Vous êtes sur la page 1sur 41

Quadrado Sator

Pompia hoje uma comuna italiana que se localiza na provncia de Npoles, e possui cerca de 25.000 habitantes, um nmero no muito maior do que havia dois milnios atrs, quando fazia parte do Imprio Romano. Ela foi fundada pelos Oscanos (obsci), um povo nativo da Itlia que competiu com os Etruscos pela regio. Depois de fundada foi colonizada pelos Gregos e acabou adotando seus costumes, seus deuses e sua arquitetura.

Depois do domnio grego, e regio foi conquistada pelos Samnitas, e volta para a mo dos itlicos. Os habitantes de Pompia parecem ter aceitado os diferentes regimes com certa moderao e no sofreram interferncias dos povos que lutavam pelo poder sobre as terras onde estava localizada. Era um centro comercial desenvolvido e tinha como lema "Salve Lucrum" (bem-vindo o lucro), at cair nas mos do Imprio Romano no sculo I a.C, e se tornar uma colnia de Roma pelos prximos dois sculos.

Pouco antes de 79 d.C. a cidade foi abalada por um tremor de terra, mas ningum deu muita ateno a isso, at, claro, o Vesvio entrar em erupo. O vesvio um vulco ativo que se localiza em Npoles e tem uma altura de 1281 metros, antes de 79 ele estava silencioso havia mais de 1500 anos. Sua erupo fez com que uma camada de lava quente com 2 metros de espessura cobrisse as cidades de Pompia e sua vizinha Herculano. Em seguida o vulco lanou para os ares cinzas e pedras que, quando caram formaram outra camada de cobertura que em alguns lugares chegou a 15 metros de altura. Mais de 20.000 habitantes da regio morreram. Isso tudo em um perodo inferior ao de 12 horas. E assim a cidade inteira mergulhou em trevas e no esquecimento - at ser descoberta por acaso em 1720 por um agricultor que se deparou com um de seus muros. Desde ento, as escavaes proporcionaram um stio arqueolgico extraordinrio, que possibilita uma viso detalhada da vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga como se ela tivesse sido congelada no tempo. Em meio a suas construes, artefatos e obras de artes, um dos achados mais curiosos encontrado aquilo que ficou conhecido como o Quadrado Sator. O grafitti j era uma arte antiga e conhecida em Roma nos primeiros anos do cristianismo, era usado em protestos, como forma de arte e como declarao de amor, o que no surpreende que umas das verses mais antigas do Quadrado Sator tenha sido rabiscada nas paredes do banheiro de Paquius Proculus {imgem1}. Provavelmente o Quadrado Sator (QS) no teria passado de

uma simples curiosidade se no tivesse sido encontrado tambm em diferentes pases em diferentes perodos da histria. Algo importante para compreendermos o texto a seguir ter em mente que mesmo que os QS's encontrados em Pompia e Herculano serem os mais antigos conhecidos, eles apenas foram descobertos no sculo XVIII, e que por sculos antes disso ele esteve presente em muitos lugares. O encontramos nas runas de Cirencester, na Inglaterra, no castelo de Rochemaure, na parede da catedral de Oppde em Siena, na abadia de Collepardo, em Santiago da Compostela, na Abadia de Valvisciolo em Sermoneta e na Colegiata de Sant'Orso em Aosta, em Conimbriga, Portugal, na abadia beneditina de So Pedro ad Oratorium em

Abruzzo e outros lugares. Existe ainda em um papiro datado do sculo IV ou V d.C., que mostra que era conhecido no Egito e usado como amuleto. Pinturas de caverna da Capadcia, datadas do sculo IX tambm registram o Quadrado.

E o que o Quadrado Sator?

Ele um quadrado composto de palavras latinas. As palavras SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS foram colocadas de forma a serem lidas de cima para baixo, da esquerda pra direita, de baixo pra cima e da direita para a esquerda sem perder sua leitura ou significado. Contando-se todas as ocorrncias, cada palavra pode ser lida 4 vezes no quadrado. As palavras, quando colocadas em sequncia, formam um palndromo, uma frase que pode ser lida da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, sem perder o significado. Durante a histria, onde quer que estivesse presente, linguistas se dedicaram a decifrar o significado da frase formada pelas palavras, mas isso se mostrou mais difcil do que imaginavam. Parte do problema com a traduo a palavra AREPO, j que ela no existe na lngua latina. A palavra o que se chama de hapax legomenon, uma palavra que ocorre

apenas uma vez em registro histrico de uma lngua, nos trabalhos de um determinado autor ou num texto simples. Como acontece, sempre que algum se v num beco sem sada mas quer conseguir explicar algo, as pessoas se tornaram muito criativas na tentativa de desvendar essa palavra. Uma das idias que surgiram foi a de encar-la como um acrnimo, tornando essas cinco letras iniciais ou abreviaes, algumas das curiosidades que isso produziu foram: SA(LVA)TOR A RE (X) P(ONTIFEX) O - Salve sumo-pontfice - ou SATOR A R(ERUM) E (XTREMARUM) P(RINCIPIO) O(MNI) - satisfao do afamado [e] extremado princpio pleno. Outra idia iluminou Jrme Carcopino, que associou a palavra AREPO latina grega que siginificaria "uma vez", "de uma vez por todas" - e ento baseado em um comentrio feito por Columella, um escritor agrcola do sculo I d.C., disse que se originaria do Celta e quer dizer "arado" - Columella escreveu que os gauleses chamavam meio acre de terra de arepennis. E quando encontraram o quadrado em uma bblia grega do sculo XIV traduzido para o - adivinhem - grego, muitos se convenceram de que a lgica de Carcopino fazia sentido. No quadrado grego as palavras foram traduzidas para: , nesta verso AREPO aparece como Arotron, que tambm significava arado. Ainda surgiram aqueles que apontaram a semelhana entre AREPO e o termo AD REPO "eu rastejo" (sinnimo de repto, que deu origem a rptil), mas descartaram como coincidncia.

Outros, procurando resolver ou contornar este problema, tomaram o termo AREPO como um nome prprio e assim a traduo ficou:

Sator: "Semeador", "Aquele que planta". Arepo: possvel nome prprio. Tenet: "ele segura". Opera: "trabalhos". Rotas: "rodas".
Arepo, o semeador, mantm com destreza as rodas, ou ainda "O semeador Arepo, com suas mos (trabalho) guia o arado (rodas)". Mas o que torna o QS de fato interessante sua estrutura e no apenas seu significado, e para a compreendermos melhor necessrio merguhar brevemente em trs assuntos: Palndromos, Acrsticos e Quadrados Mgicos. A palavra "palndromo" vem das palavras gregas palin -para trs - e dromos - corrida, pista. Um palndromo uma palavra, frase ou qualquer outra sequncia de unidades que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita.

De acordo com a proposta de Rmulo Marinho, os palndromos podem ser classificados de trs formas: Expliciti - trazem sempre uma mensagem direta, clara e inteligvel, como "Socorram-me, subi no nibus em Marrocos. Interpretabiles - tm coerncia, mas requerem esforo intelectual do leitor para serem entendidos, como "A Rita, sobre vov, verbos atira." Insensati - cuidam apenas de juntar letras ou palavras sem se preocupar com o sentido, como "Ol! Maracuj, caju, caramelo." As frases formando um palndromo tambm so chamadas de anacclicas, do grego anakklein, significando que volta em sentido inverso, que refaz inversamente o ciclo.

J os acrsticos so formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que no tenham ligao entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia. Um dos exemplos mais conhecidos o Wilhelmus van Nassouwe, o hino nacional dos Pases Baixos. A letra foi escrita entre 1568 e 1572, em homenagem a Guilherme I, Prncipe de Orange, tambm conhecido como Guilherme de Nassau, durante a Guerra dos 80 anos. Ele o mais antigo hino nacional do mundo e o texto completo tem 15 estrofes e as primeiras letras de cada estrofe forma o nome "Willem van Nassov". Hoje temos inmeros registros de acrsticos datados de sculos antes de cristo, como o poeta romano Quintus Ennius, que escreveu um poema em que a primeira letra de cada linha soletrava: Quae Q. Ennius fecit (Q. Ennius escreveu isto). E finalmente temos os quadrados mgicos, que eram formados por nmeros organizados em colunas e linhas de forma que o resultado da soma de qualquer coluna ou linha fossem sempre o mesmo. Os quadrados mgicos eram conhecidos j pelos matemticos chineses no sculo VII a.C. e por matemticos rabes no sculo VII d.C. O registro mais antigo que temos aparece no Pergaminho do rio Lo, conhecido como Lo Shu. Na China antiga houve uma grande enchente e o grande rei Yu tentou escoar a gua toda para o mar, de onde surgiu uma tartaruga com um curioso padro em seu casco, manchas formando nmeros arranjados em uma tabela de 3x3, e a soma de cada coluna e cada linha de nmeros era 15.

492 357 816

Isso foi tomando como um importante acontecimento, j que o cada um dos 24 ciclos que compe o ano solar chins possui 15 dias e havia uma simetria na posio dos nmeros - trace uma reta que se inicia no 1, segue at o 2, volta para o 3 e assim em diante. Esse quadrado passou a ser usado pelo povo para controlar o rio e as guas que haviam causado a enchente em primeiro lugar.

Existem certos modelos de quadrados mgicos que recebem uma classificao especial devido a suas singularidades.

Imperfeito ou Defeituoso - o que no obedece a todas as regras de um quadrado mgico. Por exemplo, um quadrado mgico onde a soma das linhas e colunas so iguais, mas a das diagonais no;

Hipermgico - o que tem certas propriedades adicionais, alm de obedecer s regras bsicas. Por exemplo, um quadrado mgico onde, trocando-se duas colunas de lugar, forma-se um outro quadrado mgico; e

Diablico - um quadrado hipermgico com muitas propriedades ou com propriedades muito complexas. O nome diablico tem sua provvel origem na dificuldade em se form-lo.

Agora isso tudo comea a ficar interessante quando unimos essas informaes importncia atribuda a nmeros e a palavras. Dois exemplos claros disso podem ser encontrados nos estudos que os povos semitas faziam e fazem da Torah atravs da gematria, do Notaricon e da Temur e na escola pitagrica na Grcia.

Gematria uma metatesis da palavra grega Grammateia. baseada no relativo valor numrico das palavras. As palavras de valores numricos similares supostamente so interpretadas mutuamente, e esta teoria se estende as oraes e frases completas. Notaricon uma palavra derivada do latim que significa Notario. Do Notaricon derivam duas formas. Na primeira, cada letra de uma palavra tomada como abreviao de outra palavra, assim, com as letras de uma palavra construda uma frase, A segunda forma do Notaricon exatamente o contrrio da primeira. Qualquer das letras que formam uma frase podem dar origem a uma palavra ou a outra frase. E a Temur a permutao. De acordo com certas regras uma letra pode ser substituda por outra que a anteceda ou que a preceda no alfabeto, e desta maneira dar forma a uma nova palavra. A crena era que Deus havia criado o universo, a realidade, atravs da Palavra, o Verbo que se Fez Carne. Assim cada palavra, cada letra, possui um poder que quando descoberto abre para a pessoa a Verdade Absoluta e d o poder de trabalhar com esta Verdade. como se ao descobrir o poder de cada letra o sbio pudesse ele mesmo interferir na realidade, recriando-a.

Um exemplo de exerccio para isso o seguinte: pode-se destacar que as trs primeiras letras das primeira palavra da Bblia, BRAShITH - no princpio -, ou seja, BRA, so as iniciais dos nomes que constituem a Trindade: BN, Bem, o Filho; RVCh, Ruach, o Esprito e AB, Ab, o Pai. Mas ainda, a primeira letra do Antigo Testamento B, inicial de BRKH, Berakhah, bendio, e no A, que a inicial de ARR, Arar, condena. O valor numrico da palavra Berashith, em sua mxima expresso, nos indica os anos de medida entre a Criao e o Nascimento de Cristo: B=2000, R=200, A=1000, Sh=300, I=10, Th=400, total=3910 anos em nmeros redondos. Picus de Mirandola fez o seguinte trabalho com Berashith: unindo a terceira letra A, com a primeira B, obteve AB, Ab, o Pai. A primeira letra repetida B, mais a segunda R, do BBR, Bebar, Atravs do Filho. Tomando-se todas as letras, tirando a primeira, temos RAShITH, Rashith, o Princpio. Conectando a lera Sh com a primeira B e a ltima Th, temos ShBTh, Shebeth, o Fim ou o Resto.

Com as trs primeiras obtemos BRA, Bera, Criado. Omitindo a primeira e pegando as trs seguintes temos RASh, Rash, Cabea. Se omitimos as duas primeiras e tomamos apenas as duas seguintes temos Ash, Ash, Fogo. Tomando a quarta e a ltima temos ShTh, Sheth, fundao. Pegando a segunda e colocando-a anteposta a primeira temos RB, Rab, Grande. Colocando antes da terceira colocamos a quinta e a quarta, temos AISh, Aish, Homem. Juntando as duas primeiras com as duas ltimas temos ThB, Theb, que comumente utilizada como TVB, Thob, Bom. [1]

Alm dos semitas muitos outros povos se interessavam pelo estudo das palavras e

nmeros, como nos mostra Pitgoras, o filsofo e matemtico grego supostamente nascido em Samos no sculo VI a.C. Supostamente porque quase nada pode ser afirmado com certeza a seu respeito j que era alvo de inmeros relatos e lendas atribudos a ele tardiamente, muitos historiadores inclusive colocam em dvida sua existncia. O que se sabe com certeza a seu respeito foi o legado a ele atribudo, a escola pitagrica - cujos princpios foram determinantes para evoluo geral da matemtica e da filosofia ocidental cujo principais enfoques eram: harmonia matemtica, doutrina dos nmeros e dualismo csmico essencial - Pitgoras inclusive foi o criador da palavra "filsofo".

Os pitagricos interessavam-se pelo estudo das propriedades dos nmeros - para eles o nmero (sinnimo de harmonia) era considerado como essncia das coisas - e criaram assim a teoria da harmonia das esferas (o cosmos regido por relaes matemticas). A observao dos astros sugeriu-lhes a idia de que uma ordem domina o universo.

Segundo o pitagorismo, a essncia, que o princpio fundamental que forma todas as coisas o nmero. Os pitagricos no distinguem forma, lei, e substncia, considerando o nmero o elo entre estes elementos, assim investigaram as relaes matemticas e descobriram vrios fundamentos da fsica e da matemtica.

O smbolo utilizado pela escola era o pentagrama, que possui algumas propriedades interessantes. Um pentagrama obtido traando-se as diagonais de um pentgono regular; pelas interseces dos segmentos desta diagonal, obtido um novo pentgono regular, que proporcional ao original exatamente pela razo urea.

Pitgoras descobriu, por exemplo, em que propores uma corda deve ser dividida para a obteno das notas musicais no incio, sem altura definida, sendo uma tomada como fundamental; pensemos numa longa corda presa a duas extremidades que, quando tangida, nos dar o som mais grave - e a partir dela, gerar-se- a quinta e tera atravs da reverberao harmnica. Os sons harmnicos. Prendendo-se a metade da corda, depois a tera parte e depois a quinta parte conseguiremos os intervalos de quinta e tera em relao fundamental. A chamada SRIE HARMNICA. medida que subdividimos a corda obtemos sons mais altos e os interevalos sero diferentes. E assim sucessivamente. Descobriu ainda que fraes simples das notas, tocadas juntamente com a nota original, produzem sons agradveis. J as fraes mais complicadas, tocadas com a nota original, produzem sons desagradveis.

Mas os estudos que empreendiam iam alm da mera compreenso do mundo, se estendia compreenso da prpria existncia. A escola pitagrica era conectada com concepes

esotricas e a moral pitagrica enfatizava o conceito de harmonia, prticas ascticas e defendia a metempsicose. Teriam chegado concepo de que todas as coisas so nmeros e o processo de libertao da alma seria resultante de um esforo basicamente intelectual. A purificao resultaria de um trabalho intelectual, que descobre a estrutura numrica das coisas e torna, assim, a alma como uma unidade harmnica. Os nmeros no seriam, neste caso, os smbolos, mas os valores das grandezas, ou seja, o mundo no seria composto dos nmeros 0, 1, 2, etc., mas dos valores que eles exprimem. Assim, portanto, uma coisa manifestaria externamente a estrutura numrica, sendo esta coisa o que por causa deste valor.

Dentre os pensamentos atribudos a Pitgoras, e difundidos por seus alunos encontramos:

- Educai as crianas e no ser preciso punir os homens. - No livre quem no obteve domnio sobre si. - Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo. - O que fala semeia; o que escuta recolhe. - Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas no a carregues. - Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. - Todas as coisas so nmeros. - A melhor maneira que o homem dispe para se aperfeioar, aproximar-se de Deus. - A Evoluo a Lei da Vida, o Nmero a Lei do Universo, a Unidade a Lei de Deus. - A vida como uma sala de espetculos: entra-se, v-se e sai-se. - A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desej-la ou am-la tornando-se filsofos.

A idia que atravs da sabedoria adquirida atravs do conhecimento possvel no apenas compreender o mundo, mas entrar em contato com o princpio criador, a forma mais pura e primerva de Deus - muito diferente da imagem de Deus vendida pelos religiosos de modo geral. A divindade no seria uma figura antropomrfica ou com uma conscincia semelhante conscincia humana, mas aquilo que permite que o universo exista, a ordem que se reflete nas leis da fsica e na harmonia da criao.

Assim podemos imaginar que a criao de quadrados mgicos e exerccios com palavras eram formas de exercitar a mente e tentar compreender o universo velado, as regras ocultas da criao e como tudo estaria interligado. No apenas uma forma de mudar o mundo, mas de conseguir enxergar o mundo como ele realmente . O Estudo da harmonia se utilizando de letras e nmeros.

Voltando ao Quadrado Sator

Como vimos, existem registros de quadrados mgicos bem definidos, como o Lo Shu, ou os quadrados pitagricos. Temos quadrados pr-Islmicos na Prsia, ligados ao jogo de xadrez. Os rabes usavam quadrados mgicos para estudar a matemtica e a astronomia hindu. Na ndia eram associados com os vedas, em Khajuraho no templo Parshvath Jain encontramos o quadrado mgico

07 12 01 14 02 13 08 11 16 03 10 05 09 06 15 04

chamado de Chautisa Yantra j que cada coluna, fileira, diagonal, sub quadrados 2x2, 3x3 e 4x4 somam 34.

Mas diferente de outros quadrados, o QS se utiliza de palavras, e o objetivo de sua criao permanece um mistrio.

Alm dos significados gramaticais, como vimos acima, o QS possui muitas sutilezas que merecem um estudo mais profundo, pois graas a elas o encontramos enraizado no apenas no folclore mas tambm na religio, alm de ter chamado a ateno de escritores e matemticos.

Sua construo to bem feita que possui acrsticos no apenas em suas letras iniciais, como ocorre com outros quadrados feitos com palavras, mas em cada uma de suas colunas. Veja que a primeira letra de cada uma das palavras soletra a primeira palavra inteira, as segundas letras soletram a segunda, e assim em diante. A frase composta por todas elas pode ser lida de trs para frente sem perder o significado.

As possveis origens do Quadrado Sator

O mistrio sobre sua origem e significado, aliados sua presena em inmeros lugares criou um mito que at hoje persiste.

Quadrados mgicos sempre acabaram encontrando seu caminho para dentro do esoterismo, da magia e da demonologia. O QS foi encontrado gravado em igrejas, em bblias e pergaminhos egpcios muito antes de ser encontrado em Pompeia e Herculano. Por eras foi

usado gravado em pratos, copos e talheres, em casas e templos pois acreditavam que espantava maus espritos e protegia contra venenos. Isso fez com que fosse associado ao cristianismo.

Alm do significado obscuro de sua sentena sobre o semeador que com mo de ferro desenvolve seu trabalho cclico j foi relacionado com o texto dos Evangelhos como a referncia apontada por Jerme Carcopino. Alm da meno ROTAS ser associado com as rodas testemunhadas por Ezequiel.

Como vimos, AREPO foi interpretado como um nome prprio do semeador, a palavra foi ligada com o Criador, aquela que Semeia e assim surgiu a interpretao: O Criador, autor de todas as coisas, mantm com destreza as suas prprias obras. A interpretao centra-se na parte SATOR OPERA TENET, deixando o resto como repetio lida ao contrrio.

Assim o quadrado consistiria de um palndromo (TENET), uma inverso (SATOR e ROTAS) e uma palavra (OPERA) que pode ser invertida em um nome criado (AREPO).

No mbito da cultura crist, a interpretao coerente com a grande quantidade de ocasies e lugares onde o quadrado Sator foi encontrado.

A crena na origem crist se intensificou quando C. Frank descobriu nele em 1924, oculto sob a forma de um anagrama, a cruz paternostre.

As letras A e O colocadas nos lados da cruz podero ser uma referncia ao Apocalipse de So Joo, que teve difuso na Itlia, uma referncia ao Alfa e mega.

Outra associao crist a de que as palavras so uma lista dos "nomes msticos" dos pregos tirados do corpo de Cristo. Em seu livro Arithmologia (roma 1665), R.P. Kircher registra uma viagem que fez para a Abissnia, onde descobriu que os Etiopianos invocam o Salvador ao enumerar os cinco pregos que atravessaram o corpo Cristo na cruz, so eles: SADOR, ALADOR, DANET, ADERA, RODAS - claramente as cinco palavras do quadrado em uma forma corrompida. Sim, havia a crena de que Jesus havia sido preso com cinco pregos na cruz. Um uso semelhante dessas palavras foi encontrado em uma tumba em Faras, na Nbia, onde as cinco palavras aparecem depois de uma frase em copta que quer dizer: "os nomes dos pregos da cruz de Cristo". J no sculo XI d.C. essas palavras eram usadas na Abissnia para se referirem aos cinco ferimentos de Cristo - nas mos/pulsos, nos ps, na fronte por causa da coroa e o corte feito pela lana no flanco.

Em outros locais encontramos outras interpretaes crists para o QS, na Cappadcia, na poca de Constantino VII, no sculo X, os pastores da histria do nascimento de Jesus eram chamados de : SATOR AREPON e TENETON. Enquanto em uma Bblia bizantina, de um perodo anterior, vemos os nomes de batismo dos trs reis magos: ATOR, SATOR e PERATORAS.

Seguindo este raciocnio muitos apontaram que o quadrado era uma forma que os primeiros cristos tinha de sinalizar para outros como eles que estavam presentes em determinado lugar sem correr o risco de serem perseguidos, algo como um sinal secreto dizendo: "ei, se voc acreditar em Cristo, e no quiser levar uma coa dos pagos, voc no est sozinho: aqui existem cristos!"

Mas nem todos pensam assim.

Como dissemos a ligao entre o QS e os cristos era forte at o encontrarem em Pompia e Herculano. Isso significa que ele foi desenhado l antes de 79 .dC. e muitas pessoas apontam que a existncia de Cristos na cidade antes da erupo do Vesvio um problema por causa do que se entende como cristianismo nos dias de hoje.

E essa compreenso aliada a alguns outros fatos fazem com que muitos estudiosos, como Walter O. Moeller, afirmem que o QS tem sua origem em outra religio mais antiga do que o cristianismo, o Mitrasmo.

O Mitrasmo, tambm conhecido como Mistrios de Mitras ou Mitricos, era uma religio de Mistrios Sagrados, que se tornou muito popular entre os militares romanos entre os sculos I e IV d.C.

A crena comeou a atrair a ateno em Roma na segunda metade do sculo I d.C.. Publius Papinius Statius, o poeta romano nascido em Npoles, menciona o desenvolvimento e aceitao do Mitrasmo em seu livro Thebaid, datado do ano 80 d.C. E a evidncia material mais antiga da crena data deste mesmo perodo, o registro de soldados romanos que retornavam da provncia romana de Pannonia (prxima da fronteira hngara). Muitos destes soldados estavam envolvidos na supresso das revoltas em Jerusalm nos anos de 60 e 70 d.C.

O primeiro dos Qs, parcialmente destrudo, foi encontrado em 5 de outubro de 1925 na casa pertencente a P. Paquius Proculus, situada na via dell'Abbondanza, teve sua divulgao inicialmente num artigo cientfico publicado em 1929. O segundo, encontrado seis anos depois, a 12 de novembro de 1936, por Matteo Della Cortepelo, especialista italiano em inscries antigas. Ao contrrio do primeiro, que no teve o texto reconhecido por causa do desgaste, esse era um exemplar completo e estava gravado nos muros da Grande Palestra (local para exerccios coletivos de ginstica), situada prximo ao Anfiteatro da antiga colnia romana.

As descobertas so importantes por dois motivos. Primeiro, trata-se dos mais antigos exemplares do Quadrado at hoje encontrados. Segundo, de acordo comos estudiosos, elas invalidam todas as interpretaes baseadas numa origem crist do objeto.

Pompia era uma espcie de cidade de recreio para os romanos ricos, e em suas runas no foram encontrados outros vestgios de prticas crists o que confirmou a noo histrica de que, por volta de 79, o Cristianismo ainda no havia chegado quela regio. Por isso apesar de no ser impossvel a crena geral de que seria altamente improvvel que houvessem cristos na cidade antes da erupo do Vesvio.

Se levarmos em conta que o QS uma forma de se criptografar a cruz paternoster, temos que supor que a cruz j fosse um smbolo cristo antes do ano 79 d.C., mas o uso deste smbolo pelos cristos no era conhecido antes da Epstola de Barnabs, que foi datada de 130-131 d.C. aproximadamente.

Outra questo levantada a de que se o quadrado foi de fato inventado por cristos, ele estaria escrito em grego, no em latim, j que o grego era a lngua usada para se ensinar as liturgias.

O uso cristo do A e do O como Alfa e mega foi inspirado por passagens do Apocalipse, s

que esse livro da Bblia foi escrito entre os anos de 85 e 95, pelo menos 6 anos depois da confeco dos quadrados descobertos em Pompia.

E finalmente, os smbolos usados pelos cristos apareceram aps o sculo III durante as perseguies, logo o QS no poderia ser um deles, j que na poca eles usavam o peixe como smbolo para se identificarem.

Mas, alm de refutar relaes com o incio do cristianismo, Walter O. Moeller aponta que o Quadrado Sator contm em s elementos do Mitrasmo. como a trade Mtrica de SaturnusAion, Sol Invictus e Mithra, alm disso que das vrias formas de se organizar as palavras do quadrado trs delas tem um significado que esto ligadas ao pensamento Mtrico, alm de mostrar que as palavras como ROTAS possuam significados relacionados religies fencias e srias. Na verdade os estudos de Moeller apenas criaram uma argumentao que s vezes parece to forosa quando a argumentao crist inconclusiva.

Como vimos um dos quadrados foi descoberto nos muros da Grande Palestra, um local utilizado para exerccios militares dos iuvenes romanos, e como vimos o Mitrasmo se tornou muito popular no exrcito na poca. Moeller tambm afirma que a cruz TENET dentro do quadrado mostra uma origem pag j que a cruz era usada por egpcios, o Ank, e se tornou em Roma o smbolo da vida futura, assim como a crux gammata - tambm conhecida como swastica - era bem conhecida, e nenhuma teria relao com os cristos. Os Assrios usavam o smbolo da cruz no culto ao Aion Alexandrino e ainda levanta a possibilidade de cruzes serem tatuadas, ou marcadas, nas testas dos sacerdotes de Isis assim como nos iniciados nos mistrios de Mitra.

Cruzes eram comuns em monumentos erigidos em honra a Mitra, por ser um smbolo solar ela era associada a entidades solares.

Nos atentando para as palavras temos a associao da palavra SATOR como referncia ao deus do tempo Saturnus Aion, que era representado como um jovem sendado em uma roda (ROTAS) ou segurando uma.

O incio e o fim do ano eram marcados por Sol e Aion, respectivamente, e Moeller no deixa passar desapercebido que TENET comea e termina com a letra T, ecompara esses T com a letra Tau hebraica, que era escrita como uma crux quadrata (+) ou uma crux decussata (X) isso ainda fez com que alguns estudiosos descartassem o Mitrasmo e o Cristianismo, e atribuissem a confeco do QS aos Judeus. Mas o Tau era usado tambm por outros povos como os Fencios, os Libiofencios e o Srios, com o mesmo significado de fim.

Na Algria foi encontrada uma inscrio dedicada ao Sol Invictus, que comeava com a letra X, pesquisadores, como M. Janon, identificou este smbolo tantocom o smbolo solar da crux decussata, quanto com a abreviao de (Cronos), que era o equivalente grego de Saturno. Assim o deus SATOR - Saturnus Aion - como divindade solar, poderia ser considerado o PATER NOSTER, o Pai Nosso, que est no cu, pois seu smbolo uma cruz solar que desenhada tantocomo um + quanto como um X. Assim o PATER NOSTER no seria uma referncia ao cristianismo, mas deidade de uma religio ainda mais antiga, um Deus da eternidade que j era referido como o comeo e fim de tudo, como o Alfa e mega, ou na tradio judaica o Aleph e o Tau.

Quanto palavra AREPO, Moeller simpatiza com as idias propostas por Carcopino, defendendo a origem cltica da palavra "arepos", e afirma que trocar ou repetir vogais em palavras e frases era uma prtica comum encontrada na liturgia Mitraica. Alm dessas relaes Moeller conseguiu criar vrias suposies baseadas em estudos da numerologia do quadrado combinada com suposies que as relacionam com as trs divindades Mitraicas e costumes romanos pagos da poca.

O problema que tentar refutar qualquer relao crist com o quadrado apenas cria mais confuso, j que as noes que muitas pessoas, inclusives estudiosas, tem sobre o cristianismo primitivo esto erradas, ou no levam muitos fatos em considerao.

Aqui se faz necessrio um parnteses de que o objetivo desta parte do texto no refutar a origem Mitraica ou pag do QS em prol da origem crist, mas para uma riqueza maior na informao histria que cerca a poca e o local onde o quadrado foi encontrado.

Os primeiros Cristos, os Judeus cristos.

Temos que ter em mente que os primeiros cristos no faziam parte de uma nova religio, para eles Cristo era o Messias que os profetas haviam prometido h sculos, o lder Judeu que viria para socorrer o povo de Deus. Esses primeiros cristos se consideravam judeus, como qualquer outro. E isso causou um "apago histrico" sobre eles.

Esses primeiros cristos frequentavam o Templo e seguiam os ritos religiosos, inclusive a circunciso. Mas aos olhos dos Judeus eles eram uma seita, um grupo parte. J os cristos se enxergavam como os verdadeiros Judeus, que haviam reconhecido o Messias e por isso se tornaram herdeiros das promessas do Deus de Abraho, Isaac e Jac. Isso por si j era um problema, j que para o Judasmo os cristos eram desviados e haviam abraado um falso

Messias e para os judeu cristos aqueles que no reconheciam em Jesus o Ungido prometido eram aqueles que se recusavam a aceitar a vontade de Deus. Este problema se agravou ainda mais quando o cristianismo comeou a crescer e cada vez mais pagos comearam a aceitar a f crist e a se converter.

Uma vez que os judeus cristos observavam as leis judaicas questes como: os cristos convertidos do paganismo devem ser circuncidados e assim fazer parte do povo Judeu?

Para entender a importncia disso devemos lembrar que a Lei Judaica clara a respeito disso:

"quando uma mulher der luz um menino ser impura durante sete dias, como nos dias de sua menstruao. No oitavo dia far-se- a circunciso do menino." (Levtico 12:2, 3)

A circunciso se tornou um sinal da Aliana entre Deus e os descendentes de Abraho, e considerado um ritual onde o menino inserido no povo eleito. Dentro da crena judaica, Deus tornou a prtica obrigatria para Abraho um anos antes de Isaque nascer e todos os homens na casa de Abraho, tanto dos seus descendentes como dos dependentes, estavam includos, e todos os seus escravos receberam em si este "sinal do pacto" onde entregavam a Deus a sua aliana de carne (anel prepucial) mostrando a reciprocidade deste ato de f em seu corpo (levtico).

A desconsiderao deste requisito era punvel com a morte.

A circunciso torna-se um requisito obrigatrio na Lei dada a Moiss, como vimos na passagem do Levtico acima, e isto era to importante que, se o 8. dia casse no dia de Sbado, teria-se de realizar a circunciso. Inclusive chamavam figurativamente aos judeus que no eram sensveis s palavras dos profetas de "incircuncisos". (Jeremias 6:10; Atos 7:10)

Alm disso os Judeus da poca no viam com bons olhos a idia de pagos comearem a se considerar judeus depois de serem convertidos por uma seita que eles no consideravam parte da religio oficial. Quando os novos cristos provenientes da Palestina passaram a defender a necessidade da "judaizao" dos novos convertidos, ou seja, aps o batismo, que fossem tambm circuncidados e passassem a obedecer a outras prescries do Antigo Testamento criou-se um dilema. Para resolver isso enviaram Paulo e Barnab a Jerusalm para que o caso fosse estudado pela comunidade e se chegasse a um consenso.

Ocorre ento o Conclio de Jerusalm, no ano 49/50, quando os apstolos se renem com os ancios para solucionar as dvidas que as novas converses estavam criando. Neste que ficou conhecido como Conclio dos Apstolos, Paulo defende a liberdade dos cristos diante das leis judaicas, a evangelizao livre das obrigaes da Lei, foi reconhecida e aprovada por Pedro, Tiago e Joo e a deciso de no obrigar os pagos convertidos circunciso foi publicada no Decreto dos Apstolos. Assim se cria as duas formas legtimas de cristianismo da poca: a Igreja Judaica-Crist e a Igreja Pagano-Crist.

Mas a histria se complica mais. Se na Antioquia se torna fcil conservar a liberdade crist sem se submeter Lei Judaica, na Palestina a coisa era bem diferente. Os preceitos de Moiss eram a lei pblica e desobedec-los era o mesmo que trair a prpria ptria que estava sofrendo sob o julgo romano. Em outras palavras, morar em Israel era seguir a Lei.

Em Jerusalm os judeus cristos passam a ter uma atitude ambgua, eles viviam com os pagos convertidos e tentavam levar a vida de judeus observantes.Com o tempo passam a se distanciar dos convertidos preferindo a vida judaica crist. A situao era ainda mais complexa por causa das revoltas internas realizadas pelos judeus e pela nova invaso romana que se precipitava. Naquele momento abandonar a Lei do povo parecia para os judeus cristos uma traio ao sangue que corria em suas veias. Surge a necessidade ento de se separar a comunidade Crist da comunidade poltica de Israel. quando Paulo afirma que a salvao pela f em Cristo no era afetada pela prtica da Lei, assim acreditar em Cristo, independente de sua origem - seja judaica ou pag - no era uma traio ao judasmo.

Entra em cena o general romano Tito, que no ano 70 conquista Jerusalm e destri o Templo. Sem o Templo o smbolo maior da f Judaica no existe mais, e ocorre uma migrao em massa de Judeus da regio, a comunidade crist se retira para Pelas, na Transjordnia. Isso faz com que o Cristianismo se distancia cada vez mais da tradio religiosa de Israel. Isso acarreta numa separao definitiva entre a nova Igreja pregada pelos cristos e da Sinagoga. Essa separao comea a criar um anti semitismo por parte de um grupo e um anti cristianismo por parte de outro. Em Roma cristos so perseguidos graas a denncias de judeus, e judeus passam a ser perseguidos por cristos. Para o judeu, abraar o cristianismo ser traidor de Israel, para o Cristo ser Judeu ter sido responsvel pela morte de Jesus.

Essa raiva mtua chega ao cume com o primeiro Conclio Ecumnico em Nicia no ano de 325 onde se afirma que "ns cristos no queremos ter nada emcomum com os Judeus".

Outra causa para esse silncio histrico vem da poca em que os judeus cristos foram para a Transjordnia, chegando l surge uma separao, e um grupo se separa do cristianismo paulino que estava se desenvolvendo, formando uma comunidade prpria. Recebem o nome de Ebionitas - os "humildes" - que se distancia tanto dos judeus quanto dos nazarenos, inclusive Orgenes afirmou que Ebionita era o nome recebido por um Judeu que aceitava Jesus como o Ungido. A separao dos Ebionitas dos outros cristos fez com que suas crenas permanecessem ligadas ao judasmo e com isso passaram a rejeitar muitas das crenas que com o tempo passaram a fazer parte da crena desenvolvida por Paulo, por exemplo eles no acreditavam na divindade de Jesus, no nascimento de uma virgem, na ressurreio ou que a morte de Cristo havia livrado a todos do pecado, tambm no aceitavam a viso de uma divina trindade e que Jesus havia sido escolhido por Deus graas s suas virtudes e bondade em vida aps ser batizado, quando foi ento ungido pelo Esprito Santo.

Estes fatos fazem com que os Judeus Cristos tenham se tornado um embarao tanto para os Judeus da poca quanto para os cristos que estavam se formando, um grupo de hereges tanto para a religio do passado quanto para a do futuro.

E agora combinamos isto a outro fato interessante relativo aos cristos primitivos: o smbolo da cruz.

Criou-se a crena histrica de que os cristos no usavam a cruz como smbolo de sua religio nos primeiros sculos, que ela passa a ser usada depois do sculo II, criando-se assim uma linha divisria de que o smbolo cristo dos primeiros sculos era o peixe e que a cruz s passa a ser utilizada depois do sculo II. Essa diviso no real, simplesmente um postulado histrico sem bases reais, e vamos ver agora o porqu disso.

Tanto os cristos quanto os Judeus atribuem o uso da cruz pelos seguidores de Cristo como uma prtica que surgiu depois do segundo sculo. O Expository Dictionary of The Neew Testament Words afirma que:

"Por volta dos meados do 3sc. A.D, as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arrematado certas doutrinas da f crist. A fim de aumentar o prestgio do sistema eclesistico apstata, aceitavam-se pagos nas igrejas, parte de uma regenerao pela f, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e smbolos pagos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais frequente, com a pea transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo."

A Enciclopdia Judaica diz:

"Por volta dos meados do 3sc. A.D, as igrejas ou se haviam apartado ou tinham arrematado certas doutrinas da f crist. A fim de aumentar o prestgio do sistema eclesistico apstata, aceitavam-se pagos nas igrejas, parte de uma regenerao pela f, e permitia-se-lhes em grande parte reter seus sinais e smbolos pagos. Assim se adotou o Tau ou T, na sua forma mais frequente, com a pea transversal abaixada um pouco, para representar a cruz de Cristo."

Agora deixando de lado isso e voltando ao que j expusemos, a letra Tau hebraica, que era escrita como uma crux quadrata (+) ou uma crux decussata (X). Na bblia h uma meno de Ezequiel letra Tau como uma marca feita para separar os homens bons dos maus, aqueles que seguiam a Lei de Deus daqueles que que se perdiam em prticas abominveis:

"Passa pela cidade, por Jerusalm, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as prticas abominveis que se cometem". (Ezequiel 9, 1-7)

Na Bblia, ou seja na tradio judaica, o ato de marcar algum, de assinalar algum, o mesmo que lacrar, fechar dentro de um segredo, confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O Tau era visto como o selo de Deus por muitos Judeus, significava estar sob o domnio do Senhor, a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteo. segurana e redeno, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspirao e inspirao. O uso da cruz ento no estava associado a Cristo, era usado muito antes por Judeus e no estava relacionado ao instrumento de tortura dos romanos, mas sim afirmao de consagrar a prpria vida a Deus.

Ainda existem elos que mostram como o Judasmo herdou o uso da cruz Tau de outros povos mais antigos. Ainda no Egito a cruz em forma de Tau era utilizada para simbolizar o mistrio do iniciado diante das provas a que deveria se submeter todo aquele que almejasse o autoconhecimento, esse iniciado recebia o nome de Chrestos, que tinha o significado de "Homem das Dores". Ela foi encontrada nos objetos do fara Achenaton. A cruz ainda era usada como smbolo na ndia, na Sria e Prsia fazendo com que o uso da cruz como smbolo religioso em tempos pr-cristos e entre povos no-cristos provavelmente pode ser considerado como quase universal, e em muitssimos casos ligava-se a alguma forma de culto da natureza.

Logo, o uso da cruz era antigo, are relacionado com a deidade e com a religio e foi adotado pelos Judeus na poca do profeta Ezequiel. Quando surgem os Judeus Cristos eles j

estavam cientes do uso da cruz, e no a utilizavam como representao da morte de Cristo, mas da relao que possuam com Deus, assim no de se admirar que tenha sido encontrada em artefatos na regio da palestina que datavam de antes do sculo II.

Como veremos adiante apesar de Pompeia ser uma cidade de veraneio Romana sofreu grande influncia dos Judeus, isso no exclui a possibilidade de judeus Cristos tambm existirem por l, uma evidncia que talvez aponte para isso foi um achado na cidade de Herculano, vizinha de Pompia. Em 1939 foram efetuadas escavaes em Herculano, que levaram a descobrir a marca de uma cruz sobre uma parede na parte reservada aos escravos de uma casa nobre. Em torno da cruz ainda se viam os pregos que sustentavam a portinhola ou a cortina que escondia o smbolo. Chama a ateno o fato de que a Cruz se encontrava num alojamento de escravos, oculta por medo de perseguies ou por temor de zombaria. Sabe-se que o escndalo ou a loucura da Cruz era contestado pelos intelectuais do Imprio Romano, de modo que eram escarnecidos os homens mais simples que lhe davam crdito.

Assim a idia de judeus cristos na regio da pompia no se torna to problemtica quanto parece, e se ligarmos isso s as evidncias mais antigas do mitrasmo estavam relacionadas s revoltas judaicas dos anos de 60 e 70 d.C. Isso cria um ponte interessante que pode mostrar como o Quadrado Sator pode ter migrado do Mitrasmo para os primeiros judeus cristos ou vice-versa.

Sem contar que isso derruba muitos dos argumentos que se criaram para desvincular a origem do QS do cristianismo. O que no significa que ele de fato tenha se originado por mos crists, mas mostra que talvez a gana de se oferecer uma origem religiosa desvinculada do cristianismo apenas foi responsvel pelo surgimento de mais desinformao a seu respeito, mas como veremos a seguir a ligao da cruz com a religio no pra no cristianismo ou no mitrasmo.

Outra desmistificao que surgiu foi sobre a cruz paternoster, quando estudiosos como Wlider Bentley provaram como fcil construir frase a partir do QS e criou quatro exemplos para mostrar isso:

SITAS NET

SATUM

SERET

METARIREPA AREBU UBERA

EDONE

EAERETE

TENETROTOR TENETAPERI TERES RATEM

ENODE AREAESATIS

MUTAS

"Irepa detm as senhoras situadas a ser suficientemente amarradas. Arebu tem uma raa que continha, as senhoras mudas e [suas] frutas [tetas] fartas. Ela pleita e voc moe, Eu me

voltei a isso, Oh homem da Trcia, pelos teus argumentos eu medirei a balsa, ela, amante da rea, deve moer."

Seguindo o mesmo raciocnio do quadrado o autor pegou ao menos uma palavra sem significado e a tratou como nome prprio, isso mostraria que o paternoster seria apenas mais uma combinao que faria sentido, coincidentemente ligada religio crist.

A crena na origem judaica.


Sabemos ser um fato que um grande nmero de Judeus se mudaram para a pompia e seus arredores em 62 a.C., J. P. Frey escreveu o livro "Les Juifs Pompi" que trata as influncias judaicas na regio nesta poca. Desde a poca de Moiss os judeus sempre foram acusados de ser charlates, supersticiosos e metidos com magia e eram conhecidos por usar amuletos e talisms mgicos, feitios e charadas. Vimos que a crena judaica no poder das palavras muito forte, tanto hoje como naquela poca, para eles no apenas as letras do alfabeto eram o receptculo de toda a sabedoria de Deus, como as palavras tambm estavam carregadas de poder. Um palndromo seria uma palavra especialmente poderosa. O preconceito mostrado acima apenas refora a forma com que os Judeus da poca lidavam com palavras e que criavam muitos amuletos ou diagramas comelas. Uma origem judaica do quadrado fornece vrias explicaes satisfatrias para as descobertas

associadas com as palavras, que deixariam de lado muito do abuso criativo usado para explicar a origem crist ou mtrica. Apesar da simbologia do Alpha e mega no ser usada no cristianismo antes de surgir no livro do Apocalipse (Apo 5:8) na segunda metade do primeiro sculo (depois da erupo do Vesvio) ela existe nos livros judaicos da bblia (xodo 3:14, Isaias 41:4 e 44:6). As letras Aleph e Thau (primeira e ltima letras do alfabeto hebraico) tambm so usadas no Talmude para simbolizar a totalidade completa, desta forma que essas letras aparecessem em um diagrama judeu seria muito plausvel, em particular se contarmos a proximidade dom os T's de TENET, que seriam explicados no como uma cruz crist, mas como a forma latina da letra hebraica Thau, um smbolo de salvao que, na viso de Ezequiel, salvou os justos do anjo vingador. Esta marca surge na sua forma arcaica como uma cruz (+) e est presente em muitos ossurios dos perodos helnico e romano, especialmente em Jerusalem.

A posio central do N pode ser significante tambm. Os Judeus acreditavam que pronunciar o "Nome" criava muito poder, em especial se fosse o Nome Divino. A letra inicial da palavra

nomen, N, pode servir como o equivalente latino da palavra o Nome Divino distinto, fonte do divino poder e centro e origem de todas as coisas. A hiptese judaica tambm satisfaz o diagrama da cruz Paternoster, no apenas o A e o O e o N central se encaixam na cultura religiosa judaica, como a estrutura da cruz mostra claramente a forma de um Thau arcaico. O mais significante o uso do Pater Noster. Longe de ser uma criao crist, o ttulo era usado por Judeus h muitos sculos. Nas revises Babilnica e Palestina do Schemone Esre Deus chamado, entre outras coisas, de Pai Nosso, e outras evocaes para o Pai Nosso so encontradas nas preces do Rabi Eliazar (morreu aproximadamente em 90 d.C.) e do Rabi Akiva (morreu em aproximadamente 135 d.C.), possvel que ento a invocao Pater Noster fosse familiar aos Judeus que falavam latim e viviam na Pompia. A questo que permanece a interpretao, do ponto de vista judeu, de ROTAS OPERA TENET AREPO SATOR. Apesar dos esforos de tentar lig-las s imagens de Ezequiel e o conceito do Logos como algum que anda em uma carruagem, no existe uma explicao convincente. A "magia" do quadrado est na sua simetria, imaginar que as palavras, especialmente AREPO, no possui significado em latim, o que tornar qualquer interpretao muito superficial.

E claro que o demnio no poderia ficar de fora. existem aqueles estudiosos que afirmam que o quadrado a obra de adoradores do diabo, dispostos a trazer seus vcios para a terra e assim entregar-lhe o reino do mundo. Das vrias frases que surgiam das diferentes combinaes das letras, encontraram evocaes e oraes satnicas: SATAN, ORO TE, PRO ARTE A TE SPERO (Sat, oro a ti e te espero para o ofcio) SATAN, TER ORO TE, OPERA PRAESTO (Sat, trs vezes oro a ti, oferencendo-lhe obras) SATAN, TER ORO TE, REPARATO OPES (Sat, trs vezes oro a ti, pela recuperao de riquezas)
Logo surgiu a crena de que o QS havia sido criado tambm como representao das datas em que se realizam festas satnicas - como a festa de Opera, festa de Sator e outras mais, onde supostamente se cultuaria Lcifer - combinando-as com as letras do palndromo que representariam capites da terceira hierarquia satnica. E ento durante a histeria satnica o quadrado em igrejas no eram mais louvores a Deus, mas a sinalizao de que apesar de parecer um lugar de culto cristo ali se realizavam os festivais de culto sombrio.

Em um estudo sobre o quadrado na revista Lcifer, Blavatsky escreveu no captulo sobre Nmeros, Seu Poder Oculto:

"Ser notado que o grande nmero de Sol 666, chamado Sorath, SURT, o nmero da Best, sobre o qual muitas tolices j foram escritas. Um quadrado famoso, de dimenses cinco vezes cinco, que soma em quase todas as direes 666 formado pelas palavras msticas sator, arepo, tenet, opera, rotas. Destas a primeira, a terceira e a ltima somam 666, mas opera e a sua forma reversa somam apenas 356." Alm de uma ligao direta com o satanismo, muitos entusiastas das fogueiras santas atriburam sua origem e uso ao paganismo. Eitrem em seu livro The SATOR AREPO Formula once more aponta para o fato do N central seria a origem da leitura, formando assim a palavra NET. Isso faria com que o texto fosse lido como NET, e a traduo em italiano: "Ela (uma deidade, demnio ou a prpria inscrio) tece seu trabalho revolvendo". Mas nenhuma dessas teorias deu qualquer explicao convincente. E ainda nos restam os cticos. Muitos daqueles que se aprofundaram na pesquisa da origem do quadrado afirmam que: "A primeira verso do Quadrado Sator (iniciada com SATOR) ainda , depois de quase 2000 anos de existncia, o nico quadrado de palavras que forma uma frase completa e inteligvel.

"Uma segunda disposio de palavras em forma de quadrado s veio a aparecer em 1859, numa edio da revista acadmica britnica Notes and Queries (Notas e Indagaes) portanto, 1780 anos depois do primeiro exemplar conhecido do Quadrado Sator".

"Talvez seja esse o maior mistrio associado ao Quadrado: por que essa disposio criativa de letras no gerou sequer um outro quadrado de palavras, mesmo de palavras menores, durante 17 sculos? Por que o instinto de imitao do ser humano, ou mesmo a sua criatividade, no o levaram a fazer experincias nesse sentido, que tivessem ficado registradas em documentos acessveis a historiadores? Povos e mais povos travaram contato com o Quadrado. Disso nada resultou, que a Histria tenha documentado."

Provvel Origem do Quadrado Sator

At agora dentre todas as afirmaes e lendas que surgiram ao redor do QS temos uma evidncia que se destaca acima de todas quando buscamos suas origens: a falta de acesso ou de interesse dos pesquisadores a informaes sobre outras descobertas feitas em Pompeia e Herculano quando o QS foi encontrado. O livro Pompeii de Melvin George Lowe

Cooley, traz uma relao de achados nas cidades e nos mostra muitas coisas interessantes. Uma delas que grafites e pixaes - ou vandalismos em bens pblicos e provados se preferir - eram muito comuns na poca. Inscries de "FULANO ESTEVE AQUI" apareciam em muitos lugares como GAIUS PUMIDIUS ESTEVE AQUI, datado de 78 a.C. e outras inscries como:

"Pyrrhus para seu colega Chius: Estou triste pois ouvi que morreste; ento adeus"

"Secundus sauda sua prpria Prima em todos os lugares. Amada, eu peo que voc me ame"

"Lucius Istacidius, eu tomo como desconhecido todo aquele que no me convidar para jantar"

Mas

no

apenas

frases

era comuns,

recadinhos

tirando

sarro como:

Successus o tecelo ama a mulher que serve vinho na estalagem chamada Iris, que no gosta dele, mas ele pede e ela sente nada alm de pena. Um rival escreveu isto. Adeus"

E tambm jogos com palavras como podemos ver na assinatura do arquiteto Crescens:

No grafite do minotauro feito na Casa dos Lucretii:

E no grafite que ficou conhecido como O Jogo da Serpente, feito perto da entrada de uma casa, onde todas as quatro linhas do poema comeam com a letra S.

"Se No

qualquer qual

um o

tiver jovem

oportunidade Sepumius

de

observar

jogo sua

da

serpente, habilidade,

mostrou

toda

No importa que voc seja um espectador do palco teatral ou um devoto dos cavalos, Que seja voc sempre equilibrado como ele em todos os lugares."

Assim como nos dias de hoje mostrar o seu talento na rua com intervenes era algo comum por essas evidncias, no era diferente com a prtica de quadrados de palavras. Alm do QS ele havia outro quadrado semelhante s que com as palavras:

R O M A

O L I M

M I L O

A M O R

Que significa: ROMA Roma OLIM - uma vez MILO - nome prprio AMOR amor Milo amou uma vez em Roma. A estrutura muito similar, ao invs de um quadrado 5x5 ele possui quatro colunas e quatro fileiras, uma palavra um nome prprio e a frase composta um palndromo.

Mesma cidade, mesma poca. Coletando outras evidncias podemos ver que a cultura de quadrados de palavras tambm no era nova na poca, nem restrita quele local. Os incas eram uma tribo originria da regio do lago Titicaca, situado entre a Bolvia e o Peru. Pesquisas ainda em curso j comprovam a existncia de uma civilizao avanada "Norte Chico" (Norte Pequeno, em espanhol), estabelecida em trs vales ao norte de Lima, capital do Peru, que teriam ascendido em cerca de 3000 a.C. e perdurado por cerca de 1.200 anos at sua queda. Esta cultura j construa pirmides de at vinte e seis metros de altura e grandes complexos cerimoniais. H evidncias de que a cultura do "Norte Chico" tinha religio de culto antropomrfico, praticava a agricultura irrigada e o comrcio, notadamente troca de algodo plantado por peixe, com povos das plancies. Por volta de 1800 a.C., este povo deixou a regio, posteriormente (cerca de 800 a.C.) surge em Chavin de Huantar o embrio do estado teocrtico andino; do ano 50 at cerca do ano 700 a civilizao mochica floresce, e aproximadamente no ano 1000 explode a cultura Tiahuanaco. Os incas, originrios das montanhas do Peru, expandiram o seu controle a quase toda regio dos Andes. A civilizao inca alcanou o seu apogeu no sculo XV, sob Pachacuti. Entre as suas realizaes culturais est a arquitetura, a construo de estradas, pontes e engenhosos sistemas de irrigao.

E foi nesta civilizao que surge outro quadrado de palavras. O palndromo em que ele seria baseado, formado por palavras do idioma inca (o quchua), tem a existncia confirmada por trabalhos cientficos respeitveis. E no h dvida que a disposio de suas palavras em forma de quadrado cria uma inscrio semelhante do QS. Entretanto, o uso do palndromo como um quadrado de palavras, no tempo dos Incas, ainda uma questo em aberto. Em 1533, Cuzco, a capital Inca, caiu ante os espanhis comandados por Francisco Pizarro, marcando o fim do nico imprio existente na Amrica antes da conquista europia. A frase que formaria o quadrado de palavras inca faz parte da lenda "O Pastor e a Filha do Sol", uma histria da amor proibido que findacom os dois amantes unidos e transformados em esttuas. Num trecho da lenda, Chuqui-llantu, a Filha do Sol, sonha que est contando a um pssaro sobre o amor primeira vista que sentiu pelo pastor Acoya-napa. O pssaro sugere que ela se apresente diante de quatro fontes d'gua e cante "aquilo que est mais gravado na memria". Se o canto for repetido pelas fontes, o desejo de unir-se ao amado ser satisfeito. A frase escolhida por Chuqui-llantu uma inscrio gravada numa placa de prata que viu na testa de Acoya-napa: "Micuc isutu cuyuc utusi cucim."

A frase tambm aparece na clssica obra Origen e Historia de los Incas del Per, de Martn de Mora, lanada na Espanha em 1590. Repare que se trata de um palndromo, isto , uma frase que pode ser lida nos dois sentidos, sem alterao de significado. E ela se presta perfeitamente formao de um quadrado de palavras. Assim como o Quadrado Mgico Sator, tem 5 palavras de 5 letras: M I C U C I S U T U C U Y U C U T U S I C U C I M

Conta a lenda que utusi era o nome do ornamento de prata onde a frase estava gravada. Na placa, duas figuras comiam um corao. Micuc significa, em quchua, "aquele que come". E a idia de eco, implcita na resposta das fontes, reflete a natureza da frase, que pode ser lida nos dois sentidos. Assim como no caso do Quadrado Sator, h divergncias quanto traduo do palndromo inca, no mencionada na lenda. Estas duas confusas variantes podem dar uma idia de como os autores divergem: "Um pedicelo (haste de flor ou fruto) que come o Utusi que se agita traz felicidade"; e "A felicidade esse estranho animal que se come ao pssaro que se

agita". Provavelmente, trata-se de um mero jogo de palavras includo como frase "mgica" numa lenda, j que os estudiosos da lngua quchua reconhecem apenas "micuc" ("aquele que come") e "cusim" ("feliz") como palavras legtimas do idioma. No sculo III depois de Cristo viveu um escultor chamado Moschion, pouco se sabe de sua vida, mas seu talento o imortalizou. Ele foi o responsvel pelo mais complexo jogo de cruzamentos de palavras em grego. Apesar de tecnicamente a inscrio da estela criada por ele no apresentar uma disposio de palavras horizontais e verticais formando um quadrado existe nela o cruzamento de palavras - a estela de Moschion mais um quadrado de letras com cruzamento de palavras do que um quadrado de palavras tradicional. A estela expressa um tributo a Osris e sua inscrio destaca-se pelo tamanho e pela complexidade: enquanto o Quadrado Sator possui apenas 5 palavras/linhas de 5 letras cada uma, a estela de Moschion contm 1521 casas, dentro das quais foi gravada, em cada uma delas, uma letra grega, resultando num quadrado de letras de 39 casas horizontais por 39 casas verticais. Outra novidade fica por conta de como se chega ao texto desse tributo. O leitor devecomear pelo "O" central e continuar em qualquer direo no diagonal (para o alto, para baixo ou para um dos lados) at a ltima letra, e ento seguir pela margem. Outra forma de leitura utiliza um ziguezague horizontal/vertical ou vice-versa, de 3 em 3 casas. Em ambos os casos, aparecer seguidamente a frase: "De Moschion para Osris, pelo tratamento que me curou o p". Como a frase se repete e os sentidos de leitura so mltiplos, produz-se o cruzamento constante de palavras. Abaixo desse grande quadrado de letras, a estela apresenta outras frases em forma de versos.

Este exemplo de quadrado mostra como uma pessoa pode dedicar um estudo complexo e fazer uso da engenhosidade a algo to mundano como um p curado, no necessariamente a um ato de adorao. Apesar de ser posterior ao QS e ao quadrado ROMA temos que nos lembrar que eles foram descobertos apenas muitos sculos depois, mesmo com as outras inscries SATOR em mosteiros e papiros, por anos a estela Moschion foi considerada o quadrado de palavras mais antigo. Independente disso isso nos mostra que a idia de fazer esse tipo de jogo de palavras no era desconhecido do mundo antigo. Semelhante estela, foi encontrada na Baslica de San Juan de Santianes, nas Astrias a inscrio "Silo Princeps Fecit" - o prncipe Silo o fez. Sua construo atribuda ao Prncipe Silo, que reinou entre 774 e 783. seguindo a tradio de jogos de palavras na forma de quadrado, a inscrio feia em um quadrado do tipo 19x15, e assim como a estela apenas a frase pode ser lida. A "pedra labirntica de Silo", como ficou conhecida, chegou a ser usada por Salvador Dali em um de seus quadros, e existe a controvrsia relativa ao nmero de

maneiras diferentes de se ler a frase: 250 para alguns, e at 2024 maneiras para outros. O processo de leitura guarda semelhana com o da estela de Moschion por comear na letra central (no caso, o S) e no utilizar as diagonais. Mas, em vez de haver uma quebra obrigatria no sentido, todas as opes ficam disponveis ao leitor: mudar de direo em qualquer uma das casas seguintes; ir at a ltima letra e depois seguir at um canto do quadrado; fazer um ziguezague contnuo, do centro a um canto; e assim por diante. Todos esses caminhos levam a "Silo Princeps Fecit", desde que a letra final situe-se numa das extremidades.

Embora a pedra labirntica esteja associada ao nome do rei, pela denominao tradicional, o mais provvel que a inscrio tenha sido criada por um sdito do monarca, encarregado de realizar essa pequena proeza intelectual.

Como vimos a idia de brincar com palavras e coloc-las na forma de "quebra cabeas" era muito comum na antiguidade, o Qs provavelmente foi o resultado de um desses jogos, que acabou sendo atribudo a um significado religioso e ganhou caractersticas mgicas, mesmo que essa no fosse a inteno do criador. Se vamos levar em conta a idia de uma origem crist, judaica, mitraica ou de qualquer outra crena, no podemos nos esquecer dos outros jogos de palavras feitos, e das outras variantes do prprio Qs, duas delas curiosas so o

Quadrado de Cirencester, datado do sculo III e encontrado onde hoje se passa a Victoria Road, onde a ordem das palavras foi invertida para: ROTAS OPERA TENET AREPO SATOR

E a verso encontrada na Abadia de Valvisciolo, construda no sculo VIII por monges gregos. A curiosidade desta verso que o quadrado aparece na forma de um crculo:

Quadrado Sator na cultura ocidental


Os quadrados mgicos entraram na cultura europia no fim do sculo XIII. Em 1300 o estudioso Greco-Bizantino Manuel Moschopoulos escreveu um tratado matemtico sobre quadrados mgicos deixando de lado o misticismo que seus predecessores atribuam ao assunto. Hoje se acredita que ele tenha sido o primeiro ocidental a escrever sobre o assunto. Na dcada de 1450 o itliano Luca Pacioli estudou os quadrados mgicos e coletou um grande nmero de exemplos deles. Em 1510 Heinrich Cornelius Agrippa escreveu De Occulta Philosophia, baseado nos trabalhos de hermeticismo e magia de Marsilio Ficino e Pico della Mirandola. Neste trabalho ele exps as virtudes mgicas de sete quadrados mgicos de ordens de 3x3 at 9x9, cada um associado com um dos planetas astrolgicos. Este livro se tornou uma grande influncia atravs da Europa at a contra-reforma, e os quadrados mgicos de Agrippa, tambm

conhecidos como Kameas continuam a ser usados hoje em dia em rituais de magia cerimonial, de uma maneira no muito distinta da descrita por ele. O uso mais comum para esses Kameas desenvolver um padro sobre o qual sigilos de espritos, anjos ou demnios possam ser construdos, as letras do nome da entidade so convertidas em nmeros para ento revelar o padro. Em um contexto mgico o termo "quadrado mgico" tambm usado para designar quadrados com letras, tambm

encontrados em grimrios. O objetivo mais comum para o trabalho com esses quadrados a confeco de talisms. Em 1514 Albrecht Drer finaliza sua gravura Melancolia I, a primeira obra de arte europia que se acredita conter a ilustrao de um quadrado mgico. muito similar ai quadrado Yang Hui, que foi criado na china mais ou menos 250 anos antes de Durer nascer. A soma de 34 pode ser encontrada em todas as colunas, fileiras, diagonais, quadrantes, nos quadrados centrais, nos quatro quadrados externos, alm da data da gravura nos dois quadrados centrais da fileira de baixo: 1514. 16 05 09 04 03 10 06 15 02 11 07 14 13 08 12 01

Assim como o QS outros quadrados mgicos acabaram sendo incorporados em igrejas e templos como o exemplo do quadrado na igreja da Sagrada Famlia em Barcelona, criado pelo escultor Josep Subirachs. A Constante mgica do quadrado o nmero 33, a suposta idade da morte de Cristo [2]:

01 11 08 13

14 07 10 02

14 06 10 03

04 09 05 15

Este quadrado no entanto no possui as condies mgicas adequadas, j que esto ausentes os nmeros 12 e 16 e os nmeros 10 e 14 se repetem. Tendo em conta a popularidade desses quadrados e o mistrio que rondava o Qs no difcil imaginar como ele saltou de uma curiosidade crist - afinal Pompia no havia sido

redescoberta e ele era frequentemente encontrado em igrejas e monastrios - para literatura ocultista e para a superstio geral do povo. Existem documentaes do quadrado sendo usado como talism por um perodo que varia do sculo VI ao XIX, e atingindo o continente africano, europeu e americano. Foi gravado em uma bblia carolngea do sculo VIII, no sculo XV se tornou um amuleto contra incndios no Chateaux de Chinon, em Jarnac, e no tribunal de Valbonnais. No sculo XVI era usado para curar a insanidade e febre, como descrito nos livros De Varia Quercus Historia, de Jean du Choul (Lyons 1555) e De Rerum Varietate, de Jrme Cardan (Milo 1557). Em Lyons um cidado teria se curado da insanidade depois de comer trs cascas de po com o desenho do QS, enquanto engolia cada pedao de po recitavam para ele o Pai Nosso - repetido cinco vezes em memria dos cinco pregos de Jesus na cruz: Pro quinque vulneribus Christi, quae moriendo accepit, nee non pro clavibus. No sculo XIX um livro alemo, Der Lange Verborgene Freund, escrito por Johann Georg Hohman, que possui como subttulo: "Uma Coleo de Misteriosas e Valiosas Artes e Remdios para os Homens, Assim Como para os Animais, com Muitas Provas de suas Virtudes e Eficcia na Cura de Doenas", registra dois usos para o QS:

Para Extinguir Fogo sem o Uso de gua Escreva as palavras do quadrado em cada lado de uma bandeja e jogue-a no fogo. As chamas rapidamente se extinguiro.

Para Ser Dado ao Rebanho, Contra Bruxaria Escreva as palavras do quadrado numa folha de papel e faa com que o rebanho a engula misturada comida.

O fato de apresentar um palndromo (frase que pode ser lida nos dois sentidos, sem mudana de significado) levou algumas pessoas a acreditar que a leitura das palavras do Quadrado Sator no sentido normal permitiria chamar espritos, enquanto a leitura no sentido inverso obrigaria esses espritos a se afastarem do lugar.

E desta forma o QS se tornou o antdoto contra praticamente todo mal, inclusive o diabo, quando descobriram escondidas em suas letras as preces:

RETRO SATANA, TOTO OPERE ASPER (Vade, Satans, cruel em todas as tuas obras) ORO TE PATER, ORO TE PATER, SANAS (Oro a Ti, Pai; oro a Ti, Pai; Tu curas) O PATER, ORES PRO AETATE NOSTRA (, Pai, reza por nossos tempos) ORA, OPERARE, OSTENTA TE PASTOR (Reza, obra, mostra-te um pastor)

Ainda, o livro Dictionary os Symbols, da editora Pengun, traz exemplares descobertos recentemente do quadrado, mas com as inscries em hebraico. A obra no menciona o ano de criao dos objetos. Como vimos, o uso de quadrados associados a espritos j era conhecido, por ser um palndromo muitas pessoas acreditavam que a leitura das palavras do QS no sentido normal permitiria chamar espritos, enquanto a leitura no sentido inverso obrigaria esses espritos a se afastarem do lugar. Ainda hoje, os cinco nomes do Quadrado Sator so usados em algumas igrejas crists europias para designar os pastores da Natividade. Em 1834 uma verso diferente do QS passou a ser adotada como rtulo por Cyrus Hall McCormack, o inventor da ceifadera mecnica. Nale a palavra TERET substitui TENET

SATOR AREPO TERET OPERA ROTAS

A traduo dada na poca era: O ceifador ser poupado do trabalho quando a ceifadeira mover suas engrenagens. Umberto Eco chegou a trabalhar com o quadrado em duas poesias, dando sua opinio sobre o mistrio do quadrado:

Se tu pretendi, come il mondo suole, andar cercando strani paragrammi, trovando stratagemmi di parole occultate tra i versi, i segni e i grammi, rinunzia a ogni pretesa d'ermeneutica. A cercar non si trova. Alcuna regola riposta, n speranza di maieutica e di verbal complotto, o d'altra fregola, potr svelarti un codice segreto onde scoprir sotto il mister del verso taciti indizi, e il sintomo discreto, e il segno da trovare a tempo perso. No, caro mio, per sempre impenetrabile e ascoso ti riman l'inesistente trama che cerchi, ed il mistero labile, oscuro del mio verso: il senso NIENTE. Poi che io ti conosco, e non rinunzi, e cercherai nel verso un qualche acrostico, rifletti. Non cercare occulti annunzi a far l'endecasillabo men ostico. Ripeto: quel che dico non ha senso, ovvero, l'ha, ma quello letterale. Tronca la tua ricerca. E ti sia penso accettar quel che dico, tale e quale.

Se v' un segreto, sappi, il pi banale.

traduo:

Se tu, como costume a todos, andas procurando estranhos paragramas, tentando encontrar estratagemas de palavras ocultos nos versos, nos signos e gramas, renuncia a toda pretenso de hermenutica. A nenhum resultado levar a procura. Nenhuma dissimulada regra, nem esperana de maiutica e de compl verbal, ou de uma outra mania, poder revelar-te um cdigo secreto onde se descubra, sob o mister do verso, tcitos indcios, e o sintoma discreto,

e o sinal para encontr-lo oportunamente perdido. No, meu caro, para sempre impenetrvel e escondido te permanecer a inexistente trama que procuras, e o mistrio lbil, obscuro do meu verso: o sentido NENHUM. Pois eu te conheo, e no renuncias, e procurars no verso um acrstico qualquer, reflete. No procures mensagens ocultas a tornar o hendecasslabo menos spero. Repito: o que eu digo no faz sentido, ou, o possui, mas somente literal. Termina a tua busca. E conforma-te em aceitar o que eu digo, tal e qual.

Se h um segredo, que tu saibas: o mais banal.

Se credevi che andando in autobus avessi fatto con facilit tutto come Queneau, ecco che zitt o (ed un bell'enjambement) ora il secondo round io mi provo trepido a tramar. Andando per petrosi versi, e gi rodeando con grazia e lieto andar, ecco proseguo, e tu mi dirai se potevo fare meglio, et allez op! Orgoglioso l'acrostico fecondo traccio, operoso come un martinitt, e i solchi per quegli alba prata che nel regger l'atro aratro si compon esili, per sottil trame semiotiche, tutti di nigrum semen seminabant opprimendo ogni tasto del lor pondo, prone le dita mie su quel click up. Ecco, raddoppio, ed in onor di Ermete ripetuto ho la prova, per provar ancora ardito, e una seconda volta,

reiterata virt di un avatar onesto dei signor dell'Oulipo. Tieni, ringrazia dio, ton dieu, oppur Gott: Ammetto che la rima c' e ci sta Soltanto quando permetteva il mus.

traduo:

Se acreditavas que viajando num nibus a questo tivesse sido resolvida, tal como o fez Queneau, eis que quiet o (e um belo enjambement) agora o segundo round eu me encontro temeroso a tramar. Andando sobre versos pedregosos, e j rodeando-os com graa e alegre andar, eis que prossigo, e tu me perguntars se poderia fazer melhor, et allez op! Orgulhoso, o acrstico fecundo trao, rduo como um martinitt, e os sulcos para seme-lo, que no comandar o atro arado assim van esguios, por sutis tramas semiticas, e todos de negras sementes germinando no hbitat, oprimindo a cada passagem de seu peso, predispem os meus dedos para aquele click up. Ei-lo aqui, e o duplico, e em honra de Ermete repetida tens a prova, para mostrar ainda ousado, uma outra vez ainda, reiterada virtude de um avatar obreiro e honesto dos senhores do Oulipo. Toma-o, agradece a deus, a ton dieu, ou a Gott: Admito que a rima ocorreu e aqui se encontra Somente quando a musa assim o quis.

Agora releia ambas, prestando ateno na primeira letra de cada frase.

Em 1998, j no clima de fim de sculo, a revista "Manchete" fez uma enquete entre oito especialistas em Literatura: quais seriam os 50 maiores romances brasileiros do sculo XX?

O vencedor foi "Grande Serto: Veredas", de Guimares Rosa, seguido por "Macunama", de Mrio de Andrade. Entre as outras 48 obras-primas encontrava-se "Avalovara", provavelmente o texto mais complexo entre os escolhidos, do ponto de vista estrutural.

"Avalovara" foi lanado em 1973, durante a fase mais violenta do Regime Militar, o governo do general-presidente Emlio Garrastazu Mdici. Escrito por Osman Lins (1924-1978), o romance apresenta uma estrutura baseada num quadrado sobreposto a uma espiral, figura reproduzida nas pginas iniciais. O quadrado dividido em 25 outros quadrados menores, nos quais aparecem as palavras do Quadrado Sator: SATOR AREPO TENET OPERA ROTAS.

O ttulo do romance, "Avalovara", refere-se a uma ave mtica citada em poema de Jorge de Lima. A estrutura do texto representa uma homenagem "DivinaComdia", de Dante Alighieri, outra obra centrada numa estrutura predeterminada e seguida risca pelo autor. E o enredo conta a histria do protagonista Abel, sempre em busca do sentido de sua vida, procura centrada em aventuras amorosas que acabam por lev-lo a conhecer uma mulher que no tem nome e cujo corpo composto por palavras. E ela o faz sentir-se inteiro pela primeira vez na vida.

Na narrativa, a criao do Quadrado Sator atribuda ao escravo Loreius, que teria vivido em Pompia no sculo II (101-200). Como vimos antes, a cidade est correta, mas a poca est errada: o sculo I desponta como o perodo provvel da criao do Quadrado. Na trama, Loreius teria construdo o palndromo em troca da prpria liberdade, atribuindo frase no um, mas dois significados: "O lavrador mantm cuidadosamente a charrua nos sulcos", referente mobilidade do mundo material, e "O lavrador sustm cuidadosamente o mundo em sua rbita", correspondente imobilidade do mundo divino. Nesse sentido, Osman Lins inovou em relao aos outros intrpretes do Quadrado, que sempre procuraram uma nica interpretao para a frase nele inscrita.

Notas:

[1] Aleister Crowley LIBER LVIII, GEMATRIA UM ARTIGO SOBRE QABALAH - THE EQUINOX I(5)

[2] At quinhentos anos aps a morte de Cristo, a contagem dos anos era feita a partir do ano da fundao de Roma. Atribu-se ao Monge Dionsio - o Pequeno, a contagem atual dos anos, partindo-se da suposta data do nascimento de Jesus.

Monge Dionsio viveu em Roma entre os anos 500 e 545, traduzindo do grego para o latim diversas obras eclesisticas. Ao elaborar uma tabela com a data da Pscoa numa srie de anos, ele usou pela primeira vez a expresso "era crist", designando os anos subseqentes ao ano de 753 da fundao de Roma.

Atualmente, consenso geral que ele errou. Tanto ao esquecer de colocar o ano zero intermediando os dois perodos, como ao fixar o nascimento de Jesus no ano 753, pois os pesquisadores estabelecem um perodo de at seis anos antes para o nascimento de Cristo. Conseqentemente, est errado contar como ano 1 do perodo cristo, o ano de 754.

Ao se estudar os evangelhos, fica patente que os evangelistas no tiveram qualquer preocupao de elaborar um documento de registro histrico e geogrfico. A finalidade nica era de exaltao e apresentao da mensagem (Boa Nova) para transformao de toda a humanidade. Por isso, h diferena nas referncias como os dados histricos do Evangelho segundo Mateus e do Evangelho segundo Lucas. Os outros Evangelhos no se referem ao nascimento de Jesus.

Mateus 2:1

Tendo nascido Jesus em Belm da Judia nos dias do Rei Herodes. Lucas 2:1 Naqueles dias sau um decreto de Csar Augusto ordenando um recenseamento de toda a terra. Este foi o primeiro recenseamento no governo de Quirino na Sria.

Herodes, denominado o Grande e ainda como Rei dos Judeus, nasceu em 73 a.C. e morreu em 4 a.C. (ano 750 da fundao de Roma).

Pblio Sulpcio Quirino foi governador da Sria entre os anos 6 e 12 d.C. Esse fato dificulta a conciliao dos dados histricos. Alguns historiadores acreditam que Quirino pudesse ter sido governador da Sria de 11 a 9 a.C., ou que tivesse um cargo de autoridade semelhante nesse perodo, quando teria iniciado o recenseamento, finalizado pelo governador Gaio Sncio Saturnino, que governou a Sria entre 9 a 6 a.C.

Para se conciliar as datas, tera-se que estabelecer o ano 6 a.C. ou anos prximos (747, 748 ou 749), o qual Herodes reinava e Saturnino finalizava o recenseamento e o ltimo ano de

seu governo. Ocorre, entretanto, que no h registro histrico de um recenseamento nesta poca, embora fosse um evento importante, que no deixaria de ser citado em algumas das fontes histricas.

O que registram os Evangelhos

Lucas 3:1-2

(sobre o incio das atividades profticas e dos batismos de Joo Batista)

No dcimo quinto ano do imprio de Tibrio Csar, sendo governador da Judia Pncio Pilatos, tetrarca da Galilia Herodes e Felipe, seu irmo, tetrarca da Ituria e da Traconites, e Lisnias tetrarca de Abilene, sob o pontificado de Ans e Caifs...

Lucas 3:23 (sobre o incio da vida pblica de Jesus)

Ao iniciar o ministrio Jesus tinha cerca de trinta anos.

Marcos 23:54 (sobre o dia da morte de Jesus)

Era o dia da Preparao (para a Pscoa) e estava para comear o sbado. Joo 2:20 (sobre o incio da vida pblica de Jesus) Replicaram os judeus: quarenta e seis anos levou a construo deste templo e tu vais levant-lo em trs dias?

O que registra a histria

Tibrio Csar governou de 13 a 37 d.C.; Pncio Pilatos de 26 a 36 d.C.; Herodes (Antipas) de 2 a.C. a 39 d.C.; Felipe de 4 a.C. a 34 d.C.; Lisnias (data incerta); Caifs foi sacerdote entre 19 e 36 d.C.

Pouco tempo depois de Joo Batista ter iniciado sua misso de anunciar a vinda do Messias, Jesus teria sido batizado e dado incio ao seu ministrio. Pelo clculo romano o dcimo quinto ano de Tibrio foi de 19 de agosto do ano 28, at 19 de agosto do ano 29 d.C. O clculo srio

coloca entre setembro/outubro de 27 a setembro/outubro do ano 28. Assim, parece correto fixar o ano 28 ou 29, como o ano em que Jesus comeou sua vida pblica. Segundo Flvio Josefo em Antiguidade Judaica, volume XV (11:2), o incio da reconstruo do templo de Jerusalm foi no ano de 19 a.C. Calculando quarenta e seis anos, chega-se a Pscoa do ano 28 d.C.

A festa da Pscoa caa no 15 dia do stimo ms do calendrio israelita (maro, abril). Apenas nos anos 28 e 33 a Pscoa coincidiu com o sbado.

Concluses

H muitos indcios que Cristo deve ter nascido no ano de 749 da fundao de Roma, quatro anos portanto, antes da data tradicional atribuda pelo Monge Dionsio. O dia e o ms so ainda desconhecidos. A data de 25 de dezembro foi escolhida na poca de Constantino, aproveitando-se a comemorao do solstcio de inverno no oriente e o "renascimento do sol" no mediterrneo. Aliando as informaes de Emmanuel histria, conclumos que Jesus morreu na tarde do dia trs de abril, sexta feira, do ano 33, com trinta e seis ou trinta e sete anos. O seu ministrio durou do ano 28 a 33.

Vous aimerez peut-être aussi