, est na capacidade de revestir os indivduos de uma negao radical , com a finalidade de centrar-se no enfrentamento ao capitalismo. A educao, a, toma contornos fundamentais nessa luta e enfrentamento. Mszros sublinha que o cumprimento dessa nova tarefa histrica envolve simultaneamente a mudana qualitativa das condies objetivas de reproduo da sociedade, nos sentido de reconquistar o controle total do prprio capital ... (2005, p.65). A educao em seu contedo amplo estratgica nesse movimento. A partir dela possvel alm de mudar as condies de reproduo gerir automudana consciente dos indivduos chamados a concretizar a criao de uma nova ordem social metablica radicalmente diferente. (2005, p. 65). Para isso se coloca como inevitvel a tarefa de tornar real a transcendncia da auto-alienao do trabalho. A interpelao de Mszros cabvel ao professor, como trabalhador que atua na educao formal e vende sua fora de trabalho. Podemos dizer ento que ao exerccio da ao docente demanda uma perspectiva de formao terica contnua, uma formao de qualidade, integral. Preparo este que se torna fundamental para uma prtica transformadora. A atividade educacional do professor a prpria prtica. E esta, a partir da concepo marxista, prescinde do conhecimento do objeto, do estabelecimento de finalidades e proposies e da interveno no objeto buscando sua transformao enquanto transformao da realidade social. A prtica pode realizar sim a transformao de uma determinada organizao social para outro com outro estado qualitativo e condio superior. Para tanto, torna-se fundamental que exista como princpio um compromisso com a sociedade, onde o professor aja e interaja, crie e recrie na inter-relao entre a teoria e prtica. Como diz Freire, lutando

28 pela formao de um ser condicionado capaz de ultrapassar o prprio condicionamento (2001, p. 146). A teoria sozinha no realiza a transformao social, igualmente, a prtica. Portanto, teoria e prtica so indissociveis para que uma prxis revolucionria se concretize. Porm, a teoria apresenta funo fundamental porque oferece ao sujeito um nvel superior de conhecimento sobre a realidade, possibilitando a interveno para um outro devir, que o leva a refletir e analisar e, principalmente, atuar e agir sobre os diversos contextos dessa realidade. Nesse sentido, a formao profissional do professor deve constituir-se num devir permanente.

BIBLIOGRAFIA

ANDERY, Maria Amlia et al. Para compreender a cincia. 6.ed. So Paulo: EDUC, 1996. ANDR, Marli Eliza. D. A. de. Etnografia da prtica escolar. 2.ed. So Paulo: Papirus, 1998 ARCE, ALESSANDRA. Compre o kit neoliberal para a educao infantil e ganhe grtis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, 2001. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010173302001000100014&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 /10/2006. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 4. ed. So Paulo: tica, 1995. CHEPTULIN, Alexandre. A dialtica materialista. So Paulo: Alfa-Omega, 1982. COMTE, Augusto. Discurso preliminar sobre o Esprito Positivo. Disponvel em <http://cultvox.uol.com.br/gratis_filosofia_politica.asp>. Acessado em <23/2/2002> ENGELS, Friedrich. Anti-Dhring. Rio de Janeiro: Calvino, 1945. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001. KOSIK, Karel. Dialtica do concreto. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. KUENZER, Accia Zeneida; Rodrigues Marli de Ftima. As diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia: uma expresso da epistemologia da prtica. Disponivel em: <http://www.ced.ufsc.br/nova/Textos/Acacia.htm>. Acessado em <02/10/2006> LNIN, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas. 2. ed. Lisboa: Avante, 1981. Tomo 1. LEOPARDI, Maria Tereza. Metodologia da pesquisa na Sade. 2. ed. rev. Florianpolis: UFSC/Ps-graudao em Enfermagem, 2002. LWY, Michel. Ideologias e Cincias Sociais: Elementos para uma anlise marxista. 8. ed. So Paulo: Cortez, 1992. MARX, Karl. O Capital. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989 [1890]. v. 1.l.1. ____ . Contribuio critica da economia poltica. So Paulo: Martins Fontes, 2003. MARX. Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. 8. ed. So Paulo: Hucitec, 1991 [1973].

30 ____. Manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2001. MSZROS, Istvn. A educao alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2005. ____. Para Alm do capital. So Paulo: Boitempo, 2006 MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O desafio do conhecimento. 7.ed. So Paulo: HUCITEC, 2000. MOCHACHVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. So Paulo: tica, 1990. MOURA, Carlos Alberto Ribeiro de. Husserl: significao e fenmeno. Revista Doispontos. Universidade de So Paulo, Curitiba, So Carlos, vol. 3, n. 1, p.37-61, abril, 2006. Disponvel em <http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/ viewFile/5172/3889>. Acessado em< 19/11/2006>. PERRENOUD, Philippe. O trabalho sobre o habitus na formao de professores: anlise das prticas e tomada de conscincia. In: ___ et al. (orgs). Formando professores profissionais: quais estratgias? quais competncias? Porto Alegre: Artmed, 2001. SILVA, Josenilda Maria Maus da. Relatrio tcnico cientfico: a formao do pedagogo na ufpa. UFP: Programa de Programa institucional de bolsas de iniciao cientfica PIBIC, 2006. Disponvel em <http://www2.ufpa.br/rcientifica/relat_finais/arquivos_pdf/486.pdf>. Acessado em <18/11/2006> TRIVIOS, Augusto N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987. _____. Introduo ao mtodo dialtico na pesquisa em Cincias sociais. Programa de Psgraduao em Educao, FACED, UFRGS. Porto Alegre: S.n., 2006 (documento impresso). ____. Bases terico-metodolgicas da pesquisa qualitativa em cincias sociais. Porto Alegre: Faculdades Integradas Ritter dos Reis, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi