Vous êtes sur la page 1sur 3

HOMEM ESPAO TEMPO

O Homem domestica o espao e o tempo. Liberta-se dos ritmos impostos pela Natureza. Fase 1. Itinerante (Nomadismo). Procura as fases de acasalamento dos animais. Fase 2. Irradiante (Sedentarismo). O Homem sedentariza quando conhece a natureza e os animais. Estabelece como ponto essencial a sua casa permanente. Como se apropria do espao e o que faz? Cria um centro, um percurso e um limite. Todo o acto construtivo baseado nestes trs vectores. A apropriao do terreno tem um significado csmico. Cosmos o mundo ordenado a partir de um centro. Ordem csmica 3 eixos que do a posio do Homem no universo (Axis Mundi). H um eixo vertical que estabelece a ligao entre a zona superior, habitao dos deuses, zona mdia e inferior. O Homem controla e consagra o territrio a partir da experincia e encontra uma razo divina para as alteraes atmosfricas. Divino = Luz. Solo = Escuro, Oposto vida. Cu = Zona Divina, dimenso sagrada, essncia da vida. Dimenso Prioritria = onde se vive. Zona Oposta Vida = no h luz, realizao de enterramentos. Espao humanizado = Espao sagrado = Criao do mundo. Espao sagrado = Espao limitado e centralizado. Para o Homem religioso o espao no homogneo. O espao ordenado por uma rede de smbolos que comanda todas as funes em actos ritmados pela vontade humana. O Homem comanda todo o movimento da Natureza. Apropriao dos elementos das natureza= montanha sagrada. Esta eleva aos cus e faz contacto com o que superior. Primeiro adaptam-se formas naturais e depois constroemse artificiais. Construo de muralhas entre espao sagrado e no sagrado. Ideia concreta de centro e de limites. Construo de montanhas sagradas; Templo Zigurate (comunho com deus); Espaos de orao, reunio e consagrao visual.

MESOPOTMIA
Vale amplo e frtil entre os rios Tigre e Eufrates. Continentalidade rea fechada sobre si prpria. 3050-539 a.C. estado organizado, escrita e as primeiras cidades. Povos: Sumrio(Ur, Uruk), Acdio, Babilnico, Assrio Formas de governo entre cidadesestado (reinos teocrticos) e imprios (Saguo, Hamurabi e Nabucodonosor). Economia e Sociedade base agricultura e pecuria. Excedentes permitirem evoluir para formas socioeconmicas mais complexas (artesos, sacerdotes, escribas e construtores). Cidades sumrias e posteriores: 1 centros de sociedade civilizada. Religio politesmo e foras da natureza. A clera dos deuses devia ser apaziguada atravs da construo de templos centrados numa construo erigida para o cu zigurate. Zigurate construo artificial e escalona de um templo que imita uma montanha cuja altura permite ao homem ascender ao divino; comum a todas as cidades mesopotmicas. Cultura desenvolvimento pioneiro da escrita (desenvolvimento do comrcio) em cuneiforme em placas de barro, matemtica e astronomia. Esta cultura rege-se pela noite e no pelo dia, pelas estrelas e no pelo sol (ex. as diagonais das construes quadrangulares esto coincidentes com o Norte). Construo no dispunham de pedra; uso de tijolos de barro secos ao sol, estrutura de travao mural de avanos e recuos ao qual se d o nome de redente; Elevao do nvel do solo das cidades e formao de montes artificiais Tells de modo a proteger a cidade dos rios. Cidades/ Arquitectura unidades independentes, nucleares, muralha permanente. Dominadas por uma unidade monumental rea sagrada e palaciana (administrativa oficinas, armazns, funes escribas). Ocupa a rea central da cidade; no final do 1 milnio a.C. tende a ocupar o norte da cidade e a especializar-se (separao entre rea sagrada e palaciano-administrativa). Os ptios dominam as construes dos palcios, sendo que se desloca entre eles em eixo quebrado; tcnica defensiva uma vez que obriga a tempo de paragem para descobrir a outra porta. A representao atravs de um espao prprio no existe. No se conhece qualquer espao urbano projectado para a socializao (ex. no existem praas). atal Huyuk 7000 a.C. Primeirp aglomerado de unidades de habitao (aldeia). Ur rea monumental no centro; 2 portos aquticos (cursos de gua prximos aos limites da cidade ou at dentro). Assur supe-se que aqui se encontre um espao entre as construes destinado socializao. Cidades do 1 milnio Babilnia, Khorsabad regularidade; muralha na parte administrativa formando uma pequena cidadela. Babilnia muralha com canal de gua em torno que vai para a unidade administrativa. Existe para proteco e para suprir gua cidade; sobre o rio Eufrates. 2 muralha que abrange mais territrio (possibilidade de poder estar fora da cidade um palcio de frias, por exemplo); Ishtar porta sobretudo processional. Zincirli perfeitamente regular (crculo); tem 2 muralhas e 3 portas (dividem o crculo em 3 partes quase iguais).

CULTURA MINICA Mesopotmia e Egipto dominados pela continentalidade a gua encaixa na terra. Europa dominada pelo mar (Mediterrneo); Grcia e Roma dominadas pelo mar Egeu = insularidade. Creta- matriz arquitectnica palaciana - capital Cnossos. 3000-1100 a.C. perodo ureo entre 1950-1400 a.C. A insularidade fortifica as fronteiras e faz com que surja uma centralizao de poder. Mar elemento nivelador; noes de horizontal e vertical. Ilha de Tera vulco responsvel pela destruio da cultura minica. Cultura minica nome derivado do rei lendrio Minos; lenda do minotauro inspira a arte e a cena salto sobre o touro vrias vezes repetida. Religio centrava-se no culto da deusa-me, fonte de toda a vida; ideia de pacifismo; ausncia de obsesso religiosa proximidade dos homens e dos seus valores. Cultura pacfica e feminina; no eram prncipes guerreiros (no existem fortificaes em Creta) nem seriam reis sagrados (como no Egipto). Sistema de escrita figurativa e no figurativa. Escrita linear A a mais antiga que se conhece com caracteres dispostos na horizontal. Economia assente na navegao e no comrcio; domnio dos mares; aristocracia mercantil; Instalaes porturias complexas associadas a cidades palacianas (ex. Cnossos) Palcio morada rgia e administrativa e comercial (armazns, oficinas, funes civis...); uma emergncia da praa funes pblicas; diminuta actividade religiosa centrada no palcio ou realizada ao ar livre. Tinham infra-estruturas para abastecimento de gua. Ptio domina a estrutura pela sua centralidade (proporo ); justaposio de compartimentos sua volta sem ordem axial da a imagem de labirinto, mas com articulao ao ptio. Sobreposio de pisos escadas, colunas de madeira, pequenos ptios internos. Construo em pedra e madeira (ter contribudo para a desflorestao) decorao em pintura mural muito colorida. Malia mesma estrutura de ptio; eixo maior orientado a Norte; variante: lado do ptio fortificado. Festos (Phaistos) Gournia o ptio tem maior valor urbano (valor de praa); o ptio e o palcio no esto unidos. Zona Continental Micenas, Esparta, Tirinto - Cidadelas fortificadas, aspecto rude. Micenas Porta dos Lees (1 espcie de tmpano); 1 vez que aparece cpula em pedra. o Tholos tmulos de falsas cpulas com corredor (dromos); grande delicadeza no tratamento das pedras, ao contrrio das muralhas; era coberto com terra = montanha artificial. Ex: Tesouro de Atreu 1250 a.C.

Vous aimerez peut-être aussi