Vous êtes sur la page 1sur 34

IMI

(IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMVEIS)


Vicente Ribeiro Janeiro 2013 1

Dec. Lei 287/03 de 12/11 Regime Transitrio Artigo 15 Avaliao de prdios j inscrito na matriz.
Ser

promovida uma avaliao geral dos prdios urbanos, no prazo mximo de 10 anos, aps a entrada em vigor. Os prdios urbanos sero avaliados (enquanto no se proceda a uma avaliao geral), aquando da 1 transmisso (gratuita ou onerosa) ocorrida aps a entrada em vigor do cdigo do IMI. O disposto no se aplica ao cnjuge, descendentes e ascendentes, nas transmisses por morte de que forem beneficirios, salvo vontade expressa pelos prprios. (n. 8)
2

Dec. Lei 287/03 de 12/11 Regime Transitrio


O

VPT dos prdios urbanos actualizado com os coeficientes de desvalorizao da moeda, que varia entre o mximo de 44,21( 1970 ou anteriores) e o mnimo de 1(2002).
Os

prdios arrendados possuem um regime transitrio atravs da capitalizao da renda e a partir de 2006 em funo do aumento da renda por fora do NRAU.
At

2011 o aumento do IMI resultante da actualizao do VPT, beneficiou de um regime de salvaguarda, de aumento faseado. (60 em 2004165 em 2011)
3

Dec. Lei 287/03 de 12/11 Regime Transitrio

Para efeitos de IMT e de I. Selo, o valor a considerar na liquidao ser o determinado pela avaliao a efectuar em funo da 1 transmisso. No caso de prdios rsticos, o VPT ser actualizado com os coeficientes de desvalorizao monetria. Se existir transmisso para efeitos de IMT ou I. Selo sem mudana de sujeito passivo em IMI, o valor da avaliao s produz efeitos em IMI quando se operar a mudana de sujeito passivo (Ex: Usufruturio)

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-A - Princpios da avaliao geral

1 - A avaliao geral promovida de acordo com os princpios gerais do procedimento tributrio e os princpios tcnicos da avaliao imobiliria. 2 - A avaliao geral regida pelos princpios da legalidade, da simplicidade de termos e da celeridade do procedimento, da economia, da eficincia e da eficcia, no respeito pelas garantias dos contribuintes. 3 - Os peritos locais e os peritos avaliadores independentes actuam ao abrigo dos princpios da independncia tcnica, da imparcia-lidade e da responsabilidade, devendo interagir nos locais da si-tuao dos prdios urbanos numa relao de proximidade com as populaes, com recurso aos meios de informao ao seu dispor. 4 - As partes interessadas no procedimento de avaliao geral de prdio urbano devem agir de boa-f e esto sujeitas a um dever de cooperao especial, prestando a assistncia adequada e tempestiva e as informaes necessrias determinao do respectivo valor patrimonial tributrio.
5

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-B - Administrao operacional da avaliao geral

1 - A Direco -Geral dos Impostos prossegue as atribuies de administrao e gesto operacional da avaliao geral. 2 - A Direco -Geral de Informtica e Apoio aos Servios Tributrios e Aduaneiros prossegue as atribuies de implementao e gesto das infraestruturas tecnolgicas da avaliao geral e de prestao de apoio tcnico gesto dos sistemas de informao. 3 - Direco de Servios das Avaliaes compete avaliao geral, coordenando a actividade dos peritos locais e prestando -lhes o apoio tcnico necessrio. actuao dos peritos locais tendo em conta, designadamente, os princpios constantes do n. 3 do artigo.
6

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-C - Iniciativa do procedimento 1 - A iniciativa da avaliao de um prdio urbano no mbito da avalia-o geral cabe aos servios centrais da Direco -Geral dos Impos-tos. 2 - Os documentos previstos nos ns 2 e 3 do artigo 37. do CIMI so enviados, por via electrnica, pelas cmaras municipais aos servi-os de finanas da rea de situao dos prdios urbanos, nos 10 dias subsequentes sua solicitao. 3 - Nos casos em que no seja possvel o envio por transmisso electrnica dos documentos referidos no nmero anterior, as cmaras municipais procedem ao seu envio em formato papel, no mesmo prazo. 4 Nos prdios urbanos em que se verifique a impossibilidade da entrega dos documentos mencionados n. 2, devem as cmaras municipais proceder, com a cooperao dos proprietrios, deter-minao da rea bruta de construo do edifcio ou da fraco e da rea excedente de implantao, previstas no artigo 40 do CIMI. 5 - Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, o perito local deve proceder determinao das referidas reas no local de situao do prdio sempre que se mostre necessrio.
7

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-D - Valor patrimonial tributrio
Os valores patrimoniais tributrios dos prdios urbanos objecto da avaliao geral so determinados, por avaliao directa nos termos do artigo 38 e seguintes do CIMI. 2 - Para efeitos da avaliao geral, o valor base dos prdios edificados (Vc), o coeficiente de localizao (Cl) e o coeficiente de vetustez (Cv), previstos nos artigos 39., 42. e 44. do CIMI, so os vigentes e determinveis em 30 de Novembro de 2011. 3 - Na avaliao geral no obrigatria a vistoria do prdio a avaliar. 4 - Os valores patrimoniais tributrios dos prdios urbanos que tenham sido objecto da avaliao geral entram em vigor: a) Em 31 Dezembro de 2012, para efeitos do imposto municipal sobre imveis; b) No momento da ocorrncia dos respectivos factos tributrios, para efeitos dos restantes impostos. 5 - As decises relativas a requerimentos e a pedidos de segunda avaliao, reclamaes ou impugnaes nos termos dos artigos 15. -F e 15. -G reportam -se s datas referidas no nmero anterior. 6 - O disposto nos ns 4 e 5 no se aplica aos prdios urbanos que, antes das datas a referidas, sejam avaliados nos termos dos artigos 38. e seguintes do CIMI, nomeadamente nos casos previstos nas alneas a), b), c), e d ) do n. 1 e no n. 2 do artigo 13., na alnea a) do n. 3 do artigo 130. do CIMI e no artigo 250. do Cdigo de Procedimento e de Processo Tributrio.
18

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL

Art 15-E - Notificao do valor patrimonial tributrio apurado na avaliao geral

1 - O valor patrimonial tributrio do prdio urbano resultante da avaliao geral notificado ao sujeito passivo por transmisso electrnica de dados ou, no sendo tal possvel, por via postal registada. 2- As notificaes por via postal registada, presumem-se realizadas no 3. dia posterior ao do registo ou no1. dia til seguinte, quando aquele dia no seja til. 3 Cmara Municipal da rea da situao do prdio urbano disponibilizada, por via electrnica, a informao relativa ao resultado da avaliao geral, para os efeitos do disposto no artigo seguinte.
9

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-F - Segunda avaliao de prdios urbanos
1 - Quando o sujeito passivo, a cmara municipal ou o chefe de finanas no concordem com o resultado da avaliao geral de prdio urbano, podem, respectivamente, requerer ou promover a segunda avaliao, no prazo de 30 dias a contar da data em que o sujeito passivo tenha sido notificado. 2 - A segunda avaliao realizada nos termos do artigo 15. -D, por um perito avaliador independente designado pela Comisso Nacional de Avaliao de Prdios Urbanos (CNAPU) e concluda no prazo de 60 dias aps a entrada do pedido. 3 - O pedido de segunda avaliao dirigido ao chefe do servio de finanas da rea da situao do prdio e instrudo nesse servio perifrico local. 4 - Ficam a cargo do sujeito passivo as despesas da segunda avaliao efectuada a seu pedido, com o limite mnimo de 2 UC, sempre que o valor contestado se mantenha ou aumente. 5 - Ficam a cargo da cmara municipal as despesas da segunda avaliao efectuada a seu pedido, com o limite mnimo de 2 UC, sempre que o valor contestado se mantenha ou reduza. 6 - A deciso da segunda avaliao notificada nos termos do artigo anterior.
10

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-G Impugnao A deciso da segunda avaliao prevista no artigo anterior susceptvel de impugnao judicial, nos termos definidos no Cdigo de Procedimento e de Processo Tributrio, com os fundamentos mencionados no artigo 77. do CIMI. Art 15-H - Matriz predial Findo o prazo referido no n. 1 do artigo 15. -F ou, tendo sido pedida segunda avaliao, no momento em que a respectiva deciso produza os seus efeitos, os servios centrais da Direco -Geral dos Impostos procedem actualizao da matriz em resultado da avaliao geral do prdio urbano. 11

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-I Peritos locais da avaliao geral 1 - Em cada servio de finanas existem um ou mais peritos locais, nomeados pelo director geral dos Impostos, que prestam servio durante a realizao da avaliao geral. 2 - Compete ao perito local realizar as avaliaes gerais dos prdios urbanos que lhe forem cometidas. 3 - O nmero de peritos locais, em cada servio de finanas, fixado pelo director -geral dos Impostos. 4 - A designao dos peritos locais deve respeitar o previsto no artigo 63. do CIMI. 5 - A Direco -Geral dos Impostos pode, para a designao dos peritos locais, solicitar a colaborao das ordens profissionais e de associaes profissionais com atribuies nas reas tcnicas adequadas realizao da avaliao geral. Art 15-J - Peritos avaliadores independentes da avaliao geral 1 Os peritos avaliadores independentes a que se refere o n. 2 do artigo 15. -F so nomeados pela CNAPU, competindo -lhes proceder segunda avaliao mencionada no mesmo artigo. 2 - Os peritos avaliadores independentes constam de listas organizadas por distrito e por ordem alfabtica, com observncia dos critrios constantes do n. 3 do artigo 63. do CIMI. 3 - Na designao dos peritos avaliadores independentes, a CNAPU tem em considerao o seu domiclio e a localizao do prdio urbano a avaliar, com vista a uma maior economia de custos
12

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-L Remuneraes, impedimentos, posse e substituio dos peritos

1 - As remuneraes dos peritos locais e dos peritos avaliadores independentes so fixadas por despacho do Ministro das Finanas. 2 - Na avaliao geral no so abonadas as despesas de transportes, excepto as incorridas pelos peritos avaliadores independentes. 3 - Na avaliao geral, so aplicveis aos peritos locais e aos peritos avaliadores independentes, com as necessrias adaptaes, as regras de impedimentos e de substituio previstas nos artigos 69. e 70. do CIMI. Art 15-M - Financiamento da avaliao geral de prdios urbanos 1 Para despesas relacionadas com a avaliao geral dos prdios urbanos afecta uma verba resultante da execuo das receitas tributrias do imposto municipal sobre imveis relativo aos anos de 2011 e de 2012, a arrecadar em 2012 e 2013, respectivamente, ao abrigo do disposto no n. 5 do artigo 15. 2 - A verba a afectar avaliao geral estabelecida por portaria do Ministro das Finanas, ouvida a Associao Nacional de Municpios Portugueses 13

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-N Prdios urbanos arrendados
1 - No caso de prdio ou parte de prdio urbano abrangido pela avaliao geral que esteja

arrendado por contrato de arrendamento para habitao celebrado antes da entrada em vigor do Regime de Arrendamento Urbano, aprovado pelo Decreto -Lei n. 321 -B/90, de 15 de Outubro, ou por contrato de arrendamento para fins no habitacionais celebrado antes da entrada em vigor do Decreto -Lei n. 257/95, de 30 de Setembro, o valor patrimonial tributrio, para efeitos exclusivamente de IMI, no pode exceder o valor que resultar da capitalizao da renda anual pela aplicao do factor 15. 2 - Os proprietrios, usufruturios ou superficirios de prdios urbanos arrendados, nos termos do nmero anterior, devem apresentar, at ao dia 31 de Agosto de 2012, participao de que constem a ltima renda mensal recebida e a identificao fiscal do inquilino, conforme modelo aprovado por portaria do Ministro das Finanas. 3 A participao referida no nmero anterior deve ser acompanhada de fotocpia autenticada do contrato escrito ou na sua falta por meios de prova idneos nos termos a definir por portaria do Ministro das Finanas. 4 - A participao deve ainda ser acompanhada de cpia dos recibos de renda ou canhotos desses recibos relativos aos meses de Dezembro de 2010 at ao ms anterior data da apresentao da participao, ou ainda por mapas mensais de cobrana de rendas, nos casos em que estas so recebidas por entidades representativas dos proprietrios, usufruturios ou superficirios de prdios arrendados nos termos do n. 1. 5 - O valor patrimonial tributrio para efeitos exclusivamente de IMI, fixado nos termos do disposto no presente artigo, objecto de notificao ao respectivo titular e passvel de reclamao ou impugnao nos termos gerais.
14

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-N Prdios urbanos arrendados
6 O valor Patrimonial Tributrio para efeitos exclusivamente de IMI, fixado nos termos do presente artigo, no aplicvel, prevalecendo, para todos os efeitos, o valor patrimonial tributrio determinado na avaliao geral, nas seguintes situaes: a) Falta de apresentao da participao ou dos elementos previstos nos n.os 2, 3 e 4 nos prazos estabelecidos nos nmeros anteriores; b) No declarao de rendas, at 31 de Outubro de 2011, referentes aos contratos de arrendamento previstos no n. 1 para efeitos do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas respeitantes aos perodos de tributao compreendidos entre 2001 e 2010; c) Divergncia entre a renda participada e a constante daquelas declaraes; d) No declarao de rendas referentes aos contratos de arrendamento previstos no n. 1 para efeitos do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas respeitantes aos perodos de tributao que se iniciem em ou aps 1 de Janeiro de 2011; e) Transmisso onerosa ou doao do prdio ou parte do prdio urbano; ou f) Cessao do contrato de arrendamento referido no n. 1. 7 - A falsificao, viciao e alterao dos elementos referidos nos ns 3 e 4 ou as omisses ou inexactides da participao prevista no n. 2, quando no devam ser punidos pelo crime de fraude fiscal, constituem contra-ordenao punvel nos termos do artigo 118. ou 119. do Regime Geral das Infraces Tributrias, aprovado pela Lei n. 15/2001, de 5 de Junho. 8 O valor Patrimonial Tributrio, para efeitos exclusivamente de IMI, de prdio ou parte de prdio urbano fixado nos termos do disposto no presente artigo pode ser revisto quando se 15 proceder reviso do regime jurdico do arrendamento urbano.

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-O Regime de salvaguarda de prdios urbanos
1 - A colecta do IMI respeitante aos anos de 2012 e 2013 e liquidado nos anos de 2013 e 2014, respectivamente, por prdio ou parte de prdio urbano objecto da avaliao geral, no pode exceder a colecta do IMI devido no ano imediatamente anterior adicionada, em cada um desses anos, do maior dos seguintes valores: a) 75; ou b) Um tero da diferena entre o IMI resultante do valor patrimonial tributrio fixado na avaliao geral e o IMI devido do ano de 2011 ou que o devesse ser, no caso de prdios isentos. 2 - A colecta do IMI de prdio ou parte de prdio urbano objecto da avaliao geral, destinado habitao prpria e permanente de sujeito passivo ou do seu agregado familiar, cujo rendimento colectvel, para efeitos de IRS, no ano anterior, no seja superior a 4898, no pode exceder a colecta do IMI devido no ano imediatamente anterior adicionada, em cada ano, de um valor igual a 75. 3 - No caso de o sujeito passivo deixar de beneficiar do regime previsto no nmero anterior, aplica -se, com as necessrias adaptaes, o previsto no n. 1 relativamente diferena entre o IMI resultante do valor patrimonial tributrio fixado na avaliao geral e a colecta do IMI devido no ano imediatamente anterior. 4 - O disposto nos nmeros anteriores no aplicvel: a) Aos prdios devolutos e aos prdios em runas referidos no n. 3 do artigo 112. do Cdigo do IMI; b) Aos prdios que sejam propriedade das entidades referidas no n. 4 do artigo 112. do Cdigo do IMI; c) Aos prdios em que se verifique alterao do sujeito passivo do IMI aps 31.12. 2011, salvo nas transmisses por morte de que forem beneficirios o cnjuge, descendentes16 e ascendentes quando estes no manifestem vontade expressa em contrrio

Lei 60-A/2011 de 30/11 AVALIAO GERAL


Art 15-P Direito subsidirio

avaliao geral de prdios urbanos aplica -se, subsidiariamente, o disposto no CIMI e demais legislao complementar.

Entrada em vigor e produo de efeitos 1 - A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da respectiva publicao. 2 - A alterao ao Decreto -Lei n. 137/2010, de 28 de Dezembro, prevista no artigo 8., reporta os seus efeitos a 1 de Setembro de 2011. 3 - A revogao dos ns 1 a 3 e 6 a 8 do artigo 15. do Decreto -Lei n. 287/2003, de 12 de Novembro, prevista no artigo anterior, produz efeitos apenas a partir de 1 de Janeiro de 2012. 4 - Aos prdios urbanos inscritos na matriz e objecto de transmisso onerosa ou gratuita ocorrida at 31 de Dezembro de 2011 aplica -se o disposto nos ns 1 a 3 e 6 a 8 do artigo 15. do Decreto -Lei n. 17 287/2003, de 12 de Novembro.

IMI (IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMVEIS)

18

CIMI
Artigo 1 Incidncia objectiva

O IMI incide sobre o valor patrimonial dos prdios rsticos e urbanos situados em territrio portugus constituindo receita dos municpios onde os mesmos se localizam.
19

CIMI
Artigo2 Conceito de prdio
O CIMI tem um conceito prprio de prdio, diferente daquele que consta no art. 204/2 do C. Civil. Para o CIMI:

Prdio : Toda a fraco de territrio, situado no territrio portugus, abrangendo as guas, plantaes, edifcios e construes de qualquer natureza nela incorporados ou assentes, com carcter de permanncia Elemento

fsico

.e, circunstncias normais, tenha valor econmico

Elemento

econmico
Impe o CIMI, como condio sine qua non para ser considerado prdio que faa parte do patrimnio de uma pessoa singular ou colectiva

Elemento jurdico.
20

CIMI
Artigo2 Conceito de prdio

O CIMI considera tambm como prdio: guas, plantaes, edifcios ou construes dotadas de autonomia econmica em relao ao terreno, Edifcios ou construes, ainda que mveis por natureza desde que estejam afectos a fins no transitrios e tenham no mnimo carcter de permanncia no mesmo local por perodo superior a um ano, Cada uma das fraces autnomas no regime de propriedade horizontal.
21

CIMI Espcies de prdios


O CIMI divide os prdios em: Rsticos (artigo 3) Urbanos (artigo 4) e (artigo 6) Mistos (artigo 5)
22

CIMI
Artigo 3 - Prdios Rsticos

Os terrenos situados fora de um aglomerado urbano que no sejam terrenos para construo e tenham como destino normal uma utilizao geradora de rendimentos agrcolas tais como so considerados para IRS. So tambm considerados rsticos: Os terrenos situados dentro de um aglomerado urbano, desde que por fora da lei, no possam ter utilizao geradora de rendimentos ou possam ter utilizao geradora de rendimentos agrcolas e estejam a ter essa afectao; Edifcios e construes afectos produo de rendimentos agrcolas desde que situados em prdios rsticos; As guas e plantaes independentes do terreno.
23

CIMI
Artigo 4 - Prdios Urbanos

Prdios urbanos so aqueles que no devam ser classificados como rsticos. Os prdios URBANOS subdividem-se (artigo 6): Habitacionais; Comerciais, industriais ou de servios; Terrenos para construo; Outros.
24

CIMI Artigo 5
Prdios Mistos
Sempre que um prdio possua parte rstica e urbana, classificado, na integra, de acordo com a parte principal. Se nenhuma das partes puder ser classificada como principal, o prdio classificado como misto.
25

CIMI Artigo 6/3


Espcies de prdios Urbanos
Definio de terreno para construo:

Com licena ou autorizao de operao de loteamento ou de construo Assim declarado no ttulo aquisitivo exceptuando-se os terrenos em que as entidades competentes vedem qualquer daquelas operaes Admitida comunicao prvia ou emitida informao prvia favorvel ( de operao de loteamento ou de construo,
nos termos do Regime Jurdico da Urbanizao e Edificao)

(Excepto quando as autoridades competentes vedem aquelas operaes)


26

Valor Patrimonial dos Prdios da Espcie outros


Artigo 6/4 do CIMI Definio de Prdios Urbanos da espcie outros

Terrenos para os quais as entidades competentes vendem qualquer licena ou autorizao de operao de loteamento ou de construo Edifcios e construes licenciados ou, na falta de licena, que tenham como destino normal outros fins que no a Habitao, Comercio, Industria ou Servios.
27

CIMI
Artigo 7 Valor patrimonial tributrio O valor patrimonial tributrio determinado nos termos do presente cdigo, de acordo com as regras de avaliao. O VPT dos prdios mistos corresponde soma dos valores das suas partes rsticas e urbana.

28

Incidncia subjectiva (artigo 8)


sujeito passivo (contribuinte ) de IMI, quem em 31 de Dezembro de cada ano for: PROPRIETRIO USUFRUTURIO SUPERFICIRIO

Herana Indivisa representada pelo cabea de casal. PresumePresume-se que sujeito passivo quem em 31 de Dezembro consta ou deva figurar na matriz
29

CIMI Artigo 9 - Inicio de tributao


O imposto devido desde: Do ano inclusive, de qualquer facto deva ser considerado prdio para o CIMI; Do ano inclusive, da concluso das obras de edificao, melhoramentos ou outras alteraes ao valor patrimonial; Do ano seguinte ao termo da iseno Do terceiro ano seguinte, inclusive, no caso de prdios se destinarem venda por agentes econmicos; Do quarto ano seguinte, inclusive, em que um terreno para construo seja propriedade de um construtor civil para nele construir.
30

CIMI
Artigo 9 - Inicio de tributao
Nos casos dos n 4 e 5 para efeitos das alnea d) e e) do n1): necessrio o sujeito passivo comunicar ao Servio de Finanas a afectao queles fins (60dias) n. 4; No beneficiam desta dilao de prazo quem tenha comprado os prdios a outros que j tenham tido este benefcio n. 6; No se aplica ao proprietrio com domiclio em pas, territrio ou regio sujeitos a um regime fiscal claramente mais favorvel - n. 7
31

CIMI
Artigo 9 - Inicio de tributao
Nos casos dos n 4 e 5 para efeitos das alnea d) e e) do n1):

Caso ao prdio seja dada diferente utilizao, liquida-se o imposto por todo o perodo decorrido desde a sua aquisio n. 2; Nas situaes em que a comunicao for apresentada para alm do prazo, a suspenso da tributao inicia-se a partir do ano da comunicao, cessando, todavia, no ano em que findaria caso tivesse sido apresentado em tempo n. 5.
32

CIMI
Artigo 10 Data da concluso dos prdios urbanos
O CIMI presume que os prdios esto concludos ou modificados na mais antiga das seguintes datas: Concesso de uma licena camarria; Apresentao da Mod 1, para inscrio na matriz com indicao da data da concluso das obras; Quando se verificar uma qualquer utilizao, desde que no precria; Logo que seja possvel a sua normal utilizao face ao fim a que se destina.
33

CIMI Isenes
Artigo 11 Cdigo do Imposto sobre os Imveis Artigo 44 a 50 do Estatuto dos Benefcios Fiscais (em capitulo prprio) Legislao avulsa
34

CIMI
Artigo 11

Isenes
H isenes de carcter subjectivo, para as seguintes entidades:

Estado; Regies Autnomas e qualquer dos seus servios, estabelecimentos e organismos, ainda que personalizados; Institutos Pblicos que no tenham carcter empresarial; Autarquias Locais e as Associaes e Federaes de municpios de direito Pblico.
35

EBF
Artigo 44 EBF Isenes

Prdios Urbanos pertencentes a:


Estados Estrangeiros Instituies de Segurana Social e de Previdncia Associaes ou Organizaes de qualquer religio ou culto Associaes Sindicais de Agricultores e empresariais Pessoas Colectivas de Utilidade Publica e IPSS Estabelecimentos de ensino Particular; Associaes desportivas e Associaes juvenis Prdios cedidos gratuitamente s entidades anteriores ou ao Estado Monumentos Nacionais e prdios de interesse publico ou Municipal
36

EBF
Artigo 45 EBF Isenes

Prdios Urbanos objecto de Reabilitao


H isenes de IMI, para os prdios urbanos objecto de reabilitao urbanstica, pelo perodo de 2 anos a contar do ano, inclusive, da emisso da licena pela Cmara, ou no caso de prdios adquiridos a titulo oneroso, desde que se iniciem as obras no prazo de dois anos.

A reabilitao certificada pelo INH ou pela CM Os benefcios no prejudicam a liquidao e cobrana, O reconhecimento da iseno feito pela CM, que deve comunicar ao SF da rea do prdio, no prazo de 30 dias o respectivo reconhecimento; O SF tem que anular e restituir o IMI pago no prazo de 15 dias. Esta iseno no cumulativa com outro benefcios, podendo, no entanto, o contribuinte optar por outro regime mais favorvel.
37

CIMI
Artigo 46 EBF - Prdios Urbanos destinados Habitao

Iseno de IMI at perodo mximo de 3 anos em relao aos prdios urbanos construdos, ampliados, melhorados ou adquiridos a ttulo oneroso destinados a habitao prpria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, desde que:

Seja afecto a esse fim no prazo de 6 meses Seja apresentado esse pedido no prazo de 60 dias subsequentes quele prazo, No tenha j beneficiado desta iseno 2 vezes. (Aps 01.01.2004) Podem beneficiar desta iseno os emigrantes, verificados os condicionalismos sem necessidade de verificao do requisito da habitao permanente do sujeito passivo. Esta iseno aplica-se tambm aos arrendamentos para habitao, no caso de se tratar de 1. transmisso.
38

Artigo 46 EBF - Prdios Urbanos destinados Habitao Tratando-se de prdios ampliados e melhorados, a iseno aproveita apenas ao VPT correspondente ao acrscimo resultante das ampliaes ou melhoramentos; Se o pedido for apresentado para alm do prazo, ou se a afectao a residncia prpria e permanente ocorrer aps o decurso do prazo, a iseno inicia-se a partir do ano imediato inclusive, ao da verificao de tais pressupostos, IMI - Habit. Prpria e Permanente Valor Patrimonial At 125 000
Rendimento colectvel em IRS

Anos de Iseno 3
No superior a 153 300
39

CIMI
Artigo 47 EBF Isenes - Utilidade Turstica

H isenes de IMI, por perodo de 7 anos, para os prdios integrados em empreendimentos a que tenha sido atribuda a utilidade turstica; Iseno a partir da data da atribuio da utilidade turstica; Reconhecimento da iseno pelos Chefe de Finanas; Pedido apresentado no prazo de 60 dias a contar da data da publicao do despacho de atribuio da utilidade turstica.

40

CIMI
Artigo 48 EBF Prdios de Reduzido Valor
H iseno de IMI para prdios urbanos de habitao prpria e permanente e rsticos, de reduzido valor patrimonial desde que: O rendimento bruto total do agregado familiar para efeitos de IRS, no exceda o 2,2 vezes o valor anual do IAS. O valor patrimonial tributvel global no exceda 10 vezes o valor anual do IAS. Seja apresentado pedido at 60 dias aps a aquisio mas nunca aps 31 de Dezembro do ano em que tenha incio a iseno solicitada.

NOTA: A partir de 2010 a referencia passa a ser o IAS (Indexante de Apoio Social 419,22 ), mantendo-se o valor da SMN de 2010 (475 ), at que o IAS atinja aquele valor.
41

CIMI
Artigo 50 EBF Parques de estacionamento
H iseno de IMI para parques de estacionamento por 25 anos desde que: Os prdios urbanos sejam afectos exclusivamente a parques de estacionamento subterrneos pblicos; Sejam declarados pela Cmara de utilidade municipal; Seja apresentado requerimento no prazo de 90 dias a contar da data da concluso das obras; Reconhecimento da iseno pelo Chefe de Finanas.
42

CIMI
Artigo 12 - Conceito de Matrizes prediais
1.

So registos de que constam designadamente a caracterizao de prdio, a localizao e o seu valor patrimonial tributrio, a identificao dos proprietrios e dos usufruturios ou superficirios.
- Registo em suporte papel ou suporte informtico (Artigo 80).

(portaria 894/2004, de 22/7- Matrizes informatizadas )

2. Matrizes rsticas e urbanas. 3. Cada andar ou parte susceptvel de utilizao independente considerado separadamente na inscrio, a qual discrimina tambm o respectivo valor. (na propriedade horizontal tem uma s inscrio, sendo cada fraco autnoma identificada pela letra maiscula artigo 92) 4. So actualizadas com referncia a 31 de Dezembro 5. S para efeitos tributrios constituem presuno de propriedade (artigo 8 n4)
43

Artigo 13 - Inscrio na matriz

A inscrio na matriz dos prdios (novos ou alterados) pedida pelos SP no prazo de 60 dias desde que: Uma realidade fsica seja considerado como prdio; Seja feita uma alterao classificao de um prdio; Sejam modificados os limites de um prdio; Sejam concludos obras de edificao, melhoramento ou alteraes que possam implicar modificaes do VPT; Haja alterao das culturas nos prdios rsticos; Ter-se conhecimento da no inscrio de um prdio; Ser ordenada uma actualizao geral das matrizes; Se d uma utilizao diferente ao prdio;
44

Artigo 13 - Inscrio na matriz

30 dias
Verificarem-se eventos

determinantes da cessao de uma iseno, excepto quando de conhecimento oficioso;

At ao fim do 3 ms seguinte
Tenha

ocorrido a 1 transmisso gratuita de prdios urbanos avaliados pelo sistema antigo ( sem aplicao prtica)

45

CIMI

Artigo 13 Inscrio na matriz Se inicie a construo ou se conclua a plantao pelo superficirio. Para os edificios o pedido de inscrio feito na declarao mod. 1 que tem que ser acompanhada de (artigo 37):

Telas finais das plantas de arquitectura das construes aprovadas pela Cmara municipal; Nas construes no licenciadas, planta feita pelo SP; Alvar de loteamento; Alvar de licena de construo Projecto de construo aprovado Documento comprovativo de viabilidade de construo
46

CIMI
Artigo 14 - Objecto da avaliao

O valor patrimonial dos prdios determinado por avaliao segundo as regras previstas no CIMI. Sempre que necessrio, a avaliao precedida de vistoria do prdio a avaliar.

Artigo 15 - Tipos de avaliao


Rsticos - de base cadastral, no cadastral ou directa Urbanos - directa

47

CIMI
Artigo 16 Avaliao Geral Por portaria do Ministro das Finanas pode ser determinada a avaliao geral dos prdios rsticos ou urbanos de todos ou de qualquer municpio. (Art. 15/4RT)
48

CIMI
Avaliao da propriedade Rstica para Fins Fiscais
49

CIMI
Avaliao da propriedade Rstica

A avaliao da propriedade rstica consiste da determinao pelo perito ou comisso de avaliao do rendimento fundirio, ou seja, calcular o resultado liquido da conta anual de cultura. Aps isto, obtm-se o VT, multiplicando por 20 aquele resultado liquido da conta anual de cultura Artigo 17 e 18

50

CIMI Avaliao da propriedade Rstica


H 3 tipos de avaliao (Artigo 15)
Avaliao

cadastral so efectuadas sob superintendncia da DGCI com base nos elementos do cadastro a fornecer pelo IGP artigo 20 a 30 .Avaliao no cadastral - avaliao efectuada nos municpios onde no vigore o cadastro predial ou geomtrico artigo 31 e 32 .Avaliao directa prdios omissos artigo 33 e 34
51

CIMI
Artigo 35 Inscrio de prdios sem dono conhecido ou em litgio

Os prdios sem dono conhecido so inscritos em nome do Estado (Artigo 1345 C.Civil) Os prdios em litgio (em relao titularidade) so inscritos em nome dos litigantes

52

CIMI
Artigo (33) Iniciativa de avaliao

A iniciativa da primeira avaliao de um prdio rstico cabe ao chefe de Finanas, com base nas declaraes apresentadas pelos sujeitos passivos, ou Em quaisquer outros elementos que disponha

53

CIMI
Avaliao da propriedade Urbana para Fins Fiscais
54

CIMI
Artigo (37) Iniciativa de avaliao

A iniciativa da primeira avaliao de um prdio urbano cabe ao chefe de Finanas, com base na declarao mod 1 apresentada pelos sujeitos passivos, ou Oficiosamente nos termos do n 3 do artigo 13 do CIMI, quando a obrigao no for cumprida pelo contribuinte.

OBS: a avaliao reporta-se data do pedido de inscrio no prdio na matriz (Artigo 37 /4)

55

CIMI
Determinao do Valor Patrimonial Tributrio (Artigo 38)

Habitao, comercio, industria e servios .

VT=VC x A x CA x CI x Cq x Cv
VT = Valor patrimonial tributrio Vc = Valor base dos prdios edificados A = rea bruta de construo + rea excedente rea de implantao Ca = Coeficiente de afectao CI = Coeficiente de localizao Cq = Coeficiente de qualidade de qualidade e conforto Cv = Coeficiente de Vetustez
56

CIMI
Valor Base dos Prdios Edificados - VC - Artigo 39

Corresponde ao valor mdio de construo por m2 do terreno de implantao, fixado em 25% daquele custo. O valor mdio de construo compreende nomeadamente os encargos directos e indirectos suportados na construo do edifcio, designadamente os relativos a materiais, mo de obra, equipamentos, administrao, energia, comunicaes o outros consumveis. Custo mdio de construo m2: 2013 - fixado em 482,40 ( 603 para prdio edificado), o valor mdio de construo por metro quadrado (Portaria 424/2012
de 28/12)

Valor proposto anualmente pela CNAPU Exemplo: Para um custo Mdio de construo de 482,40 Vc = 482,40 + (0.25 x 482,40) Vc = 603
57

CIMI
rea Bruta de construo e rea Excedente rea de Implantao A art. 40 A = (Aa + 0.3*Ab)* Caj + Ac + Ad
Em que: Aa = rea bruta privativa Ab = rea bruta dependentes Ac = rea do terreno livre at ao limite de 2 vezes da implantao Ad = rea do terreno livre que excede o limite de 2 vezes de implantao coeficiente 1.00 0.30 0.025 0.005

Artigo 40-A coeficiente de ajustamento de reas

O Caj varivel em funes dos escales de rea de acordo com as tabelas para cada tipo de prdio
58

CIMI

Ac = rea de terreno livre at duas vezes a rea de implantao

rea do terreno livre do edifcio ou da fraco, ou a sua quotaparte, resulta da diferena entre a rea total do terreno e a rea de implantao da construo ou construes e integra jardins parques, campos de jogos, piscinas e outros logradouros, aplicando-se-lhe, at ao limite de duas vezes a rea de implantao, o coeficiente de 0,025.

Ad = rea de terreno que excede em duas vezes a rea de implantao

Aplica-se o coeficiente 0.005, para a rea excedente ao limite de duas vezes a rea de implantao (Ad)
59

CIMI
rea Bruta de construo e rea Excedente Implantao A
Exemplo:
Moradia de 2 pisos iguais com 100 m2 de rea de implantao e anexos com 60 m2 em lote com 1000 m2. Aa = 100 x 2 x 1 = 200 m2 Ab = 60 x 0.3 = 18 m2 Aa + Ab = 218 m2 Caj = 100*1+0,9*(160-100)+ 0,85*(218-160)= 203,3 m2 Ac =(100 + 60) x 2 x 0.025 = 320 x 0.025 = 8 m2 Ad= [1000 (100 + 60 + 320) ] x 0.005 = 520 x 0.005 = 2,6 m2 A = 203,3+8+2,6 = 213,9 m2
60

CIMI Artigo 41
Coeficiente de afectao CA
Varia com o tipo de utilizao dos prdios de acordo com o seguinte:

Utilizao
Comrcio Servios 1.20 1.10

Habitao
Habitao Social Armazns e Actividade Industrial Comrcio e servios em construo tipo industrial Prdios n/Lic. Em condies muito defic. de habitualidade Estacionamento coberto e fechado Estacionamento coberto e no fechado Arrecadaes e arrumos Estacionamento no coberto

1.00
0.70 0.60 0,80 0.45 0.40 0,15 0,35 0.08
61

CIMI
Artigo 42 Coeficiente de Localizao - CL
Varia entre 0,4 e 3,5 podendo se reduzido para 0,35 em situaes de edificao dispersa em meio rural . So propostos pela CNAPU em duas fases distintas:

1 Fase : os coeficientes de localizao mnimos e mximo a usarem em cada municpio (art 62 n1 a) 2 Fase: os zonamentos municipais, respectivos coeficientes de localizao (habitao, comrcio, industria ou servios), as percentagens dos terrenos para construo e coeficiente majorativo aplicvel s moradias unifamiliares, com base nas propostas dos Peritos Locais e Peritos Regionais (art 62 n1 b)
62

CIMI
Artigo 42 Coeficiente de localizao CL

Este coeficiente a aplicar a cada zona homognea do municpio pode variar conforme se trate de edifcios afectos a 1 - habitao, 2 - comercio, 3 - industria ou servios. Na fixao do CL tm-se em considerao as acessibilidades, proximidades de equipamentos sociais e localizao em zonas de elevado valor de mercado imobilirio (N3) OBS: estas caractersticas no so consideradas pelo perito no momento da avaliao, mas sim aquando da fixao dos coeficientes que constam da portaria respectiva.
63

CIMI
Artigo 43 Coeficiente de Qualidade e Conforto Cq

Pode ser majorado at 1.7 e minorado at 0.5 Obtm-se adicionando unidade coeficientes majorativos e subtraindo minorativos, que constam das tabelas. os os

64

CIMI
Coeficientes de Qualidade e conforto Cq Tabelas para prdios urbanos destinados a habitao
Elementos de qualidade e conforto Majorativos: Moradias unifamiliares Localizao em condomnio fechado Garagem individual Garagem colectiva Piscina individual Piscina colectiva Campo de tnis Outros equipamentos de lazer Qualidade construtiva Localizao excepcional Sistema central de climatizao Elevadores em edifcios de menos 4 pisos Localizao e operacionalidade relativas At 0.20 0.20 0.04 0.03 0.06 0.03 0.03 0.04 At 0.15 At 0.10 0.03 0.02 At 0,05
65

Coeficientes

CIMI
Coeficientes de Qualidade e conforto Cq Tabelas para prdios urbanos destinados a habitao
Elementos de qualidade e conforto Minorativos: Inexistncia de cozinha Inexistncia de instalaes sanitrias Inexistncia de rede pblica ou privada de gua Inexistncia de rede pblica ou privada de electricidade Inexistncia de rede pblica ou privada de gs Inexistncia de rede pblica ou privada de esgotos Inexistncia de ruas pavimentadas Inexistncia de elevador em edifcios com mais de 3 pisos Existncia de reas inferiores s regulamentada Estado deficiente de conservao Localizao e operacionalidades relativas Utilizao de tcnicas ambientalmente sustentveis 0.10 0.10 0.08 0.10 0.02 0.05 0.03 0.02 0.05 At 0.05 At 0,05 0,05
66

Coeficientes

CIMI
Coeficientes de Qualidade e conforto Cq Tabelas para prdios urbanos destinados a Comercio, Industria e servios.

Elementos de qualidade e conforto Majorativos: Localizao de Centro Comercial Localizao em edifcios destinados a escritrios Sistemas Central de climatizao Qualidade construtiva Existncia de elevador(es) e/ou escada(s) rolante(s) Localizao e operacionalidades relativas

Coeficientes 0.25 0.10 0.10 At 0.10 0.03 At 0,20


67

CIMI
Coeficientes de Qualidade e conforto Cq Tabelas para prdios urbanos destinados a Comercio, Industria e servios
Elementos de qualidade e conforto Minorativos: Inexistncia de instalaes sanitrias Inexistncia de rede pblica ou privada de gua Inexistncia de rede publica ou privada de electricidade Inexistncia de rede publica ou privada de esgotos Inexistncia de ruas pavimentadas Inexistncia de elevadores em edifcios com mais de 3 pisos Estado deficiente de conservao Localizao e operacionalidades relativas Utilizao de tcnicas ambientalmente sustentveis 0.10 0.08 0.10 0.05 0.03 0.02 At 0.10 At 0,10 0,10
68

Coeficientes

CIMI
Artigo 44 Coeficiente de vetustez Cv
Varia em funo do n. inteiro de anos decorridos desde a data de emisso de licena de utilizao, quando exista, ou da data da concluso das obras de edificao A data a considerar ser: 1. Da licena de utilizao 2. Na falta da licena de utilizao, a data da concluso das obras. 3. Desconhecendo-se estas, a data de ocupao. 4. Na falta das 3 anteriores a idade do prdio indicado pelo sujeito passivo.
69

CIMI
Coeficiente de vetustez Cv

TABELA ANOS Menos de 2 2a8 9 a 15 16 a 25 26 a 40 41 a 50 51 a 60 Mais de 60 COEFICIENTES DE VETUSTEZ 1.00 0.90 0,85 0,80 0,75 0,65 0,55 0,40

70

CIMI
Artigo 45 - Valor Patrimonial Tributrio dos Terrenos para Construo

Somatrio do valor da rea de implantao do edifcio a construir, que a situada dentro do permetro de fixao do edifcio ao solo medida pela parte exterior, adicionado do valor do terreno adjacente implantao; Desta forma implica conhecer a valorimetria do edifico que possvel construir no terreno para que se possa fazer a avaliao; O valor da rea de implantao varia com 15% e 45% do valor das edificaes autorizadas ou previstas; Esta percentagem pode variar em funo da localizao do terreno e da afectao da construo (habitao, comrcio, industria ou servios).
71

CIMI Estrutura de suporte das Avaliaes


DGCI CNAPU PERITOS

AVALIADORES
72

CIMI
Quem intervm nas avaliaes (Urbanas)
Perito local (um ou mais por SF)

Nomeados pelo DG (artigo 63/1)


Eng.. Civis, Arquitectos, Eng.. tcnicos e agentes tcnicos de Eng./ arquitectura (artigo 63/3); Efectuam avaliaes e do pareceres tcnicos (artigo 64 ala)); Elaboram propostas de zonamento (artigo 70) Remuneraro fixada anualmente pelo M.Fin (artigo 68); Posse no SF onde prestam servio ( Art. 70)

73

CIMI
Quem intervm nas avaliaes (Urbanas)

Perito Regional (Listas organizadas nas DF)


Nomeados pelo DG por proposta do DF (artigo 65/1)

Intervm nas 2s avaliaes (artigo 66, N1 b)) Coordenam peritos locais na elaborao dos zonamentos (artigo 66, N1 b)) Do pareceres tcnicos (artigo 66, N1 c)) Eng. Civis, Arquitectos, Eng.. tcnicos civis e agentes tcnicos de Eng.. arquitectura (artigo 65 /2) Posse S.F da rea da residncia (artigo 70) Remunerao fixada pelo M. Finanas (artigo 68)

74

CIMI
Artigo 61 CNAPU Comisso Nacional de Avaliao de Prdios Urbanos (Constituio)
a) b) c) d) e) f) g) h) i) j)

Presidente, o Director Geral dos Impostos, que pode delegar no Subdirector Geral da rea de gesto tributria competente; Dois vogais indicados pelo MOPTH; Dois vogais indicados pelo ANMP; Dois vogais indicados pela DGCI, sendo um secretrio; Um vogal indicado pelo IGP; Um vogal indicado pelas associaes de proprietrios; Um vogal indicado pelas associaes de inquilinos; Um vogal indicado pelas associaes de construtores; Um vogal indicado pelas associaes de empresas de promoo a medio imobiliria Um vogal indicado pelos organismos representativos dos avaliadores.
75

Artigo 62 - Competncias do CNAPU

Propor trienalmente, at 31 de Outubro, a aprovao dos coeficientes de localizao mnimos de cada municpio para vigorarem nos trs anos seguintes; Propor trienalmente, at 31 d e Outubro, a aprovao dos zonamentos, respectivos coeficientes de localizao, percentagem a atribuir rea de implantao dos terrenos para a construo, e coeficientes majorativos para moradias para vigorarem nos ts anos seguintes; Propor as directrizes relativas apreciao da qualidade construtiva, localizao excepcional, do estado deficiente de conservao e operacionalidades relativas Propor anualmente, at 30 de Novembro, o valor mdio de construo por m2, ouvidas as entidades oficiais e as associaes. Os coeficientes de localizao mnimos e mximos de cada municpio, o zonamento, percentagens de implantao dos terrenos para a construo, os majorativos para moradias unifamiliares podem ser revistos com fundamento em errada qualificao ou quantificao, durante o perodo decorrido entre a primeira e segunda publicao.
76

CIMI Avaliao meios de defesa

Avaliao Directa Urbana Avaliao Geral Rstica Avaliao Directa Rstica

Segundo Avaliao Urbana Reclamao da Avaliao Segunda avaliao Directa


77

Impugnao das Segundas Avaliaes

Segunda avaliao
Artigo 68 - Custos

Ficam a cargo do sujeito passivo as despesas de avaliao efectuada a seu pedido, sempre que o valor contestado se mantenha.

Artigo 74,75, e 76 - Segunda avaliao

Pode ser requerida pelo contribuinte, ou, promovida pelo SF no prazo de 30 dias a contar da notificao ao primeiro, Se a 2 avaliao for promovida pelo chefe de finanas deve o contribuinte ser notificado para no prazo de 20 dias declarar se pretende integrar a comisso ou nomear representante, Realizada por uma comisso composta por dois peritos regionais designados pelo DF, um dos quais preside, e pelo sujeito passivo ou seu representante.
78

Artigo 76 - Segunda avaliao

Artigo 76 n. 1 e 2 A 2 avaliao realizada com observncia do disposto nos artigos 38 e seguintes; Artigo 76 n. 4 No obstante o disposto no n. 2, desde que o valor patrimonial tributrio, determinado nos termos dos art. 38 e seguintes, se apresente distorcido relativamente ao valor normal de mercado, a comisso efectua a avaliao em causa, e fixa novo VPT que releva para efeitos de IRS, IRC e IMT.
79

CIMI
Artigo 74,75, e 76 Segunda avaliao
Quando a avaliao de prdios urbanos for efectuado por omisso matriz ou na sequencia de transmisso onerosa, e se o alienante for interessado para efeitos tributrios, ser notificado para, querendo pedir a 2 avaliao ou nomear representante na comisso (Artigo 76/4) Existindo alienante e adquirente na comisso o perito regional tem direito a voto e, em caso de empate, voto de qualidade (Artigo 76 /5)
80

CIMI
Artigo 77 - Impugnao

Do resultado da 2 avaliao cabe impugnao judicial, nos termos defendidos no artigo 134 CPPT Pode ter como fundamento qualquer ilegalidade, designadamente errnea quantificao do VPT O resultado da 2 avaliao quando transitado em julgado (notificado) torna-se definitivo, produzindo efeitos na esfera jurdica do adquirentes (IMI e/ou IMT) e do alienante (IRS/IRC) (Ver artigo 134 CPPT)

81

CIMI
Artigo 78 Competncia para a organizao e conservao das matrizes
1.

Compete aos SFs onde os prdios se encontram situados. Os servios centrais podem chamar a si competncia ouvindo o director de finanas
82

2.

CIMI
Artigo 81 - Inscrio do prdio de Herana indivisa

inscrito na matriz em nome do autor da herana com aditamento cabea-de-casal da herana de.. Oficiosamente lhe atribudo um numero fiscal pelo SF competente para a liquidao do imposto de selo, que comunica ao SF da rea dos prdios O responsvel pelo imposto a herana, representada pelo cabea de casal (artigo 80 n5)

Artigo 84 - Inscrio de prdios mistos

Cada uma das partes distintas inscrita na matriz que lhe competir. Portanto, como se pode constatar no h inscrio de prdios mistos.
83

CIMI
Artigo 86 Matriz Rstica
Devem conter entre outros elementos os seguintes;

Nome, NIF, residncia do SP, Localizao e nome pelo qual os prdios so conhecidos, Direitos, nus ou encargos permanentes existentes; Qualidade de culturas, classes, destinos, assim como arvores dispersas; Designao cadastral e respectivo numero de identificao predial (INP) O valor patrimonial tributrio (VPT)

84

CIMI
Artigo 91 Matriz Urbana
Devem conter entre outros elementos: Nome, Identificao Fiscal e residencial dos proprietrios, usufruturios ou superficirios;

Localizao, confrontaes ou numero da policia; Elementos considerados para o calculo do valor patrimonial tributrio; O valor patrimonial tributrio.
85

CIMI
Artigo 92 Inscrio de prdio em regime de propriedade horizontal

Ao edifcio em propriedade horizontal corresponde uma s inscrio na matriz com a descrio genrica, Cada fraco autnoma tem matriz prpria, a que corresponde o n matricial mais a letra da fraco (EX:1524 H); Cada fraco autnoma descrita com pormenor na sua ficha matricial.

86

CIMI
Artigo 112 Taxas

N1 a) prdios rsticos N1 - b) prdios Urbanos

0.8% 0.5% a 0.8% 0.3 % a 0.5% 7,5%,

N1 c)Prdios urbanos avaliados nos termos do CIMI N 4 Prdios propriedade de residentes em offshors

As taxas das alneas b) e c) do n1 so fixadas e comunicadas at 30 de Novembro pelas Assembleias Municipais.


87

CIMI
Artigo 112 - Taxas

Os municpios podem majorar ou minorar at 30% a taxa para combater a desertificao e promover a reabilitao. Os municpios podem fixar uma reduo da taxa at 20% para os prdios urbanos arrendados; Os municpios podem majorar a taxa at 30% para os prdios urbanos degradados. Podem majorar para o dobro a taxa para prdios rsticos abandonados, no podendo a colecta de cada prdio ser inferior a 20 ; Os municpios podem deliberar uma reduo da taxa aplicvel aos prdios classificados como de interesse pblico at 50%.
88

CIMI
Artigo 113 Liquidao - Competncia e prazos

O imposto liquidado em relao a cada municpio, com base nos valores patrimoniais tributrios dos prdios situados no territrio portugus(artigo 1) A liquidao normal - em Fevereiro e Maro As liquidaes de anos anteriores logo que o prdio seja inscrito na matriz ou haja alterao do valor patrimonial. As restantes a todo o tempo Sempre que os pressupostos da iseno deixem de verificar-se e os sujeitos passivos no dem cumprimento ao disposto da alnea g do n. 1 do art. 13, procede-se liquidao extraordinria do imposto desde o ano, inclusive, ao da caducidade da iseno.
89

CIMI

Artigo 116 - Caducidade do Direito de liquidao

O prazo de caducidade (4 anos) alterado, para 8 anos, quando deixam de se verificar os pressupostos da iseno (artigo 113 n 5) e o SP no tenha comunicado Administrao fiscal. No caso dos operadores econmicos (artigo 9 n2) o prazo de caducidade conta-se a partir do momento em que dado um destino diferente ao prdio.

90

CIMI
Artigo 117 Juros compensatrios

Quando o SP provocar o atraso na liquidao do IMI fica sujeito ao pagamento de juros compensatrios (artigo 35 n1 da LGT) Contados dia a dia taxa de 4% (artigo 559 C.Civil)
91

CIMI
Artigo 119 - Documento de cobrana

Uma nica nota de cobrana (DUC) imputando a colecta a cada municpio. Os municpios passam a aceder informao pela Internet. Os SFs continuam a ter disponvel a informao de prdios a nvel nacional. Caso o Sujeito passivo no receba o documento, deve solicitar em qualquer SF uma 2 via

92

Artigo 120 - Prazo de pagamento


Colecta at 250 inclusive: Pagamento numa s prestao - Abril Colecta superior a 250 e at 500 Pagamento em 2 prestaes Abril e Novembro Colecta superior a 500 Pagamento em 3 prestaes Abril, Julho e Novembro
O pagamento do imposto de anos anteriores, por motivo imputvel aos servios, efectua-se com intervalos de 6 meses mas contados a partir do ms seguinte ao da notificao e da liquidao.

CIMI

93

CIMI
Artigo 121 Atraso no pagamento

A falta de pagamento do tributo do prazo de pagamento voluntrio acarreta juros de mora. So devidos por cada ms ou fraco de atraso taxa de anual de 7,007% - artigo 44 da LGT e artigo 3 D.Lei 73/99 de 16 de Maro. (Aviso 24866A/2011 do IGCP de 28/12/2011.)

(Em vigor a partir de 01.01.2012)


94

CIMI
Garantias do sujeito passivo
O contribuinte pode reclamar ou impugnar qualquer liquidao que lhe seja feita no prazo de:
120 dias aps termo do prazo de pagamento voluntrio

(Art 129 do CIMI, 68, 70/1 e 102/1 a) do CPPT.)

95

CIMI
Artigo 130 Reclamao das matrizes
O sujeito passivo pode reclamar a todo o tempo sobre o contedo das matrizes: Nomeadamente Valor patrimonial desactualizado (estabilidade 3 anos) Erros de indicao das pessoas e moradas Duplicao de prdios No averbamento de inscrio Passagem de prdio ao regime de propriedade horizontal Erro na actualizao do valor patrimonial Erro na determinao da reas:
a) b) c)

a) b) c) d) e) f) g)

Prdios rsticos (superior a 10%) Prdios urbanos (superior a 5%) Devem os SP juntar prova do alegado
96

CIMI
Artigo 131 Competncia e prazo para apreciar as reclamaes

Competncia do chefe de finanas da rea da situao do prdio Prazo de 90 dias excepto a reclamao do valor patrimonial tributrio exagerado que de 180 dias. As reclamaes podem ser apresentadas no servio de finanas da rea do domicilio fiscal do reclamante.
97

CIMI
Artigo 132 - Formas das reclamaes
1.

2. 3.

Erro na descrio das pessoas residncia ou descrio do prdio. Podem se verbais caso seja apresentada prova documental ou ela exista no SF;. Devem posteriormente ser reduzidas a escrito; As restantes so apresentadas por escrito.

Artigo 133 - Contedo das reclamaes

As reclamaes devem ser acompanhadas dos documentos de prova.

98

CIMI
Artigo 134 Prazo para a concluso do processo da 2 avaliao
1.

O processo deve estar concludo no prazo de 180 dias. O no cumprimento do prazo determina a obrigatoriedade de informar o contribuinte das razes da no concluso e prazo previsvel.
99

2.

CIMI
Artigo 135 Avaliao de prdio em regime de propriedade horizontal O resultado notificado ao administrador. Na falta de administrador notificado cada um dos condminos.

100

CIMI
Artigo 138 Actualizao Peridica do VPT

Os valores patrimoniais tributrios so actualizados de 3 em 3 anos, com base em factores correspondentes a 75% dos coeficientes de desvalorizao da moeda fixados anualmente, para efeito de IR, por portaria do Ministro da Finanas. Os prdios destinados a Comrcio, Industria e Servios, passaram a partir de 2012 a ser actualizados anualmente com base na totalidade do coeficiente.

101

Vous aimerez peut-être aussi