Vous êtes sur la page 1sur 5

Comunicao DOI

O que isto habitar, em Martin Heidegger?


What it is this - to inhabit, in Martin Heidegger?
Ir. Everaldo Mendes, C. Stein.*

Historicamente, diz Martin Heidegger (1889-1976), discpulo do fenomenlogo Edmund Husserl (1859-1938), que a metafsica se extraviou. Ela no atingiu a questo fundamental da filosofia: a questo do sentido do ser. Mas a problemtica que, de Plato (427-347 a.C.) e Aristteles (384-322 a.C.) at Georg W. Friedrich Hegel (17701831), a filosofia preocupou-se unicamente com os entes, isto , com as coisas existentes; esqueceu-se do ser que foi entendido como permanncia, congelado em sua realidade, confundido com os entes. Com isto, conclui Heidegger que no mais possvel fazer filosofia ao modo tradicional, a no ser, apenas, para repetir o que os outros j disseram. E prope: Depois de des-construir toda a metafsica, pensar e dizer o impensado desse modo tradicional. Mas o que Martin Heidegger compreende por superao da metafsica? No texto A superao da metafsica, diz esse filsofo contemporneo alemo:
Na histria do Ser, o pensamento usa essa expresso a ttulo precrio, apenas para se fazer entender. Trata-se de uma expresso que, a bem dizer, provoca muitos mal-entendidos por no permitir que a experincia chegue ao fundo, somente a partir do qual a histria do ser entreabre seu vigor essencial. Este fundo o acontecimento apropriador em que o prprio ser se sustenta. A superao da metafsica no significa, de forma alguma, a eliminao de uma disciplina no mbito da formao filosfica. Como destino da verdade dos entes, ou seja, da entidade, j se pensa a metafsica como um dar-se e

Comunicao recebida em 14 de maio de 2009 e aprovada em 30 de junho de 2009. * Psiclogo (CRP 03/03212): Licenciado em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes UMC, Bacharel em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes UMC e Formao de Psiclogo (Psicologia Clnica) pela Universidade de Mogi das Cruzes UMC, Ps-Graduado em Espao Litrgico e Arte Sacra pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUC/RS, Ps-Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto UFOP, Ps-Graduado em Direito Cannico da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais PUC Minas, Ps-Graduado em Filosofia e Existncia pela Universidade Catlica de Braslia UCB, Ps-Graduando em Filosofia Contempornea pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS, Mestrando do Programa de Ps-Graduao Stricto Sensu em Cincias da Religio: Razo, Religio e Contemporaneidade da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais PUC Minas. Docente da Universidade do Estado da Bahia UNEB e da Faculdade Joo Calvino FJC. Diretor Geral da Faculdade de Santa Cruz da Bahia - FSC. Prior Geral do Mosteiro Steiniano de Santa Cruz, da Congregao dos Irmos Steinianos de Santa Cruz. E-mail: mosteirodesantacruz@yahoo.com.br.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, jun. 2009

195

Everaldo dos Santos Mendes

acontecer que se apropria, de maneira ainda velada mas decisiva, do esquecimento do ser. (HEIDEGGER, 2002a, p. 61)

Pensando desse modo, em 1927, Heidegger publica o seu maior e mais conhecido trabalho (embora inacabado) intitulado Ser e tempo (Sein und Zeit). Na obra, Heidegger, seguindo o mtodo fenomenolgico, prope-se a discutir e elaborar a questo do sentido do ser. Para tanto, parte da anlise do ser do homem, que ele denomina Dasein, expresso alem que significa, justamente, o ser-a, isto , ser-nomundo. Na compreenso de Heidegger, o ser humano no constitui uma conscincia separada do mundo: o ser do ser-a estourar, eclodir no mundo. Nesse sentido, a existncia do Dasein , necessariamente, estar-no-mundo. Isto de suma importncia para a temtica deste III Simpsio Internacional de Teologia e Cincias da Religio: Conscincia planetria e religio, promovido numa perspectiva de urgncia e cuidado pela PUC Minas, porque, do ponto de vista de Heidegger, esse trgico esquecimento do ser , em grande parte, responsvel pelo devir histrico da Europa e pelas calamidades que se abateram sobre o mundo contemporneo, de modo especial no que diz respeito ao habitar. Questiona-se, ento: O que isto habitar, em Martin Heidegger? Na conferncia intitulada Construir, habitar, pensar, proferida por Heidegger no ano de 1951, diz o filsofo contemporneo alemo, preocupado com a questo do sentido do ser, mas agora, a partir da linguagem (casa do ser), que parece s ser possvel habitar o que se constri. Este, o construir, tem aquele, o habitar, como fim. No obstante, nem todas as habitaes so construes:
Uma ponte, um hangar, um estgio, uma usina eltrica so construes e no habitaes; a estao ferroviria, a autoestrada, a represa, o mercado so construes e no habitaes. Essas vrias construes esto, porm, no mbito de nosso habitar, um mbito que ultrapassa essas construes sem limitar-se a uma habitao. Na autoestrada, o motorista de caminho est em casa, embora ali no seja a sua residncia; na tecelagem, a tecel est em casa, mesmo no sendo ali a sua habitao. Na usina eltrica, o engenheiro est em casa, mesmo no sendo ali a sua habitao. Nelas, o homem de certo modo habita e no habita, se por habitar entende-se simplesmente possuir uma residncia [...]. (HEIDEGGER, 2001b, p. 125-126)

Do ponto de vista de Heidegger, na atual crise habitacional, possuir uma habitao tranquilizador e satisfatrio; prdios habitacionais oferecem residncia, com arquitetura e tcnicas de construo contemporneas. No entanto, questiona Heidegger:

Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, jun. 2009

196

Comunicao - O que isto habitar, em Martin Heidegger?

Mas ser que essas habitaes trazem em si mesmas a garantia do acontecer de um habitar? Na conferncia em estudo, diz Heidegger:
As construes que no so uma habitao ainda continuam a se determinar pelo habitar uma vez que servem para o habitar do homem. Habitar seria, em todo caso, o fim que se impe a todo construir. Habitar e construir encontram-se, assim, numa relao de meios e fins. Pensando desse modo, porm, tomamos habitar e construir por duas atividades separadas, o que no deixa de ser uma representao correta. As relaes essenciais no se deixam, contudo, representar adequadamente atravs do esquema meio-fim. Construir no , em sentido prprio, apenas meio para uma habitao. Construir j em si mesmo habitar. Quem nos diz isso? Quem nos oferece de fato uma medida para dimensionarmos o vigor essencial do que seja habitar e construir? O acesso essncia de uma coisa nos advm da linguagem. Isso s acontece, porm, quando prestamos ateno ao vigor prprio da linguagem. Enquanto essa ateno no se d, desenfreiam-se palavras, escritos, programas, numa avalanche sem fim. O homem se comporta como se ele fosse criador e senhor da linguagem, ao passo que ela permanece sendo a senhora do homem. (HEIDEGGER, 2001b, p. 126)

De acordo com o poeta Carlos Drummond de Andrade, a palavra para dizer, e no para embelezar. Neste caso, insiste Heidegger que salutar o cuidado com o dizer. No obstante, esse cuidado vo se a linguagem continuar apenas a nos servir como um meio de expresso. Dentre todos os apelos que nos falam e que ns homens podemos a partir de ns mesmos contribuir para se deixar dizer, a linguagem o mais elevado e sempre o primeiro. Com isto, ouvindo o que a linguagem diz na palavra construir (bauen), Heidegger percebe trs coisas: a) Construir propriamente habitar; b) Habitar o modo como os mortais so e esto sobre a terra; c) No sentido de habitar, construir desdobra-se em duas acepes: construir, entendido como cultivo e crescimento e construir no sentido de edificar as construes. No obstante, questiona Heidegger: Mas em que consiste o vigor essencial do habitar? (HEIDEGGER, 2001b, p. 128). Habitar, a partir da escuta do dizer da linguagem, afirma: Permanecer pacificado na liberdade de um pertencimento, resguardar cada coisa em sua essncia. Na compreenso de Heidegger, o trao fundamental do habitar esse resguardo, que perpassa o habitar em toda a sua amplitude. Mostra-se, to logo se props a pensar, que ser homem consiste em habitar, isto no sentido de um de-morar-se dos mortais sobre essa terra. E, sobre essa terra j diz sob o cu, o que supe conjuntamente permanecer diante dos deuses, e isto em pertencendo comunidade dos homens. Terra e cu, os divinos e os mortais uma quadratura pertencem um ao outro numa unidade originria.

197

Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, jun. 2009

Everaldo dos Santos Mendes

Isto importante para este estudo porque, na perspectiva heideggeriana, em habitando, os mortais so na quadratura. Estes habitam resguardando a quadratura em sua essncia, medida que salvam a terra. Neste sentido, salvar no diz apenas erradicar um perigo, que significa deixar alguma coisa livre em seu prprio vigor. Salvar mais do que explor-la ou esgot-la. No assenhorar-se dela nem submeter-se a ela, o que constitui um passo quase imediato para a explorao ilimitada. Para Heidegger, os mortais habitam na medida em que acolhem o cu como cu, permitindo ao sol e lua a sua peregrinao, s estrelas a sua via, s estaes do ano as suas bnos e seu rigor, sem fazer da noite dia e nem do dia uma agitao aulada; na medida em que aguardam os deuses como deuses, no fazendo de si mesmo deuses e no cultuando dolos; na medida em que conduzem o seu prprio vigor, com abertura para o reconhecimento da sua prpria morte, com vistas a uma boa morte, o que no significa dizer, portanto, ter por meta a morte, nem ofuscar o habitar por meio de um olhar rgido e cegamente obcecado pela finitude do ser-no-mundo, mas abrir-se s possibilidades de compreenso da morte como parte constitutiva de existncia humana. No que diz respeito morte como ponto final da existncia humana, diz a fenomenloga contempornea de Heidegger e assessora de Husserl, Edith Stein (18911942) "judia, filsofa, carmelita, mrtir, [...] que traz em sua intensa vida uma sntese dramtica de nosso sculo (Papa Joo Paulo II, 1 de maio de 1985), e que a Igreja enumera entre seus santos, Santa Teresa Benedita da Cruz, desde 11 de outubro de 1998 que o fim da existncia humana reside na eternidade de Deus. Por ltimo, optou-se por concluir esta comunicao com a fbula-mito do cuidado, de Higino, apresentada por Heidegger em Ser e tempo:
Certa vez, atravessando um rio, cura viu um pedao de terra argilosa: cogitando, tomou um pedao e comeou a lhe dar uma forma. Enquanto refletia sobre o que criara, interveio Jpiter. A cura pediu-lhe que desse esprito forma de argila, o que ele fez de bom grado. Como a cura quis ento dar seu nome ao que tinha dado forma, Jpiter a proibiu e exigiu que fosse dado o nome. Ento cura e Jpiter disputavam sobre o nome, surgiu tambm a terra (tellus) querendo dar o seu nome, uma vez que havia fornecido um pedao de seu corpo. Os dois disputantes tomaram Saturno como rbitro. Saturno pronunciou a seguinte deciso, aparentemente equitativa: Tu, Jpiter, por teres dado o esprito, deves receber na morte o esprito e tu, terra, por teres dado o corpo, deves receber o corpo. Como, porm, foi a cura quem primeiro o formou, ele deve pertencer cura enquanto viver. Como, no entanto, sobre o nome h disputa, ele deve se chamar homo, pois feito de hmus (terra). (HEIDEGGER, 2002a, p. 263264)

Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, jun. 2009

198

Comunicao - O que isto habitar, em Martin Heidegger?

Mas persiste ainda a questo originria deste estudo: O que isto Habitar, em Martin Heidegger? Habitar significa salvar a terra, acolher o cu, aguardar os deuses, conduzir os mortais, enquanto um resguardo de quatro faces da quadratura, abrigar a quadratura em seu vigor de essncia. Habitar significa ainda cuidar da quadratura: Terra e cu, os divinos e os mortais. Eis, pois, uma, dentre outras, das possibilidades que se mostra neste III Simpsio Internacional de Teologia e Cincias da Religio: Conscincia planetria e religio.

Referncias
DUMAS, J-L. Histoire de la pense: philosophies et philosophes. Paris: Temps Modernes, 1990. HEIDEGGER, M. A superao da metafsica. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferncias. Petrpolis: Vozes, 2001a. HEIDEGGER, M. Construir, habitar, pensar. In: HEIDEGGER, M. Ensaios e conferncias. Petrpolis: Vozes, 2001b. HEIDEGGER, M. Que metafsica. Traduo Ernildo Stein. So Paulo: Duas Cidades, 1969. HEIDEGGER, M. Ser e tempo: Parte I. Traduo Mrcia S Cavalcante Schuback. 12. ed. Petrpolis: Vozes, 2002a. HEIDEGGER, M. Ser e tempo: Parte II. Traduo Mrcia S Cavalcante Schuback. 10. ed. Petrpolis: Vozes, 2002b. HEIDEGGER, M. Sobre o problema do ser: o caminho do campo. So Paulo: Duas Cidades, 1969. HUISMAN, D. Histria do existencialismo. Traduo Maria Leonor Loureiro. Bauru: Edusc, 2001.

199

Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, jun. 2009

Vous aimerez peut-être aussi