Vous êtes sur la page 1sur 3

MODELO DE APRENDIZADO Modelo de Aprendizado segundo David Kolb denominado Aprendizagem Vivencial.

Se tivssemos certeza absoluta de como funciona nossa mente para explicar como s o os processos !ue geram nosso aprendizado" ter#amos modelos perfeitos de ensinar $e perigosamente nos condicionar%&. 'stamos longe de modelos perfeitos de ensino(aprendizagem. PASSO 1) *D'+,*-*./' S'/ 'S,*01 A seguir" voc2 encontrar3 nove lin4as $numeradas de 5 a 6&" com !uatro palavras escritas em cada lin4a. 7omece com a primeira lin4a e escol4a a palavra !ue mel4or caracteriza seu estilo de aprendizagem. 7olo!ue o n8mero !uatro na palavra. 7ontinue na mesma lin4a" numerando a palavra em terceira ordem de import9ncia $n8mero :&" a segunda $n8mero ;& e a palavra !ue menos caracteriza seu estilo de aprendizagem $n8mero 5&. -a<a a mesma ordena< o em cada uma das lin4as seguintes" lembrando !ue o n8mero = corresponde ao !ue voc2 mais aprecia como estilo de aprendizagem" decrescendo at o n8mero 5" o estilo de aprendizagem !ue voc2 menos aprecia. COLUNA A distinguindo receptivo sentindo aceitador intuitivo abstrato orientado p? presente experi2ncia intenso COLUNA B tentando relevante observando arriscador produtivo observador reflexivo observa< o reservado COLUNA C envolvendo anal#tico pensando avaliador l>gico concreto orientado p? futuro conceitualiza< o racional COLUNA D praticando imparcial fazendo alerta !uestionador ativo pr3tico experimenta< o respons3vel

1 2 3 4 5 6 7 8 9

PASSO 2) S1M' 1S @1+,1S Para cada coluna some apenas os pontos correspondentes s linhas indicadas: 710/+A A) $lin4as nA ;":"="B"C"e D& EFG,otal de @ontos) HHHHH 710/+A I) $lin4as nA 5":"J"C"D e 6& EF ,otal de @ontos) HHHHH 710/+A 7) $lin4as nA ;":"="B"D e 6& EFG,otal de @ontos) HHHHH 710/+A D) $lin4as nA 5":"J"C"D e 6& EFG,otal de @ontos) HHHHH PASSO 3) ,KA+S@1K,' 1S @1+,1S @AKA 1 LKM-*71 1s valores totais de pontos de cada coluna v o do m#nimo de = ao m3ximo de ;=. Anote estes totais nos respectivos semi(eixos correspondentes Ns !uatro colunas e uma os !uatro pontos formando um !uadril3tero.

A
32 28 24 2$ 16 12 8

D
32 28 24 2$ 16 12 8 8 12 16 2$ 24 28 32 8 12 16 2$ 24 28 32

C
PASSO 4) A+M0*S' D' 7ADA D*M'+SO1 /nindo os !uatro totais" voc2 obteve uma figura com !uatro pontas. A ponta mais comprida corresponde ao seu estilo preferido" e a ponta mais curta ao seu estilo menos preferido de aprendizagem. Se 4ouver empates" desempate a seu critrio. + o existe resultado mel4or ou pior. Apenas cada um de n>s tem suas maneiras de aprender. ,odas s o igualmente v3lidas. 74amaremos essas colunas de dimensPese explic3(las para voc2. A dimens ! "A# refere(se ao verbo sentir e denomina(se 'Q@'K*R+7*A 71+7K',A. .uanto maior o n8mero de pontos" nesta dimens o" tanto mais concreto voc2 . S3 a necessidade de contato com a realidade externa para voc2 estar aprendendo" Voc2 precisa estar sentindo as coisas acontecendo. 'ste o semi(eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estilo de aprendizagem valorizam o envolvimento em situa<Pes reais" sentem(se confort3veis em realidades 8nicas e complexas e decidem intuitivamente.

A dimens ! "B# refere(se ao verbo observar e denomina(se 1IS'KVATO1 K'-0'Q*VA. 'n!uanto em A voc2 participava das coisas" a!ui voc2 apenas as observa. 1 !ue mais importa para voc2 refletir sobre o !ue observa. 'ste o semieixo dos observadores. As pessoas deste estilo s o pacientes" valorizam a imparcialidade" buscam o significado das idias e das situa<Pes. @ercebem as implica<Pes das decisPes" sob diferentes perspectivas. A dimens ! "C" oposta N A" refere(se ao verbo pensar e denomina(se 71+7'*,/A0*UATO1 AIS,KA,A. .uanto mais pontos neste semi(eixo" tanto mais abstrato voc2 . 1 !ue mais importa para voc2 o seu pensamento. 'ste o eixo dos !ue compreendem" da!ueles !ue pensam. As pessoas deste estilo valorizam o planeVamento sistem3tico" a manipula< o abstrata de s#mbolos" sentem(se confort3veis pelo rigor e disciplina da an3lise de idias e conceitos. 7onstroem es!uemas" modelos e teorias. S o tomadores de decis o !ue operam em grande grau de previs o e precis o dos resultados. A dimens ! "D" oposta N I" refere(se ao verbo agir e denomina(se 'Q@'K*M'+,ATO1 A,*VA. 'n!uanto em I voc2 refletia sobre o !ue observava" a!ui voc2 toma a iniciativa de experimentar para ver como as coisas funcionam. 'ste o semi(eixo dos fazedores. As pessoas deste estilo s o impacientes" gostam de influenciar pessoas e mudar situa<Pes. Valorizam o !ue funciona" sem se preocuparem com o por!u2. S o tomadores de decis o !ue gostam de ver o resultado" assumindo para isto alguns riscos.

Vous aimerez peut-être aussi