Vous êtes sur la page 1sur 13

CRDITO TRIBUTRIO resumo

1 ) CRDITO TRIBUTRIO Teorias sobre o nascimento: 1. teoria dualista: a obrigao nasce com a ocorrncia do fato gerador, mas o crdito tributrio nasce somente com o lanamento (at o lanamento, a obrigao tributria obrigao sem crdito); b) teoria monista: o crdito tributrio, por ser elemento da obrigao tributria e ter a mesma nature a desta, nasce no mesmo instante. ! processo de concreo ou teoria dos graus de eficcia: apesar do crdito tributrio nascer tambm "unto com a ocorrncia do fato gerador, o lanamento, seguido do #encimento, fa o crdito se transformar em e$ig%#el e a inscrio em d%#ida ati#a transforma o crdito em e$e&u%#el. Conceito: do direito subjeti o do 'stado de e!igir do contribuinte o "agamento do tributo de ido, deri#ado da relao "ur%dica tributria, &ue nasce com a ocorr#ncia do fato gerador, na data ou no pra o determinado em lei. decorre da obriga$%o tributria e tem a mesma nature a desta; resu&ta da conjuga$%oda &ei' do fato gerador e do &an$amento; as circunst(ncias &ue modificam o crdito tributrio, sua e$tenso ou efeitos, ou as garantias ou pri#ilgios a ele atribu%dos, ou &ue e$cluem sua e$igibilidade, no afetam a obrigao tributria &ue l)e deu origem. Cr(dito regu&armente constitu)do: a&uele tornado l%&uido, certo e e$ig%#el, por meio do lanamento. o crdito tributrio somente poder ser modificado, extinto, ou ter sua exigibilidade suspensa ou excluda nos casos legalmente previstos. *an$amento: o ato administrati o incu&ado &ue erifica a ocorr#ncia do fato gerador, identifica o sujeito "assi o da obriga$%o tributria , determina a mat(ria tribut e& , a"onta o montante do cr(dito e a"&ica, se for o caso, a "ena&idade cab) e&; o &an$amento constituti#o do cr(dito tributrio, mas a"enas dec&arat+rio da obriga$%o. nature,a jur)dica: constituti#o: art. 1*+ (constituir o crdito tributrio); declarat,rio da obrigao e constituti#o da e$igibilidade: teoria monista

-feito Tem"ora& do *an$amento: o &an$amento imp-e obrigao tributria desde a data do fato gerador, retroagindo no tempo; seus efeitos so ex tunc; ele ser regido "e&a &ei igente . ("oca da ocorr#ncia do fato gerador, no sofrendo &ual&uer alterao em #irtude de modificao ou re#ogao dessa lei. Conse/0#ncia 1ur)dica: .aso a /dministrao no proceda ao lanamento destinado a arrecadar tributo sob sua responsabilidade, os funcionrios p0blicos estaro su"eitos a crime de responsabilidade funcional. 1or ser ato administrati o incu&ado 2o &an$amento), a /dministrao n%o tem a o"$%o de n%o "ratic3&o, como no caso de ato administrati o discricionrio; sendo vinculado, tem carter obrigatrio. 4&tera$%o do *an$amento: o &an$amento somente poder ser a&terado: 1. "or iniciati a do sujeito "assi o mediante impugnao, por #ia administrati#a ou "udicial; 2. "or recurso de of)cio de iniciati a do fisco impetrado contra deciso judicial de primeira instncia; 3. "or iniciati a de of)cio da autoridade administrati a para obedecer determinao legal, para suprir a falta de declarao do sujeito passivo, ou em casos de irregularidades previsto em lei. 5oda&idades de *an$amento: de ofcio &uando feito "or iniciati a da autoridade administrati a , independentemente de &ual&uer colaborao do su"eito passi#o; por declarao o &ue de e ser feito em atua$%o conjunta da 4dministra$%o e do sujeito "assi o da obrigao tributria; feito em face de declarao fornecida pelo contribuinte ou por terceiros; por homologao o &ue corres"onde a tributo cuja iniciati a de a"ura$%o e de "agamento com"etem ao sujeito "assi o, de#endo ser )omologado por parte da autoridade administrati#a. *an$amento "or arbitramento: o lanamento por arbitramento tcnica a ser empregada tanto no &an$amento "or dec&ara$%o &uanto no &an$amento "or 6omo&oga$%o; &uando os documentos apresentados pelo sujeito "assi o, ou suas dec&ara$7es se"am omissas, incompletas, contro#ersas ou indignas de f. Re is%o de Dec&ara$%o: pode ser iniciada en/uanto ainda n%o e!tinto o direito da 2a enda 10blica, &ue decai no "ra,o de 8 anos, contado a partir do primeiro dia do exerccio seguinte

quele em que o lanamento poderia ter sido efetuado ; feita a re#iso e efetuado no#o lanamento, passa a fluir novo prazo. 9 :us"ens%o da -!igibi&idade do Cr(dito Tributrio consiste na susta$%o tem"orria da e!igibi&idade do tributo ; a lei pre# &ue pode ser suspenso nos seguintes casos: 1. morat+ria; +. de"+sito integra& do montante e!igido; 3. rec&ama$7es e recursos &egais, de acordo com a legislao *. concess%o de medida &iminar em mandado de seguran$a . 5orat+ria: a prorrogao do prazo para pagamento do crdito tributrio , com ou sem parcelamento; situa4se no campo da reser a &ega&; sua concess%o depende sem"re de &ei; &uando em carter gera& resulta diretamente de &ei; &uando em carter indi idua& depende de autori,a$%o &ega&; a morat+ria somente poder beneficiar os crditos j definitivamente constitudos ou a&ueles cu"o lanamento j ten a sido iniciado por ato preparat,rio, notificado o sujeito "assi o. De"+sito: o sujeito "assi o pode de"ositar o montante do cr(dito tributrio com o fim de sus"ender a e!igibi&idade deste; o dep,sito pode ser: prvio 4 anterior a constituio definiti#a do crdito n%o im"ede a marc6a do "rocesso administrati#o de lanamento, mas im"ede sua cobran$a posterior 4 ap,s a constituio sus"ende a e!igibi&idade do cr(dito.

Rec&ama$7es e Recursos: sua inter"osi$%o sus"ende a e!igibi&idade do cr(dito tributrio, desde &ue se"a feita nos termos da lei (casos e pra os regularmente admitidos); eles im"edem /ue o cr(dito se torne e!ig) e& , pois ainda no foi constitu%do.

*iminar em 5andado de :eguran$a: o mandado de seguran$a assegura aos indi#%duos a proteo de direito lquido e certo, lesado ou ameaado, por ato de autoridade ; assim, em face de cobrana de tributo indevido pode o contribuinte #aler4se dele; o contribuinte tem o "ra,o de 19; dias, a contar da cincia do ato de cobrana do tributo &ue considera inde#ido, "ara im"etr3&o; porm, "ode im"etrar o mandado "re enti o, diante da ameaa de cobrana de tributo ilegal, ou inconstitucional. -feitos da :us"ens%o manuten$%o da e!igibi&idade do cum"rimento das obriga$7es acess+rias dependentes ou conse&5entes do crdito cu"a e$igibilidade foi suspensa; eda$%o /ue o fisco "roceda . e!ecu$%o fisca&; sus"ens%o dos "ra,os, caso " ten)a sido proposta ao fiscal; im"edimento a /ue se inicie a contagem dos "ra,os.

Causas :us"ensi as do Cr(dito Tributrio 6 o ato ou o fato a &ue a lei atribui o efeito de adiar a e!igibi&idade do tributo. 1odem ser: 1. 5orat+ria a prorrogao do pra o inicial para pagamento do tributo e!ige &ei ordinria7 8, a entidade tributante pode conceder morat,ria 9orat,ria diferente de parcelamento &ue consiste em no a$%o (no#a obrigao, no#a data, no#o #alor com a e$tino da obrigao anterior) uma medida de"o&)tica fisca& (conse&5ncia de crises).

1. De"+sito integra& do montante tributado para &ue se"a causa suspensi#a de#e ser depositado o #alor integral cobrado pela 2a enda 10blica. 8e o contribuinte perder a ao, nada ser cobrado " &ue a conta "udicial fa atuali ao e se gan)ar o din)eiro ser de#ol#ido com correo monetria o de"+sito ( uma facu&dade "ara o contribuinte, n%o um de er (a :ei &ue e$ige o dep,sito considerada pelo 1oder ;udicirio inconstitucional, apesar de no ter deciso e$pressa)

1. Inter"osi$%o de recurso administrati o s, ser causa suspensi#a se o recurso ti#er efeito suspensi#o; sendo assim, a 2a enda 10blica no poder a"ui ar a '$ecuo 2iscal, en&uanto no decidido o recurso. o contribuinte no precisa esgotar as #ias administrati#as para ir ao "udicirio 4 faculdade. deciso administrati#a no fa coisa "ulgada, poss%#el a 2a enda 10blica a"ui ar ao "udicial contra o "ulgamento administrati#o, isto por&ue, o "udicirio para todos, uni#ersal 1. Concess%o de *iminar a tutela antecipada pode ser considerada como uma liminar; tambm uma antecipao de tutela. liminar de mandato de segurana no #incula o "ui , ele pode caa4la a &ual&uer momento e, por fim, denegar a segurana (no poss%#el denegar a segurana e no caar a liminar). liminar pode ser restabelecida pelo tribunal ad quem, pelo relator se distribu%da a ao ou pelo presidente do tribunal antes da distribuio. as obriga es acessrias persistem mesmo que suspensa a exigibilidade do crdito tributrio < -!tin$%o do cr(dito tributrio o desa"arecimento deste (da exigibilidade, pois o crdito surge com a ocorr!ncia do fato gerador); sua forma mais comum ( o "agamento, &ue significa a satisfao do direito credit,rio; .ausas '$tinti#as do .rdito Tributrio <a #erdade so causas e$tinti#as da obrigao tributria e, no somente do crdito tributrio. 8o elementos da obrigao: sujeito ativo, passivo e crdito tributrio 7 atingindo &ual&uer um deles, desaparece a obrigao. / obriga$%o no se perpetua no tempo; nasce para morrer e, com sua e!tin$%odesaparece o estado de su"eio do contribuinte. #o causas extintivas$ 1. =agamento causa e$tinti#a por e$celncia. 1ode ser considerado:

1. /uanto ao tem"o: a lei estabelece os termos genricos e o lanamento fi$a <; dias da notifica$%o. 8e feito em presta-es sucessi#as, aplica o #encimento antecipado, sal#o com relao ao I=TU 1. /uanto ao &ugar: domic%lio da pessoa f%sica ou sede da pessoa "ur%dica 1. /uanto ao modo: de#e ser em moeda corrente ou e&ui#alente %epetio do indbito: o contribuinte tem o direito de pagar s o que deve e o &ue for pago a maior (indbito tributrio) de e ser restitu)do> 4$%o de Re"eti$%o de Ind(bito: em regra a 2a enda 10blica se recusa a restituir e nega os juros e a correo monetria. a &egitimidade ( de /uem reco&6eu a maior, ainda &ue ten)a culpa pelo erro. "ra,os: prescreve em & anos da data do recolhimento 4 passado este pra o persiste o direito de restituir mas no pela ao de repetio prescreve em ' anos contados da data da deciso administrativa que denegou o pedido de repetio7 &uando esgotada a #ia administrati#a. =( restituio de tributos que comportem, por sua natureza, transfer!ncia do respectivo encargo financeiro somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de t!)lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb!)la>? b) Remiss%o um "erd%o &ega& do cr(dito tributrio (diferente de remi$%o &ue significa "agamento). concedida "or &ei (&ei remissi a) 7 de#e ser da mesma espcie normati#a &ue criou o tributo; deve ser da mesma pessoa poltica tributante! &ei es"ec)fica uma pessoa no pode perdoar tributo de outra medida de "o&)tica fisca&

para os doutrinadores atinge s+ o tributo mas, o .T< inc&ui tamb(m a mu&ta (perdo de multa anistia)

c) Transa$%o um acordo ce&ebrado em &ei entre o fisco e o contribuinte (e$ceo do parcelamento, &ue no e$ige lei): a primiti#a obrigao desaparece cedendo lugar > no#a obrigao 7 @OA4BCO (no#os #alores e no#as datas) d) Com"ensa$%o uma das formas de e!tin$%o de obriga$%o rec)"roca e&ui#alente de dbitos entre contratantes, sendo &ue a /dministrao 10blica "ode autori,ar a com"ensa$%o de cr(ditos tributrios, desde &ue lquidos e certos, vencidos ou vincendos, do su"eito passi#o contra a 2a enda 10blica; para &ue possa ser autori ada, necessrio que ha"a extino m*tua das respectivas obriga es, at o montante em &ue os respecti#os #alores possam ser encontrados ou compensados; s poder ser efetuada entre tributos e contribui es da mesma espcie. Re/uisitos: 1> mesmas "artes +. cr(ditos &i/uidados (li&uido e certo) 3. autori,a$%o &egis&ati a "ara com"ensar. -s"(cies: 1. con enciona& (no permitida) +. &ega& (poss%#el) e) =R-:CRIBCO a "erda do direito de a$%o e, de toda sua ca"acidade defensi a' "or n%o ter sido e!ercida durante certo tem"o (desaparece a ao que viabili"a o direito, mas no o direito) o "ra,o "rescriciona& "ode ser sus"enso ou interrom"ido

Re/uisitos (devem estar todos presentes): ?) e$istncia de uma ao e$ercit#el; ??) inrcia do titular desta ao;

???) prolongamento de inrcia durante certo tempo; ?@) ausncia de &ual&uer fato &ue a lei atribua o efeito de impedir, suspender ou interromper a fluncia do lapso prescricional s, ocorre depois do lanamento (&uando comea a ser contada) quem paga tributo prescrito no tem direito + restituio Causas sus"ensi as da =rescri$%o:

?) morat+ria' de"+sito do montante' recurso administrati o e concess%o de &iminar (as &ue suspendem o crdito tributrio); ??) /uando a d) ida ati a do contribuinte inadimplente esti#er inscrita em &i ro "r+"rio, o contribuinte ter 1D; dias "ara tomar as "ro id#ncias, ficando suspensa a prescrio; ???) o "ra,o ( sus"enso se o contribuinte n%o for encontrado para a citao ou n%o ti er bens /ue garantam a e!ecu$%o (suspende indefinidamente) Causas interru"ti as da =rescri$%o: 1. cita$%o "essoa& feita ao de edor 4 considera interrompida da data do despac)o &ue ordena a citao; +. "rotesto judicia& 4 no #ale e$tra"udicial; 3. /ua&/uer ato judicia& /ue constitua em mora do de edor (ex. notificao, interpelao judicial ou intimao ); *. /ua&/uer ato ine/u) oco, ainda &ue e$tra"udicial, /ue im"orte em recon6ecimento do d(bito "e&o de edor (ex. pedido de parcelamento) f) D-C4DE@CI4 a "erda do direito pelo seu n%o e!erc)cio "or certo &a"so de tem"o> 4 Decad#nciano se suspende, nem se interrompe. o &an$amento um di#isor entre a prescrio e a decadncia: antes do lanamento s ocorre decad!ncia# &uem paga tributo lanado a destempo (depois de ocorrida a decad$ncia) tem direito de restitui$%o (diferente da prescrio)

=ra,o da Decad#ncia #aria dependendo do tipo de lanamento: 1. direto ou misto7 decai em 8 anos, contados do primeiro dia do e$erc%cio financeiro seguinte >&uele em &ue o lanamento poderia ter sido efetuado ( a lei fixa a data em que deve ser reali"ado ) 1. "or 6omo&oga$%o 7 a fa enda p0blica pode )omologar em at( 8 anos da ocorr#ncia do fatoim"on) e&F se permanecer em silncio ocorre a )omologao tcita e, com isso, a e$tino da obrigao, sal#o se comprovada a ocorr!ncia de dolo, fraude ou simulao, &uando o "ra,o "assa a ser de 9; anos> g) Confus%o ocorre &uando o fisco se torna ao mesmo tem"o credor e de edor do mesmo tributo; um fenAmeno mais comum &ue a transao. %x.! erana declarada vacante 6) Da$%o em =agamento em bens im,#eis, na forma e condi-es estabelecidas em lei i)Desa"arecimento' sem sucessor' do sujeito ati o ou "assi o do tributo desaparece a obrigao tributria em ra o da falta de um de seus elementos: ?) sujeito ati o 7 rar%ssimo. %x. municpios que foram inundados para formar represas. &' %stado da (uanabara no exemplo, pois deixou o %stado do )io de *aneiro como sucessor+ ??) sujeito "assi o 7 o contribuinte morre dei$ando d%#idas mas no dei$ando bens (os )erdeiros s, respondem pelas d%#idas at as foras da )erana) / lei dispor &uanto aos efeitos da e$tino total ou parcial do crdito sobre a ulterior #erificao da irregularidade da sua constituio. 1agamento ?nde#ido =agamento: a entrega ao su"eito ativo, "e&o "assi o ou por &ual&uer outra pessoa em seu nome, da /uantia corres"ondente ao objeto do cr(dito tributrio; o pagamento de uma parcela no importa presuno de pagamento de outras, nem o pagamento de um crdito fa presumir4se o pagamento de outro, referente ao mesmo ou a outros tributos # se no for fixada a data para pagamento do tributo, ser de ,- dias aps a data em que se considera o contribuinte ou responsvel regularmente notificados do lanamento. Im"uta$%o de =agamento: o ato jur)dico praticado pelo devedorde #rios dbitos da mesma nature a a um Gnico credor, &ue consiste na escol)a de &ual deles pretenda e$tinguir;

na legislao tributria, a esco&6a ( feita "e&a autoridade administrati#a competente, de#endo obedecer a seguinte ordem: 1) dbitos por obrigao pr,pria; +) dbitos decorrentes de responsabilidade tributria; no caso de tributos de #rias espcies, a imputao seguir a seguinte ordem: 1> contribui$7es de me&6oriaF 9> ta!asF 3. im"ostos; &uanto aos "ra,os de "rescri$%o, a ordem de#er ser crescente; &uanto aos a&ores, a ordem de#er ser decrescente. 1agamento ?nde#ido e Restitui$%o: a legislao tributria pre# as seguintes )ip,teses para &ue o su"eito passivo ten)a direito . restitui$%o tota& ou "arcia& do tributo: 1. cobran$a ou "agamento es"ontHneo de tributo inde ido ou maior /ue o de ido em face da legislao tributria correspondente, ou da nature a ou circunst(ncias materiais do fato gerador efeti#amente ocorrido; 9> erro na indica$%o do sujeito "assi o' na determina$%o da a&)/uota a"&ic e&' no c&cu&o do montante do d(bito ou na e&abora$%o ou confer#ncia de /ua&/uer documento re&ati o ao "agamentoF 3. reforma' anu&a$%o' re oga$%o ou rescis%o de decis%o condenat+ria . I -!c&us%o do Cr(dito Tributrio benefcio fiscal, &ue consiste na dispensa da exigibilidade de determinado tributo , por parte da 2a enda 10blica, nos termos e$pressamente pre#istos em lei; significa e itar /ue e&e se constitua; pode ocorrer medianteisen$%oeanistia. Incid#ncia: corresponde ao fato ou situao em que o tributo devido; dado o fato gerador concreto, recai ou incide sobre e&e o tributo pre#isto na lei. @%o3incid#ncia: corresponde a um fato ou a uma situao que ficou fora do alcance da norma tributria; pode decorrer de imunidade ou isen$%o.

Imunidade: consiste na vedao constitucional do tributo; a CJ pro%be a instituio de tributos em certos casos. 8I:-@BCO - 4@I:TI4 Isen$%o: a dispensa do tributo por fora de lei; corresponde a uma norma aditi#a, &ue modifica a norma bsica, fa endo com &ue um tributo, em regra de#ido, no o se"a, de#ido a certas circunst(ncias. 1ode ser: de carter gera&: (&uando beneficia todos os contribuintes do territ,rio diretamente) de carter indi idua&: (&uando atinge determinados contribuintes, dependendo de despac)o mediante o re&uerimento do interessado); objeti a ou rea&: (&uando se referir a um produto ou mercadoria), subjeti a ou "essoa&: (&uando tocar o carter pessoal do beneficirio); 1ode ser ainda: onerosaousim"&es, por "ra,o indeterminadoou"or "ra,o certo, am"&aourestrita; em regra "ode ser modificada ou re ogada "or &ei a /ua&/uer tem"o, e&ui#alendo a criao de um no#o tributo, &ue de#er respeitar o princpio da anualidade. 4nistia: ( a e!c&us%o do cr(dito tributrio re&ati o a "ena&idades "ecunirias ; pela anistia, o legislador extingue a punibilidade do su"eito passivo, infrator da legislao tributria, impedindo a constituio do crdito tributrio. KL4R4@TI4: - =RIAI*LIO: DO CRDITO TRIBUTRIO embora no se"a clara a diferena, poss%#el afirmar &ue a garantia assegura o direito de receber o cr(dito e o "ri i&(gio se refere . ordem de "agamento em re&a$%o a outros credores; de regra, todos os bens do sujeito "assi o respondem pelo pagamento do crdito fiscal, mesmo os com garantia real e os gravados; somente os bens a"ontados em &ei como abso&utamente im"en6or eisescapam dessa garantia; com e!ce$%o dos cr(ditos traba&6istaso crdito tributrio deve ser pago antes dos demais; mas os crditos #encidos e #incendos, e$ig%#eis no curso da falncia so considerados encargos da massa e so pagos antes mesmo dos trabal)istas e das d%#idas da massa;

avendo concurso de credores,a .nio fica em primeiro lugar para cobrar o respectivo crdito, indo de"ois os 'stados e os 9unic%pios;

o crdito fiscal no se su"eita a concordata; porm, para concesso de concordata ou declarao de extino das obriga,es do falido( obrigat+riaa prova de quitao de todos os tributos referentes atividade mercantil ;

a sentena de "ulgamento da partilha ou ad"udicao somente ser proferida com prova de quitao de todos os tributos relativos ao esplio.

M> 4dministra$%o tributria Conceito: en#ol#e a fiscalizao e a arrecadao de tributos, bem como autos de infrao, orientao aos contribuintes e a expedio de certid es. Jisca&i,a$%o: / com"et#ncia das autoridades administrati as em matria de fiscali ao regulada na legislao tributria; indispens#el, portanto, &ue a fiscali ao se"a feita por pessoas >s &uais a legislao atribua competncia para tanto, em carter geral, ou especificadamente, em funo do tributo de &ue se tratar; todo ato da administrao tributria s, tem #alidade se praticado por &uem ten)a competncia para tanto; as normas dessa legislao, &uando no constem de lei, e#identemente de#em tratar apenas de aspectos procedimentais, ou de simples obriga-es acess,rias. 4ti idade fisca&i,adora: consiste no e$ame de li#ros, ar&ui#os, documentos, papis e efeitos comerciais ou fiscais dos comerciantes, industriais ou produtores, e estes tm o de#er de e$ibi4 los, sempre &ue solicitados pelos agentes do fisco. Objeti o da fisca&i,a$%o tributria: a correta aplicao da lei tributria, de#endo o fisco e$igir do contribuinte o de#ido cumprimento das normas, mediante seu en&uadramento na legislao pertinente. =rocedimento de fisca&i,a$%o: inicia4se com a di&ig#ncia, &ue de#er ser documentada pela autoridade &ue proceder ou presidir > diligncia, la#rando4se os termos necessrios para tal, na forma da legislao aplic#el, e fi$ando os pra os para sua concluso. D D) ida 4ti a: constitui d) ida ati a tributria a proveniente de crdito dessa natureza, regularmente inscrita na repartio administrati#a competente, depois de esgotado o pra o fi$ado, para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular; o cr(dito da Ja,enda =Gb&ica pro#eniente de obrigao legal relati#a a tributos e respecti#os adicionais e multas;

o crdito levado a inscrio como dvida depois de definitivamente constitudo ; a inscrio no ato de constituio do crdito tributrio; pressup-e &ue este se encontre regular e definiti#amente constitu%do, e ainda &ue se ten)a esgotado o pra o fi$ado para seu pagamento;

a d) ida ati a regularmente inscrita go a de presuno de certe a e li&uide ; a certido de inscrio respecti#a tem o efeito de pro#a pr4constitu%da; essa presuno, toda#ia, relati#a, podendo ser elidida por pro#a ine&u%#oca a cargo do su"eito passi#o ou do terceiro a &uem apro#eite;

a d) ida ati aregularmente inscrita lquida e certa at prova em contrrio ; &)/uida, quanto ao seu montante; certa, quanto a sua legalidade; o executado, se alegar que no deve, ou deve menos, ter o /nus de provar o alegado.

Certid7es negati as: a lei poder e$igir &ue a pro#a de &uitao de determinado tributo, &uando e$ig%#el, se"a feito por certid%o negati a, e$pedida > #ista de re&uerimento do interessado &ue conten)a todas a informa-es necessrias > identificao de sua pessoa, domic%lio fiscal e ramo de neg,cio ou ati#idade, e indi&ue o per%odo a &ue refere o pedido; o pra o legal dado > repartio para e$pedir o documento de 1B dias contados da data da entrada do re&uerimento na repartio. :ei C.13DEFB

Vous aimerez peut-être aussi