Vous êtes sur la page 1sur 29

COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

REGULAMENTOS MILITARES e DOUTRINA VOLUME NICO

CESD 2013

MINISTRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

REGULAMENTOS MILITARES e DOUTRINA

Apostila das disciplinas Regulamentos Militares e Doutrina, do Curso de Especializao de Soldados. Elaborador: Ricardo Hebmuller Ten Cel Inf.

GUARATINGUET, SP 2013

DOCUMENTO DE PROPRIEDADE DA EEAR Todos os Direitos Reservados Nos termos da legislao sobre direitos autorais, proibida a reproduo total ou parcial deste documento, utilizandose de qualquer forma ou meio eletrnico ou mecnico, inclusive processos xerogrficos de fotocpias e de gravao, sem a permisso, expressa e por escrito, da Escola de Especialistas de Aeronutica - Guaratinguet - SP.

SUMRIO 1 CARACTERSTICAS DA PROFISSO MILITAR...................................................03 1.1 A formao militar.........................................................................................05 1.2 A carreira militar............................................................................................05 1.3 Responsabilidade...........................................................................................06 1.4 Valores e deveres militares............................................................................07 1.5 O militar profissional e a lei..........................................................................10 1.6 Uniformes e apresentao pessoal.................................................................11 1.7 Lei N 6.880, de 09 de dezembro de 1980 Estatuto dos Militares.............13 1.8 RCA 34-1/2005 RISAER Regulamento Interno dos Servios da Aeronutica..........................................................................................................16 1.9 Decreto N 76.322, de 22 de setembro de 1975 Regulamento Disciplinar da Aeronutica.....................................................................................................21 Referncias......................................................................................................................25

1 CARACTERSTICAS DA PROFISSO MILITAR

Figura 01

So caractersticas da profisso militar: Risco de vida: Durante toda a sua carreira, o militar convive com risco. Seja nos treinamentos, na sua vida diria ou na guerra, a possibilidade iminente de um dano fsico ou da morte um fato permanente de sua profisso. O exerccio da atividade militar, por natureza, exige o comprometimento da prpria vida. Sujeio a preceitos rgidos de disciplina e hierarquia: ao ingressar nas Foras Armadas, o militar tem de obedecer a severas normas disciplinares e a estritos princpios hierrquicos, que condicionam toda a sua vida pessoal e profissional. Dedicao exclusiva: o militar no pode exercer qualquer outra atividade profissional, o que o torna dependente de seus vencimentos, historicamente reduzidos, e dificulta o seu ingresso no mercado de trabalho, quando na inatividade. Disponibilidade permanente: o militar se mantm disponvel para o servio ao longo das 24 horas do dia, sem direito a reivindicar qualquer remunerao extra, compensao de qualquer ordem ou cmputo de servio especial. Mobilidade geogrfica: o militar pode ser movimentado em qualquer poca do ano, para qualquer regio do pas, indo residir, em alguns casos, em locais inspitos e destitudos de infra-estrutura de apoio famlia.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Vigor fsico: as atribuies que o militar desempenha, no s por ocasio de eventuais conflitos, para os quais deve estar sempre preparado, mas, tambm, no tempo de paz, exigem-lhe elevado nvel de sade fsica e mental. O militar submetido, durante toda a sua carreira, a peridicos exames mdicos e testes de aptido fsica, que condicionam a sua permanncia no servio ativo. Formao especfica e aperfeioamento constante: o exerccio da profisso militar exige uma rigorosa e diferenciada formao. Ao longo de sua vida profissional, o militar de carreira passa por um sistema de educao continuada, que lhe permite adquirir as capacitaes especficas dos diversos nveis de exerccio da profisso militar e realiza reciclagens peridicas para fins de atualizao e manuteno dos padres de desempenho. Proibio de participar de atividades polticas: o militar da ativa proibido de filiar-se a partidos e de participar de atividades polticas, especialmente as de cunho poltico-partidrio. Proibio de sindicalizar-se e de participao em greves ou em qualquer movimento reivindicatrio. O impedimento de sindicalizao advm da rgida hierarquia e disciplina, por ser inaceitvel que o militar possa contrapor-se instituio a que pertence, devendo-lhe fidelidade irrestrita. A proibio de greve decorre do papel do militar na defesa do pas, interna e externa, tarefa prioritria e essencial do Estado. Restries a direitos trabalhistas: o militar no usufrui alguns direitos trabalhistas, de carter universal, que so assegurados aos trabalhadores, dentre os quais incluemse: a remunerao do trabalho noturno superior do trabalho diurno; jornada de trabalho dirio limitada a oito horas; obrigatoriedade de repouso semanal remunerado; e remunerao de servio extraordinrio, devido a trabalho dirio superior a oito horas dirias. Vnculo com a profisso: mesmo quando na inatividade, o militar permanece vinculado sua profisso. Os militares na inatividade, quando no reformados, constituem a "reserva" de 1 linha das Foras Armadas, devendo se manter prontos para eventuais convocaes e retorno ao servio ativo, conforme prev a lei, independente de estarem exercendo outra atividade, no podendo por tal motivo se eximir dessa convocao. O termo "aposentadoria", largamente usado para definir a situao de inatividade, na realidade no traduz fielmente o que ocorre com os militares. Para os trabalhadores em geral, este termo aplicvel e correto porque, ao
DIVISO DE ENSINO SSDMD

serem aposentados, permanecem nesta situao de acordo com a sua vontade e convenincia. Conseqncias para a famlia: as exigncias da profisso no ficam restritas pessoa do militar, mas afetam, tambm, a vida familiar, a tal ponto que a condio do militar e a condio da sua famlia se tornam estreitamente ligadas. A formao do patrimnio familiar extremamente dificultada; a educao dos filhos prejudicada; o exerccio de atividades remuneradas por cnjuge do militar fica, praticamente, impedido; e o ncleo familiar, no estabelece relaes duradouras e permanentes na cidade em que reside, porque ali, normalmente, passar poucos anos.

1.1 A formao militar O ingresso na carreira militar ocorre mediante concurso pblico, do qual participam milhares de jovens. As escolas de formao militar organizam suas atividades de modo muito exigente: formaturas, aulas, reunies, manobras, exerccios fsicos e inspees. Uma programao que comea, diariamente, s 6h da manh com a "alvorada" e termina s 22h com o "toque de silncio". A maior parte delas funciona em regime de internato. No se trata, apenas, de uma situao acadmica, em que, terminada a aula, ou mesmo antes, o aluno retira-se para sua casa ou para onde lhe aprouver. Durante todo dia, esto presentes os encargos e deveres, as condies de disciplina e a exposio aos riscos do treinamento militar, em qualquer nvel. Os alunos de uma escola militar so submetidos a testes de avaliao, que abrangem os campos intelectual, psicolgico, fsico, moral, disciplinar e de aptido especfica para a carreira militar. Os valores e as atitudes prprios do militar e a necessria capacitao profissional sero desenvolvidos por meio do servio dirio, da orientao constante, de um cuidadoso e realstico programa de ensino e de instruo, que abrange aulas, conferncias, exerccios prticos e manobras.

1.2 A carreira militar O processo de ascenso funcional na carreira militar difere das prticas existentes nas demais instituies. Os postos e as graduaes dos militares so indispensveis, no s na guerra, mas tambm em tempo de paz, pois traduzem, responsabilidades e a habilitao necessria para o exerccio dos cargos e das atribuies que lhes so correspondentes. O militar exerce, ao longo de sua carreira, cargos e funes em graus de complexidade crescente, o que faz da liderana fator imprescindvel instituio. Esses aspectos determinam a existncia de um fluxo de
DIVISO DE ENSINO SSDMD

carreira planejado, obediente a critrios definidos, que incluem a higidez, a capacitao profissional e os limites de idade, tudo isto influindo nas promoes aos postos e graduaes subseqentes. Sem esse fluxo, a renovao permanente, possibilitada pela rotatividade nos cargos, ficaria extremamente prejudicada e a operacionalidade atingida. A carreira militar estruturada de forma singular, pois tem caractersticas diferenciadas em vrios aspectos que vo desde o tipo de promoo de seus profissionais, ou o modo peculiar de que se reveste o exerccio de suas funes, at a condio especial de seus inativos. Assim, pode ser dito que a longa evoluo da arte militar, da organizao e do funcionamento das corporaes castrenses, produto de sculos, moldou uma situao em que a sociedade, atribuindo a um determinado grupo as responsabilidades maiores por sua soberania e, mesmo, sua integridade, assume o compromisso de prover amparo pessoa e famlia de quem conscientemente aceitou colocar sua vida em risco, em defesa da segurana coletiva.
Extrado de publicao do EMFA, Estado-Maior das Foras Armadas.

1.3 Responsabilidade No dicionrio encontram-se definies para o termo responsvel que nos trazem o seguinte significado: que tem noo exata de suas responsabilidades, que se responsabiliza por seus atos; agente consciente com relao aos atos que pratica voluntariamente. No campo jurdico, so definies para responsabilidade: o dever jurdico, a obrigao de cumprir fato atribudo pessoa por determinao legal. J no mbito militar, a interpretao para o sentido de responsabilidade extrada dos conceitos existentes no Estatuto dos Militares, tais como: Art. 14 - A hierarquia e a disciplina so a base institucional das Foras Armadas. A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. Art. 41 - Cabe ao militar a responsabilidade integral pelas decises que tomar, pelas ordens que emitir e pelos atos que praticar. Art. 43 - A inobservncia dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exao no cumprimento dos mesmos, acarreta para o militar responsabilidade funcional, pecuniria, disciplinar ou penal, consoante a legislao especfica. Pargrafo nico - A apurao da responsabilidade poder concluir pela incapacidade para o exerccio das funes militares a ele inerentes. Constante no mesmo regulamento (art. 28, I), a tica Militar impe aos integrantes das Foras Armadas uma conduta moral e profissional irrepreensveis, com a observncia, dentro
DIVISO DE ENSINO SSDMD

outros, do seguinte preceito: amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal. Os artigos acima falam sobre a valorizao da responsabilidade e da aceitao plena das conseqncias de seus atos. Ao longo da carreira, o militar preparado para assumir um nmero sempre crescente de responsabilidades. Nas escolas e centros de formao o senso de responsabilidade diariamente estimulado. Primeiramente, aprende-se que preciso aprender a obedecer para depois comandar. Aos poucos, a experincia e o discernimento vo mostrando a melhor forma de cumprir as misses. No basta apenas seguir as ordens ou leis, mas acima de tudo cumpri-las conscientemente, saber o que deve ser feito, tomar iniciativas, no esperar para agir somente sob comando. Lembre-se de que ao receber uma ordem voc dificilmente ter de cumpri-la sozinho. Somos uma grande equipe e voc dever saber estimular seus companheiros para a obteno do resultado desejado. Quando a misso for cumprida com xito voc se sentir orgulhoso. O militar responsvel e que honra com os seus deveres possui inabalvel respaldo moral e prestgio entre seus pares. Todo Cidado, aps ingressar em uma das Foras Armadas mediante incorporao, matrcula ou nomeao, prestar compromisso de honra, qual afirmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres militares e manifestar a sua firme disposio de bem cumpri-los (art. 32 do Estatuto dos Militares). Comprometer-se significa aceitar desafios e correr os riscos. uma obrigao solene. Ao aceitar os ofcios da vida militar e dispor-se ao cumprimento dos deveres inerentes, voc ser um dos responsveis por tornar a Aeronutica apta ao cumprimento da misso de defender o Brasil. Maj Inf Ricardo HEBMULLER e alunos dos Esquadres Amarelo (1/2007) e Branco (2/2006) da EEAR.

1.4 Valores e deveres militares A profisso militar caracteriza-se por exigir do indivduo inmeros sacrifcios, inclusive o da prpria vida em benefcio da Ptria, em casos extremos. Estas peculiaridades dos militares os conduzem a valorizar certos princpios que lhes so imprescindveis. Valores, Deveres e tica Militares so conceitos indissociveis, convergentes e que se complementam para a obteno de objetivos individuais e institucionais. Art. 27 - So manifestaes essenciais do valor militar: I - o patriotismo, traduzido pela vontade inabalvel de cumprir o dever militar e pelo solene juramento de fidelidade Ptria at com o sacrifcio da prpria vida;
DIVISO DE ENSINO SSDMD

Amar a Ptria e defender a sua soberania, integridade territorial, unidade nacional, e paz social. Ao prestar o compromisso assumir, com disposio e vontade inabalveis, o solene juramento. John F. Kennedy, Presidente norte-americano, uma vez disse: no pergunte o que o seu pas pode fazer por voc, mas sim o que voc pode fazer pelo seu pas. II - o civismo e o culto das tradies histricas; Reverenciar e honrar o passado, os valores e tradies histricas. Conhecer a Histria do Brasil, em especial a militar. Compreender e respeitar o legado e os sacrifcios realizados pelas geraes que nos antecederam, preservando a memria militar. Participar, com entusiasmo, das solenidades cvico-militares. Disseminar o civismo na sociedade brasileira. III - a f na misso elevada das Foras Armadas; Conhecer e compreender a misso da Aeronutica. Ter f na misso de defender a Ptria, de garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, de cooperar com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil. IV - o esprito de corpo, orgulho do militar pela organizao onde serve; orgulhar-se da Aeronutica, da Organizao Militar onde serve, da profisso, do quadro e da especialidade, de seus companheiros. O esprito de corpo reflete o grau de coeso da tropa e de camaradagem entre seus integrantes. Exteriorizar esse valor por meio de canes militares, gritos de guerra e lemas evocativos, uso de distintivos e condecoraes regulamentares e irretocvel apresentao pessoal. V - o amor profisso das armas e o entusiasmo com que exercida; "Vibrar" com as "coisas" da Aeronutica. Exteriorizar esse valor, permanentemente, pelo(a): entusiasmo, motivao profissional, orgulho pelo trabalho bem feito, conscincia profissional, abnegao, prtica consciente dos deveres e da tica militares, pela satisfao do dever cumprido. VI - o aprimoramento tcnico-profissional. Uma Fora Armada moderna, operacional e eficiente exige de seus integrantes uma capacitao profissional cada vez mais elevada. O militar, por iniciativa prpria ou cumprindo programas institucionais, deve buscar seu continuado aprimoramento tcnico-profissional. Esse aprimoramento obtido mediante:dedicao pessoal nos cursos, vontade de aprender, pelo estudo e leituras dirias sobre assuntos de interesse profissional (auto-aperfeioamento),pela manuteno da capacitao fsica. Por mais que evolua a arte da guerra, a tecnologia das armas e a sofisticao dos equipamentos, a eficcia de um exrcito depender, sempre, da qualidade de seus recursos humanos.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Os deveres militares emanam de um conjunto de vnculos morais e jurdicos que ligam o militar Ptria e Instituio. Existe o dever moral e o dever jurdico. O primeiro o que se caracteriza por ser voluntariamente assumido, havendo ou no imposio legal para o seu cumprimento, enquanto que o outro imposto por leis, regulamentos, normas, manuais, diretrizes, ordens, etc. Art. 31 - Os deveres militares emanam de um conjunto de vnculos racionais, bem como morais, que ligam o militar Ptria e ao seu servio, e compreendem essencialmente: I - a dedicao e fidelidade Ptria, cuja honra, integridade e instituies devem ser defendidas mesmo com o sacrifcio da prpria vida; Dedicar-se inteiramente ao servio da Ptria. Defender a sua honra, integridade e instituies. Priorizar o interesse da Ptria sobre os interesses pessoais ou de grupos. Ter um ideal no corao: servir ao prximo e Ptria. Brasil acima de tudo! II - o culto aos Smbolos Nacionais; O respeito aos Smbolos Nacionais, em especial Bandeira e ao Hino, expresso bsica de civismo e dever de todos os cidados e dos militares. O culto Bandeira Nacional exteriorizado, normalmente, mediante honras e sinais de respeito a ela prestados nas solenidades, a sua posio de destaque da Guarda Bandeira nos desfiles, o seu hasteamento dirio nas nossas Organizaes Militares. O respeito ao Hino Nacional traduzido pelas honras que lhe so prestadas nas solenidades militares; pelo seu canto entusiasmado e pela postura que o militar toma quando ouve os seus acordes. III - a probidade e a lealdade em todas as circunstncias; Probidade, sinnimo de integridade de carter, honradez, honestidade, senso de justia. Lealdade, traduzida pela sinceridade, franqueza, culto verdade, fidelidade aos compromissos. Ou seja, a inteno de no enganar seus superiores, pares ou subordinados. No prometer coisas que no podem ser cumpridas. Coragem moral para assessorar os mais antigos lealmente e acatar suas decises. IV - a disciplina e o respeito hierarquia; (a serem analisadas nos demais textos desta apostila). V - o rigoroso cumprimento das obrigaes e das ordens; Visa preservar a disciplina e a hierarquia. Honrar o solene juramento de cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado. VI - a obrigao de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. Trato do subordinado com bondade, dignidade, urbanidade, justia e educao. Incentivo ao exerccio da liderana autntica, que privilegie a persuaso em lugar da coao e que seja
DIVISO DE ENSINO SSDMD

conquistada no pelo paternalismo, mas pela competncia profissional, aliada firmeza de propsitos e serenidade nas atitudes. Dar o exemplo! No confundir rigor com mau trato, nem bondade com "bom-mocismo". Numa poca confusa, onde os valores cultuados divulgados muitas vezes so distorcidos, apregoando-se que o certo levar vantagem em tudo, ou altas autoridades do o mau exemplo, honre sua farda, orgulhe-se de sua profisso e lute para reverter este cenrio. Faa a diferena! "Os povos que desdenham as virtudes e no se preparam para uma eficaz defesa do seu territrio, de seus direitos e de sua honra, expem-se s investidas dos mais fortes e aos danos e humilhaes conseqentes da derrota" (Rui Barbosa).
texto: Exrcito Brasileiro e Grupo Guararapes (internet). Adaptao Maj Inf Hebmller.

1.5 O militar profissional e a lei O militar , antes de mais nada, um cidado com direitos e deveres. o cidado incorporado s Foras Armadas Nacionais, com situao definida na respectiva hierarquia. Militar profissional aquele que voluntariamente ingressa nas Foras Armadas, buscando uma carreira dentro da organizao que escolheu. Os militares das Foras Armadas formam uma classe especial de servidores, aberta a todos os valores jovens do nosso povo; no uma casta, nem possui privilgios. O que a singulariza entre as demais classes sociais o quinho maior e mais grave de seus deveres. A diferena entre ele e os demais que a formao militar, por ser calcada na disciplina e na hierarquia, fundamentalmente voltada ao cumprimento do DEVER. Muitas das vezes, o que para o civil uma faculdade, para o militar uma obrigao. Felizmente, o militar brasileiro todo forjado para o fiel cumprimento do DEVER; DEVER para com a famlia; DEVER para com a farda; DEVER para com a PTRIA. essa noo do fiel cumprimento de um dever que faz o militar ser diferente daqueles que hipertrofiam os DIREITOS e atrofiam os DEVERES. Qualquer deslize no fiel cumprimento do DEVER coloca o militar na mira da lei penal militar, que no atinge a todos, mas tem como destinatrio aqueles de quem a sociedade exige, alm da farda limpa, tambm a vida limpa para servir de exemplo. A formao militar, quer pela disciplina rigorosa, quer pelos deveres que so impostos aos militares, cria no indivduo uma personalidade prpria que o distingue dos civis, no s pelas atitudes, mas tambm pelo contedo da conscincia resultante do esprito militar. Da porque sua legislao tambm deve ter caractersticas prprias.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

Voltadas para a defesa nacional, as Foras Armadas ho de exigir dos seus soldados rigorosa disciplina material e intelectual, comportamento uniforme, orientados pelo comando e conceitos prprios sobre tudo aquilo que concorre para a formao do soldado. Assim, a covardia, muitas vezes desculpvel no civil, imperdovel no militar. A bravura, facultativa no civil, essencial no militar. A desobedincia, a teimosia que representa, muitas vezes, uma personalidade marcante no civil e olhada, em alguns casos, at com simpatia, constitui crime militar. Por estes poucos exemplos, j podemos sentir que, acertadamente, no poderia o militar ser julgado apenas por juzes civis, possuidores de conceitos diferentes sobre alguns delitos. Da a necessidade de um direito especial, sendo oportuno salientar que o Direito Penal Militar no um direito excepcional, uma exceo do Direito Penal Comum, mas um direito especial aplicado por uma JUSTIA ESPECIALIZADA que no acrescente nenhum privilgio, nenhum favor particular. Acarreta, isso sim, mais exigncias e mais rigor. A Segurana da Ptria, de suas instituies espirituais, patrimoniais e histricas, a defesa de sua soberania e integridade pelas quais jura empenhar a prpria vida do ao militar a importncia nica de sua classe e do seu ofcio. A disciplina e a hierarquia so as bases orgnicas de toda a Corporao Armada. Assim, o respeito a uma e a outra deve ser mantido pelo militar em quaisquer circunstncias. A tica das armas lhe impe o exemplo em sua conduta. Entre os militares, o exerccio de obedincia o caminho que dignifica e conduz virtude do comando. Sabe fazer-se obedecido aquele que aprendeu a obedecer. O verdadeiro militar revela igual apuro e o mesmo carter, qualquer que seja sua posio na hierarquia: de subordinado para superior, de igual para igual, ou de superior para subordinado. Ser militar ser eficiente e exato no cumprimento do dever: imparcial e justo no exerccio da autoridade. dedicar-se voluntariamente ao servio da Ptria. ser exemplo de fidelidade no cumprimento da lei, na manuteno da ordem e na garantia da justia, fundamentos legtimos da Nao organizada e soberana. tambm educar-se para educar, recebendo em cada gerao um patrimnio de lies gloriosas, por transmitir intacto s geraes seguintes. , em suma, exercitar continuamente a f e a coragem: a f no destino do Brasil, e a coragem de constru-lo, conquist-lo e defend-lo.
(Fagundes, Joo Batista A Justia do Comandante - Adaptao)

1.6 Uniformes e apresentao pessoal Desde as mais remotas pocas, os Exrcitos, pela necessidade de organizao, foram identificados por seus uniformes. Os uniformes so concebidos para criar uma identidade da Instituio, alm de possurem diversas finalidades, podendo ser utilitrios ou funcionais, como o
DIVISO DE ENSINO SSDMD

macaco de vo ou o 10 uniforme, camuflado, para instruo, servios e campanha. Quem no conhece os famosos trajes dos guardas do Palcio Real da Inglaterra, Guarda do Vaticano ou os nossos Drages da Independncia? E os integrantes dos quadros de sade, profissionais mdicos, dentistas, enfermeiros, quem no os identifica pelos seus trajes brancos? Por falar nisso, qual seria sua primeira impresso se, no caso de uma consulta clnica, voc fosse atendido por um mdico com a roupa suja e amarrotada? Quem no gosta de ir a uma loja, banco ou entidade pblica e ser atendido por pessoal bem apresentado, educado e em trajes condizentes com a instituio em que serve? Da mesma forma, qual o empregador que no acrescenta pontos positivos ao empregado que bem se traja e cuidadoso com a prpria imagem? Nas Foras Armadas esta regra no diferente. Antes de ser obrigao, indicativo de capricho e esmero prprios. Representa o prprio modo como o funcionrio valoriza ou no a empresa onde trabalha. O militar um servidor da Ptria, aquele de quem a sociedade espera um elevado grau de profissionalismo. A farda representa a Instituio, enquanto que os seus integrantes, homens ou mulheres, personificam a mesma. Assim, sua apresentao pessoal dever estar sempre irretocvel, pois ir contribuir para reforar sua credibilidade pessoal e a da Instituio. Certas atitudes tambm devem ser diariamente exercidas por voc quando uniformizado. A gesticulao, o tom de voz, a linguagem, o respeito, a marcialidade, a postura profissional, tudo contribuir para a formao de uma imagem boa ou ruim de voc. Outras dicas importantes so: o asseio pessoal, o cuidado com suas roupas, mantendo-as sempre limpas e bem passadas, o que aumenta a durabilidade. A barriga forando o boto da camisa ou roupa muito justa causam impresso pior do que roupas um pouco mais largas. Cuide do seu porte fsico e utilize roupas com o corte certo para voc. Barba feita e cabelo cortado complementam o visual. Militar e farda assumem, quando juntos, uma identidade que denota altivez, confiana e disciplina. O militar que tem esmero e capricho para com seu uniforme demonstra um orgulho indisfarvel ao vestir sua farda. Voc lutou duro para conquistar esta vaga, por isso a necessidade de ostentar com perfeio aquilo que representa o ideal em que acreditamos. A farda representa muito para a sociedade: uma instituio slida, que transmite a idia de profissionalismo e segurana.

A farda no apenas uma veste, que se despe com facilidade e at com indiferena, mas uma outra pele, que adere prpria alma, irreversivelmente, para sempre.
Maj Inf Ricardo HEBMULLER e alunos dos Esquadres Amarelo (1/2007) e Branco (2/2006) da EEAR.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

1.7 Lei N 6.880, de 09 de dezembro de 1980 - Estatuto dos Militares CAPTULO III Da Hierarquia Militar e da Disciplina Art. 14 A hierarquia e a disciplina so a base institucional das Foras Armadas. A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. 1 - A hierarquia militar a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, dentro da estrutura das Foras Armadas. A ordenao se faz por postos ou graduaes; dentro de um mesmo posto ou graduao se faz pela antigidade no posto ou na graduao. O respeito hierarquia consubstanciado no esprito de acatamento seqncia de autoridade. 2 - Disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmnico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. 3 - A disciplina e o respeito hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstncias da vida entre militares da ativa, da reserva remunerada e reformados. Art. 15 Crculos hierrquicos so mbitos de convivncia entre os militares da mesma categoria e tm a finalidade de desenvolver o esprito de camaradagem, em ambiente de estima e confiana, sem prejuzo do respeito mtuo.

CAPTULO I Das Obrigaes Militares SEO I Do Valor Militar Art. 27 So manifestaes essenciais do valor militar: I o patriotismo, traduzido pela vontade inabalvel de cumprir o dever militar e pelo solene juramento de fidelidade Ptria at com o sacrifcio da prpria vida; II o civismo e o culto das tradies histricas; III a f na misso elevada das Foras Armadas; IV o esprito de corpo, orgulho do militar pela organizao onde serve; V o amor profisso das armas e o entusiasmo com que exercida; e VI o aprimoramento tcnico-profissional. SEO II Da tica Militar Art. 28 O sentimento do dever, o pundonor militar e o decoro da classe impem, a cada um dos integrantes das Foras Armadas, conduta moral e profissional irrepreensveis, com a observncia dos seguintes preceitos de tica militar: I amar a verdade e a responsabilidade como fundamento de dignidade pessoal;
DIVISO DE ENSINO SSDMD

II exercer, com autoridade, eficincia e probidade, as funes que lhe couberem em decorrncia do cargo; III respeitar a dignidade da pessoa humana; IV cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos, as instrues e as ordens das autoridades competentes; V ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciao do mrito dos subordinados; VI zelar pelo preparo prprio, moral, intelectual e fsico e, tambm, pelo dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da misso comum; VII empregar todas as suas energias em benefcio do servio; VIII praticar a camaradagem e desenvolver, permanentemente, o esprito de cooperao; IX ser discreto em suas atitudes, maneiras e em sua linguagem escrita e falada; X abster-se de tratar, fora do mbito apropriado, de matria sigilosa de qualquer natureza; XI acatar as autoridades civis; XII cumprir seus deveres de cidado; XIII proceder de maneira ilibada na vida pblica e na particular; XIV observar as normas da boa educao; XV garantir assistncia moral e material ao seu lar e conduzir-se como chefe de famlia modelar; XVI conduzir-se, mesmo fora do servio ou quando j na inatividade, de modo que no sejam prejudicados os princpios da disciplina, do respeito e do decoro militar; XVII abster-se de fazer uso do posto ou da graduao para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negcios particulares ou de terceiros; XVIII abster-se, na inatividade, do uso das designaes hierrquicas: a) em atividades poltico-partidrias; b) em atividades comerciais; c) em atividades industriais; d) para discutir ou provocar discusses pela imprensa a respeito de assuntos polticos ou militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente tcnica, se devidamente autorizado; e e) no exerccio de cargo ou funo de natureza civil, mesmo que seja da Administrao Pblica; e

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

XIX zelar pelo bom nome das Foras Armadas e de cada um de seus integrantes, obedecendo e fazendo obedecer aos preceitos da tica militar.

CAPTULO II Dos Deveres Militares SEO I Conceituao Art. 31 Os deveres militares emanam de um conjunto de vnculos racionais, bem como morais, que ligam o militar Ptria e ao seu servio, e compreendem, essencialmente: I a dedicao e a fidelidade Ptria, cuja honra, integridade e instituies devem ser defendidas mesmo com o sacrifcio da prpria vida; II o culto aos Smbolos Nacionais; III a probidade e a lealdade em todas as circunstncias; IV a disciplina e o respeito hierarquia; V o rigoroso cumprimento das obrigaes e das ordens; e VI a obrigao de tratar o subordinado dignamente e com urbanidade. SEO II Do Compromisso Militar Art. 32 Todo cidado, aps ingressar em uma das Foras Armadas mediante incorporao, matrcula ou nomeao, prestar compromisso de honra, no qual afirmar a sua aceitao consciente das obrigaes e dos deveres militares e manifestar a sua firme disposio de bem cumpri-los. SEO III Do Comando e da Subordinao Art. 35 A subordinao no afeta, de modo algum, a dignidade pessoal do militar e decorre, exclusivamente, da estrutura hierarquizada das Foras Armadas. Art. 36 O oficial preparado, ao longo da carreira, para o exerccio de funes de comando, de chefia e de direo. Art. 37 Os graduados auxiliam ou complementam as atividades dos oficiais, quer no adestramento e no emprego de meios, quer na instruo e na administrao. Pargrafo nico. No exerccio das atividades mencionadas neste artigo e no comando de elementos subordinados, os suboficiais, os subtenentes e os sargentos devero impor-se pela lealdade, pelo exemplo e pela capacidade profissional e tcnica, incumbindo-lhes assegurar a observncia minuciosa e ininterrupta das ordens, das regras do servio e das normas operativas pelas praas que lhes estiverem diretamente subordinadas e a manuteno da coeso e do moral das mesmas praas em todas as circunstncias.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Art. 38 Os Cabos, Taifeiros-Mores, Soldados-de-Primeira-Classe, Taifeiros-dePrimeira-Classe, Marinheiros, Soldados, Soldados-de-Segunda-Classe e Taifeiros-de-SegundaClasse so, essencialmente, elementos de execuo.

CAPTULO III Da Violao das Obrigaes e dos Deveres Militares SEO I Conceituao Art. 42 A violao das obrigaes ou dos deveres militares constituir crime, contraveno ou transgresso disciplinar, conforme dispuser a legislao ou regulamentao especficas. 1 - A violao dos preceitos da tica militar ser to mais grave quanto mais elevado for o grau hierrquico de quem a cometer. Art. 43 A inobservncia dos deveres especificados nas leis e regulamentos, ou a falta de exao no cumprimento dos mesmos, acarreta para o militar responsabilidade funcional, pecuniria, disciplinar ou penal, consoante a legislao especfica.

1.8 RCA 34-1/2005 RISAER - Regulamento Interno dos Servios da Aeronutica 1.8.1 Servio de escala Art. 3 Servio de Escala aquele, publicado em Boletim Interno (Bol Int) da OM, atribudo, periodicamente, a determinado militar ou grupo de militares, bem como a servidor civil ou grupo de servidores civis, independentemente das atribuies normais permanentes que lhes couberem. 1 Os servios a que se refere o caput deste artigo tm durao de 24 horas e as equipes ficam baseadas na OM ou em outras reas determinadas pelo Comandante, Chefe ou Diretor.

1.8.2 Parada e passagem de servio Art. 24. A entrada diria em Servio de Escala precedida de cerimonial, cuja finalidade realar a responsabilidade de que est investido o pessoal de servio. Art. 30. O Comandante-da-Guarda deve cumprir os seguintes eventos: I - receber do seu antecessor as instrues vigentes e, na presena deste, conferir os presos e os detidos sob sua guarda, verificando a apresentao pessoal e as condies fsicas desses militares; fiscalizar a limpeza, a arrumao, a higiene e a segurana das dependncias do Corpo-da-Guarda e das destinadas aos presos e detidos, quando estas existirem;

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

II - transmitir ao Cabo-da-Guarda as ordens em vigor e determinar que se proceda substituio das sentinelas, de tal forma que a Sentinela das Armas seja a ltima a ser substituda; e III - apresentar-se ao Oficial-de-Dia, juntamente com o Comandante-da-Guarda que sai, participando-lhe qualquer irregularidade verificada.

1.8.3 Atribuies comuns afetas s equipes de servio Art. 33. Aos integrantes das Equipes de servio, alm das atribuies especficas a cada servio, das normas oriundas dos rgos Centrais de Sistemas, de ordens e de instrues emanadas do Comandante, Chefe ou Diretor da OM, incumbe: I - cumprir e fazer cumprir todas as instrues em vigor relativas ao servio; II - diligenciar para que as alteraes havidas durante o servio e as providncias adotadas sejam comunicadas a autoridade competente; III - transmitir aos subordinados das equipes de servio as ordens e instrues em vigor, fiscalizando sua execuo; IV - providenciar a substituio dos faltosos ou dos que, por ordem ou motivo de fora maior, devam ser afastados do servio; V - apresentar-se ao chefe do setor competente, especificado em NPA, ao assumir e ao passar o servio; VI - zelar pela limpeza das instalaes e pela boa apresentao do pessoal de servio, adotando as medidas corretivas e ou acionando os setores responsveis, quando necessrio; VII - receber do antecessor, e passar ao substituto, as ordens e os documentos relativos ao servio; VIII - conferir, verificar e receber do seu antecessor o material que passar sua responsabilidade; IX - efetuar rigoroso controle do armamento, munio e demais itens blicos sob sua responsabilidade, comunicando imediatamente qualquer alterao constatada; X - manter-se no local previsto para o servio a que foi escalado, salvo determinao de autoridade competente; XI - portar e fiscalizar o uso da braadeira de servio, quando previsto; XII - registrar no respectivo "Livro de Ocorrncias", quando for o caso, todas as alteraes ocorridas no servio; XIII - zelar pela disciplina dos componentes de sua equipe durante todo o perodo de servio;
DIVISO DE ENSINO SSDMD

XIV - cuidar para que o armamento seja mantido na situao de emprego prevista de acordo com as normas relativas ao servio; XV - cumprir os procedimentos previstos pelo Sistema de Segurana e Defesa para a sua OM; e XVI - cumprir e fazer cumprir todas as normas de segurana relativas ao porte, manejo e emprego do armamento.

1.8.4 Comandante-da-Guarda Art. 76. O Comandante-da-Guarda o militar responsvel pela execuo das ordens referentes s atividades de Segurana e Defesa afetas Equipe de Servio. Art. 77. Ao Comandante-da-Guarda incumbe: I - colocar em forma a Equipe de Servio do Porto das Armas para as continncias regulamentares; II - acionar a Equipe de Segurana e Defesa ou parcela desta, atendendo ao sinal de alarme das Sentinelas, cientificando-se imediatamente do motivo desse alarme, agindo por iniciativa prpria e tomando as providncias que a situao exigir; III - responder perante o Oficial-de-Dia pela ordem e disciplina no mbito das instalaes do Porto das Armas; IV - transmitir as ordens em vigor aos seus subordinados, especialmente as instrues peculiares a cada Posto de Sentinela; V - fazer cumprir, por todos os componentes de sua equipe, as atribuies que lhes esto afetas; VI - fiscalizar, com freqncia, os componentes da sua equipe, colocando-os em forma quando necessrio; VII - controlar a entrada e sada de pessoas e veculos na OM, pelas passagens determinadas, impedindo o ingresso daqueles no autorizados; VIII - informar imediatamente ao Oficial-de-Dia qualquer ocorrncia extraordinria; IX - verificar, ao assumir o servio, se todas as praas presas e detidas se encontram nos locais previstos; X - examinar, cuidadosamente, as condies de segurana, limpeza e higiene das instalaes sob sua responsabilidade; XI - adotar medidas adicionais de segurana sempre que tiver de abrir as prises; XII - conservar em seu poder, durante o servio, as chaves das prises; XIII - verificar se as praas da guarda esto suficientemente instrudas para o servio;
DIVISO DE ENSINO SSDMD

XIV - exigir dos presos comportamento compatvel com a disciplina militar; XV - liberar, no incio do expediente, os presos por motivo de disciplina autorizados para o trabalho de rotina, e recolh-los aps o encerramento das atividades dirias; XVI - providenciar escolta para o deslocamento de todos os presos, em especial para os que se encontrem disposio da Justia ou considerados de alta periculosidade; XVII - fazer cumprir as normas estabelecidas para visita aos presos; XVIII - registrar, no Livro de Partes, os cabos e soldados que entrarem no quartel aps a revista do recolher; XIX - cumprir e fazer cumprir as ordens relativas ao servio de Comandante-da-Guarda; e XX - escriturar o Livro de Partes do Comandante-da-Guarda e entreg-lo, aps passar o servio, ao Oficial-de-Dia, fazendo nele constar ou anexar: a) a relao nominal das praas da guarda; b) as fichas de controle e o relatrio das rondas; c) as ocorrncias havidas no servio e as providncias tomadas; d) a situao do material carga sob sua responsabilidade; e e) outros registros de acordo com as normas da OM.

1.8.5 Servios individuais de Cabos, Soldados e Taifeiros 1.8.5.1 Soldado-da-Guarda Art. 102. Soldado-da-Guarda a praa armada incumbida da segurana e defesa de determinado local. Art. 103. Ao Soldado-da-Guarda incumbe: I - conhecer, cumprir e fazer cumprir, fielmente, as ordens relativas s normas de Segurana e Defesa, especialmente aquelas relativas ao seu posto de servio; II - manter-se, nas horas de descanso, em local determinado, de onde s se afastar por ordem ou permisso do Comandante-da-Guarda; III - manter-se, sempre, uniformizado e equipado, pronto para entrar em ao em atendimento a qualquer eventualidade; e IV - conhecer a sua atuao no dispositivo de vigilncia e alarme da OM, utilizando-o com presteza, quando necessrio, de acordo com o previsto nas normas vigentes. Sentinela

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Art. 104. A Sentinela a praa armada que tem por incumbncia a vigilncia de uma rea, podendo ser: I - fixa, quando restrita a um determinado local; e II - mvel, quando se desloca por um itinerrio previamente estabelecido. 1 Sentinela-das-Armas a sentinela fixa responsvel pela segurana no Porto Principal da OM. 2 As demais Sentinelas da OM, sejam fixas ou mveis, recebem a denominao do seu local de servio. Art. 105. A Sentinela inviolvel segundo prerrogativas que lhe so conferidas, sendo passvel de punio quem atentar contra sua autoridade ou integridade. Art. 106. A Sentinela, no seu posto de servio, deve estar sempre com o seu armamento municiado. Art. 107. Sentinela, quando no seu quarto-de-hora-de-servio incumbe: I - estar sempre alerta e vigilante; II - portar sempre o seu armamento, mantendo-o pronto para o emprego, no o abandonando em qualquer hiptese; III - empregar o seu armamento estritamente de acordo com as normas em vigor e as ordens recebidas; IV - abster-se de conversar, fumar ou de qualquer outra atividade que possa comprometer a vigilncia durante o seu quarto-de-hora-de-servio; V - evitar explicaes e esclarecimentos a pessoas estranhas ao servio, chamando para isso, o Cabo-da-Guarda ou quem o substitua; VI - impedir aglomerao de pessoas nas proximidades de seu posto; VII - guardar sigilo, quando for o caso, de ordens recebidas; VIII - cumprir as normas de servio quanto entrada de pessoas, veculos e tropas na OM; IX - prestar as continncias regulamentares; X - impedir a sada da OM de militares ou civis conduzindo qualquer material no autorizado, sem o conhecimento e autorizao do Oficial-de-Dia; XI - cumprir as ordens relativas ao servio de sentinela; XII - dar sinal de alarme quando: a) perceber qualquer movimento suspeito na circunvizinhana de seu Posto de Servio; b) qualquer pessoa insistir em adentrar OM antes de ser identificada;

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

c) ocorrer tentativa de violao da segurana de instalaes sob sua responsabilidade ou de fuga de presos; desacato sua autoridade ou s ordens relativas ao seu Posto de Servio; d) verificar qualquer anormalidade de carter grave; e e) receber ordem do Cabo-da-Guarda, Comandante-da-Guarda ou do Oficial-de-Dia. XIII- adotar as seguintes medidas em situaes que exijam maiores precaues de segurana: a) fazer passar afastado do seu Posto de Servio todas as pessoas e veculos; b) dar sinal de aproximao de qualquer grupo de pessoas no identificado ou tropa, logo que o perceba; e c) fazer parar, a uma distncia que lhe permita a necessria identificao, veculos, grupo de pessoas desconhecidas ou tropa que pretendam entrar na OM. Art. 108. O servio em cada Posto de Sentinela deve ser dividido por trs ou mais soldados durante as 24 horas, distribudos em perodos, de modo que cada sentinela no deva permanecer no seu posto por mais de duas horas consecutivas. Pargrafo nico. Observando-se as caractersticas do posto de sentinela, o grau de adestramento e a experincia dos militares, poder ser, quando estritamente necessrio e devidamente autorizado pelo Comandante da Guarnio de Aeronutica a qual a OM pertence, que a escala de servio seja composta por nmero menor de militares que o previsto no caput do artigo, atentando sempre para que no haja prejuzo da qualidade do servio e que os militares envolvidos no sofram desgaste de qualquer natureza. Art. 109. Os Postos de Servio isolados ou considerados mais vulnerveis podem ser guarnecidos por mais de uma sentinela.

1.9 Decreto N 76.322, de 22 de setembro de 1975. - Regulamento Disciplinar da Aeronutica Art. 2 - As ordens devem ser prontamente executadas, delas cabendo inteira responsabilidade autoridade que as formular ou emitir. Pargrafo nico. Quando a ordem parecer obscura, compete ao subordinado, no ato de receb-la, solicitar os esclarecimentos que julgue necessrios; quando importar responsabilidade pessoal para o executante poder este pedi-la por escrito, cumprindo autoridade atender. Art. 5 - O militar que encontrar subordinado hierrquico na prtica de ato irregular deve adverti-lo; tratando-se de transgresso, deve levar o fato ao conhecimento da autoridade competente; tratando-se de crime, deve prend-lo e encaminh-lo autoridade competente.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

Art. 6 - A punio s se torna necessria quando dela advm benefcio para o punido, pela sua reeducao, ou para a Organizao Militar a que pertence, pelo fortalecimento da disciplina e da justia. Art. 8 - Transgresso disciplinar toda ao ou omisso contrria ao dever militar, e como tal classificada nos termos do presente Regulamento. Distingui-se do crime militar que ofensa mais grave a esse mesmo dever, segundo o preceituado na legislao penal militar. Art. 9 - No concurso de crime militar e transgresso disciplinar, ambos de idntica natureza, ser aplicada somente a penalidade relativa ao crime. Pargrafo nico. A transgresso disciplinar ser apreciada para efeito de punio, quando da absolvio ou da rejeio da denncia da Justia. Art. 11 - As transgresses disciplinares so classificadas em graves, mdias e leves conforme a gradao do dano que possam causar disciplina, ao servio ou instruo. Art. 12 - A classificao das transgresses disciplinares, ser feita tendo em vista a pessoa do transgressor e o fato, este apreciado em conjunto com as circunstncias que o condicionaram. Pargrafo nico. Quando no chegue a constituir crime, ser classificada como grave a transgresso: a) de natureza desonrosa; b) ofensiva dignidade militar; c) atentatria s instituies ou ao Estado; d) de indisciplina de vo; e) de negligncia ou de imprudncia na manuteno ou operao de aeronaves ou viaturas de forma a afetar a sua segurana; f) que comprometa a sade ou coloque em perigo vida humana. Art. 13 - Influem no julgamento das transgresses circunstncias justificativas, atenuantes e agravantes. 1 - So circunstncias justificativas da transgresso: a) desconhecimento, comprovado, da disposio ou da ordem transgredida; b) motivo de fora maior ou caso fortuito, plenamente comprovados; c) o uso imperativo de meios violentos para compelir o subordinado a cumprir o seu dever, nos casos de perigo, de necessidade urgente, de calamidade pblica ou de manuteno da ordem e da disciplina; d) ter sido a transgresso cometida na prtica de ao meritria no interesse do servio, da ordem ou do bem pblico;
DIVISO DE ENSINO SSDMD

e) caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; f) obedincia a ordem superior. 2 - So circunstncias atenuantes: a) o bom comportamento; b) relevncia de servios prestados; c) falta de prtica do servio; d) ter sido a transgresso, cometida por influncia de fatores adversos; e) ocorrncia da transgresso para evitar mal maior; f) defesa dos direitos prprios ou do outrem; 3 - So circunstncias agravantes: a) mau comportamento; b) reincidncia na mesma transgresso; c) prtica simultnea ou conexo de duas ou mais transgresses; d) existncia de conluio; e) premeditao ou m-f; f) ocorrncia de transgresso colocando em risco vidas humanas, segurana de aeronave, viaturas ou propriedade do Estado ou de particulares; g) ocorrncia da transgresso em presena de subordinado, de tropa ou em pblico; h) abuso de autoridade hierrquica ou funcional; i) ocorrncia da transgresso durante o servio ou instruo. Art. 14 - No haver punio quando, no julgamento da transgresso, for reconhecida qualquer causa justificativa. 1 Repreenso: a) em particular: (1) verbalmente (2) por escrito b) em pblico: (1) verbalmente (2) por escrito 2 Deteno at 30 dias. 3 Priso: a) fazendo servio, ou comum, at 30 dias; b) sem fazer servio, at 15 dias; c) em separado, at 10 dias.
DIVISO DE ENSINO SSDMD

4 Licenciamento a bem da disciplina. 5 Excluso a bem da disciplina. Pargrafo nico. A priso, em separado aplicvel, em casos especiais, ser sempre sem fazer servio. Art. 16 - As transgresses, segundo sua gravidade, correspondero s seguintes punies disciplinares: 1 - Para oficial da ativa: a) repreenso; b) deteno; c) priso; 2 - para oficiais reformados e da reserva remunerada, as do nmero 1 e ainda: a) proibio do uso de uniforme. 3 - Para aspirante-a-oficial e para as praas com estabilidade assegurada, as do nmero 1 e ainda: a) excluso a bem da disciplina. 4 - Para as praas sem estabilidade assegurada, as do nmero 1 e ainda: a) licenciamento a bem da disciplina. 5 - Para cadetes, alunos das demais escolas de formao e preparao, as do nmero 1 e ainda: a) desligamento do curso; b) licenciamento a bem da disciplina; c) excluso a bem da disciplina. Art. 55. A parte disciplinar o instrumento pelo qual o militar comunica autoridade competente a transgresso que presenciou ou de que teve conhecimento, praticada por subordinado hierrquico. Deve ser a expresso da verdade e redigida em termos precisos, sem comentrios desnecessrios. Art. 56. O militar que tiver dado parte disciplinar acerca de um fato que considere transgresso disciplinar tem cumprido o seu dever. A soluo da inteira e exclusiva responsabilidade da autoridade competente e deve ser dada dentro de cinco dias teis, a partir da data do recebimento da parte disciplinar.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

REFERNCIA

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA. Introduo rebitagem: CFS. Guaratinguet, 1994.

DIVISO DE ENSINO

SSDMD

Vous aimerez peut-être aussi