Vous êtes sur la page 1sur 3

Passar dos fenmenos ao fundamento Padre Ellio de Faria Matos Jnior

Encontrar o fundamento! A situao da filosofia atual, e da cultura de um modo geral, crtica. De um lado, a subjetividade moderna ainda exerce amplamente seu domnio, estendendo-se sobretudo ao campo cientfico-tcnico, elevando o homem, enquanto sujeito, a critrio absoluto do ser e do fazer, o que traz srias implicaes. De outro lado, talvez mesmo em virtude da lei moderna do homo mensura, nosso tempo carece, de modo especial, de uma cosmoviso, seriamente refletida, que d um sentido e uma direo bsica, um fundamento para a existncia humana, que, no enxergando, na situao atual, seno sua marca finita em todas as coisas, busca no sentimento ou num vago misticismo aquele suplemento de alma que lhe falta.

Segundo Lima Vaz[1], devemos remontar ao que ele, seguindo a terminologia de Karl Jaspers, chama de tempo-eixo da histria para compreender bem a inflexo que a modernidade operou na concepo do ser. Tal tempo-eixo situa-se entre 800 e 200 a.C.: foi nesse perodo que se desenvolveram grandes civilizaes do mundo antigo e formularam-se as grandes mensagens religiosas e filosficas. Ora, entre as descobertas decisivas desse perodo, est a descoberta da Transcendncia real, isto , uma realidade metacsmica que seria o fundamento ltimo de todas as coisas. Lima Vaz diz que muitas foram as expresses culturais, do Extremo Oriente ao mundo mediterrneo, da descoberta da Transcendncia. Duas dessas expresses, porm, estariam destinadas a fundar nossa civilizao ocidental: de um lado, a revelao bblica do Deus pessoal e nico, Criador e Senhor da histria, princpio e fim de todas as coisas; de outro lado, a intuio filosfica da Ideia Absoluta, Princpio Supremo de inteligibilidade e de ordem, conceptualizado como Ser, como Uno, como Bem e como Verdade transcendentes. Nos fins da Antiguidade, o Deus criador da tradio bblica e a Ideia absoluta da tradio grega, esta j identificada no mdio e neoplatonismo com a Inteligncia suprema, convergiram, numa sntese de invejvel vigor especulativo, para formar a concepo do Deus cristo, concepo esta que em Santo Toms de Aquino encontraria sua expresso mais rigorosa.

Ora, o que Lima Vaz pretende nos dizer com tudo isso que tanto o pensamento antigo quanto o medieval perfizeram a experincia da Transcendncia real, fundamento e razo ltima de todas as coisas. Plato celebrou tal Transcendncia como Beleza em si, e a tradio crist, reconhecendo na Transcendncia o Deus revelado por Cristo, atribuiu-lhe a Beleza como um de seus divinos nomes[2]. Note-se que, e bom reafirm-lo, a experincia da Transcendncia real, sistematizada pela filosofia e teologia crist, nada tem que ver com a experincia de um conceito claro e distinto ao modo cartesiano. uma experincia do que inefvel, no por escassez de inteligibilidade, mas por excesso.

O que se verificou na modernidade, segundo Lima Vaz, foi a inflexo da Transcendncia real para a transcendncia lgica. Tal inflexo se caracteriza pela primazia dada ao sujeito em

detrimento do ser. Se antes era a Transcendncia o critrio ltimo de inteligibilidade, a partir da modernidade assistimos ao desdobramento do afirmar-se, cada vez maior, do sujeito humano como critrio. Immanuel Kant, a ttulo de exemplo, proclama de alto e bom tom a "revoluo copernicana" levada a cabo nos domnios da filosofia, "revoluo" essa segundo a qual j no o Eu penso que gira em torno do objeto, mas, ao contrrio, o objeto que gira em torno do Eu penso.

A razo humana, privada de um princpio de inteligibilidade radical que lhe desse real fundamento, passou a fundar-se sobre si mesma, encerrando-se no crculo de sua finitude. A contemplao do Ser em sua alteridade e transcendncia real cedeu lugar ao domnio sobre os fenmenos e suas relaes lgicas segundo a capacidade finita da razo. No sem razo se diz que o modelo de razo que tem predominado nos tempos modernos o da "razo instrumental", interessada to somente em ligar meios a fins, com propsitos eminentemente prticos e utilitrios[3]. O ideal da vida contemplativa (bos theoretiks), predominante da Antiguidade e Idade Mdia, foi substitudo pelo ideal da atividade e produtividade (operari). Foi a partir desse modelo moderno de razo que a civilizao ocidental pde constituir-se "sob a norma da tecnocincia regendo todos os campos da nossa atividade: o conhecimento, o agir tico, o agir poltico, a criao artstica, o trabalho"[4].

Em certo sentido, essa razo instrumental ou operacional que vimos nascer acabou por tirar do Homem a capacidade de contemplar o Ser e deter-se ante a sua perene novidade, maravilha e beleza. A mentalidade tcnico-cientfica j no se espanta ou se maravilha diante do milagre do ser, pois se interessa apenas pelos fenmenos e a relao lgica entre eles; est como que impossibilitada de fazer a pergunta metafsica radical: Por que existe o ser e no o nada? "A fascinao pelo objeto tcnico na sua essencial referncia antropocntrica [...], o fator verdadeiro e mais eficaz do esquecimento do Ser e do descrdito da metafsica, bem como das consequncias niilistas que da se seguem"[5]. O niilismo resultado da perda da capacidade de ousar adentrar no mistrio do ser; Plato referia-se a essa ousadia como uma luta de gigantes em torno do ser[6]. Num horizonte cultural onde j no se colocam as questes fundamentais da existncia, tais como De onde vim? Para onde vou? Por que o mal? Como devo agir?, a no se pode discernir o verdadeiro do falso, o bem do mal, a beleza da fealdade. Na encclica Fides et Ratio, Joo Paulo II insta-nos a passar dos fenmenos para o fundamento[7], na convico de que a razo humana, embora limitada, pode alcanar a certeza das verdades bsicas e fundamentais da existncia humana.

[1] Cf. LIMA VAZ, Henrique C. Humanismo hoje: tradio e misso. Sntese, Belo horizonte, ano 28, n. 91, p.157-168, 2001. [2] PSEUDO-DIONSIO, o Areopagita. Os nomes divinos. In ______. Obra completa. So Paulo: Paulus, 2004, p. 38ss. [3] Nesse sentido, lamenta Joo Paulo II: "... preciso no esquecer que, na cultura moderna, foi alterada a prpria funo da filosofia. De sabedoria e saber universal que era, foi-se progressivamente reduzindo a uma das muitas reas do saber humano; mais, sob alguns de

seus aspectos, ficou reduzida a um papel completamente marginal. Entretanto, foram-se consolidando sempre mais outras formas de racionalidade, pondo assim em evidncia o carter marginal do saber filosfico. Em vez de apontarem para a contemplao da verdade e a busca do fim ltimo e do sentido da vida, essas formas de racionalidade so orientadas, ou pelo menos orientveis, como razo instrumental ao servio de fins utilitaristas, de prazer ou de poder" (JOO PAULO II. Encclica "Fides et Ratio" (14-9-1998). So Paulo: Paulinas, 1998, n.47). [4] LIMA VAZ, Henrique C. de. Razes da modernidade. So Paulo: Loyola, 2002, p. 255. [5] Ibidem, p. 282. [6] Cf. PLATO. Sofista 246 a 4-5, apud LIMA VAZ, Henrique C. de, Escritos de filosofia III, p. 311. [7] Cf. JOO PAULO II. Encclica "Fides et Ratio" , n. 83.

Vous aimerez peut-être aussi