Vous êtes sur la page 1sur 4

A gru pa me nt o de Esco la s Sa nt a Ma ria Ma io r ESCOLA SECUNDRIA DE SANTA MARIA MAIOR '()*(P+(,- .

)-/'0
CURSO T"C#ICO AU$I IAR DE SA%DE FICHA FORMATIVA SISTEMA OSTEOARTICU AR

DATA

12/2013
!ROFESSOR

Alberto Sousa

#OME&

#'&

TURMA&

Esqueleto humano O esqueleto o sistema responsvel pelas funes de suporte, proteco e produo de clulas sanguneas num organismo. Por estar associado aos msculos esquelticos, o esqueleto detm tambm a funo de movimento. O esqueleto umano pesa cerca de !"# do peso do corpo e formado por $%& ossos.

Pgina 1 de 4

Esqueleto Axial e Apendicular. O esqueleto umano pode dividir1se em duas partes principais2 o esqueleto a3ial e o esqueleto apendicular. O primeiro compreende &% ossos, sendo formado pela coluna vertebral, pelas costelas e pelo cr4nio. O sistema apendicular compreende !$# ossos2 dois membros superiores, ombros, ancas e dois membros inferiores. !. Pinta as regies referentes ao esqueleto a3ial de vermel o $. *ompara o esqueleto a3ial com o apendicular Classificao dos ossos, atendendo forma Fi . !

Pgina 2 de 4

(ssos lon os . aqueles cu=o comprimento e3cede a largura e a espessura. (ssos curtos . as principais dimenses so, apro3imadamente, iguais > estes ossos encontram1se nas mos e nos ps. (ssos chatos . so ac atados, delgados e semel antes a uma placa. ? ossos que no podem ser includos em nen um dos grupos anteriores por no terem uma forma definida e da a designao de ossos irre ulares.

Fi . ! 'esde o $5 m6s de gestao, e3iste no novo ser um esboo de esqueleto de nature7a cartilagnea, isto , um esqueleto formado por um tecido malevel e elstico, id6ntico ao que constitui a parte terminal do nari7 do adulto. Pouco a pouco, esta cartilagem transforma1se em osso rgido. - criana, quando nasce, apresenta o seu esqueleto s8 parcialmente ossificado. ,a realidade, a ossificao completa s8 se d quando se atinge a idade adulta, isto , quando pra o crescimento. 9as como crescem os ossos: Crescimento dos ossos - observao macrosc8pica de um osso longo ; fi ura "< mostra dois tipos diferentes de estrutura 8ssea. O osso muito denso da superfcie e3terna constitudo por osso compacto, enquanto a poro porosa da cavidade medular formada por osso espon#oso. O corpo de um osso longo denominado di$fise e as e3tremidades articulares por ep%fises. - cavidade medular contm medula 8ssea composta por dois tipos 2 medula &ssea 'ermelha, na qual so produ7idas as clulas do sangue e medula &ssea amarela, constituda principalmente por gordura. O osso est envolvido por uma membrana . o peri&steo.

Pgina 3 de 4

Fi . " *omparemos agora a constituio de um osso longo . fmur . num animal adulto e num animal =ovem. ;Fi ura )*

Fi . ) @. +efere as diferenas entre um fmur de um animal =ovem e de um adulto. A. ,ndica a import4ncia da e3ist6ncia no fmur de um canal medular preenc ido por um tecido irrigado de vasos sanguneos. O crescimento do osso envolve o crescimento em comprimento e o crescimento em largura. O crescimento em comprimento fa71se por intermdio das 7onas cartilagneas e3istentes nos ossos. 0ssas 7onas, B medida que vo crescendo, vo1se ossificando. O crescimento do osso em lar ura resultado da deposio de sucessivas camadas conc6ntricas de tecido 8sseo, originadas pelo peri8steo. ,uma fractura, a reparao 8ssea devida essencialmente B actividade do peri8steo.

Pgina 4 de 4

Vous aimerez peut-être aussi